Atrações Internacionais

Festival das Lanternas: O que é, Curiosidades, Onde Acontece e Eventos Fechados

festival das lanternas

O Festival das Lanternas acontece na Tailândia e também é conhecido como “Yi Peng” ou “Loy Krathong”. Aliás, é um evento espetacular que costuma atrair milhares de visitantes todos os anos.

Hoje falaremos sobre o festival das lanternas e tudo o que você precisa saber para participar do evento. Confira tudo e como se programar para visitar!

Afinal, o que é o festival das lanternas

Todos os anos a Tailândia celebra o Festival das Lanternas, “Yi Peng”. Ele envolve o lançamento de milhares de lanternas flutuantes (balões), conhecidas como “khom loi”, no céu escuro. Elas são geralmente feitas de tecido fino ou papel de arroz, com uma pequena vela ou um paninho com combustível no centro. Então, as pessoas escrevem seus desejos, esperanças ou orações nas lanternas antes de soltá-las.

Conforme alçam voo e flutuam no céu, a crença é de que os desejos ascenderão aos céus, trazendo boa sorte e felicidade. O festival é muito celebrado e alguns locais são populares devido às suas grandes cerimônias de lançamento de lanternas. Obviamente que ver milhares de lanternas flutuando no céu cria uma experiência inesquecível e o festival também conta com apresentações culturais, desfiles, fogos de artifício e diversas atividades tradicionais.

Quando surgiu

Não é possível saber a origem exata do Festival das Lanternas, porém a festa acontece há séculos. O fato é que a celebração cresceu e evoluiu ao longo do tempo, se tornando assim eventos anuais muito importantes celebrados em diversas partes dia Tailândia. 

Curiosidades

O Festival das Lanternas acontece em simultâneo com o Loy Krathong. Por isso, é uma celebração linda e espiritualmente significativa para turistas e moradores da Tailândia. Com o lançamento de milhares de lanternas acesas, a noite tem o céu iluminado e o evento está profundamente enraizado na cultura e nas tradições tailandesas.

A principal ideia nos dois festivais é que eles são considerados momentos de limpeza e renovação espiritual. Dessa maneira, as pessoas liberam as lanternas e krathongs, deixando de lado a negatividade e desejando um futuro melhor. 

Mesmo com as origens históricas não sendo exatas e não estejam documentadas com precisão, esses festivais têm laços históricos com as crenças tradicionais do país e podem ter nascido em diferentes regiões da Tailândia há séculos.

Além disso, as celebrações de Yi Peng e Loy Krathong geralmente envolvem comunidades locais, com pessoas se reunindo para participar de cerimônias, desfiles, apresentações culturais e atividades tradicionais. Ou seja, com tanta beleza e um significado cultural importante, os festivais os tornaram uma das principais atrações turísticas. 

No entanto, é importante respeitar as tradições locais e o meio ambiente durante estas celebrações. Aliás, nos últimos anos estão sendo feitos esforços para promover celebrações mais sustentáveis através da utilização de materiais biodegradáveis em krathongs e lanternas para reduzir o impacto ambiental.

Tour pela Europa: Os 20 Melhores Roteiros [Guia Definitivo]

Saiba qual é o significado do Festival das Lanternas Flutuantes

Além de muito bonito, o Festival das Lanternas Flutuantes da Tailândia é um evento cheio de significado. O ato de lançar as lanternas ao céu e/ou ao rio reúne sorte, perdão, esperança, crença e, claro, muita tradição. 

Acredita-se que o Festival das Lanternas Flutuantes é uma forma de retirar todas as suas preocupações, se preparar para novos começos, afastar os maus espíritos e conquistar maior sorte para a sua vida. 

Antes de soltar a lanterna, é comum pedir que alguns desejos se realizem, e muita gente até os escreve na superfície da lanterna, como se os esclarecessem aos deuses/espíritos/energias para que sejam atendidos mais rapidamente. 

Ao soltar as lanternas, as suas preocupações e os seus problemas também são levados com elas, te deixando renovado e tranquilo. Muitos tailandeses e turistas colocam unhas e cabelos dentro da cesta iluminada para simbolizar o abandono dos erros do passado e dos pensamentos negativos e está pronto para ser purificado.

