Roteiros

Surpreenda-se com o Alasca: História, Curiosidades e Dicas de Turismo

Alasca

Muita neve, clima frio e rigoroso. É assim que é conhecido o Alasca. Porém, além das temperaturas geladas, existe muito a se descobrir no Alasca!

O Alasca tem vários habitantes espalhados pelo imenso território recheado de pedras preciosas e petróleo. 

Apesar de não muito comum, o território estadunidense é uma opção muito interessante de turismo. Hoje, você ficará sabendo de todas as curiosidades, história e lugares para conhecer no Alasca. Continue lendo!

Alasca: história e curiosidades

O Alasca era, antes de 1867, um território da Rússia e era considerado apenas um pedaço de gelo sem nenhum valor econômico.

Os Estados Unidos, neste mesmo ano, comprou o território por menos de 8 milhões de dólares e recebeu muitas críticas, por ser um investimento inútil, já que no local não havia nada.

Porém, no século seguinte, descobriu-se na região, grandes minas de pedras preciosas e uma reserva petrolífera que é, até os dias atuais, muito importante economicamente.

Uma curiosidade é que a capital do estado é Juneau, nome que vem de uma homenagem ao Joe Juneau, que foi um garimpeiro de ouro do local.

Clima: entenda porque o Alasca e tão frio

O Alasca é muito frio, principalmente na porção norte do estado, que é muito próxima do Pólo Norte. Nas partes mais baixas, possui um clima temperado.

De toda forma, as temperaturas do estado variam entre -26°C e 16°C, ou seja, lá é muito frio. É claro que, geograficamente, as explicações são mais profundas, mas, de maneira básica, lá é muito frio porque é próximo do Pólo Norte, região que não pega sol no planeta.

Conheça : As Mais Lindas Praias do Caribe: 24 Melhores Destinos e os 5 Mais Baratos [Guia]

Cidade mais povoada do Alasca

alasca destinos

Mas, espera aí. Tem gente morando no Alasca? Mas é claro que tem! Embora seja bem difícil a vida lá, já que o frio é realmente muito rigoroso, as pessoas conseguem se adaptar.

Além disso, atualmente existem muitas tecnologias, tanto nas roupas quanto nas formas de construção das casas que faz com que o frio seja um empecilho menor. 

A cidade maia povoada do Alasca é Anchorage, que tem 290 mil habitantes. Em contrapartida, a capital tem apenas 30 mil habitantes.

Cidade mais isolada do Alasca

Apesar de ser um dos 50 estados dos Estados Unidos, o Alasca é extremamente isolado. Ele faz fronteira ao norte do Canadá e é localizado muito próximo do Polo Norte. Mas, como você já viu, a cidade de Anchorage tem quase 300 mil pessoas, então sim, é uma população considerável, apesar de muito espaçada. 

Em contrapartida, a cidade mais isolada do Alasca é Whittier, que tem apenas 218 pessoas e, grande parte deles, divide a mesma casa.

A cidade é muito gelada e cercada por montanhas. Além disso, a única forma de chegar lá é através de um túnel de mão única, de extensão 4 km, o maior da América do Norte.

As 15 melhores dicas de turismo no Alasca

O Alasca é um destino inusitado para fazer turismo, mas possui vários locais interessantes e, se você não se importar com o frio, terá momentos muitos legais nesse estado. Abaixo, conheça as melhores dicas de lugares para você fazer turismo no Alasca!

01- Parque Nacional e Reserva de Denali

O parque possui 2,4 milhões de hectares e o ponto central dele é o monte McKinley, o Denali. O monte possui um pouco mais de 6 mil metros de altura e, com toda essa altura, é considerado o ponto mais alto da América do Norte. 

Na flora, temos a tundra, na fauna, podemos encontrar alces, ursos pardos, lobos e muito mais.

Para os turistas, eles podem andar de bicicleta, escalar e caminhar.

02- Parque Nacional dos Fiordes de Kenai

Esse parque tem uma beleza única, que é difícil se encontrar igual. As atividades de turismo englobam, basicamente, andar em meio à natureza do local.

03- Misty Fjords National

Alasca

Com muita vida selvagem e natureza exuberante, o Misty Fjords pode ser visitado tanto por mar, quanto em helicópteros, ambos para observação da paisagem. Já para os mais aventureiros, pode-se andar de kayak!

04- Anchorage Museum

Na cidade mais populosa do Alasca encontra-se o Anchorage Museum. O museu é de arte, de história, de ecologia, de ciência e de etnografia. No prédio, são feitas várias pesquisas envolvendo a terra, o povo e a cultura do Alasca. 

