Europa

Apaixone-se pela Bulgária: Economia, Curiosidades e Pontos Turísticos

A Bulgária irá te surpreender, um lugar na Europa como nenhum outro perfeito para quem está procurando fazer uma viagem inesquecível. A Bulgária é um país europeu incrível com muitos pontos turísticos históricos e com belezas naturais impecáveis. Além disso, possui uma economia muito favorável, sendo considerado um destino barato, quando comparado com outros países […]

A Bulgária irá te surpreender, um lugar na Europa como nenhum outro perfeito para quem está procurando fazer uma viagem inesquecível.

A Bulgária é um país europeu incrível com muitos pontos turísticos históricos e com belezas naturais impecáveis. Além disso, possui uma economia muito favorável, sendo considerado um destino barato, quando comparado com outros países da Europa.

Se prepare para fazer uma viagem ao tempo em meio às ruínas antigas e contemplar toda a modernidade da capital. Leia este post e crie um roteiro de viagem perfeito, repleto de aventuras, muita cultura e paisagens embriagantes.

Planejamento de viagem perfeito para ir á Bulgária

Para ir a um lugar tão incrível quanto a Bulgária, é importante ter um planejamento perfeito! Assim, você terá uma viagem memorável e tranquila. Veja, então, o que não pode faltar na sua preparação para essa aventura!

Passagens Aéreas

Ao procurar passagens para a Bulgária, você deve analisar, muito bem, todas as opções. Dessa forma, irá encontrar boas promoções, podendo economizar bastante em taxas aéreas e outras cobranças. A dica de ouro aqui é pesquisar por passagens aéreas em sites de busca, além de praticidade você encontrará melhores preços.

Também é interessante iniciar sua preparação com alguns meses de antecedência. A chance de conseguir uma boa promoção é bem maior quando se há mais tempo de pesquisa, já que você pode encontrar “erros de tarifa” (nome dado a erros que fazem as passagens ficarem muito abaixo do valor normal).

Outra forma de comprar passagens econômicas é a utilização de companhias “low cost”, que oferecem voos mais acessíveis, mas sem incluir muitas comodidades. 

Chip internacional

Todo mundo gosta de se manter informado enquanto está viajando, além de compartilhar momentos da viagem, não é mesmo!? Então, para não perder o contato com seus familiares e seus amigos, ter um chip internacional é de extrema importância. 

Pensando nisso, a America Chip tem  ótimos  planos para a sua viagem à Bulgária, incluindo internet e, caso queira, ligações. Ao adquirir um deles, você terá acesso a internet 4G, para se conectar aos amigos e postar fotos ou, até mesmo, para fins acadêmicos! 

Hospedagem

Você, sem dúvidas, deseja se hospedar em lugares bons e confiáveis, certo? Nesse quesito, não se preocupe, pois há muitas opções de hotéis e hostels búlgaros, com os mais variados preços. 

Ao escolher um local para se hospedar, tenha em mente quais são seus critérios, assim, você eliminará muitos lugares que não te atendem, e isso facilitará sua decisão. Pense no que não pode faltar no seu quarto e no hotel/hostel, como um todo. 

Além disso, selecione os valores que está disposto a pagar, para que ache as melhores opções! Caso você se perca nas diversas opções de hospedagens que a Bulgária possui, indicamos que você procure por sites de hospedagem, onde você poderá realizar uma busca completa por acomodações que se encaixem ao seu orçamento e perfil de viajante.

Seguros viagens

Apesar de não ser obrigatório ter um seguro de viagem para entrar na Bulgária, é de extrema importância contratar um serviço deste. A sua segurança deve ser uma prioridade em todos os momentos, principalmente em um país estrangeiro, onde não se sabe, exatamente, quais são os serviços médicos de fácil acesso. 
Por isso, um seguro de viagem é essencial.

Ele cobrirá seus gastos médico-hospitalares, se for necessário, caso ocorra alguma emergência salutar, como insolação, intoxicações ou algum acidente. Além dessas garantias, um seguro de viagem também pode cobrir prejuízos com relação a incidentes em aeroportos, como o extravio de bagagens e o cancelamento de voos.