Fora isso, para os tailandeses, o Festival das Lanternas Flutuantes é visto como uma maneira de homenagear os espíritos da água, agradecê-los pela chuva e pela água de modo geral, e pedir perdão pelo que você fez de ruim ao rio e aos outros ambientes aquáticos ao longo do ano.  

Assim, o festival consegue fazer com que você volte para casa com a mente iluminada, a esperança de novas conquistas e, sem dúvidas, muita paz interior e leveza.

Saiba qual a importância do Festival de Lanternas

O Festival de Lanternas é uma comemoração muito importante para a Tailândia, e possui uma série de motivações para isso. A principal delas é a cultural, já que esse festival é uma forma que o povo tailandês encontra para valorizar e celebrar a sua cultura e as suas tradições. 

Mas, além da importância cultural, também há a religiosa. Muitas pessoas aproveitam o festival em questão para prestar homenagens a Buda, pedir por bênçãos e realizar uma purificação espiritual. 
Fora isso, esse evento é extremamente importante para a economia tailandesa e asiática em geral. Isso porque o Festival de Lanternas Flutuantes atrai milhares de turistas todo o ano, movimentando capital de diversos modos, por meio de hospedagem, ingresso, alimentação, transporte, guia turístico e muito mais.

Veja como se preparar para o Festival das Lanternas

Preparar-se para o Festival das Lanternas na Tailândia é tão importante quanto o próprio festival. Aqui está um guia passo a passo sobre o que considerar:

Passagens aéreas

O Festival das Lanternas é super popular — e não apenas na Tailândia. Ele atrai visitantes de todo o mundo todos os anos e, por isso, reservar as suas passagens aéreas (de ida e volta) com bastante antecedência garante os melhores preços e evita a escassez de opções. 

Use sites de comparação de voos para encontrar as melhores ofertas e, se possível, se planeje para chegar alguns dias antes do festival.

Chip internacional América Chip: Viaje conectado para Tailândia

festival das lanternas 2023

Viajar com o seu chip internacional em mãos é muito fácil: basta escolher o plano ideal para a sua viagem, selecionar a quantidade de dias em que você ficará na Tailândia, finalizar o seu pedido e receber o seu chip no conforto da sua casa!

Assim como acontece com as passagens áreas, adquirir o seu chip internacional com antecedência é importante — mas, caso você se esqueça, não se preocupe. A America Chip oferece a solução perfeita: o chip eSIM,  mais seguro que o convencional, esse chip  possui funcionamento imediato e ativação por QR Code. Verifique a compatibilidade com seu aparelho.

Hospedagem

Escolher uma hospedagem com localização próxima aos locais onde o festival é celebrado facilita o acesso ao Festival das Lanternas e reduz a necessidade de transporte. Novamente, assim como as passagens aéreas, a demanda por hospedagem durante o Festival das Lanternas também é alta. 

Reserve a sua hospedagem com antecedência para garantir disponibilidade e evitar preços inflacionados. Existem opções para todos os orçamentos — hotéis, resort, hostels, aluguéis de curta duração… considere qual dessas opções melhor atende às suas necessidades e orçamento.

Documentação

Verifique se seu passaporte é válido por pelo menos seis meses após a data de sua viagem — já que brasileiros não precisam emitir um visto para viajar à Tailândia e, inclusive, podem permanecer no país por até 90 dias.

Contratar um seguro viagem que cubra despesas médicas, cancelamento de voos e outras emergências é altamente recomendado —  mas lembre-se de se certificar de que a sua apólice é adequada para as atividades que você planeja realizar no país.

Onde acontece o festival das lanternas

festival das lanternas tailândia 2023

O festival das lanternas na Tailândia acontece em várias cidades do país. Porém, é claro que algumas das celebrações mais conhecidas e populares ocorrem em regiões específicas. Por exemplo, em Chiang Mai, no norte da Tailândia, você encontra um dos lugares mais famosos e espetaculares para vivenciar o festival das lanternas.

A cidade tailandesa promove grandes celebrações e milhares de lanternas são lançadas simultaneamente, criando uma exibição impressionante. Não sem motivo que Chiang Mai atrai milhares de visitantes de todo o mundo.

Outro local onde é possível assistir o festival das lanternas é no parque histórico de Sukhothai, uma antiga capital da Tailândia e Patrimônio Mundial da UNESCO. Nela são celebradas também o Loy Krathong. Por isso, as ruínas da cidade criam um cenário deslumbrante para os krathongs flutuantes nas lagoas e corpos d’água do parque.

