Roteiros

Bandeira da Itália: Significado, História, Curiosidades e Turismo na Itália

Bandeira da Itália Significado e História

A bandeira da Itália é mundialmente conhecida como “Il Tricolore” (O Tricolor). Com três faixas verticais de igual largura em verde, branco e vermelho.

Hoje você vai conhecer tudo sobre a bandeira da Itália, sua história, curiosidades e o significado das cores. Aliás, você sabia que a bandeira que você conhece nem sempre foi a oficial do país europeu?

Conheça mais a história da bandeira da Itália

A história da bandeira italiana é muito interessante, está diretamente ligada aos complicados e até violentos desenvolvimento, políticos e sociais da Itália ao longo dos séculos. 

Por isso, para você ter uma ideia, antes da unificação da Itália no século XIX, a península italiana estava dividida em várias cidades-estado, reinos e territórios, cada um com os seus próprios símbolos e bandeiras.

Dessa maneira, praticamente cada cidade-estado tinha uma bandeira e elas eram muito poderosas. Por exemplo, Veneza, Gênova, Florença e os Estados Papais, entre outras. Dessa forma, as bandeiras carregavam símbolos e cores que representavam seus respectivos governantes ou alianças políticas.

Entretanto, um dos primeiros predecessores da atual e moderna bandeira italiana surgiu durante a era napoleônica. 

Ainda no ano de 1796, durante a campanha de Napoleão Bonaparte na Itália, o líder francês determinou que o tricolor francês (azul, branco e vermelho) deveria ser utilizado nas regiões que estavam controladas pela França, principalmente partes do norte da Itália. Com isso, as três cores da bandeira francesa serviram de inspiração para a da Itália.

Em 1797, Napoleão estabeleceu a República Cisalpina no norte da Itália, que adotou um tricolor horizontal de verde, branco e vermelho. Este foi um dos primeiros exemplos do padrão tricolor usado na Itália. 

Porém, no século XIX, à medida que os sentimentos nacionalistas cresciam em toda a Itália, surgiram vários movimentos revolucionários e sociedades secretas, defendendo a unificação e a independência da Itália do domínio estrangeiro. 

Muitos desses movimentos adotaram bandeiras com as cores verde, branco e vermelho, inspiradas no tricolor napoleônico.

Ocorre então o movimento de unificação italiana, conhecido como Risorgimento, resultando na formação do Reino da Itália em 1861 sob o comando do rei Victor Emmanuel II. 

Em 24 de junho de 1860, durante a Expedição dos Mil liderada por Giuseppe Garibaldi, uma força voluntária de nacionalistas que lutavam pela unificação italiana, a bandeira tricolor (verde, branca e vermelha) foi hasteada na Sicília como um símbolo do movimento.

Desse modo, o desenho atual da bandeira italiana, com listras verticais verdes, brancas e vermelhas, foi oficialmente adotado como bandeira nacional da Itália em 19 de junho de 1946, após a queda da monarquia e o estabelecimento da República Italiana após o fim da Segunda Guerra Mundial. 

É um design escolhido que serve para distinguir a bandeira italiana das bandeiras semelhantes de outros países, como Hungria e Bulgária, que também usavam tricolores horizontais de vermelho, branco e verde.

Chip internacional, Europa

merica Chip Conexão 5G

Quando você visitar a Itália, não esqueça de comprar o seu eSim ou chip Internacional. Eles são capazes de garantir conexão 5G ilimitada para você consultar mapas, postar nas suas redes sociais, assistir vídeos, buscar informações e sempre estar conectado do começo ao fim. 

Utilize um chip e se comunique com segurança, utilizando internet de alta velocidade que facilita a sua vida no exterior.

Saiba qual foi a primeira bandeira

 A Itália, como conhecemos hoje e sendo uma nação unificada, surgiu relativamente tarde na história, no século XIX. 