Bulgária: economia e curiosidades

A Bulgária é um país europeu, sendo o 16° maior do continente. Mais ao leste é banhando pelo mar negro e faz fronteira coma Grécia, Servia, Macedonia do Norte e Turquia.

Mesmo não sendo uma das primeiras opções, quando se fala em uma viagem para a Europa, a Bulgária tem crescido bastante na sua economia voltada ao Turismo.

O setor de maior importância ainda no país são as fontes de renda pelas atividades terciárias, com bastante foco no comércio e serviços externos. A Bulgária reserva consigo algumas peculiaridades bem interessantes aos turistas. Uma coisa que todos amam é que esse país é um dos destinos mais baratos de toda Europa.

Dessa informação, você que vai visitar esse país precisa saber, os búlgaros acessam com a cabeça para dizer não, assim não se engane o movimento com a cabeça que aqui quer dizer sim, lá é ao contrário. 

É neste país também a maior produção de rosas, sendo que mais de 70% dos óleos de rosa são da Bulgária. Tratando sobre culinária, os vinhos desse lugar são considerados os melhores da Europa e é lá também o berço do iogurte, sendo que sua produção já é feita há mais de 4000 anos. Há quem diga que é ainda mais gostoso do que os famosos iogurtes gregos.

A Bulgária tem uma bebida alcoólica nacional, que é indispensável não experimentar em sua visita, se chama Raika e é bem parecido com um conhaque de frutas, uvas e ameixas, que é fermentado resultando em um sabor bem marcante. 

E é nesse lugar que foi encontrado o tesouro mais antigo do mundo, próximo ao Mar Morto, mais de 3000 itens de ouro puro, que estavam escondidos por povos passados em uma espécie de túmulo, datada em 4569 – 4450 a.C. Quem sabe você não é o próximo a encontrar uma dessas maravilhas?

Bulgária: religião e economia

Cultura da Bulgaria

A Bulgária possui uma extensa mistura de povos. Suas culturas se fundem e formam algo realmente único. Não é surpresa que até mesmo a religião tenha suas próprias vertentes. No país Balcã, a maior parte da população se considera ortodoxa (59%) e islâmica (8%).

E quanto à sua economia, o país mantém seu capital aberto. Ou seja, a indústria privada é o principal alicerce da Bulgária, representando 70% do seu PIB. Mas outros fortes aspectos econômicos do país são a agricultura e a tecnologia, sendo estes os mais rentáveis da UE.

Contudo, a Bulgária passou por grandes períodos de recessão econômica e ainda hoje tenta se reconstruir, possuindo um dos salários mínimos mais baixos de toda a União Europeia.

Clima e melhor época para visitar a Bulgária

Apesar de possuir um clima continental, a Bulgária possui as estações do ano mais amenas da Europa. A região mais próxima do Mar Negro possui clima temperado e menos chuvoso. Já as cidades próximas do rio Danúbio podem encontrar invernos abaixo de zero.

Portanto, a Bulgária pode ser visitada durante todo ano, que começa em Janeiro mais frio e tem seu ápice de calor em Agosto. A partir disso o país volta a esfriar novamente. Veja as médias dos últimos anos:

  • Janeiro: -6º a 7 ºC (chuva em média 7 vezes no mês);
  • Fevereiro: -4º a 10ºC (chuva em torno de 4 vezes no mês);
  • Março: 0º a 14ºC (chuva em torno de 6 vezes no mês);
  • Abril: 6º a 19ºC (chuva em torno de 8 vezes no mês);
  • Maio: 11º a 25ºC (chuva em torno de 10 vezes no mês);
  • Junho: 14º a 29ºC (chuva em torno de 11 vezes no mês);
  • Julho: 16º a 32ºC (chuva em torno de 7 vezes no mês);
  • Agosto: 16º a 33ºC (chuva em torno de 5 vezes no mês);
  • Setembro: 12º a 28ºC (chuva em torno de 3 vezes no mês);
  • Outubro: 7º a 20ºC (chuva em torno de 2 vezes no mês);
  • Novembro: 2º a 15ºC (chuva em torno de 1 vez no mês);

Dezembro: -3º a 10ºC (chuva em torno de 2 vezes no mês);

Apaixone-se pela Bulgária: dicas de turismo

A Bulgária é um lugar apaixonante e os pontos turísticos vão te provar isso. Separamos os melhores destinos para tornar sua experiência simplesmente inesquecível. Então, prepare seu roteiro de viagem e anote tudo sobre as incríveis atrações que você irá conhecer!

