Europa

O Melhor da Itália: Curiosidades, História, Cultura e Atrações Turísticas

Italia

A Itália te espera de braços abertos com o combo perfeito para sua viagem de turismo. Aproveite toda riqueza culinária, histórica e cultural dessa aventura!

Um dos países mais importantes da história e do mundo, a Itália possui monumentos incríveis. E visitar é impressionar-se com as maravilhas que ela tem para oferecer. Entre tantas atrações, conhecer o museu a céu aberto é algo indescritível.

Com 60 milhões de habitantes, a Itália é um dos países mais visitados do mundo. Somente em 2019 (antes da pandemia) o país europeu recebeu 65 milhões de visitantes em um ano e motivos para fazer esta deliciosa visita não faltam. 

O país das artes, da história, da gastronomia e com muitas cidades sensacionais, personagens, monumentos e museus. Saiba tudo sobre o melhor da Itália e o que visitar!

Itália: História e Curiosidades

Resumir a história da Itália não é fácil, isso porque o país europeu sempre exerceu a função de ser o centro e o ponto de encontro de grandes civilizações. Dos gregos aos fenícios, o território da Itália foi local de colônias importantes destes e de outros povos. Do século II aC ao século III dC, o Império Romano se impôs.

Toda a parte do Mediterrâneo esteve sob domínio deste império que, entre outras coisas, expandiu a língua latina e as leis romanas a diversos povos. Posteriormente, nos séculos XII e XIII, começou-se desenvolver municípios importantes no centro e norte da Itália. 

Mais tarde, pelos séculos XV e finais do século XVI, da Itália surge o Renascimento. Um importante movimento cultural e artístico que influenciou profundamente a civilização europeia e ocidental. Contudo, é fato que a península italiana permaneceu politicamente dividida por muito tempo e foi composta por diferentes estados.

Todavia, o país sempre teve uma ideia de se unir em torno da cultura, de sua língua e tradições. E esta ideia ganhou força nas grandes cidades italianas e, no começo do século XIX, com várias revoltas e guerras, nasce o estado italiano. Somente em 1861 é proclamado o Reino da Itália.

Sua forte e importante indústria só ganhou espaço no começo do século XX. Contudo, ainda que tenha trazido crescimento econômico de relevância, não foi capaz de amenizar as diferenças entre as regiões Norte e Sul do país. A Itália que conhecemos hoje só foi possível entre os anos de 1919 e 1924, após o fim da Primeira Guerra Mundial.

Além de uma rica história, algumas curiosidades da Itália tornam o país único. Por lá você encontra o rio mais curto do mundo. Pois é, conhecido por ‘Ri’, ele tem somente 175 metros de comprimento e fica na província de Verona. E falando em pequeno, o menor país do mundo também fica na Itália e é o Vaticano (residência oficial do Papa). São somente 0,44 quilômetros quadrados.

Com tanta história, outra curiosidade é que a Itália conta com o maior número de locais tombados pelo Patrimônio Histórico Mundial da UNESCO em todo o mundo. São 50 locais considerados extremamente belos. E por falar em único, na Itália estão os únicos três vulcões ativos de toda a Europa, são eles: Etna, Vesúvio e Stromboli.

Sem contar que a Itália é a mãe da pizza e onde foi inventado o primeiro carro com motor a gasolina no mundo de combustão interna. Além disso, lá foi inventada também a deliciosa Nutella em 1964 e o inventor? Um senhor chamado Ferrero.

EuroTrip: Dicas Imperdíveis Para Fazer Uma Viagem Inesquecível.

America Chip: conexão 5G na Itália

Se você é apaixonado pelo velho mundo e já programou e está programando a sua viagem para a Itália, não pode esquecer de adquirir o seu Chip internacional Europa

Com ele você garante  5G de internet ilimitada durante toda a sua viagem. Você ainda tem a opção de adquirir o eSim, o chip virtual que também garante voz e dados sem necessidade de adquirir um chip físico. 

