Planejamento

Documentos Para Passaporte:  Etapas e Quem Pode Solicitar [Guia Atualizado]

Planejar uma viagem internacional é uma das melhores coisas da vida, mas o primeiro passo para organizar são os documentos para passaporte. Fazer o seu passaporte brasileiro é a primeira etapa da sua viagem, mesmo antes de comprar as passagens aéreas ou reservar um hotel.  E você pode ficar tranquilo, que o processo é bastante […]

Planejar uma viagem internacional é uma das melhores coisas da vida, mas o primeiro passo para organizar são os documentos para passaporte. Fazer o seu passaporte brasileiro é a primeira etapa da sua viagem, mesmo antes de comprar as passagens aéreas ou reservar um hotel. 

E você pode ficar tranquilo, que o processo é bastante simples e nós vamos te ajudar com o passo a passo para fazer o passaporte e tirar todas as suas dúvidas. 

Antes de viajar, não esqueça de contratar seu chip internacional aqui no site com a America Chip e poder viajar conectado para todos os países do mundo, com uma internet de alta velocidade com pacote de dados ilimitado!

O que fazer em Nova York: veja nossas dicas com os melhores roteiros.

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

CHIP EUA: tenha acesso a ligações e internet 4G ILIMITADA na sua viagem aos Estados Unidos, por apenas U$31.

SEGURO VIAGEM: Aproveite! Utilize o cupom AMERICACHIP10 e ganhe 10% de desconto no seguro viagem da Seguros Promo.

PASSAGENS PROMO: passagens para os melhores destinos com preços imperdíveis. Passagens aéreas com até 35% OFF!

HOSPEDAGEM: através do  El Quarto você encontra hotéis ao redor do mundo com a qualidade e os preços que você procura.

Saiba o que é um passaporte e qual a sua importância

A maioria das pessoas sabem que o passaporte é necessário para fazer viagens, mas o que ele é realmente? 

O passaporte é um documento oficial de identificação para estrangeiros, em viagem a outros países. Isso significa, então, que somente por ele é possível identificar a saída e entrada de uma pessoa em outro território.

É primordial que se tenha esse documento para que as transições de um lugar ao outro possam ser feitas, sendo assim impossível uma viagem aérea sem o passaporte.

Sem contar que esse documento pode possibilitar muito mais segurança em casos de emergências, afinal ele é a garantia que você está em viagem, e pertencem a outro país. 

Existem também diferentes passaportes, que são classificados por cores, eles são necessários para identificar o propósito maior do viajante. 

Por exemplo, o passaporte da cor azul é para turistas, já o vermelho é o diplomático, o amarelo para estrangeiros refugiados ou asilados, entre outros .

Por isso, é importantíssimo que você identifique qual tipo de passaporte mais te atenderá. Para começar todo o processo. 

Documentos para passaporte: Lista completa

Veja a lista completa dos documentos para passaporte, antes de fazer o agendamento presencial:

1) Documento de identidade com menos de 10 anos de expedição

consulado brasileiro no exterior

O primeiro documento que você vai precisar é o seu RG (Identidade) e ele precisa estar atualizado, com menos de 10 anos de emissão. 

Se você mudou o seu cabelo, ou acha que está muito diferente da foto anterior, também é ideal que atualize o documento para uma versão atual. 

O documento de comprova a sua identidade também pode ser a carteira de motorista, a carteira de trabalho, o seu passaporte anterior ou carteira de identidade do Exército Brasileiro. 

A sua identidade precisa estar em bom estado de conservação, bem plastificada e manchas. Se a sua identidade, está danificada, o primeiro passo é fazer um RG novo na sua cidade, antes de solicitar o seu passaporte brasileiro.

2) Certidão de nascimento

A certidão de nascimento será necessária para os documentos para passaporte apenas para crianças menores de 12 anos, que ainda não tenham outro documento de identificação (como RG). 

Ela também é necessária para quem teve o nome alterado, em caso de casamento, por exemplo.

3) CPF – Cadastro de Pessoa Física

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é necessário para quem é maior de idade e um dos documentos para o passaporte solicitados. 

4) Passaporte anterior

Muita gente tem dúvida se é necessário apresentar o passaporte anterior para o novo passaporte. A resposta é sim. Se você tem um passaporte brasileiro anterior, é necessário apresentar ao oficial da Polícia Federal.

Se você teve seu passaporte roubado, será necessário apresentar o Boletim de Ocorrência (BO) para justificar a não apresentação do mesmo.

Quem já teve um passaporte anterior e não o apresentar, paga a taxa duas vezes! Por isso, não esqueça de levá-lo junto no dia do agendamento e juntar com os demais documentos para passaporte. 

5) Título de eleitor e documento de quitação do serviço militar

Para fazer o passaporte é necessário que você esteja em dia com a Justiça Eleitoral. Que tenha votado nas últimas eleições, ou que tenha justificado a sua ausência. 

Já para os homens, também é necessário a quitação do serviço militar. As duas consultas são feitas online, desde o mês de dezembro de 2017 e não é mais necessário levar impresso os dois comprovantes, a consulta da regularidade é feita online no momento do atendimento. 

6) Pagamento da guia

O sexto item dos documentos para passaporte é o pagamento da guia (GRU), depois do agendamento no site da Polícia Federal. 

O pagamento do passaporte brasileiro é feito através de boleto e pode ser pago em até 20 dias. Antes do vencimento, a guia pode ser paga em qualquer banco, em uma agência lotérica, caixa eletrônico ou pelo aplicativo do seu banco no celular. 

Para quem fizer o atendimento emergencial para tirar o passaporte é importante levar o boleto e o comprovante de pagamento, se o mesmo foi feito há menos de 48 horas úteis (2 dias). 

