Europa

O Melhor de Roma: Curiosidades, Clima, Vida noturna e 20 Pontos Turísticos

roma

Roma é uma das cidades mais visitadas da Europa e um dos lugares mais incríveis do mundo. Cheia de história, museus, monumentos e obras de arte.

Se você está planejando uma viagem para Itália, saiba o que visitar em Roma, quais os melhores restaurantes para comer a tradicional pizza e dicas da capital italiana para aproveitar ao máximo suas férias na Europa! 

Planejamento de viagem para Roma

Se você está planejando uma viagem a Roma, essa cidade tão romântica e cheia de histórias, é preciso se preparar para não perder nenhum momento, nenhuma oportunidade e, principalmente, não passar por nenhum perrengue.

Separamos algumas dicas importantes para você.

Hospedagem na Itália

A escolha do seu hotel em Roma é também muito importante. Opte por ficar em uma região mais central para poder fazer mais coisas a pé e estar melhor localizado. Procure nos sites de busca de hospedagens, por lá há várias opções de hospedagem na Itália com ótimos preços e promoções. 

Você pode escolher hotéis que fiquem no centro histórico, próximo a Pizza Navona, Campo di Fiori, Piazza di Spagna ou então, em Trastevere (um dos melhores bairros para se hospedar em Roma). 

Pesquise lembre a localização do hotel escolhido no Google Maps e veja a distância dos principais pontos turísticos que você quer visitar. 

Saiba onde comprar o seu Chip Internacional Ilimitado:

Passagens Aéreas

Já para a compra das passagens aéreas, encontre as melhores opções nos sites de busca de passagens. Neles você pode utilizar filtros para a sua busca por passagens para Itália, do mais barato para o mais caro, o tempo do voo, número de escalas e muito mais. 

Seguro viagem internacional

Outra questão importante na hora de planejar sua viagem para Itália é escolher o seu seguro viagem internacional. O seguro viagem é obrigatório para Europa e a cobertura mínima exigida é de € 30 mil euros. 

Os oficiais de imigração sempre pedem para os turistas que viajam para Europa apresentarem seus seguros de viagem na entrada do continente europeu (o primeiro país que você passar na imigração). Por isso, é muito importante contratar um seguro de viagem para viajar tranquilo. E em caso de doença ou acidente no exterior, você estará tranquilo.  

Lago de Como, Itália: As Melhores e Mais Incríveis Atrações [Guia]

Roteiro de viagem

É muito importante traçar os destinos certos para conhecer em uma cidade como Roma, que é repleta de atrações.

A cidade oferece diversas opções culturais, oportunidade de visitar locais históricos, é repleta de paradas gastronômicas imperdíveis e muito mais.

Antes de viajar, busque saber mais dos destinos mais visitados pelos turistas e que tenham mais a ver com você. Pesquise o funcionamento e como é a visitação desses locais.

Desse modo, você pode procurar interesses que estejam próximos uns dos outros e otimizar o seu tempo, além de te ajudar a escolher melhor onde se hospedar para economizar com transporte.

Documentação

Para viajar para a Itália, você deve ter em mãos 5 documentos diferentes.

  • Passaporte válido;
  • Seguro viagem com cobertura de pelo menos 30 mil euros;
  • Comprovantes de hospedagem ou carta-convite;
  • Comprovantes financeiros;
  • Passagens de ida e volta.

Já adiantamos as dicas sobre passagens. Mas é muito importante que você possua passaporte válido, o que deve ser o seu ponto de partida para qualquer viagem internacional fora do Mercosul. 

O seguro viagem é obrigatório, devido a Itália ser membro do Acordo de Shengen, firmado a partir de 1985 estabelecendo regras para a visitação e circulação de pessoas em 26 países. Uma dessas regras é, portanto, um seguro de viagens com cobertura mínima de 30 mil Euros.

O comprovante de hospedagem pode ser de hotel ou algum Airbnb.Se você for ficar na casa de outra pessoa, peça que seu anfitrião redija e registre uma carta-convite e envie para você junto com cópias de documentos pessoais.

Por fim, comprovantes financeiros devem mostrar que você possui condições mínimas para se bancar em solo italiano. Pode ser limites de cartão, dinheiro em espécie ou extratos bancários. 
Os valores se alteram dependendo do quão prolongada pode ser sua viagem, e podem ser acessados no site da Embaixada Italiana.

America Chip: conexão 5G em Roma

America Chip conexão 5G em Roma

Você sabia que pode viajar para Europa já com seu chip internacional? Com a America Chip você recebe o chip para sua viagem internacional na sua casa no Brasil, pode pagar em 6x e ter internet ilimitada durante todo período das suas férias. 

A grande vantagem de viajar com um chip internacional Europa é poder usar todas as suas redes sociais, seu WhatsApp, ver seus e-mails, falar com os amigos, usar o GPS, fazer reservas em restaurantes e muito mais. 

Com a America Chip você tem internet de alta velocidade, uma rede segura e que também pode ser compartilhada com seus amigos na viagem. 

Saiba quanto custa ir para Roma 

Que Roma é um destino turístico incrível e cheio de oportunidades, já ficou claro, né? Se está planejando uma viagem para essa localidade, precisa saber qual será o seu custo geral. 