Riquezas culinárias da Itália

italia viagem e turismo

Não é errado dizer que a Itália é dos países do mundo com uma das melhores cozinhas e com uma gastronomia bem variada (e muito saborosa). Você come bem em praticamente todo o país e pode encontrar deliciosas receitas regionais, além de pratos sazonais e coisas que você só come na Itália. Não acredita? Então confere a lista abaixo:

  • Pizza;
  • Lasanha;
  • Espaguete Carbonara;
  • Pesto;
  • Ravióli;
  • Tortellini;
  • Agnolotti;
  • Focaccia;
  • Risoto;
  • Polenta.

Entenda como é a cultura italiana

A cultura italiana foi, e continua sendo, disseminada por todo o mundo. E a admiração de quem não é italiano começa pela culinária, mas também chega facilmente ao estilo de vida e comportamento. Em termos comportamentais é fato que os italianos, de maneira geral (e nisso se diferem de outros países da Europa), são muito expressivos e emocionais.

A Itália é considerada por muitos como um país de povo barulhento e pouco discreto. São pessoas com facilidade de se expressar e que conseguem canalizar isso nas artes, na música, na linguagem e na criatividade. Além disso, é um país reconhecido por famílias que conseguem manter seus laços de maneira próxima e transmitir de geração em geração.

Clima e melhor época para visitar a Itália

Por ser uma península, o clima na Itália é muito impactado e influenciado pelos mares que cercam o país. Por ser comprido, o país conta com diferenças significativas no clima, sem contar a questão do relevo. Na parte onde está sua zona temperada, existe um clima particular chamado Mediterrâneo temperado.

O país europeu conta com três tipos de clima, são eles: temperado, temperado frio e frio. Além disso, têm microclimas em suas áreas costeiras da Sicília, sul da Sardenha e Calábria e ainda o clima glacial que está em seus Alpes e picos mais altos. Inclusive, nestes locais a neve é perene e as altitudes podem passar dos 3.500 metros acima do nível do mar.

A melhor época para viajar e conhecer a Itália compreende entre os meses de abril a junho e de setembro a outubro. São períodos onde as temperaturas costumam ser mais amenas, isso porque o mês de agosto costuma ser de muito calor. Aliás, a Itália registra temperaturas muito altas no Verão e em quase todo o país.

Viagens Internacionais Baratas e Luxuosas: Destinos Incríveis e Dicas de Planejamento

Economia italiana e mercado de trabalho

A Itália é um país membro do G7, ou seja, está (ou já esteve) entre as principais economias do mundo. A economia italiana desempenha um papel importante no comércio internacional e está na nona posição em exportações e décimo em importações de bens.

Porém, assim como em outros países com economias avançadas, 75% da economia italiana está alicerçada no setor de serviços. Ainda assim, a indústria exerce um papel preponderante no país europeu contribuindo com cerca de 23% do PIB. 

Em termos de mercado de trabalho, a Itália tem uma taxa de desemprego médio na casa dos 8%, todavia nem sempre é lembrado como um país fácil de encontrar trabalho. É claro que com uma economia ainda forte, conta com indústrias, mas é no setor de turismo que estão as ofertas mais fáceis de serem preenchidas, principalmente no setor de alimentação e hospedagem.

A influência da Itália na arte mundial

italia turismo covid

Durante muitos séculos, a Itália contribuiu com a cultura mundial. Isso é reconhecido por todos os historiadores, pois durante o Império Romano e o Renascimento, o país teve um desempenho impressionante na história do conhecimento humano. Desde seus templos gregos, até suas aldeias medievais, a Itália conta com muitos monumentos nacionais.

A arquitetura romana, seus pintores e escultores, sua literatura, teatro, música, cinema, museus e na ciência, são um legado para o mundo. É impossível imaginar a arte, a cultura e o desenvolvimento científico sem mencionar o papel preponderante da Itália no Ocidente e em todo o mundo.

15 Atrações turísticas maravilhosas da Itália

Visitar a Itália é mergulhar de cabeça na história e na cultura. Confira abaixo algumas atrações turísticas que você precisa conhecer quando estiver no país europeu e se encantar:

01- Coliseu de Roma

O Coliseu é o símbolo da Itália. Ele também é chamado de Anfiteatro Flaviano e foi construído entre 70 e 72 dC. A estrutura enorme e imponente comportava mais de 50.000 espectadores em sua capacidade máxima e foi palco de jogos de gladiadores, mas também encenações e até execuções públicas. É uma das principais atrações turísticas de Roma.