Embora não seja tão grande quanto as celebrações em Chiang Mai, Bangkok também promove o festival das lanternas e o Loy Krathong. Dessa maneira, em vários templos e áreas públicas ao longo do rio Chao Phraya você pode assistir moradores e turistas lançarem lanternas e krathongs na água.

Saiba quando ocorre o festival das lanternas

O festival das lanternas geralmente acontece na noite de lua cheia do 12º mês lunar do calendário tailandês, que geralmente cai no mês de novembro. No entanto, é importante observar que as datas exatas podem variar a cada ano com base no calendário lunar. Por isso, as datas específicas podem ser diferentes em cada uma das regiões da Tailândia ou em várias cidades que promovem as celebrações.

Aliás, normalmente os festivais acontecem na mesma época e às vezes são celebrados juntos, especialmente em lugares como Chiang Mai, onde Yi Peng (o lançamento da lanterna) e Loy Krathong (a flutuação dos krathongs na água) fazem parte das festividades combinadas.

Viajar barato pela Europa: Guia Com As Melhores Dicas

Festival das lanternas: Programação 2024

O Yi Peng está previsto para acontecer em 15 ou 16 de novembro de 2024. Em cada uma das noites você pode participar dos dois festivais (inclui o Loy Kratong), mas deve cumprir um itinerário sugerido pela organização. Veja abaixo:

– 15h30 – encontro no ponto determinado pela organização (em 2024 são 2 pontos de coleta que dependem do tipo de bilhete adquirido).

  • Retirada de ingressos;
    – 15h30-reunião no ponto de encontro e depois traslado para o local, saída a cada 5 minutos das 15h30 às 16h30, o último às 16h30;
  • 16h30 às 18h30-chegada ao local, apresentação do e-ticket no celular para registrar o ingresso na entrada principal. Recebe um crachá, lembrança e pode desfrutar de atividades como comer alguns lanches, zona de artesanato e arte;
  • 18h30-20h-jantar, bufê Thai Lanna, lanches, sobremesas, bebidas não alcoólicas;
  • 19h30-entrada na área do ritual;
  • 19h40-tambor, show de velas, cerimônia religiosa, monges cantando;
  • 20h15-lançamento das lanternas e assistir fogos de artifício;
  • 20h45-fim da cerimônia, traslado de volta do local para a cidade.

Todas as informações podem ser acessadas no site da organização.

Entenda as diferenças entre Yi Peng e Loy Krathong

O Yi Peng e o Loy Krathong são os dois eventos do Festival de Lanternas Flutuantes mais lendários e tradicionais da Tailândia. Eles costumam gerar dúvidas quanto às suas distinções e características, principalmente por serem ambos muito interessantes e procurados.  

Se você quer ir apenas em um deles e não sabe qual desperta mais a sua atenção ou quer somente conhecer mais informações sobre cada um dos eventos, confira as suas diferenças! 

Yi Peng

Também escrito como Yee Peng, o Yi Peng é o Festival das Lanternas que aparece no filme da Disney “Enrolados”. Ele é o típico evento em que milhares de lanternas (chamadas khom loi) acesas são lançadas no céu à noite, criando um cenário belíssimo, romântico e inesquecível. 

O Yi Peng é mais celebrado na região norte da Tailândia, principalmente em Chiang Mai. Ele marca o fim do período das monções e o início da estação fria e também é usado como forma de honrar Buda. 

Vale lembrar que geralmente o Yi Peng ocorre em novembro, sempre na noite de lua cheia do 12° mês do calendário lunar tailandês. 

Loy Krathong

O Loy Krathong é um festival semelhante ao Festival das Lanternas. Entretanto, ao invés de soltar lanternas para o céu, como ‘Loy’ significa “flutuar” e krathong quer dizer um recipiente flutuante em forma de lótus feito de folhas de bananeira ou outros materiais naturais, você pode soltar barquinhos iluminados pelos rios e lagos do país.

As pessoas criam krathongs lindamente decorados e adornados com flores, velas, incenso e, às vezes, pequenas moedas ou fichas. Esses krathongs simbolizam o abandono da negatividade, a realização de desejos para o futuro e a demonstração de gratidão à deusa da água, Phra Mae Khongkha.

