Europa

O Melhor da Bielorrússia: Curiosidades, Cultura e Pontos Turísticos

Bielorrussia

Bielorrússia, um país marcado por invasões e acontecimentos históricos e que hoje detém um dos melhores IDHs da Europa.

A Bielorrúsia foi palco de importantes eventos históricos como a Segunda Guerra Mundial e até problemas relacionados ao incidente de Chernobyl em 1986. Hoje, tem uma das capitais mais promissoras da Europa num país que depende quase exclusivamente do turismo e da agricultura.

Neste artigo você vai descobrir um pouco mais sobre a história e cultura do antigo território da URSS. Daremos também dicas de bons restaurantes em Minsk e claro, os melhores pontos turísticos da “Rússia-Branca”.

Bielorrússia: curiosidades e cultura

A Bielorrúsia é um país do leste europeu (ou Europa Ocidental) que faz divisa com a Polônia, Ucrânia e a imponente Rússia. Possui uma área total de 208 mil km² mas cerca de 40% do seu território é dominado por ambientes florestais.

Possuindo laços com a Rússia o país tornou-se independente em 1918 mas integrou-se à URSS até seu fim em 1991. No leste europeu, o país é popularmente conhecido como Rússia-Branca, mas não se sabe ao certo a origem do termo.

Outras curiosidades sobre o país é que ele não é cercado pelo mar e sua população é de cerca de 9 milhões de habitantes. A religião predominante é o catolicismo ortodoxo russo e as línguas faladas são o Russo e Bielorruso. 

Entenda a relação entre Bielorrússia e Rússia

Tanto a Rússia quanto a Bielorrússia possuem acordos que permitem que os cidadãos de ambos os países transitem livremente entre si. Mas embora hoje em dia tenham embaixadas em seus países, já tiveram relações conturbadas no passado.

No fim da Segunda Grande Guerra, a Bielorrúsia foi devastada pelas batalhas na região e após o fim da URSS se tornou um dos países fundadores da Organização das Nações Unidas. Desde então, Rússia e Bielorrúsia estudam uma proposta de unificação Estatal.

America Chip: Conexão 5G na Bielorrússia

America Chip Conexão 5G na Bielorrússia

Uma visita à Bielorrússia tem muito a oferecer a você. Belezas naturais, cultura, pontos turísticos e vários outros aspectos de entretenimento e lazer. Porém, se quer tornar essa experiência ainda mais prazerosa e tranquila, deve contar com uma boa conexão de internet. 
Pensando nisso, a America Chip oferece a você um plano Europa fantástico que garante conexão 5G na Bielorrússia. Assim, você não precisa se preocupar em ter ou não acesso à internet, pois estará utilizando um serviço de alta qualidade e de credibilidade no mercado!

Conheça um pouco sobre a culinária Bielorrússia

A Bielorrúsia é um grande produtor de batatas, parte disso vem do seu histórico em períodos de fome, onde era mais fácil de plantá-las. Hoje, é comum encontrar muitos pratos típicos relacionados ao vegetal.

A capital Minsk é o melhor destino para conhecer a culinária do país, visto que a maior parte da população se concentra nessa área e a cidade é repleta de restaurantes tradicionais.

Draniki (panqueca de batatas), Pyachysta (carne de porco com legumes), Pirozhki (sanduíche de massa fermentada), Pelmeni (um tipo de ravioli), Shashlik (espeto de carnes marinadas) são alguns pratos típicos que podem ser encontrados em qualquer restaurante da capital.

Os 16 melhores pontos turísticos da Bielorrússia

01- Lago Naroch

O Lago Naroch é o maior lago da Bielorrúsia e conta com uma área total de 80km². É um dos lagos mais limpos da Europa e atrai a visitação de muitos turistas. Faz parte do Parque Nacional Naroch, há 156km da capital.

