Destinos

Países da Europa Ocidental e Oriental: Tudo Sobre Turismo, Cultura e História

Países da Europa Ocidental e Oriental: conheça um pouco sobre o velho mundo e planeje sua viagem. O Ocidente Europeu está repleto de belas paisagens, grandes metrópoles, aromas e sabores. A proximidade entre os países pode ser a oportunidade perfeita para conhecer novas culturas e pessoas do mundo inteiro. Veja neste artigo alguns pontos chave […]

Países da Europa Ocidental e Oriental: conheça um pouco sobre o velho mundo e planeje sua viagem.

O Ocidente Europeu está repleto de belas paisagens, grandes metrópoles, aromas e sabores. A proximidade entre os países pode ser a oportunidade perfeita para conhecer novas culturas e pessoas do mundo inteiro.

Veja neste artigo alguns pontos chave sobre a história da Europa Ocidental para se sentir em casa na sua próxima viagem!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

CHIP EUROPA: tenha acesso a ligações e internet 4G ILIMITADA na sua viagem a Europa, por apenas U$44.

SEGURO VIAGEM: Aproveite! Utilize o cupom AMERICACHIP10 e ganhe 10% de desconto no seguro viagem da Seguros Promo.

PASSAGENS PROMO: passagens para os melhores destinos com preços imperdíveis. Passagens aéreas com até 35% OFF!

HOSPEDAGEM: através do  El Quarto você encontra hotéis ao redor do mundo com a qualidade e os preços que você procura.

Entenda a diferença entre a Europa Ocidental e Oriental

Agora que você sabe quais são países da Europa Ocidental vamos entender qual a diferença entre Europa Ocidental e Oriental.

Não somente a Europa, mas como todo o planeta, é dividido pelo Meridiano de Greenwich, um marco que determina se estamos no Ocidente (Oeste) ou Oriente (Leste). Esta é a principal linha imaginária quando falamos de longitudes e altitudes.

Tal separação determina outras questões econômicas e socioculturais onde, na época da extinta União Soviética (URSS), separava os países entre Capitalistas (Ocidente Europeu) e Comunistas (Oriente Europeu).

Outros aspectos que determinam as diferenças entre Ocidente e Oriente Europeu, dizem respeito à industrialização, onde os países do Ocidente Europeu possuem maior IDH, industrialização e qualidade de vida.

E por fim, uma característica do Leste Europeu que exemplifica essas diferenças, é a presença de uma população majoritariamente de origem eslava, que a muito tempo atrás se expandiram pela região a partir da região que conhecemos hoje como Rússia.

Países que fazem parte da Europa Ocidental

Conhecer bem o lugar que você vai visitar é o principal para tornar sua viagem ainda melhor. E os países da Europa ocidental tem muito para oferecer em todos os sentidos. Desde de elementos culturais magníficos como também descanso e belezas naturais.

Os mais conhecidos pelos brasileiros são Portugal, Alemanha, Reino Unido e França. Porém, ainda são da parte ocidental deste continente os países, Espanha, Itália, Áustria, França, Holanda, Bélgica, Noruega, Finlândia, Islândia, Suécia, Grécia, Suíça, Luxemburgo, Dinamarca, Irlanda, Malta, Mônaco, San Marino, Andorra.

Sem dúvidas, lugares que podem oferecer uma experiência incrível para toda família. Esses países são considerados de primeiro mundo, então mais do que nunca você terá a oportunidade de viver coisas que só a Europa Ocidental pode oferecer. 

História e evolução da Europa Ocidental

europa paises e regioes

Ao longo dos anos, a Europa Ocidental marcou grandes revoluções que culminou no índice de produção e desenvolvimento de muitos países daquela região. Além de seu território ser palco de grandes guerras e conflitos ideológicos da guerra fria até o fim do século XX.

O velho mundo também foi pioneiro nas primeiras descobertas além-mar. Por muitas vezes aumentando o número de suas posses com base na exploração de novas terras, como ocorreu nas Américas e África.

Através das eras, podemos dizer que o Ocidente Europeu influenciou numerosos costumes culturais que até hoje reverberam a milhares de quilômetros de distância de seu território. Seja pela ciência, indústria, culinária e pela arte como um todo.

