Calçada da Fama: Tudo Sobre o Glamour, História, Categorias e Polêmicas

calcada da fama

A calçada da fama homenageia grandes nomes que influenciam no entretenimento global. Localizada em Hollywood, a calçada possui mais de 2 quilômetros de homenagens a figuras célebres do mundo.

Todo ano, cerca de 20 novas estrelas são adicionadas e o critério é reconhecer os grandes nomes que influenciam no entretenimento, segundo a Câmara do Comércio de Hollywood. Por trás de todo o glamour, há muita história e muitas curiosidades. Hoje vamos falar sobre esse local que pode ser uma das atrações da sua próxima viagem em família. Confira! 

Descubra a história por trás da calçada da fama

A calçada da Fama, a princípio, foi uma ideia do presidente da Câmara de Comércio de Hollywood. As licitações foram feitas e uma empresa ganhou para fazer a calçada. Ao longo do tempo outras estrelas forão adicionadas e, desde 1980 é cobrada uma taxa para quem tem o nome exposto ajudar a pagar os custos de manutenção com a calçada.

Tipos de estrelas da calçada da fama – Categorias

Que existem muitos nomes na Calçada da Fama nós já sabemos. Afinal, quem nunca viu uma foto dos pés de um viajante em posição de estar andando na calçada? 

Mas, você sabia que existem categorias para classificar estrelas? Isso mesmo!

As estrelas da Calçada são divididas em “Câmera”, “Televisão”, “Fonógrafo”, “Microfone” e “Máscaras de comédia e tragédia”. Cada famoso escolhido recebe um desses escudos para que o trabalho que ele realiza seja identificado.

Significados dos escudos 

Os cinco escudos têm significados. Quem é do cinema, recebe uma câmera. Já quem está na TV, recebe uma televisão. Os músicos recebem o fonógrafo e o microfone é para quem é da radiodifusão. O teatro foi adicionado depois e as duas máscaras o representam.

Descubra neste artigo como funciona a internet nos Estados Unidos: Provedores e Planos

Saiba o que é necessário para ter o nome na calçada da fama

Não basta ser famoso, é preciso destacar-se  no que faz. Por isso, só alguns dos vários e vários famosos estão na Calçada.

Valor cobrado para ter o nome na Calçada da Fama

Para ter o nome estampado na “Calçada da fama”, além de ser célebre o suficiente, ainda é preciso  pagar uma quantia de 50 mil dólares para que a homenagem ocorra. Esse valor serve para produzir a estrela, fazer a manutenção dela, quando necessário e também para realizar a cerimônia de entrega do novo integrante da Calçada.

Saiba quantas estrelas tem na calçada da fama atualmente

calcada da fama nomes

Atualmente, a calçada da fama possui, em seus quase 3 km de extensão, 2500 estrelas. Já imaginou, entre todos os famosos do mundo, o privilégio que é ser um dos poucos homenageados?!

Homenageados com mais de uma estrela na calçada da fama

Apesar de ter 2500 estrelas, não são 2500 homenageados pois, alguns deles possuem mais de uma estrela na calçada. Isso acontece pois algumas pessoas se destacaram em mais de uma área. 

Algumas dessas pessoas são Mickey Rooney, Dean Martin e Frank Sinatra. O famoso com a maior quantidade de estrelas é Gene Autry. Cantor e ator, ele teve seu auge de fama na década de 30. Existem 5 estrelas dedicadas a ele na Calçada da Fama.

Uma curiosidade importante a se destacar é que, andando pela calçada, é possível perceber que existem duas estrelas com o nome de Harrison Ford. Mas essas estrelas não são uma homenagem dupla à mesma personalidade, mas sim duas homenagens a duas personalidades de mesmo nome, uma para cada.

O mesmo acontece com o nome Michael Jackson, as estrelas de mesmo nome e estreadas no mesmo ano -1984- são uma para o rei do Pop e outra para uma celebridade da rádio estadunidense. Além disso, é possível ver seis estrelas com o sobrenome Barrymore. As 6 estrelas são homenagens a 5 pessoas da mesma família, sendo que Lionel Barrymore possui duas estrelas em sua homenagem.

Enquanto uns esbanjam estrelas, outros dividem, Uma curiosidade bem interessante é que as irmãs gêmeas Mary-Kate e Ashley-Olsen dividem uma mesma estrela.