O Melhor de Roma: História, Curiosidades e Dicas de Turismo Incríveis.

02- Torre de Pisa

A Torre de Pisa fica na cidade de Pisa, mais precisamente na Piazza del Duomo de Pisa (Praça da Catedral). A torre ficou mundialmente famosa quando começou a se inclinar, logo em seguida de sua construção em 1173. Com 55 metros de altura e com um peso estimado de 14.700 toneladas, sua inclinação de 4° chega a 3,9 metros na vertical.

03- Fontana di Trevi

Fontana di Trevi Italia

A Fontana di Trevi é considerada a fonte mais bonita da cidade de Roma. Com 20 metros de largura e 26 metros de altura, a Fontana di Trevi é a maior fonte da capital italiana. Aliás, existe um mito da Fontana di Trevi que é jogar uma moedinha na água. E a história remete ao filme Três Moedas na Fonte, gravado em 1954 que dizia o seguinte:

Se você jogar uma moeda na Fontana di Trevi, você vai retornar para a Roma. Caso jogue duas moedinhas, vai se apaixonar por uma italiana atraente e se optar por jogar três moedas você vai casar com a pessoa que conheceu. Porém, para que o desejo se realize é necessário jogar a moeda com a mão direita sobre o ombro esquerdo.

04- Capela Sistina

Capela Sistina fica no Palácio Apostólico no Vaticano. Batizada como Cappella Magna ou Grande Capela, ela foi renomeada com o nome do Papa Sisto IV, responsável por mandar construir a obra entre os anos de 1473 e 1481. 

Ela ficou mundialmente famosa por conta dos afrescos que decoram seu interior, seu teto e a pintura de ‘O Juízo Final’ que foi feita por Michelangelo. Pintores renascentistas como Sandro Botticelli e outros criaram uma série de afrescos representando a Vida de Moisés e a Vida de Cristo.

05- Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio fica na cidade de Florença, na Itália. Ela é uma ponte de arco segmentar de pedra medieval que fica sobre rio Arno. Ela foi a única ponte que não foi destruída na cidade na Segunda Guerra Mundial. Existem várias lojas construídas nela e sua história impressiona. Vale a pena visitar!

06- Vulcão Vesúvio 

O vulcão Vesúvio fica no Monte Vesúvio no Golfo de Nápoles, na Campânia. Sua erupção em 79 DC destruiu várias cidades como Pompéia, Herculano, Oplontis, Stabiae e vários outros assentamentos. A erupção criou uma nuvem de pedras, cinzas e gases vulcânicos de 33 quilômetros de altura.

Neste evento catastrófico, a história conta que mais de 1.000 pessoas morreram. Porém, desde lá o Vesúvio entrou em erupção muitas vezes. Aliás, ele é o único vulcão no continente europeu a entrar em erupção nos últimos cem anos e é considerado um dos vulcões mais perigosos do mundo porque 3 milhões de pessoas vivem perto dele.

07- Teatro Comunale di Bologna

turismo na italia hoje

O Teatro Comunale di Bologna é um local para apresentações de óperas, que fica na cidade de Bolonha. Em suas temporadas normais, são apresentadas oito óperas com seis apresentações durante a temporada de novembro a abril. Mesmo existindo diversos teatros que apresentam óperas em Bolonha desde o início do século XVII, a maioria deles foi abandonado e incendiado.

08- Dolomitas

A Itália é o destino perfeito para apreciar arte, cultura e culinária; mas há outro passeio que poucos turistas investem e que tem potencial para tornar a viagem muito mais proveitosa. Estamos falando das Dolomitas, uma paisagem natural protegida pela UNESCO.

As Dolomitas são cadeias de montanhas no norte do país. É possível chegar na região através de Milão, Verona ou Veneza utilizando um carro, ou serviços de trem.

Além das cadeias montanhosas, você pode visitar museus, castelos, ruínas e restaurantes.
As Dolomitas abrangem cinco províncias e faz divisa com Suíça e Áustria.