Se você fez a solicitação do passaporte e esqueceu de pagar a guia, é necessário emitir um novo boleto no site da Polícia Federal. 

Dicas: saiba como viajar para os Estados Unidos pela primeira vez e o que é necessário fazer antes da viagem. 

Documentos passaporte para menor de idade

passaporte brasileiro

Os documentos para passaporte para menores de idade (menores de 18 anos) são diferentes dos adultos. A criança precisa comparecer pessoalmente ao posto da Polícia Federal acompanhada dos pais ou dos responsáveis legais. 

Para fazer o passaporte de uma criança será necessário os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento;
  • Foto tamanho 5×7 (para menores de 3 anos);
  • Autorização para emissão de passaporte: toda criança menor de idade precisa apresentar uma autorização para emissão do passaporte e quem acompanha a criança, também precisa apresentar um documento de identificação. 

Já os menores de idade que foram emancipados, deverão apresentar um comprovante de emancipação.

Quando o passaporte for feito apenas por um dos pais, esse precisará levar um dos seguintes dos documentos:

  • Formulário de autorização do outro pai/mãe que está ausente;
  • Procuração particular autorizando a emissão de passaporte para a criança menor de idade;
  • Autorização judicial;
  • Certidão de óbito se um dos pais já tiver falecido;
  • Certidão de nascimento original, para os casos em que apenas a mãe tenha registrado a criança no cartório. 

Quando nenhum dos pais pode comparecer ao posto da Polícia Federal para tirar o passaporte do filho menor de idade, é necessário uma procuração pública específica para a emissão do passaporte de menor. 

Na hora de preparar os documentos para passaporte, os pais da criança também devem determinar se a criança poderá viajar sozinha (com outro parente, avós, por exemplo), se pode viajar apenas com um dos pais, ou apenas com os dois pais juntos. 

Os pais podem solicitar a inclusão da Autorização de Viagem Internacional impressa no passaporte, para que a criança possa fazer viagens internacionais com um dos pais sozinho, ou outras pessoas (como uma tia, tio, madrinha, padrinho, avós, etc). 

Essa autorização de viagem internacional não é solicitada quando a criança viaja com os dois pais juntos. 

Tempo de validade do passaporte

Atualmente o tempo de validade do passaporte brasileiro é de 10 anos. Ou seja, você faz ele agora e só precisa renovar novamente daqui a 10 anos (válido para maiores de 18 anos). 

Entenda quem pode solicitar o passaporte brasileiro

Desde 2010, o passaporte brasileiro é eletrônico. Isso significa que ele contém um chip interno com a gravação dos dados pessoais. Podem fazer o pedido do passaporte cidadãos brasileiros ou estrangeiros em casos especiais. 

Antes de solicitar o seu passaporte brasileiro você precisa estar em dia com a Justiça Eleitoral, ter votado na última eleição ou justificado a ausência nas eleições. 

Para os homens também precisam estar em dia com o serviço militar obrigatório para tirar o passaporte brasileiro. 

Para emissão do passaporte brasileiro, o cidadão também não pode ser procurado pela justiça ou impedido de obter o documento de viagem, ou de sair do país. 

O que não esquecer em uma viagem internacional: um checklist completo para preparar as malas e organizar a viagem.

Etapas necessárias para tirar o passaporte

documentos para tirar passaporte 2022

Algumas etapas são importantíssimas para se atentar no processo de tirar o passaporte, por isso, separamos cada fase para que você consiga tornar todo trâmite mais fácil e prático. 

Preencha o formulário

Uma das etapas mais importantes, preencher o formulário, é o que irá garantir que todas as suas informações foram recebidas corretamente. 

Sendo que, atualmente esse formulário é feito online no site da Polícia Federal, é o primeiro passo mas é considerado o mais fundamental. 

Não se esqueça de conferir todos os dados antes de enviá-los, uma informação incorreta pode tornar o processo burocrático. 

Separe a documentação

Com o compilado de informações que te damos aqui, separar os documentos para o passaporte ficou mais fácil, não é mesmo?

Mas outra dica é, faça uma lista de todos os documentos que são necessários, para ir conferindo se todos já foram separados. Fica mais fácil a organização.

Além disso, você pode armazená-los em uma pasta específica e assim tornar a visualização mais prática. Sempre indicamos também fazer uma cópia de todos eles para eventuais emergências. 

Pague taxa

Como a maioria sabe, o passaporte é um documento pago, por isso quando se faz a solicitação do processo é emitida uma guia de pagamento.  

Você pode pagar essa taxa da forma que preferir, não é necessário nem sair de casa. O pagamento pode ser feito via online ou até mesmo em postos bancários de pagamento presencial. 

Agende o atendimento

No próprio site da Polícia federal, já é feito o agendamentos para o atendimento. O qual deve ser presencial.

Procure uma data que seja  confortável para você, e se atente em conferir a distância do posto de atendimento antes de fazer a solicitação.

Compareça à unidade escolhida

No dia do agendamento é necessário que se compareça até a unidade específica, a pessoa que deseja o passaporte e/ou os responsáveis legais quando se tratar de um menor.

É somente em algumas cidades que possuem uma unidade, por isso confira antes quais ficam mais próximas de você.

E algo bem interessante é que geralmente esses atendimentos são feitos com hora marcada, tornando o atendimento mais dinâmico. 

Consulte o andamento

Depois de todas essas etapas você pode acompanhar como está o andamento da fabricação do documento. 

Acompanhar o procedimento é essencial para saber se houve alguma intercorrência. E assim, se for necessário, intervir de forma mais rápida.

O acompanhamento pode ser feito pelo site mesmo, ou por meio de ligação até a central de atendimento da Polícia Federal.

