07 de dezembro de 2023
As cidades da Irlanda são cercadas de diversão e pontos turísticos. Você pode encontrar desde músicos de rua, passando por vários pubs, até museus e construções históricas.
Antes de definir o destino da sua próxima viagem internacional, é importante pensar sobre o tipo de cultura que você quer conhecer, para só então decidir o país a ser visitado. Mas não para por aí, pois um país tem muitas cidades e cada uma oferece entretenimentos diferentes.
Se você sempre sonhou em fazer um tour pela Europa, comece pela Irlanda e você vai se surpreender. Hoje, nós iremos te apresentar a cultura e quais as melhores cidades da Irlanda para visitar quando você estiver por lá!
Conheça a cultura da Irlanda e suas tradições
Alegria, simpatia, cerveja, pub, superstições, músicos de rua, danças, folclore e rugby. É dessa forma que poderia ser resumida a cultura da Irlanda.
Esse país é composto por um povo alegre e simpático, o que o difere da frieza dos Europeus. Além disso, os irlandeses amam tomar uma boa cerveja nos vários pubs que entremeiam as cidades.
Andando pelas cidades da Irlanda, você provavelmente verá muitos músicos de rua se apresentando. Também terá facilidade em encontrar espetáculos de dança.
Ao conversar com um Irlandês, você provavelmente perceberá a paixão dele pelo rugby – proporcionalmente à paixão dos brasileiros pelo futebol. Também poderá perceber muitas superstições em meio às conversas, além de ter facilidade em ouvir histórias do folclore, já que a cultura folclórica é muito forte na Irlanda.
Pratos típicos Irlandeses
A Irlanda possui alguns pratos bem diferentes do que costumamos comer aqui no Brasil. Além disso, uma característica de sua culinária é a presença da batata em muitas receitas. Isso vem de um costume criado após os irlandeses terem passado por um período de escassez de alimentos em uma época da história. Como a comida que mais vingava no solo irlandês eram as batatas, era isso que eles comiam.
Mudando de história para gastronomia, os pratos mais comuns da Irlanda são o “Fish and Chips” (peixe com batata frita), a cerveja Guinness (feita com cevada torrada, tem um tom preto opaco) e o café da manhã Irlandês (bacon, ovos, pão de forma, batata, linguiça, feijão e cogumelos).
Uma curiosidade sobre esse café da manhã “pesado” em comparação com os cafés da manhã do Brasil, é que ele é feito como uma opção de cura de ressaca, pois como já foi possível perceber, os irlandeses amam cerveja.
E você, gostaria de visitar o 4º maior consumidor de cerveja do mundo?
Crenças e festividades
Os irlandeses são, em sua maioria, cristãos e, principalmente, católicos. Mas como o Brasil também tem maioria cristã, não é esse o principal ponto das crenças irlandesas que você poderá se surpreender na sua viagem para a Irlanda.
A particularidade de maior destaque é o grande número de superstições que permeiam o país. Por exemplo, os irlandeses acreditam que ao cortar uma árvore de qualquer das cidades da Irlanda, as fadas e duendes que moram nela te amaldiçoarão. Como você reagiria ao presenciar uma situação supersticiosa como essa?
Já em relação às festividades irlandesas, a mais comum é o “Saint Patrick’s Day” (Dia de São Patrício). Ao ouvir o nome da festa, infere-se que é uma celebração religiosa, já que São Patrício é um dos nomes mais importantes da religiosidade irlandesa. Mas, na prática, a comemoração é regada a cerveja e whisky e consiste em um dia inteiro de festa nas ruas e bares da Irlanda. As pessoas se pintam de verde e usam o trevo de quatro folhas (símbolo de sorte nas superstições do país).
Essa festa é tão importante que acontece desde as cidades pequenas da Irlanda, até a capital!
Se você gostaria de festejar esse dia junto a eles na sua viagem, é só programá-la para que você esteja na Irlanda no dia 17 de março!
Irlanda: clima e melhor época para visitar
O clima da Irlanda é conhecido como bem ameno e bem menos rigoroso do que em outros países da Europa. Os meses mais frios são janeiro e fevereiro, já o mais quente é julho, em que as cidades da Irlanda têm uma média máxima de 19 graus celsius.