Como já foi  dito,  antes dessa unificação, a península italiana (península por estar cercada pelo mar dos dois lados) era dividida em várias cidades-estado, reinos e territórios. Sendo assim, cada um com tinha os seus próprios símbolos e bandeiras, por isso não existe uma ‘primeira bandeira’ única capaz de representar a Itália como um todo antes da unificação.

Curiosidades

Qual cor representa a Itália

A Itália celebra o Dia da Bandeira Nacional (Festa del Tricolore) em 7 de janeiro de cada ano. Esta é a data escolhida para comemorar a primeira adoção da bandeira tricolor pela República Cispadana em 1797, durante a era napoleônica.

Mundialmente conhecida, a bandeira italiana se tornou um símbolo também da moda. Sendo um país famoso por conta do design e da moda, o desenho tricolor da bandeira italiana está presente em várias roupas, acessórios, obras de arte e até logomarcas de empresas que representam a identidade e a herança italiana.

Toscana: Cultura, História e os 15 Melhores Pontos Turísticos

Significado das cores

Embora os significados específicos das cores da bandeira italiana tenham evoluído  e mudados ao longo do tempo, a explicação ‘oficial’ é a seguinte:

Verde: Representa a esperança, assim como a paisagem e as belezas naturais do país.

Branco: Simboliza a fé, a pureza e os picos nevados dos Alpes italianos.

Vermelho: Significa caridade, bem como o sangue derramado pelos patriotas na luta pela independência e unidade italiana.

Entretanto, ao longo dos anos, muitos debates acontecem em torno das variações em relação aos tons exatos de verde, branco e vermelho usados na bandeira. Diferentes interpretações e representações da bandeira podem apresentar tonalidades ligeiramente diferentes dessas cores.

Por fim, sobre a orientação vertical (três listras em pé), a explicação é que a bandeira italiana é normalmente exibida verticalmente, com a faixa verde no lado da talha. 

Esta orientação vertical é utilizada para distinguir o símbolo nacional italiano de muitas outras bandeiras nacionais, frequentemente exibidas horizontalmente.

Bandeira da Itália: Saiba a importância para a nação italiana

A bandeira da Itália é profundamente importante para os italianos e a nação por servir de símbolo da história, identidade e unidade. Além de ser um símbolo que representa o país, é o significado de união que mais chama a atenção. Quando falamos de Itália, tente imaginar que o país europeu era totalmente dividido e segregado.

Ou seja, a história da Itália é marcada por divisões regionais e séculos de dominação estrangeira. 

Por isso que sua bandeira tricolor, com as suas três faixas verticais verdes, brancas e vermelhas, representa a unidade e a solidariedade das diversas regiões e povos da Itália. Serve como um lembrete da importância da união enquanto nação, apesar das diferenças de língua, cultura e história.

Claro que a bandeira também evoca um sentimento de patriotismo e orgulho entre o povo italiano, que a exibe com reverência e respeito em feriados nacionais, celebrações e eventos esportivos.

Serve também para simbolizar as conquistas da Itália na arte, literatura, ciência e comércio, bem como as suas contribuições para a cultura e civilização mundial.

Similaridade da bandeira da Itália com a de outros países

Qual foi a primeira bandeira italiana

Por ser ‘simples’, a bandeira da Itália e suas três cores, é muito parecida com as bandeiras de vários outros países. 

Por exemplo, a bandeira do México (também com listras verticais verdes, brancas e vermelhas) é muito parecida com a da Itália, apesar de que a mexicana está organizada em uma ordem diferente.

Já a bandeira da Hungria consiste em listras horizontais vermelhas, brancas e verdes, que podem ter uma semelhança com a bandeira italiana quando vistas à distância. O mesmo ocorre com a bandeira da Bulgária, que possui as mesmas cores. Contudo, as listras das bandeiras desses dois países estão dispostas horizontalmente.