Além das exposições permanentes, também há as temporárias. Então, você poderá ver exposições diferentes a cada vez que visitar o local!

05- Museum of the North

Esse museu engloba, tanto assuntos culturais, quanto assuntos históricos. Ele é propriedade da Universidade do Alasca e fica no campus Fairbanks.

06- Alaska SeaLife Center

Está localizado às margens da Baía da Ressurreição. Não é apenas um aquário para visitação, mas sim, um centro de reabilitação de mamíferos aquáticos do local.

Você pode conhecer ainda mais sobre essa iniciativa no site oficial dela. Garantimos que você terá uma experiência incrível, pois, além de ver de perto vários animais super diferentes, ainda contribuirá para manter essa iniciativa que em muito ajuda aos animais.

07- Kenai Beach

Mas, praia no Alasca? Como assim? Bom, embora não seja muito agradável nadar no frio do Alasca, ainda assim é uma experiência incrível ir à Kenai Beach. A praia é cercada por montanhas e possui um pôr do sol maravilhoso. 

É importante dizer que, por ser muito ao norte do planeta, o pôr do sol acontece em horários bem diferentes dos do Brasil, então, não espere ver o pôr do sol às 18 horas.

08- Alaska Wildlife Conservation Center

O Alasca é um lugar repleto de belezas naturais e o Alaska Wildlife Conservation Center é uma organização que evidencia, ainda mais, esse fato. O lugar é destinado à conservação e aos cuidados aos animais selvagens que ficaram feridos ou órfãos ou viveram em cativeiro. 

Lá, você poderá admirar ursos-pardos, bisões de madeira, raposas vermelhas, alces e diversos outros representantes da vida selvagem. Não perca a oportunidade de estar perto de tanta aventura alasquiana! 

Leia aqui: O que fazer em Nova York: Entretenimento, Compras e Gastronomia

09- Parque Nacional e Reserva de Katmai

O Parque Nacional e Reserva de Katmai é um dos melhores lugares para se ver ursos alasquianos, já que há mais de 2 mil deles na reserva, principalmente os ursos-pardos. Porém, eles não são a única coisa que chama atenção na área.

Os cardumes de salmão, os alces, os lobos, as baleias, as águias e as focas também estão por toda parte, esperando para serem admirados por você! 

O passeio pode ser feito a pé ou a barco e renderá paisagens e momentos maravilhosos à sua viagem.

10- Ver ursos em seu habitat natural

Ver ursos no Alasca é uma excelente forma de aproveitar a viagem. Esses animais selvagens, apesar de parecerem fofos a ponto de nos esquecermos dessa característica, estão bem presentes nesse estado dos EUA. Há inúmeras localidades que permitem esse tipo de aventura por lá, como o Katmai National Park, mencionado acima, e o Redoubt Bay. 

Seu passeio na tentativa de ver os maravilhosos ursos pode ter variadas durações, a depender do local escolhido e da sua disposição. Independente disso, vale muito a pena ter essa experiência! 

11- Aurora boreal em Fairbanks

O Alasca é um dos lugares mais procurados para ver a famosíssima Aurora Boreal, e Fairbanks costuma estar entre as cidades alasquianas mais populares para a observação desse fenômeno natural. Nesse município, suas chances de ver a Aurora Boreal são muito altas, e isso dá maior garantia de que você irá alcançar o objetivo do passeio. 

Esse fenômeno é simplesmente fantástico e, sem sombra de dúvidas, está na lista dos sonhos de boa parte dos viajantes. Então, se essa oportunidade bater à sua porta, não desperdice-a! 

12- Parque Kincaid

Para quem quer curtir esportes de inverno no Alasca, o Parque Kincaid é perfeito. Lá, você poderá esquiar, andar de trenó e aproveitar os períodos de neve na região. Caso vá em meses sem neve, não ficará sem entretenimento, pois o parque tem espaço para caminhar, andar de bicicleta, patinar e jogar golfe.  

13- Vale de Kobuk

Rios, dunas de areia e florestas densas. Esses são alguns exemplos das belezas naturais que esperam por você no Parque Nacional do Vale de Kobuk. Lá, é possível pescar salmões e outras espécies e encontrar castores, ursos, alces e muito mais. 

É um parque lindo e ideal para quem gosta de apreciar a natureza. Você não vai se arrepender de incluir essa atração no seu roteiro

14- Parque Nacional Glacier Bay 

O Parque Nacional Glacier Bay é um prato cheio para os viajantes aventureiros. Trilhas, pesca, floresta, geleiras, fiordes e montanhas são atrações disponíveis para os turistas. Também é possível fazer passeios de barco e ver animais tradicionais da região. 