Receba o passaporte pronto

Depois de todo o processo finalizado, chegou a hora de receber seu passaporte novinho. Mas fique tranquilo, que não é necessário ir até o posto de atendimento para retirá-lo.

O documento chega até você, por meio dos correios, e pode levar até 10 dias úteis dependendo da sua região. 

Também é possível pelo site fazer o rastreio da entrega e assim saber exatamente onde o documento está.

Documentos para tirar passaporte no Consulado brasileiro no exterior

consulado

Quem mora no exterior e precisa renovar o passaporte ou fazer um novo passaporte no exterior, é necessário primeiro acessar o site do Consulado do Brasil do país em que você mora, preencher o formulário de requerimento, imprimir e fazer o agendamento do atendimento presencial para apresentar os documentos para passaporte.

Os documentos necessários para fazer o passaporte brasileiro no exterior para maiores de 18 anos são:

  • Formulário preenchido;
  • Uma foto 3×4 com fundo branco, recente e sem sorriso. 
  • Passaporte brasileiro anterior;
  • Certidão de nascimento original ou cópia autenticada;
  • Certidão de casamento (quando casado) – original ou cópia autenticada;
  • Um documento com foto (Carteira de identidade, Carteira de motorista ou carteira de trabalho – um documento que contenha foto);
  • Título de eleitor e comprovante de votação (para adultos entre 18 a 70 anos);
  • Para homens entre 18 a 45 anos: certificado de reservista;
  • Fotocópias dos documentos listados acima. 

Para menores de 18 anos que desejam fazer o passaporte brasileiro no exterior, os documentos necessários são os seguintes:

  • Formulário de requerimento preenchido;
  • Uma foto 3×4 com fundo branco, atualizada, sem sorriso, sem brinquedos e que seja possível identificar bem o rosto da criança;
  • Passaporte anterior (quando houver);
  • Autorização para passaporte do menor (deve ser assinada na frente do agente consular no Consulado brasileiro;
  • Fotocópias de todos os documentos listados acima. 

A validade do passaporte, para as crianças, é diferente dos adultos. Veja os prazos de validade do passaporte infantil:

  • De 0 a 1 ano de idade: 1 ano de validade;
  • De 1 a 2 anos de idade: 2 anos de validade;
  • De 2 a 3 anos de idade: 3 anos de validade;
  • De 3 a 4 anos de idade: 4 anos de validade; e
  • De 4 a 18 anos de idade: 5 anos de validade.

Antes de fazer uma viagem para o exterior, saiba como e onde comprar o seu chip internacional Ilimitado.

Desburocratização e simplificação: impactos na emissão de passaporte

Ao contrário do que muitos pensam, tirar um passaporte pode ser bem menos burocrático e prático. Os órgão para solicitação desse documento investiram em inovação, criando processos simplificados para os trâmites.

Como você pode perceber várias etapas podem ser realizadas via digital, o que já facilita drasticamente a burocracia, além disso as centrais as centrais de atendimentos ficam localizadas nas principais capitais do Brasil. 

O passaporte é um documento importante, isso porque ele serve tanto para poder fazer viagens internacionais, quanto para identificação do cidadão, fora e dentro do próprio país.

Leia também: Espaço Schengen: História, Regras e Países Pertencentes

Reconhecimento de firma necessários em autorizações

Nesse parâmetro de desburocratização para emissão do passaporte, aconteceram algumas atualizações no requerimento de reconhecimento de firma do operador.

Atualmente já é dispensável o reconhecimento da assinatura do genitor presente, para emissão do documento, bastando que a assinatura em formulário seja feita na presença do atendente.

No caso do genitor estar ausente, o reconhecimento de firma ainda é exigido, isso porque há normas e providências necessárias à segurança do procedimento de emissão de passaporte. 

Documentação necessária em casos de emancipação

solicitar passaporte

Os documentos para emissão do passaporte para pessoas emancipadas é um pouco diferente. Isso porque essas pessoas possuem entre 16 e 18 anos e foram legitimadas com a capacidade civil plena.

Sendo assim, para tirar o passaporte essas pessoas irão necessitar das provas da emaciação com os motivos legais. Por exemplo, a emancipação em função de casamento precisa ter a certidão de casamento como atestado civil. 

A documentação necessária básica é: Certidão de Emancipação, em casos de pais que outorgaram seus filhos para emancipação, Certidão de Casamento, em casos de casamentos com emancipação. Documentos que comprovem o exercício de emprego público ou privado em casos de emancipação por empregabilidade.

Problemas relacionados ao pagamento de taxa: como proceder

É sempre melhor se prevenir quanto a alguns problemas na hora da emissão do passaporte, dessa forma é ideal que se atente a todos os detalhes principalmente no momento do pagamento das taxas.

Para saber como agir em algumas situações, separamos algumas dicas valiosas, veja só:

Pagamento não debitado

Às vezes alguns pagamentos podem não ser debitados, da conta ou do cartão de crédito. Se isso acontecer com você  é importante verificar a data do pagamento no comprovante de pagamento, pois pode ser que a data esteja diferente com o dia atual e assim não sendo debitado na hora.

Se após 72 horas o pagamento não for de débito pode ser que você escolheu a opção de data passada ou esteja com algum problema junto ao banco, sendo necessário a verificação do saldo disponível para um novo pagamento.

Como gerar novo boleto

Se perdeu o boleto e precisa de um novo, o passo a passo é muito tranquilo. Para uma nova emissão de um boleto que ainda não foi pago você precisará somente solicitar a emissão com o número do CPF, número do protocolo e data de nascimento, sem a necessidade de preencher um novo formulário.

Se o boleto perdido já foi pago, não se preocupe, você precisará ter somente o comprovante do pagamento em mão, que nele já terá o código de barra do respectivo. Vale lembrar que é recomendado que se guarde todos os comprovantes de pagamento e boletos até a finalização do processo de emissão do passaporte.