09- Praça São Marcos

A Piazza de San Marcos é um conjunto arquitetônico que já foi considerado um dos mais bonitos cartões postais da Europa. Está localizado em Veneza, no centro da cidade. Inclusive, é repleta de influências da idade média, o que é possível ver nos edifícios.

Pela Praça São Marcos em Veneza você poderá visitar alguns pontos turísticos interessantes como a Basílica de San Marco, construída em 832. Assim como o Palazzo Ducale, em estilo gótico, preserva inúmeras salas com identidade única provindas do século XIV.

10- Casa de Julieta

Você já deve ter em mente de quem estamos falando e sim, a casa de Julieta é supostamente a casa onde viveu a personagem da trágica história de amor mais conhecida do mundo: Romeu e Julieta. Não se sabe se de fato existiram, mas há um espaço totalmente dedicado à história em Veneto.

É claro, este passeio é um total chamariz de turista, afinal, não se sabe sobre a veracidade da história. Porém, a cidade de Veneto é lindíssima e pode valer a pena passar rapidinho neste ponto e deixar uma jura de amor nas paredes como tantos outros casais.

Observação: na Casa di Giulietta há uma estátua onde se acredita que passar a mão pode dar sorte no amor, apesar do conto de Shakespeare, é claro.

11- Catedral de Milão

O Duomo é uma das catedrais mais visitadas do mundo. Localizada em Milão, esta imponente edificação traz uma enorme quantidade de detalhes. De influências do gótico-medieval, toda a catedral foi construída em mármore branco-rosa de Candoglia.

A Catedral de Milão já possui mais de seiscentos anos e levou 1386 a 1786 anos para ficar completa, ou seja, um monumento que levou quatro séculos para ser construído. Após se deslumbrar com o exterior, entre e veja as 52 colunas em mármore escurecido.

A Catedral de Milão também possui uma visitação guiada pelo subsolo onde estão antigas construções da idade média.

12- Manarola

cultura da itália

Manarola é uma pitoresca região da província de La Spezia, a 439 km de Roma. Faz parte do Cinque Terre, onde estão cinco vilas que desafiam um íngreme acidentado terreno na costa do mar Ligúria. A vila parece saída de um filme da Disney e é extremamente charmosa.

Com vista para o Mar, você pode contemplar as paisagens naturais e se aventurar pelas vielas de Manarola e seus edifícios góticos e barrocos. E, em dia de sol, aproveite para ir à Marina di Manarola, onde as pessoas acessam o mar.

13- Catedral Santa Maria del Fiore

Este próximo destino possui três nomes diferentes, a Catedral Santa Maria del Fiore, o Duomo de Florença e, se preferir, a Catedral de Florença. De toda forma, você vai encontrar um edifício do século XIII no verdadeiro estilo gótico.

A Catedral Santa Maria del Fiore, que hoje é sede da arquidiocese de Florença, representa uma das mais completas obras do Renascimento Italiano. No interior você verá uma cúpula de 45 metros de diâmetro e uma pintura sacra de encher os olhos.

14- Piazzale Michelangelo

Após passar pelos melhores pontos da Itália, um excelente passeio é ir até a Piazzale Michelangelo, o ambiente perfeito para contemplar a cidade de Florença. O local funciona como um estacionamento, mas ao final da tarde muitos turistas relaxam vendo a vista.


Na Piazzale Michelangelo há um bar que funciona durante toda a noite, mas o mais divertido é escolher um bom vinho e sentar na escadaria virada para a cidade. É possível acessar o destino utilizando os serviços de ônibus ou fazendo uma pequena caminhada.

15- Lago de Como

O Lago de Como é ideal para uma viagem de luxo, afinal, é um dos destinos mais belos da Itália e por isso é bastante visitado. O Lago de Como é o terceiro maior lago do país e está localizado nos arredores de Milão.

A belíssima paisagem, além do lago de águas cristalinas, conta também com cadeias de montanhas que cercam a região sem falar das florestas nas proximidades. Além disso, há diversas casas de famosos que se tornam atração ao longo do percurso do lago.

Saiba qual é a região mais rica da Itália

A região norte e centro são as porções da Itália com melhor qualidade de vida. Quem diz isso é o Il Sole 24 Ore, um importante jornal de Milão que avalia fatores como renda, segurança, estilo de vida e saúde.