Catedral de Alexandre Nevsky

Teatro Nacional Ivan Vazov
Teatro Nacional Ivan Vazov

A Catedral de Alexandre Nevsky se localiza no centro da capital da Bulgária, Sófia. Ela é uma enorme estrutura que esbanja todo o esplendor da arte neo-bizantina. Essa igreja ortodoxa foi criada no início do século XX, com o principal motivo de homenagear as vidas que se foram na Guerra Russo -Turca.

Aos turistas esse cartão postal do país, está aberto para visitações.O que torna ainda mais indispensável um passeio por lá. Porque tudo que há por fora, nessa Catedral, não é nem a metade de toda beleza do seu interior. Se prepare para se emocionar. 

Palácio de Vrana

É garantido que você vai se sentir nos tempos dos reinados quando visitar o Palácio do Vrana. Esse monumento foi construído a muitos anos atrás com o objetivo de ser o lar da antiga monarquia da Bulgária. Em toda estrutura há muita história e riqueza nos detalhes arquitetônicos, que com certeza vão render fotos perfeitas.

Atualmente há moradores neste Palácio, o Tsar deposto Simeão II da Bulgária e da sua esposa Margarita.

Mesquita Banya Bashi

A Mesquita Banya Bashi é mais um dos templos religiosos que a capital Sófia possui. A Mesquita foi construída há quase 500 anos com uma arquitetura impressionante. Por dentro é toda gravada com recintos de alcorão pintados à mão.

A comunidade muçulmana ainda utiliza esse templo para suas celebrações, 

Trilhas na Vitosha

bulgaria economia

Um passeio perfeito para curtir os dias ensolarados da Bulgária, as trilhas na Vitosha são enormes passarelas com diferentes e elevações, em meio a um cenário histórico muito conchenates. 

Aproveite para conhecer mais da cultura local e ainda degustar todas as deliciosas comidas que estão nos arredores da pista. E quem sabe, travar uma pequena competição com os amigos, de quem chega mais rápido ao final.

Galeria de Arte Nacional

A Galeria de Arte Nacional é o maior e mais rico museu da Bulgária  E como na maioria dos monumentos, a estrutura do museu é impecável, principalmente por ser estabelecido em um antigo palácio nobre. Oferece um arsenal cultural gigantes, com a arte moderna sendo predominante.

Um passeio perfeito para toda família. Por lá você vai contemplar diversas peças únicas dos artistas búlgaros Vladimir Dimitrov – o Mestre, Zlatyu Boyadzhiev , Sirak Skitnik, Nikolai Rainov.

Anfiteatro de Serdica

O belo anfiteatro de Serdica foi encontrado em 2004, porém sua construção é do século III e IV d.C. Localizado também na capital da Bulgária, possui impressionantes ruínas que denotam como os povos que construíram eram já dominantes de uma arquitetura muito trabalhada.

É uma espécie de viagem ao tempo, que com todos os detalhes da antiga construção impressionam a todos, nesse tour você vai saber mais sobre a história de formação dos povos romanos e como sua cultura se consolidou, Vale a pena conhecer

Teatro Nacional Ivan Vazov

Teatro Nacional Ivan Vazov
Teatro Nacional Ivan Vazov

O Teatro Nacional Ivan Vazov, é o maior teatro e o mais respeitado de todo o país, localizado no centro da capital possui uma estrutura estrondosa. Mesmo sofrendo vários incêndios ao longo de sua história, foi reconstruído todas as vezes e hoje é símbolo também de resistência e força para os conterrâneos.

É uma belíssima construção e as peças de teatro e concertos apresentados são simplesmente emocionantes, não deixe de colocar esse passeio em sua lista de desejo na Bulgária. A obra preserva a arquitetura eslava mesmo após um incêndio por volta de 1800 e passado por restaurações em 1834 e 1862.