Por fim, a bandeira civil da Romênia,  frequentemente usada com a bandeira do estado, apresenta listras verticais em azul, amarelo e vermelho. Embora as cores sejam diferentes das da bandeira italiana, a disposição das listras verticais pode ter uma semelhança superficial e causar certa confusão.

Dicas de turismo na Itália

Visitar a Itália é uma grande oportunidade de viagem e turismo. O país europeu é lindo e suas cidades apresentam verdadeiros tesouros históricos em termos de arte e cultura, além da sua culinária  que impressiona. Ou seja, passear pela Itália é como estar em um museu a céu aberto onde cada cantinho tem uma grande importância.

E não pense somente em Roma quando falamos da Itália. De norte a sul, você tem a possibilidade de conhecer marcos históricos. Claro, é normal que o Coliseu e o Fórum Romano sejam as primeiras imagens que você tem na mente quando o assunto é Itália. 

Entretanto,  além de Roma, a antiga cidade de Pompeia, perto de Nápoles, a Torre Inclinada de Pisa e as ruínas da antiga Ostia Antica são outros locais lindos e históricos.

Algumas dicas incluem aproveitar a sua ida para a Itália para fazer compras. Sim, o país europeu é referência mundial de moda e você tem acesso a produtos de grife, roupas de couro de alta qualidade em capitais da moda como Milão e Florença. E se deslocar pela Itália é fácil, pois a rede de transportes públicos é eficiente e interligada.

Entretanto, tenha atenção para a sua segurança. Pois é, na Itália acontecem muitos furtos de ocasião, aqueles em que o ladrão aproveita da distração da vítima para roubar seus pertences. Em locais muito movimentados (Fontana di Trevi em Roma, por exemplo) muitos turistas são furtados.

Outra dica essencial é fazer um planejamento de viagem. Por ser um país extremamente turístico e receber milhões de visitantes, os monumentos, museus e atrações costumam estar sempre lotadas. Então, o ideal é planejar seu itinerário com alguma antecedência e até fazer compra dos tickets pela internet para evitar transtornos. 

Melhor época para conhecer

Tenha em conta que, independentemente do mês do ano que você for visitar a Itália, o país vai estar cheio de turistas. Todos os anos, milhões de pessoas incluem a Itália no seu roteiro de viagem, porém nos meses de verão tudo fica muito (mas muito mesmo) movimentado e cheio.

É que, além dos turistas habituais de diferentes partes do mundo, nos meses de verão os europeus costumam viajar pelo continente e lotam os aeroportos e cidades mais turísticas, está sempre cheio, o ideal é escolher a melhor época tendo em conta os dias mais longos e ensolarados dos meses da primavera e do verão na Europa.

Incríveis cidades turísticas da Itália

Aproveite para conferir algumas cidades turísticas que você precisa incluir no seu roteiro quando estiver na Itália:

Veneza

Falar de Veneza é fácil e nem é preciso dizer que é uma das cidades que precisa estar no seu roteiro de viagem para a Itália. 

Além de romântica, é uma cidade histórica e por lá você pode (e deve) visitar a Praça de São Marcos (Piazza San Marco), onde fica a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal (Palazzo Ducale) e aproveitar para fazer um passeio romântico de gôndola pelos canais de Veneza.

Pisa

Qual é o significado da bandeira da Itália
Qual é o significado da bandeira da Itália

Obviamente que, quando você for visitar Pisa, o seu maior interesse está na famosa torre inclinada que é um símbolo da Itália. Contudo, após visitar a Torre de Pisa, entre no Duomo de Pisa (catedral) que é maravilhosa. 

Por conta da proximidade, conheça o Batistério (Battistero di San Giovanni) e o Camposanto Monumentale (Cemitério Monumental). É uma cidade pequena, por isso caminhe pelo seu centro histórico e aproveite a calmaria de uma cidade do interior da Itália.