A melhor época para visitar a Irlanda depende muito do que você quer fazer na cidade. Se você quiser conhecer a neve ou, caso já conheça, quer curtir uma viagem no friozinho, o ideal é que você vá durante o inverno Irlandês. Já que o país é localizado no hemisfério norte, enquanto nós, brasileiros, estamos no hemisfério sul, é inverno lá quando é verão aqui, então, se atente a isso!
Mas, se você preferir curtir as atrações dos climas mais amenos e quentes, o melhor é ir durante o verão, ou até mesmo a primavera.
Também é importante verificar se a atração que você deseja conhecer está disponível o ano todo ou em apenas algumas épocas. Caso seja só por períodos, o ideal é você planejar sua viagem para a época em que a atração estará disponível.
Mas, não se desespere e não leve a estação como fator preponderante para uma boa viagem. Se suas férias têm data fixa, relaxa! A Irlanda é um país incrível e que te proporcionará viver bons momentos independentemente da época do ano em que você a visitar!
Dicas sobre o que fazer na Irlanda
Na Irlanda, você encontra diversão em todo lugar! Durante o dia, ao andar pelas ruas do país, você poderá contemplar muitos músicos de rua e conhecer um pouco dos ritmos preferidos de lá.
Já durante a noite, você pode visitar os vários pubs da cidade em que estiver hospedado e experimentar a cerveja “Guinness”, enquanto saboreia um delicioso “Fish and Chips”.
Mas se sua passagem pela Irlanda for um pouco mais longa, turistar pelas construções antigas, como o Castelo de Dublin e conhecer os condados do país também são uma ótima opção! Além disso, como a Irlanda é uma ilha, você também pode conhecer as belas praias que a circundam.
Cidade mais barata para se viver na Irlanda
As cidades da Irlanda são muito boas para se morar e possuem como moeda o euro. Entre elas, algumas são mais baratas, possuindo um custo de vida mais tranquilo, enquanto outras são mais caras, como é o caso de Dublin. Fato esperado, já que é a capital do país e um grande atrativo para turistas, o que geralmente valoriza imóveis e lojas, deixando tudo mais caro.
Respondendo… Limerick é a cidade mais barata para se viver. É uma cidade universitária, interiorana, ficando a três horas de Dublin. Quanto mais o custo de vida de Dublin sobe, mais compensa morar em Limerick. Apesar disso, o clima de lá é permeado por dias bem nublados. Porém, para quem precisa apertar o orçamento, ela é um ótimo lugar, com um bom custo benefício.
As 10 Melhores cidades para visitar na Irlanda
Você já parou para pensar em quantas cidades tem na Irlanda? Nessa ilha existem 57 cidades, muito menos do que há somente em Minas Gerais, já que nesse estado do Brasil, os números ultrapassam 400! Acompanhe o texto que iremos te mostrar as 10 melhores cidades da Irlanda para você visitar na sua próxima viagem!
01 – Dublin
Essa é a capital da Irlanda e ocupa a posição número um na lista das cidades da Irlanda com mais brasileiros.
Dublin também está no topo das maiores cidades da Irlanda e possui muitas atrações turísticas de cunho artístico e cultural, já que é cheia de construções históricas.
Para os viajantes que querem conhecer a noite irlandesa, Dublin é o lugar perfeito. Essa cidade tem uma vida noturna muito movimentada!
02 – Galway
É uma cidade portuária rica em pubs e galerias de arte. É uma das cidades do interior da Irlanda e é considerada uma ótima cidade para fazer intercâmbio.
Essa cidade é a capital cultural da Irlanda, então uma boa atividade são os festivais culturais de arte, música, dança, gastronomia etc. Eles acontecem durante todo o ano.
03 – Belfast
Ela é a capital da Irlanda do Norte e o berço do Titanic! Então, uma ótima atividade turística é o museu Titanic Belfast, que conta a história desse navio. Portanto, Belfast é uma ótima cidade para os amantes do cinema e da história marítima!
04 – Derry
Derry é a quarta maior das cidades da Irlanda. Ela é conhecida como a cidade murada, possuindo várias muralhas que são boas atrações turísticas históricas. Além disso, como toda boa cidade da Europa, possui vários museus interessantes para visitação.