O ritual ocorre no pôr do sol e as pessoas se reúnem perto de rios e lagos. Elas acendem velas e incenso em seus krathongs, fazem um desejo ou fazem orações e, em seguida, colocam delicadamente os krathongs na água. A visão dos krathongs flutuantes é ao mesmo tempo, simbólica e visualmente deslumbrante.

Dicas especiais para festival das lanternas

Se você está planejando visitar a Tailândia e aproveitar o festival das lanternas, confira algumas dicas fundamentais. É necessário fazer um planejamento e verificar as datas exatas do festival conforme o site da organização. Além disso, encontrar hospedagem e organizar viagens para os destinos populares do festival, como Chiang Mai, existe reservas antecipadas.

Outra dica é: respeite os costumes locais. Por isso, aprenda sobre as tradições e costumes associados a Yi Peng e Loy Krathong e lembre-se de respeitar o significado espiritual do festival seguindo os costumes e orientações locais durante as celebrações.

Também é importante se vestir de maneira adequada. Sendo eventos espirituais e culturais, é essencial usar roupas que demonstrem respeito, que sejam confortáveis e adequadas ao clima da noite, já que as celebrações continuam geralmente até tarde.

Aproveite para participar das cerimônias locais, apresentações culturais e atividades tradicionais organizadas como parte do festival. Experimente a autenticidade das celebrações e se envolva com a comunidade local. Caso você pretenda tirar fotos ou gravar vídeos, garanta que seu equipamento fotográfico esteja preparado e carregado.

Por fim, algumas dicas de segurança: tente ter cautela ao liberar lanternas ou krathongs. Siga as instruções de segurança fornecidas pelos organizadores do evento para evitar acidentes ou incêndios, especialmente com chamas abertas. Não esqueça que você estará no meio de uma multidão, então é necessário ter paciência ao caminhar pelo recinto do festival.

Como chegar e transporte

Para participar do Festival das Lanternas na Tailândia, especialmente em cidades como Chiang Mai, você precisará planejar o transporte para chegar ao local do festival e se locomover durante o evento. Caso você esteja viajando do exterior ou de outras partes da Tailândia, voar para o aeroporto mais próximo costuma ser a opção mais conveniente.

Sendo assim, o Aeroporto Internacional de Chiang Mai serve como uma importante porta de entrada para as celebrações de Yi Peng. Também existem trens e ônibus que conectam várias cidades da Tailândia. Chiang Mai é acessível de trem ou ônibus a partir de cidades como Bangkok. 

Outra maneira é alugar um carro ou contratar um serviço de carro particular. Isso pode proporcionar flexibilidade no deslocamento até o local do festival, principalmente se você preferir autonomia na sua programação. Já durante o festival, você pode utilizar tuk-tuks, táxis, songthaews (caminhões de passageiros compartilhados) e mototáxis. Estes são meios de transporte mais comuns nas cidades da Tailândia.

Compra de ingressos

Para comprar os ingressos, você deve acessar o site da organização do evento. Nele você encontra os valores e as possibilidades de compra dos bilhetes para participar das festividades.

Museu do Louvre: História, Curiosidades, Planejamento de Visitação e Dicas

Saiba qual é o significado do Festival das Lanternas

O Festival das Lanternas simboliza a libertação de mágoas e a purificação da alma. Lançar uma lanterna no ar é visto como um ato de deixar os problemas, as mágoas e as negatividades irem.

Essa tradição é baseada na crença budista de que tais atos podem trazer boa sorte, felicidade e iluminação espiritual. Além disso, o fato do festival coincidir com a noite de Lua Cheia do 12º mês do calendário lunar tailandês traz ainda mais significado espiritual ao festival.

Quem participa do Festival das Lanternas costuma escrever mensagens, desejos ou orações nas lanternas antes de soltá-las, já que este gesto simboliza o envio desses desejos aos céus, na esperança de que sejam atendidos.

Leia também: Viajar Barato: Hosteis, Passagens, Dicas de Economia e 13 Destinos Baratos

Aproveite os eventos fechados do Festival das Lanternas

O Festival das Lanternas pode ser celebrado em diversas localidades tailandesas, e você pode escolher aquela que mais te interessa, de acordo com as suas características e atratividades. 

Confira os principais eventos fechados do Festival das Lanternas:

Mae Jo University

Mae Jo University é a universidade agrícola mais antiga da Tailândia e, estando localizada em Chiang Mai, organiza, juntamente a uma organização budista chamada Lanna Dhutanka, o lançamento original em massa de lanternas do Yi Peng. 

