03 de novembro de 2023
Grandes planícies e incontáveis fazendas. Conheça a Dakota do Norte, um dos últimos territórios a compor os Estados Unidos e que ainda preserva o velho-oeste americano.
A Dakota do Norte é uma terra dourada, que mostra que o velho oeste nunca morreu. Suas planícies cheias de lindos pastos promovem ricas paisagens naturais, com uma fauna muito interessante de ser vista.
Mas para além disso, este é um estado que busca proteger sua história e identidade com muita força. Logo, atração é o que não falta. Veja o que fazer por lá:
Saiba onde fica a Dakota do Norte
A Dakota do Norte pode ser visitada no extremo centro-oeste dos Estados Unidos. A região faz divisa com o Canadá, mais especificamente com os estados de Saskatchewan e Manitoba.
Em seu entorno, ainda nos EUA, estão os Estados de Montana, Minnesota e Dakota do Sul e todos estes estados, compartilham uma identidade muito parecida, preservando a ascendência do velho-oeste e suas grandes planícies repletas de fazendas.
Dakota do Norte: História e Curiosidades
Até meados de 1889, a Dakota do Norte passou por domínio dos franceses, espanhóis e por um longo período de tempo, pelos britânicos. Embora diferentes povos passassem por aquelas terras, os nativos-americanos eram quem exploravam de fato a região em torno do rio Mississipi.
Após a venda da Dakota do Norte para os Estados Unidos, a indústria se iniciou e a população saltou de 100 mil para 500 mil habitantes em poucos anos. Isso sem antes passar por dezenas de conflitos entre povos nativos e estadunidenses-brancos.
Foi neste conflito, que um importante personagem histórico surgiu, o Sitting Bull (Touro Sentado), um chefe indígena da etnia Sioux que liderou ofensivas contra o avanço de estadunidenses de ascendência europeia em suas terras.
E é nesse detalhe que precisamos nos atentar, afinal o que quer dizer Dakota? Os povos indígenas já deram a resposta: Dakota, vem da palavra “Amigo”.
Leia também: Como Tirar Visto Americano: Documentos, Entrevista e Tipos de visto [Guia Completo]
America Chip: Conexão 5G em Dakota do Norte
A Dakota do Norte é um pouco menor que o estado de São Paulo, por isso mesmo, há muito o que se ver por lá. Dessa maneira, é sempre bom estar conectado à internet para conseguir chegar nos melhores passeios e destinos e claro, se comunicar com a família.
Por isso mesmo, a América Chip disponibiliza os melhores planos internacionais dentro da América do Norte para não perder nada enquanto estiver viajando. Planos com 5G e ligações ilimitadas por dias flexíveis a partir de R$36,00.
Ah! E vale lembrar que são chips físicos e também e-sims, para mais comodidade na hora de navegar
Clima e melhor época de visitar Dakota do Norte
De clima continental, a Dakota do Norte possui duas estações do ano bem definidas, o verão e o inverno. Embora no verão há máximas de 30ºC, a média o ano todo é de apenas 11ºC. O clima mais frio é predominante.
Sendo assim, a melhor época para visitar a Dakota do Norte é entre maio e setembro, quando o estado está mais quente. Nos outros meses do ano, o clima atinge temperaturas negativas com facilidade tendo seu ápice em janeiro, com marcas de -7 a -15ºC.
Dicas de vida noturna em Dakota do Norte
A vida noturna em Dakota do Norte pode ser um grande achado para a sua viagem aos EUA. Nesse estado, você encontrará bares, shows, teatros, restaurantes, museus e diversas outras atrações que poderão divertir e enriquecer as suas noites de viagem.
Entre as inúmeras possibilidades disponíveis para você na Dakota do Norte, há aquelas que se destacam nas principais cidades do estado. Por isso, confira algumas dicas de vida noturna em Dakota do Norte:
- Lotus Massage Therapy & Wellness (Grand Forks);
- Plains Art Museum (Fargo);
- Blarney Stone Pub (Bismarck);
- Sky-Vu Drive-In Theatre (Grand Forks);
- Dempsey’s Public House (Fargo);
- LÜFT Rooftop Bar (Bismarck);
- Long Haul Saloon (Grand Forks).
Saiba qual é o idioma e moeda oficial da Dakota do Norte
Antes de ir à Dakota do Norte, você precisa ter uma noção básica sobre o idioma e a moeda oficial do local. Isso porque esses aspectos estarão presentes ao longo de toda a sua experiência nesse destino, podendo melhorar ou, até mesmo, deixar a sua vivência menos divertida.