02- Minsk Zoo

O zoológico de Minsk é um ótimo passeio principalmente quando se está viajando com crianças. Foi construído em 1984 de forma privada em uma área industrial. Após aberto para o público em 1984 tomou conta da região do lago Svislach e hoje conta com mais de 3 mil animais de 186 espécies.

03- Park Horkaha

O parque público Horkaha é outro passeio ao ar livre ideal para a família. Construído em 1800 e chamado de “Governor’s Garden” hoje conta com um parque de diversões com uma roda gigante de 56 metros de altura e também um observatório educacional planetário.

04- National Academic Bolshoi Opera and Ballet Theater

O Teatro Nacional de Ópera e Ballet Bolshoi da Bielorrússia é um destino perfeito para conhecer melhor a cultura do país e ainda presenciar um pouco do Ballet Bolshoi de Moscou. O Teatro exibe centenas de peças ao longo do ano com grandes estrelas da arte da Rússia e Bielorrúsia.

05- Brest Fortress

Brest Fortress Bielorrussia

Um destino um pouco distante da capital é a Fortaleza de Brest, na cidade de Brest. É um imponente edifício construído em 1838 e teve papel importante na Segunda Guerra Mundial, quando os soldados soviéticos sobreviveram a uma invasão nazista no território que hoje recebe a honraria de “Cidade Herói”.

06- Saint Sophia Cathedral

A Catedral da Sabedoria Sagrada é um monumento datado de 1044 em Polotsk.  É a igreja mais antiga da Bielorrússia, construída pelo emblemático Príncipe Vseslav Bryachislavich, que saqueou catedrais para decorar o Saint Sophia. Há boatos também de que o príncipe era um feiticeiro e que se transformava em lobisomem durante suas viagens noturnas.

07- Victory Square

Situada no centro de Minsk, a Victory Square é uma praça considerada como o ponto turístico mais popular da capital da Bielorrússia. O Monumento da Vitória é um grande marco, tanto da praça quanto de Minsk em geral, e homenageia o Exército Soviético e combatentes da Segunda Guerra Mundial (também chamada por eles de Grande Guerra Patriótica). 

A Victory Square possui um andar subterrâneo, o que a torna ainda mais interessante. Ela é uma praça muito simbólica, cheia de história e significado. A praça é um ponto turístico que deve estar em seu roteiro de Minsk. 

08- Khatyn Memorial

Khatyn Memorial é um memorial que visa homenagear os bielorrussos que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial. Estima-se que aproximadamente 3 milhões de bielorrussos morreram nesse evento histórico. A história de Khatyn, uma vila da Bielorrússia, é muito impactante e triste, e é possível conhecê-la no memorial. 

A vila foi invadida pelos nazistas alemães, que levaram todos os moradores para um celeiro e os queimaram vivos. O memorial revela esse inacreditável histórico de Khatyn. É um ponto turístico bastante forte e intenso, mas vale a pena conhecê-lo, para entender a história da vila e se lembrar de que os horrores dessa guerra não devem ser repetidos nunca mais. 

Só aqui: Apaixone-se pela Bulgária: Economia, Curiosidades e Pontos Turísticos

09- Lights Alley

O Lights Alley é um beco artístico localizado em Brest, na Gogol Street. Cada uma de suas esculturas têm uma história, revelando aspectos históricos e personagens da cidade. É uma localidade muito divertida, com entretenimento para todas as faixas etárias. Lá, há obras esculturais de vários tipos, desde pessoas interessantes até obras abstratas. 

Sem dúvidas, um dos melhores lugares para se visitar em Brest!

10- Minsk Gates

bielorrussia x

Localizados próximos à Estação Ferroviária de Minsk, os “Portões de Minsk” são uma lindíssima obra arquitetônica. Eles consistem em dois prédios iguais e são representantes do classicismo soviético. Essa localidade renderá boas fotos para o seu feed do Instagram! 

11- Svislach River Embankment

 O entorno do rio Svislach é uma área maravilhosa para curtir um dia em Minsk. Além da linda paisagem do rio, as margens dele contam com um excelente ambiente arborizado e  pistas destinadas ao ciclismo. É perfeito para relaxar, caminhar e apreciar o clima da cidade! 

