10 Dicas Imperdíveis de Como Viajar Barato pelo Brasil e Pelo Exterior

pacotes de viagens

Todo amante de viagem sempre quer alguma dica de como viajar barato para os destinos que sempre sonhou conhecer.

Atualmente, existem diferentes formas de fazer isso, que vão desde um planejamento prévio até a redução de custos com deslocamento.

E, nesse caso, vale a pena conhecer as vantagens de alugar um carro para tirar o máximo de proveito da sua experiência de viagem.

Se você faz parte do grupo que adora explorar novos lugares, mas sempre está querendo economizar para aproveitar mais, leia esse artigo e confira as melhores dicas. 

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

PLANO EUA: Aproveite e viaje com ligações e internet 4G ILIMITADA. Compartilhe tudo com seus amigos e familiares. 

SEGURO VIAGEM:  Com o cupom  AMERICACHIP10, você ganha 10% de desconto no seu seguro viagem na Seguros Promo.

PASSAGENS PROMO: As melhores ofertas de passagens aéreas estão na  Passagens Promo. Ganhe até 35% de desconto.

HOSPEDAGEM: Não tem ideia de onde ficar? Com uma simples pesquisa no  El Quarto você encontra os melhores hotéis a preços incríveis.

10 dicas incríveis para como viajar barato

Aprender a viajar sem gastar muito,é um conhecimento que se adquire com a prática.

A cada viagem, vamos acumulando experiência e reconhecendo onde dá para economizar um pouquinho.

No entanto, para conseguir fazer isso e não se desesperar por ter o orçamento estourado durante o passeio, é importante ter um planejamento completo.

Para ajudar você a começar o seu, trazemos aqui 6 dicas incríveis de como viajar barato.

01 – Planeje com antecedência

como viajar barato para o exterior
como viajar barato para o exterior

A primeira dica pode parecer óbvia, mas muita gente peca ao deixar o plano de viagem para a última hora.

É importante começar com um bom tempo de antecedência do passeio, mesmo que você ainda não tenha certeza de todos os detalhes.

Realizando o planejamento com calma, você tem tempo para analisar e revisar diversos pontos, além de também conseguir alguns descontos.

O portal UOL, inclusive, fez uma reportagem destacando que um bom planejamento é uma das melhores ferramentas para economizar na sua viagem.

Data de viagem, formas de se deslocar no lugar onde vai estar, o destino em si, hospedagem, alimentação.

Tudo isso deve estar dentro da sua previsão e fazer parte do seu percurso.

02 – Cuidado com as datas da sua viagem

Algo que pode afetar muito o custo de sua viagem, é a data na qual ela está planejada para acontecer.

Se você optar por planejar em época de férias ou feriados, também conhecida como “temporada”, provavelmente irá pagar mais caro por diversas coisas.

Mesmo que você reserve passagens e hotéis com antecedência para a temporada, seus valores serão maiores que em outras datas.

Por isso, se tiver a possibilidade, opte por viajar em datas menos movimentadas, pois você irá economizar e também aproveitará seu destino sem aglomerações e filas.

03 – Faça pesquisa de hotéis pela internet

Outro item importante e que influencia para viagens mais baratas, é a reserva de um hotel com antecedência.

As redes hoteleiras, normalmente, oferecem desconto para os clientes que oficializam reservas antes da chegada.

Hoje em dia, existem diversos sites que facilitam a vida do viajante, reunindo várias ofertas, fotos e avaliações de clientes sobre diferentes opções de hospedagem.

Por isso, faça uma pesquisa com calma e se atente aos detalhes, para que você possa escolher o melhor hotel e ainda economizar.

04 – Busque promoções de passagens

Uma das formas mais eficientes de economizar ao viajar de avião ou ônibus, é buscar por promoções de passagens.

Muitas empresas de viagem oferecem descontos bem atraentes ao fazer a compra de passagens com antecedência.

Por isso, vale a pena usar o mesmo recurso que indicamos para escolher o seu hotel.

Busque empresas que fazem o trajeto que você deseja e se atente aos preços promocionais oferecidos.

Além disso, em alguns sites você consegue ativar notificações sobre promoções e ofertas de última hora, com passagens bem mais baratas.

05 – Utilize programas de milhagem

Uma das vantagens para quem viaja de avião com frequência ou utiliza bastante seu cartão de crédito, é o programa de milhagem.

Oferecido por empresas aéreas e instituições financeiras, os usuários acumulam milhas aéreas conforme fazem viagens de avião ou gastam com seu cartão de crédito.

Assim, basta trocar essas milhas por passagens aéreas e não precisará pagar por elas.

Procure informações sobre esse programa em seu banco e comece a acumular milhas para ter esse grande desconto no preço total da sua viagem.

06 – Leve menos bagagem

Algo que impacta muito no valor da viagem de avião, principalmente, é a quantidade e tamanho de sua bagagem.

