Europa

Tour pela Europa: Roteiros Maravilhosos, Passeios Incríveis e Dicas de Viagem Especiais

Qual melhor roteiro para Europa

Fazer um tour pela Europa e conhecer vários países na mesma viagem é uma uma ótima oportunidade para suas férias. Você pode programar uma viagem de 10, 15 ou 20 dias para o continente europeu e montar seu roteiro de acordo com o seu estilo. 

Antes de viajar para Europa, não esqueça de escolher seu plano de telefonia aqui no site da America Chip para viajar conectado com seu chip internacional em mãos!

Dicas de como organizar um tour pela Europa

Para fazer um tour pela Europa você deve definir a data da sua viagem, quantos dias pretende ficar e quantos países quer visitar.

Você pode organizar sua viagem toda sozinho ou então contratar uma agência de viagens. Nossas dicas para que a viagem corra de forma tranquila são:

Planeje com antecedência

Comece a planejar seu tour pela Europa com antecedência de pelo menos 6 meses e verifique a data de validade do seu passaporte.

Pesquise as passagens aéreas, os destinos que mais combinam com você e o melhor mês para viajar. Combine a viagem com um amigo ou com a sua família e criem momentos para planejar juntos a viagem. 

Estipule um valor mínimo por dia

Reserve um dinheiro que você vai levar em espécie (euros) e outra parte no cartão pré-pago para uso no exterior. Além disso, tenha um cartão de crédito autorizado para uso no exterior. 

Na Europa, gasta-se em média € 70,00 euros por dia/por pessoa fazendo turismo. Entre alimentação, transporte e atrações. Já com o hotel previamente pago. O valor varia muito do destino e do seu estilo de viajante. Se gosta de luxo, certamente vai gastar mais. 

Se é adepto das viagens low cost, pode gastar menos do que isso, fazendo suas próprias refeições no hostel, comendo fast food e andando a pé ou de ônibus.

Não importa se você vai comer no restaurante chique de Paris ou na barraquinha de cachorro quente de Berlim.

O que importa serão as memórias que você vai criar nessa viagem e as experiências que terá, conhecendo algo novo, novas culturas e fazendo novas amizades. 

Reserve hotéis, hostels ou apartamentos bem pontuados 

Escolha os hotéis, hostels ou casas/apartamentos do Airbnb pela sua pontuação e comentários dos hóspedes. Nunca pelas fotos. 

Verifique a localização, se é possível fazer os passeios a pé, ou com uma distância tranquila. Pesquise as comodidades oferecidas e principalmente o horário de chegada e saída.

Atualmente o horário de check-in varia muito e você precisa saber o horário do seu voo, para saber se a recepção estará aberta. 

Se você chegar antes do horário de entrada no hotel (de manhã cedo, por exemplo), pode enviar um email ou mensagem pedindo para pelo menos deixar as malas no hotel. 

Assim, você já pode começar a passear e se adequar ao fuso horário. Nunca durma assim que chegar no destino, espere a hora correta de dormir do horário local para o corpo se acostumar com o fuso horário diferente. 

Registre toda sua viagem com fotos

Não esqueça de fazer backup de todo o seu celular antes de viajar. Salve fotos, vídeos, contatos em um computador e libere espaço para suas novas fotos da viagem. 

Registre os momentos da sua trip e com seu chip internacional com internet ilimitada, aproveite para postar nas suas redes sociais e fazer stories.

Durante o seu tour pela Europa, você também pode ir fazendo um backup diário das fotos através do iCloud ou Google Drive. Assim não corre o risco de perder nenhuma foto ou vídeo. 

Leve o essencial na mala

Não exagere no peso da mala e no que vai levar. Guarde espaço para as lembrancinhas e compras que fará na Europa. Mesmo que você não seja consumista, tem sempre algo especial que irá nos fazer lembrar na viagem. 

Pode ser um imã, um copo, uma blusa, um lenço, um pequeno quadro ou artesanato. Comprar um souvenir para lembrar sempre da viagem faz tão bem!

America Chip: Conexão 5G na Europa

America Chip Conexão 5G na Europa

Entre as vantagens de escolher um plano e comprar um chip internacional ainda no Brasil é poder chegar no destino já conectado, usando o WhatsApp e usando seus aplicativos. 

Você economiza tempo e dinheiro, recebe o chip na sua casa e ao chegar na Europa pode ligar para o hotel, para o transporte que você reservou ou então chamar um Uber na saída do aeroporto.

Veja os planos da America Chip para Europa, escolha entre receber em casa ou no aeroporto, através da entrega expressa, válido para São Paulo e Rio de Janeiro! Tenha uma boa viagem! 

Veja também tudo sobre chip Internacional: qual o melhor, onde comprar e quanto custa. Se gostou das nossas dicas de viagem pela Europa, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

Dicas para montar um tour pela Europa – 20 Roteiros incríveis

A Europa possui países incríveis para visitar e entre os mais escolhidos pelos brasileiros estão a Itália, França e a Espanha. Porém existem destinos para todos os tipos de viajantes: praia, neve, alpes, grandes cidades, festas e muita cultura. 

Organizar um tour pela Europa entre amigos, em casal ou em família é algo incrível e nós vamos te ajudar a montar um roteiro. Vamos lá?

Os melhores destinos para visitar na Europa vão depender da sua faixa etária e do que mais gosta de fazer. Confira os 16 melhores roteiros que elaboramos para você.

01 – Londres e Paris

palacio de Buckiham
Palácio de Buckiham

Paris e Londres estão entre as cidades mais visitadas da Europa e você não pode ficar de fora. São cidades lindas e o tempo médio para aproveitar sua visita é de no mínimo de 10 dias. Londres e Paris possuem atrações culturais riquíssimas que você deve visitar como  Louvre, o arco do triunfo e a torre Eiffel em Paris.

Já Londres te reserva a imponência do palácio de Buckiham, a abadia de Westminster e a Torre de Londres, entre outras atrações. 

02 – Madri e Florença

Se você quer uma viagem agitada com variedade de passeios precisa fazer esse roteiro incrível. Em Madri, com apenas 35 minutos de trem, você pode chegar a Toledo e conhecer as ruínas da Mesquita do Cristo da Luz, sendo este templo mais antigo de Toledo. 

Já em Florença com apenas uma hora e vinte minutos você pode conhecer Torre de Pisa e Lucca.

03 – Amsterdã e a Bélgica

Com esse roteiro você com certeza não vai perder tempo com deslocamento. O ideal é ficar pelo menos 5 noites em Amsterdã e de lá com apenas 2 horas e 23 minutos você chega em a Ghent uma cidade muito fofa que realmente vai te encantar.

A cidade possui muitos restaurantes e uma noite agitada. Já na Bélgica, com  35 minutos de trem você pode visitar um pit-stop em Bruxelas.

04 – Barcelona e Praga

Não existem viagens de Barcelona a Praga de trem ou ônibus. Para esse roteiro você deve viajar de avião. Fique atento à franquia de bagagem oferecida pelas companhias. Para economizar, emita a passagem Barcelona a Praga como parte da sua passagem de ida e volta para o Brasil, garantindo assim a mesma franquia. 

Em Barcelona visite a famosa  Igreja La Sagrada Família, um dos principais pontos turísticos da capital cosmopolita da região da Catalunha na Espanha.

Praga possui uma arquitetura riquíssima que inclui construções medievais e modernas como o Monumento e Museu em homenagem a Franz Kafka.

05 – Lisboa e Madri

Esse roteiro é ideal para os românticos. A viagem pode ser realizada de trem e você pode se perder em pensamentos enquanto mergulha em uma paisagem de tirar o fôlego.  

O  trem parti da Estação Oriente em Lisboa e vai até à estação de Chamartin em Madri. Em Lisboa você encontra bairros encantadores, monumentos e museus riquíssimos. Já em Madri é possível encontrar palácios lindíssimos. Destaque para o Palácio Real, sede da monarquia na capital. 

06 – Budapeste e Viena

Não existe nada mais Europeu do que as viagens de trem. A viagem é lenta e os caminhos percorridos marcam a sua memória de uma maneira fantástica. Em uma viagem que dura em média 2 horas e 40 minutos, você também pode viajar de Budapeste a Viena de trem. 

Budapeste é um destino badaladíssimo, também não é para menos, a cidade é linda e possui atrações turísticas de tirar o fôlego como o Castelo de Buda, uma das construções mais emblemáticas da Hungria, construído em 1265. Em Viena não esqueça de visitar o Palácio Imperial de Hofburg e o Palácio Schönbrunn, residência de verão da família imperial.