O Yi Peng International é um dos eventos do Festival de Lanternas mais atrativos para os turistas estrangeiros e, por essa razão, acaba sendo mais caro. Vale lembrar que, por ser feito por uma organização budista, o Yi Peng International tem uma abordagem mais religiosa. 

Chiang Mai CAD Khomloy Sky Lanterns Festival

O Chiang Mai CAD Khomloy Sky Lanterns Festival é mais uma opção bem legal para comemorar o Yi Peng. Além do típico lançamento de lanternas, esse evento fechado inclui apresentações culturais, atividades tradicionais e um jantar à vontade. 

Se você quer tirar fotos de alto nível, o lançamento do Chiang Mai CAD Khomloy Sky Lanterns Festival é o maior e possibilita as melhores capturas desse momento ultra especial!

Northern Study Center (Mae Rim)

O lançamento de lanternas do Northern Study Center é o segundo maior do Festival de Lanternas. Assim como no Chiang Mai CAD Khomloy Sky Lanterns Festival, o ingresso do evento nessa localidade inclui um jantar tailandês, apresentações típicas e shows de dança tradicional. 

Os participantes são levados até o local por meio de um ônibus disponibilizado pela organização da festa, e o ponto de partida é em frente ao Hotel Mercure.

Yee Peng Doi Saket 

O Yee Peng Doi Saket é um evento fechado com bons preços e benefícios. O seu ingresso dá direito a uma refeição do buffet à vontade e a uma (ou duas, a depender do pacote comprado) lanterna para ser lançada. 

O mais legal de tudo é que as lanternas dessa comemoração são feitas pelos moradores locais, para gerar trabalho e renda a eles. 

Wat Doi Ti & Kruba Srivijaya Monument

O evento fechado de Wat Doi Ti & Kruba Srivijaya Monument é realizado em um templo e organizado por uma instituição budista local. Entre os apresentados, ele possui o menor lançamento, com apenas 750 ingressos disponíveis. Ao comprar uma entrada, está incluso um jantar tailandês e uma lanterna. 

Descubra como se vestir no Festival das Lanternas

tailândia mapa

Vestir-se adequadamente no Festival das Lanternas é importante — e a America Chip pode te contar o porquê. 

Aqui vão algumas dicas de como se vestir durante o festival:

Vale ressaltar que, apesar da relação religião-cultura ser fortíssima na Tailândia, fora dos templos do país, o código de vestimenta é mais liberal — mas, ao mesmo tempo, cobrir os ombros, a barriga e os joelhos e, claro, se vestir com os tecidos certos, é uma dica valiosa.

Priorize também o conforto, já que o festival envolve muitas atividades ao ar livre – e, exatamente por isso, escolha roupas leves e respiráveis: faz calor na Tailândia!

A modéstia também é importante em um evento cultural como este: cubra sempre os ombros e joelhos e evite os decotes/peças transparentes.

Dê preferência a tecidos naturais e mais leves e escolha calçados confortáveis — como sapatos slip on, chinelos e tênis apropriados.

Saiba o que conhecer (além do Festival das Lanternas)

Além do Festival das Lanternas, a Tailândia é um país rico em cultura, história, belezas naturais e tradições — além, é claro, de sua culinária influenciada por diversos povos e países diferentes — que tem como resultado sabores únicos.

Para os viajantes que têm o privilégio de visitar este destino encantador, há uma infinidade de maravilhas a serem exploradas além do festival. Aqui estão algumas delas:

Wat Pho, o templo do Buda reclinado

cidades mais bonitas da tailândia

O Wat Pho, também conhecido como o Templo do Buda Reclinado, fica em Bangkok, e é um dos maiores e mais antigos templos da cidade. 

O famoso Buda Reclinado fica no templo, e é, nada mais nada menos, do que uma estátua de 46 metros de comprimento e 15 metros de altura, coberta com folhas de ouro. Ela representa o Buda entrando no Nirvana (o estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual). 

Cobrir estátuas com folhas de ouro é uma forma de honrar os ensinamentos de Buda — já que, no budismo, ouro é sol — pureza, conhecimento e iluminação.