Falha no pagamento ou GRU não registrada

A nova plataforma de boletos bancários da FEBRABAN requer um intervalo de tempo maior para a certificação de novos pagamentos. Por esse motivo, algumas pessoas recebem uma mensagem alegando erro ou “GRU não registrada”.

Se isso ocorrer o procedimento é muito simples, basta esperar o tempo de 1 hora para que a plataforma reconheça o boleto bancário e então conseguirá dar sequência na sua solicitação. 

Erro no código de barras

Se em seu boleto bancário para pagamento das taxas acontecer algum erro de digitação ou de leitura do código de barras, é imprescindível recorrer corretamente. O sistema de recebimento da União não conseguirá validar o pagamento nessas condições.

Por isso, você terá que pedir a devolução do valor para a instituição financeira(banco, loteria, etc) e aguardar os procedimentos da mesma. O boleto deverá ser pago novamente, com um código de barras válido, o qual pode ser facilmente emitido.

Dúvidas sobre como tirar o passaporte brasileiro

Como priorizamos que todas as dúvidas sejam sanadas, separamos as mais frequentes sobre como tirar o passaporte no Brasil. 

documentos para passaporte

Onde tirar o passaporte?

O passaporte brasileiro é feito pela Polícia Federal e o agendamento é sempre feito online. Você precisará comparecer na Polícia Federal com os documentos para passaporte para entregá-los. 

Nem todas as cidades brasileiras possuem o serviço de emissão de passaportes. Por isso, é necessário pesquisar qual o posto de atendimento mais próximo da sua casa.

Para retirar o passaporte pronto, você deverá comparecer pessoalmente para buscá-lo. 

Veja como usar o WhatsApp no exterior com mesmo número.

Quanto custa o passaporte no exterior?

Para tirar o passaporte brasileiro no Consulado do Brasil no exterior o valor é bem mais alto que no Brasil. 

Em Portugal, o valor é de € 120,00 para adultos acima dos 18 anos. Para menores de idade, o valor é de € 40,00 para crianças até 4 anos e de € 80,00 para menores de 4 a 18 anos. O prazo de entrega é de 5 dias úteis. 

Já nos Consulados do Brasil nos Estados Unidos o passaporte é feito na hora. Quando enviados por Correio, levam em média três semanas para entrega.

O valor do passaporte brasileiro nos Estados Unidos é de US$ 120,00 dólares para adultos maiores de 18 anos. Já para menores de idade, o valor é de US$ 40,00 (de zero a três anos) e US$ 80,00 para menores de 4 a 17 anos.

Antes de comprar as passagens aéreas, garanta que seu passaporte está pronto. Veja nossas 20 dicas incríveis de como planejar uma viagem internacional e não deixar passar nenhum detalhe. 

Tour pela Europa: veja como montar seu roteiro de viagem, dicas e passeios imperdíveis pelo continente europeu.

Qual o preço do passaporte brasileiro?

O preço de emissão do passaporte brasileiro é de R$ 257,25 (duzentos e cinquenta e sete reais e vinte e cinco centavos) por pessoa. O valor é o mesmo para o primeiro passaporte ou para a emissão de um novo (renovação). 

Quanto tempo demora para retirar o passaporte?

Depois do agendamento e do atendimento presencial, o prazo de entrega do passaporte brasileiro é de em média 6 dias úteis (podendo ser mais longo em alguns períodos do ano). 

Como marcar para tirar passaporte?

Hoje em dia a maioria dos trâmites são feitos via online e a iniciação para fazer o passaporte também é. Por meio do site da Polícia Federal é que são dados os primeiros passos, sendo a forma mais prática e rápida.

Algumas regiões do Brasil, permitem que os agendamentos sejam feitos por ligação, o que pode ser uma boa opção para algumas pessoas. 

Tem como tirar o passaporte de graça?

Uma dúvida corriqueira é se é possível tirar o passaporte de graça. Atualmente não existem programas que permitam que a emissão do passaporte seja de forma gratuita.

Porém, já existem pedidos judiciais do Ministério Público Federal( MPF), para que o valor da taxa de emissão, de R$ 257,25, seja mais baixa e acessível.  

Como tirar passaporte para toda família?

Algo que pode facilitar muito quando se programa uma viagem de família é emitir o passaporte de todos ao mesmo tempo.

E isso é mais fácil do que parece, o ideal é fazer todos os agendamentos segmentados e preencher também os formulários em sequência para cada membro. Dessa forma, os documentos serão emitidos praticamente todos os juntos, tendo pouco espaço de tempo entre os processos.

Precisa levar Xerox dos documentos para tirar passaporte?

Nesse trâmite de desburocratização para a emissão de passaporte, desde 2007 não é necessário que se leve cópias de toda documentação.

Desse modo, todo o processo só exige a documentação original, com devolução imediata, sem a necessidade de xerox simples ou autenticado. 

CPF com restrição na receita, SERASA ou SPC pode solicitar passaporte?

Se seu CPF está com restrição no SERASA ou SPC, você consegue tirar o passaporte normalmente. Isso não é impedimento para solicitar o documento.

Vale somente ressaltar que se a dívida ou a irregularidade for de impedimento judicial a solicitação não poderá ser feita.

Posso realizar o pagamento da taxa com PIX?

O PIX é a nova forma de pagamento mais prática do momento, não é mesmo? E essa facilidade também está disponível para os pagamentos das taxas de emissão de passaporte.

No final do formulário basta solicitar a opção “Pag Tesouro” que você terá disponível, a numeração do PIX ou o QR Code.