Então, ir até a Calçada da Fama e caminhar por ela não é só ver um montão de estrelas, mas perceber os detalhes e sutilezas desse conjunto de homenagens a céu aberto! Nomes repetidos, duplas, triplas, quádruplas e até mesmo quíntuplas homenagens, etc. Outro ponto interessante é poder ver representado em Hollywood o nome de uma celebridade que você admira!

Na próxima vez que for planejar uma viagem, considere passar por Hollywood e admirar essa construção tão emblemática da cidade!

Adições na calçada da fama que geraram polêmicas

Uma das polêmicas que mais deram o que falar foi a estrela atribuída a Muhammad Ali – um boxeador que fez sucesso no entretenimento de lutas por muitas décadas. Esse boxeador, embora tenha sido homenageado para aparecer na calçada da fama, não permitiu que seu nome ficasse no chão, por questões de respeito. Por isso, a estrela dele fica na parede do Teatro Chinês.

Brasileiro com o nome na Calçada da Fama

calcada da fama de hollywood

Embora o Brasil possua muitos artistas talentosíssimos, somente uma é homenageada na Calçada da Fama: Carmen Miranda! A atriz, nascida em Portugal e naturalizada no Brasil, recebeu sua estrela em 1960, juntamente à primeira turma homenageada. 

Um fato interessante, mas infeliz, é que Carmen foi homenageada por seus trabalhos em filmes, mas na sua estrela o escudo que aparece é o da televisão. O erro é reconhecido, mas nunca foi modificado, Diferente de outros, que rapidamente são consertados. Mas, de toda forma, é ótimo saber que pelo menos um de nossos artistas está representado na Calçada da Fama.

Novos homenageados: uma escolha do comitê da calçada da fama 

Todos os anos são colocados novos nomes na calçada da fama e o processo é muito bem arquitetado por todo o comitê de escolha. Essa junta é composta por críticos e especialistas de áreas envoltas, como o teatro, cinema, rádio e tv, sendo que para a escolha de novos homenageados há diversas classificações que garantem ou não mais uma estrelinha na calçada.  

A escolha acontece uma vez por ano, geralmente em junho, onde as sugestões são bem grandes,  cerca de 200 a 300 nomes, que são propostos por esses representantes do meio. Porém, mesmo com tantas opções, somente 20 famosos são selecionados.

Vale lembrar, que ao contrário do que muitos pensam, há critérios para a escolha dos novos nomes. Uma espécie de lista que mostra a relevância daquele artista no meio de atuação e seus destaques ao longo da carreira.

Outro detalhe, é que esse lugar em Hollywood foi criado para eternizar figuras importantes para o mundo, mas ao contrário do que muitos imaginam ele não é memorial, então os nomes que são escolhidos podem ser tanto de pessoas que já se foram quanto pessoas que ainda estão vivas. 

E é assim ,que há mais de 60 anos, a calçada da fama vem ganhando sua proporção quilométrica, já quase formando uma linda constelação. 

Calçada da fama: período de estagnação e revitalização

Ao longo da história, nem tudo foi flores para a calçada da fama. Criada em 1958 seu processo de expansão reconhecimento levou alguns anos, que foram bem desafiadores. O principal motivo é que em contexto histórico a cidade de Hollywood passou por uma fase de não urbanização, nas décadas de 60 e 70, decaindo várias atividades econômicas.

Seu período de maior estagnação, sem adição de novos nomes na passarela, foi de 8 anos seguidos, entre 1960 a 1968. Porém, foram feitas algumas manutenções administrativas nesse tempo, como por exemplo a Câmara de Comércio de Hollywood, que estabeleceu mudanças no setor de financiamento para a atração turística.

A sua revitalização se dá no final de 1968 com uma nova estrela adicionada, a qual homenageava Richard D. Zanuck. Mudando, assim, muitas diretrizes sobre esse lugar.

Desse modo, ano após ano a atração turística ganhava mais reconhecimento e estrutura, tanto que em 1978 a prefeitura de Los Angeles nomeou a Calçada da Fama como Monumento Histórico Cultural.

Calçada da fama: período de expansão

A tendência de crescimento foi em exponencial e em 1984 uma nova categoria a mais foi acrescentada, o ramo teatral estabeleceu um lugar na grande passarela, sendo criada uma segunda fileira de estrelas na Calçada.

E sua expansão se deu também nas dimensões. Há mais de 20 anos a Calçada da Fama foi estendida para a região oeste na Hollywood Boulevard, Sycamore Avenue e também ao norte da La Brea Avenue até a praça Four Ladies de Hollywood. Ainda mais espaço para caminhar sobre as estrelas. 