Alguns marcos históricos que fazem parte da evolução da Europa e gerou impactos nos outros continentes são:

  • Cruzadas (XI – XIII) — expansão do Cristianismo;
  • Expansão Marítima (XV – XVI) — primeiras grandes navegações;
  • Revolução Industrial (1760 – 1840) — ordem e crescimento do comércio;
  • Revolução Francesa (1789 – 1799) — fim da monarquia francesa;
  • Primeira e Segunda Guerra Mundial (primeira metade do século XX);
  • Queda do muro de Berlim (1989) — fim da URSS;

Um pouco mais sobre a Europa Ocidental

Para aproveitar ao máximo a sua viagem, você precisa saber mais que somente quais são países da Europa Ocidental. Até mesmo para montar a sua mala você precisa de informações específicas sobre o país de destino. 

Ao saber o clima, por exemplo, você poderá colocar na mala somente roupas compatíveis. Já pensou viajar com vestidos leves para ficar no frio extremo da Islândia e Finlândia. Acredite, você não vai aguentar! Pensando nisso, levantamos algumas informações importantes para você, confira!

Cultura

São mais de 20 países que constituem a Europa Ocidental. Há uma gama de culturas a serem reconhecidas em todo território do país e dizer qual seria a cultura específica da região pode não ser tão claro.

Contudo, aqueles que têm a oportunidade de conhecer a fundo o Ocidente Europeu poderá estar diante de muitas diferenças culturais, dialetos, culinárias e comportamentos gerais da população por vezes replicados em outros continentes ocidentais.

Clima

Banhado pelo Atlântico e mares que partem de diferentes pontos do planeta, o Ocidente Europeu tem quatro regiões climáticas caracterizadas por verões muito quentes e invernos bruscos, além de possuir o clima mais quente da Europa. Veja:

  • Clima mediterrâneo: Os países banhados pelo Mar Mediterrâneo experimentam clima seco e inverno menos rigoroso. Os Países presentes são Portugal, Itália, França e Espanha;
  • Clima temperado: Reino Unido, Bélgica, parte de Portugal, Alemanha, Noruega e Suécia presenciam clima muito úmido e com bastante chuvas. No inverno o frio é intenso e há pouca presença de neve.
  • Clima continental fresco: Presente na maior parte do Ocidente Europeu, Espanha, França, Alemanha e Itália são contemplados com frio e neve intensos no inverno, verões quentes e chuva moderada ao longo do ano inteiro.
  • Clima de montanha: No norte da Itália, França, Suíça e Áustria são áreas montanhosas e estão caracterizadas por clima frio, invernos nevosos, verões frescos e baixas temperaturas.

Língua falada

paises da europa

De acordo com a União Europeia, toda a Europa possui 24 línguas oficiais. Contudo, estima-se que são mais de 100 idiomas em todo seu território. As línguas pertencem aos ramos da família de idiomas indo-europeia. No Ocidente são:  

  • Helênico: grego;
  • Românico: português, italiano, castelhano, francês, entre outros;
  • Germânico: Inglês e alemão;
  • Céltico: irlandês e gaélico

Outro ramo dos idiomas indo-europeus compreende o Eslavo, o conjunto de línguas predominantes no Leste Europeu.

Economia

A Europa Ocidental possui a melhor economia do continente, cerca de 25 países fazem parte (variando de acordo com os critérios de divisão). 

Entre os países definidos pela ONU estão: a Alemanha (maior economia da Europa), a Bélgica, Áustria, França, Luxemburgo, Liechtenstein, Mônaco, Países Baixos (antiga Holanda) e a Suíça. 

Atualmente vivem na Europa pouco mais de 750 milhões de pessoas. Os países mais populosos da Europa são a Rússia, a Alemanha e a Turquia. 

A economia da Europa se divide na indústria, na agropecuária, turismo, serviços e produção tecnológica. 

Na indústria, os países da Europa mais importantes são a Alemanha, Inglaterra, França e Rússia. 

A União Europeia conta com 27 países europeus e juntos representam 15% do comércio de mercadorias mundiais. O Produto Interno Bruto da União Europeia em 2019 foi de € 16,4 bilhões de euros (quando o Reino Unido ainda integrava o bloco econômico).

Países que fazem parte da Europa Oriental

No total existem 20 países que fazem parte da Europa Oriental que são: 

Croácia, Polônia, República Tcheca (ou Tchéquia), Albânia, Eslovênia, Hungria, Eslováquia, Romênia, Montenegro, Bulgária, Sérvia, Bósnia-Herzegovina e Macedônia.