Conclusão

Agora que você já sabe quais os documentos para passaporte, programe sua viagem internacional e monte seu roteiro de viagem! Não esqueça de comprar seu chip internacional aqui no America Chip e viajar conectado para mais de 200 países e territórios em todo o mundo. 

Além de contar com uma internet protegida e segura, você tem uma internet de alta velocidade, pode usar todos os seus aplicativos, usar o WhatsApp no exterior, postar nas suas redes sociais e ter internet rápida durante suas férias ou viagem de trabalho. 

Com a America Chip você recebe o chip internacional na sua casa antes da viagem e já chega no destino conectado, com sua própria internet. 

Para quem mora na capital de São Paulo ou do Rio de Janeiro, também pode encomendar o chip com entrega expressa no mesmo dia para recebe diretamente no aeroporto (compras até às 14h e entrega até às 21h00). 

Veja também o que fazer em Orlando em 2020: um roteiro incrível muito além dos parques!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

CHIP EUA: tenha acesso a ligações e internet 4G ILIMITADA na sua viagem aos Estados Unidos, por apenas U$31.

SEGURO VIAGEM: Aproveite! Utilize o cupom AMERICACHIP10 e ganhe 10% de desconto no seguro viagem da Seguros Promo.

PASSAGENS PROMO: passagens para os melhores destinos com preços imperdíveis. Passagens aéreas com até 35% OFF!

HOSPEDAGEM: através do  El Quarto você encontra hotéis ao redor do mundo com a qualidade e os preços que você procura.

Comentários:

77 thoughts on “Documentos Para Passaporte:  Etapas e Quem Pode Solicitar [Guia Atualizado]

  1. ANA RUTE ROCHA says:

    Olá Rodrigo, primeiramente quero lhe parabenizar pelo site.
    Quando tirei o meu passaporte estava casada, agora estou divorciada, mais o meu passaporte continua com o sobrenome do meu ex- marido. Quero saber se posso viajar com o passaporte antigo ou é melhor tira com o nome de solteira? Quais os documentos necessário para tira outro passaporte?

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Ana, tudo bem?

      Acredito que se você manteve o nome de casa e não houve alteração nos documentos, você pode sim utilizar o mesmo passaporte. Mas se você voltou com o nome de solteira todos os documentos devem ser alterados, incluindo o passaporte.

      Em caso de: casamento, separação ou divórcio você deve apresentar a respectiva certidão ou mesmo a certidão de inteiro teor, desde que constem expressos os nomes anteriores e atuais completos. Caso não tenha havido nenhuma alteração de nome, não é necessário apresentar a certidão.

      Os documentos demais documentos para tirar passaporte são: CPF, documento de identidade e e passaporte anterior.
      Grande abraço e boa sorte!

  2. Saionara says:

    Vou levar os documentos para tirar o passaporte. Tenho CNH consta o número do CPF, é necessário levar o CPF a parte?

  3. Paula Mendes says:

    Boa noite!
    Preciso apresentar antecedente criminal para tirar passaporte?
    Quais são os documentos nescessário pra tirar o primeiro passaporte?

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Paula, tudo bem?
      Então… entre os documentos obrigatórios estão carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte anterior (no caso de renovação do passaporte) ou qualquer outro documento expedido por comandos militares ou órgãos públicos. Certidão de nascimento. Comprovante de pagamento da GRU.

      Quanto ao antecedente criminal Se ainda não houve condenação, a existência de processo cível ou criminal geralmente não representa impedimento para emissão de passaporte, a não ser que o juiz entenda necessário. Grande Abraço!

  4. PAMELA CRISTINA says:

    OLA BOA NOITE RODRIGO

    QUERO FAZER O PASSAPORTE D MINHA FILHA DE 16 ANOS
    E NAO TEMOS CONTATO COM O PAI DE LA DESDE NASCIMENTO,COMO DEVE PROCEDER NESSE CASO,POR QUE PRECISO LEVAR O DOCUMENTO ASSINADO POR ELE

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Pamela, tudo bem?
      Legalmente a autorização para a concessão de passaporte para menor é feita através de um formulário a ser preenchido e assinado por ambos os genitores ou responsáveis legais. Sua melhor chance seria tentar de todas as maneiras contactar o pai. Tente também outras vias legais, com o auxílio de uma advogado. Boa sorte, espero que tudo dê certo.

  5. José Fernando Pires says:

    Boa tarde, Rodrigo!
    Na condição de avô de uma menina de 11 anos, posso preencher a solicitação de emissão de passaporte, com meus dados?
    Obrigado!

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi José, tudo bem?
      Então… a autorização para a concessão de passaporte para menor é feita através de um formulário a ser preenchido e assinado por ambos os genitores ou responsáveis legais. Se você for um responsável legal, com certeza poderá preencher a solicitação. Abraços e boa sorte!

  6. fabiano says:

    oi, rodrigo o rg da minha esposa é de 1992, a cnh dela é nova, porem nao esta com o meu sobrenome, oque é o correto ou consigo tirar o passaporte dela?

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Fabiano, tudo bem?
      Pesquisei aqui para você, mas não consegui achar nada referente a essa questão em específico. Meu conselho pessoal é que ela tire um novo RG com o nome alterado, assim evitará problemas. Abraços!

  7. Elisa Moreira says:

    Boa tarde.
    Tenho 17 anos, faço 18 ano que vem e só vou viajar com 18 anos completos mas vou tirar meu passaporte essa semana.
    Meu pai é falecido e no documento pede a assinatura de ambos os pais, minha mãe vai me acompanhar no dia que eu for tirar o passaporte, queria saber se é preciso reconhecer firma no cartório ou é só levar a certidão de óbito no dia do atendimento presencial? , como faço para não ter problemas com documentação no caso de ter pai falecido?
    Obrigado
    Atenciosamente, Elisa

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Elisa, tudo bem?
      No site oficial da polícia federal está informando que sua mãe terá que apresentar apenas a original da certidão de óbito do genitor ausente. Boa sorte!