Homenageados na Calçada da Fama de Hollywood para 2023

E o ano de 2023 irá surpreender a todos com os indicados e homenageados na Calçada da Fama, atores e cantores que fizeram e fazem história. Todos eles foram escolhidos no dia 17 de junho de 2022 e prometem arrastar milhares de admiradores Com certeza eles serão um motivo a mais para você já agendar a sua visita a Hollywood e conhecer as mais novas estrelas.

Leia também: Hollywood: Curiosidades Incríveis e Atrações Imperdíveis

Jonas Brothers

Jonas Brothers homenageados calcada da fama 2023

A banda, que foi uma febre na geração de adolescentes dos anos 2000, é um dos prestigiados do próximo ano (2023). O grupo de irmãos, Joe, Kevin e Joe, ficou mais conhecido pelo lançamento pela Disney Channel e ganhou fãs no mundo todo.

Fizeram filmes muito conhecidos como Camp Rock, Camp Rock 2 : The Final Jam e ainda lançaram uma série da banda chamada Jonas. O estilo romântico das músicas mais com sempre aquele toque do Pop Rock e toda versatilidade, dá o direito há esses garotos a serem os mais novos escolhidos a terem a própria estrela na Calçada da Fama. 

Lenny Kravitz

O novaiorquino Lenny Kravitz também não irá ficar de fora da passarela mais famosa em 2023. Cantor, multi-instrumentista, produtor, arranjador e ator é uma figura muito emblemática para os americanos. Principalmente por suas músicas terem uma avassaladora influência dos anos 60 e 70.

Lenny e seu clássico estilo de um rock’n roll elegante e carregado é muito admirado pelas suas letras sinceras, que falam sobre a realidade dos sentimentos e da vida. E ele será um dos representantes negros, que no proximo ano, a ganhará uma estrelinha. 

Blake Shelton

Blake Shelton é mais um dos homenageados. O cantor de música country possui uma personalidade muito característica norte-americana e seus mais de 20 anos de carreira conquistou muitos corações com as belas composições.

Seu sexto álbum e o mais famoso, Red River Blue, alcançou recordes de vendas em todo país garantindo ainda mais reconhecimento no meio musical. Hoje atua também como jurado em um relevante programa musical,The Voice, e encanta a todos com seu carisma também nas telas da TV.

Charlie Wilson

Charlie Wilson é um ícone do R&B americano, e há quem diga que já passou da hora desse cantor ter sua estrela na Calçada da Fama. Com o início da sua carreira na banda The Gap Band embalou os hits de R&B e funk do anos 80. 

E sua influência no meio musical alavancou grandes nomes do Pop como Snoop Dogg, Justin Timberlake, Pharrell Williams e Kanye West.

Jenni Rivera

E a única mulher escolhida em 2023, é muito bem representada por Jenni Rivera. Sinônimo de multi possibilidades, Rivera foi uma artista completa, compositora, cantora,atriz, empresária  e produtora musical espalhava um carisma latino-americano muito característico.

Com várias indicações ao prêmio Grammy Latino, 10 anos após seu falecimento será homenageada em grande estilo como forma de reconhecimento do seu protagonismo no meio artístico em Hollywood.  

Paul Walker

PAUL WALKER HOMENAGEADO NA CALCADA DA FAMA 2023

Paul Walker é uma das novas estrelas mais esperadas do ano de 2023. Sua carreira de ator iniciou muito cedo, seus primeiros trabalhos foram ainda bebê e toda a sua trajetória foi cercada de papéis memoráveis. 

Como trabalhos principais, Velozes e Furiosos se destaca entre eles e fatalmente sua morte impossibilitou dar prosseguimento à trama. Fãs e artistas do mundo todo aguardam ansiosos para poder honrar esse grande ator na calçada da fama.

Conclusão

Viu só? A Calçada da Fama é um ponto turístico muito interessante e que merece um dia em seu roteiro de viagem.
Se você quiser seguir os costumes dos turistas da Calçada e postar uma foto andando por lá perto da estrela do seu ídolo, ou se quiser utilizar o site da Calçada da Fama para descobrir a localização de uma estrela em específico, você precisará ter uma internet de qualidade para te auxiliar na atualização do feed do seu Instagram e na sua geolocalização. Para isso, conte com a América Chip, nós temos alguns planos para os Estados Unidos e, com certeza, um deles se encaixa às suas necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.