12- Central Botanical Garden 

Para quem gosta de caminhar ao ar livre e em meio à natureza, o Central Botanical Garden é uma ótima atração. Esse centro é o maior do país destinado para a conservação da biodiversidade de plantas, sendo, por isso, muito importante para a Bielorrússia. Aproveite as trilhas do Central Botanical Garden para se exercitar e desfrutar a vista de inúmeras flores, árvores e plantas variadas.

13- Sovetskaya Street

Assim como Las Vegas tem a “The Strip”, Brest tem a “Sovetskaya Street”. Ela é uma rua bem movimentada, na qual se concentram os bares e os restaurantes. A arte está presente em toda a rua, com esculturas, músicos, apresentações, estátuas vivas e uma linda arquitetura. É um bom lugar para descansar e curtir o agito da cidade.  

14- Mogilev City Hall

A Mogilev City Hall é a prefeitura da cidade de Mogilev e tem algumas atrações em seu edifício. Dentro dessa importante construção, há um museu, itens históricos e, no topo, uma maravilhosa vista da cidade. Por lá, você descobrirá mais informações sobre a cultura e a história de Mogilev. 

15- Mir Castle

bielorrussia ou belarus

O Complexo do Castelo Mir fica na cidade de mesmo nome há 122km da capital. Foi construído no século XV e possui arquitetura em estilo gótico. Passou quase um século abandonado no período napoleônico, mas agora é um Patrimônio da Humanidade.

16- Sculpture 

Próxima a um antigo prédio da prefeitura de Minsk, a Sculpture é uma escultura de dois cavalos com uma carroça. Ela é perfeita para tirar fotos divertidas, e seu entorno é muito aconchegante. Quando estiver passando pelas diversas atrações de Minsk, visite esse monumento!

Veja também: EuroTrip: Dicas Imperdíveis Para Fazer Uma Viagem Inesquecível

Saiba onde se hospedar em Bielorrússia 

Se interessou em viajar para a Bielorrússia? Então, a hospedagem deve ser uma das primeiras partes do seu planejamento de viagem! O país possui hotéis e hostels de qualidade, e eles proporcionarão conforto e tranquilidade a você. Para isso, é preciso escolher muito bem o estabelecimento em que ficará. Confira algumas dicas: 

  • Urban Hostel;
  • Minsk Hotel;
  • Hostel Stary Minsk;
  • Hotel Belarus;
  • Willing Hotel Minsk 
  • Minsk Marriott Hotel;
  • Beijing Hotel ;
  • Chalet Greenwood;
  • Isloch’-Park;
  • Hampton by Hilton Brest;
  • Hampton by Hilton Minsk;
  • Sanatoriy “Al’fa Radon”;
  • Astoria Boutique Hotel ;
  • Lesnaya Gavan’ Park-Hotel’;
  • Karalinski Falvarok Tyzengauza.

Descubra os melhores restaurantes da Bielorrússia

Na sua viagem para esse país, a gastronomia será uma vivência bem interessante, podendo, muitas vezes, ser diferente do que você está acostumado. 

Pode esperar, além da tradicional batata, uma série de outros legumes, cereais e vegetais, como beterraba e centeio, na sua aventura culinária na Bielorrússia. A carne de porco e o pão também estão bem presentes por lá. 

Descubra alguns dos melhores restaurantes nos quais você poderá encontrar essas e outras delícias no país:  

  • SFB MINSK (frutos do mar);
  • Kuhmistr;
  • Traktir Na Parkaboy;
  • Natvris Khe (culinária georgiana);
  • Belarusian Tavern;
  • La Scala Trattoria Ignazio (culinária italiana);
  • Grand Cafe;
  • Kamyanitsa Restaurant;
  • Halal Doner (culinária turca);
  • Litviny;
  • The View;
  • ButterBro;
  • Honky Tonk Piano Bar;
  • KOKOS (culinária asiática);
  • Clever Irish Pub (pub irlandês).