05 – Bray
Se você gosta das facilidades de uma capital, mas não gosta do agito de estar constantemente dentro dela, Bray é uma boa localidade. Se localiza a meia hora de Dublin, então todas as facilidades serão alcançadas em poucos minutos.
Além disso, a cidade possui praias muito bonitas que valem a pena a visitação. Bray é um bom lugar para morar com a família, para ir estudar e para ir estudar.
06 – Ennis
A cidade é muito calma, sem trânsito agitado e muitas pessoas juntas. Lá você poderá turistar de bicicleta ou, até mesmo, a pé. Isso porque a cidade é muito bem equipada com passeios e ciclovias, além de ser muito pequena e possuir um centrinho bem equipado.
Lá você poderá visitar várias construções muito antigas e se admirar com a natureza local.
07 – Kilkenny
Kilkenny possui muitos artesanatos e designs. Lá, você poderá visitar a Design & Crafts Council of Ireland e a National Craft Gallery.
Além disso, tudo o que cerca a cidade te encantará, principalmente se você for um admirador de arte e amante de história. Isso porque a cidade é considerada uma das mais medievais da Europa, então é cercada de tudo o que data da Idade Média.
08 – Sligo
Além de uma natureza exuberante que, com toda certeza, te tirará o fôlego e que poderá te render bons dias admirando a natureza. Sligo também possui várias construções medievais que são um verdadeiro patrimônio da história da cidade.
Um exemplo é o Sligo Abbey, uma abadia que data do século 15. Apesar de já ter sofrido, ao longo da história, ataques e incêndios, ela permanece de pé e pronta para receber sua visita!
09 – Malahide
No lado norte da cidade de Dublin, mais especificamente a 16 quilômetros, essa cidade possui o castelo mais famoso da Irlanda. E, para nós, que crescemos com todas as fantasias das princesas e príncipes, visitar um castelo verdadeiro será realmente uma experiência única, até mesmo para as crianças!
10 – Limerick
Cidade pequena e tranquila, com um ótimo custo de vida, possui como uma importante atração turística a Saint Mary’s Cathedral. Além disso, também possui um castelo muito famoso e que atrai muitos turistas.
Limerick tem muita coisa boa e, mais a frente, você saberá mais sobre essa cidade aqui nesse texto!
Conheça os melhores pontos turísticos da Irlanda
Embora seja um destino menos requisitado entre os viajantes que escolhem explorar um ou mais países europeus durante as suas férias, a Irlanda possui as mais belas paisagens da Europa, além de belas construções históricas. Pode ter certeza que essa ilha vale a sua visita — e isso eu te garanto. Conheça alguns dos seus melhores pontos turísticos e monte um roteiro certeiro para uma viagem inesquecível à Irlanda!
Castelo de Dublin
O Castelo de Dublin, que fica no centro da cidade, surgiu no século XIII e originalmente servia como uma fortaleza defensiva. Ao longo dos séculos, foi transformado e , atualmente, é utilizado para eventos oficiais do governo e está aberto para visitação pública. A arquitetura do castelo combina elementos medievais com a era vitoriana.
Por lá, você encontrará a Torre Record, parte da estrutura original medieval, e o Salão dos Estados, um belo exemplo da arquitetura neogótica. No site oficial do castelo, você pode acessar as informações sobre os ingressos e horários de funcionamento — e até ler um pouco sobre a história dele, se quiser.
Abadia de Kylemore
A Abadia de Kylemore, que fica no condado de Galway, foi originalmente construída como um castelo entre 1867 e 1871, por Mitchell e Margaret Henry. Em 1920, tornou-se lar para uma comunidade de freiras beneditinas. As freiras, após perderem sua abadia na Bélgica durante a Primeira Guerra Mundial, estabeleceram-se em Kylemore, abrindo um colégio interno para meninas e iniciando a restauração da abadia, da igreja gótica e do jardim do local.
Ah, e quase ia me esquecendo! A Abadia de Kylemore também é famosa por sua comida caseira tradicional, que sempre foi uma parte importante das tradições beneditinas. De sopas, ensopados e saladas aos famosos scones e tortas de maçã, há muitas opções para você e sua família desfrutarem do verdadeiro sabor de Kylemore. Acesse a aba “dining” no site oficial da abadia e escolha o seu restaurante favorito!