7 Lagos de Rila

Um passeio para um dia inteiro é visitar os 7 Lagos da Montanha de Rila a 98 km de Sofía. É um lindíssimo efeito criado pela natureza após o degelo da neve durante a chegada do verão. 

É possível subir uma parte da montanha pelo teleférico ou caminhar até o cume e observar os lagos mais de perto.

Devetashka Cave

A Caverna de Devetashka é para aqueles que possuem fôlego para encarar os mais de 30 mil morcegos que o destino abriga. É uma grande caverna com mais de 70 mil anos de existência.

No seu interior você irá encontrar lagos subterrâneos, cachoeiras, vegetação e grandes salões e cúpulas naturais.

Ledenika Cave

Outra caverna recomendada é a de Ledenika, na cidade de Vratsa. A cavidade possui 300 metros e 16 salões naturais com estalactites em todo seu interior. Os visitantes passam por todas elas até chegar no grande templo, que possui uma altura de 15 metros.

Pirin National Park

Com 400 km², o Parque Nacional Pirin abriga as montanhas de mesmo nome. A região não possui povoados e é tombada como patrimônio pela UNESCO. No parque você encontrará reservas naturais e grandes lagos glaciais.

Mosteiro de Rila

Mosteiro de Rila na Bulgaria religiao
Mosteiro de Rila na Bulgaria

O Mosteiro de São João de Rila é o monumento mais antigo e mais visitado da Bulgária. Sendo também a construção mais antiga do país, datado de 1330. Está há 117 km da capital Sofía e a uma altitude de 1147 metros.

Veleka

O rio Veleka se estende por 147 km e cruza a Bulgária e a Turquia, fluindo para o Mar Negro. O rio possui uma rica fauna e flora e abriga espécies ameaçadas de extinção.

Varna Zoo

O zoológico de Varna, na região litorânea do país, foi projetado para ser um ambiente sustentável e que utiliza água natural da região. a instituição abriga cerca de 70 animais, incluíndo os raríssimos de observar, cisnes negros.

Popovo

O Lago Popovo é um destino que não pode faltar quando visitar a Bulgária. O lago glacial é o mais profundo do tipo e ainda possui uma ilhota em seu centro. O destino está dentro do Parque Nacional Pirin, que é outro ótimo passeio para realizar.

Saiba como é viver na Bulgária

Qual a lingua que se fala na Bulgaria

Se você está apenas planejando uma viagem de férias para a Bulgária, já pensou em como seria viver num lugar tão encantador como este?  

A Bulgária proporcionará a você grandes experiências culturais, bastante conforto e uma boa qualidade de vida durante sua estadia.  

Em termos de infraestrutura, essa nação é muito urbanizada e com um expressivo IDH. O acesso à rede de esgoto e energia é amplo, e as opções de transporte são variadas, tendo a forma rodoviária e a ferroviária como principais. Os meios de transporte búlgaros costumam ter valores justos, então você poderá se locomover de maneira barata!

A segurança deste local não é a mais ideal se comparada às de outros países da União Europeia. Porém, se comparado ao Brasil, é um lugar mais seguro para se viver. Você sentirá menos medo ao andar pelas ruas búlgaras, mas é sempre importante manter a atenção e o cuidado. 

Além disso, o povo búlgaro pode ser muito receptivo e aberto a conhecer novas pessoas e fazer amizades. O fato de terem um perfil mais similar (se comparado aos outros povos europeus) ao brasileiro e ao latino, de modo geral, facilita a interação social. 

Conheça o custo de vida na Bulgária

Uma das principais vantagens de se viver na Bulgária é justamente seu baixo custo de vida, ainda mais por ser um país que quase nunca está na lista de destinos turísticos. Em comparação aos países europeus mais atrativos para turistas, por exemplo, o valor das despesas básicas búlgaras tendem a ser muito inferiores. 

Em relação à moradia, ainda que seja mais barato alugar ou comprar um imóvel nessa região do que em outros lugares da Europa, não chega a ser algo extremamente acessível, sendo considerado um gasto elevado para o estilo de vida local.