Isso é importante para você se programar, definir o seu orçamento e começar a juntar o dinheiro necessário. Vale lembrar que os valores apresentados nunca são exatos, e que a temporada, a quantidade de dias e as escolhas de cada viajante influenciam diretamente nesse cálculo. 

Para chegar à média de gastos de uma viagem para Roma, é necessário incluir os principais aspectos dessa experiência: passagens, hospedagem, alimentação, transporte e passeios. Levando tudo isso em consideração, o seu custo para uma viagem de uma semana em Roma será de, aproximadamente, 10 mil reais. 

Dicas com os melhores restaurantes de Roma

Visitar Roma significa comer a melhor pizza do mundo! Além é claro de muitas pastas e gelatos italianos (os melhores do mundo)! Por isso, pesquise bem o que quer visitar antes da sua viagem e reserve os restaurantes, caso eles sejam muito disputados. 

Veja uma lista dos melhores lugares para comer pizza em Roma:

  1. Pinsere;
  2. Pizzeria Magnifica; 
  3. Angelo e Simonetta;
  4. Trapizzino;
  5. Seu Pizza Illuminati;
  6. Pensa e Buoi;
  7. Piccolo Buco;
  8. Emma;
  9. Bonci Pizzarium (chef Gabriele Bonci); 
  10. La Gatta Mangiona.

Importante que você saiba que a pizza verdadeira italiana é bem diferente da pizza brasileira e que o sabor está nos ingredientes de qualidade. Jamais peça por ketchup ou maionese durante a sua viagem para Itália. Apenas azeite de oliva é aceitável pelos italianos! 

Um dos chefs de cozinha mais importantes quando o assunto é pizza é o Chef Gabriele Bonci, conhecido como o “Michelangelo da Pizza”. Ele criou vários pratos únicos como o macarrão frito e muitas pizzas autorais. Vale a pena conhecer o Bonci Pizzarium (Via della Meloria, 43 – Roma, Italia) e o Panificio Bonci (Via Trionfale, 36 – Roma, Itália). 

Já na hora da sobremesa, escolha entre os melhores gelatos italianos de Roma. Você pode pedir entre o “Cono”, a nossa casquinha ou então o “Coppetta”, o sorvete no copinho.

Entre os melhores gelatos italianos em Roma estão:

  1. Gelateria della Palma;
  2. Verde Pistacchio;
  3. Gelateria Fassi;
  4. Giolitti;
  5. Gelateria San Crispino;
  6. Ciampini;
  7. Gelateria del Teatro;
  8. Frigidarium;
  9. Gelateria dei Gracchi;
  10. GROM;
  11. Dolci di Nonna Vincenza.

Ao todo são mais de 11 mil restaurantes na cidade, que tem muito para oferecer aos seus visitantes.

História e Curiosidades de Roma: Fatos Interessantes e Inéditos

Roma é uma das cidades mais antigas do mundo, com quase 3.000 anos de história e muita cultura, arte e uma arquitetura exuberante. 

Viajar para Itália é se encantar com a gastronomia italiana, com a animação do povo italiano e visitar muitos monumentos históricos que marcaram a história da humanidade. 

Junto à Roma está a cidade do Vaticano, que é a sede da Igreja Católica e onde fica o Papa. A Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano são visitas obrigatórias para quem viaja para a Itália. A Capela Sistina é um dos locais mais marcantes da visita, estando localizada no Palácio Apostólico, no Vaticano. 

Uma das curiosidades de Roma é que o teto da Capela Cistina levou quatro anos para ser feito por Michelangelo. Ele foi escolhido pelo Papa Júlio II para pintar a Capela Cistina. O trabalho foi feito entre 1508 a 1512. 

Hoje, mesmo 500 anos depois da obra de Michelangelo, milhares de visitantes vão para o local para admirar a beleza e complexidade dessa pintura que mudou a arte mundial. 

No Palácio Apostólico da Cidade do Vaticano é onde mora o Papa Francisco, a residência oficial do Papa. 

Outra curiosidade de Roma é a cidade mais populosa da Itália (a capital do país) e também é a terceira cidade mais populosa da União Europeia.  

Clima em Roma e melhor época para viajar

Roma possui temperaturas bem mediterrânicas. Isso significa que ela é quente, mas com temperaturas agradáveis na maior parte do ano.

As melhores épocas para viajar para a cidade e encontrar um clima temperado são na primavera e outono italianos (o que acontece no inverso no Brasil. Quando é outono aqui, é primavera lá, e vice-versa).

No verão, em Julho e Agosto, as temperaturas podem ser muito altas, o que pode causar algum tipo de desconforto durante a viagem.

Já o inverno não é tão rigoroso quanto em outras partes da Europa. Ainda assim pode nevar em alguns poucos dias da estação, e no geral é uma época de pouca luminosidade. Chega a escurecer o céu antes das 17hrs.

Vida noturna em Roma: dicas de bares e casas de shows

Por ser uma cidade muito enorme e cheia de turistas, Roma capricha na quantidade de bares, restaurantes, baladas e conta com ótimas opções de vida noturna. 

