Roteiros

A Bela Cinque Terre: História, Curiosidades e os 15 Melhores Pontos Turísticos

Cinque Terre

Você está planejando uma viagem para Itália? Conheça a região italiana de Cinque Terre que é belíssima e recebe milhares de turistas todos os anos.

O nome Cinque Terre se traduz como “Cinco Terras” e se refere às cinco aldeias coloridas que ficam na costa e compõem a área. São elas: Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.

A região é muito conhecida por sua beleza natural e pelas falésias impressionantes e trilhas sensacionais.

Cinque Terre: História e fatos curiosos

A história de Cinque Terre é secular. Aliás, sua área é habitada desde os tempos antigos e existem evidências de que a região foi colonizada pelos etruscos, uma antiga civilização anterior ao Império Romano. Por ficar na costa, a região tem uma longa história de atividade marítima e suas aldeias eram originalmente comunidades de pescadores.

Já durante a Idade Média, a região estava sob o controle de várias repúblicas marítimas, incluindo Gênova e Pisa. As aldeias de Cinque Terre desempenharam um papel significativo como entrepostos comerciais e portos, contribuindo para a prosperidade econômica da região.

Entretanto, suas vilas costeiras enfrentaram ameaças de todos os tipos. De piratas a invasões e, com a intenção de proteger, os habitantes construíram fortificações defensivas, como torres de vigia e muros. Essas estruturas ainda podem ser vistas hoje e contribuem para o charme único da região.

Uma curiosidade é que em 1997, Cinque Terre foi designada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Outro fato interessante é que a população de Cinque Terre tem uma longa tradição no artesanato. E isso pode ser visto nas construções, pois as aldeias são enfeitadas com azulejos coloridos, conhecidos como “le piastrelle”, feitos à mão por artesãos locais. Esses azulejos são primorosamente pintados e muitas vezes retratam temas marítimos ou tradições locais.

Além disso, a região italiana também é mundialmente conhecida por sua produção de azeite de alta qualidade. As encostas em socalcos são pontilhadas de olivais, e as azeitonas são colhidas e prensadas para produzir o famoso azeite da Ligúria, conhecido por seu sabor delicado.

Roma: História, Curiosidades,Vida Noturna e Dicas de Viagem

America Chip: Conexão 5G em Cinque Terre

America Chip Conexão 5G em Cinque Terre

A experiência de Cinque Terre pode não ser a mais proveitosa possível se você não tiver acesso à internet. Essa ferramenta é um auxílio e tanto para os viajantes, já que permite a utilização de aplicativos de localização, pesquisa, transporte e comunicação, evitando qualquer tipo de perrengue. 

Além disso, ter uma internet de qualidade é fundamental para manter o contato com os familiares e os amigos que ficaram no Brasil, para matar a saudade e compartilhar fotos e vídeos da viagem. 

Os chips da America Chip disponibilizam a melhor internet 5G para a sua viagem internacional. E você pode adquirir nossos serviços em duas modalidades de chip: físico ou virtual. 

Chip Físico

O Chip Físico é a versão tradicional de chip, ainda sendo bastante utilizado pelos viajantes. Se optar por ele, a equipe da America Chip enviará para a sua casa, com a intenção de proporcionar maior comodidade e praticidade a você. 

Ele é enviado com três tamanhos distintos, para servir em qualquer aparelho celular. Além disso, o chip pode ser ativado facilmente, sem grandes mistérios. E, ainda, se preciso for, você poderá contar com o suporte da America Chip, 24h por dia em português. 

Chip eSim 

Já o Chip eSim é uma versão virtual de chip, sem a necessidade de comprar e de utilizar um chip físico. Sua ativação é instantânea, bastando escanear o QR Code que receberá via e-mail. Essa modalidade é mais segura e prática de ser utilizada, então, justamente por isso, tem sido bastante escolhida pelos viajantes.

Onde fica Cinque Terre

Cinque Terre fica na costa noroeste da Itália, mais especificamente na região da Ligúria. As cinco aldeias que formam a região ficam na costa acidentada da Riviera Italiana e estão situadas entre as cidades de La Spezia e Levanto. Interessante dizer que Cinque Terre se estende ao longo de uma porção de 12 quilômetros.

Saiba como chegar

A região é facilmente acessível por trem, carro ou barco, e fica a aproximadamente 70 quilômetros a sudoeste de Gênova, capital da Ligúria. De referir que o trem é uma das maneiras mais convenientes de chegar a região de Cinque Terre, que é bem conectada e conta com serviços de trem frequentes das principais cidades da Itália.