Para que o segundo cenário não aconteça com você, é essencial estar preparado quanto a essas informações. Com relação à língua, o idioma oficial da Dakota do Norte é o inglês, o que facilita a comunicação, uma vez que essa é a língua universal.
Já a moeda oficial desse destino é o dólar americano, que também é bastante conhecido pelos brasileiros. Então, de modo geral, provavelmente você não passará por grandes perrengues na Dakota do Norte relacionados ao idioma e à moeda local!
Fantásticas Atrações Turísticas da Dakota do Norte
Abaixo em Dakota do Norte pontos turísticos, você confere o que não pode faltar enquanto estiver passeando pela Dakota do Norte. Viva a experiência de andar por onde grandes nomes da história norte-americana passaram! Veja:
Rio Missouri
O rio Missouri é o maior dos EUA e parte de outro grande rio, o Mississippi (sim, o mesmo que dá nome a famosa canção da banda norte-americana, Mountain, Mississippi Queen). Estes dois rios são importantes afluentes que alavancaram a indústria dos EUA por eras.
O encontro destes dois gigantes, que passam por 5 estados do país, formam uma bacia hidrográfica que cobre um sexto do território estadunidense.
Centro do Patrimônio da Dakota do Norte
As formações rochosas que enfeitam todo o território da Dakota do Norte, mais conhecidas como Badlands, parecem cenário de filmes de ficção científica. Acontece que tais formações estão por lá a milhões de anos e contam toda uma história.
No Museu Estadual & Centro de Patrimônio da Dakota do Norte tem justamente o dever de mostrar como viviam os primeiros povos e animais que residiam no no estados a muitas eras atrás. É um passeio imperdível.
Parque Nacional Theodore Roosevelt
Um excelente passeio ao ar livre é visitar o Parque Nacional Theodore Roosevelt, que homenageia a visita do 26º presidente dos EUA quando este pisou naquelas terras em 1883.
O parque por si só já vale a visita, já que conta com 285 Km de território e abriga, além de paisagens naturais magníficas, uma fauna peculiar; os búfalos, que pastam pelas planícies douradas da Dakota do Norte.
Frontier Village e o National Buffalo Museum
Por falar em búfalos, o Museu Nacional Buffalo abriga uma manada destes animais para ver bem de perto. Além do mais, eles possuem uma espécie albina fascinante. Conheça a história do surgimento e criação do bisão americano.
Para um passeio duplo, recomendamos visitar o Frontier Village. Um vilarejo charmosíssimo que preserva as características de uma típica cidade norte-americana de 1800. É possível andar de charrete e conhecer melhor o espaço.
Local Histórico Nacional das Aldeias Indígenas do Rio da Faca
Como dito anteriormente, a Dakota do Norte teve uma forte presença de povos indígenas até pouco tempo atrás. Os Sioux, Dakota, Mandan e Hidatsa trouxeram sua identidade para o estados e hoje celebram todos os anos o Pow Wow que reúne dezenas de tribos indígenas e turistas.
Mas antes de participar do evento, vale muito a pena visitar o Sítio Histórico das Aldeias Indígenas Knife River, que preserva a identidade e cultura destes povos com seus mais perfeitos detalhes.
Confira aqui: Minnesota Vai te Surpreender: Curiosidades e Atrações Turística [Guia]
Museu de arte das planícies
Para os amantes das artes, o Museu das Planícies é um ótimo passeio. A organização conta com obras de arte nacionais e também da região das Badlands.
O acervo conta com obras de arte moderna, arte indígena e folclórica, além de trazer grandes nomes da cena local. Imperdível.
Parque da Herança Escandinava
A presença escandinava durante a formação dos estados norte-americanos foi muito forte na região das Dakotas. Países como Dinamarca, Finlândia, Suécia e Noruega registraram sua cultura de diversas formas.
O Parque da Herança Escandinava mostra isso. O terreno possui diversas réplicas de casas típicas da região no final do século XVIII. É possível ver também um clássico moinho de vento e outras atrações.
Conclusão
Conhecendo a história da Dakota do Norte, dá para perceber o quanto a união entre povos indígenas, escandinavos, britânicos, franceses e espanhóis resultou em um estado riquíssimo em identidade e cultura.
Para outros fins, os exuberantes destinos ao ar livre garantem uma visita cheia de surpresas e com paisagens para acalmar os dias do estrangeiro que sai das grandes metrópoles.
Víajó sempre paŕa esta região. Fantástica
Olá Maria José, tudo bem?
Sim, estamos falando sobre uma das maiores regiões dos EUA, suas planícies, pradarias ondulantes, rios, lagos e lindas paisagens naturais. Um contato direto com a maestria da natureza em toda sua arquitetura!
Obrigado e forte abraço !