Entre os melhores locais de Roma para curtir a noite estão o Bairro Trastevere, San Lorenzo e Praças de Roma. O bairro Trastevere tem várias opções de bares e pubs para aproveitar a noite.

O que fazer em Roma: 20 dicas de turismo imperdíveis

Roma, a cidade com cerca de 1,285 km² (menor que a cidade de São Paulo), já foi palco de dezenas de eventos cinematográficos, lar de obras renascentistas e capital de paisagens deslumbrantes. Para conhecer tudinho é preciso se preparar.

Veja o que tem de interessante em Roma e não perca nada:

01- Fórum Romano e Palatino

O Fórum Romano e o Palatino estão bem próximos do Coliseu de Roma. O Fórum Romano era o principal centro comercial da Roma Imperial e foi muito importante para a cidade. No local aconteciam cerimônias, discursos, confronto de gladiadores e era um verdadeiro centro comercial. 

Atualmente, o Fórum Romana são ruínas da época (ano 2 a.C) é uma verdadeira viagem ao tempo. Os ingressos para visitar o Fórum Romano e o Monte Palatino são os mesmos do Coliseu, porém, não é preciso fazer a marcação de horário para entrada. 

Conheça também quais são as 15 Melhores Atrações Turísticas de Barcelona: Dicas Imperdíveis.

02- Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi é sem dúvida, a fonte mais bonita de Roma e um dos lugares mais emblemáticos e turísticos da cidade. Para conseguir tirar boas fotos é preciso chegar cedo, para evitar as multidões.  

A construção barroca é do ano de 1762 e foi criada por Nicola Salvi. Bem no centro da fonte está uma estátua de Netuno, o Deus do mar. 

Na região existem alguns hotéis e se você quer ficar muito bem localizado, vale a pena conferir as opções de quartos. Entre os hotéis com ótimas vistas, estão o Relais Fontana Di Trevi, um hotel 4 estrelas, com diárias na média de € 237,00 euros. 

E você sabe a lenda de jogar moedas na Fontana di Trevi? Pois é, muitos turistas jogam moedas na fonte na esperança de voltar a Roma algum dia. O mito iniciou em 1954, no filme “A Fonte dos Desejos”. 

A lenda ainda diz que se você jogar duas moedas vai casar com um italiano (ou italiana) e ainda, se jogar três moedas, irá casar com a pessoa que conheceu! Você vai tentar a sorte? 

03- Coliseu

Coliseu em Roma

O Coliseu de Roma é a principal atração da cidade e motivos não faltam para conhecê-lo pessoalmente. Ele começou a ser construído no ano de 72 d.C, sendo inaugurado ao público em 80 d.C. O local é um dos símbolos mais importantes da Itália e ele também é conhecido como Anfiteatro Flaviano. 

O local era destinado para espetáculos, combate de gladiadores, caça de animais, execuções e também encenações. Ele conseguia receber entre 50 a 80 mil espectadores e é impressionante sua preservação quase 2 mil anos depois.

Importante saber que as filas são longas para visitar o Coliseu e que o ideal é comprar os ingressos com antecedência. 

04- Panteão (Pantheon)

O Panteão de Roma é um templo romano do ano de 27 a.C, encomendado durante i reinado do Imperador Augusto. Tendo sido reconstruído pelo Imperador Adriano por volta do ano 126. O local conta com grandes colunas de granito, com uma altura de 43,3 metros. O Panteão fica na Piazza della Rotonda e vale a pena conhecer! Ele é uma das principais atrações de Roma. 

05- Museus Vaticanos

Os Museus Vaticanos são conglomerados com diversos palácios, entre eles o Palácio dos Museus Vaticanos e a Pinacoteca Vaticana. Antes da sua visita, veja o mapa e tudo que tem interesse de conhecer e ver pessoalmente. O local é gigantesco e cheio de obras de arte e monumentos incríveis. 

A Capela Cistina fica no Palácio Apostólico e conta com os afrescos de Michelangelo no teto e na parede do altar. Um dos locais mais bonitos de Roma. 

06- Piazza Venezia (Praça Venezia)

A Piazza Venezia (Praça Venezia) é um dos locais mais centrais de Roma, onde se encontram grandes avenidas, tais como Via Del Fori Imperiali e Via Del Corso. 

07- Praça do Capitólio e Museus Capitolinos

A Praça do Capitólio fica no Monte Capitolino e foi criada por Michelangelo. A praça de Roma é virada para a Basílica de São Pedro, que na época que foi criada era o local central da política. 

Já os Museus Capitolinos formam o principal museu de Roma, com dois edifícios. 

EuroTrip: Dicas Imperdíveis Para Fazer Uma Viagem Inesquecível.

08- Vaticano

Vaticano roma
Vaticano roma

O Vaticano é uma cidade-estado e um dos menores países do mundo e território (44 ha) e em população (825 pessoas). O local é de grande importância para os católicos, sendo a sede da Igreja Católica no mundo. Entre os locais mais importantes para visitar no Vaticano estão os Museus do Vaticano e assistir uma missa do Papa na Basílica de São Pedro. 

Importante saber que os Museus do Vaticano são enormes e se você quiser conhecer tudo, precisará de pelo menos um dia inteiro para a visita.

09 – Basílica e Praça de São Pedro

O monumento que levou cerca de 10 anos para ser construído, hoje é nomeado a praça mais bela do mundo. A praça de São Pedro, datada do século XV, é uma imponente estrutura capaz de abrigar até 300 mil pessoas.

E, no horizonte, podemos ver a Basílica de São Pedro, ainda mais espetacular. Considerada a maior igreja do mundo, a Basílica de São Pedro está no coração do Vaticano e já desperta emoções em qualquer um que se aproxima de suas colunatas.

As filas para acessar o interior da Basílica de São Pedro são extensas. Recomenda-se contratar um guia que possui horários agendados ou chegar bem cedo para assim aproveitar Roma com calma.

10 – Castelo de Sant’Angelo

Já imaginou estar em um monumento com mais de dois mil anos? Acontece que o Castel Sant’Angelo tem muita história para contar. Construído em 123 d.C, o monumento já foi uma tumba de imperadores, posto de defesa de Roma, prisão e lar de Nobres e Pontífices.

A partir de 1906 o Castelo de Sant’Angelo passa a ser museu e agora abriga uma grande parte da história e vida de Roma em um só lugar. Dividido em 5 blocos, podemos ter acesso às salas onde estão os restos mortais de reis e imperadores e até aposentos papais.

É possível emitir um ingresso de forma online e fechar pacotes de guia com visitas combinadas a outros pontos turísticos.

11 – Piazza Navona

A Praça Navona é um monumento milenar que abriga cerca de 30 mil pessoas. Seu maior detalhe são as três fontes que cercam o local, construídas por Bernini e Giacomo della Porta.


No século XIX, as águas das fontes eram cedidas aos verões para inundar a Praça de Navona que se transformava no Lago Piazza Navona. Especialmente encantador.

Mas para além do que perdemos, a praça é encantadora e possui restaurantes e quiosques por perto. Ideal para um dia sem planejamentos.

12 – Fontana Dei Quattro Fiumi

roma antiga

Na Piazza Navona estão três fontes principais:

  • Fontana Del Nettuno: criada por Giacomo della Porta em 1800. O monumento traz o próprio Netuno navegando sobre uma concha arrastada por cavalos. Magnífico.
  • Fontana del Moro: Criada por Giacomo e aperfeiçoada por Bernini. Traz um mouro se banhando em torno de tritões e golfinhos. Lindo.
  • Fontana Dei Quattro Fiumi: Bernini construiu a obra central da Piazza Navona em 1651. É uma homenagem aos quatro rios principais da época: Nilo, Danúbio, Ganges e o Rio Prata. Esplendoroso.

13 – Piazza di Spagna

A Piazza di Spagna (ou simplesmente Praça da Espanha) é uma famosa escadaria que já apareceu em centenas de filmes famosos. Sua localização privilegiada está na Via dei Condotti, que é perfeita para fazer compras e é bastante badalada.

Na praça há um segmento de três importantes estruturas: embaixo, a Fontana della Barcaccia, no meio a Escadaria da Piazza e subindo-a, o Obelisco Flaminio que dá origem a um dos mirantes mais bonitos de Roma.

14 – Circo Massimo

Embora não tenha restado muito, o Circo Massimo foi uma imponente estrutura que abrigava cerca de 300 mil pessoas. Era o maior de toda Roma. No espaço ocorreram diversos eventos, muitos deles competidos por escravos que buscavam fortunas.

Hoje, os 600 metros que faziam parte da estrutura possuem resquícios das ruínas e um espaço aberto monumental.

leia também: Curiosidades de Aspen e Os Mais Elegantes Pontos Turísticos

15 – Catacumbas, Necrópoles e Criptas

O berço da civilização não poderia deixar de ter um destino como este. Para onde foram reis, magos, papas, imperadores e rainhas que fizeram parte da história da humanidade? Bom, você pode começar pelas Necrópoles de Roma.


Você pode visitá-las na própria Praça de São Pedro, onde você consegue ter acesso à:

  • Túmulos Papais: é o primeiro nível de visitação das catacumbas. Lá você encontra restos mortais de reis e papas a partir do século 10. Não há necessidade de emitir ingresso;
  • Necrópole de São Pedro: no segundo nível das catacumbas está onde foi enterrado São Pedro. a visitação requer retirada de ingresso via e-mail (scavi@fsp.va), denotando número de pessoas, idioma que você fala e a disponibilidade;

Mas atenção nos seguintes detalhes de acesso às criptas:

  • Não é permitido o uso de bermudas, decotes ou camisetas que mostrem a partir dos ombros;
  • Os corredores são estreitos, é proibida a entrada com grandes malas e mochilas;
  • Não é permitido tirar fotos mesmo sem uso de flash;
  • Não é permitida a entrada de crianças com menos de 15 anos;
  • Não é recomendado para pessoas com claustrofobia.

16- Villa Borghese e Galleria Borghese

Sendo o terceiro maior parque de Roma e o de maior importância para a capital italiana, a Villa Borghese não pode ficar de fora do seu roteiro de passeios. Esse parque verde é exuberante e encantador, com uma arquitetura fantástica e muita flora. 

Dentro dele, está a Galleria Borghese, um dos museus de arte mais renomados de todo o mundo. Nela, você poderá admirar obras de artistas prestigiados, como Rafael, Botticelli e Caravaggio. Sua coleção é realmente impressionante e importante para a arte mundial.

17- Templo de Adriano

Roma é o lar de templos enormes e majestosos. O Templo de Adriano é uma dessas construções surpreendentes, e sua história e beleza te deixarão fascinado. Visite-o, veja suas ruínas, entenda a sua importância histórica e tenha um momento memorável nessa atração romana! 

18- Trastevere

O Trastevere é um bairro em que você pode se desconectar totalmente do agito do centro de Roma. Como os turistas procuram os locais mais badalados e famosos, o bairro acaba passando despercebido, o que é ótimo para a sua experiência, já que as ruas estarão mais vazias e favoráveis às caminhadas. 

A arquitetura de Trastevere também é linda e aconchegante, então vai fazer com que você se sinta confortável. Além disso, esse será um cenário belíssimo para suas fotos em Roma.

19- Bocca della verità

A Bocca Della Verità, que, em português, significa A Boca da Verdade, é uma escultura bem conhecida em Roma. Ela é feita de mármore e tem uma face humana esculpida. Possivelmente, esse monumento pode ser resquícios de uma fonte do período da Roma Antiga ou uma tampa de bueiro. 

Muitas pessoas acreditam que a face estampada na escultura é a representação de um deus romano, principalmente o deus do rio Tibre ou do oceano. Também acreditam que a Bocca Della Verità é um detector de mentiras, no qual, se a pessoa colocar a mão na boca do rosto e mentir, ela se fecharia e morderia a mão. 

Ou seja, há diversas histórias para serem conhecidas enquanto você visita esse ponto turístico. É bem divertido e você terá bastante curiosidades para contar quando voltar ao Brasil!

20- Passeio de barco pelo Rio Tibre

Essa dica de turismo é para aqueles que querem conhecer Roma de uma perspectiva diferente da convencional. Um passeio de barco pelo Rio Tibre, sem dúvidas, será enriquecedor para a sua vivência italiana. As paisagens são lindas, e você descobrirá novas partes da cidade. 

Nesse passeio, você poderá se divertir e se descontrair, sem pensar em problemas, trabalho ou tarefas do dia-a-dia. É, de fato, um momento para relaxar e ter uma imersão no cotidiano romano. Vale muito a pena considerar essa aventura pelo Rio Tibre.

Documentos necessários para ir a Roma

Para dar início à sua viagem para Roma, é fundamental ter todos os documentos que são exigidos em mãos, resolvidos e válidos. Sem eles, você será impedido de entrar na Itália e não poderá conhecer essa localidade tão fenomenal. 

A primeira documentação necessária é o passaporte. Esse documento te acompanhará de modo obrigatório em quase todas as viagens internacionais, pois ele é utilizado e aceito por todos os países, sendo a sua identificação fora do Brasil. Se ainda não tem o seu, veja o passo a passo e não deixe para a última hora. 

Outro documento extremamente importante é o seguro viagem. Ele é obrigatório para ir a Roma, já que a Itália faz parte do Espaço Schengen, no qual é exigido ter um seguro viagem que cubra todos os gastos hospitalares/médicos. 

Também é necessário ter a passagem de volta, a reserva da hospedagem ou a carta-convite assinada por um residente italiano e o comprovante de meios financeiros para bancar a viagem. Essas documentações podem ser solicitadas durante o processo de imigração na Itália, então não deixe-os para trás. 

Vale lembrar que o visto não é obrigatório para brasileiros que querem ir a Roma, devido ao Espaço Schengen. Porém, não se esqueça, a partir de 2024, será necessário ter uma autorização de viagem, chamada ETIAS

Por fim, antes de viajar para a Itália, verifique se há alguma vacina sendo exigida no momento, como febre amarela ou COVID-19.  

Saiba onde se hospedar em Roma

roma mapa

Se você pretende frequentar o maior número de atrações possíveis, o centro histórico é ideal. A região é completamente estruturada, contando com hotéis de luxo, apartamentos, pousadas, restaurantes, cinemas e museus.


Além disso, é mais próximo do aeroporto. Então, se é sua primeira vez na cidade, recomenda-se a hospedagem próximo de onde a maioria dos turistas também estão.

Mas, para aproveitar ainda mais e encontrar um pouco de calma e ainda mais economia, a região do Trastevere é a mais indicada. Não é tão visada quanto o centro histórico, logo, é mais pacata e com bons hotéis por perto.

Dicas imperdíveis de como economizar em Roma

A salvação para o turista que quer economizar sempre será o transporte público. Em Roma as estações são muito bem organizadas e levará você para qualquer destino. Tanto o sistema de metrô quanto de ônibus são super baratos, ainda mais se comprado passes para vários dias.

Outra dica é, quando visitar monumentos históricos, além de retirar seu ingresso de forma online, estudar a possibilidade de fechar um pacote de guias para destinos combinados. Assim você consegue ver de tudo um pouco e consegue economizar.

Para finalizar, é importante garantir a boa comunicação de forma barata enquanto estiver viajando por Roma. Por isso, a escolha de um bom chip e com um bom funcionamento é essencial. E isso não precisa ser algo caro. Saiba como economizar clicando aqui.

Os melhores bairros de Roma

Abaixo, falamos um pouco mais sobre os melhores bairros de Roma e um pouco do que encontrar em cada um deles.

Castro Pretorio

Castro Pretorio é um charmoso bairro da cidade, conhecido hoje pelos seus hotéis. É uma chance de vivenciar algumas das melhores e mais conceituadas hospedagens que a capital italiana pode oferecer.

Outro ponto alto do bairro é sua gastronomia, para quem deseja experimentar uma típica comida italiana. Pizzarias e lojas de Gelatos são algumas das opções para se deliciar sem precisar se deslocar para muito longe.

Esquilino

Lar do principal ponto ferroviário da cidade, a estação de Termini, o bairro de Esquilino em muito se parece com Castro Pretorio, no que oferece ao turista.

É um ponto um pouco mais globalizado, então você encontrará opções que extrapolam a cultura italiana. Mas para quem deseja vivenciar uma típica experiência italiana, o bairro possui trattorias e cantinas de fama na cidade.

Além disso, possui a Santa Maria Maior, uma basílica e um dos maiores templos da Igreja Católica.

Trevi

O nome Fontana Di Trevi te diz algo? Cenário de inúmeros filmes e reportagens, a fonte onde turistas do mundo todo jogam suas moedas e jogam a sorte ao universo se encontra no bairro de mesmo nome.

Passeando pelo bairro, você encontrará a típica arquitetura da cidade, com monumentos dispostos pelas ruas estreitas. Muito impactada pelo movimento Renascentista, Trevi possui diversos palácios e instalações governamentais.

Campo Marzio

Qual o bairro mais chique de Roma

Por fim, o Campo Marzio é um bairro menor, mas que atrai turistas do mundo todo.

A Ponte Cavour, outro cartão postal da cidade, cruza o Rio Tibre e liga duas lindas piazzas (praças). Já o Mausoléu de Augusto, construído pelo ex-imperador de mesmo nome, foi construído em 28 a.C. 

Nele, foram sepultadas importantes figuras da História, como Calígula, Tibério e o próprio Augusto.

Pigna E Parione

Pigna significa “Pinha” e, por isso, possui um símbolo italiano: a Pinha de Bronze, símbolo da região.

Pigna se encontra nos limites do Vaticano, e é responsável por integrar a terra do Papa ao restante da cidade.

Parione é uma região próxima, boêmia, e cheia de belezas. Conhecida pelas suas admiráveis fontes, possui a Piazza Navona, uma das principais praças de Roma.

Dicas para aproveitar ainda mais a sua viagem a Roma

Para desfrutar plenamente da sua viagem a Roma, é essencial considerar alguns aspectos-chave do planejamento e da estadia, como a duração da viagem, fazer a mala ideal e realizar reservas antecipadas – e com antecedência.

Não fique poucos dias

Para uma primeira visita a Roma, recomendo que você fique, no mínimo, de 4 a 5 dias na cidade. Esse período permite que você explore as principais atrações turísticas, como o Coliseu, o Fórum Romano, o Panteão, a Cidade do Vaticano, a Capela Sistina – e muito mais. Basta se organizar da forma correta!

Além disso, esse tempo também oferece a oportunidade de passear, experimentar a culinária local em diferentes restaurantes, e, quem sabe, fazer uma viagem de um dia para locais próximos, como Ostia Antica ou Tivoli? De qualquer forma, evite ficar apenas 1 ou 2 dias em Roma.

Faça uma mala otimizada

Uma mala bem feita é essencial para uma viagem a Roma. O clima pode variar, então inclua roupas adaptáveis para diferentes temperaturas e, claro, vá preparado para um inverno gelado e um verão quente. Uma dica: divida a mala em dois grupos: roupas confortáveis e roupas elegantes. Assim, você estará preparado para toda e qualquer ocasião!

Sempre faça reservas para restaurantes e atrações

Como você já sabe, Roma é um destino extremamente popular, o que significa que as principais atrações e restaurantes podem ficar lotados rapidamente. 

Fazer reservas antecipadas para atrações como o Coliseu, o Vaticano e galerias de arte é importante para evitar longas filas e garantir a sua entrada. 

O mesmo se aplica a restaurantes mais amados pelos turistas; reservar uma mesa com antecedência pode evitar decepções, especialmente durante a alta temporada turística.

Saiba em que estação você irá

Antes de planejar sua viagem, escolha uma estação do ano para ir a Roma – que tem um clima mediterrâneo. A primavera (abril a junho) e o outono (setembro a outubro) são as estações ideais, oferecendo um clima agradável e menos turistas. 

O verão (julho e agosto) é quente e muito movimentado, enquanto o inverno pode ser mais frio, mas com menos multidões e preços mais baixos.

Fique atento às falsas ofertas

Sempre pesquise e compare preços antes de reservar qualquer coisa – hospedagem, passeios ou passagens, e verifique se os hotéis ou serviços de turismo oferecem pacotes ou descontos. 

No entanto, desconfie de ofertas que parecem “boas demais para ser verdade”, pois estas costumam não oferecer a experiência ou a qualidade prometida. Fique atento aos detalhes – como preços baixos ou informações vagas demais, por exemplo.

Saiba falar coisas básicas em italiano

Saber algumas frases básicas em italiano pode tornar a sua experiência em Roma ainda melhor. Frases como “Buongiorno” (bom dia), “Grazie” (obrigado), “Per favore” (por favor), e “Dove è il bagno?” (onde fica o banheiro?) podem ser úteis. Aqui vai uma dica extra: pizza é pizza em qualquer lugar do mundo! Não deixe de pedir nos sabores tradicionais italianos, Marguerita e Napolitana. Mangia che te fa bene!

Saiba como é viver em Roma 

Roma Wikipédia

Uma viagem para Roma, sem sombra de dúvidas, é memorável. Se viajar para lá já é incrível, imagine como seria viver nesse lugar. Será uma experiência mágica e encantadora.

Conheça alguns aspectos sobre a vida na capital italiana:

Custo de vida

O custo de vida em Roma é um dos maiores da Itália, mas consegue ser menor que o de outras capitais europeias. Já que a cidade é bem grande, badalada e turística, é normal que os produtos e os imóveis de lá sejam mais caros que em outras partes do país. 

Para uma pessoa, os gastos giram em torno de 2 mil euros. Porém, isso pode variar de acordo com o seu estilo de vida e as suas escolhas de restaurante, supermercado, transporte, passeios e todo o resto dos quesitos cotidianos. 

Oportunidade de emprego

Assim como a maioria dos países do mundo, a Itália ainda está se recuperando da pandemia do COVID-19. Isso faz com que as oportunidades de emprego estejam reduzidas. Porém, por outro lado, o envelhecimento populacional italiano tem incentivado o governo a oferecer vagas de trabalho para imigrantes.

Em Roma, pode ser mais difícil conseguir boas oportunidades de emprego, mas não é impossível. Se você começar a procurar enquanto ainda estiver no Brasil, com certeza encontrará boas vagas pela capital! 

Oportunidades de estudo

Há inúmeras oportunidades de estudo na Itália. Se você quer estudar, se graduar ou realizar cursos enquanto estiver morando em Roma, isso não será um problema. Você encontrará bolsas parciais e, até, integrais, principalmente para graduação e mestrado. 

Então, estudar em Roma é muito possível, e você poderá aperfeiçoar o seu currículo acadêmico! 

Lugares próximo de Roma para visitar 

Quando se trata da Itália, fica fácil pensar em destinos turísticos incríveis, né? E você pode aproveitar a sua viagem a Roma para conhecer alguns lugares lindos. Por isso, confira alguns locais próximos a Roma para você visitar: 

  • Tivoli;
  • Castelli Romani;
  • Orvieto;
  • Spoleto;
  • Nápoles;
  • Pompeia;
  • Ostia Antiga;
  • Firenze;
  • Anzio;
  • Sperlonga.

Saiba a principal diferença da Roma antiga para a Roma atual

A Roma Antiga fazia parte de um império que se estendia por três continentes. Como capital, exercia controle político, militar e cultural sobre um grande território. Seus sistemas legais e governamentais influenciaram muitas sociedades subsequentes. 

Atualmente,  Roma é a capital da Itália, com uma grande relevância cultural e histórica — mas sem o alcance político e militar de antigamente. A cidade equilibra a preservação do patrimônio histórico e cultural com o desenvolvimento urbano, sendo  segunda cidade mais visitada na União Europeia, ficando atrás apenas de Paris. Em média, Roma recebe entre 7 a 10 milhões de turistas anualmente.

Império Romano

Durante sua existência, o Império Romano expandiu-se (e muito), incorporando uma variedade de culturas e povos — ou seja, trazendo novas regiões e seus povos para a sua esfera de influência e controle e moldando-os conforme as normas romanas. 

Sua arquitetura — com monumentos como o Coliseu e o Panteão, por exemplo — reflete o estilo estético da época. O direito romano e as estruturas governamentais formaram a base de muitos sistemas jurídicos modernos de hoje em dia. 

Protagonismo bíblico

A influência de Roma na era bíblica era predominantemente política e militar. Hoje, a influência de Roma é principalmente religiosa, por meio do Vaticano — sede da Igreja Católica Romana e residência do Papa, maior figura de grande autoridade moral e religiosa no mundo, que atrai peregrinos e turistas de todo o mundo todos os anos. 

Afinal, é quase impossível planejar uma viagem à Roma e não incluir ao menos algumas de suas igrejas e catedrais em seu roteiro/itinerário.

Território

O Império Romano, em seu auge, cobria um grande território, muito além das fronteiras da atual Itália — controlava terras na Europa, na África e na Ásia. A Roma atual é uma cidade italiana com foco em preservar seu legado histórico — e não em se expandir territorialmente, como antigamente.

Saiba também outros nomes como Roma é conhecida

Roma, ao longo de sua longa história, acumulou vários apelidos e títulos. Um dos mais conhecidos é a Cidade Eterna (Città Eterna) — que é autoexplicativo. Outro nome é Caput Mundi, que significa Capital do Mundo em latim. 

A cidade também é associada à frase “Roma Caput Mundi, Regit Orbis Frena Rotundi”, que traduzido significa “Roma, capital do mundo, guia as rédeas do globo”. 

Roma é conhecida como “A Cidade das Sete Colinas”, referindo-se às sete colinas sobre as quais a cidade antiga foi construída. Essas colinas – Palatino, Aventino, Capitólio, Quirinal, Viminal, Esquilino e Célio – têm um grande significado na fundação e no desenvolvimento da Roma Antiga.

Urbs Sacra (Cidade Sagrada), Urbe (A Cidade) e Roma Aeterna… por aí vai. E esses são apenas alguns dos outros nomes de Roma!

Entenda se compensa contratar um guia para visitar Roma

guia turístico de roma

Contratar um guia turístico para explorar Roma vale geralmente o investimento – mas tudo depende do seu estilo de viagem. Os guias oferecem conhecimento profundo sobre a história, arquitetura e cultura da cidade, enriquecendo ainda mais cada experiência de viagem.

Eles proporcionam informações detalhadas sobre os pontos turísticos de Roma, além de revelar segredos e histórias menos conhecidas da cidade – tudo isso com um ponto de vista único e, claro, diferente do seu, como turista. 

Um guia pode também ajudar a otimizar o seu tempo, especialmente útil em uma cidade com tanto para ver. Além disso, os guias locais sempre conhecem os melhores lugares para comer e passam longe das armadilhas turísticas – vá por mim: eles têm as melhores dicas!

No entanto, vale dizer que contratar um guia pode não ser necessário em algumas situações. Se você prefere explorar no seu próprio ritmo, ou se está revisitando Roma e já conhece bem as principais atrações da cidade, talvez não precise de um guia. Por isso, tudo depende da viagem que você está fazendo e, claro, das suas experiências de viagem anteriores.

Conclusão

Viajar para Roma é entrar em um verdadeiro museu a céu aberto, é poder se encantar com a história, com a arquitetura e também com a incrível gastronomia italiana. Por isso, planeje cada detalhe da sua viagem para Itália e monte seu roteiro de acordo com as atrações que mais tem interesse. 

Pesquise bastante sobre a época do ano que você deseja viajar e quais os melhore horários para visitar cada atração. 

Não esqueça de escolher seu chip internacional para viajar conectado para a Europa e registrar todos os momentos da sua viagem, com uma internet segura e de alta velocidade. Tenha uma boa viagem! 

Aproveite para ler também: as mais lindas e embriagantes Praias na Europa para se divertir em família.

Comentários:

6 thoughts on “O Melhor de Roma: Curiosidades, Clima, Vida noturna e 20 Pontos Turísticos

  1. Pingback: Se Apaixone por Sevilha: Passeios e Vivências Incríveis

  2. Pingback: O Melhor de Bergamo: Turismo, Curiosidades e Dicas

  3. Pingback: Florença: Cultura,15 Atrações Turísticas e Dicas 2023

  4. Pingback: Se encante por Istambul:Turismo, Curiosidades e Dicas de Viagem

  5. Pingback: Tudo Sobre Cinque Terre: Atrações Turísticas e Dicas de Viagem

  6. Pingback: Fontana di Trevi: Turismo, Curiosidades e Atrações [Guia]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

eSIM Alemanha: Como Funciona, Planos e Ativação Imediata

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

eSIM França: Velocidade 5G, Planos Imperdíveis e Suporte 24h

eSIM Espanha: A Melhor Conexão Internacional em Sua Viagem

Leia mais

O Japão é um dos países mais atrativos do mundo, tendo cultura, história, gastronomia e atrações turísticas extremamente singulares e interessantes. Essa nação tem muito a oferecer aos seus visit(...)

Leia mais

O Alabama é um estado dos Estados Unidos que fica localizado na região sudeste do país e possui lindas construções arquitetônicas e paisagens naturais. Esse destino engloba tudo que um bom turist(...)

Leia mais

Descubra a praticidade do eSIM na Alemanha com a AmericaChip. Esqueça os cartões físicos tradicionais e aproveite a liberdade de trocar de operadora ou configurar novos planos diretamente pelo se(...)

Leia mais

Você está planejando uma viagem para a Itália e quer garantir que tudo saia perfeito? Com o eSIM Itália da AmericaChip, você pode ter mais segurança e liberdade durante sua viagem, sem complicaçõ(...)

Leia mais

A Carolina do Norte é um dos 50 estados dos Estados Unidos e possui belezas naturais fenomenais. Além disso, os pontos turísticos desse destino também são lindos e bastante variados, o que torna (...)

Leia mais

Seul é uma cidade sul-coreana repleta de atratividades para os turistas, possibilitando os mais variados tipos de experiências culturais, históricas e turísticas.  E, como toda viagem pode se tor(...)

Leia mais

Connecticut é um belíssimo estado dos Estados Unidos, oferecendo aos seus visitantes muitas paisagens de tirar o fôlego, pontos turísticos, cultura e história. Uma viagem para esse destino é sens(...)

Leia mais

Viaje tranquilo com o eSIM Grécia: internet ilimitada, suporte 24 horas e ativação instantânea! Não é da noite para o dia que se planeja uma viagem à Grécia, mas é em segundos que se adquire um e(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h