Além disso, a lista também conta com países bicontinentais, ou seja, que pertencem tanto à Europa como à Ásia: Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão e Rússia.

História e evolução da Europa Oriental

A Europa Oriental ou Leste Europeu, ou ainda a Europa do Leste constitui a região europeia na sua parte mais central e oriental. Não há uma limitação única que determina quais são os países de leste, mas sim uma interpretação do mapa que pode mudar de acordo com o autor.

Há uma questão geopolítica que pode influenciar bastante a interpretação dos países da Europa Oriental. Desse modo, muitos países do Leste Europeu adotaram o comunismo como regime político durante muitos anos, passando muita fome e dificuldades econômicas. 

Durante a Cortina de Ferro (divisão dos países europeus entre países da Europa Oriental e Ocidental e suas diferentes políticas econômicas no pós-Segunda Guerra Mundial), os países da Europa foram divididos entre a parte Capitalista e Comunista. Durante esse período, os países da Europa Oriental estavam sob o domínio da União Soviética.

Já os países capitalistas da Europa Ocidental conseguiram se manter independentes, formando um bloco político com os Estados Unidos, durante a Guerra Fria. 

Grande parte dos países da Europa Oriental (de Leste) se uniram de forma militar no ano de 1955, no Pacto de Varsóvia. Acabando de forma definitiva no ano de 1991, com o fim da URSS (União Soviética). 

Atualmente, muitos desses países da Europa Oriental possuem um desenvolvimento econômico em crescimento, como é o caso da Polônia e Hungria, que adotaram medidas para incentivar o consumo de sua população e adotaram poucas regras na pandemia, fazendo sua economia crescer e não estagnar. 

Um pouco mais sobre a Europa Oriental

Quais sao os 50 paises da Europa e suas capitais

Saiba um pouco mais sobre a Europa Oriental e quais são os países mais desenvolvidos. 

Cultura

Os países da Europa Oriental possuem muita cultura e história. Entretanto na música, são poucos os cantores e bandas que conseguem fazer sucesso em todo o continente europeu ou mundialmente. Entre a banda do Leste Europeu que fez sucesso até no Brasil foi T.A.T.U. com a música “All the Things She Said”, do ano de 2002.  

Nos últimos anos muitos cantores do países do Leste Europeu têm se destacado no Festival Eurovision, muito famoso na Europa.

Nos cinemas e nas artes, os países da Europa Oriental possuem uma grande cena, com cineastas premiados da Sérvia, Romênia e Rússia. Além disso, a animação do Leste Europeu também foi uma das pioneiras na Europa nas décadas de 60 e 70, principalmente na Hungria. 

Clima 

O clima dos países do Leste Europeu conta com invernos rigorosos, com muita neve e temperaturas abaixo dos 0ºC. Entre os países mais frios estão: Rússia (lugar mais frio do mundo habitado), Cazaquistão, Estônia e Moldávia. A temperatura mais baixa registrada na Rússia foi de -67,7ºC em fevereiro de 1933. 

Já no Verão, as temperaturas oscilam na média de 25ºC a 35ºC nos países do Leste Europeu.

Idiomas

A maioria dos países da Europa Oriental tem como língua oficial uma das línguas eslavas, sendo 13 deles. Há uma grande diversidade entre os idiomas falados em cada país. Por exemplo, na Estônia e Hungria falam línguas urálicas, já na Geórgia a língua falada é a caucasiana. 

Economia

A Europa Oriental (ou os países da Europa de Leste) são os mais pobres da Europa, de acordo com o PIB (Produto Interno Bruto) per capita. Entre os principais setores econômicos da região estão a agropecuária, com uma grande produção de grãos. Como cevada, milho, semente de girassol, trigo. 

Além disso, os países da Europa Oriental são ricos em gás natural, petróleo, zinco, cobre, carvão mineral, minérios de ferro, bauxita, etc. Outro setor importante para a economia é a metalurgia, siderurgia e indústrias petroquímica e química, com a exploração de recursos minerais. 

Entre os países da Europa que mais crescem na parte Oriental é a Polônia. O país teve um crescimento de 5,9% em 2021, mesmo com a pandemia. Já a renda per capita está em € 15.050 no ano de 2021, um crescimento de 9,6%. 