  8. Vitor Henrique Andrade says:

    Boa Tarde! Qual o Prazo real e maximo para o passaporte comum ficar pronto?
    é necesssario apresentar o comprovante de dispensa militar, ou é integrado no sistema quando utilizado o meu CPF:?

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Vitor, tudo bem?
      Então…. o passaporte normalmente estará disponível para entrega cerca de 6 (seis) dias úteis após o atendimento presencial de solicitação. Esse prazo pode variar de acordo com a localização onde foi realizado.
      Sobre o comprovante de dispensa militar. A consulta é feita online, desde o mês de dezembro de 2017 e não é mais necessário levar impresso o comprovante, a consulta da regularidade é feita online no momento do atendimento. Abraços!

  9. aline says:

    Boa tarde Rodrigo , tudo bem?
    Sou divorciada e alterei meu nome para o de solteira.Gostaria de saber, se tem algum problema para tirar meu primeiro passaporte? o meu título de eleitor estar ainda com o nome de casada, porem só depois das eleições o cartório eleitoral fará qualquer tipo de alteração.

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Aline,
      A embaixada é muito rigorosa na avaliação de documentação. O ideal é que você consiga realizar a alteração para nome de solteira em toda a documentação.

  10. Marcos David says:

    Boa noite , minha identidade e antiga por isso somente carteira CNH e certificado de reservista serve para apresentar como documentação ? Obrigado abs

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Marcos, como vai?
      Ter uma carteira de motorista no país norte-americano também serve como documento de identificação. Então fique tranquilo! Boa sorte!

  11. José Leonidas Leite says:

    Estou aguardando vender minha casa que ficou como herança pelo falecimento de minha mãe. E gostaria de providenciar meu passaporte brasileiro e já deixar pronto. Quero visitar Israel e já estou estudando hebraico e inglês, há caravanas para Israel de 6 em 6 meses pela “caravana: conheça Israel com Aline sua guia de turismo”.
    Agradeço pela suas informações detalhada, um abraço. Shalom.

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi José, Israel, que viagem incrível! Tenho certeza que vai ser uma experiência dos sonhos. Vai dar tudo certo! Shalom.

  12. Juciana says:

    Boa tarde!!

    Casei inicio do ano, mas não alterei o nome. Consigo tirar com a minha RG ou será necessário uma nova mesmo sem ter feito altercação no nome.

    • Rodrigo Magalhães says:

      Juciana
      Oi Juciana, tudo bem?
      Se não houve alteração no nome, o RG não será alterado, então não será necessário refazer o documento.
      Abraços!

      • Jennifer says:

        Boa noite Rodrigo!
        Eu tenho uma dúvida em relação a quitação militar.
        Meu irmão acabou de fazer 18 anos e já fez o cadastro pra alistamento, porém nós vamos tirar o passaporte nesse mês, ele precisa de uma certidão de quitação? Ele não foi chamado, nem o prazo de alistamento terminou, só em junho, ele consegue tirar o passaporte mesmo assim? Ou ele vai ter que esperar até ser chamado?

        • Rodrigo Magalhães says:

          Oi Jennifer, tudo bem?
          Creio que este será mesmo um problema, visto que a certidão de quitação é um documento necessário. Se você não puder adiar um pouco a emissão do documento será bom, se não tentar explicar a situação no Departamento de Polícia Federal (DPF). Não custa tentar.
          Abraços!

  13. claudia says:

    quais são os documentos que preciso ter do meu avô ele é portugues e quero tirar meu passaporte. no caso de certidao de nascimnto eu posso substituir pelo RG tenho o passaporte dele também e ele ja é falecido

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Claudia, tudo bem?
      Fiquei um pouco confuso, o passaporte é para você ou para seu avô? Em todo o caso os documentos necessários são:
      Documento de identidade: que pode ser RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte anterior (no caso de renovação do passaporte) ou qualquer outro documento expedido por comandos militares ou órgãos públicos.
      Certidão de nascimento: Este documento é só para quem já teve o nome alterado.
      CPF: Muitos RGs e CNHs já possuem essa informação, entretanto, se você não tiver esse dado no documento de identidade apresentado, é necessário apresentar.
      Grande abraço!

  14. Débora says:

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Eu estou em processo de divórcio e tenho uma bebê de 1 ano. Quero rirr o passaporte pela primeira pra viagens futuras, tenho que pegar uma assinatura do meu ex-marido pra tirar o passaporte dela?

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Débora, como vai?
      O pai da sua filha precisa sim assinar para que você tire o passaporte da sua filha. No caso de ausência de ambos os pais na PF, é preciso apresentar procuração pública específica que autorize a emissão de passaporte para o menor de idade, outorgada por ambos os genitores a uma pessoa maior, lavrada em cartório brasileiro, consulado brasileiro no exterior ou em repartição notarial estrangeira.
      Espero ter ajudado. Grande Abraço!

      • Rodrigo Magalhães says:

        Oi Maria, tudo bem?
        Se você deseja morar fora do Brasil em busca de condições melhores e pretende levar seu filho, tudo precisa ser realizado legalmente com autorização legal do pai.

        Não havendo consenso entre os pais, a saída será acionar a justiça para que seja suprida a ausência da autorização de viagem ao exterior. É necessário ingressar com uma ação judicial solicitando a permissão.
        Grande abraço!

  15. Marli de oliveira says:

    Ola boa tarde !! Pretendo realizar um viagem Argélia pela primeira vez e como faço pra tirar o passaporte e tbm e preciso o visto. ?e quantos tempos leva pra ficar prontos esses documentos ?e qnts tempo posso permanecer em Argélia ?