Grande Palácio de Bangkok e o Wat Phra Kaew

O Grande Palácio, que também fica em Bangkok, é um dos locais mais visitados da Tailândia. Dentro de suas muralhas, encontra-se o Wat Phra Kaew, ou Templo do Buda de Esmeralda — considerado o templo budista mais sagrado do país. 

O Buda de Esmeralda é uma pequena — mas reverenciada — estátua de Buda feita de jade, que fica em um altar de ouro. O Grande Palácio é um símbolo da identidade nacional da Tailândia!

Wat Arun

O Wat Arun, conhecido como o Templo do Amanhecer, fica nas margens do rio Chao Phraya, em frente ao Grande Palácio e ao Wat Pho. Este templo é famoso por sua prang (torre central), decorada com porcelana colorida e seixos de cerâmica — ela brilha sob a luz do sol!

O Wat Arun é um dos poucos templos que incorpora elementos tanto do budismo quanto do hinduísmo, refletindo a complexidade e a diversidade da espiritualidade tailandesa.

Ayutthaya

A antiga cidade de Ayutthaya, que fica a cerca de uma hora de distância de Bangkok, é um sítio do Patrimônio Mundial da UNESCO, e foi a capital do Reino de Sião do século XIV ao XVIII. 

Hoje, suas ruínas, que incluem templos, palácios e estátuas, contam a história de uma das mais gloriosas civilizações da Ásia.

Conclusão

Visitar a Tailândia durante o Festival das Lanternas, especificamente nas celebrações de Yi Peng e Loy Krathong, pode ser uma experiência inesquecível. O festival possibilita um mergulho profundo na cultura e tradições tailandesas e, ao testemunhar Yi Peng e Loi Krathong, você participe de rituais centenários.

Sem contar que ver milhares de lanternas acesas no céu durante Yi Peng e os belos krathongs na água durante Loy Krathong criam um espetáculo hipnotizante e encantador. Além disso, com um cenário impressionante, a atmosfera do festival é vibrante, com decorações coloridas, apresentações tradicionais, eventos culturais e celebrações animadas em toda a Tailândia. É uma maneira de conhecer o espírito alegre do povo tailandês.

Por fim, para quem ama fotografia, o Festival das Lanternas oferece oportunidades visuais impressionantes. Capturar a beleza das lanternas e krathongs contra o céu noturno ou a água pode resultar em imagens únicas. Aproveite a experiência! 

As Melhores Atrações Internacionais [Guias]

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Explore mais sobre o Lago Ness: incríveis histórias e paisagens deslumbrantes

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Leia mais

A moeda chilena, o peso chileno (CLP), é essencial para sua viagem ao Chile. Descubra como trocar dinheiro com as melhores taxas, conheça as cédulas e moedas em circulação e aproveite ao máximo s(...)

Leia mais

Ao planejar sua viagem para Mendoza, prepare-se para explorar vinícolas icônicas, admirar a imponente Cordilheira dos Andes e se perder nas belezas naturais da região. Mendoza é um destino que pr(...)

Leia mais

Quer economizar na sua próxima viagem à Argentina? Descubra tudo sobre o peso argentino, desde suas características até as melhores formas de câmbio. Evite surpresas e aproveite cada detalhe dess(...)

Leia mais

Conheça Alexandria, uma cidade que, sem deixar sua história (e a do país) de lado, oferece a cada um de seus visitantes uma experiência de viagem única no Egito. A cidade de Alexandria, que se es(...)

Leia mais

A cidade de Málaga fica no sul da Espanha, mais precisamente na comunidade autônoma de Andaluzia. É uma cidade com muita, mas muita história e que remonta a mais de 2.800 anos. Por isso, hoje vam(...)

Leia mais

O repetidor de sinal Wi-Fi amplia a cobertura de internet em casas, escritórios, empresas, ambientes industriais, lojas, áreas externas e espaços públicos, garantindo uma conexão mais estável e r(...)

Leia mais

A capital da Armênia, Yerevan, é uma cidade histórica e com mais de 2.800 anos de existência. Aliás, ela é considerada uma das cidades mais antigas do mundo com ocupação contínua, mas que chama a(...)

Leia mais

Localizada ao sul da França, Cassis é uma cidade litorânea caracterizada pelos seus bons vinhos, falésias coloridas e calanques surpreendentes.  A França é um país que sempre tem mais a ofer(...)

Leia mais
Compre agora pelo WhatsApp