Isso acontece pois o Governo Federal, recentemente, alterou a lei que permitia pelo menos uma sem custo.

Agora, a cada bagagem despachada, você paga um valor progressivo que vai aumentando muito o custo de sua viagem.

Então, leve apenas o necessário em sua mala, para conseguir voltar com, no máximo, duas malas. 

Isso faz com que o foco da sua viagem não seja perdido e evita o gasto extra com itens não essenciais.

07 – Faça um seguro viagem

AMERICACHIP10 seguro viagem

Se você quer saber como viajar barato, você deve ter em mente, primeiramente que um Seguro Viagem é, além de ser item obrigatório para entrada em muitos países (como Argentina, Alemanha, Espanha, Itália e diversos outros), também uma maneira certeira de não ter surpresas financeiras desagradáveis nas viagens.

A função de um seguro viagem é basicamente oferecer um suporte à saúde do visitante em um país estrangeiro. E tal suporte envolve desde reembolso para cancelamentos até assistências médicas e internações hospitalares que podem ser caras em outros países.

Além de promover a integridade física do viajante, o Seguro Viagem protege o bolso e evita gastos que não estavam planejados para uma viagem internacional. Na Seguros Promo você encontra os melhores planos com os preços e a cobertura que você precisa. Utilize o cupom AMERICACHIP10 e ganhe 10% de desconto em seu seguro.

08 – Crie um roteiro com destinos próximos

Criar o roteiro de viagem é imprescindível para não se perder num país estranho, conhecer as melhores atrações e o melhor, planejar o orçamento do quanto pode gastar. É preciso saber como planejar um roteiro de viagem se quiser descobrir como viajar barato.

 É essencial pesquisar bastante sobre o país que está visitando pela primeira vez, e até mesmo tirar dúvidas com outras pessoas que já passaram por lá. Uma dica útil é descobrir as atrações e destinos nas proximidades, sendo assim, pesquise:

  • Restaurantes por perto;
  • Atrações e cartões postais;
  • Formas de locomoção e seus preços;
  • Proximidades ao redor do local que irá se hospedar.

09 – Faça refeições baratas, mas de qualidade

A alimentação está no top 03 das maiores preocupações quando planejamos uma viagem. Dito isso, esse também é um ponto que precisamos nos atentar antes de viajar. Uma dica para curtir todos os sabores da culinária de um país é planejar os restaurantes que deseja conhecer.

Muita gente recorre às comidas rápidas de rua (como food trucks) por ser uma opção mais barata. Porém, pode não ser uma boa ideia já que não faz bem à saúde e você ainda perderá o melhor de viajar para outro lugar: sua gastronomia.

A ideia de mesclar restaurantes e food trucks pode ser interessante, visto que, teremos opções mais baratas e ainda poderemos experimentar excelentes pratos típicos.

10 – Pense duas ou três vezes antes de comprar

O orçamento irá dizer se essa será uma viagem divertida ou, caso contrário, na ponta do lápis. Por isso mesmo é necessário pensar muito bem antes de realizar uma compra. Isso vai desde as passagens até onde se hospedar e também com o que gastar na viagem.

Normalmente as passagens aéreas e hotéis são oferecidas conjuntamente pelas companhias. Mas nem sempre são as condições mais econômicas disponibilizadas. Verifique se não há hospedagens mais baratas separadas das passagens aéreas.

E antes de realizar a compra saiba que alguns hotéis possuem restaurantes franqueados e os hóspedes podem fazer refeições com descontos.

5 Destinos internacionais baratos

Como fazer uma viagem boa e barata

Fazer uma viagem internacional é o sonho de muitos brasileiros. Mas para transformar um sonho em realidade é preciso dedicação, planejamentos e acima de tudo organização.

Entre os itens que precisam constar em seu planejamento estão: documentos, orçamento que será necessário, vacinas, entre outras providências. Comece descobrindo alguns destinos encantadores e que realmente podem caber no seu bolso. Confira!

01 – Argentina

Visitar a Argentina é uma excelente experiência para conhecer novas culturas e principalmente experimentar um pouco da culinária local. Dá para se ter uma gama de opções visto que o Real Brasileiro atualmente vale o dobro que o Peso Argentino.

A Argentina está bem próxima do Brasil e é um dos destinos mais buscados para quem quer conhecer um pouco das Américas mas não sabe como viajar barato. Este é um país vizinho que está apenas 3h do Brasil. O país não exige passaporte e nem visto.

02 – Bolívia

Outro destino na América do Sul é a Bolívia. As condições econômicas do país são parecidas com as do Brasil, visto que um peso Boliviano vale quase um Real. O país também não exige visto (em viagens inferiores a 90 dias) mas é necessário passaporte.


Com belas paisagens naturais e uma cultura Andina muito rica, você pode viajar pelo país usando o Trem da Morte, apesar do nome, o passeio é bastante divertido e os vagões vão do menos confortável até aquele com cama e ar condicionado.

