Europa

O Melhor da Bielorrússia Está Aqui: Curiosidades, Cultura e Pontos Turísticos

Bielorrússia, um país marcado por invasões e acontecimentos históricos e que hoje detém um dos melhores IDHs da Europa. A Bielorrúsia foi palco de importantes eventos históricos como a Segunda Guerra Mundial e até problemas relacionados ao incidente de Chernobyl em 1986. Hoje, tem uma das capitais mais promissoras da Europa num país que depende […]

Bielorrússia, um país marcado por invasões e acontecimentos históricos e que hoje detém um dos melhores IDHs da Europa.

A Bielorrúsia foi palco de importantes eventos históricos como a Segunda Guerra Mundial e até problemas relacionados ao incidente de Chernobyl em 1986. Hoje, tem uma das capitais mais promissoras da Europa num país que depende quase exclusivamente do turismo e da agricultura.

Neste artigo você vai descobrir um pouco mais sobre a história e cultura do antigo território da URSS. Daremos também dicas de bons restaurantes em Minsk e claro, os melhores pontos turísticos da “Rússia-Branca”.

Bielorrússia: curiosidades e cultura

melhores pontos turisticos da Bielorrussia

A Bielorrúsia é um país do leste europeu (ou Europa Ocidental) que faz divisa com a Polônia, Ucrânia e a imponente Rússia. Possui uma área total de 208 mil km² mas cerca de 40% do seu território é dominado por ambientes florestais.

Possuindo laços com a Rússia o país tornou-se independente em 1918 mas integrou-se à URSS até seu fim em 1991. No leste europeu, o país é popularmente conhecido como Rússia-Branca, mas não se sabe ao certo a origem do termo.

Outras curiosidades sobre o país é que ele não é cercado pelo mar e sua população é de cerca de 9 milhões de habitantes. A religião predominante é o catolicismo ortodoxo russo e as línguas faladas são o Russo e Bielorruso. 

Entenda a relação entre Bielorrússia e Rússia

Tanto a Rússia quanto a Bielorrússia possuem acordos que permitem que os cidadãos de ambos os países transitem livremente entre si. Mas embora hoje em dia tenham embaixadas em seus países, já tiveram relações conturbadas no passado.

No fim da Segunda Grande Guerra, a Bielorrúsia foi devastada pelas batalhas na região e após o fim da URSS se tornou um dos países fundadores da Organização das Nações Unidas. Desde então, Rússia e Bielorrúsia estudam uma proposta de unificação Estatal.

Conheça um pouco sobre a culinária Bielorrússia

A Bielorrúsia é um grande produtor de batatas, parte disso vem do seu histórico em períodos de fome, onde era mais fácil de plantá-las. Hoje, é comum encontrar muitos pratos típicos relacionados ao vegetal.

A capital Minsk é o melhor destino para conhecer a culinária do país, visto que a maior parte da população se concentra nessa área e a cidade é repleta de restaurantes tradicionais.

Draniki (panqueca de batatas), Pyachysta (carne de porco com legumes), Pirozhki (sanduíche de massa fermentada), Pelmeni (um tipo de ravioli), Shashlik (espeto de carnes marinadas) são alguns pratos típicos que podem ser encontrados em qualquer restaurante da capital.

Os melhores pontos turísticos da Bielorrússia

Mir Castle Bielorrussia

Mir Castle

O Complexo do Castelo Mir fica na cidade de mesmo nome há 122km da capital. Foi construído no século XV e possui arquitetura em estilo gótico. Passou quase um século abandonado no período napoleônico, mas agora é um Patrimônio da Humanidade.

Lago Naroch

O Lago Naroch é o maior lago da Bielorrúsia e conta com uma área total de 80km². É um dos lagos mais limpos da Europa e atrai a visitação de muitos turistas. Faz parte do Parque Nacional Naroch, há 156km da capital.

Minsk Zoo

O zoológico de Minsk é um ótimo passeio principalmente quando se está viajando com crianças. Foi construído em 1984 de forma privada em uma área industrial. Após aberto para o público em 1984 tomou conta da região do lago Svislach e hoje conta com mais de 3 mil animais de 186 espécies.

Park Horkaha

O parque público Horkaha é outro passeio ao ar livre ideal para a família. Construído em 1800 e chamado de “Governor’s Garden” hoje conta com um parque de diversões com uma roda gigante de 56 metros de altura e também um observatório educacional planetário.

National Academic Bolshoi Opera and Ballet Theater

O Teatro Nacional de Ópera e Ballet Bolshoi da Bielorrússia é um destino perfeito para conhecer melhor a cultura do país e ainda presenciar um pouco do Ballet Bolshoi de Moscou. O Teatro exibe centenas de peças ao longo do ano com grandes estrelas da arte da Rússia e Bielorrúsia.

Brest Fortress

Brest Fortress Bielorrussia

Um destino um pouco distante da capital é a Fortaleza de Brest, na cidade de Brest. É um imponente edifício construído em 1838 e teve papel importante na Segunda Guerra Mundial, quando os soldados soviéticos sobreviveram a uma invasão nazista no território que hoje recebe a honraria de “Cidade Herói”.

Saint Sophia Cathedral

A Catedral da Sabedoria Sagrada é um monumento datado de 1044 em Polotsk.  É a igreja mais antiga da Bielorrússia, construída pelo emblemático Príncipe Vseslav Bryachislavich, que saqueou catedrais para decorar o Saint Sophia. Há boatos também de que o príncipe era um feiticeiro e que se transformava em lobisomem durante suas viagens noturnas.

Conclusão

A Bielorrúsia é um país controverso, marcado por reviravoltas e que passou por grandes acontecimentos históricos. Apesar de ser dizimada à séculos atrás, o país prosperou e hoje possui um excelente índice de desenvolvimento humano e econômico.


Antigo integrante da URSS até 1991, a República da Bielorrússia (e que é chamada de muitos outros nomes), conta com um território quase do tamanho de São Paulo, mas que tem 40% dele ocupado por florestas, com sua população se concentrando em Minsk.

Com grandes espaços ao ar livre, parques, restaurantes, o país é um dos berços da história moderna e por isso é um ótimo destino para se visitar e conhecer melhor a história sobre a Europa Oriental.

Gostou do destino? Não deixe de conferir outros passeios para se fazer no velho mundo.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Europa, América do Sul, Central e Caribe

Bielorrússia, um país marcado por invasões e acontecimentos históricos e que hoje detém um dos melhores IDHs da Europa. A Bielorrúsia foi palco de importantes eventos históricos como a Segunda Gu(...)

Leia mais