Dicas de turismo na Europa Oriental 

Se você planeja viajar para Europa Oriental e visitar este continente cheio de histórias e relíquias, confira essas dicas turismo incríveis:

Castelo de Praga

Praga é considerada uma das cidades mais lindas da Europa. E não é por menos, os edifícios históricos são fenomenais. Você vai se surpreender com uma arquitetura completamente diferente.

O Castelo de Praga (Pražský hrad) é uma das principais atrações de Praga, na República Tcheca e fica na colina de Hradcany. 

O início da construção do Castelo de Praga começou no ano de 880 e é um dos maiores castelos do mundo. Além disso, é considerado o monumento mais importante da República Tcheca, que você precisa colocar no seu roteiro de viagem para Europa

Vale a pena visitar o interior do Castelo de Praga, que conta com palácios internos, catedral de São Vito, diversas torres, o antigo Palácio Real, o Convento de São Jorge, a Rua do Ouro, com várias casas coloridas que antigamente moravam os ourives de Praga. 

A visita ao castelo de Praga custa 250 coroas tchecas (cerca de € 10,20), ou então, R$ 52,60 reais. Já a visita a torre da Catedral custa 150 coroas tchecas. 

O Castelo também possui descontos para família, crianças de 6 a 16 anos, estudantes até 26 anos e também idosos acima de 65 anos. Crianças até 6 anos não pagam ingresso. O tempo de visita ao Castelo de Praga dura em média 3 horas e é possível pagar um audioguia com a história do castelo (disponível em inglês, espanhol e outros idiomas).  Saiba mais sobre os valores dos ingressos no site oficial do Castelo de Praga e programe sua viagem para Praga. 

Ponte Carlos

Ponte Carlos paises da europa

A Ponte Carlos é a incrível ponte de Praga na República Tcheca e a mais antiga da cidade. A ponte é cheia de lendas e foi construída pelo rei mais popular dos tchecos. O Rei Carlos IV escolheu o horário das 5h31 minutos do dia 09 de julho de 1357 para iniciar a construção, formando número ímpares em sequência que se mantém iguais de trás para a frente. 

O Rei era muito supersticioso e escolheu a dedo o horário para colocar a pedra fundamental para início da construção da ponte sob o Rio Vltava.

Foram necessários 45 anos até a ponte ficar pronta, no ano de 1402, infelizmente o Rei Carlos não viveu até lá para ver sua ponte concluída. 

O local bastante turístico de Praga recebe muitos visitantes todos os dias e conta com 16 arcos e 516 metros de comprimento.  

Onde comprar chip internacional ilimitado para sua viagem internacional: dicas 2022.

Museu Hermitage

O Museu Hermitage está localizado na cidade de São Petersburgo, na Rússia, sendo considerado um dos maiores museus do mundo, com uma ampla coleção de arte do mundo. Ao todo são mais de três milhões de obras de arte. Em tamanho, ele só perde para o Museu do Louvre em Paris, na França.

Foi fundado no ano de 1764, o local mais parece um palácio. Os detalhes da arquitetura impressionam os visitantes que viajam para São Petersburgo. 

Ao todo são 10 edifícios que fazem parte do Museu Hermitage, que inclui Palácio de Inverno, teatros e diversas salas. 

Tour pela Europa: Custos e 20 Roteiros Incríveis [Guia de viagem para Europa].

Dicas de turismo na Europa Ocidental

Confira o que visitar nos países da Europa Ocidental e dicas de roteiro para escolher o que visitar na Europa:

Catedral de Notre-Dame de Paris

A Catedral de Notre-Dame de Paris na França é uma catedral gótica bastante importante e impressionante para visitar em Paris. Porém, desde o incêndio na Catedral de Notre-Dame em 15 de abril de 2019, a visitação está fechada ao público. A igreja está em reforma e foram arrecadados mais de € 830 milhões de euros para sua recuperação. 

De acordo com a ministra da Cultura da França, a reabertura está prevista para o ano de 2024.

A Catedral de Notre-Dame tem uma importância histórica enorme e sua construção iniciou no ano de 1163. Muitos eventos históricos da França aconteceram no local, entre eles a coroação de Napoleão, a canonização de Joana d´Arc e também a coroação de Henrique VI da Inglaterra. 