Castelo de Bunratty
O Castelo de Bunratty, localizado no condado de Clare, é uma reconstrução do século XV de um castelo medieval irlandês. Restaurado nos anos 50, o castelo agora funciona como um museu. O local ainda inclui uma recriação de uma vila rural do século XIX, oferecendo aos visitantes a oportunidade de compreender aspectos da vida rural e social da Irlanda desse período. Demais, não é mesmo? Por lá, banquetes medievais, um natal inesquecível no castelo e um café da manhã com o papai-noel são apenas algumas das atividades e eventos disponíveis.
Kinsale
Kinsale, no condado de Cork, é uma cidade costeira conhecida por sua gastronomia tradicional e arquitetura histórica. A cidade tem um papel significativo na história militar da Irlanda, incluindo a Batalha de Kinsale em 1601, que foi decisiva para o futuro do país. Vale a visita! Tenho certeza de que você não vai se arrepender.
Catedral de St. Patrick
A Catedral de St. Patrick, em Dublin, é a maior igreja da Irlanda. Construída no século XII, a catedral foi dedicada a São Patrício, padroeiro da Irlanda. A estrutura é um belo exemplo da arquitetura gótica e tem sido um importante local de culto cristão no país.
A catedral também desempenha um papel importante na história e identidade nacional da Irlanda, já que deu origem ao St. Patrick’s Day, uma festa que se expandiu para vários países do mundo a partir da imigração irlandesa e é o maior e mais festejado feriado da Irlanda.
The Wild Atlantic Way
The Wild Atlantic Way é uma rota turística que se estende ao longo da costa oeste da Irlanda. Com mais de 2.500 km, a rota atravessa paisagens variadas, como praias e pequenas cidades.
Esta rota oferece aos visitantes uma oportunidade de conhecer de perto a diversidade geográfica e cultural da Irlanda. Agências de turismo oferecem excursões pela Wild Atlantic Way, mas realizá-la de carro — ou até moto — é o ideal para conhecer a rota no seu próprio ritmo e seguindo um roteiro feito por você.
Castelo de Cashel
O Castelo de Cashel, também conhecido como Rock of Cashel, fica no condado de Tipperary. Era a sede dos reis de Munster antes da invasão normanda. O local conta com diversas estruturas medievais, incluindo uma torre redonda e uma catedral em ruínas, proporcionando um maior entendimento da arquitetura medieval na Irlanda — que tem muita história.
Parque Nacional de Killarney
O Parque Nacional de Killarney, além de oferecer atividades ao ar livre, é conhecido pela Muckross House, uma mansão do século XIX, assim como as montanhas McGillycuddy’s Reeks — o ponto mais alto da Irlanda, e os lagos de Killarney. Trilhas para caminhadas, passeios de barco e ciclismo são apenas algumas das atividades disponíveis por lá, tornando o parque o lugar ideal para quem quer fugir um pouco da cidade.
Jardim Botânico Nacional
O Jardim Botânico Nacional foi fundado em Dublin, em 1795. O jardim possui uma extensa coleção de plantas nativas e exóticas, além de estufas históricas e muito mais. Ele também serve como centro de pesquisa botânica e conservação e, se optar por algo a mais, tours guiados são realizados diariamente no jardim.
Saiba quanto custa ir visitar a Irlanda
Planejar uma viagem para a Irlanda requer um bom entendimento dos custos envolvidos.
Passagens Aéreas: O custo das passagens aéreas para a Irlanda varia dependendo da época do ano, da companhia aérea e da antecedência com que a passagem é comprada. Em média, voos de ida e volta do Brasil para a Irlanda custam entre R$ 2.500 a R$ 5.000. A alta temporada, que inclui os meses de verão europeu e feriados, tende a ter tarifas mais altas.
Acomodação: Para hostels, espere pagar em torno de R$ 100 a R$ 200 por noite. Hotéis de categoria média variam de R$ 300 a R$ 600 por noite, enquanto hotéis de luxo podem custar mais de R$ 1.000 por noite. Alugar um apartamento ou casa pode ser uma opção mais econômica para estadias mais longas.
