Europa

A Fascinante Istambul: Curiosidades, Segurança e os 10 Melhores Pontos Turísticos

Istambul

A cidade de Istambul é muitas vezes referida como a ponte entre a Europa e a Ásia. Aliás, ela é uma das metrópoles mais fascinantes e historicamente ricas do mundo.

Com uma posição geográfica privilegiada, fica no Estreito de Bósforo, que liga o mar Negro ao mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia. Confira tudo sobre Istambul!

Istambul: Curiosidades e História

Istambul é uma cidade de muitos nomes e é a segunda maior da Turquia. Já mudou de nome diversas vezes e era originalmente conhecida como Bizâncio quando foi fundada no século VII aC. Entretanto, em 330 d.C., foi renomeada como Constantinopla quando o Imperador Constantino a tornou capital do Império Romano do Oriente. Mas, em 1453, após a conquista da cidade pelo Império Otomano, ela passou a ser nomeada como Istambul.

Sua história conturbada torna tudo mais interessante. Após a Primeira Guerra Mundial e a queda do Império Otomano, Istambul se tornou parte da recém-formada República da Turquia, fundada por Mustafa Kemal Atatürk. Porém, a capital da Turquia foi transferida para Ancara, mas Istambul continuou a ser uma potência cultural e econômica.

A megalópole de mais de 15 milhões de habitantes enfrenta desafios de urbanização, poluição e congestionamentos. No entanto, continua sendo dinâmica e conhecida pela sua diversidade cultural, importância econômica e marcos arquitetônicos impressionantes. A cidade passou por projetos significativos de desenvolvimento urbano, incluindo o Túnel Marmaray, que liga os lados europeu e asiático de Istambul sob o Estreito de Bósforo.

Além disso, o patrimônio cultural de Istambul é um testemunho da sua história. As áreas históricas da cidade, como Sultanahmet e Eminönü, estão repletas de marcos emblemáticos e locais históricos. O Grande Bazar, um amplo mercado coberto, é um centro de comércio há séculos. Sem falar da cozinha turca, com a sua mistura única de sabores e tradições, é parte integrante da identidade de Istambul.

A localização geográfica de Istambul, abrangendo a Europa e a Ásia, é uma característica definidora da sua história e caráter. O Estreito de Bósforo, que separa os dois continentes, é uma importante via navegável e um símbolo do papel de Istambul como ponte entre o Oriente e o Ocidente.

Dicas de Viagem Para Uma Viagem Perfeita

Saiba onde fica Istambul

Como já foi mencionado, Istambul é uma grande cidade, de mais de 15 milhões de habitantes, localizada na Turquia. O país transcontinental abrange a Europa e a Ásia e a própria Istambul é uma cidade transcontinental, o que significa que está situada em dois continentes: Europa e Ásia. Ela fica na parte mais apertada do Estreito de Bósforo, um canal natural que separa os lados europeu e asiático da Turquia.

A parte ocidental e mais significativa de Istambul fica na Europa. Esta parte da cidade inclui áreas históricas como Sultanahmet, Eminönü e Praça Taksim, bem como pontos de referência como a Hagia Sophia, a Mesquita Azul e o Grande Bazar. Já a parte oriental, do outro lado do Estreito de Bósforo, fica na Ásia.

É uma área caracterizada por bairros como Kadıköy, Üsküdar e Bostancı. Embora seja menos turístico do que o lado europeu, tem o seu charme único, com mercados, locais culturais e uma atmosfera distinta.

Entretanto, o Estreito de Bósforo não só divide a cidade em dois continentes, mas também serve como uma importante via navegável para o tráfego marítimo, ligando o Mar Negro ao Mar de Mármara e ao Mar Mediterrâneo.

America Chip: Conexão 5G em Istambul

merica Chip Conexão 5G

Conhecer Istambul é uma grande oportunidade. Porém, para registrar os seus melhores momentos, postar vídeos, fotos, utilizar mapas e se comunicar, você precisa contar com um chip de celular da America Chip.

E sim, você pode comprar o chip físico ou o e-sim, o chip eletrônico da America Chip e aproveitar sua viagem da melhor forma. Sempre conectado!

Conheça os Melhores Destinos Internacionais

O que fazer em Istambul: 10 melhores pontos turísticos

Aproveite agora para conhecer e descobrir as 7 incríveis atrações turísticas para visitar em Istambul:

01 – Mesquita Azul

A Mesquita Azul, conhecida como Mesquita do Sultão Ahmed em turco (Sultão Ahmet Camii), é um dos marcos mais emblemáticos e bonitos de Istambul. Conhecida por sua arquitetura deslumbrante, foi construída durante o reinado do Sultão Ahmed I, o Sultão Otomano, entre 1609 e 1616.