A maior cidade, que fica mais próxima de Cinque Terre é La Spezia. Você chega facilmente nela de trem de cidades como Milão, Florença e Gênova. De La Spezia, você pode pegar os trens locais que percorrem a costa, parando em cada uma das cinco vilas de Cinque Terre. A viagem de trem entre as aldeias é curta, com tempos de viagem que variam entre alguns minutos e cerca de 15 minutos.

EuroTrip: Dicas de Como Fazer Uma Viagem Pela Europa

Dicas de como se locomover

Para explorar os vilarejos com mais tranquilidade, você pode utilizar o sistema de trem que conecta todos os vilarejos de Cinque Terre. Existem também as trilhas para caminhadas, como a Sentiero Azzurro (Trilha Azul), que permite aos viajantes caminhar entre as aldeias e experimentar a deslumbrante paisagem da costa italiana.

Outra dica é alugar um carro em Milão e ir até Cinque Terre, percorrendo várias cidades italianas. O trajeto de Milão a La Spezia é de 223 quilômetros, em 2h53 minutos de viagem de carro. 

Saiba qual a melhor época para visitar Cinque Terre

A época mais popular para visitar Cinque Terre é na primavera. É que o clima é mais agradável e a região fica todas colorida com o florescimento de tantas flores. Além disso, as temperaturas começam a aumentar nesse período, variando dos 15°C aos 25°C e é uma ótima época para caminhadas, pois as trilhas são menos movimentadas em comparação com os meses de verão.

O verão é a alta temporada turística em toda a Europa e em Cinque Terre não é diferente. Por sua beleza estonteante, a região recebe visitantes de todo o mundo. Faz bastante calor por lá no verão (acima dos 30ºC) e as aldeias ficam lotadas. Porém, se você não se importa com a lotação, as praias ficam perfeitas para banhos de sol e de mar.

No outono o clima continua agradável, com temperaturas variando de 18°C a 25°C e é quando a multidão de turistas começa a diminuir. As paisagens ainda são exuberantes e pode ser um bom momento para caminhadas e atividades ao ar livre. O outono também coincide com a época da colheita da uva, e você pode ter a oportunidade de participar de festivais de vinho locais.

A baixa temporada é durante o inverno e as temperaturas variam dos 8°C aos 15°C. Porém, por não ter tantos visitantes, alguns hotéis, restaurantes e lojas abrem com horário reduzido de funcionamento ou até mesmo fecham. Contudo, se o vento gelado não incomodar, você ainda pode apreciar a beleza de Cinque Terre e explorar as aldeias sem multidões.

Cinque Terre: 15 melhores pontos turísticos

Agora aproveite para conhecer os pontos turísticos mais importantes de Cinque Terre:

01- Parco Nazionale delle Cinque Terre

O Parco Nazionale delle Cinque Terre é um parque nacional e uma área protegida. Ele abrange as cinco aldeias e, também foi reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997, junto a região. O parque conta com uma importante diversidade de flora e fauna, incluindo espécies raras e endêmicas.

O Parque Nacional Cinque Terre também conta com uma extensa rede de trilhas para caminhadas que serpenteiam pelas aldeias, encostas e ao longo da costa. A trilha mais famosa é a Sentiero Azzurro, também conhecida como Trilha Azul, que conecta as cinco aldeias. Outras trilhas populares incluem a Via dell’Amore e trilhas de maior altitude, como o Sentiero Rosso.

02- Sentiero Azzurro

cinque terre como ir

O Sentiero Azzurro é a Trilha Azul ou Trilha Cinque Terre. Ela é a trilha de caminhada mais famosa, pois conecta as cinco aldeias. O caminho se estende por aproximadamente 12 quilômetros e serpenteia ao longo da costa acidentada, oferecendo vistas panorâmicas de tirar o fôlego do mar, vinhedos, encostas em socalcos e vilas coloridas.

Em termos de nível de dificuldade, o Sentiero Azzurro é geralmente considerado uma caminhada de nível moderado, adequado para pessoas com condicionamento físico médio. A trilha inclui caminhos pavimentados e trilhas naturais com alguns terrenos irregulares e seções íngremes. Você demora cerca de 1:50  á  2 horas para vencer a trilha.

03- Castello di Riomaggiore

O Castello di Riomaggiore é uma pequena fortaleza localizada na vila de Riomaggiore. Ele fica em uma montanha e oferece vistas panorâmicas para a vila e para o Mar da Ligúria. Interessante que as origens exatas do Castello di Riomaggiore não estão bem documentadas, mas pesquisas sugerem que seja do século XIII. 

