Checklist de Viagem: Guia Para Uma Viagem Perfeita

checklist de viagem

Criamos para você este checklist de viagem completo para que a sua viagem seja simplesmente perfeita. Afinal, saber o que não esquecer em uma viagem internacional é fundamental para tudo saia com o planejado.

Se essa vai ser a sua primeira viagem internacional, ou segunda, terceira, a sensação é a mesma: friozinho na barriga e muita curiosidade para conhecer um novo lugar. Antes de preparar as malas, não esqueça que o chip internacional de voz e dados ilimitado com o melhor preço é na America Chip. Confira os planos e as promoções!

O que é checklist de viagem e para que serve?

O checklist de viagem é ideal para quem não quer confiar simplesmente na memória para se lembrar de todas as providências que precisa tomar antes de viajar. Como você verá neste artigo, os itens vão muito além da compra das passagens e reservas em hotéis. 

Por exemplo, a ausência de uma documentação importante pode impedir que você entre no país de destino. Por isso, colocar tudo em formato de lista em um papel ou online, é o ideal, pois irá impedir que algo fique para traz. Sem falar que riscar os itens concluídos, acaba por ser uma terapia, dando uma sensação de dever cumprido. 

Checklist de viagem covid-19 – o que providenciar

Além das preocupações habituais de uma viagem, o Convid 19, nos obrigou a avaliar com antecedência todos os procedimentos e documentações necessários relacionados ao controle sanitário para o combate ao coronavírus

Cada país possui o seu protocolo sanitário e você deve ficar atento a eles. Confira a seguir o Checklist de viagem para o convid 19: 

Avalie o protocolo no site oficial do governo

Cada país possui o seu protocolo de combate ao coronavírus. As regras e exigências são parecidas, mas com algumas peculiaridades. Conhecer em detalhes cada exigência vai, com certeza, evitar aborrecimentos e o cancelamento da sua viagem.  

Por exemplo, nem todas as vacinas são aceitas em todos os países, verifique se a vacina que você recebeu é aceita como imunizante válido no país de destino.  Confira a seguir outras exigências comuns:

Certificado Nacional de Vacinação COVID-19

Grande parte dos países exigem o certificado de vacinação com a imunização completa. Assim sendo, lembre não somente tomar a vacina como também providenciar o certificado nacional de vacinação do Convid 19.

Resultado negativo de teste RT-PCR

Além da imunização, muitos países exigem o resultado negativo do teste RT-PCR feito 48 horas antes da viagem. Em muitos países o teste é exigido mesmo para turistas vacinados. 

Isso ocorre porque muitas vezes a vacina não impede que você seja contaminado e sim que você adquira a versão mais grave da doença.

Declaração de honra atestando não ter sintomas da covid-19

Essa é mais uma maneira de sensibilizar as pessoas para a doença, fazendo com que ele crie e ateste que simplesmente não está sentindo sintomas da doença. Essa declaração não substitui o exame negativo do PCR ou a vacinação completa.

Seguro de viagem com cobertura para Covid-19

Antes da pandemia muitos países exigiam que os turistas tivessem um seguro viagem para entrar no país. Este seguro realizava a cobertura de diversas doenças e acidentes. 

Agora, os países cobram especificamente um seguro para a Conid 19. Muitas empresas de seguro já se adaptaram a essa realidade. Lembre-se de colocar a contratação deste serviço no checklist de viagem.

Lista de itens para viagem internacional: providências iniciais

passaporte

Veja a lista para saber o que não esquecer em uma viagem internacional, faça seu checklist e tenha uma viagem sem preocupações:

Emissão ou checagem de passaporte

O primeiro passo para uma viagem internacional é fazer o seu passaporte ou verificar a validade do seu. 

O ideal é o que o passaporte tenha uma validade superior a 6 meses na data da sua viagem. 

Se sua viagem internacional for para algum país da América do Sul não é necessário passaporte. 

Apenas uma Carteira de Identidade atualizada (RG com foto recente) é suficiente. O documento é válido para os seguintes países:

  • Argentina;
  • Paraguai;
  • Uruguai;
  • Chile;
  • Colômbia;
  • Peru;
  • Equador;
  • Bolívia.

Já os outros países é necessário fazer o passaporte. O agendamento pode ser feito pelo site da Polícia Federal.

Providencie a emissão do visto

Depois de verificar sua documentação de viagem (passaporte ou RG), você deve verificar se há necessidade de visto para entrar no país de destino para curtir suas férias.  

Para viajar para vários países da Europa a turismo não há a necessidade de visto para viagens de até 90 dias. 

Antes de comprar sua passagem aérea, verifique se o país exige um visto prévio, feito ainda no Brasil. Que é o caso dos Estados Unidos, Canadá, etc. 

O que fazer em Nova York: veja nossas dicas com os melhores roteiros.

Para países europeus que estão fora do Espaço Schengen, o visto é concedido no aeroporto de chegada. Como é o caso da Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte, Irlanda, etc. 

Garanta a sua permissão internacional para dirigir

viagem internacional checklist

Se a preocupação é o que não esquecer em uma viagem internacional, certamente que  a permissão internacional para dirigir deve ficar nesta lista. Verifique se a Carteira de Motorista brasileira é válida e aceita por lá. 

Atualmente 100 países aceitam a carteira de motorista brasileira. Porém, para dirigir em muitos países é necessário fazer a carteira de motorista internacional, chamada de PID (Permissão Internacional para Dirigir). 

O PID traduz a sua carteira de motorista brasileira para o inglês e ajuda as autoridades locais a verificarem sua veracidade.

Nas locadoras de automóveis também é necessário apresentar um documento válido para dirigir. Por isso, confira no site do DETRAN a lista completa dos países que aceitam o PID. 

Vá ao médico e faça um check-up

O que não esquecer em uma viagem internacional? Check-up, com certeza! É importante fazer um check-up no médico e verificar se suas vacinas estão em dia. 

A Carteira de Vacinação Internacional normalmente não é pedida no aeroporto, mas se você tiver, melhor. 

Normalmente os alunos internacionais que vão estudar fora, tem a obrigação de apresentação na universidade. Mas a turismo é pouco comum a solicitação no aeroporto.

De qualquer forma, estar com a imunidade forte e com todas as vacinas em dia é fundamental para viajar de avião e ter contato com pessoas de todo o mundo nos aeroportos internacionais. 

Tome todas a vacinas necessárias

Uma das vacinas mais comuns para viajar para o exterior é a da Febre Amarela (Yellow Fever). Ela pode ser tomada no Posto de Saúde mais próximo da sua casa ou em clínicas privadas. 

Verifique no site oficial de turismo do país para o qual vai viajar e veja a lista completa atualizada. 

Contrate um seguro de viagem

Na sua lista de o que não esquecer em uma viagem internacional, também deve estar um seguro de viagem. 

Atualmente os seguros de viagem estão cada vez mais acessíveis e garantem que suas despesas médicas sejam pagas no exterior em caso de acidente ou de uma doença inesperada.

Além disso, os seguros de viagem também cobrem cancelamento de voo, extravio de bagagem, pagam hotel em caso de atraso e até assessoria jurídica no exterior. 

Antes de contratar um seguro, verifique toda a cobertura oferecida e escolha aquele que mais se adequa com seu estilo de viajante. 

Saiba o que levar na mala de viagem

levar na mala de viagem

Fazer um checklist viagem internacional é fundamental para não esquecer na nada e ter uma viagem tranquila. Veja o que não pode faltar:

Monte uma mala de mão funcional

Saber o que é permitido na bagagem de mão é muito importante para não perder tempo no aeroporto e ter que deixar alguns itens. 

Na mala de mão só são permitidos líquidos com até 100 ml. Por isso, perfumes, shampoos, cremes maiores devem ir na mala grande (sempre bem fechados e embalados em um saquinho transparente). 

Na mala de mão você deve levar o essencial, uma muda de roupa, um casaco leve, desodorante pequeno, uma roupa íntima, carregador de celular, escova e pasta de dente e itens pessoais. 

Evite levar em viagens joias, produtos caros ou sentimentais e artigos desnecessários. 

Leve o essencial na mala de mão e nunca transporte nela itens cortantes, como lâminas de barbear, tesouras, etc. Isso deve ser colocado na mala de porão. 

Saber o que levar na mala de higiene pessoal é fundamental, lembre-se que as embalagens com líquidos não devem passar de 100ml e você deve levar apenas o básico e essencial na mala de mão (aquela que vai com você em cima no avião). 

Leve somente o essencial na sua bagagem

Na sua mala de porão (normalmente de 23kg) você deve levar o essencial, deixando espaço para as compras que fará na viagem. 

Escolha um look para cada dia de viagem e opte por peças funcionais, que possam ser usados mais vezes, assim como sapatos confortáveis e versáteis para várias roupas.

Por exemplo: uma calça jeans básica e uma calça preta. Algumas blusas lisas e acessórios que combinem com vários looks. 

Os produtos de higiene pessoal para viagem internacional que você deve levar são: 

  • Desodorante pequeno roll-on;
  • Escova de dente;
  • Pasta de dente;
  • Sabonete;
  • Protetor solar;
  • Lenços demaquilantes;
  • Perfume pequeno;
  • Maquiagem básica (um item de cada, nada de levar várias bases e sombras, escolha o que você mais usa);
  • Shampoo e condicionador pequeno;
  • Alguns cotonetes e algodão;
  • Lâmina para depilação ou para fazer a barba;
  • Creme hidratante.

Verifique a duração da sua viagem e leve apenas o essencial, para evitar carregar muito peso. Se tiver tempo, alguns itens você também pode comprar quando chegar no destino e ainda experimentar produtos novos. 

Monte uma farmacinha de viagem

Outra dica importante para sua viagem internacional é: leve os medicamentos que você faz uso contínuo, como remédios de pressão, anticoncepcionais, etc, na sua bolsa pessoal (ou mochila). 

Outros medicamentos importantes para levar são remédios para enjoos, dor de cabeça e gripe. Você não precisa levar toda a embalagem, apenas cortar a cartela com algumas unidades. 

Se tomar alguma medicação mais específica, deve levar a receita médica junto, caso seja necessário comprar mais ou apresentar aos oficiais do aeroporto. 

Compre um chip Internacional com antecedência

Antes de viajar para o exterior e organizar suas férias, não esqueça de comprar um chip internacional para usar na sua viagem. 

O chip de celular internacional funciona nos dias da sua viagem e você escolher um plano aqui no site da America Chip

A grande vantagem de comprar um chip internacional ainda no Brasil é poder chegar no destino conectado e ter internet o tempo todo. 

Você pode continuar usando seu WhatsApp durante toda a viagem, postando nas ruas redes sociais e ter todos seus aplicativos funcionando. 

Voz e Dados ilimitados

Ao escolher seu chip internacional você pode optar por um plano apenas de internet ou de ligações e internet ilimitada.

Todos os planos da America Chip oferecem internet ilimitada, de alta velocidade. São mais de 200 países e destinos no mundo e você recebe o seu chip em casa, com antecedência antes da viagem.

O bom de se manter conectado durante a sua viagem internacional é poder usar aplicativo para poder se localizar, como Google Maps, Mapas, CityMapper, entre outros. 

Além disso, poder postar nas redes sociais, fazer Stories, ver dicas de passeios no Youtube, sem se preocupar com limite de dados é sensacional. 

Usar o WhatsApp no exterior, também é uma vantagem. Você continua com o mesmo número do Brasil e todos seus amigos podem falar com você, mandar mensagens, ligar ou fazer chamadas de vídeo pelo aplicativo.  

Dicas importantes: saiba como usar o WhatsApp no exterior com mesmo número. 

Monte o seu roteiro com antecedência

checklist para viagem curta

Depois de verificar seu passaporte, visto de turismo, passagens aéreas, hotel e seguro de viagem, é hora de montar seu roteiro de viagem. 

Veja algumas das nossas dicas para saber o que não esquecer em uma viagem internacional.

Garanta ingressos para shows e atrações

Se você está indo para um destino agitado, uma grande cidade como Nova York, Chicago, Los Angeles, Miami, Londres, Paris, etc, pode ter a sorte de assistir um grande show ou espetáculo no período da sua viagem. 

Não esqueça de conferir as datas e comprar ingressos com antecedência pela internet. 

Já imaginou o show daquele artista internacional que você tanto adora? Essa experiência pode tornar a sua viagem de férias ainda mais inesquecível. 

Outra dica é: faça um roteiro detalhado de cada lugar que quer visitar e quais atrações precisam comprar ingressos. 

Muitas vezes os ingressos pelo site do museu ou da atração fica mais barato online. Além disso, você garante seu bilhete para o dia que quer conhecer. 

Se fizer uma viagem de mais de 7 dias, deixe um dia livre, sem roteiro, para explorar a cidade ou retornar a lugares que você mais gostou. 

O que fazer em Orlando em 2020: roteiro além dos parques. 

Reserve horários e restaurantes

Dependendo da cidade, é importante fazer reservas em restaurantes, para garantir que você consiga comer naquele restaurante famoso que tanto deseja conhecer. 

Muitos restaurantes premiados e com estrela Michelin só trabalham com reserva de horários.

Além disso, você sabia que a Torre Eiffel tem restaurantes lá no alto? Sim! Imagina que experiência incrível, ver um pôr-do-sol lá do alto e ainda desfrutar de um jantar incrível? Por isso, é importante pesquisar as atrações que mais te interessam e reservar tudo com tempo. 

Leve dinheiro e garanta o limite de seu cartão de crédito

Para poder passear e fazer compras no exterior, não esqueça de trocar dinheiro para a moeda local. Além disso, você deve autorizar seu cartão de crédito para uso no exterior e verificar qual o seu limite disponível. 

Outra opção para levar dinheiro para o exterior é através de cartões pré-pago, como o Visa Travel Money, por exemplo.

O que não esquecer em uma viagem internacional: o dia D

nao esquecer em uma viagem internacional

No dia da sua viagem internacional (principalmente se for a primeira), você deve manter a calma e fazer uma refeição leve (sem frituras, refrigerantes ou bebida alcoólica). Veja algumas de nossas dicas: 

Chegue no aeroporto com antecedência

Para que tudo dê certo e você consiga saber o que não esquecer em uma viagem internacional, você deve fazer um checklist antes de sair de casa e deve estar no aeroporto pelo menos 3 horas antes do voo

Calcule o tempo de viagem até o aeroporto, com uma margem para eventuais acidentes ou trânsito, para que possa chegar com tempo. 

Outra dica importante é: verificar a DATA e HORA da sua viagem alguns dias antes. Acredite: muitas pessoas esquecem o dia do voo ou acham que é outro dia da semana! 

Antes de sair de casa veja se está tudo certinho:

  • Data da viagem ;
  • Passaporte;
  • Documentos pessoais;
  • Dinheiro e cartões;
  • Reserva de hotéis;
  • Comprovante de passagem de volta;
  • Mala de porão;
  • Mala de mão;
  • Bolsa ou mochila;
  • Celular e carregador;
  • Câmera fotográfica.

Informe-se sobre escalas e conexões do seu voo

Verifique com antecedência se você vai fazer escala em algum país e quanto tempo terá que esperar entre um voo e outro. Alguns países exigem visto até para fazer escalas, por isso, verifique tudo com antecedência. 

Pronto! Agora é comprar seu chip Internacional com antecedência e garantir preços imperdíveis!

Checklist de viagem para praia

check list de viagem editavel

Preparei texto especial para te lembrar especificamente do checklist de viagem para a praia, pois  este tipo de viagem exige algumas coisas específicas que você precisa se lembrar. Esquecer roupas e  acessórios e ter que comprar no país de origem podem tornar a viagem bem mais cara. Confira alguns itens que não podem faltar.

Brinquedos de praia para crianças

Os brinquedos de praia vão ajudar a descarregar a energia das crianças  enquanto você toma o seu sol. Entre os brinquedos que fazem a diversão da criançada estão: baldes, boias infláveis e lança água. 

Roupas e acessórios para usar na praia

Biquínis, óculos e saídas de praias, este são alguns itens que não podem faltar. Coloque tudo o que você gosta de usar na praia em seu checklist de viagem. Pode parecer bobeira, mas não tem nada pior que deixar para trás o acessório preferido, aquele que te deixa incrível. 

Roupas para o dia a dia

Se você vai a uma festa, ou a um bar durante a noite, você vai precisar da roupa certa. Avalie quantos dias ficará e quais lugares irá visitar, desta forma não haverá imprevistos. 

Comidinhas para comer na praia

Você pode tanto comprar na praia como levar as comidinhas de casa. Reserve um dinheiro para aquelas comidas típicas que com certeza você não verá com facilidade no Brasil. Não se trata apenas de comer, mas de ter novas experiências gastronômicas. 

Hidratante e Protetor solar

Não esqueça da sua beleza e saúde, afinal ao proteger sua pele dos raios ultravioletas você estará evitando algo pior. Pode parecer lógico, mas não custa colocar esses itens no seu  checklist de viagem.

Dicas extras para o seu checklist de viagem

Queremos que a sua viagem seja perfeita sem problemas e imprevistos, por isso separamos mais alguns itens que você deve observar em seu checklist de viagem. Confira!

Verifique as exigências do país de destino

No que tange a documentação, vacinas entre outros quesitos, cada país tem o seu e você precisa ficar atendo a todos eles. Por isso, entre no site oficial do governo e avalie todos os critérios. Fique atento também aos costumes e leis do país, para não agredir sem querer alguma regra. Países árabes, por exemplo, têm leis mais rígidas para vestimentas das mulheres. 

Verifique os itens barrados no aeroporto

Alguns itens não são permitidos pelos aeroportos como faquinhas para descascar laranja, estiletes, tesouras de crianças ou ferramentas de trabalho pontiagudas. Tudo isso pode ser barraco e para saber o que levar você precisa ficar atendo. 

Para evitar constrangimentos entre no site das companhias aéreas e pesquise quais são esses objetos. Faça isso o quanto antes para evitar surpresas desagradáveis.

Prepare-se para imprevistos

Tudo, exatamente tudo, pode acontecer durante uma viagem e você precisa ficar atento e preparado para evitar imprevistos. Deixe dados de documentos e cartões na nuvem caso você seja roubado ou perca o celular. Não deixe todo o seu dinheiro em um mesmo lugar e definitivamente não saia com tudo o que você possui. 

Conclusão

Agora que você já sabe o que não esquecer em uma viagem internacional, planeje tudo com tempo, faça uma lista com tudo que quer visitar e tudo que precisa levar. Leve o essencial e não deixe de guardar espaço na mala para as lembranças de viagem que irá trazer. 

Aproveite suas férias e veja também nossas 20 dicas incríveis de como planejar uma viagem internacional. Espero que tenhamos te ajudado!

2 thoughts on “Checklist de Viagem: Guia Para Uma Viagem Perfeita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.