07 – Copenhagen e Istambul

Você pode viajar de Copenhagen a Istambul de avião, barco, trem, ônibus e balsa. Escolha a opção que melhor lhe agrada tendo em vista seu tempo e orçamento. Em Copenhagen não deixe de visitar Nyhavn  e o  Tivoli Gardens, um parque de diversões que se encontra no coração de Copenhagen. Já em Istambul vá ao bairro de Sultanahmet onde se concentram os principais cartões-postais da cidade. 

08 – Lisboa  e Andaluzia

Em seu tour pela europa você precisa considerar este roteiro. A cada curva uma viagem ao tempo. É possível encontrar lindas e pequenas vilas com pastores de ovelhas pelo campo ou se deparar com as mais lindas praias da Europa.

Tudo isso está a sua disposição a partir do momento que você cruza a Ponte 25 de Abril rumo ao sul do país. O trajeto pode ser realizado de avião, ônibus, trem ou carro.

09 – Roma e Florença

Florença está localizada a 280 quilômetros de Roma e você pode percorrer essa trajetória de trem, ônibus, trem noturno, carro ou avião. Sinceramente eu indico a viagem de trem, além de rápido, o trem possui um toque de requinte que realmente me fascina. Além disso, você pode contemplar a paisagem, observando cada detalhe. 

Florença possui uma riqueza histórica impressionante, mas pode preparar o bolso, pois é uma cidade extremamente cara. Não esqueça de visitar a Galleria Dell’Accademia onde você encontra obras de vários artistas italianos como a estátua de Davi feita por Michelangelo. 

Já Roma possui inúmeras atrações imperdíveis, mas ir a Roma e não visitar o Coliseu é o mesmo que ir ao Rio de Janeiro de não conhecer o Cristo Redentor. Mas, é melhor se programar, para ter acesso a atração, é preciso fazer reserva antecipada.

10 – Veneza e Milão

viagem para Europa

2 horas e 25 minutos. Este é o tempo necessário para viajar de Veneza a Milão no trem Le Frecce. Aliás, super recomendo essa viagem de trem. É incrível! Além de altamente veloz, é confortável e extremamente luxuoso. 

Ao utilizar o Passe Eurail você  não precisa pagar a passagem, sendo necessário apenas pagar a  taxa de reserva. Lembre-se de fazer a reserva com antecedência. Em Veneza não deixe de conhecer a Ponte dos Suspiros.

Embora o nome e o próprio passeio tenham um ar romântico, a história desta ponte é extremamente triste. A ponte liga o Palácio Ducal a uma antiga prisão, usada como passagem para levar os prisioneiros julgados para as celas da prisão. Os suspiros não são de amor, mas sim de tristeza, pois os prisioneiros sabiam que uma vez na prisão, nunca mais sairiam vivos de lá.

11 – Suíça e Itália

Infelizmente não há trens diretos de Roma para a Suíça. Porém, há serviços saindo de Roma Termini com destino a Zürich Stadelhofen por Milano Centrale, Lugano e Zürich HB.  A viagem inclui traslados e leva aproximadamente 8h. 

A forma mais barata de fazer esse trajeto é de ônibus que custa em média R $400 e dura cerca de 12h. Nossa dica de passeio na Suíça é com certeza a  região de Zermatt que concentra o que há de melhor nos Alpes Suíços. Ao todo são 38 picos de montanhas de tirar o fôlego com mais de 4.000 metros de altitude e inúmeros pontos turísticos. Com esse trajeto seu tour pela Europa será realmente incrível! 

12 – Budapeste e Viena

O roteiro de Viena a Budapeste pode ser realizado de trem. A viagem será feita pelo  Railjet, um trem moderno e extremamente luxuoso. Em menos de 3 horas você percorre o trajeto. Utilize o Passe Eurail e pague apenas taxa de reserva. 

Lembre-se é necessário reservar o assento com muita antecedência. Se você gosta de lugares badalados, Budapeste foi feito para você. Existe uma riqueza cultural incomparável além de ser lindíssima!

13 – Praga e Berlim

Você pode fazer o trajeto de Praga a Berlim de quatro  maneiras, sendo elas de trem, ônibus, carro ou avião. A maneira mais barata de percorrer esse trajeto é sem dúvida de carro. A viagem tem duração média de 5 horas e custa cerca de R $110. A distância entre Praga e Berlim é de 280 km. 

Entre castelos, museus e grandes obras arquitetónicas, Braga traz aos visitantes uma riqueza histórica enorme. Além de visitar os castelos que são realmente impressionantes, visite a Casa Dançante que possui uma arquitetura, no mínimo, intrigante. O local foi construído originalmente em estilo Art Nouveau, sendo renovado pelo famoso arquiteto Frank Gehry.

A forma mais barata de ir de Praga para Berlim é de carro compartilhado que custa cerca de R $100 e dura 4h30m.

14 – Barcelona e Provence

Você pode escolher fazer esse trajeto de trem, ônibus, carro ou avião. Pela estrada, a distância entre Barcelona e Provence  é de  492,1 km. A maneira mais economia  de fazer essa viagem é de carro compartilhado. Se você está de olho no tempo de viagem essa também é a melhor opção. A viagem de carro dura cerca de 5 horas. 

Em Barcelona o que não faltam são atrações com um enorme valor cultural, artístico e histórico. Na arquitetura eu indico a Casa Batlló, um edifício modernista catalão idealizado por Gaudí. 

15 – Provence e Paris

A maneira mais econômica de ir de Paris a Provence é com certeza de  ônibus. O custo gira em torno de R $270. A trajetória tem duração média de 10 horas. No entanto, a forma mais rápida de fazer essa viagem é de trem, cerca de 3h e 30m com um custo médio de R $900. A distância entre Provence e Paris é de  639 km. 

Em Paris eu indico um lugar secreto, pouco visitado e totalmente fora da rota tradicional. O Canal Saint-Martin, um lugar autenticamente parisiense, muito fofo e com astral retro. Além da área verde, o lugar possui um canal que mais parece um espelho ao ar livre. Sem falar nas lojinhas e restaurantes, você vai amar!

16 – Paris e Roma

viagem para europa 2022

O trem TGV é extremamente moderno e faz esse trajeto de uma forma rápida e confortável. O trem te leva direto para Milão, onde você deve pegar  um segundo trem o italiano Le Frecce que irá te levar até Roma. 
Se você deseja fazer um tour pela Europa fora da rota tradicional, vá a lugares diferentes como a Vila Borghese, um jardim lindo que fica bem no centro de Roma. O jardim possui um toque clássico, sendo ideal para momentos tranquilos e românticos a dois.

17 – Florença e Munique

Viajar para Europa e escolher a Itália e a Alemanha é uma ótima opção de roteiro para suas férias. Florença é a capital da Toscana e uma das cidades mais bonitas e preservadas da Itália. 

Um verdadeiro museu a céu aberto, você encontrará cultura, arte e uma arquitetura renascentista impressionante. Grande parte das obras de arte italianas mais importantes estão nos museus da cidade. Entre os destaques estão: a escultura “Davi”, de Michelangelo na Galleria dell’Accademia. E as obras de arte “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli, e “A Anunciação” de Da Vinci na Galeria Uffizi. 

Um dos pontos turísticos principais é a Duomo Florença, a Catedral de Santa Maria del Fiore. A sua cúpula pode ser vista de vários pontos da cidade e a sua grandiosidade impressiona. Ela é considerada a quinta maior igreja da Europa e vale a pena visitar e conhecer seu interior. 

Já a cidade de Munique na Alemanha é uma das mais visitadas do país. Munique é a capital da Bavária e possui uma arquitetura incrível. Para curtir a Oktoberfest de Munique é preciso chegar cedo ou então fazer a reserva de mesa. 

Lago de Como, Itália: as melhores e mais incríveis atrações [Guia].

18 – Bélgica e Paris

Para quem gosta de cidades grandes, visitar a Bélgica e a França pode ser inesquecível. Bruxelas é a capital da Bélgica e possui muitas opções de voos com preços incríveis. As companhias aéreas low cost da Europa, possuem grande oferta para as duas capitais europeias. 

Em Bruxelas não deixe de experimentar a melhor batata frita do mundo e os incríveis waffles. A Gran Place é o ponto central da cidade e você precisa conhecer. No local estão várias lojas incríveis de chocolate belga, além de cafés e restaurantes.

Já em Paris, reserve pelo menos três dias para visitar a capital francesa. A cidade luz é agitada e uma grande metrópole. Comprar os ingressos antecipados para subir a Torre Eiffel e visitar o Museu do Louvre é sempre a melhor opção, por conta das filas no local. 

