Descubra Como Planejar Uma Viagem Internacional Para Garantir Férias Incríveis

como planejar uma viagem do zero

Saber como planejar uma viagem internacional é importante para que a sua experiência seja inesquecível. Até mesmo para os viajantes mais experientes dentro do Brasil, quando vamos organizar uma viagem para o exterior, precisamos fazer um checklist para não esquecer nenhum detalhe.

Viajar para o exterior com um chip internacional também é uma boa pedida para chegar no destino já conectado e não depender de redes de Wi-Fi do aeroporto, que são redes não protegidas. 

Como planejar uma viagem internacional durante a pandemia?

Depois de 2020, o cenário para as viagens internacionais mudou drasticamente com a chegada do novo Coronavírus. E assim todo o planejamento a partir disso, deve ser organizado de acordo com as variáveis que podem aparecer.

E como a pandemia ainda não terminou, saber de tudo que é necessário para viajar nesse contexto, é o que vai garantir o passeio perfeito. Por isso, vamos a alguns checklists que não podem faltar.

Assim que definir o local da viagem, confira as regras sanitárias que o país está adotando, desde de como é a entrada até como é o ideal se portar nos locais que irá visitar. Isso porque alguns países ainda exigem que turistas brasileiros façam um período de quarentena em países que estão com baixa em relação ao vírus.

Então é importante se atentar para que consiga fazer o planejamento dentro dessas regras. Sem contar que o Brasil, exige que para saída se tenha ou o comprovante de vacina com todas as doses tomadas ou então o teste com resultado negativo para doença. 

Não se esqueça também que durante esse período, deve-se ainda utilizar os equipamentos de proteção, principalmente nos locais fechados, como aeroportos, avião, restaurantes e comércios. E um detalhe que não pode faltar é que se não possuir passaporte e/ou visto, tente providenciar o quanto antes, porque esses processos ficaram mais demorados depois da pandemia.

Quanto tempo leva para planejar uma viagem internacional?

São tantas coisas para providenciar ao realizar uma viagem internacional que pensar nos prazos de planejamento é extremamente importante. Para você ter uma ideia, o calendário de viagem deve ser desenvolvido com pelo menos um ano de antecedência. 

É nesta hora que você decide o destino da sua viagem, qual orçamento disponível, qual a melhor data em relação ao local visitado, se irá viajar nas férias ou fora de temporada. Também é hora de checar toda a documentação necessária como RGs atualizados, validade do passaporte ou se será necessário a apresentação do visto. 

Como planejar uma viagem internacional: 28 dicas

como planejar uma viagem internacional sozinha

As dicas certas vão garantir que você não se esqueça de nenhum requisito importante para a sua viagem. Sem contar que assim, ganha-se tempo e otimiza-se todo o processo de preparação.

Pensando nisso, preparamos uma lista de dicas de como planejar uma viagem internacional, de forma simples e prática. Confira!

1 – Determine o seu roteiro

O primeiro passo para saber como planejar uma viagem internacional é escolher o destino do seu roteiro. Que lugares você deseja conhecer? 

Para saber qual o melhor lugar para fazer a primeira viagem internacional a nossa dica é: escolha um país que você se sinta confortável com a língua ou tenha o sonho de conhecer.

Pensar em um destino na América Latina para a sua primeira viagem para o exterior pode ser o ideal, porque as passagens são mais baratas, o real é valorizado, o tempo de voo é mais curto e não é necessário visto. 

Entre as viagens internacionais mais baratas estão Buenos Aires e Bariloche na Argentina e, Montevidéu e Punta del Este no Uruguai. Além de destinos baratos para viajar, as cidades são lindas e com uma gastronomia incrível.  

2 – Pesquise e compre sua passagem

Um requisito que não pode faltar é a compra das passagens, mas deixar para última hora e não pesquisar as melhores ofertas não é uma boa ideia. O ideal é que você coloque essa tarefa como uma das prioridades no seu planejamento.

E uma boa escolha para começar suas pesquisas é em sites de confiança que irão garantir as melhores oportunidades, e o melhor lugar com certeza é onde se tem o melhor preço e segurança do serviço, não é mesmo? Por isso, a Passagens Promo é tão dedicada em tornar sua compra dessa passagem muito mais facilitada em todos os sentidos.