Devido ao aquecimento global, as geleiras do parque devem derreter em questão de poucos anos (talvez, até menos de 10). Por isso, não perca a chance de vê-las enquanto há tempo!

15- Ferrovias e trilhas para corrida do ouro

A descoberta da existência de ouro no Alasca fez com que a corrida do ouro se iniciasse. Diversas pessoas foram ao território alasquiano à procura desse metal precioso, almejando mudar suas vidas com o dinheiro arrecadado pela venda dele. Ir às ferrovias e trilhas dessa grande corrida e “caça” ao ouro é passar por caminhos históricos e imaginar o que acontecia nesse contexto. 

Os fissurados por história e aventura precisam incluir essa rota ao roteiro, pois é um percurso cheio de diversão, conhecimento e descobertas!

Dicas de restaurantes incríveis no Alasca

A culinária é um prazer à parte durante as viagens, não é mesmo? E no Alasca não é diferente! A culinária de lá tem os peixes e os frutos do mar como base alimentar.

A maioria dos pratos típicos possuem salmão, caranguejo, truta e camarão na composição. Um dos pratos mais conhecidos da região é a sopa de peixe; não deixe de prová-la! 

Confira algumas dicas de ótimos restaurantes alasquianos:

  • Ginger;
  • Crow’s Nest;
  • South Restaurant + Coffeehouse;
  • Jens’ Restaurant ;
  • Glacier Brewhouse;
  • Snow City Cafe;
  • Club Paris;
  • Exit Glacier Salmon Bake;
  • 49th State Brewing ;
  • Gwennie’s Old Alaska Restaurant;
  • Jack Sprat ;
  • Seven Glaciers Restaurant ;
  • Spenard Roadhouse; 
  • Simon & Seafort’s Saloon & Grill. 

Saiba onde se hospedar no Alasca

alasca clima

A sua viagem ao Alasca começa antes mesmo de embarcar. O planejamento da viagem já faz parte da vivência de conhecer esse misterioso destino.

A escolha da hospedagem é um dos primeiros e principais tópicos a serem resolvidos durante o planejamento. Não sabe onde ficar hospedado nesse estado? Relaxe, pois aqui estão algumas recomendações: 

  • Alyeska Resort (Anchorage);
  • Maria’s Creekside BB (Anchorage);
  • Denali Overlook Inn (Talkeetna);
  • Alaskan Suites (Homer);
  • Best Western Grandma’s Feather Bed (Juneau);
  • Land’s End Resort (Homer);
  • Marriott Anchorage Downtown (Anchorage);
  • Baycrest Lodge (Homer);
  • Caribou Cabins (Tok);
  • Courtyard by Marriott Anchorage Airport (Anchorage);
  • Westmark Fairbanks Hotel & Conference Center (Fairbanks);
  • Hyatt Place Anchorage-Midtown (Anchorage);
  • Pike’s Waterfront Lodge (Fairbanks).

Entenda como é viajar com crianças para o Alasca

Muitos turistas têm dúvidas quanto à ida de crianças para o Alasca. Deve-se levar os pequenos para um lugar tão singular? A resposta é sim! O estado possui tantas belezas e atrações que qualquer criança ficará encantada ao visitá-lo. 

Por lá, tem opções de comida que agradam o paladar infantil, parquinhos em muitas praças e cidades alasquianas e lojas com vários brinquedos à venda. Então, imagine só o quão memorável será essa viagem para seu filho? 

Com tanto entretenimento, animais diferentes dos encontrados no cotidiano e paisagens incríveis, não há criança que não se renda ao inesquecível Alasca! Leve seu pequeno e permita que ele crie lindas lembranças nesse lugar estadunidense.  

Dicas sobre o que fazer próximo ao Alasca 

Em uma viagem internacional você deve aproveitar ao máximo tudo que o destino tem a oferecer, incluindo as atrações próximas ao local. Pensando nisso, separei algumas dicas sobre os principais programas próximos ao Alasca. Vamos lá?

Waterton Lakes National Park

O Waterton Lakes National Park, ou Parque Nacional dos Lagos Waterton, é um parque muito bonito, conhecido pelas suas paisagens e localizado na fronteira entre Canadá e Estados Unidos.

Suas paisagens montanhosas, rodeadas de lagos de água cristalina, atraem visitantes durante todo o ano, especialmente na primavera. Algumas pessoas buscam o parque para fazer passeios à cavalo, realizar cerimônias ou ter um dia relaxante com a família.