Se você quiser uma experiência em Paris ainda mais fantástica, você pode almoçar ou jantar em um dos restaurantes da Torre Eiffel. Como o Le Jules Verne, um dos restaurantes da Torre Eiffel de alta cozinha francesa, os visitantes devem reservar com bastante antecedência sua data e hora pelo site. 

As melhores Companhias Aéreas Low Cost

19 – Andaluzia e Madri

Em sua viagem para Europa não deixe de visitar a Espanha. Um país extremamente rico em cultura, gastronomia, praias e clima incrível. A capital Madri é cheia de atrações e um dos lugares mais especiais para conhecer é o Parque de El Retiro (Patrimônio Mundial da UNESCO), além da rua mais importante Gran Vía. 

Já no sul da Espanha está a região de Andaluzia. Com cidades incríveis para visitar durante a sua viagem para Europa. Entre as mais bonitas estão: Sevilha, Granada, Málaga e Córdoba.

O Real Alcázar de Sevilha é um dos lugares mais importantes para visitar em Sevilha. O complexo de palácios é cercado por uma muralha e o local já foi palco de importantes acontecimentos da história da Espanha. 

Em Sevilha, não deixe de visitar a Plaza de España e se encantar com tamanha beleza. Com quase 100 anos de construção é sem dúvida, um dos lugares mais lindos da Andaluzia. 

O que fazer em Madrid: dicas imperdíveis para 2022

20 – Florença e Veneza

Visitar a Itália é uma das experiências preferidas pelos brasileiros que fazem um Tour pela Europa. Florença e Veneza são duas cidades fantásticas e históricas que você deve visitar em sua viagem para Europa. 

Veneza é uma das cidades mais visitadas da Europa, recebendo em média 3 milhões de turistas por ano. A cidade Italiana é formada por 177 canais, 400 pontes e 188 ilhas. 

É possível caminhar pelo centro histórico de Veneza, mas o transporte entre as ilhas é feito de barco. Fazer um passeio de gôndola em Veneza é uma das experiências mais incríveis da cidade. A Basílica de São Marcos é também parada obrigatória.

A viagem de Florença a Veneza tem duração de 3 horas de carro (269 quilômetros). Mas também é possível fazer o trajeto de trem em apenas 2h14 minutos. 

Viajar de trem pela Europa é sempre uma boa ideia, pois as paisagens são belíssimas, você não perde tempo nos aeroportos esperando o voo e os assentos são muito mais confortáveis. 

Dicas incríveis de viagem pela Europa de carro

Outra opção com muita liberdade e flexibilidade para sua viagem pela Europa é alugar um carro e conhecer os lugares mais remotos e pouco visitados pelos turistas. Veja a seguir algumas dicas de roteiro para fazer de carro na Europa:

18 dias de carro por Inglaterra, Escócia e Irlanda

O Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) são lugares incríveis para visitar e você deve incluir a Irlanda (do Sul) também nessa viagem. 

Em 18 dias você consegue conhecer várias cidades. Você pode começar a sua viagem por Londres, descer até a capital do País de Gales, Cardiff e depois ir subindo. A viagem de Londres a Cardiff dura 3h10 minutos de carro (240 quilômetros). 

A grande vantagem de viajar de carro na Inglaterra é a quantidade reduzida de pedágios (bem diferente da França, por exemplo – com pedágios caros).

No Reino Unido não deixe de visitar as cidades de York, Durham, Alnwick e Edimburgo (os lugares mais lindos que você vai se apaixonar).

Muitas cidades do Reino Unido possuem um ar medieval, com uma arquitetura preservada e parece que você está viajando no tempo. As estradas do Reino Unido são ótimas e muito bem sinalizadas. 

A M1 é uma das principais rodovias que cortam o país e é bastante movimentada. Tenha atenção na velocidade, pois por lá mão é inglesa. A velocidade máxima na Inglaterra é de 70 milhas por hora em rodovias e de 60 milhas por hora em vias simples. 

Entre a Irlanda do Norte e a Irlanda (do Sul) é possível atravessar de carro. Já para sair do Reino Unido para a Irlanda do Norte é preciso pegar um ferry. Veja as opções de travessias para a Irlanda de carro

12 dias de trem entre Londres, Edimburgo e Highlands

Além de viajar de carro pelo Reino Unido, você pode optar pela viagem de trem na Europa. Fazer um roteiro de Londres, Edimburgo e Highlands é bastante fácil. Os trens na Inglaterra funcionam muito bem e as estações de trem são enormes. 

Um dos locais que você pode escolher para começar a sua viagem é saindo da estação Saint Pancras em Londres. Fique pelo menos cinco dias em Londres, pois a capital londrina tem muito a oferecer. 

Depois viaje de trem até a Escócia. Lá você pode aproveitar para conhecer Edimburgo (cidade incrível) e as Terras Altas da Escócia (Highlands). A região das Highlands tem como capital Inverness, onde o rio Ness se encontra com o Mar Moray. 

Lá você deve conhecer o Castelo de Inverness e é claro, o famoso Lago Ness, onde vive o Monstro do Lago Ness. Uma das teorias da lenda do Lago Ness é que a criatura seja um réptil marinho com pelo menos 10 metros de comprimento. A primeira vez que ele foi visto foi no ano de 565 e a última vez em 2013. Acreditando ou não, vale a pena ir conferir de perto! 

A região de Inverness é lindíssima e perfeita para visitar na Primavera ou Verão. Mesmo assim, é necessário levar casaco e touca. 

15 dias de carro pelo norte e centro de Portugal

Outra opção de tour pela Europa é passear de carro em Portugal e conhecer Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Viseu e Aveiro na região centro de Portugal.

Você pode reservar um dia para as cidades maiores, como Coimbra e depois cidades menores para fazer em um dia (um período do dia para cada destino).

Depois, vá subindo para a cidade do Porto, Braga, Guimarães, Viana do Castelo e Ponte de Lima. São cidades portuguesas incríveis e cheias de coisas para fazer. Desde castelos, igrejas, museus, paisagens, arquitetura e excelente gastronomia. 

Viajar para Portugal é se deliciar com a gastronomia portuguesa. Com muito azeite de oliva, azeitonas, bacalhau, pães variados e muita variedade. Se você quer comer bem, esse é o lugar certo. Procure as tascas mais tradicionais e tenha uma experiência gastronômica incrível, sempre acompanhado por um bom vinho português. 

12 dias de carro pela Turquia

pacote europa para brasileiros

Para quem quer uma viagem pela Europa diferente, a Turquia pode ser uma excelente opção. Um dos destinos mais desejados é a Capadócia e o incrível passeio de balão. 

Entre as cidades para visitar na Turquia estão: Istambul, Capadócia, Esmirna (Izmir), Kusadasi, Éfeso e Pamukkale. 

Pamukkale é onde tem as águas termais, um cenário deslumbrante, que vale a pena visitar. De Istambul para Pamukkale são 617 quilômetros (6h48 minutos de viagem de carro).

Dicas de para fazer um tour pela Europa de trem

Fazer um tour pela Europa oferece a oportunidade perfeita para apreciar paisagens extraordinárias enquanto se viaja de um destino a outro.

Os trens europeus são conhecidos pelo seu conforto e suas comodidades, já que, oferecem mais espaço para as pernas do que a maioria dos aviões e ônibus, os vagões são ambientes onde você pode ler, dormir ou, claro, aproveitar a paisagem. 

Você sabia que viajar de trem é uma das formas mais ecológicas de percorrer longas distâncias? Com uma pegada de carbono significativamente menor em comparação com carros e aviões, escolher o trem é uma excelente maneira de contribuir para a preservação dos destinos que visitamos.

Na sua próxima viagem à Europa, considere fazer parte dela pelos trilhos. Você não vai se arrepender!

Melhores rotas

Quando se trata de rotas de trem em um tour pela Europa, é difícil escolher as melhores. Por isso, a América Chip separou algumas delas:

Glacier Express (Suíça): Conhecido como o “trem expresso mais lento do mundo”, o Glacier Express viaja de Zermatt a St. Moritz. A rota atravessa os Alpes Suíços — e as paisagens são de tirar o fôlego.

Transcantábrico (Espanha): Um trem de luxo que percorre a costa norte da Espanha, de San Sebastián até Santiago de Compostela, passando por paisagens verdes, falésias e o mar Cantábrico

West Highland Line (Escócia): De Glasgow a Mallaig, essa rota oferece uma das mais belas viagens de trem do mundo, passando por Lochs (lagos), montanhas escocesas e a famosa ponte Glenfinnan Viaduct, conhecida por aparecer nos filmes da franquia Harry Potter.

Boa época para fazer

A melhor época para fazer um tour pela Europa depende muito do que você busca. Para evitar a alta temporada, com trens lotados e preços elevados, considere os meses da primavera (março a maio) ou outono (setembro a novembro). 