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Marli, tudo bem?

      Então o processo para tirar o passaporte para Argélia é o mesmo mencionado aqui neste artigo, ou seja: Preenchimento do formulário, separação da documentação, pagamento da taxa, agendamento do atendimento, comparecer à unidade escolhida, consultar o andamento e receber o passaporte.

      Quanto ao visto para Argélia, sim a Argélia é um dos países que exigem que brasileiros tenham um visto para poder entrar, com exceção das pessoas que tenham passaporte diplomático ou oficial, que não precisam do documento para ingressar no país.

      O visto de turismo é válido por 30 dias, o que significa que, após esse período, você deverá sair do país. Esse prazo começa a contar a partir da data de entrada indicada no formulário que você terá que preencher.
      Espero ter ajudado, grande abraço!

      • Dinara Monteiro Trindade says:

        Rodrigo bom dia hoje vou fazer o pedido do meu passaporte por internet e pagar a taxa mas tenho uma dúvida estou indo para a República Dominicana para me casar já tenho os documentos necessários para o casamento la.A minha dúvida é vou comprar passagem só de ida para punta cana quando chegar no aeroporto o que eu infomo pois é só de ida e la pediram para eu levar alguns documentos como formulário de estrangeira e um exame pcr para apresentar no aeroporto minha dúvida vou como turista pois meu casamento ser a em uma semana depois que eu chegar o que digo no aeroporto vc pode me dizer o que faço na chegada o resto dos documentos já estão todos prontos só falta o passaporte e o chip internacional mas isso é para logo obrigada bom dia

        • Rodrigo Magalhães says:

          Oi Dinara, como vai? Peço desculpas pela demora no retorno. Seu caso é bem particular. Não sei como são trâmites para estadia República Dominicana após o casamento. Talvez seja mais fácil você ir como turista e após o casamento oficializar sua estadia conforme as leis locais. Porém aconselho que você busque informações com o seu parceiro pois ele deve conhecer melhor as leis de lá. Grande abraços e parabéns pelo casamento. Felicidades Eternas!

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Cesar, tudo bem?
      Os brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal e no espaço Schengen. Boa viagem!

      • Thiago O. says:

        Olá Rodrigo, conheci meu namorado há mais de 1 ano pela internet, ele é da California, estou me preparando esse ano para ir morar lá…Será que eu consigo visto permanente ou só turismo? E se eu casar, ganho o green card para poder viver lá? Não sou fluente em inglês ainda.

        • Rodrigo Magalhães says:

          Oi Thiago, realmente o visto de turista é muito mais fácil que o de permanência. Se você se casar também será necessário uma série de documentos e trâmites para conseguir visto de permanência, mas será muito, mas muito mais provável conseguir. Boa sorte!

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Vera, como vai tudo? Então os brasileiros que viajam para a Itália não precisam apresentar visto desde que você fique até no máximo 90 dias. Grande Abraço!

  16. Francisco says:

    Bom dia Rodrigo, muito bom seu site Parabéns !!!!
    Rodrigo estou com uma dúvida,
    Vou tirar o passaporte para os meus dois filhos agora dia 31, um de 18 anos e uma menina de 11.

    Gostaria de saber se pode me ajudar com 3 perguntinhas rsss.
    Preciso levar minha ex-esposa(sou divorciado) para poder fazer o passaporte da minha filha de 11 anos?
    A minha filha de 11 só tem a certidão de Nascimento , o RG foi extraviado, será que consigo só com a certidão ?
    Preciso preencher algum formulario para viagem para minha filha de 11 e levar preenchido ? vamos viajar para em Agosto
    Muito Obrigado e agradeço muito o apio.

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Francisco, vamos lá! Vai ser um prazer te ajudar!

      Com relação a levar a sua ex-esposa para fazer o passaporte da sua menina de 11 anos:
      A Polícia Federal no Brasil exige autorização de ambos os genitores para a emissão de passaporte para menores de 18 anos. Na ausência de um dos pais, no momento da solicitação do passaporte do menor, o pai ou a mãe presente deve apresentar um dos formulários de autorização para o menor tirar passaporte, assinado pelo genitor ausente, com firma reconhecida por autenticidade.

      Com relação ao documento da sua filha, a certidão de nascimento poderá ser utilizada. Tirar a sua segunda via também é uma boa opção, particularmente gosto de viajar com a identidade das crianças, pois tem a foto, acho um documento mais completo. O prazo de entrega da segunda via é de 5 a 20 dias.

      Quanto ao preenchimento do formulário, o ideal é sim levar preenchido. Entre os formulários disponíveis você tem três tipos como segue abaixo:
      Opção 1: autorização para tirar passaporte incluindo autorização de viagem para o menor viajar com apenas um dos pais; OU
      Opção 2: autorização para tirar passaporte incluindo autorização de viagem para o menor viajar desacompanhado ou na companhia de um dos pais; OU
      Opção 3: autorização apenas para tirar passaporte (sem autorização de viagem)
      Espero ter ajudado, grande abraço!