Ela é uma obra-prima da arquitetura otomana e apresenta elementos do design islâmico e bizantino. Suas características mais distintas são seus seis minaretes imponentes e sua grande cúpula central, cercada por cúpulas e semicúpulas menores. O exterior da mesquita é feito de mármore cinza e branco. É linda e impressionante.

Já o seu interior é igualmente impressionante. Seu nome vem das dezenas de milhares de azulejos Iznik azuis e brancos que adornam as paredes, colunas e tetos. Os azulejos apresentam padrões florais, desenhos geométricos e caligrafia do Alcorão. A cúpula central, que tem quase 43 metros de altura, é lindamente decorada com pinturas.

A Mesquita Azul ainda é um local de culto ativo e está aberta tanto a muçulmanos como a não-muçulmanos. No entanto, é importante respeitar os horários de oração e utilizar roupas adequadas durante as visitas. Os visitantes são obrigados a tirar os sapatos e as mulheres devem cobrir a cabeça.

02 – Hagia Sophia

A Hagia Sophia, também conhecida como Ayasofya em turco, é um dos edifícios mais importantes de Istambul. Sua história se estende por mais de 1.500 anos e serviu a diversos propósitos ao longo dos séculos. Foi originalmente construída como uma catedral e uma maravilha arquitetônica e a maior catedral do mundo na época.

Por quase um milênio, a Hagia Sophia serviu como a principal catedral da Ortodoxia Oriental. Foi um local para cerimônias religiosas, importantes eventos imperiais e o centro do culto cristão no Império Bizantino. Conta com elementos romanos, bizantinos e islâmicos. Sua característica mais icônica é sua enorme cúpula, que foi uma grande conquista da engenharia de sua época.

Em 1453, o Império Otomano, sob a liderança do Sultão Mehmed II (Mehmed, o Conquistador), capturou Constantinopla (hoje Istambul) e converteu a Hagia Sophia em mesquita. O edifício sofreu modificações para acomodar o culto islâmico, incluindo a adição de minaretes.

Em 1935, após o estabelecimento da República da Turquia, ela foi transformada em museu. Durante quase 90 anos, a Hagia Sophia serviu como museu, porém em julho de 2020 foi convertida novamente em mesquita. Ela é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, reconhecida por seu significado histórico e cultural.

03 – Palácio Topkapi

O Palácio Topkapi já foi a residência principal e sede administrativa dos sultões otomanos durante mais de 400 anos, entre  século XV ao século XIX. Atualmente funciona como museu e é uma das atrações turísticas mais populares de Istambul. Construído no século XV, é considerado uma grande obra-prima arquitetônica, composta por vários edifícios, pátios e jardins exuberantes.

Aliás, o local serviu como residência real, centro administrativo e tesouro do Império Otomano. O complexo do palácio está dividido em várias seções, incluindo o Harém Imperial, onde vivia a família do sultão, o Salão Divan (conselho) para assuntos de estado, vários pavilhões, cozinhas e edifícios do tesouro.

04 – Cisterna da Basílica

A Cisterna da Basílica é um antigo reservatório subterrâneo de água localizado na região central da cidade. É considerado um dos locais históricos mais intrigantes da cidade e é frequentemente referido como o “Palácio Afundado” ou “Palácio de Yerebatan”. Construída no século VI dC., a cisterna servia como  uma fonte confiável para fornecer de água doce para os residentes de Constantinopla.

A cisterna é um feito notável da engenharia bizantina. Abrange uma área de aproximadamente 9.800 metros quadrados e pode armazenar cerca de 80.000 metros cúbicos de água. Sua característica mais marcante é a sua ‘floresta’ de 336 colunas de mármore. Estas colunas foram reaproveitadas a partir de várias estruturas antigas e colocadas na cisterna para sustentar o teto abobadado.

05 – Mesquita Nova

istambul turismo

A Mesquita Nova fica no bairro de Eminönü, perto da orla marítima da cidade e adjacente ao famoso Bazar das Especiarias. Contudo, a Mesquita Nova não é tão ‘nova’ como o seu nome sugere e, na verdade, tem vários séculos. Ela começou a ser construída em 1597 e foi concluída em 1665. Sua arquitetura é apresenta um desenho simétrico, com uma grande cúpula central, duas semicúpulas e dois minaretes.