Desse modo, quem visita Paris precisa ir até Notre-Dame ver de perto. A Catedral possui duas torres de 69 metros e o acesso às torres é feito através de 387 degraus (não há elevador). 

Uma lenda bastante importante da Catedral é a Corcunda de Notre-Dame, que foi retratada no livro de memórias do inglês Henry Sibson, que trabalhou na reparação da Catedral na década de 1820. Além de vários livros e relatos do Corcunda que trabalhava em Notre-Dame, existe um filme da Disney do ano de 1996. 

Lua de Mel Na Europa: Lugares Românticos e Inusitados

Palácio de Versalhes

O Palácio de Versalhes é outra atração da França e um dos passeios mais incríveis para quem visita Paris. O Palácio fica em Versalhes, a cerca de 50 minutos de Paris. A melhor forma de chegar no Palácio de Versalhes é de trem e existem algumas opções de linhas. Os preços ficam na média de € 6,00 ida e volta.

Além disso, é possível ir de excursão, ônibus comum ou então em carro privado, com motorista ou alugando um carro em Paris. Tudo vai depender do seu estilo de viajante e quando está disposto a pagar.

Os ingressos do Palácio de Versalhes custam € 20 e incluem os jardins belíssimos, as exposições, o palácio e as galerias. Importante saber que entre novembro a março, no primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita. 

O Palácio de Versalhes abre de terça a domingo das 9h às 18h30 no Verão e das 9h às 17h30 no inverno. É importante chegar cedo para conseguir aproveitar bem o dia e tirar fotos incríveis. 

Companhias Aéreas Low Cost: conheça as melhores em 2022.

Palácio de Buckingham

Palacio de Buckingham turismo nos paises da europa

O Palácio de Buckingham fica em Londres na Inglaterra e é um dos locais mais incríveis para visitar na capital londrina. O local é belíssimo e a residência oficial da Rainha Elizabeth II. O início da construção iniciou em 1703 e possui mais de 77 mil metros quadrados. 

A visita interna ao Palácio de Buckingham funciona apenas no Verão, de julho a setembro, quando a Rainha não está no Palácio. Normalmente, a Rainha Elizabeth II passa os meses de verão na Escócia no seu castelo. A Rainha não gosta muito do calor que faz em Londres no Verão e vai descansar em Edimburgo, com um ar mais fresquinho. 

Os ingressos para a visitação ao Palácio de Buckingham devem ser comprados de forma antecipada pela internet, a entrada acontece na lateral (próximo a Loja de Souvenir) e conta com um forte esquema de segurança para entrada dos visitantes. 

Os bilhetes custam entre £ 30 a £ 55 libras por adulto. Outra atração incrível para os visitantes é a Troca de Guardas em frente ao Palácio nos seguintes dias: segundas, quartas, sextas e domingo às 11h00. Já nos meses de Verão, acontece todos os dias. O ideal é chegar às 10h30 para pegar um bom lugar. Nos dias de chuva, o evento é cancelado.  

Roteiro em Londres:  Museus, Onde se Hospedar, Comidas Típicas e Muito Mais.

Dúvidas frequentes sobre os países da Europa

Ansioso para chegar à Europa mas ainda cheio de dúvidas sobre o velho mundo? Nós vamos te ajudar. Confira algumas dúvidas comuns de nossos leitores.

Como é formada a Europa Ocidental?

A  Europa Ocidental está ao Oeste do Meridiano de Greenwich e compreende os países com os maiores IDHs da Europa. É banhada pelo Oceano Atlântico e cercada pelo Mar do Mediterrâneo, Mar do Norte e o Mar Celta.

A Europa Ocidental é formada pelos principais pontos turísticos do planeta, como Portugal, França, Itália, Espanha e Inglaterra.

Quantos países tem a Europa Oriental?

Conhecer quais países pertencem a Europa Oriental e Ocidental vai te ajudar a montar um roteiro de viagens eficiente. Desta forma, você pode visitar os países mais próximos economizando tempo e dinheiro 

Na Europa Oriental existem  25 países incríveis para você visitar. São eles: República Tcheca, Hungria, Romênia, Eslováquia, Bulgária, Eslovênia, Croácia, Montenegro, Sérvia, Albânia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia, Chipre, Armênia, Bielorússia, Azerbaijão, Ucrânia, Geórgia, Rússia (parte oeste), Turquia, Moldávia, Estônia, Letônia Lituânia e Polônia.