O parque conta, além das belezas naturais, com restaurante, spa, bar, passeios guiados e muito mais. É considerado como um Sìtio de Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Victoria (na Ilha de Vancouver)

Que tal viver um misto da experiência canadense e britânica em um único lugar? É isso que os visitantes de Victoria, na Ilha de Vancouver, têm ao visitar a charmosa cidade. Victoria é a capital da Colúmbia Britânica, e algumas tradições do Velho Mundo permaneceram na localidade.

É muito comum, por exemplo, ser servido o chá no final da tarde. Mas a arquitetura vitoriana, presente em toda a cidade, é o que traz toda a tradição da Inglaterra para Victoria. Em especial o Parlamento da Colúmbia Britânica, um prédio lindo, imponente, cercado de jardins e que chama a atenção de longe pela sua cúpula.

O acesso a Victoria para quem está no Alasca deve ser via avião. Mas se você já estiver na Ilha de Vancouver, o acesso se dá via terra. Para as regiões próximas de Vancouver, há a opção de balsa.

Glacier National Park

alasca curiosidades

O Glacier National Park é um parque muito belo, de paisagens montanhosas, que faz divisa com o Waterton Lakes National Park. Por isso, acabam sendo parecidos, sendo o Glacier localizado em solo estadunidense, e o Waterton em solo canadense.

Localizado no estado de Montana, o Glacier National Park possui lagos de águas cristalinas e oferece ao visitante a possibilidade de ver de perto uma fauna selvagem, como alces e águias. A Going-to-the-Sun Road é uma estrada que passa por todo o parque e facilita o circuito dentro dele.

É uma boa pedida para quem está no Alasca e quer esticar a viagem em outra região.

Parques Jasper, Yoho e Banff

Os Parques das Montanhas Rochosas Canadenses são um conjunto de parques localizados na parte mais montanhosa do Canadá e agrupam uma série de paisagens arrebatadoras. Nesse conjunto estão localizados os parques Jasper, Yojo e Banff.

O Parque Jasper chama a atenção pelos seus pinheiros que cercam um lago de águas límpidas, onde é possível encontrar alguns animais como antílopes se refrescando. É o maior dos parques e abriga o Campo de Gelo de Columbia, uma extensa massa de gelo.

Já o Parque Yoho é cercado por montanhas mais altas, com seu pico coberto de neve. Essas montanhas são espelhadas nos lagos de águas azuladas presentes no parque. Nele também é possível encontrar quedas d’água e acessar mirantes panorâmicos.

Por fim, o Parque Banff chama a atenção pelos seus lagos, onde é possível fazer atividades como canoagem. As águas ali encontradas são incrivelmente azuis, sendo que em alguns locais do parque possuem fontes de águas termais.

Whistler

Tal como o Alasca, Whistler é um local para quem gosta de neve. A charmosa localidade canadense que foi palco das Olimpíadas de Inverno de 2010.

A comunidade de Whistler é considerada muito acolhedora e a experiência promete ser incrível. A cidade em si já é um atrativo: são muitas vilas e resorts, um paraíso completo para uma estadia de qualidade.

Mas para além disso, Whistler conta com chamativas florestas de pinus, lagos de águas brilhantes, montanhas imensas, muitas opções de trilhas e também de estações de ski.

Parques Nacionais Mount Rainier

O Parque Nacional Mount Rainier é um parque em Washington, EUA. Nele são realizadas diversas excursões de curiosos pelo Mount Rainier, um vulcão com 4.400 metros acima do nível do mar.

No parque é possível fazer caminhadas, passar por trilhas, se deslumbrar pelas paisagens e praticar esportes radicais. Muitos visitantes fazem escaladas ou hiking.

A flora e a fauna também impressionam, com flores e plantas típicas da região, e animais como pumas, ursos, veados e uma extensa gama de aves.

Saiba quanto custa uma viagem para o Alasca

Se você se interessou pelas atrações do Alasca e seus arredores, chegou a hora de se atentar para o planejamento da sua viagem, principalmente financeiramente.

Uma viagem hoje para o Alasca tem saído a partir de 4 mil reais por trecho, ou seja, somente ida ou volta do translado Brasil – Alasca. Esse preço pode variar de acordo com o seu planejamento – se é antecipado ou não-, uso de milhas ou preço de temporada.

As refeições nos estados americanos costumam ficar na média de 10 dólares cada, refeições essas com maior sustância, como almoço ou jantar em um restaurante.