Constituído por muralhas de pedra e uma torre de vigia, ao longo dos séculos desempenhou um papel crucial na defesa de Riomaggiore e da região de Cinque Terre. Servia como ponto de observação, permitindo que os guardas detectassem potenciais ameaças do mar e alertassem os aldeões. Mesmo não sendo aberto ao público, os visitantes ainda podem admirar seu exterior e apreciar as vistas panorâmicas das áreas circundantes.

04- Via Colombo

A Via Colombo é uma rua que atravessa a vila de Monterosso al Mare. Ela fica na maior das cinco vilas de Cinque Terre e serve como a rua principal da vila. Paralela à costa, a via liga o centro histórico da vila e a estação de trem à praia e à área portuária. A rua é cheia de atividades, repleta de lojas, restaurantes, cafés e acomodações.

Tour pela Europa: Custos, Dicas e 20 Roteiros Incríveis

05- Marina de Riomaggiore

A Marina di Riomaggiore é uma área portuária da vila de Riomaggiore. Ela fica na parte sul da vila e serve como pequeno porto de pesca. É uma área muito charmosa e movimentada, com barcos coloridos, redes de pesca e uma atmosfera animada. A pesca faz parte da economia e da cultura da vila há séculos, e a marina reflete esse modo de vida tradicional.

06- Igreja de San Giovanni

A Igreja de San Giovanni Battista é a Igreja de São João Batista. Localizada no vilarejo de Monterosso al Mare, fica bem na região central da vila. Por ficar perto da praça principal, a Piazza Garibaldi, ela pode ser facilmente acessada caminhando pelas ruas estreitas da vila.

07- Groppo

Groppo é uma pequena aldeia localizada na região. Apesar de não ser uma das cinco aldeias famosas que compõem Cinque Terre, é um povoado charmoso e menos conhecido que vale a pena explorar. A vila conta com uma arquitetura tradicional da Ligúria com construções coloridas, ruas estreitas e casas de pedra.

Chip para Viagem Internacional: Como Escolha o melhor

08- Via Fieschi

Com aproximadamente 90 quilômetros de extensão, a Via Fieschi é uma icônica estrada italiana que pode ser uma via alternativa para chegar até as Cinque Terre. O caminho até às cinco aldeias coloridas, pode levar até menos de 12 km – a depender de qual vilarejo da Cinque Terre você deseja visitar-, a Via Fieschi proporciona ao turista uma vista incrível, principalmente para os amantes de paisagens montanhosas.

A Via Fieschi passa por entre as cidades de Genoa e La Spezia e oferece aos seus usuários a oportunidade de mergulhar ainda mais pelas heranças italianas, uma vez que o local é bem característico da região. Exemplo disso é o Palazzo Ducale, com sua arquitetura lindíssima e salões decorados.

09- Igreja di San Lorenzo

Localizada em Gênova, na Itália, e a menos de 70km das Cinque Terre, a Igreja di San Lorenzo chama a atenção pela combinação harmônica entre as arquiteturas góticas e renascentistas. Datada do Século XII, seus arcos e colunas chamam a atenção de quem visita à região.

Ela fica localizada exatamente ao lado do Palazzo Ducale, que citamos há pouco. Portanto, para os que se interessam pela arquitetura dessa região italiana, combinar essas duas visitas é um prato cheio de deslumbre visual.

10- Igreja de São Pedro

cinque terre wikipedia

Localizada a 16km de Riomaggiore, uma das cinco aldeias das Cinque Terre, a Igreja de São Pedro, ou Chiesa di San Pietro, é uma das construções religiosas mais conhecidas da Itália. Localizada na região de Ligúria, a igreja chama a atenção tanto pelo seu lado interno quanto externo.

No interior, seu altar é imponente, cercado de artes sacras e com muitos objetos raríssimos. Já seu lado exterior combina a linda arquitetura do santuário com uma vista privilegiada do mar, o que resulta em uma vista de tirar o fôlego e que atrai turistas do mundo todo.

11- Marina de Manarola

Na vila de Manarola, uma das vilas que compõem as Cinque Terre, está a Marina de Manarola, uma das paisagens mais exuberantes da região.

As águas cristalinas da Marina chamam muito a atenção, e contrasta com o colorido das casas construídas sobre as enormes e amarronzadas paredes rochosas. O local já inspirou filmes de animação e é constantemente utilizado como plano de fundo para ensaios fotográficos. Até porque o pôr-do-sol da região é conhecido em toda a Itália, especialmente entre os casais em lua de mel.

A região ainda possui restaurantes premiados, mirantes e a disponibilização de passeios de barco. E claro, umas das atividades mais populares é no local, pular no mar, literalmente! Isso porque é muito comum que visitantes e locais saltem de alguns locais das rochas dentro da água. Certifique-se, porém, que ao fazer isso você está bem instruído e em local seguro.