3 – Escolha a melhor hospedagem 

E quando o destino e datas estão já bem definidos, outro pilar que não pode faltar é onde vai ser a sua hospedagem. E para isso, vale a pena pesquisar sobretudo, experiências de outros hospedes, os valores, localidade e atendimento da equipe de serviço.

O site El Quarto é o lugar perfeito para suas pesquisas de hospedagens, já que por meio de uma seleção você consegue filtrar o lugar que mais se encaixa com você. O melhor preço dos locais mais confortáveis e bem localizados você também encontra nele. Tudo para que sua experiência de planejar uma viagem internacional se torne ainda mais especial.

4 – Lembre-se do seguro de viagem  

AMERICACHIP10 seguro viagem

E algo que realmente não pode faltar é segurança quando o assunto é viagem. E muitos turistas pecam em não ignorar a contratação de um seguro de viagem e acabam levando futuros prejuízos. 

Um seguro de viagem é o que vai garantir, que caso aconteça algum imprevisto, você fique resguardado e os seus bens também. E a Seguros Promo é especializada há anos em levar mais seguranças para turistas pelo mundo todo, pois com os seus planos conseguem atender tudo que for necessário. Garantindo mais tranquilidade em seu passeio para um país diferente.

5 – Informe-se sobre o clima no destino

Algo que sempre é importante analisar quando se pensa como planejar uma viagem internacional é como é o clima do lugar. Isso é muito relevante, pois o tempo climático pode definir muitas variáveis da sua viagem como os lugares a serem visitados, roupas apropriadas para vestir, entre outros itens.

Já imaginou querer conhecer a neve na europa e se deparar com altas temperaturas? Frustrante não é? Mas pode acontecer já aqui no Brasil as estações são o inverso, quando é inverno lá está verão? A probabilidade disso acontecer é muito pequena. Sendo assim, alinhar seus objetivos com o clima é tão importante, para se assegurar que tudo sairá como o planejado. 

6 – Descubra como fazer as malas para viagem internacional

fazer as malas para viagem

Antes de descobrir como fazer a primeira viagem internacional, você deve saber qual o limite de bagagens poderá levar. 

Normalmente as companhias permitem que você viaje com uma mala de mão (10 kg) e uma mala de porão (23kg). Mas isso vai depender do destino escolhido. 

É importante que você não leve muita coisa para não precisar carregar malas pesadas. Escolha roupas que combinem entre si, para que você possa repeti-las.

Outros itens que não podem faltar são passaporte, identidade, celular, carregador de celular, protetor solar, escova e pasta de dente, pijama, etc. 

Lembre-se também que não é possível levar perfumes, remédios e líquidos maiores de 100 ml na bagagem de mão. 

7 – Saiba como se locomover na cidade

Depois que você determinou o local da viagem, pode pesquisar qual a melhor forma de se locomover na cidade: transporte público (ônibus, metrô, tram), ônibus de turismo panorâmico (Hop-on hop-off), Uber ou táxi. 

Você também pode aproveitar para explorar a cidade a pé e fazer um roteiro diferente todo o dia. 

Liste os lugares que quer conhecer e monte um roteiro com os endereços pelo Google Maps, super prático e fácil de utilizar.

8 – Compre um Chip Internacional

Comunicar a família que chegou bem, compartilhar as fotos nas redes sociais, pesquisar endereços, ver qual transporte pegar ou reservar restaurantes, essas são algumas coisas que você vai precisar fazer ao chegar em seu país de destino. 

Sem um chip internacional sua viagem pode ser bem complicada.O ideal é que você compre o seu chip já no Brasil desta forma, você já chega conectado. Na America Chip você tem internet 4G ilimitada para mais de 200 países. Confira os planos disponíveis:

  • Planos EUA: Você encontra três modalidades de planos que oferecem internet 4G e ligações com preço máximo de U $36;
  • Plano Europa: você encontra um plano com internet 4G ilimitada e ligações por apenas U$44;
  • Plano América do Sul, Central e Caribe: Por apenas  U$49 você tem internet 4G ilimitada;
  • Planos Mundi: chip para mais de 200 países com internet 4G ilimitada por apenas U$55.

9 – Confira quais países exigem visto

Alguns países exigem um visto de turismo para entrada no país. É o caso dos Estados Unidos e Canadá. E você precisará ter passaporte e fazer o pedido do visto no Consulado dos países no Brasil.

Para descobrir quais os documentos necessários para uma viagem internacional, você deve entrar no site de turismo do país de destino. 

Para os países da América do Sul não é necessário nem o passaporte, apenas uma identidade com foto recente. 

Essa é uma grande vantagem de viajar para Argentina, Uruguai, Chile e Peru, por exemplo. Para esses destinos é possível fazer uma viagem internacional com pouco dinheiro e não é preciso visto de turismo. 

Já para viajar para Europa a turismo não é necessário visto para viagens com duração menor de 90 dias (3 meses). 

Entretanto, é obrigatório ter um passaporte e um seguro de viagem que cubra pelo menos € 30 mil euros de despesas médicas no continente europeu. 

10 – Certifique-se que o seu passaporte está em dia

viagem internacional o que precisa

Se você ainda não tem um passaporte precisa fazer um, o agendamento é feito pelo site da Polícia Federal. O valor do passaporte é de R$ 257,25 reais. 

Para quem já tem o passaporte, verifique qual a validade do mesmo e veja se é preciso renová-lo. O ideal é que a validade dele seja superior a seis meses na data da sua viagem. 

Veja tudo isso com antecedência, para ter tempo de fazer e retirar o passaporte antes da viagem. 

11 – Verifique as vacinas necessárias

Para alguns países, é necessário levar sua carteirinha de vacinação ou fazer uma carteira de vacinação internacional (gratuita no SUS). 

Entre as principais vacinas exigidas são da febre amarela, malária e sarampo. Mas tudo vai depender do destino escolhido. 

Antes de viajar, verifique se todas as suas vacinas estão em dia e procure um posto de saúde com pelo menos duas semanas antes da sua viagem, para que as vacinas façam efeito e você fique protegido. 

12 – Verifique os documentos necessários para a imigração

o que levar em uma viagem internacional

Cada país pede documentos diferentes para passar na imigração, mas de modo geral você precisará ter em mãos: 

  • Comprovante da passagem de volta;
  • Reserva do hotel, Airbnb ou carta convite de um amigo;
  • Comprovantes financeiros para se manter no país;
  • Saber a lista dos lugares que vai visitar.

Normalmente os policiais da imigração perguntam quanto tempo você vai ficar no país, o que irá fazer lá e quanto dinheiro está levando. 

Fique tranquilo e responda calmamente todas as perguntas feitas. Nunca faça movimentos bruscos, brincadeiras e mexa na sua bolsa ou mochila. Tenha todos os papéis em mãos (menos dinheiro). 

13 – Use tags para identificação da bagagem

Como planejar uma viagem internacional não é algo assim tão simples, os detalhes podem te escapar. Como, por exemplo: usar as tags para identificação de bagagem.

 A dica é colocar alguma fita colorida na alça para que você consiga localizar sua mala na esteira do aeroporto. 

Use também um cadeado na mala para que ela não seja aberta por ninguém. 

14 – Não esqueça a bagagem de mão

Na bagagem de mão (mala menor), você deve levar sempre uma muda de roupa, um casaco, remédios, etc. 

Os seus documentos pessoais, dinheiro e cartões de crédito devem estar junto do seu corpo em uma doleira ou carteira. Jamais deixe seu passaporte e carteira na mochila e longe de você.

Tenha muita atenção aos seus pertences pessoais para que não sejam furtados. 

15 – Lembre-se de usar pulseiras de identificação nas crianças

identificacao nas criancas

Se você for fazer uma viagem internacional com crianças, é importante que use pulseiras de identificação, com o nome da criança e um contato telefônico. 

Ensine as crianças um ponto de encontro, caso se perderem e que devem pedir ajuda sempre para um policial ou segurança. 

16 – Leve dinheiro suficiente ou cartões de débito e crédito

Calcule quanto você precisará de dinheiro para sua viagem para o exterior. Leia em sites e blogs quanto é necessário por dia para fazer as refeições, passeios e compras. 