Atualmente, cidades como Bolzano, Bolonha e Florença são as mais ricas da Itália, levando em consideração o PIB. Concentram a maior zona de ofertas de emprego, menores índices de crimes e violência e excelentes parâmetros de saúde, lazer e educação.

Saiba como é vida na Itália

Morar na Itália é uma experiência fascinante, com estilo de vida ameno, cultura e arte ricas, gastronomia renomada, belas paisagens, transporte público eficiente e sistema de saúde e educação de qualidade. 

Apesar do inglês ser bastante difundido no país, é importante saber a estrutura do idioma italiano, porque muitas regiões da Itália possuem um dialeto único.

Já sobre ofertas de emprego, recomenda–se focar no norte do país onde há mais disponibilidade de trabalho. Por fim, a Itália é um dos melhores destinos para morar, já que reúne uma cultura muito rica e ótima recepção com estrangeiros.

Conclusão

Se você gosta de história, de comer bem e de cultura, você precisa visitar a Itália. O país europeu é, sem dúvida, um dos mais importantes da Europa e conhecê-lo é ter a oportunidade de viajar ao passado e compreender melhor a evolução da humanidade. Das artes à arquitetura, é impossível não se emocionar ao conhecer  a Itália.

Reserve uns dias e tente ir para cidades importantes no norte, centro e sul do país. Existe uma Itália para cada viajante e o país é muito diferente em cada região. O norte rico e produtivo contrasta com o sul mais pobre e menos industrializado. Conhecer a Itália é, sem sombra de dúvidas, uma oportunidade única e que vai impressionar você.

Antes da sua viagem para Europa, não esqueça de comprar seu chip internacional da America Chip e viajar conectado nas suas férias internacionais e tão merecida! 

Veja também o que fazer em Paris na França: Vida Noturna e os 12 melhores Pontos Turísticos [Guia].

Comentários:

2 thoughts on “O Melhor da Itália: Curiosidades, História, Cultura e Atrações Turísticas

  1. Pingback: Liechtenstein: Cultura, História e 12 Pontos Turísticos

  2. Pingback: Apaixone-se por Malta: Pontos Turísticos, Cultura e Clima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

eSIM Alemanha: Como Funciona, Planos e Ativação Imediata

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

eSIM França: Velocidade 5G, Planos Imperdíveis e Suporte 24h

eSIM Espanha: A Melhor Conexão Internacional em Sua Viagem

Leia mais

O Japão é um dos países mais atrativos do mundo, tendo cultura, história, gastronomia e atrações turísticas extremamente singulares e interessantes. Essa nação tem muito a oferecer aos seus visit(...)

Leia mais

O Alabama é um estado dos Estados Unidos que fica localizado na região sudeste do país e possui lindas construções arquitetônicas e paisagens naturais. Esse destino engloba tudo que um bom turist(...)

Leia mais

Descubra a praticidade do eSIM na Alemanha com a AmericaChip. Esqueça os cartões físicos tradicionais e aproveite a liberdade de trocar de operadora ou configurar novos planos diretamente pelo se(...)

Leia mais

Você está planejando uma viagem para a Itália e quer garantir que tudo saia perfeito? Com o eSIM Itália da AmericaChip, você pode ter mais segurança e liberdade durante sua viagem, sem complicaçõ(...)

Leia mais

A Carolina do Norte é um dos 50 estados dos Estados Unidos e possui belezas naturais fenomenais. Além disso, os pontos turísticos desse destino também são lindos e bastante variados, o que torna (...)

Leia mais

Seul é uma cidade sul-coreana repleta de atratividades para os turistas, possibilitando os mais variados tipos de experiências culturais, históricas e turísticas.  E, como toda viagem pode se tor(...)

Leia mais

Connecticut é um belíssimo estado dos Estados Unidos, oferecendo aos seus visitantes muitas paisagens de tirar o fôlego, pontos turísticos, cultura e história. Uma viagem para esse destino é sens(...)

Leia mais

Viaje tranquilo com o eSIM Grécia: internet ilimitada, suporte 24 horas e ativação instantânea! Não é da noite para o dia que se planeja uma viagem à Grécia, mas é em segundos que se adquire um e(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h