12- Igreja de Santa Margherita

Em Vernazza, outra das vilas das Cinque Terre, está a Igreja de Santa Margherita, santuário dedicado à Santa Margarida de Antioquia.

Com um exterior mais gótico e um interior mais romântico, a igreja atrai turistas e devotos da Santa padroeira da cidade. Sua torre também é algo que chama a atenção na paisagem. Tal como a Igreja de São Pedro, possui ainda a empolgante vista da costa para apreciação da paisagem.

Se você for visitar a localidade em julho, ainda pode pegar as festividades em homenagem a Santa Margherita, que reúne locais, turistas e peregrinos.

13- Praia Fegina

A Praia Fegina está localizada em Monterozzo, uma das cinco cidades das Cinque Terre. É uma praia como conhecemos que atrai banhistas: suas águas são lindas e cristalinas, sua faixa de areia dourada chama a atenção e é um convite para desfrutar do sol, inclusive quando ele está se pondo.

Uma das grandes vantagens da Praia Fegina é a sua localização. Ela está próxima da estação ferroviária, então seu acesso é facilitado. Também está próxima ao centro de Monterozzo, o que ajuda a chegar nos restaurantes, monumentos e hospedagens da cidade.

14- Castello Doria

Se você vai a Vernazza visitar a igreja de Santa Margarida de Antioquia, não deixe de passar pelo Castello Doria. Localizado na charmosa cidade, o castelo atrai muitos turistas que visitam as Cinque Terre.

Ele chama a atenção de longe, já que está no alto de um rochedo, com toda a imponência que um castelo medieval possa ter. Sua altura, sua localização e sua alta torre ajudam para que seus visitantes se deslumbrem com uma vista privilegiada da costa de Vernazza.

O Museu Etnográfico, localizado dentro do castelo, ainda ajuda o turista a compreender melhor  a história não só de Vernazza, mas de todas as cinco cidades do Cinque Terre e da região.

15- Ilha Palmaria

No Mar da Ligúria encontra-se um tesouro: a Ilha Palmaria. É a maior e uma das mais intocadas ilhas da região.

Repleta de trilhas, a Ilha Palmaria é um ótimo programa para os amantes da natureza. Suas ruínas são datadas do Século XI e são consideradas Patrimônio Material da Unesco.

Mas o que chama mesmo os turistas para a Ilha Palmaria é a possibilidade de se banhar em um mar calmo, em praias pouco frequentadas e com belas paisagens. A ilha ainda contém bares e restaurantes.

Seu acesso é via embarcações, com diferentes pacotes.

Melhores hospedagens em Cinque Terre

Por ser uma região muito turística, Cinque Terre oferece uma variedade de opções de acomodação. Confira algumas das melhores acomodações por lá:

Hotel Porto Roca: Localizado em Monterosso al Mare, o Hotel Porto Roca oferece vistas deslumbrantes sobre o mar e a vila. É conhecido por seus quartos confortáveis, excelente serviço e um terraço na cobertura com vistas panorâmicas. O hotel também dispõe de praia privativa e piscina, proporcionando uma experiência luxuosa.

La Torretta Lodge: localizado em Vernazza, conta com quartos acolhedores com um ambiente rústico e vistas deslumbrantes sobre a aldeia e a paisagem circundante. Os proprietários oferecem um serviço personalizado e um ambiente acolhedor, talvez por isso tenha se tornado uma escolha popular entre os turistas.

Hotel Villa Steno: o hotel familiar fica em Monterosso al Mare e oferece quartos confortáveis, jardim e terraço com vista panorâmica do mar. A localização central do hotel permite fácil acesso à praia e às comodidades da vila.

Albergo Marina: o hotel é bem conhecido e fica em Manarola. Oferece quartos confortáveis com vista para o mar, terraço e jardim. O hotel fica bem próximo da estação ferroviária e oferece fácil acesso às atrações da vila e trilhas para caminhadas.

Locanda Il Maestrale: a charmosa pousada fica em Riomaggiore. Oferece quartos confortáveis e bem decorados, alguns com varanda e vista para o mar. A pousada está situada no centro da vila, permitindo uma fácil exploração dos pontos turísticos e opções gastronômicas de Riomaggiore.

Affittacamere Da Flo: a pousada fica na aldeia de Corniglia. Oferece quartos limpos e confortáveis com comodidades modernas. A pousada está convenientemente situada perto do centro da vila e pode ser uma excelente base para explorar Corniglia e seus arredores.