Fale com seu gerente do banco antes da viagem para que ele possa autorizar seu cartão de crédito para uso no exterior. Se tiver mais de um, melhor para garantir que ele funcione no exterior. 

O que puder pagar antes da viagem é melhor, como é o caso do hotel. 

Leve um pouco de dinheiro na moeda local do país (troque em casas de câmbio de confiança) e o resto no cartão bancário. 

17 – Utilize um adaptador universal de tomada

Outra dica importante para quem quer saber como planejar uma viagem internacional, é conhecer qual a tomada do país de destino para saber se é necessário levar um adaptador universal de tomada. 

Você pode comprar no aeroporto na chegada ou então pela internet e receber em casa antes da sua viagem. 

18 – Aproveite os programas de milhagem

Dentre as muitas dúvidas dos viajantes de primeira viagem está: como planejar uma viagem internacional econômica. Os programas de milhagem podem te ajudar nisso.

Se você possui cartão de crédito ou viaja bastante dentro do Brasil pode aproveitar suas milhas para pagar parte da viagem. 

Você pode acessar seus pontos pelo banco e ver se tem milhas disponíveis para viajar.

19 – Calcule os custos da sua viagem internacional

No seu planejamento antes da viagem, deve pesquisar em quais os países que o real vale mais, quanto está o câmbio do dia e pesquisar qual o melhor dia para comprar a moeda (pesos, dólar, euro, etc).

Normalmente nos países da América Latina, o real vale mais que o peso. Veja a cotação do dia, pesquise quanto irá gastar e quanto precisará levar de dinheiro. 

Nunca troque dinheiro na rua e evite dar notas grandes. Por exemplo, se for para a Argentina, nunca dê uma nota de 100 pesos para o taxista. De notas pequenas ou pague exatamente o valor da corrida. Conheço casos de pessoas que receberam notas falsas como troco. 

Não mostre a quantidade de dinheiro que tem na carteira e divida seu dinheiro em lugares diferentes. 

Se for viajar em casal, divida o dinheiro em duas doleiras (aquelas pochetes bem finas que vão dentro da calça), uma para cada. 

Dessa forma, você está mais seguro e seu dinheiro sempre junto do corpo. Também é possível deixar uma nota menor de dinheiro na carteira ou no bolso, para compras rápidas.  

Ter atenção é importante em qualquer viagem internacional ou mesmo nacional. Fique sempre esperto.

20 – Pesquise eventos e shows com antecedência e compre ingressos online

como planeja uma viagem internacional

Se você quer ter uma experiência cultural, pesquise qual a agenda da cidade, quais shows irão acontecer, peças de teatro, etc. 

Compre os bilhetes com antecedência pela internet e leve impresso o voucher. 

Isso vale também para museus, atrações como jantares com tango, por exemplo. 

Cada cidade terá uma lista imensa de atrações e você deve pesquisar o que mais gosta de fazer e que experiências quer ter.

21 – Leve uma boa câmera ou celular para registrar cada momento

Por último e não menos importante, leve uma boa câmera ou celular para registrar cada momento da sua viagem internacional. 

Se for levar apenas o celular, veja se ele tem espaço suficiente para novas fotos, apague aplicativos que não usa e faça um backup de tudo no seu computador antes da viagem. 

22 – Dicas de como comprar pacotes de viagem internacional

Os pacotes de viagem são uma ótima opção para economizar, porém você precisa ficar atento para encontrar as melhores opções. A primeira dica é: não feche o primeiro pacote que encontrar, pesquise. Você já passou por uma agência de viagens, viu aquela foto incrível, de um lugar maravilhoso com um preço muito bom? A tentação é grande, mas você deve evitar entrar e fechar. Com certeza existem pacotes mais vantajosos para você. Pesquise, pois vai valer a pena.

Lembre-se de contratar uma agência de qualidade e credibilidade. Existem muitos golpistas por aí. Avalie se a empresa é segura e confiável e  se tem problemas na justiça. Confira também se tudo que está incluso no pacote irá lhe atender: translado, alimentação e passeios. Não existe nada pior que contar com algo e na última hora perceber que o pacote não dá direito a algo que você precisa.

23 – Armazene arquivos e documentos necessários em nuvem

Uma viagem internacional geralmente demanda muitos documentos e arquivos, na maioria impressos. Porém, algo que pode facilitar muito e ainda garantir mais segurança em caso de perda, é o armazenamento na nuvem.