Esses períodos oferecem temperaturas agradáveis, menor aglomeração e a chance de apreciar o florescer da primavera ou as cores do outono durante as viagens de trem.

Compre os tíquetes com antecedência

Adquirir seus bilhetes de trem com antecedência é uma dica valiosa. 

Isso não só garante seu lugar nos trens desejados, como também deixa a sua viagem um pouco mais econômica, já que muitas companhias ferroviárias europeias oferecem descontos para compras antecipadas. 

Além disso, planejar a sua rota e comprar os bilhetes online evita o estresse de tentar adquiri-los de última hora — especialmente durante a alta temporada.

Fique atento com paradas e horários

Manter-se informado sobre as paradas e os horários dos trens é essencial para um tour tranquilo pela Europa

Verifique sempre os horários de partida e chegada, bem como as plataformas, para evitar correrias de última hora ou, pior, perder seu trem. Acessar aplicativos de viagens e até mesmo os sites das próprias companhias ferroviárias é sempre uma boa ideia.

Dê preferência para vagões com restaurantes

Optar por vagões que ofereçam serviços de restaurante pode enriquecer ainda mais a sua experiência de viagem. Mas, por quê?

Além de não precisar se preocupar com refeições durante trajetos longos, é a oportunidade perfeita para experimentar pratos locais e desfrutar de uma refeição com vistas panorâmicas. 

Muitos trens na Europa possuem vagões-restaurante de alta qualidade! E, fica a sugestão: pesquise sobre as rotas e trens com calma e, como você já sabe, sempre com antecedência.

Quanto custa um tour pela Europa de trem

Os custos de um tour pela Europa (de trem) podem variar, já que dependem de vários fatores, como a duração da viagem, as rotas escolhidas, o tipo de trem (por exemplo, alta velocidade vs. regional), a classe de serviço (primeira ou segunda classe), a antecedência com que os bilhetes são comprados, e, por último, se você optar por passes de trem ou bilhetes individuais. 

Sobre o passe: O Eurail Pass varia de cerca de € 200 para jovens (até 27 anos) em um passe de segunda classe válido por dois dias de viagem em um mês, até mais de € 1.500 para um passe global adulto de primeira classe válido por três meses com viagens ilimitadas. 

Há também opções intermediárias, como o Eurail Global Pass para adultos, que permite viagens ilimitadas por 15 dias dentro de dois meses por cerca de €500-€700.

Bilhetes individuais:

Bilhetes para trajetos curtos podem custar a partir de €20-€50 quando comprados com antecedência.

Viagens mais longas ou em trens de alta velocidade podem custar de € 50 a mais de € 200 por trajeto, dependendo da rota, da classe e da antecedência da compra.

Dicas para quem nunca fez um tour pela Europa

Caso você nunca tenha feito uma viagem como essa, a América Chip ficará feliz em te oferecer dicas para o seu primeiro tour pela Europa (de trem)!

Monte um roteiro antes de comprar passagens

Antes de qualquer coisa, planejar o seu roteiro para um tour pela Europa é essencial — e faz toda a diferença. Decida quais países e cidades você deseja visitar, considerando a distância entre eles e o que cada destino tem a oferecer.

Ao definir um roteiro realista, você pode pesquisar passagens aéreas ou de trem com os melhores preços e horários, evitando gastos desnecessários.

Não faça muitas coisas em um dia só

Um erro comum entre viajantes de primeira viagem é tentar encaixar muitas atividades em um único dia. Essa escolha, além de exaustiva, impede que você aprecie cada experiência ao máximo. 

Lembre-se: viajar é também absorver a cultura e os detalhes que tornam cada lugar único. Priorize qualidade ao invés de quantidade, sempre!

Cuidado com os golpistas

Infelizmente, turistas muitas vezes se tornam alvos de golpistas. Esteja alerta em locais turísticos, estações de trem e outros ambientes mais movimentados. 

Golpes comuns incluem pedidos de assinatura para falsas petições, jogos de truques nas ruas e taxas absurdas cobradas por serviços simples. Pesquise os golpes mais comuns nos destinos que visitará e sempre desconfie de ofertas “boas demais” para ser verdade.

Sempre esteja com o passaporte ao lado

Manter seu passaporte com você (e em segurança) é obrigatório na Europa. 

Portar algum tipo de identificação em países europeus é um must. Além disso, você pode precisar do passaporte para trocar dinheiro, fazer check-in em hotéis e, claro, atravessar fronteiras. 

Considere uma bolsa pequena que possa ser facilmente escondida sob sua roupa para guardar seu passaporte e outros documentos importantes.

Faça o câmbio da moeda em um lugar seguro

Antes de viajar, informe-se sobre a moeda local de cada país que planeja visitar — afinal, não são todos os países que usam o Euro na Europa.

Procure sempre fazer o câmbio de moeda em bancos, casas de câmbio oficiais ou caixas eletrônicos (ATMs) em bancos para pagar por taxas de câmbio justas e evitar fraudes. Evite trocadores de rua ou locais não oficiais — onde as taxas podem ser falsas.

Custos de viagem para fazer um tour pela Europa

Vários fatores influenciam no valor que você vai gastar em seu Tour pela Europa. Entre eles podemos destacar a época em que você vai realizar a sua viagem, pois determinam o valor de hospedagem e de passagens aéreas.

A data da sua viagem deve ser cuidadosamente pensada e planejada. Você deve evitar a alta temporada. O verão, com certeza não é uma boa época para viajar a Europa. Prefira viajar entre os meses novembro e março, pois são bem mais baratos. As melhores estações para viajar são com certeza outono e primavera.

Além disso, você deve fica atento à cotação do Euro no período da sua viagem. A moeda europeia está muito valorizada em relação ao real. Para garantir um Tour pela Europa seguro e livre de surpresas os valores financeiros devem constar em seu planejamento. Confira!

Tour pela Europa: gastos com alimentação 

Em média uma refeição simples na Europa custa cerca de R $50,00. Os gastos com o mercado variam conforme suas preferências. Em média você pode reservar cerca de R $300,00 por dia para alimentação. 

Tour pela Europa: gastos com Transportes

roteiro europa 10 dias

O valor vai depender da cidade que você vai visitar em seu Tour pela Europa. Avalie com antecedência o valor do transporte público e táxi na região que será visitada, pois cada cidade possui um preço diferenciado. 

Tour pela Europa: gastos com hospedagens 

A hospedagem pode se adequar ao seu orçamento, pois você pode encontrar desde hotéis 5 estrelas até hospedagens mais simples. A localização do hotel também pode influenciar no preço, se for perto de locais turísticos ou praias pode ficar bem mais caro. 

Tour pela Europa: gastos com seguro viagem

A maioria das cidades europeias exigem que você tenha um seguro viagem. Contemple esse gasto em seu planejamento. O seguro é válido para extravio de bagagem, morte acidental, invalidez permanente por acidente, entre outras situações. O preço médio de um seguro é de R $13 ao dia.

Viagem para Europa: Tire suas dúvidas e boa viagem!

Se você está com dúvidas para montar seu roteiro de viagem para Europa, veja algumas respostas para te ajudar.

Quanto custa um pacote de viagem para Europa?

Em média, uma viagem para Europa custa entre R $15.000 a R $20.000 por pessoa para uma viagem de 15 dias. Tudo vai depender de onde você mora no Brasil e qual o Aeroporto mais próximo. Saindo de São Paulo, as viagens são normalmente mais baratas por conta da grande quantidade de voos. 

Outro fator importante para definir o preço de uma viagem para Europa é a época do ano que você deseja viajar. A Alta temporada é nos meses de Verão (junho a setembro) e os preços das passagens e hotéis aumentam bastante. 

Já a época mais barata para viajar para Europa é no Inverno (Dezembro a Março – tirando o período entre Natal e Ano Novo, quando as passagens aumentam).

Outro fator é o número de estrelas do Hotel. Se você quer um hotel low cost ou um hotel mais requintado. Quanto mais estrelas, mais caro será a sua hospedagem na Europa. 

Qual o valor mínimo para viajar para a Europa?

Para viajar para Europa, o mínimo que você vai precisar é R $10.000, fazendo uma viagem mais curta (7 dias), ficando em hostel e fazendo alimentações baratas (em mercados ou redes de fast food). 

É possível fazer uma viagem low cost para Europa, mas você deve optar por destinos mais baratos, como por exemplo: Portugal, Espanha, Itália ou Grécia. 

O que compensa comprar na Europa?

Durante o seu tour pela Europa você pode aproveitar para comprar roupas de frio, perfumes, cremes e maquiagens que são mais caras no Brasil. Os preços de alguns eletrônicos também são mais baratos do que no Brasil, tudo vai depender do câmbio do dia. Por isso, faça a conta e veja se vale a pena a compra. 