Sua cúpula central chama a atenção por ter um diâmetro de cerca de 17 metros e ser sustentada por quatro colunas maciças. Sem contar que é decorada com belos azulejos Iznik azuis e brancos, que são uma marca registrada da arte azulejar otomana. Por fim, ela é cercada por um grande pátio, que oferece espaço para a reunião de fiéis e visitantes.

06 – Bazar das Especiarias

O Bazar das Especiarias é um dos mercados mais interessantes da cidade. Ele fica no distrito de Eminönü, não muito longe da área histórica de Sultanahmet. Construído no século XVII, fazia parte do complexo maior da vizinha Mesquita Nova. O local foi (e continua sendo) historicamente um centro essencial para o comércio de especiarias e desempenhou um papel crucial na vida comercial de Istambul.

Mesmo sendo famoso pelas suas especiarias, o Bazar também oferece uma vasta gama de produtos, o que o torna um tesouro para os compradores. Além de temperos diversos, você pode encontrar uma variedade de produtos como delícia turca, frutas secas, nozes, chás, doces, ervas e comidas tradicionais turcas como lokum (delícia turca) e baklava.

Muitos visitantes de Istambul consideram o Bazar das Especiarias um excelente lugar para comprar lembranças e presentes. Além de alimentos, você pode encontrar itens como cerâmica, têxteis, joias e roupas tradicionais turcas.

07 – Torre Gálata

A Torre Gálata fica no bairro de mesmo nome, no lado europeu da cidade. Sua história remonta ao período medieval e ela foi originalmente construída pelos genoveses no século XIV como parte da colônia genovesa de Gálata, que era uma cidade separada fora dos muros da antiga Constantinopla.

A torre é um excelente exemplo da arquitetura medieval genovesa. Tem uma altura de aproximadamente 67 metros e apresenta uma estrutura cilíndrica de pedra com vários níveis. Ao longo dos séculos, a Torre Gálata serviu para vários propósitos, inclusive como fortaleza, prisão e observatório para detectar incêndios na cidade.

08 – Museus Arqueológicos de Istambul

Para viajantes que amam mergulhar na arte e na cultura  dos países que visitam, Istambul não vai decepcionar. Dedicados à arte e cultura das civilizações antigas, os Museus Arqueológicos de Istambul fazem parte do complexo museológico da Turquia e com certeza vale a pena explorar suas riquezas históricas. Os museus foram fundados pelo pintor e arqueólogo turco Osman Hamdi em 1891 e estão divididos em três partes, sendo elas:

  • Museus Arqueológicos: além de objetos históricos mundialmente conhecidos, abriga uma coleção de sarcófagos, incluindo o sarcófago de Alexandre (S. IV).
  • Coleção de Arte Oriental: objetivos valiosíssimos como sepulcros otomanos e descobertas das culturas egípcia, suméria e acádia.
  • Coleção de cerâmicas e jóias: construído durante o reinado de Mehmet, o conquistador, e foi convertido em museu devido à insuficiência de Hagia Irene. O Quiosque de Azulejos, que ainda está sob a administração do Museu Arqueológico de Istambul, foi restaurado e abriu as suas portas em 1880.

Os Museus Arqueológicos de Istambul estão abertos de terça a domingo das 9:00 às 19:00 horas e sua entrada custa apenas R$7,80. Menores de 12 anos têm entrada gratuita. Aproveite!

09 – Parque Gülhane

O Parque Gülhane  é repleto de natureza exuberante, cultura e história. O lugar perfeito para o turismo em família. O parque é coberto por árvores dos dois lados e você pode fazer passeios culturais pelos museus e bibliotecas do parque. 

Antigamente, o parque era usado como  jardim externo do Palácio de Topkapı no Império Otomano, sendo transformado em parque aberto ao público em 1912.

10 – Hipódromo de Constantinopla

O hipódromo de Constantinopla foi o centro esportivo e social de Constantinopla, sendo utilizado para corridas de bigas durante a Era Bizantina. Construído no século III dC, durante o reinado do imperador Septímio Severo, o hipódromo foi utilizado para outros eventos públicos, como desfiles, execuções e condenação de inimigos do imperador. 

Após a quarta cruzada no início do século XIII, o hipódromo perdeu a sua função à medida que as suas estruturas e obras de arte únicas foram saqueadas. Ao visitar o  hipódromo de Constantinopla você realmente sentirá que está fazendo uma viagem no tempo. 