Essa digitalização pode ajudar muito para não se perder em meio aos papéis, sem contar que com apenas um clique você consegue baixar, e ainda se for necessário pode imprimir. Vale a pena se atentar a esse detalhe. Confira alguns dos melhores serviços de armazenamento de arquivos na nuvem: 

  • Google Drive;
  • Amazon Cloud Drive;
  • Box Drive;
  • Dropbox .

24 – Utilize mapas offline

Se localizar desde de sempre é algo que todos buscam, principalmente para explorar um lugar novo. Saber pontos de referências, lugares estratégicos, ruas e avenidas é essencial para que não fique perdido.

Mas como tudo nessa nova era, podemos usar a tecnologia ao nosso favor, e os mapas offline nos guiam fortemente em todos os lugares. E se tratando de um país diferente é interessante que se utilize para evitar transtornos em ficar sem localização.  

25 – Utilize aplicativos de viagem

Em uma viagem internacional tudo que puder fazer para facilitar é bem vindo. E podemos utilizar muito da tecnologia ao nosso favor, pois isso os aplicativos de viagem são perfeitos para esses momentos. 

Eles vão te ajudar em todo o planejamento, pois possuem vários checklist  de tarefas que precisa realizar antes da viagem, com datas e lista. Para os amantes de organização é uma opção maravilhosa. Entre os aplicativos viagem mais utilizados podemos destacar:

  • DogHero;
  • Airbnb;
  • Google Maps;
  • Google Tradutor;
  • XE Currency.

26 – Elabore uma agenda flexível 

Uma agenda flexível pode ajudar muito quando o assunto é planejar uma viagem internacional. Pois com mais datas disponíveis é mais fácil achar opções de hotéis, passagens e passeios mais econômicos.

Sem contar que agendas que permitem viagens fora de temporadas possuem diversos benefícios além dos valores, como lugares não lotados e melhores atendimentos. Se puder, tente planejar a viagem baseando em pelo menos duas datas diferentes para ter comparação e escolher o melhor momento. 

27 – Pesquise sobre os costumes e idiomas

Não há como planejar uma viagem internacional completa sem levar em conta pesquisas relativas a costumes e idiomas falados no país de destino. Isso pode evitar que você se envolva em problemas, inclusive legais, pois alguns países têm regras de condutas rigorosas.

Idiomas, costumes e cultura local são coisas que irão te cercar em todo tempo, por isso saber previamente como funciona pode ajudar bastante. 

E com certeza ir um pouco mais preparado pode diminuir os estranhamentos e fazer com que você aproveite por completo tudo que o país oferece. Então mergulhe no novo universo e comece a explorar de casa mesmo o que você em breve irá experimentar. 

38 – Pesquise sobre onde comer: comidas típicas

Como planejar uma viagem internacional com pouco dinheiro comida tipica

Para muitos, uma das partes mais relevantes de uma viagem é experimentar as comidas típicas. E sem dúvidas é uma parte deliciosa, literalmente, mas saber sobre os melhores lugares pode fazer toda diferença. 
Pesquise tudo sobre os lugares onde comer, desde o cardápio até o valores e não deixe de olhar os comentários de quem já visitou esses lugares. Isso tudo pode ser feito pela internet e aqui mesmo no blog da America Chip você encontra várias recomendações de lugares em muitos países.

Dicas bônus: Como planejar uma viagem internacional com pouco dinheiro

Veja dicas para economizar e gastar pouco dinheiro na viagem internacional:

1 – Fuja da alta temporada

Para economizar, pesquise quais os meses de baixa temporada e qual o mês mais barato para viajar para Europa, Estados Unidos, América do Sul ou qualquer destino. 

2 – Fuja das cidades e grandes centros

Viajar para cidades menores pode ser bem mais barato que as capitais e grandes centros. Faça uma programação e veja quanto vai gastar em cada atração. 

3 – Escolha destinos baratos

Pesquise quais os destinos mais baratos para viajar e explorar. Buenos Aires e Mendoza na Argentina, por exemplo, Cusco e Lima, no Peru, entre outros. 