Quantos países tem na europa e quais os principais?

A Europa é um continente bem vasto, mesmo sendo considerado um dos maiores. Mas é inegável sua complexidade e relevância mundial, pois é nela que estão os principais países que podemos classificar de grandes potências econômicas. 

E seu conjunto completo forma o número de 50 países dessa região, sendo dividida em quatro partes. A Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Meridional e a Europa Centro- Oriental.

Mesmo que seja complicado classificar os países principais, os de maior relevância atualmente com certeza são o Reino Unido, Itália, Alemanha e França, já que são considerados os motores econômicos mundiais. 

Quais são os países que compõem o Leste Europeu?

50 paises da europa

E o leste europeu é bem vasto em sua estrutura, sendo que esses países que o constitui, também são de grande significância para o continente como um todo. E são eles:

  • Bielorrússia
  •  Albânia
  • Bósnia-Herzegovina
  • Bulgária
  • Croácia
  • Eslováquia
  • Eslovênia
  • Estônia
  • Geórgia
  • Hungria
  • Letônia
  • Lituânia
  • Macedônia do Norte
  • Moldávia
  • Montenegro
  • Polônia
  • Tchéquia (República Tcheca)
  • Romênia
  • Rússia
  • Sérvia
  • Turquia
  • Ucrânia

Qual é o maior país do continente europeu?

Nitidamente visto no mapa mundial, o maior país do continente Europeu, na sua extensão territorial, é a Rússia. Que em todos os aspectos tem grande relevância mundial, tanto economicamente como também politicamente. Sendo assim, um país que vale a pena ser visitado para o turismo, já que a Rússia é um lugar que conta com peculiaridades e cultura como nenhum outro lugar oferece. 

Conclusão

Situado a apenas 9 mil quilômetros de distância das Américas, o Ocidente Europeu compartilha bem mais aspectos com o Novo Mundo do que apenas o mesmo oceano. Suas características sociais e culturais moldaram muito do que conhecemos hoje e prevalece.

Berço de grandes acontecimentos, vimos cenas de batalhas mundiais, quedas de impérios e nascimento de nações que aconteceram até longe dali, sob sua influência. A evolução da ciência e da industrialização por sua vez contribuiu para novas descobertas no mundo todo.

O Ocidente Europeu pode não estar tão perto geograficamente falando, mas muito do que conhecemos sobre nossas próprias nacionalidades podem ser reforçados visitando e conhecendo a cultura local.
Espalhe suas memórias na rede e garanta sua comunicação na sua viagem para Europa com um chip internacional. A América Chip tem o plano ideal para você se comunicar de qualquer lugar. Garanta sua comunicação e boa viagem!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

CHIP EUROPA: tenha acesso a ligações e internet 4G ILIMITADA na sua viagem a Europa, por apenas U$44.

SEGURO VIAGEM: Aproveite! Utilize o cupom AMERICACHIP10 e ganhe 10% de desconto no seguro viagem da Seguros Promo.

PASSAGENS PROMO: passagens para os melhores destinos com preços imperdíveis. Passagens aéreas com até 35% OFF!

HOSPEDAGEM: através do  El Quarto você encontra hotéis ao redor do mundo com a qualidade e os preços que você procura.

Comentários:

6 thoughts on “Países da Europa Ocidental e Oriental: Tudo Sobre Turismo, Cultura e História

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Helder
      Obrigado pelo retorno. Fico feliz que tenha gostado! Que Deus te abençoe também. Grande Abraço!

  1. Arlindo silveira. says:

    Bom dia vou deixar o meu comentário.
    É interessante co hecer os paizes da Europa! Pois não precisamos de sair para outros continentes para co hecermos novas tradições culturais arqueologiacas e civilizações e doutrinas.

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Arlindo, obrigada pelo seu comentário.
      Com certeza essa é uma vantagem em tanto. Em apenas uma viagem você pode conhecer vários países. A dica é fazer um Eurotrip é incrível! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Europa, América do Sul, Central e Caribe

Países da Europa Ocidental e Oriental: conheça um pouco sobre o velho mundo e planeje sua viagem. O Ocidente Europeu está repleto de belas paisagens, grandes metrópoles, aromas e sabores. A proxi(...)

Leia mais