É perigoso viajar para Europa agora?

Não. A situação está muito mais controlada e as restrições já diminuíram bastante. Essa é uma boa época para voltar a viajar, mas é preciso mais planejamento, como: não esquecer de contratar um seguro viagem internacional, comprar tudo que for possível com cancelamento gratuito (ou remarcação), etc.

O que é preciso para entrar em Portugal como turista?

Para visitar Portugal ou outro país europeu como turista, você precisará de um passaporte válido, os comprovantes de hospedagem, um seguro viagem internacional, e dinheiro para se manter na viagem (média de € 70 euros por dia). Os turistas brasileiros podem visitar a Europa por até 90 dias sem a necessidade de visto (em 2023 isso mudará e haverá uma Autorização Online para entrar na Europa). 

Importante saber que o oficial de imigração também pode perguntar quais os pontos turísticos que você deseja conhecer e fazer mais perguntas pessoais, para ter certeza que a viagem é a turismo. 

Lembrando que para morar na Europa é necessário um visto específico para cada país e para cada finalidade: estudo, trabalho, aposentadoria, etc.

Quais cidades visitar em seu primeiro Tour pela Europa?

Se essa será sua primeira viagem para Europa e você quer conhecer as principais cidades turísticas, um ótimo roteiro pode ser:

  • Madri (Espanha);
  • Roma (Itália);
  • Paris (França);
  • Londres (Inglaterra).

Para conhecer essas quatro capitais e fazer um tour pela Europa, você precisará de pelo menos dois dias inteiros em cada cidade, mais um dia de chegada e um dia de retorno para o Brasil. 

Por isso, é possível fazer as quatro cidades em 10 dias, mas o ritmo dos passeios precisará ser bem rápido para conseguir conhecer os principais pontos turísticos.

Entre os principais pontos turísticos para conhecer na Europa estão:

  • Palácio Real de Madrid;
  • Coliseu de Roma;
  • Fórum Romano;
  • Torre Eiffel;
  • Museu do Louvre;
  • Big Ben;
  • Palácio de Buckingham;
  • Museu Britânico;
  • Tower Bridge.

Com um roteiro bem definido e saindo cedinho do hotel é possível conhecer diversas atrações em um só dia. As quatro cidades possuem metrô, o que torna a locomoção mais rápida.

Se tiver mais tempo de férias pode reservar quatro dias em cada cidade e poderá visitar mais atrações e fazer um roteiro com mais tempo. 

Entre uma cidade e outra é possível comprar passagens aéreas low cost, de companhias aéreas europeias como Ryanair, EasyJet, Wizz Air e Vueling Airlines. 

Outra opção é fazer um tour pela Europa de trem, que podem ser bem divertidos e uma experiência incrível. Como viajar de Londres para Paris de trem, passando pelo Canal da Mancha. 

A viagem de trem tem duração de 2h15 e fica mais rápida do que ir até um dos aeroportos de Londres e ficar esperando o voo algumas horas antes. 

Veja 20 dicas incríveis de como planejar uma viagem internacional.

Como fazer um mochilão pela Europa?

mochilao pela europa

Já para quem vai fazer um tour pela Europa com amigos, a chamada Eurotrip, o roteiro pode ser muito mais descolado e flexível. 

Veja alguns dos melhores destinos europeus para um mochilão Europa:

  • Barcelona (Espanha);
  • Amsterdã (Holanda);
  • Berlim (Alemanha);
  • Praga (República Tcheca);
  • Budapeste (Hungria).

Você pode começar seu roteiro pela Europa por Barcelona, ficar dois dias na cidade e depois ir para Amsterdã de avião. Somente essas duas cidades já são suficientes para curtir muitos dias de férias e diversão. 

Depois siga para Praga, na República Tcheca, uma capital com uma vida noturna bastante agitada e muitos bares. A cerveja e o JUUL pods são baratos e os solteiros adoram o destino para curtir a noite. 

De Praga para Budapeste são 6 horas e 30 minutos de trem e você pode comprar o bilhete pelo site. Budapeste é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa e há muito o que fazer por lá.

Viajar para o Leste Europeu é sempre uma ótima opção de roteiro, porque são destinos mais baratos que as grandes cidades. O custo com hotel, alimentação e bebidas é muito mais barato que Londres ou Paris, por exemplo. 

Além disso, quem viaja em grupo não se importa em ficar em hostels, dividir quartos e andar de transporte público para economizar. 

Alguns dos principais pontos turísticos para visitar nas cidades:

  • Heineken Experience;
  • Red Light District ;
  • Coffee Shops em Amsterdã;
  • Sagrada Família;
  • Parque Güell ;
  • Portão de Brandemburgo;
  • Memorial do Muro de Berlim;
  • Castelo de Praga;
  • Parlamento de Budapeste.

Quais são as cidades mais românticas da Europa?

Se você deseja marcar a sua relação com uma viajem incrível, a Europa com certeza é o lugar ideal. Veja uma lista de cidades românticas para visitar:

  • Lisboa, Sintra e Cascais (Portugal);
  • Paris e Nice (França);
  • Santorini e Mykonos (Grécia);
  • Roma e Costa Amalfitana (Itália);

Para quem pretende fazer uma viagem de lua-de-mel para Europa ou uma viagem a dois, alguns dos melhores destinos são: Portugal, França, Grécia e Itália. 

É possível se hospedar em cidades menores, passar uma noite em um antigo palácio ou castelo e degustar muito vinho. 

Portugal é um destino incrível para casais mais maduros, que gostam de vinho e boa gastronomia (principalmente frutos do mar). O interior do país conta com lindos palácios para se hospedar e ter uma experiência inesquecível. 

Além da capital Lisboa, aproveite para visitar Sintra e Cascais (cidades coladas a Lisboa). Além disso, é possível subir para o norte até a cidade do Porto e pegar um cruzeiro para a região do Douro. 

No Douro estão as vinícolas de vinho do Porto e a vista é espetacular. 

A França também é um destino romântico, porém mais movimentado. Paris, Nice, Marselha e Bordeaux são algumas das cidades incríveis para visitar no país.

Já a Grécia é um ótimo destino para curtir o verão. Você pode pegar um avião até Atenas e de lá ir para as ilhas de Santorini e Mykonos. 

Com um mar azul-turquesa é um destino favoritos para curtir alguns dias de praia, descanso e romance. 

Depois da Grécia, você pode finalizar sua viagem pela Itália. No país, há muitas cidades e regiões incríveis, como Roma, Florença, Veneza, a Riviera italiana e a Costa Amalfitana. 

Com um litoral lindíssimo, boa gastronomia e ótimos vinhos, a Itália é um destino perfeito para se passar muitos dias e curtir as férias a dois em grande estilo. 

Quantos dias ficar em seu Tour pela Europa?

tour europa 2020

A viagem de avião para Europa é longa e por isso, o ideal é ficar bastante tempo no continente. Quem pega o avião em São Paulo e viaja para Lisboa como primeiro destino, por exemplo, ficará no mínimo 11 horas no avião. 

Por isso, o ideal é fazer um roteiro pela Europa de pelo menos 15 dias, para valer a viagem e aproveitar ao máximo os destinos. 

Guarde dinheiro, pesquise as opções de hospedagem e escolha os passeios que quer fazer. Não é preciso entrar em todas as atrações e simplesmente passear pelas ruas e praias da Europa, já é incrível. 

Escolha pelo menos um museu para conhecer e pelo menos um passeio com guia turístico para conhecer a história do lugar. 

A Europa possui verdadeiros museus a céu aberto, mas saber a história do lugar ajuda muito a entender o local e os costumes. 

Saiba como e onde comprar o seu chip internacional Ilimitado.

Qual a melhor época para visitar a Europa?

A melhor época para fazer o seu tour Europa é no final da Primavera e no Verão. No Outono costuma chover bastante no continente e no Inverno, você terá dias muito curtos para fazer turismo. Além do frio intenso e neve em muitas cidades. 

Veja as datas das estações do ano na Europa e programe sua viagem de acordo com o que mais gosta:

  • Primavera: de 20 de março a 20 de junho;
  • Verão: de 20 de junho a 22 de setembro;
  • Outono: de 22 de setembro a 21 de dezembro;
  • Inverno: de 21 de dezembro a 20 de março;

Antes de viajar pesquise como estará a previsão do tempo e leve roupas adequadas para a estação. Se for viajar no outono ou inverno, não esqueça de levar um casaco impermeável e botas para andar na chuva. 

Já no Verão, não esqueça o protetor solar, um chapéu e roupas bem leves. Em algumas cidades europeias, as temperaturas chegam a 40° no Verão. 