Já no aspecto alimentar, as refeições em restaurantes possuem ótimos preços. Caso queira economizar mais, os supermercados também têm produtos com valores muito acessíveis (inclusive para os itens de higiene e de casa), então vale muito a pena comprar os ingredientes e preparar receitas em casa! 

A educação búlgara também é de qualidade, porém é necessário fazer boas pesquisas, para encontrar as melhores escolas e universidades. Há instituições tanto públicas quanto privadas. 

Por fim, os cuidados de saúde não costumam ser gratuitos na Bulgária. Então, consultas e tratamentos são pagos. Isso reforça a importância de se ter seguros médicos enquanto estiver em solo búlgaro. 

Empregabilidade na Bulgária

A economia da Bulgária tem tido um bom crescimento, principalmente após sua entrada na União Europeia, que ocorreu em 2007. O setor de serviços é responsável, segundo dados do FMI, por cerca de 68% do PIB deste país, então essa área acaba sendo a mais favorável para quem está à procura de emprego. 

Porém, vale ressaltar que ainda há um desemprego considerável nessa nação, e os salários podem não ser tão altos quanto em outros países europeus. Também, o processo de candidatura a um visto de trabalho pode ser um pouco difícil, já que a Bulgária é seletiva em relação à imigração. 

Com isso, é fundamental reconhecer que você deve ter muita paciência e dedicação para encontrar um bom emprego por lá. Mas, se realizar boas pesquisas, você encontrará ótimas opções de trabalho, em boas empresas búlgaras, que proporcionarão uma excelente qualidade de vida. 

Intercâmbios e universidades na Bulgária

Universidade de Sofia bulgaria

A Bulgária é um bom destino para intercâmbios universitários, já que possui universidades de qualidade, como a Universidade de Sófia, que é a instituição de ensino superior mais antiga do país. Outra opção interessante é a Nova Universidade Búlgara, segunda melhor desse território. 

A nação também conta com universidades especializadas, destinadas, por exemplo, ao estudo de economia e de esportes. A “VUZF University”, localizada em Sófia, exemplifica bem isso, já que é especializada em gestão, finanças, seguros e marketing. 

O ambiente universitário búlgaro é muito acolhedor, você se sentirá bem recepcionado. Além disso, você ganhará diversos conhecimentos culturais, históricos e linguísticos da Bulgária. Tudo isso em um local lindo, com paisagens motivadoras!  

Principais dúvidas sobre a Bulgária

Depois de tanta informação sobre esse incrível país, com certeza surgiram alguns questionamentos com relação a ele, certo? Por isso, confira, aqui, as principais dúvidas sobre a Bulgária.

Qual a língua falada na Bulgária?

O idioma falado na Bulgária é o búlgaro, que faz parte das línguas eslavas -grupo linguístico muito comum no Leste Europeu- e é derivado de antigos dialetos utilizados na Península Balcânica. 

Dois fatos interessantes são o de que esta língua também é a oficial da Macedônia do Norte e o de que há comunidades do idioma búlgaro na Rússia, Grécia, Romênia, Sérvia e Moldávia.

Qual a moeda oficial da Bulgária?

Apesar de fazer parte da União Europeia, a moeda oficial da Bulgária não é o Euro, e sim o Lev (em português, Leve) Búlgaro. 

Uma curiosidade é que o governo búlgaro aprovou, este ano, um plano econômico para adotar o Euro como moeda, a partir de 2024. Porém, o Lev Búlgaro continuará sendo aceito! 

Conclusão

A Bulgária é verdadeiramente um lugar apaixonante, e todas suas atrações turísticas comprovam isso perfeitamente. Uma experiência necessária pelo menos em uma das vezes que for conhecer a Europa.

Para mais posts como esse, continue nos acompanhando e nos siga nas redes sociais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Europa, América do Sul, Central e Caribe

A Bulgária irá te surpreender, um lugar na Europa como nenhum outro perfeito para quem está procurando fazer uma viagem inesquecível. A Bulgária é um país europeu incrível com muitos pontos turís(...)

Leia mais