Milão

Milão é a capital italiana da moda e do design, entretanto quando você visitar a cidade, aproveite para começar pela Duomo di Milano (catedral), depois a Galleria Vittorio Emanuele II e também conheça a obra da Última Ceia de Leonardo da Vinci que fica no refeitório do Convento de Santa Maria delle Grazie.

Roma

A capital italiana é um legítimo museu a céu aberto. Por isso, visitar Roma, a Cidade Eterna, é uma oportunidade incrível e única de mergulhar na cultura e história da Europa e do mundo. 

Comece pelo centro da cidade e explore o Coliseu, o Fórum Romano e o Monte Palatino. Inclua o Vaticano e entre na Basílica de São Pedro, obra-prima de Michelangelo, e os Museus do Vaticano, que abriga a Capela Sistina e inúmeros tesouros de arte e história.

Conheça mais de Roma: Atrações, História e Dicas de Turismo

Florença

Aproveite para visitar Pisa e Florença na mesma viagem. As cidades são vizinhas e em Florença você estará no berço do Renascimento. Dessa maneira, você encontra obras-primas deste período por toda a cidade. 

A Catedral de Florença (Duomo) com sua impressionante cúpula de Brunelleschi, por exemplo, mas também a Galeria Uffize e a Galeria Accademia onde está a obra-prima de Michelangelo, a estátua de David. 

Conheça também a Ponte Vecchio e caminhe por Florença. A cidade é linda, bem cuidada e impressiona!

Florença: Cultura e 15 Atrações Turísticas

Conclusão

A bandeira italiana é um símbolo da Itália, mas um ícone mundial. Quando você estiver passeando pelo país europeu, vai se deparar muitas vezes com a bandeira e perceber que ela é um poderoso símbolo de identidade nacional, unidade e orgulho. 

Aliás, nos principais pontos turísticos da Itália, você sempre verá a bandeira do país e, provavelmente, suas fotos serão complementadas por ela.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Teatro Colón: História, Arquitetura, Visitação e Programação

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

O Melhor do Caribe: Praias, Vida Noturna e 24 Melhores Destinos [Guia]

Apaixone-se por Versalhes: Cultura, Melhores Pontos Turísticos, Vida Noturna e Guia Completo

Leia mais

Seja você um apaixonado por esportes em locais de belezas naturais ou um adepto de descanso junto a natureza, Altai pode te surpreender! Descubra agora como!  Altai, uma das regiões mais int(...)

Leia mais

Você já imaginou visitar Sarajevo? A capital da Bósnia e Herzegovina é uma cidade rica em história, marcada pela diversidade cultural e por sua resiliência ao longo dos séculos.  O destino e(...)

Leia mais

A capital da Albânia, Tirana, é um destino que surpreende quem a coloca no roteiro de viagem na Europa. Por isso, é uma cidade com uma história muito interessante, mas também com uma cultura dife(...)

Leia mais

Descubra o encanto do Caminito, um dos bairros mais icônicos de Buenos Aires! Este “museu a céu aberto” é um festival de cores com suas casas vibrantes e arte de rua impressionante.  Você já(...)

Leia mais

Fazer um intercâmbio no Canadá pode ser uma experiência transformadora, tanto pessoal quanto profissionalmente.  Com sua beleza natural, diversidade cultural e oportunidades educacionais de (...)

Leia mais

Planejando uma viagem internacional e preocupado com a sua conexão? Descubra por que a AmericaChip é confiável e é a melhor opção para os viajantes que priorizam qualidade, segurança, suporte 24 (...)

Leia mais

Assistentes virtuais, sejam baseados em inteligência artificial ou humanos remotos, estão revolucionando a forma como empresas e profissionais gerenciam suas rotinas. Saiba como essa tecnologia p(...)

Leia mais

Descubra como tornar suas conexões em aeroportos uma experiência tranquila. Desde entender os tipos de conexão, passando pelo planejamento cuidadoso e otimização do tempo no aeroporto, até a util(...)

Leia mais
Compre agora pelo WhatsApp