Dicas: saiba como usar o WhatsApp no exterior com mesmo número.

É preciso visto para entrar na Europa?

Não. Você pode viajar para Europa a turismo por até 90 dias (3 meses) sem a necessidade de um visto. 

Dentro do Espaço Schengen (26 países europeus) não há a necessidade de visto e você pode circular tranquilamente, desde que apresente sua passagem de volta e que prove que tem dinheiro para se manter durante sua estada na Europa. 

Nos países do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) – bem como a Irlanda, o visto é concedido no aeroporto, no momento da chegada. 

Um seguro de viagem também é obrigatório para entrada na Europa e a cobertura mínima deve ser de € 30 mil euros, em caso de acidente ou doença no exterior. 

Comentários:

45 thoughts on “Tour pela Europa: Roteiros Maravilhosos, Passeios Incríveis e Dicas de Viagem Especiais

  1. Pingback: Lucerna: Curiosidades e 15 Melhores Pontos Turísticos

  2. Pingback: Toscana: Cultura, História e os 15 Melhores Pontos Turísticos

  3. Pingback: Fontana di Trevi: Turismo, Curiosidades e Atrações [Guia]

  4. Pingback: Palermo: Cultura, Vida Noturna e 20 Atrações Turísticas [Guia]

  5. Pingback: Apaixone-se por Milão: Curiosidades e 20 Pontos Turísticos

  6. Pingback: Lago de Como: Atrações, Passeios, Vida Noturna e Hotéis

  7. Pingback: A Bela Firenze: História e 9 Atrações Turísticos [Guia]

  8. Ana says:

    Boa noite
    Tenho uma duvida, meu passaporte venceu e vou renova lo no dia 20 jan. O problema é que tenho viagem marcada para final maio. Viagem para Praga e Croácia, algum problema para entrar nesses com passaporte recém renovado?

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Ana, tudo bem? Se você renovar o seu passaporte antes da viagem para Praga e Croácia, não deve haver problemas para entrar nesses países, desde que o passaporte esteja válido na data da sua viagem. Normalmente, a validade do passaporte é o principal requisito para entrada em um país. Boa viagem. Abraços!

  9. Eloisa says:

    Ro, que maravilhoso o seu trabalho. Encantada. Estou CHEIA de dúvidas, pois nunca fui pra Europa antes e talvez eu demore muitos anos pra voltar, então teria que ser uma trip marcante. Somos em 2 meninas e ficaremos no máximo 15 dias no total. 1) escolhi primavera, nao sei se é melhor 2º quinzena de março ou abril. o que acha? 2) Não sei o roteiro exato ainda, só pensei em Paris e Londres….aí não sei se coloco, além destes destinos, Bélgica (Brugis e Bruxelas) e Amsterdã OUUU outra sugestão melhor que você tenha que ser algo marcante. 3) Meu sonho é ir pra Grécia tbm, mas nao sei se cabe neste trip (aí eu poderia fazer uma viagem total de 19 dias) ou seria melhor deixar pra ir em outra oportunidade, sei lá, pensei em conhecer Santorini e Myoknos, não sei como seria ideal dividir este tempo e sair de qual país pra ir direto pra Grécia….e sair de onde da Grécia pra vltar pra SP???. Help amigo

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Eloisa, tudo bem? Obrigado pelo feedback! Então, planejar uma viagem pela Europa é emocionante, e você tem várias opções interessantes em mente. Vamos analisar suas questões:
      1) Escolha da Estação: Acredito que a primavera seja a melhor época para fazer uma viagem mais longa como a sua, levando em conta que o clima é mais ameno e não há muitos extremos, como muito sol ou muita neve.
      2) Roteiro:
      Paris (4-5 dias): Explore a cidade luz, seus museus, a Torre Eiffel e desfrute da culinária.
      Bruxelas e Brugge (3 dias): Mergulhe na atmosfera encantadora dessas cidades belgas.
      Amsterdã (3-4 dias): Explore os canais, museus e a cultura única da cidade.
      Londres (4-5 dias): Descubra os pontos turísticos, os museus e a diversidade cultural.
      Considerações:
      Grécia: Se decidir incluir a Grécia, reserve pelo menos 5-7 dias para Atenas, Santorini e Mykonos.
      Deslocamento: Considere o tempo de deslocamento entre cidades e as opções de transporte (trem, avião).
      Retorno a SP: Se decidir incluir a Grécia, pode ser mais prático voar de Atenas de volta para São Paulo.
      Dicas:
      Flexibilidade: Mantenha alguma flexibilidade no seu roteiro para adaptar-se a surpresas ou preferências durante a viagem.
      Check Voos: Verifique a disponibilidade de voos diretos ou com conexões convenientes para otimizar seu tempo de viagem.
      Lembre-se de verificar as condições e restrições de viagem, incluindo as relacionadas à pandemia, e esteja preparada para possíveis alterações no plano. Boa viagem!

  10. fabio da silveira michel says:

    ola amigo quero ficar 18 dias na europa
    vou ficar 5 dias em porto na casa do meu irmao
    e depois vou a lisboa e depois madri
    qual hotel vc indica paraficar em lisboa e madri , no qual as atracões fiquem mais perto

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Fábio, tudo bem? Vamos lá, Madri:
      Hotel Atlántico:
      Próximo à Gran Via e Puerta del Sol.
      Vistas panorâmicas da cidade.

      Vincci Capitol:
      Localizado na Gran Via, perto de lojas, restaurantes e atrações.
      Design moderno e quartos confortáveis.

      Dear Hotel Madrid:
      Oferece uma vista incrível da cidade.
      Próximo à Plaza de España e Palácio Real.
      Antes de fazer sua reserva, recomendo verificar avaliações recentes online para garantir que as condições e serviços atuais atendam às suas expectativas. Além disso, considere a localização em relação às suas atividades planejadas. Boa viagem aporveite tudo e abraços!

  11. Ivaneide says:

    Olá!
    Parabéns pelo conteúdo, está me ajudando muito na minha tão sonhada viagem para Europa…aproveito para pedir dicas da viagem!
    Estamos pensando em ir 2 casais e uma criança. Gostaria muito de conhecer Paris, Roma e Grécia! O que achas? Aberta a dicas e sugestões.
    Obrigada

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá,Ivaneide, tudo bem! algumas sugestões:
      Paris, França:Principais Atrações: Torre Eiffel, Museu do Louvre, Catedral de Notre-Dame, Champs-Élysées, Montmartre, Rio Sena.Desfrutar de um passeio de barco pelo Sena, explorar os encantadores bairros parisienses, experimentar a culinária local em cafés e brasseries.
      Roma, Itália:Principais Atrações: Coliseu, Fórum Romano, Vaticano (Basílica de São Pedro e Museus do Vaticano), Fontana di Trevi, Pantheon. Provar a autêntica pizza e massa italiana, explorar as ruas históricas de Trastevere, fazer um passeio pelo Coliseu e pelo Fórum Romano.
      Grécia (Atenas e Ilhas):Principais Atrações: Acrópole, Museu da Acrópole, Templo de Zeus Olímpico (Atenas); Santorini, Mykonos, Acrópolis de Rodes (Ilhas).Desfrutar de vistas espetaculares em Santorini, relaxar nas praias de Mykonos, explorar a história antiga em Atenas, experimentar a culinária grega. Boa viagem e abraços!

  12. Felipe Augusto Cavalcanti Barbosa says:

    Olá, tudo bem ? Adorei o artigo, me ajudou muito nas pesquisas pro meu mochilão, mas gostaria de aproveitar e pedir uma dica no meu planejamento. Quero ir em julho/24, uns 20 dias. Os dois lugares que mais quero conhecer são Alemanha (conhecer Berlim, Munique e Stuttgart) e Mônaco, e pensei em fazer Bélgica, Holanda e Luxemburgo no caminho de um pro outro. O que acha ?

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Felipe, tudo bem? Obrigado pela feedback! Então, uma sugestão é comece sua rota pela Alemanha, Munich, Bélgica, visite também parte de Bruxelas, onde há muitas coisas a serem exploradas por lá. De Bruxelas pegue um trem até Amsterdam e divirta-se com uma variedade de opções, depois vá para Luxemburgo que é maravilhoso. Assim, siga para Mônaco e visite o Principado com sua linda paisagem costeira.Esta rota vai te proporcionar uma viagem incrível com uma mistura de paisagens, aventuras e gastronomia! Boa viagem e abraços!