03 – Eurotrip 

Aqui não estamos falando de um único país, mas a beleza de visitar a Europa Ocidental é poder ver muitos países de uma vez só. As proximidades entre eles e as muitas formas de locomoção fazem deste um destino muito diferente e consideravelmente econômico.

Uma dica que vale muito a pena para realizar uma Eurotrip é usar os trens disponíveis em praticamente todas as cidades e curtir um pouco da beleza natural dos países. Alugar um carro também é uma ideia interessante, assim, mais países poderão ser visitados.

Conheça mais sobre a Europa, sua cultura e valores.

04 – Tailândia

Viajar para a Tailândia pode ser uma aventura! Isso porque o país está repleto de praias incríveis, uma cultura local diversa, muita comida boa e uma população receptiva. Outros pontos que fazem deste um bom destino é a segurança para turistas e preços em conta.

A primeira coisa a se fazer é visitar sua capital, Bangkok. Uma gigante cosmopolita cheia de novidades. Conheça os principais templos budistas, o Wat Pho e o Grand Palace. E, mais tarde, vivencie a vida noturna da capital que se mostra bem animada e interessante.

Para visitar as praias Tailandesas é indicado ir até ao Sul do país especialmente para as cidades de Krabi, Phuket  e o Koh Samui no Golfo tailandês.

05 – Indonésia

A Indonésia é o destino perfeito quando falamos de praia e comida. São mais de 15 mil ilhas paradisíacas que cercam a região. A melhor maneira de fugir das grandes cidades e se conectar com a natureza.

Sua capital, Jacarta é muito movimentada e não é o melhor destino para quem busca a quietude das praias, logo, a famosa Bali e as ilhas Gili são as opções perfeitas para mergulhar diante de um sol ardente e ver animais marinhos em suas águas cristalinas.

A Indonésia também é famosa por seus templos, o Borobudur é o maior templo do mundo e fica na ilha de Java à 1h (de avião) da capital.

Como viajar barato pelo Brasil

Caso seu destino seja dentro do Brasil, temos algumas dicas de como viajar barato além das já vistas.

Uma delas é escolher um destino que seja conhecido por não ser tão caro. 

Desta forma, busque por passeios que atraiam menos turistas. Um último, é conhecer as belezas próximas da sua cidade.

Você encontra, facilmente, diversos sites que trazem essas opções, com relatos de experiências de outros viajantes e que podem te ajudar a escolher o melhor e mais barato destino.

Como viajar barato para o exterior

como viajar barato

Atualmente, existem diversos países que são ótimas opções para quem quer viajar sem gastar muito.

Para começar, vale a pena buscar hospedagens alternativas, que geralmente custam bem menos que os hotéis e pousadas.

Em alguns lugares, você consegue alugar lofts e, até mesmo, quartos para viajantes. Além de reduzir os seus custos, isso também permite que você viva plenamente a cultura local.

Outro ponto que pode ser considerado e que terá influência no valor de sua viagem, é a moeda do país.

Lugares com moedas menos valorizadas que o Real, podem se tornar destinos atraentes e bem baratos.

Como achar pacotes de viagens baratos

Algo que pode facilitar muito seu planejamento de viagem e ajudar na meta de viajar barato, é a escolha de pacotes de viagens promocionais.

Eles são vendidos por diversas companhias de turismo e oferecem a experiência completa da viagem por um valor único.

Para encontrar os melhores pacotes de viagem, você precisa procurá-los com antecedência, pois sempre são muito concorridos.

Além disso, o pagamento à vista pode te trazer descontos ostensivos. E, no caso de parcelamento, vale a pena apelar para algo que sempre traz resultados: pechinchar.

Reduzindo o valor dos juros, você terá uma redução significativa do preço final da compra.

Outra opção é se cadastrar nos sites de companhias de turismo e ativar o recebimento de emails promocionais, o que irá facilitar sua pesquisa.

Conclusão

Agora que você tem todas as dicas e informações de como viajar barato, já pode começar seu planejamento para a viagem dos seus sonhos, economizando o máximo possível.

Adote nossas dicas e divirta-se bastante. Em sua viagem internacional, conte também com a America Chip para viajar conectado pelo melhor preço.

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

PLANO EUA: Aproveite e viaje com ligações e internet 4G ILIMITADA. Compartilhe tudo com seus amigos e familiares. 

SEGURO VIAGEM:  Com o cupom  AMERICACHIP10, você ganha 10% de desconto no seu seguro viagem na Seguros Promo.

PASSAGENS PROMO: As melhores ofertas de passagens aéreas estão na  Passagens Promo. Ganhe até 35% de desconto.

HOSPEDAGEM: Não tem ideia de onde ficar? Com uma simples pesquisa no  El Quarto você encontra os melhores hotéis a preços incríveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.