Veja os custos das passagens, hotel e seguro de viagem antes de fechar o pacote e veja qual a melhor época para economizar. 

4 – Pesquise restaurantes e eventos mais em conta

No TripAdvisor você pode pesquisar restaurantes com preços moderados, ou então escolher as tradicionais redes de fast food para economizar na viagem.

Se não tiver dinheiro para entrar em museus e atrações, passeie pelos parques, praças e áreas verdes. Admire a arquitetura local e explore a cidade a pé, com certeza você vai descobrir lugares incríveis!

Tudo pronto para viagem? Agora que você já sabe como planejar uma viagem internacional, não esqueça de comprar o seu chip Internacional. 

Melhores destinos para primeira viagem internacional

Agora que te passamos todas as dicas para realizar uma viagem internacional fantástica não poderíamos deixar de indicar alguns destinos que você deve colocar na sua listinha de lugares incríveis para visitar. Confira!

Paris (França) 

viagem internacional jardins de versailles

Quando se pensa em Paris logo vem à mente o romantismo, casais de namorados tirando fotos na torre Eiffel. De fato Paris é o lugar mais romântico do mundo. Um passeio de mãos dadas nos  jardins de Versailles ou nos jardins de Latour-Marliac em Giverny é incrível e marca a vida de qualquer casal. 

Porém, Paris é muito mais que isso. Sabia que tem lindas praias por lá? Isso mesmo, nas praias de Paris você encontra areias finas, espumantes águas do Mediterrâneoe e paisagens espetaculares. Além disso, Paris é o país das artes. São mais de 30.000 obras de arte inestimáveis que incluem obras-primas como Leonardo da Vinci, Raphael, Caravaggio e Rembrandt. 

Barcelona (Espanha)

O que não faltam são motivos para ir a Barcelona. A ousadia de seus arquitetos que levaram o modernismo às últimas consequências, fizeram de Barcelona um lugar único. 

Entre os pontos turísticos mais famosos estão a basílica da Sagrada Família de Antonio Gaudí projetada pelo arquiteto mestre Antonio Gaudí, Las Ramblas,  a rua mais famosa de Barcelona, a fonte Mágica de Montjuïc e a Casa Milà.

Londres (Reino Unido)

Londres é realmente incrível e com certeza você terá muito o que fazer. Trata-se da maior cidade da Europa e possui mais  300 museus e 1800 parques. 

E a vida noturna é fantástica, tem bares e teatros para todos os gostos e bolsos! Não tem como não se sentir vivo em Londres.

Sydney (Austrália)

Sydney é sem dúvida a cidade mais populosa da Austrália. A cidade oferece lazer, entretenimento e diversão para todos os gostos. Pode ter certeza que você terá experiências únicas em Sydney. 

A cidade possui dezenas de praias que  são muito movimentadas e atendem a todo tipo de turista, desde os mais tranquilos aos mais radicais. Entre as praias mais indicadas para realizar esportes aquáticos estão Bronte Beach, Palm Beach, Bondi Beach e Manly Beach. Na vida noturna de Sydney você encontra  centenas de bares, pubs, clubes, casas noturnas e  cassinos.

Veneza (Itália) 

viagem internacional veneza

Veneza é mágica. Se você ainda não se apaixonou, deixe para fazer isso em Veneza, certamente será muito mais intenso. Entre os lugares para visitar em Veneza estão os  grandes museus como o Accademia, o Ca’Rezzonico, o Peggy Guggenheim ou o Punta della Dogana. 

Para os que gostam de massa, a gastronomia de Veneza tem o seu lugar. Prepara-se para degustar de deliciosas pizzas al taglio,  cicchetos ou as famosas tapas italianas.

Conclusão

Viajar é tudo de bom! Economize, guarde dinheiro e faça uma viagem internacional nas suas  próximas férias. Pesquise bastante sobre como planejar uma viagem internacional, leia blogs, vejas as atrações locais e faça uma lista com tudo que quer visitar. 

Viajar faz a gente abrir os horizontes, conhecer novas culturas, novas gastronomias, você vai voltar cheio de história para contar e com o gostinho de quero mais. 

2 thoughts on “Descubra Como Planejar Uma Viagem Internacional Para Garantir Férias Incríveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.