  13. Douglas says:

    Parabéns pelo conteúdo, ajudou demais, em especial o quanto precisamos nos preparar financeiramente.
    Queria ficar um mês de férias mas já vi que não é viável. Preciso ir para Itália buscar documentos então seria o ponto de chegada e partida, já que pode levar até 20 dias para ficar pronto o documento. Nesse meio tempo queria conhecer o máximo de pontos turísticos. Sei que há um cruzeiro da Itália para a Grécia, acha interessante? E pelo valor, passear um pouco pelo leste europeu dada a proximidade. Pretendo ir em 2025, de preferência em março/abril que já é primavera e não está tão caro. Mas dependendo da programação da empresa só conseguirei em julho (que é bem mais caro). Quero ir com minha esposa, é nosso sonho. Estou pensando em 30 mil ao todo, alternando em hostels e hotéis melhores, fast-food e restaurantes bons, para na média ser viável.
    E aí, quais dicas me daria? Abs e mais uma vez: parabéns pelo blog!

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Douglas, tudo bem? Obrigado pelo feedback positivo. Planeje bem sua rota para aproveitar ao máximo tudo com o valor que está disposto a gastar, sendo assim:o cruzeiro é uma ótima opção de rota, pesquise por hotéis com preço de temporada alternar pode ser uma boa opção de economia, fast foods e restaurantes locais também é uma boa opção de comer bem pagando pouco, verifique opções de transporte, faça o seguro viagem e fazer reservas antecipadas podem te dar mais segurança e talvez um bom desconto no fechamento do pacote. No mais, boa viagem e aproveite tudo! Abraços.

  14. Nai says:

    Olá Rodrigo , tudo bem? Primeiro quero parabenizar pelo conteúdo , super esclarecedor. Pretendo ir à Europa entre maio e junho . Tenho onde me hospedar em Amsterdam , Londres e Portugal qual roteiro econômico montar em torno desses.

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Nai, tudo bem? Obrigado pelo feedback, bem este roteiro pode ser bem econômico primeiro Amsterdam e os Países Baixos em 4 a 5 dias visitando centor histórico, casa Anne Frank,o museu Van Gogh, passeios de bicicleta, passeios de barco,visitar o bairro Jordan, visitar o museu de Rembrandt, um bate e volta em Keukenhof. Faça também um bate volta na Zaanse Schans. A 5 e 6 dias em Londres (Reino Unido), visite o palácio de Buckingham, o Big Ben e a Abadia de westminster, explore os museus gratuitos, passeie pelos parques reais, atravesse a Tower Bridge,explore alguns bairros históricos, faça um bate-volta para cambridge e Oxford.A 7 e 8 dias Portugal (Lisboa e Porto ) comece pelo centro de comércio e bairro alto, viste o castelo de São Jorge e o mosteiro de Jerônimos,faça um passeio de bonde por Alarma e explore Belém, vá de trem ao porto, explore seu centro histórico, passe por livrarias e conheça a torre dos Clérigos. Faça um passeio de barco pelo rio Douro e visite a sua linda vinícola, explore Ribeira e Vila Nova de Gaia, faça um bate e volta pelas cidades de Braga e Guimarães. Para sua maior economia, use transporte público e cartões de passagem de turista, compre ingressos de apresentações antecipadamente e on-line, procure restaurantes mais em conta, Lembre-se de verificar as informações recentes de cada lugar que irá visitar para aproveitar cada momento único de sua viagem! Orrevuá e aproveite tudo! Abraços.

  15. LILIAN CRUZ says:

    ARTIGO MUITO BEM FEITO, ESTOU MUITO FELIZ EM LER, O SEU BLOG E UM CONTEUDO TAO INTERESSANTE ,E OBRIGADO POR COMPARTILHAR CONOSCO, ESSAS INFORMACOES UTEIS OBRIGADO NOVAMENTE .

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Lilian, Tudo bem? Ah fico extremamente feliz e ter ajudado de alguma forma, compartilhar nossas experiências é sempre bom, não é mesmo? Muito Obrigado pelo seu feedback! É muito importante para mim! Abraços.

  16. Cleciane Matiello says:

    Boa Noite Rodrigo, tudo bem!?
    Não posso deixar de ressaltar o quanto fiquei extasiada com tudo que li aqui, sem sombra de dúvidas o melhor conteúdo de dicas de tour pela Europa, e tenho consumido muito conteúdo kkk. Aproveito para pedir dicas do roteiro que estamos montando (eu e uma amiga), pensamos em Londres, Paris, Bélgica e Amsterdã em 15 dias, por meados de 09/2024. Abraço forte e sucesso.

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Cleciane, tudo bem? Obrigado pelo feedback. Vou te sugerir um roteiro baseado no que você deseja então: do dia 1- 4 vá a Londres e Reino Unido,visitando o palácio de Buckingham,a torre de Londres, o museu Britânico, o Big Ben e o parlamento.
      Dias 5-7 em Paris, França vá ao museu do Louvre, Catedral de Notre Dame,explore os bairros charmosos como Montmartre e Le Marais.Dias 8-10 Bruxelas e Bélgica, vislumbre a grande praça de Bruxelas, o Atomium, o museu Magritte, faça também um bate e volta para Bruges que é uma linda cidade. Dias 11-15 Amsterdan e Paíse Baixos visite os museus Rijksmuseum, e o de Van Gogh, faça uma viagem de barco pelos famosos canais de Amsterdam, visite o museu de Anne Frank, o bairro da luz vermelha, alugue uma bicicleta e curta vários lugares e paisagens, faça um bate e volta para Keukenhof e por fim Zaanse schans. Boa viagem e aproveite tudo ao máximo! Abraços.

  17. Rafael S. says:

    Oie Rodrigo, parabéns pelo conteúdo. Eu quero ir à europa com meu marido e minha filha que em 2025 terá 2 anos. Alguma dica para quem vai com crianças nessa idade?
    Queremos Lisboa, Paris, Toscana, Barcelona e Madrid. Abraço

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Rafael, tudo bem? Obrigado pelo feedback! Sim, sua experiência pode ser incrível, desde que tome algumas precauções no quesito segurança e um bom planejamento de rota, levando em conta o tempo e o clima no dia de sua visitação. Pesquise por lugares que tenham atrações para o público infantil, acomodações com berços e lembre-se de sempre estar prevenido com tudo o que a criança possa precisar.E no restante aproveite muito! Boa viagem.Forte abraço!

  18. Maria Clara says:

    Boa tarde Rodrigo!
    Adorei a postagem, estou programando uma viagem para a Europa em 2025 com uma amiga e pensamos no seguinte roteiro: Lisboa – Madrid – Paris. Você acha que vale a pena? Quantos dias em cada lugar mais ou menos (levando em conta que nossa maior vontade é Lisboa e Paris, vamos passar em Madrid pois fica no meio do caminho kkk). Queremos conhecer os principais lugares de cada cidade e se possivel, incluindo a Disney em Paris. Estamos fazendo o esboço da viagem então qualquer dica vai ajudar demais!! Obrigadaa!

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá, Maria Clara, tudo bem? Obrigado pelo retorno positivo do meu trabalho! Bem, na minha opinião você precisará de 15 dias mais ou menos para conhecer os principais lugares de cada lugar especificado por você,sendo que em Lisboa e Madrid você pode reservar uns 10 dias para aproveitar bem os locais.Lisboa é uma cidade encantadora, com várias atrações incríveis como a cidade a torre de Belém, mosteiro de Jerônimo e Castelo de São Jorge. Em Madrid visite o museu do Prado, o museu Rainha Sofia, além de belíssimas praças e parques estonteantes. Paris que dispensa elogios né? Além do Disney, vá ao Museu do Louvre, Notre Dame,Arco do Triunfo e à Torre Eiffel, sem dúvidas, 5 dias será o suficiente para aproveitar! Boa viagem, curta bastante! Abraços.

  19. DENISE BONATO says:

    Bom dia, Rodrigo.
    Eu e meu marido estamos planejando ir para Itália e Grécia em 2024, só falamos o Português e entendemos alguma coisa de Italiano. Pergunto, na Grécia teria interprete em português? Ou seria melhor ir com agência de viagens?

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Denise, tudo bem? Com certeza você encontraria sim serviços de tradutores e o apoio de uma agência de viagem. Porém, existem outras soluções como usar o tradutor Google ou o DesepL, que fazem tradução em tempo real usando a camêra do celular. Outra dica é aprender algumas frases básicas de conversação. Ao fazer sua reserva verifique se no local há pessoas que falam seu idioma ou como é o acesso à informações sobre línguas estrangeiras. Procure se há guias turísticos que podem auxiliar. Interessante também saber se há grupos que farão o mesmo trajeto de vocês, isso facilita muito na integração com o local e a linguagem interativa. Boa viagem, aproveitem bem e um forte abraço!