As atrações no Alasca tem preço médio de 10 a 15 dólares. Já o transporte para circular pela região tende a ficar a partir dos 200 dólares.

Dicas para uma viagem econômica ao Alasca

Você pode seguir algumas dicas para ter uma viagem econômica para o Alasca. Confira:

  • Uma viagem planejada com antecedência tende a sair mais barata. Por isso, faça esse planejamento com pelo menos 6 meses da data prevista;
  • Pesquise hostels ou outras opções mais baratas de hospedagens;
  • O Alasca tem atrações gratuitas e pagas. Que tal balancear entre elas, assim economizando em alguns programas?
  • Opte por refeições mais baratas por alguns dias, para assim investir melhor em idas a restaurantes tradicionais e elogiados da região
  • Fuja dos planos roaming internacionais da sua operadora brasileira, pois ao chegar ao Brasil sua conta te dará uma surpresa nada agradável. Adquira o seu chip internacional EUA  4G com conexão ilimitada e chegue conectado. 

Saiba como são as noites no Alasca

alasca aurora boreal

As noites no Alasca são um caso à parte para nós, brasileiros. Isso porque o estado americano está localizado muito acima no globo, o que faz com que aquilo que conhecemos como dia e noite seja bastante diferente, bem como permite que a região seja palco de alguns fenômenos naturais.

Os mais conhecidos desses fenômenos são a Aurora Boreal, onde luzes impressionantes aparecem no céu escuro, e o Sol da Meia-Noite, onde o sol não se põe completamente em nenhuma hora da noite durante o verão. Há também o fenômeno oposto, a Noite Polar, onde as noites no inverno ficam muito longas.

As temperaturas noturnas no Alasca são bastante baixas, especialmente no inverno. Isso requer um cuidado especial com agasalho, alimentação e abrigo.

Conclusão

Viu só? O Alasca é um estado muito interessante e não é apenas gelo. Você se interessou em visitar o Alasca? Conta pra gente! 

Nós gostamos de sempre saber da opinião de vocês, nossos leitores e, além disso, gostamos de indicar sempre lugares que farão sua viagem ser incrível. Além desse conteúdo, temos muito mais no nosso blog, então, não perca nada! 
Depois desse texto, veja todo o nosso conteúdo e se inspire! Não se esqueça que, apesar de estar em um local mais isolado, você não precisará ficar desconectado, é só levar seu América Chip!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Teatro Colón: História, Arquitetura, Visitação e Programação

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

O Melhor do Caribe: Praias, Vida Noturna e 24 Melhores Destinos [Guia]

Apaixone-se por Versalhes: Cultura, Melhores Pontos Turísticos, Vida Noturna e Guia Completo

Leia mais

A moeda chilena, o peso chileno (CLP), é essencial para sua viagem ao Chile. Descubra como trocar dinheiro com as melhores taxas, conheça as cédulas e moedas em circulação e aproveite ao máximo s(...)

Leia mais

Ao planejar sua viagem para Mendoza, prepare-se para explorar vinícolas icônicas, admirar a imponente Cordilheira dos Andes e se perder nas belezas naturais da região. Mendoza é um destino que pr(...)

Leia mais

Quer economizar na sua próxima viagem à Argentina? Descubra tudo sobre o peso argentino, desde suas características até as melhores formas de câmbio. Evite surpresas e aproveite cada detalhe dess(...)

Leia mais

Conheça Alexandria, uma cidade que, sem deixar sua história (e a do país) de lado, oferece a cada um de seus visitantes uma experiência de viagem única no Egito. A cidade de Alexandria, que se es(...)

Leia mais

A cidade de Málaga fica no sul da Espanha, mais precisamente na comunidade autônoma de Andaluzia. É uma cidade com muita, mas muita história e que remonta a mais de 2.800 anos. Por isso, hoje vam(...)

Leia mais

O repetidor de sinal Wi-Fi amplia a cobertura de internet em casas, escritórios, empresas, ambientes industriais, lojas, áreas externas e espaços públicos, garantindo uma conexão mais estável e r(...)

Leia mais

A capital da Armênia, Yerevan, é uma cidade histórica e com mais de 2.800 anos de existência. Aliás, ela é considerada uma das cidades mais antigas do mundo com ocupação contínua, mas que chama a(...)

Leia mais

Localizada ao sul da França, Cassis é uma cidade litorânea caracterizada pelos seus bons vinhos, falésias coloridas e calanques surpreendentes.  A França é um país que sempre tem mais a ofer(...)

Leia mais
Compre agora pelo WhatsApp