Alimentação: O custo da alimentação na Irlanda pode variar. Uma refeição em um restaurante de preço médio pode custar cerca de R$ 80 a R$ 150. Fast foods ou lanches rápidos são mais acessíveis, custando em torno de R$ 30 a R$ 60. Já em restaurantes de alto padrão, uma refeição excede geralmente os R$ 200.
Transporte: O transporte público na Irlanda é eficiente e conta com opções variadas, como ônibus, trens ou Luas — um metrô de superfície, também conhecidos como trans ou bondes. Um bilhete de ônibus ou Luas na cidade geralmente custa entre R$ 10 a R$ 20. Para viagens de trem entre cidades, os preços variam de R$ 50 a R$ 200, dependendo da distância e da classe. Alugar um carro pode ser uma opção conveniente para explorar o país, com diárias a partir de R$ 150 — sem contar o combustível.
Atrações Turísticas: As taxas de entrada para as principais atrações turísticas da Irlanda variam. Por exemplo, a entrada para o Castelo de Dublin custa cerca de R$ 50, enquanto a entrada para a Abadia de Kylemore custa em torno de R$ 60. Passeios guiados e excursões especializadas podem custar entre R$ 100 a R$ 300, dependendo da duração e do tipo de experiência.
Considerações Finais: O custo total de uma viagem à Irlanda depende do estilo de viagem, da duração da estadia e das atividades planejadas. Para uma viagem de uma semana com acomodações de categoria média, alimentação variada, transporte público e visitas a algumas das principais atrações, o orçamento pode variar de R$ 7.000 a R$ 12.000 por pessoa. Mas, de novo: depende. Se planeje com antecedência!
Melhores regiões para se hospedar na Irlanda
Centro de Dublin: O centro de Dublin é cheio de história, e oferece opções para que você aproveite ainda mais a vida noturna na Irlanda. Ficar nesta área permite fácil acesso a atrações famosas como o Castelo de Dublin, a Catedral de St. Patrick e a Biblioteca Trinity College, além de inúmeros pubs e restaurantes tradicionais.
Galway City: Galway é um excelente ponto de partida para explorar o oeste da Irlanda, como as falésias de Moher e o Parque Nacional Connemara.
Cork City: Cork é a segunda maior cidade da Irlanda. Hospedar-se aqui permite que você explore o Mercado Inglês, a Catedral de St. Fin Barre e a histórica prisão de Cork. Além disso, a cidade é o ponto de partida ideal para visitar a costa sul da Irlanda e a encantadora cidade de Cobh.
Cidades da Irlanda: Dúvidas frequentes
O país é dividido entre Irlanda do Norte e República da Irlanda, sendo que esta última é dividida em 34 condados.
Entre as cidades da Irlanda, Dublin é a melhor para morar. Apesar de ter um custo de vida mais alto, por ser a capital, os benefícios de ser um morador de Dublin valem os gastos. Além disso, tem uma ótima segurança. Os benefícios se estendem também a você, turista!
Qual a melhor época para visitar a Irlanda?
Os melhores meses para conhecer a Ilha são entre maio e setembro, pois os dias são mais longos, em decorrência do clima e do horário de verão.
Qual a melhor cidade da Irlanda para seu intercâmbio?
Dublin, Cork, Limerick e Galway são as cidades da Irlanda que têm a melhor qualidade no ensino, além de ser mais fácil conseguir emprego. Logo, são as cidades ideais.
Mas, como geralmente o intercâmbio é feito em uma única cidade, a melhor é Dublin. Pois como é a capital, existe maior chance de você ter contato com nativos e pessoas dispostas a trocar culturas e experiências. Além disso, tem fácil acesso a outras cidades da Europa, caso você deseje conhecer outros lugares durante seu intercâmbio!
Conclusão
A Irlanda é uma ilha que, embora com poucas cidades, tem uma atração em cada esquina e é riquíssima em cultura. Se você decidir que irá turistar por esse país, tenha certeza que a diversão está garantida, independente de você preferir noites badaladas nos pubs, ou dias tranquilos nas construções históricas. Ou quem sabe os dois?!
E para postar tudo nos stores e compartilhar com os amigos e familiares um pouquinho da sua viagem, conte com a América Chip. Nós temos o chip ideal para a sua viagem!
Comentários: