23 de outubro de 2023
Se você vai viajar para a Turquia, saiba que o país possui lugares lindíssimos para conhecer, com 16 Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Istambul é uma cidade histórica, mas além dela há todo o charme da Capadócia e também Ancara, a capital da Turquia. Veja a seguir curiosidades e dicas de viagem para Turquia e o que você precisa colocar no seu roteiro!
Turquia: sua história e tradições
A Turquia é oficialmente a República da Turquia, é um país bastante histórico do mundo e que fica na Europa e ao mesmo tempo na Ásia.
Com 84 milhões de habitantes, o país turco está localizado na península da Anatólia, na Ásia Ocidental e na península dos Balcãs no sudeste da Europa. O país é cercado por mar em três lados: sendo o Mar Egeu a oeste, o Mar Negro do lado norte e o Mar Mediterrâneo no sul.
Toda a beleza e fama da Turquia está alinhada com as suas cores quentes, praias belíssimas, temperos cheirosos, gastronomia intensa, muitas florestas, e também várias maravilhas romanas históricas. Ao todo são 16 locais de preservação da história que são Patrimônios Mundiais da UNESCO.
O país conta com uma grande história do Império Romano e tem encantadores e exóticos terraços de Pamukkale.
O turismo na Turquia possui uma grande quantidade de atrações turísticas para seus visitantes. Entre eles a icônica Mesquita Azul em Istambul, na Turquia, para uma verdadeira experiência espiritual.
Se você é um viajante que gosta de conhecer a história, precisa ir até o museu Hagia Sophia para entender a mistura de diferentes religiões em apenas um lugar.
Documentos para passaporte: descubra quais vai precisar, quanto custa e como fazer o passaporte.
America Chip: Conexão 5G na Turquia
Com certeza a sua viagem à Turquia será inesquecível! Cada momento, cada sensação ficará marcado em sua vida e você precisa registrar tudo isso.Nesta hora, ter um chip internacional Europa fará toda a diferença.
Com a conexão 5G ilimitada da America Chip você pode compartilhar fotos, vídeos com amigos e parentes com tranquilidade e rapidez. Você ainda pode rotear a sua internet com os amigos de viagem sem pagar mais por isso. Aproveite e escolha agora o seu plano Europa.
Viagem para a Turquia: aventura e lugares históricos
Quando pensamos em experimentar atividades diferentes, a Turquia oferece uma infinidade de opções. Tudo nela é colorido, com cheiros intensos e há muito para conhecer.
Você pode então, optar por escolher uma alma aventureira com uma exótica caminhada até o Vale do Amor. Ou então, pode explorar o Mar Mediterrâneo e curtir os dias de sol nas belas praias da Turquia.
No litoral da Turquia você pode escolher entre antes do caiaque, fazer um mergulho com snorkel e muito mais opções divertidas. Para as noites na Turquia, você pode conhecer a tradição turca e ir a um show interativo com a dança tradicional turca.
Roteiro de viagem: Dicas de Como Elaborar Um Roteiro Incrível e Completo.
Conheça melhor o clima na Turquia
Além dos muitos lugares históricos para conhecer, a Turquia também tem um clima bastante agradável. As regiões do litoral da Turquia têm um clima mediterrâneo temperado, que conta com verões quentes e úmidos, chuvas fortes nas estações chuvosas e invernos frios e úmidos.
Se você é fã de frio e neve, saiba que na parte leste da Turquia, os invernos podem chegar a -30º graus.
Economia: custo de vida na Turquia
O custo de vida na Turquia não é muito alto, comparado com outros países da Europa e Ásia. O custo de vida mensal fica entre US $1.000 a US $1.500 dólares (convertendo). A moeda da Turquia é a lira turca.
Um aluguel na Turquia pode variar bastante de acordo com a cidade e Istambul é uma das mais caras para morar. Um apartamento de dois quartos para alugar na Turquia fica em média 6.000 liras turcas, ou seja, cerca de R $1.750 reais. Os preços vão depender da localização do imóvel, tamanho e estado de conservação.
Onde fica a Turquia e melhor época para visitar
A Turquia fica entre a Europa e a Ásia e faz fronteira com oito países, que são: Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Irã, Iraque e também a Síria.
A cidade mais famosa da Turquia é Istambul e fica mais perto da Europa, ficando mais próxima da Bulgária.
Os melhores meses para visitar a Turquia são: abril, maio, setembro e outubro. Já nos meses de verão (junho a setembro) as temperaturas são bem intensas e mais aconselhadas apenas para quem vai curtir as praias da Turquia.
Para fazer turismo nas grandes cidades, opte por meses mais amenos, como abril e maio, por exemplo. Esses meses são ótimos períodos para fazer uma viagem para Europa.
Entenda como e a vida de uma mulher na Turquia
Tradicionalmente, os homens são os que trabalham na Turquia e têm a principal fonte de renda familiar. Eles são normalmente livres da maioria dos afazeres domésticos, com exceção dos filhos meninos que precisam ajudar as suas mães. Na Turquia, as mulheres são geralmente vistas como donas de casa, administrando dinheiro, fazendo comida e limpando.
Entretanto, elas podem trabalhar, dirigir e são livres para sair sozinhas. Mas tudo depende da família que será inserida e do marido que escolherem para casar. Há alguns lugares só frequentados por homens e nas mesquitas todas as mulheres devem se cobrir com burcas.
Principais pontos turísticos na Turquia: confira e divirta-se
Se você vai viajar para a Turquia, lembre-se de levar roupas que cubram os ombros e as pernas e também um lenço para cobrir o cabelo para entrar em alguns lugares, como as mesquitas.
Ararate
Ararate ou o Mount Ararat é a montanha mais alta da Turquia, com 5.137 metros. A montanha está localizada em Iğdır, bem na fronteira com a Armênia e o Irã. Nos meses mais frios do ano, a montanha fica toda coberta de neve e o visual é incrível.
Na Bíblia, Ararate aparece como o local em que a Arca de Noé foi descansar no final do Dilúvio.
Mesquita Azul
A Mesquita Azul é a mesquita mais importante de Istambul e um dos símbolos da Turquia. Ela também é conhecida como Mesquita do Sultão Ahmed e tem capacidade de receber cerca de 10 mil pessoas. Ela é um dos locais mais simbólicos e importantes de Istambul e está localizada na Praça Sultanahmet, em frente da Basílica de Santa Sofia.
O local é considerado uma das maiores obras do mundo islâmico do mundo e pode ser visitados todos os dias da semana das 9h às 6h.
Babadağ
Já Babadağ é uma montanha da Turquia com altitude de 1.969 metros, um lugar lindíssimo de praia, perto de Fethliye. O local possui teleférico e muitos praticantes de esportes radicais, como o parapente (média de US $80 dólares, com fotos, vídeos, seguro e transporte até o local). O local é um dos mais altos do mundo para a prática radical.
Monte Uludağ
O Monte Uludağ significa grande montanha e é uma das atrações da Turquia. A montanha fica na cidade de Bursa, na Cordilheira Olympus Range. O local é ideal para curtir a neve, com Estação de Esqui, locais para camping, trilhas de caminhada e vista panorâmica. A montanha tem 2.543 metros de altura, um dos locais mais altos da região de Mármara.
A montanha é um dos principais destinos de inverno da Turquia e nos tempos antigos era chamado de olimpus mísseis que era conhecido na mitologia como um lugar onde os deuses assistiram a Guerra de Tróia.
Conheça a lista dos parques nacionais da Turquia para visitar, no site de turismo.
Palácio de Topkapı
Já o Palácio de Topkapı (Topkapı Sarayı Müzesi) fica em Istambul e significa “porta do canhão”. O local era residência de sultões otomanos por quatro séculos. O palácio foi construído no ano de 1465 e é um lugar belíssimo para visitar e uma das principais atrações de Istambul.
Mesquita de Süleymaniye
A Mesquita de Süleymaniye (ou Mesquita de Solimão) também está localizada em Istambul e se você está montando seu roteiro de viagem, precisa colocá-la na lista. Ela fica em bairro histórico e pela sua elevação é um dos pontos mais altos de Istambul.
A Mesquita é considerada uma joia da arquitetura otomana. Sua construção teve início em 1550 e foi concluída em apenas sete anos, no ano de 1557. Ela é uma das mesquitas mais bonitas e mais visitadas de Istambul, junto com Santa Sofia.
Köprülü Canyon
O Köprülü Canyon (Köprülü Kanyon Milli Parkı) é um parque nacional da Turquia. Um desfiladeiro com uma água azul turquesa incrível. O Parque Nacional é o local mais popular de esportes aquáticos na Turquia.
O parque nacional é ideal para fazer caminhadas, para explorar as ruínas antigas, ou então, apenas para apreciar a vista e a beleza do lugar. O Parque Nacional Koprulu Canyon está no meio de muitas belezas naturais em um vale, com 14 km de extensão ao longo do rio Kopru, chegando a uma altura máxima de 400 metros.
Konyaaltı Plajları
Indo para a praia, está Konyaaltı Plajları, uma das principais da Antália. Com 13 quilômetros de costa, é um lugar belíssimo do litoral da Turquia.
A praia é uma das praias mais famosas da Turquia e fica no município de Konyaaltı. O local é frequentado por milhares de turistas turcos e estrangeiros e é um dos símbolos de paisagens naturais da Antália. Localizada nas falésias, é um dos locais mais bonitos da Turquia.
Praias do Caribe: conheça os melhores destinos e quais as praias paradisíacas.
Patara Beach
Outra opção de praia é a Patara Beach, que fica na costa mediterrânica da Riviera Turca. Para entrar na praia é preciso pagar cerca de 7,50 lira turca. A praia está na lista das 10 praias mais bonitas da Turquia.
Oludeniz Beach
Já Oludeniz Beach é um verdadeiro paraíso de praia na Turquia, que significa Lagoa Azul, com águas paradas. A lagoa possui água cristalina e é um local seguro para as crianças brincarem.
Ela está separada do mar por uma ponta de areia, apoiada por vários pinheiros. As montanhas com pinheiros fazem dela uma das praias mais espetaculares da Europa.
Embora o acesso a parte da praia seja gratuito, grande parte dela fica dentro de um Parque Nacional que é necessário pagar para entrar.
Pamukkale
Pamukkale significa castelo de algodão é um conjunto de piscinas termais formadas ao longo dos séculos e um dos lugares mais turísticos da Turquia.
Capadócia
A Capadócia é uma região da Turquia muito famosa pelas viagens de balão, com altas formações rochosas. O local fica no meio da Turquia, na região de Anatólia Central. Para quem visita Istambul, ela fica bem longe para visitar, mas vale muito a pena.
Checklist de Viagem: Guia Para Uma Viagem Perfeita.
Entenda como um turista deve se portar na Turquia
Ao planejar uma viagem à Turquia, é importante compreender as normas culturais e sociais do país para garantir uma experiência agradável e respeitosa em um país que combina tradições orientais com influências ocidentais modernas. Como visitante, adaptar-se a essas normas é essencial para aproveitar a sua estadia ao máximo.
Desde a arquitetura de Istambul até as paisagens da Capadócia, cada aspecto da Turquia reflete sua longa e rica história. Compreender e respeitar essa mistura de tradições te ajudará a construir verdadeiras relações com este país tão único, abrindo portas para uma imersão mais autêntica na cultura turca.
Você sabia que o Göbekli Tepe, localizado no sudeste da Turquia, é considerado o templo mais antigo já descoberto, datando de cerca de 11.000 anos atrás? Isso o torna mais antigo que Stonehenge ou as pirâmides egípcias. Não deixe de inseri-lo em seu roteiro de viagem – você não vai se arrepender!
Se vista com mais modéstia
Em locais religiosos e áreas rurais, espera-se que tanto homens quanto mulheres vistam-se modestamente. Isso significa evitar roupas que revelem demais, como shorts curtos ou tops decotados.
Nas mesquitas, as mulheres são frequentemente solicitadas a cobrir a cabeça com um lenço, enquanto os homens devem usar calças que cubram os joelhos. Respeitar esse código de vestimenta facilita a interação com os moradores locais, além de também demonstrar respeito pelas tradições culturais do país.
A Turquia, um país majoritariamente muçulmano, possui uma forte influência do Islã, especialmente em comunidades rurais e menos urbanizadas. Isso resulta em práticas conservadoras de vestuário, especialmente em relação às mulheres, mas também afeta as expectativas em relação ao vestuário masculino.
Agora, você já sabe: ao preparar uma mala para uma viagem à Turquia, as mulheres não devem deixar de levar lenços e saias ou vestidos mais longos e, os homens, calças além dos shorts — mesmo no verão.
Não faça demonstrações de afeto em público
Como você já sabe, a Turquia é um país predominantemente muçulmano. Sendo assim, muitas áreas ainda mantêm uma abordagem conservadora em relação às demonstrações de afeto em público.
Beijos, abraços e outras formas de contato físico íntimo entre casais são desaconselhados em locais públicos, especialmente em áreas menos turísticas. Respeitar esses costumes ajuda a manter um ambiente confortável tanto para os locais quanto para os turistas.
Não entre em debates políticos
Abordar temas políticos na Turquia pode ser delicado, especialmente para estrangeiros que podem não estar completamente familiarizados com a complexidade e a sensibilidade das questões políticas locais. É aconselhável evitar debates políticos ou comentários sobre o governo turco durante a sua estadia.
Na política na Turquia, como em muitos países, divergências de opinião podem ser mal interpretadas e levar a mal-entendidos desnecessários.
Além disso, a história política da Turquia é marcada por uma série de eventos significativos que moldaram sua sociedade contemporânea. Desde o estabelecimento da República Turca, em 1923, o país passou por várias transformações políticas e sociais.
Essas mudanças deixaram legados e percepções variadas entre a população, que podem ser difíceis de entender sem um conhecimento aprofundado do contexto histórico e social na Turquia.
Seja discreto e não deixe pertences à mostra
Em termos de segurança, é inteligente ser discreto com seus pertences. Evite exibir itens valiosos como joias, câmeras e smartphones em locais públicos.
Isso não apenas diminui o risco de furtos, mas também ajuda a evitar chamar atenção indesejada. Utilize cofres de hotéis para guardar objetos de valor e carregue apenas o necessário quando estiver explorando as cidades turcas.
Não pegue qualquer táxi
Ao pegar táxis na Turquia, é importante ser sempre seletivo – e prestar muita atenção. Prefira táxis licenciados e evite aceitar corridas de motoristas que oferecem serviços não solicitados nas ruas. Sei que, na maioria das vezes, estes motoristas podem oferecer corridas por valores mais baratos, mas lembre-se que todo cuidado é pouco na hora de pegar um táxi.
Verifique se o taxímetro está ligado ou acorde um preço fixo antes de iniciar a viagem. Isso ajuda a evitar surpresas desagradáveis na hora de pagar a corrida.
Não confie em motoristas e pessoas caridosas demais
Enquanto você viaja pela Turquia, é importante estar alerta a ofertas de ajuda que pareçam excessivamente generosas, principalmente de motoristas e indivíduos abordando você nas ruas. A Turquia é conhecida por sua hospitalidade, e, muitas vezes, os locais são, sim, prestativos e amigáveis.
No entanto, em áreas turísticas, alguns podem – e vão – se aproveitar da boa-fé dos visitantes. Histórias de turistas atraídos para lojas ou restaurantes caros sob o pretexto de “ajuda” não são incomuns, além dos que aceitam tours a preços exorbitantes. Por isso, opte sempre por serviços de transporte e turismo verificados e confiáveis.
Não coma em restaurantes sem menu
A culinária turca é um dos pontos altos de qualquer visita ao país, com diversos sabores e pratos tradicionais deliciosos. No entanto, ao escolher onde comer, é importante optar por restaurantes que exibem um menu com preços claramente visíveis.
Esta é uma precaução para evitar cobranças excessivas, uma prática que, infelizmente, pode ocorrer em locais que visam tirar vantagem de turistas desavisados. Evitar estabelecimentos sem um menu visível é uma maneira de garantir que você pague um preço justo pela comida.
Experimentar a gastronomia local sem a preocupação de ser explorado financeiramente permitirá que você desfrute plenamente das delícias culinárias que a Turquia tem a oferecer, desde gözlemes até baklavas.
Leia mais em: Tour pela Europa: Dicas de Planejamento, Custos e 20 Roteiros Incríveis
Saiba se a Turquia é um lugar perigoso
No geral, a Turquia é um país seguro para viagens turísticas. Como qualquer destino popular, há áreas que exigem mais cautela, especialmente à noite ou em locais menos frequentados por turistas. É sempre aconselhável estar atento, evitar exibir itens de valor ostensivamente e seguir as recomendações locais de segurança.
Informe-se sobre as áreas específicas a serem evitadas em cada cidade que visitar. As autoridades turcas também mantêm um alto nível de segurança em áreas turísticas populares e locais históricos.
No entanto, como em qualquer viagem internacional, estar ciente de seus arredores e tomar precauções básicas ajuda a garantir que sua experiência na Turquia seja segura.
Moeda e língua oficial na Turquia
A moeda oficial na Turquia é a Lira Turca, e a língua principal é o turco. Embora muitos turcos – especialmente em grandes cidades e áreas turísticas – falem inglês, aprender algumas frases básicas em turco pode ser muito apreciado, além de enriquecer ainda mais a sua interação com os locais visitados.
Viajar com um chip internacional, como o oferecido pela America Chip, garante que você tenha acesso constante a recursos de tradução e informações online, ajudando a superar as barreiras linguísticas e facilitando suas transações monetárias.
Saiba mais em: ETIAS: Autorização de Viagem na Europa e Principais Informações
Lembrando que, com a America Chip, você mantém essa conexão essencial com suporte 24 horas e internet 5G ilimitada, permitindo que você desfrute da Turquia com máxima tranquilidade e segurança.
Conclusão
Viajar para Turquia é conhecer lugares incríveis, uma culinária muito diversificada e um lugar barato para fazer compras. O ideal é montar um roteiro de viagem de acordo com a época do ano para escolher entre visitar as praias ou as estações de esqui.
É importante fazer um roteiro de viagem para Turquia bem detalhado, contratar guia turístico para algumas atrações, comprar a moeda local e levar também cartões de crédito autorizados para viajar para o exterior e fazer compras.
Antes de viajar para o exterior, não esqueça de comprar seu chip internacional de viagem da America Chip. Com ele, você viaja conectado e tem internet de alta velocidade durante todas as suas férias!
Saiba Qual o melhor Chip Internacional do Mercado: Qualidade, Preço e Tecnologia.
Pingback: Ilha de Chipre: História, Clima e 20 Pontos Turísticos
qual chip usar na Turquia?
Oi Junior, tudo bem?
O chip ideal para você é o chip mundi. Segue link: https://americachip.com/plano-mundi/
Grande abraço!
Muito bonito. O chip mundi de vcs pode ser usado no Qatar?
Oi Marconi, tudo bem?
O plano mundi, irá te atender perfeitamente no Qatar. Uma viagem incrível pra você. Abraços!