Conheças as 5 cidades de Cinque Terre

A região de Cinque Terre recebe turistas do mundo todo. Ao longo do texto, você foi conferindo que motivos não faltam, não é? São paisagens, programas culturais e construções históricas que atraem pessoas para a visitação. Mas vamos conferir um pouco mais de cada uma das cinco cidades que compõe as Cinque Terre?

  • Riomaggiore: Essa é uma das cidades mais próximas das demais localizações que chamam a atenção em Ligúria, como Gênova e La Spezia.
  • Manarola: Manarola encanta com seu mar cristalino, sua Marina de Manarola e seus restaurantes.
  • Corniglia: Corniglia é a única das cidades das Cinque Terre que não é banhada pelo mar. Mas ainda assim atrai visitantes, principalmente pelos seus vinhedos.
  • Vernazza: Vernazza tem construções atrativas, como o Castello Doria e a Igreja de Santa Margherita.
  • Monterosso al Mare: Monterosso al Mare, ou Monterozzo, tal como Manarola tem no seu mar a sua principal riqueza.

Saiba qual a melhor das Cinque Terre

cinque terre hotel

É difícil saber se há uma das Cinque Terre que seja melhor. Mas Riomaggiore e Monterozzo acabam recebendo mais turistas, muito porque são as cidades que estão nas pontas. Ou seja, estão mais fáceis de acessar para quem vem de outras regiões da Itália.

Ambas as cidades possuem atrações naturais deslumbrantes. Mas pela proximidade entre as 5 cidades, é bem comum que quem visite uma, acabe por visitar toda ou quase toda a região. Há cidades que estão em média de 10km uma da outra, ou seja, muito perto e rápido.

Dicas de restaurante incríveis em Cinque Terre

Além das lindas paisagens que Cinque Terre possuem, a região tem restaurantes incríveis. Separamos alguns:

  • Krepis Pizza: Como o nome já dá a entender, a especialidade da casa são os crepes e as pizzas. Está localizado em Riomaggiore.
  • Pippo a Vernazza: Ideal para refeições rápidas para quem visita Vernazza.Os turistas amam pelo seu preço em conta.
  • Ill Pirata Delle Cinque Terre: Também em Vernazza, é especializado em frutos-do-mar e massas. Inclusive na combinação entre as duas coisas.
  • Terra Rossa Corniglia Winebar: Como mencionamos, Corniglia atrai pessoas pelos seus vinhedos. Terra Rossa é uma boa pedida para os amantes de vinho.
  • Palmaria Restaurant: É um restaurante premiado localizado na Ilha Palmaria. É praticamente um complexo, onde na mesma localidade há uma fina cozinha, um bar e um lounge.

Descubra formas de economizar em Cinque Terre

Apesar de ser uma localidade menos explorada pelos turistas, Cinque Terre também exige um orçamento bem alto para ser visitada. Assim como na maioria dos destinos europeus, Cinque Terre possui muitos estabelecimentos e pontos turísticos caros de serem visitados. 

Por essa razão, se você quer visitar esse local, mas  está com  orçamento apertado, precisará ter estratégias para reduzir os seus gastos. Descubra algumas formas de economizar nessa região italiana! 

Vá em baixa temporada

A temporada escolhida para realizar a viagem influencia diretamente nos valores gastos durante a aventura internacional. No período das melhores estações do ano, é comum que muitas pessoas se interessem em visitar Cinque Terre. Isso faz com que os preços aumentem consideravelmente, uma vez que a procura é bem alta. 

Por isso, tente ir para essa região da Itália em baixa temporada. Assim, haverá menos turistas, e, consequentemente, os valores da viagem serão muito menores. Dessa forma, você terá uma grande economia em passagens, hospedagem, alimentação, transporte e passeios. 

Dê preferência para hostels

Uma ótima maneira de economizar em Cinque Terre é se hospedar em hostels. Esse tipo de hospedagem faz com que os hóspedes compartilhem quartos e outros cômodos, perdendo parte de sua privacidade, mas, ao mesmo tempo, pagando bem menos. 

Ao trocar os hotéis por hostels, você tem muitos outros benefícios além da economia. Nesses estabelecimentos, é possível conhecer pessoas de todo o mundo, fazer novas amizades, praticar outras línguas e socializar de modo geral. 

Porém, se você considera a privacidade como um quesito crucial, se acostume com a ideia de dividir o quarto com desconhecidos, em prol da economia em sua viagem internacional! 

Prefira passeios gratuitos

Os passeios são uma parte bastante esperada em uma viagem. Eles são uma oportunidade para conhecer mais do destino visitado, sua cultura, seu povo e suas belezas. Essas atividades são o que fazem cada viagem ser uma experiência única e memorável, repleta de momentos inesquecíveis. 

Infelizmente, diversos passeios precisam ser pagos para serem realizados, e, várias vezes, os preços cobrados são elevados, tornando a viagem mais cara. Por isso, prefira fazer passeios gratuitos em Cinque Terre, pois eles também são muito interessantes e prazerosos e, ainda, te ajudam a economizar. 

Compre lanches em mercados

A alimentação é um aspecto extremamente importante para a sua viagem a Cinque Terre. Você precisa se alimentar bem para ter ânimo, energia e disposição durante a rotina de viajante. Mas, não pense que isso significa necessariamente comer apenas em restaurantes caros e renomados. 

Esses estabelecimentos costumam cobrar valores absurdos, o que aumenta o custo total da viagem. Então, evite fazer refeições nesses locais e priorize comprar lanches em mercados e almoçar/jantar em restaurantes frequentados pelos próprios moradores da região. Eles, geralmente, são mais baratos e, mesmo assim, possuem muita qualidade. 

Saiba quanto tempo é necessário para conhecer Cinque Terre 

Para conhecer a bela região de Cinque Terre, na Itália, não é preciso muitos dias. Você pode visitar os principais pontos turísticos, apreciar as belezas e curtir o clima da área italiana de modo satisfatório com 2 a 3 dias de estadia. 

Esse período de duração é o ideal para a sua viagem a Cinque Terre. Como é uma localidade pequena, alguns dias serão suficientes. Você conseguirá se divertir bastante e visitar variadas atrações turísticas por lá! 

Dicas de como se locomover em Cinque Terre

Dicas de como se locomover em Cinque Terre

Se você já foi para uma cidade que não conhecia, sabe como é difícil se localizar e andar por ela. Isso é super normal e acaba ocorrendo frequentemente com os viajantes. Em Cinque Terre isso não é diferente, e você pode ficar perdido pelas ruas dessa região italiana. 

Então, para que isso não aconteça, aqui estão algumas dicas para você. A primeira delas é contar com bons serviços de internet 5G, para te auxiliar na localização, no transporte e na comunicação com os nativos. 

Você também pode utilizar os trens, o melhor meio de transporte de Cinque Terre. Todas as cidades dessa área estão conectadas por uma ferrovia, e a passagem custa cerca de 10 €, podendo ser adquirida nas estações ou online. 

Se gosta de aproveitar o deslocamento para apreciar as paisagens e torná-lo em um passeio extra, pode optar por se locomover a pé ou de barco. Você pode fazer trilhas entre as cidades de Cinque Terre ou navegar pela região italiana. 

Em resumo, você possui diversas possibilidades de locomoção em Cinque Terre. Basta analisar cada uma delas e escolher a que se encaixa melhor às suas preferências e ao seu ritmo de viagem!

Conheça lugares incríveis nas proximidades de Cinque Terre

Você sabe por que a região ao redor de Cinque Terre merece um lugar especial em seu roteiro de viagem pela Europa? Ela é rica em história, cultura e uma gastronomia sem igual. Precisa de mais algum motivo?

Além dos famosos e coloridos vilarejos de Cinque Terre, esta área da Riviera Italiana e seus arredores abrigam algumas das cidades e vilas mais encantadoras da Itália.

De Portofino a Milão, cada um desses destinos oferece uma experiência inesquecível a quem os visita. Explore o que tem de melhor para ver, fazer e saborear em Portofino, La Spezia, Genova, Milão, Laveno e Portovenere.

Portofino

No litoral italiano, esta vila de pescadores é conhecida por suas casas coloridas em tons pastel, butiques de luxo e, não menos importante, restaurantes com cardápios com opções (que parecem não ter fim) de entradas e pratos com frutos-do-mar na Piazzetta.

A Piazzetta, por sua vez, é uma pequena praça com vista para o porto da cidade. Não a deixe de fora do seu roteiro, e, após conhecê-la, visite também o Castelo Brown, uma fortaleza e museu do século XVI com exposições de arte e vistas imperdíveis da cidade e do Mar da Ligúria.

La Spezia

Nada mais nada menos do que a porta de entrada da região de Cinque Terre, La Spezia é um encanto de cidade. 

Passar ao menos um dia por aqui já é o suficiente: passeie pelo calçadão à beira-mar de La Spezia, visite o Museo Tecnico Navale, que presta homenagem à rica história naval da região, e, se sobrar tempo, experimente a tradicional “farinata”, uma delícia local à base de grão-de-bico.

Entretanto, ficar mais dias nesta comuna italiana jamais será uma má ideia.

Genova

Esta cidade portuária no noroeste da Itália é conhecida por suas atrações históricas, culturais e… bom, culinárias também. Focaccia genovese, pesto genovese… a regra é clara: tudo que é genovese é bom — incluindo a própria Genova!

Aliás, você sabia que o Aquário de Genova é o maior da Itália, e um dos maiores da Europa? Dê uma passada por lá durante a sua visita — é simplesmente impossível se arrepender!

Milão

Esta cidade italiana é conhecida por sua rica história e cultura, bem como por ser um centro global de moda e design. O Duomo di Milano é uma das maiores catedrais góticas do mundo, e a Galleria Vittorio Emanuele II é uma das mais antigas galerias de compras na Itália e fora dela — e, por sinal, foi nomeada após Vittorio Emanuele II, o primeiro rei do país.

O privilégio de poder visitar a Capital da Moda não possui preço algum — mas cuidado com as multidões e o calor da alta temporada, já que essa metrópole é mais conhecida e, de certa forma, “requisitada” do que as outras comunas e cidades nas proximidades de Cinque Terre.

Laveno

Laveno fica na margem oriental do Lago Maggiore, na Itália. Uma de suas principais atrações é o Sasso del Ferro, um pico de montanha que pode ser visitado por meio de um teleférico. 

Em Laveno também ficam o International Museum of Ceramic Design, que exibe uma coleção de cerâmicas de artistas de todo o mundo, e o Presepe Sommerso, uma atração turística sem igual: nada mais nada menos do que um presépio submerso no Lago Maggiore!

Portovenere

cinque terre onde fica

Não é à toa que Portovenere é considerada a sexta das cinco terras (Cinque Terre) — a proximidade e as semelhanças entre elas auxiliam a comuna a ser reconhecida como tal. Na região da Ligúria, na Itália, Portovenere é um pequeno charme (já que se estende por uma área de 7 km²).

Com aproximadamente quatro mil habitantes, fugir das grandes metrópoles mais visitadas da Itália pode ser uma boa ideia — e que lugar poderia ser melhor do que esse? Entre as cinco cidades mais visitadas do país europeu estão Roma, Veneza, Milão, Florença e Bolonha.

Porto, igrejas, grutas, fortalezas, o centro histórico e medieval… há muito o que se ver por aqui. Não se deixe enganar pelos tamanhos das comunas.

Documentação necessária para viajar a Cinque Terre

Ao planejar uma viagem para Cinque Terre, é importantíssimo estar ciente da documentação necessária para tal. Se prepare (com antecedência) para tudo o que te aguarda em Cinque Terre!

Passaporte

Para viajar para a Itália, incluindo, claro, Cinque Terre, é obrigatório portar um passaporte válido. Certifique-se de que seu passaporte seja válido por pelo menos seis meses após a data prevista para o retorno da sua viagem e, caso você precise tirá-lo, garanto! É muito mais simples do que você imagina.

Faça tudo com a máxima antecedência e não deixe nada para a última hora — isso faz toda a diferença numa viagem internacional.

Visto ETIAS

A partir de 2025, cidadãos de países que antes não precisavam de visto para entrar na Zona Schengen, incluindo a Itália, precisarão de uma autorização de viagem ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem).

O ETIAS é uma verificação de segurança prévia para viajantes isentos de visto. Para solicitá-lo, basta preencher um formulário online e pagar uma taxa.

Ao todo, 33 países exigirão o ETIAS. A permissão teria começado a ser exigida em novembro de 2023, mas foi adiada para 2025. O Sistema avaliará os perfis de cada turista para liberar suas respectivas entradas nos países que fazem parte do Espaço Schengen.

Saiba quanto custa uma viagem a Cinque Terre

O custo de uma viagem para Cinque Terre depende de vários fatores: época do ano, o tipo de hospedagem escolhida, a duração da estadia e os próprios hábitos de consumo de cada viajante. 

A seguir, está uma estimativa de custo baseada em elementos comuns de uma viagem, por pessoa:

Passagens Aéreas: Os preços podem variar (e muito) dependendo do Estado e cidade de onde você partirá, da época do ano em que você fará a sua viagem e da antecedência com que a compra é feita. Uma estimativa aproximada para voos ida e volta (classe econômica) de São Paulo a Milão, por exemplo, varia entre R$ 2.500 e R$ 5.000;

Acomodação: A hospedagem em Cinque Terre vai de hostels, com diárias a partir de R$ 150, a hotéis mais sofisticados, com diárias que ultrapassam os R$ 1.000. Uma média confortável para orçamento pode ser estimada em torno de R$ 300 a R$ 600 por noite;

Alimentação: As refeições em Cinque Terre podem variar de R$ 50 a R$ 200 por pessoa, por refeição, dependendo, claro, do local escolhido;

Transporte Local: Para se locomover entre as vilas de Cinque Terre, você pode utilizar o trem, com o Cinque Terre Card, que oferece uso ilimitado do trem e custa aproximadamente R$ 60 por dia.

Em relação às atividades e passeios, estes ficam a critério de cada viajante, família, casal ou grupo de amigos. Mas, é fato: em Cinque Terre, existe uma certeza: a de que, independente do roteiro escolhido, você voltará para casa contra a sua vontade.

Arrivederci e boa viagem!

Conclusão

Visitar Cinque Terre é uma experiência inesquecível. Por sua beleza natural deslumbrante, suas cinco aldeias coloridas encravadas em falésias com vista para o Mar da Ligúria, oferece um destino único e encantador para os viajantes. As paisagens realmente impressionam.

O charme de Cinque Terre reside não apenas em sua paisagem de tirar o fôlego, mas também em sua autenticidade preservada. As aldeias mantêm o seu caráter tradicional, com ruelas estreitas e sinuosas, artesãos locais e um ambiente descontraído que nos transporta no tempo.

Explorar a região permite que o turista embarque em uma jornada de descoberta. Por lá, você pode caminhar pelas trilhas costeiras, relaxar em praias belíssimas ou saborear a deliciosa culinária da Ligúria. Além disso, você encontra uma variedade de experiências que atendem a vários interesses e preferências.

De igrejas e castelos históricos a festivais locais e artesanato tradicional, existem muitas oportunidades para conhecer e se aprofundar na história e nas tradições da região. Contudo, embora Cinque Terre atraia muitos visitantes, ela consegue manter sua atmosfera íntima e autêntica. 

Sem contar que o estilo amigável dos moradores locais, as iguarias de frutos-do-mar de dar água na boca e o senso de comunidade fazem você se sentir parte da família Cinque Terre. Se você sabe falar italiano, melhor ainda! Por fim, visitar Cinque Terre é uma viagem incrível na Itália e vale muito a pena. 

Antes de viajar não esqueça de escolher o seu chip internacional com a America Chip para viajar conectado durante as suas férias na Europa! 

Comentários:

1 thoughts on “A Bela Cinque Terre: História, Curiosidades e os 15 Melhores Pontos Turísticos

  1. Pingback: Florença: Cultura,15 Atrações Turísticas e Dicas 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Malibu, um Paraíso à Beira-Mar: Curiosidades, Clima, Praias e Vida Noturna

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Se Encante por Toscana: Cultura, História e os Melhores Pontos Turísticos

Bandeira da Itália: Significado, História, Curiosidades e Turismo na Itália

Leia mais

Fazer uma viagem inesquecível fica ainda mais fácil quando se conta com o chip celular Chile da AmericaChip. O chip celular Chile da AmericaChip transformará a sua próxima visita ao país – (...)

Leia mais

Descubra quais dispositivos são compatíveis com o eSIM Canadá e como essa tecnologia pode facilitar sua vida durante sua estadia no país. No mundo da tecnologia móvel, o eSIM emergiu como uma sol(...)

Leia mais

Conheça o chip celular Reino Unido da AmericaChip, que, disponível nas versões física e eSIM, é sinônimo de liberdade.  Viajar é bom – mas viajar conectado, seguro e livre para explora(...)

Leia mais

Viajar para o exterior é uma experiência emocionante, mas manter-se conectado à internet em diferentes países pode ser um desafio. Seja para utilizar mapas, manter contato com familiares e amigos(...)

Leia mais

Viajar com conexão e liberdade transforma qualquer viagem internacional. Quando se trata da Bolívia, um de nossos países vizinhos, pode acreditar: estar conectado faz toda a diferença.  O ch(...)

Leia mais

Descubra como o eSIM Argentina pode transformar sua experiência de viagem, oferecendo conexão imediata e flexível diretamente no seu smartphone. Chegue preparado e conectado ao desembarcar no paí(...)

Leia mais

Quando se trata de chips internacionais, a AmericaChip te oferece as melhores soluções. Viva o melhor da Austrália 100% conectado! Poder contar com um plano de comunicação confiável durante a sua(...)

Leia mais

A localização costeira de Positano, na Itália, faz com que suas paisagens tirem o fôlego de qualquer turista.  Falando em fôlego, prepare o seu para as inúmeras ladeiras e escadas deste pequ(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h