  20. ADRIANA says:

    OI RODRIGO ACHEI MUITO BOM TEU CONTEU,SOBRE OS ROTEIROS, ESTOU PRETENDENDO IR PARA ESPANHA E GOSTARIA DE MONTAR UM ROTEIRO.

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Adriana, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado. É feito com muito carinho. Então… acredito que os melhores destinos a serem seguidos são:
      Barcelona ( entre 3 ou 4 dias), Valência (2 dias),
      Granada ( entre 2 e 3 dias), Sevilha também entre 2 e 3 dias, e Madrid ( entre 3 a 4 dias ). Lembre-se que os dias que estipulei são medidas pelo tempo de conhecer os principais lugares com calma, podendo ficar a seu critério alongar ou diminuir cada prazo conforme sua preferência. Boa viagem, aproveite bem cada momento e um forte abraço!

  21. Marcia c da silva says:

    Olá Rodrigo, adorei o conteúdo. Eu estou me programando para ir a Europa em 2024 , mas não sei qual país seria melhor ir primeiro e que fique melhor para ir a outros países. Gostaria muito de conhecer Paris, Holanda, Suíça, Portugal, enfim, pretendo fazer uma viagem de 15 a 20 dias aproximadamente e tentar aproveitar ao máximo e conhecer vários países. Qual a sua dica ? Desde já muito obrigada

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Marcia, tudo bem?
      Essa sua viagem vai ser incrível. Planeje direitinho e aproveite cada momento. Existem vários países que vão marcar a sua viagem, selecionei abaixo um roteiro que tenho certeza que vai gostar. O tempo de estada em cada país é só uma dica. Você pode ficar mais ou menos conforme for gostado do lugar. Lembre-se de me marcar nas redes sociais quando estiver por lá! Abraços!
      Paris e Versalhes – França (4 noites)
      Luxemburgo – Luxemburgo (1 noite)
      Bruxelas – Bélgica (1 noite)
      Bruges – Bélgica (1 noite)
      Amsterdam – Holanda (3 noites)
      Berlim – Alemanha (3 noites)
      Munique – Alemanha (3 noites)
      Roma – Itália e Vaticano (3 noites)
      Lisboa – Portugal (1 noite)

  22. Ana claudia Miranda says:

    Olá Rodrigo! A melhor definição de viagem à Europa foi a sua, muito bem dividida, muito bem explicada.. gostaria de um direcionamento seu. Quero fazer Bélgica, Inglaterra, frança e Holanda em 15 dias… ou Franca e Ítala… qual delas vc acha que consigo fazer um roteiro melhor? Em 2022 Fiz Portugal e Espanha, 8 dias em cada país. Foi muito bem proveitosa a viagem

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Ana, tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado do artigo, foi feito com muito carinho. Ana agora você mexeu com a minha emoção! Sou realmente apaixonado pela Itália e França. O clima, o romantismo e a viagem no tempo .
      Caminhar pelas cidades de Viena, por exemplo, é caminhar pelas vielas medievais do século XIII que te transportam no tempo e você fica imaginando quem passou por aquele mesmo caminho, que vida tiveram? o que sentiram? Simplesmente apaixonante!

  23. Andrea Christina Mendonça says:

    Ola, tudo bem? Vou sozinha, a princípio, para Portugal na casa de meu afilhado, em maio de 2023. Gostaria de ir a alguns outros países, mas irei sozinha. Não sei por onde começar. O que eu faça?

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Andrea, tudo bem?
      Então… uma das maiores vantagens de viajar a Portugal é que o país fica no Espaço Schengen. Essa área especial que pode dispensar passaportes é constituída por 26 países europeus e permite a livre movimentação entre cada uma das nações participantes.

      Isso significa que, após chegar em Portugal, você pode visitar outros 25 países do Espaço Schengen sem um visto adicional.

      Entre os países mais próximos a Espanha vale muito a pena. Há muitas linhas de ônibus, trens e voos que operam entre os dois destinos. Outra alternativa fácil é ir de carro alugado.

      A França também é uma boa opção. Há voos frequentes saindo dos aeroportos internacionais do país para destinos como Paris, Lyon, Bordeaux e Nice. Para os que não se importam em viajar em um ritmo mais lento, há também trens e ônibus diretos.
      Boa viagem e divirta-se!

  24. Andrea Lourena Rebêlo says:

    Oi Rodrigo!
    Parabéns pela forma que orienta. Estou querendo fazer uma viagem com família e confesso que não sei se o roteiro que estou fazendo é adequado. Moramos no nordeste do Brasiliense o roteiro seria: Portugal/Madri/Roma/Páris e França

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Andrea, tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Esse roteiro que você fez é incrível, prefeito! Lembre-se de comprar passagens, entrada em espetáculos, restaurantes, tudo com antecedência. Boa viagem! Grande abraço!

      • Lucilene Lupusella says:

        Adorei toda sua explicação destes tours Europa.Estou aqui nervosa sem saber como fazer uma primeira viagem com duas crianças pela Europa.Estava pretedendo fazer Londres,Paris,Barcelona, Milão,Florença e Roma.
        Londres e Paris estaremos sendo guiados por um parente que mora lá. Gostaria de saber se nos demais países conseguiríamos seguir sem falar,Inglês, espanhol ou Italiano?

        • Rodrigo Magalhães says:

          Olá Lucilene, tudo bem?
          Sim, é possóvel, por se tratarem de cidades conhecidas pelo seu alto grau turístico, elas possuem em seus hotéis, teatros, restaurantes e atrações, já possuem colaboradores especializados em vários idiomas para melhor atender aos vasto público de turistas de todo o mundo.
          Seria uma boa aprender algumas frases básicas, use aplicativos de tradução para melhor comunicação e apresentar um certo respeito à cultura local.
          Boa viagem! Forte abraço

  25. Aurilene Lima de Melo says:

    Ola, boa tarde!
    Abri o site, li, curti, e já com vontade de arrumar as malas senti o zelo e todas as orientações aqui passadas. Rodrigo, vou adicionar o WhatsApp de vocês, pois estou querendo e vou viajar para Europa ( pensei em França, Espanha, Itália, Portugal). Sou fisioterapeuta e uma oacuente minha ( deficiente, mas corajosa é determinada quer ir também) espero podermos fazer um roteiro e uma viagem iluminada.

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Aurilene que bom que curtiu o conteúdo. Foi feito com muito amor. Tenho certeza que você e paciente vão fazer uma viagem inesquecível. Aproveitem ao máximo e vivam intensamente. Quando estiver por lá, não esqueça de mandar um vídeo pra gente, vamos amar vivenciar um pouco essa viagem com vocês. Adicione nosso WhatsApp, vai ser um prazer falar com você. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

O Melhor de Santorini: Curiosidades, Cultura, Gastronomia e Passeios Turísticos

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

O Melhor da Cidade do Porto: Vida Noturna, Praias e 14 Pontos Turísticos

Países da Europa Ocidental: Passeios, Economia, Documentação e Turismo de Verão

Leia mais

Veja quais são os cuidados necessários para viajar ao exterior com tranquilidade.  Para realizar uma viagem internacional com tranquilidade é necessário realizar um planejamento rigoroso. É claro(...)

Leia mais

A ilha de Santorini, na Grécia, é mundialmente conhecida e você com certeza também ouviu falar dela. Sabe aquela ilha de mar azul-turquesa com casinhas brancas e teto azul? Pois é, essa e a ilha (...)

Leia mais

Conheça o Laos — um país da Ásia, que, apesar de não ter saída para o mar, conta com uma culinária que, sem dúvidas, deixará saudades pós-viagem — e além dela, acredite: ainda há muito o que se v(...)

Leia mais

Conheça Colmar, um destino francês menos conhecido, mas riquíssimo em cultura, gastronomia, história e, não menos importante: vinícolas! Visitar Colmar, que fica na Alsácia, na França, leva qualq(...)

Leia mais

Conheça Israel, o país que, além de Santo, é muito mais: é história, cultura, política, economia, inovação, tecnologia e turismo. Israel é uma jornada através do tempo e da fé. Este país, pequeno(...)

Leia mais

O Espaço Schengen é uma  área criada em decorrência do acordo de Schengen que garante a  livre-circulação de pessoas entre os países membros. O Tratado de Schengen tem como foco as polí(...)

Leia mais

Conheça San Andrés, uma ilha pertencente à Colômbia, e entenda de uma vez por todas porque ela é muito mais do que “apenas mais um destino no Caribe”.  San Andrés definitivamente não é apena(...)

Leia mais

O 6G promete causar uma grande mudança no universo tecnológico e na indústria de telecomunicações que conhecemos hoje. Com velocidades ultra rápidas, comunicação por terahertz e uma ligação com a(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h