  17. Anapaula says:

    Olá sobre o foto do documento da carteira de identidade ou de trabalho as fotos ou cor de cabelo tem que esta igual

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Ana Paula, tudo bem?
      Não sei se entendi muito bem sua pergunta. Mas a única exigência relativa a foto que sei que existe , são relativas a foto que irá em seu passaporte. Abaixo segue especificações:
      – A fotografia deve ter tamanho 5×7.
      – Deve ser tirada de frente, com o rosto centralizado e contra fundo branco.
      – O rosto e os ombros devem estar completamente enquadrados pela câmera e o requerente deve
      olhar diretamente a câmera.
      – Não pode haver reflexos, penumbras ou sombras em nenhuma parte da fotografia.
      – O comprimento do queixo à testa deve estar entre 4 e 4,5 cm, e a margem superior até a ponta
      da cabeça deve ter um espaço de no mínimo 1 cm.
      – O requerente deve apresentar fisionomia neutra.
      – Os olhos devem estar abertos e visíveis.
      – Caso use óculos, tire a fotografia sem eles, ou seja, sem os óculos.
      – Não serão permitidos quaisquer itens de chapelaria, exceto os utilizados por motivos religiosos,
      que, ainda assim, não podem impedir a visualização perfeita do rosto do requerente.
      – Crianças não podem aparecer com os olhos fechados, com brinquedos ou mãos de pessoas
      segurando-nas.

    • Tainara says:

      Oi eu casei e troquei o nome só na certidão de casamento os outros documentos não estão mudados o nome como na certidão de casamento será que atrapalharia eu tira

      • Rodrigo Magalhães says:

        Oi Tainara
        Tudo bem? Quando você altera o seu nome na certidão de casamento, o nome que fica valendo é o de casada, assim sendo você terá que alterar todos os seus documentos. Meu conselho é que faça isso antes de iniciar o processo para tirar seu passaporte. Grande Abraço!

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Stanley, como vai?
      Além do RG, a carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte anterior (no caso de renovação do passaporte) ou qualquer outro documento expedido por comandos militares ou órgãos públicos, devem ter menos de 10 anos de expedição.

  18. Nelson libras says:

    Olá bom dia. Gostaria de saber sou deficiente auditivo oralizado, tem algum possibilidade. Ou algum problema pode prejudicar. Eu poder viajar sozinho.

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Nelson, tudo bem? Você não terá problemas para viajar sozinho, no entanto na entrevista para solicitar o visto, deverá comparecer ao Consulado e ao CASV acompanhado por um intérprete ou pessoa que auxilie a comunicação.

  19. Macio José says:

    Oi Rodrigo boa noite tô pretendendo ir trabalhar EUA em 2023,acho que vou precisa de vocês .sou motorista de caminhão e ônibus vejo que lá tá precisando muito.

  20. Antônio Marcos says:

    Logo quero esta no Estados Unidos mas não quero perde meus contatos não rsrs to corendo atrás de tira passaporte o mais rápido possível

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Antônio, com o nosso chip vc com certeza não perde contato com seus amigos e familiares. Quando estiver lá, não esqueça de mandar um oi para gente. Grande abraço!

  21. Juliana says:

    Olá, amei as dicas! Pra mim foi o site com melhor e mais fácil entendimentos, pois consta toda a lista de documentos e explicações necessárias. Mas ainda assim tenho uma dúvida; eu casei e me divorciei, porém quando eu tirei o meu antigo passaporte u já havia mudado para o nome de casada, e agora divorciada eu mantive o mesmo nome. Eu preciso levar algum documento que comprove meu estado civil?? Tipo os papéis do divórcio??

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Juliana, como vai? Creio que como não houve alteração no seu nome após o divordcio não será necessário apresentar a documentação, porém por preocupação aconselho que você entre em contato com a Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil pelo telefone Fone: (55-61) 3312-7000. Eles poderão esclarecer essas dúvidas mais específicas.

      • Anna says:

        Olá Rodrigo !
        Acabei de casar no civil e peguei o sobrenome do meu esposo, daqui 9 dias pego a certidão de casamento e já vou dar entrada no passaporte. Pois vamos viajar para Austrália em Janeiro. Gostaria de saber se posso usar meu rg com nome de solteira juntamente com a certidão de casamento para dar entrada e depois atualizar os documentos restantes.
        Outra dúvida referente ao visto se pode também usar o rg de solteira juntamente com certidão de casamento.
        Obrigada dês de já.

        • Rodrigo blog says:

          Oi Anna, como vai?
          Meu conselho é que você altere todos os documentos para o nome de casado antes de começar o processo para que não tenha divergências no meio do caminho. Quanto mais corretas as cosias tiverem melhor para evitar problemas.

  22. MATHEUS SILVA says:

    BOA TARDE SOBRE ESSA AUTORIZAÇÃO COMO FUCIONA
    Autorização para emissão de passaporte: toda criança menor de idade precisa apresentar uma autorização para emissão do passaporte e quem acompanha a criança, também precisa apresentar um documento de identificação.

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Matheus, como vai?
      A Autorização de Viagem Internacional pode ser impressa na página de identificação do passaporte, desde que autorizado pelos pais ou responsável legal. Antes de autorizar essa impressão, porém, é importante saber que são dois os tipos de autorização que podem ser impressos: Tipo 1. Tipo 2.

      • Paula Cristina Gonçalves de Souza says:

        Olá Rodrigo, primeiramente muito gostei do site, bem esclarecedor. Sobre a autorização para menor de idade (minha dúvida é apenas para emissão do passaporte). Eu e o pai dela vamos comparecer juntos na polícia para emissão do passaporte, mesmo assim nós teremos que levar essa autorização? A mesma precisa ter firma reconhecida certo? Obrigada.

        • Rodrigo Magalhães says:

          Olá Paula, tudo bem?
          Que bom que gostou do site, fiquei muito feliz. Então… Segundo a Polícia Federal, o menor de 18 anos deve obrigatoriamente comparecer ao atendimento de solicitação do passaporte, estar acompanhado dos pais ou dos responsáveis que detenham o poder familiar e apresentar autorização de emissão de passaporte.
          Grande abraço e Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Europa, América do Sul, Central e Caribe

Planejar uma viagem internacional é uma das melhores coisas da vida, mas o primeiro passo para organizar são os documentos para passaporte. Fazer o seu passaporte brasileiro é a primeira etapa da(...)

Leia mais