Afinal, é seguro viajar para Istambul?

Assim como no Brasil, Istambul tem lugares seguros e outros não tão seguros assim. A dica é evitar algumas partes do país, principalmente localidades próximas à fronteira com a Síria. 

Com o aumento na taxa de turismo, houve também um aumento na taxa de criminalidade. Fique atento principalmente em restaurantes, lojas e transporte público onde ocorrem a maioria dos roubos e furtos.

Melhores hospedagens em Istambul

Tenha em mente que Istambul é uma grande cidade, ou seja, por lá você encontra lugar para se hospedar que vão desde opções luxuosas, butique, econômicas ou exclusivas. Confira as melhores hospedagens em Istambul:

Hotéis de luxo:

Four Seasons Hotel Istanbul at Sultanahmet: é um luxuoso hotel que fica bem no centro do bairro histórico de Sultanahmet. Ele oferece vistas deslumbrantes da Hagia Sophia e da Mesquita Azul.

The Ritz-Carlton Istanbul: este hotel tem vista para o Estreito de Bósforo e é conhecido por suas comodidades luxuosas, spa e vistas panorâmicas.

Çırağan Palace Kempinski Istanbul: é um hotel fora do comum que fica num antigo palácio otomano nas margens do Estreito de Bósforo. É famoso por sua grandiosidade, belos jardins e piscina de borda infinita.

Conclusão

Dê uma oportunidade e Istambul vai fascinar você de maneira permanente. Com certeza é um destino que vale a pena e motivos para ir conhecer não faltam. Viajar para a metrópole é voltar na história e contemplar uma era importante para humanidade. São milhares de anos de história.

Ao passear pela cidade você vai conseguir compreender porque ela tem sido um importante centro de poder e cultura para os Impérios Bizantino e Otomano. Sem contar que seus impressionantes marcos arquitetônicos, como a Hagia Sophia, o Palácio de Topkapi e a Mesquita Azul nunca mais vão sair da sua memória.

Contudo, Istambul consegue combinar perfeitamente sua história antiga com um presente moderno e dinâmico. Você pode experimentar as conveniências de uma cidade cosmopolita enquanto continua cercado por milênios de história. Além disso, vai passear pela porta que divide a Europa e a Ásia, ou seja, vai poder explorar dois continentes numa só visita.

Aproveite para ler também: Roma: História, Curiosidades, Vida Noturna e Dicas de Viagem

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Positano: Onde Fica, Pontos Turísticos, Praias e Belezas Naturais

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Amalfi: Melhores Pontos Turísticos, História, Cultura e Curiosidades

Costa Amalfitana: História, Curiosidades, Praias e Atrações Turísticas

Leia mais

Viajar com conexão e liberdade transforma qualquer viagem internacional. Quando se trata da Bolívia, um de nossos países vizinhos, pode acreditar: estar conectado faz toda a diferença.  O ch(...)

Leia mais

Descubra como o eSIM Argentina pode transformar sua experiência de viagem, oferecendo conexão imediata e flexível diretamente no seu smartphone. Chegue preparado e conectado ao desembarcar no paí(...)

Leia mais

Quando se trata de chips internacionais, a AmericaChip te oferece as melhores soluções. Viva o melhor da Austrália 100% conectado! Poder contar com um plano de comunicação confiável durante a sua(...)

Leia mais

A localização costeira de Positano, na Itália, faz com que suas paisagens tirem o fôlego de qualquer turista.  Falando em fôlego, prepare o seu para as inúmeras ladeiras e escadas deste pequ(...)

Leia mais

A conexão digital fez e continua fazendo a diferença na era atual — em todos os sentidos possíveis. Mas, como? Na era moderna, a conexão digital se tornou essencial — afinal, não é todo dia que a(...)

Leia mais

Um chip internacional confiável pode transformar sua próxima viagem à Armênia. O chip celular Armênia da AmericaChip oferece, além da confiabilidade, inúmeros benefícios e vantagens. Conexão de a(...)

Leia mais

Você vai viajar para Espanha? Conheça a cidade de Girona, na região nordeste da Catalunha. Com mais de dois mil anos de história, conta com verdadeiras maravilhas arquitetônicas que vão desde sua(...)

Leia mais

A região alpina da Suíça, que fica na região central e leste do país, vai muito além dos alpes. Conheça as principais atividades e atrações dos Alpes Suíços e se surpreenda! Os Alpes Suíços repre(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h