Dicas para se locomover em Bielorrússia

Saber como se locomover em um destino é fundamental para conseguir analisar as melhores opções e quais se adequam melhor ao seu orçamento. No caso da Bielorrússia, transitar por trem e metrô é a alternativa mais interessante. Isso porque a rede de trens e de metrôs é bastante eficiente, barata e extensa, tanto em Minsk quanto em outras cidades turísticas do país. 

O aluguel de um carro também é uma possibilidade bacana. Mas, lembre-se que as regras de trânsito variam de uma nação para outra, então atente-se às da Bielorrússia e, especificamente, da cidade em que estará. Assim, além de se deslocar com facilidade e rapidez, você não passará perrengue!

Os ônibus e os táxis não deixam de ser possíveis opções no país. Porém, os ônibus podem ser uma escolha mais complicada, devido aos idiomas bem específicos e difíceis para quem não é fluente. Já os táxis costumam ser caros, então não são uma alternativa barata. 

Conclusão

A Bielorrúsia é um país controverso, marcado por reviravoltas e que passou por grandes acontecimentos históricos. Apesar de ser dizimada à séculos atrás, o país prosperou e hoje possui um excelente índice de desenvolvimento humano e econômico.


Antigo integrante da URSS até 1991, a República da Bielorrússia (e que é chamada de muitos outros nomes), conta com um território quase do tamanho de São Paulo, mas que tem 40% dele ocupado por florestas, com sua população se concentrando em Minsk.

Com grandes espaços ao ar livre, parques, restaurantes, o país é um dos berços da história moderna e por isso é um ótimo destino para se visitar e conhecer melhor a história sobre a Europa Oriental.

Gostou do destino? Não deixe de conferir outros passeios para se fazer no velho mundo.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Málaga: 14 Melhores Atrações Turísticas, Gastronomia e Guia

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Saiba mais sobre o clima de Portugal, melhor época para visitar e estações

Explore mais sobre o Lago Ness: incríveis histórias e paisagens deslumbrantes

Leia mais

O Obelisco é um dos marcos históricos de Buenos Aires e da Argentina. Inaugurado em 23 de maio de 1936 para comemorar o quarto centenário da fundação da cidade, ele fica na Plaza de la República.(...)

Leia mais

A moeda chilena, o peso chileno (CLP), é essencial para sua viagem ao Chile. Descubra como trocar dinheiro com as melhores taxas, conheça as cédulas e moedas em circulação e aproveite ao máximo s(...)

Leia mais

Ao planejar sua viagem para Mendoza, prepare-se para explorar vinícolas icônicas, admirar a imponente Cordilheira dos Andes e se perder nas belezas naturais da região. Mendoza é um destino que pr(...)

Leia mais

Quer economizar na sua próxima viagem à Argentina? Descubra tudo sobre o peso argentino, desde suas características até as melhores formas de câmbio. Evite surpresas e aproveite cada detalhe dess(...)

Leia mais

Conheça Alexandria, uma cidade que, sem deixar sua história (e a do país) de lado, oferece a cada um de seus visitantes uma experiência de viagem única no Egito. A cidade de Alexandria, que se es(...)

Leia mais

A cidade de Málaga fica no sul da Espanha, mais precisamente na comunidade autônoma de Andaluzia. É uma cidade com muita, mas muita história e que remonta a mais de 2.800 anos. Por isso, hoje vam(...)

Leia mais

O repetidor de sinal Wi-Fi amplia a cobertura de internet em casas, escritórios, empresas, ambientes industriais, lojas, áreas externas e espaços públicos, garantindo uma conexão mais estável e r(...)

Leia mais

A capital da Armênia, Yerevan, é uma cidade histórica e com mais de 2.800 anos de existência. Aliás, ela é considerada uma das cidades mais antigas do mundo com ocupação contínua, mas que chama a(...)

Leia mais
Compre agora pelo WhatsApp