Destinos

Apaixone-se Pela Espanha: Cultura, Curiosidades e Atrações turísticas

01 de dezembro de 2022

A Espanha vai se tornar o seu mais novo lugar preferido no mundo. O país possui uma cultura riquíssima e destinos que você não pode perder.

*Atualizado em 1º de dezembro de 2022.

Terra de reinados importantes e com exuberante riqueza acumulada no período das Grandes Navegações há séculos atrás, a Espanha hoje compõe a seleta lista de países que mais recebem turistas e imigrantes no mundo.

Além da sua cultura rica e história cheia de reviravoltas, a Espanha atualmente é um país desenvolvido da península ibérica e com excelente qualidade de vida. Acompanhe o que mais encontramos por lá:

O melhor da cultura espanhola

Desde os primórdios da antiguidade a Espanha tem recebido povos de todas as partes do mundo, como os árabes, mouros e romanos, marcando a forma de viver das futuras gerações para sempre. Tanta diversidade resultou no polo cultural que conhecemos hoje.

Sinal disso são as festas que abraçam todo o país e faz com que a população se orgulhe do lugar onde vive. Uma delas é a Festa de Santa Tecla, uma espécie de carnaval da Catalunha que transforma as ruas de Tarragona em um acontecimento multicolorido.

Já em Pamplona ocorre a Festa de San Fermín (São Firmino), que celebra o divertidíssimo (e perigoso) Encierro, que é a corrida dos touros pela cidade. A tradicional comemoração se encerra com o Chupinazo, onde os cidadãos se reúnem com música e fogos.

E não é só isso, durante todo o ano o país celebra diversos circuitos culturais que invadem as ruas mas também são percebidos nos museus, cinemas e nas músicas.

Espanha: fatos diferentes e curiosidades

Embora os espanhóis sejam muito festivos, algumas comemorações vêm recebendo críticas. O Encierro, por exemplo, nos últimos anos tem sido palco de muitos protestos, principalmente pelo uso dos animais em touradas e também o assédio de festeiros.

E claro, em meio ao agitado dia a dia dos espanhóis, é sempre necessário uma pausa. Acontece que, a partir das 14 horas, todos os dias da semana, ocorre o La Siesta. Um costume curioso que permite os trabalhadores descansarem por cerca de mais uma hora após o almoço. 

Clima e melhor época para visitar a Espanha

qual o ponto turistico mais visitado na espanha

A Espanha possui um dos climas mais agradáveis de toda a Europa. Isso pelo fato de sua localização garantir temperaturas entre 9 e 30ºC. E além do mais possui as quatro estações do ano bem definidas. Veja:

  • Primavera: de março a maio experimente temperaturas entre 10 e 22ºC;
  • Verão: de junho a agosto experimente temperaturas entre 19 e 30ºC;
  • Outono: de setembro a novembro experimente temperaturas entre 11 e 26ºC;
  • Inverno: de dezembro a fevereiro experimente temperaturas entre 9 e 15ºC.


O clima mediterrâneo é convidativo todos os dias do ano e dá até para combinar com outros países da região para uma visita na mesma viagem.

Pratos típicos da Espanha 

Os países mediterrâneos possuem uma certa fama de boa culinária, como a França, Itália e Turquia. Muitos dos pratos conversam entre si e as influências herdadas de um para o outro são bem próximas, mas mantendo uma identidade própria.

E na Espanha não é diferente, já que possui uma gastronomia muito diversa. Claro, tem como fonte o Mar Cantábrico, rico em frutos do mar e as várzeas que mantém uma temperatura estável o ano todo, com a agricultura fresca.

Os povos que souberam usar as propriedades nativas da região criaram pratos muito bem elaborados que não saem do cardápio dos espanhóis depois de eras. Veja alguns:

  1. Paella: O prato mais famoso da Espanha e exportado para o mundo todo é uma combinação de arroz, lula, mexilhão, camarão, tomates e especiarias;
  2. Gazpacho: Uma entrada perfeita originalmente servido como uma sopa de tomate com alho, pepino, salsinha e outros ingredientes;
  3. Tapas: Presente em qualquer restaurante e bares da Espanha, esse belisquete que possui muitas variações pode vir como “patatas bravas”, batata frita, polvo e molho picante.

Moeda e idioma ofical da Espanha

A língua oficial da Espanha é o espanhol. Mas o país não se limita a isso. Acontece que, além dos inúmeros dialetos, a Espanha também possui uma grande parte de falantes do grego, basco e principalmente o catalão.

O catalão, principalmente, é o mais falado na região da Catalunha e das Ilhas Baleares e Valência. É o idioma mais próximo do latim e bem parecido com o francês. Mas que só é usado na Espanha. O espanhol, como conhecemos, é usado em diversos países.


E como a Espanha faz parte da União Europeia, a sua moeda oficial é o Euro.

Atrações turísticas fantásticas da Espanha

Agora que você conhece um pouco mais sobre a história e a cultura envolvente da Espanha, veja abaixo algumas atrações turísticas que poucos conhecem mas que vale muito a pena conferir:

Mesquita de Córdoba

quais sao os pontos turisticos da espanha

Patrimônio da Humanidade (UNESCO) desde 1984, o monumento com mais de 1200 anos recebe milhares de visitantes todos os dias no Pátio das Laranjeiras com suas mais de 1300 colunas de mármore.

Praias da Costa do Sol

Clima perfeito o ano todo é perfeito para visitar a Andaluzia, no sul do país. Lá, encontram-se praias exuberantes e vilas bem charmosas para se visitar com calma e fugir dos epicentros turísticos.

Sagrada Família

A obra-prima de Antoni Gaudí fica em Barcelona e está a mais de 140 anos em construção. Há previsão de finalização em 2026, mas o impacto cultural da igreja gótica já é o suficiente para atrair visitantes do mundo inteiro.

Palácio Real

O Palácio Real (ou Palácio do Oriente) é a casa para eventos especiais do Rei da Espanha. Mas permite visitas guiadas e acesso ao miradouro do palácio gratuitamente. O entorno do grande edifício é usado para caminhadas e pedaladas ao ar livre.

Mercado Central de Valencia

Para quem quer ver na prática o poder culinário da Espanha, não dá pra não passar pelo Mercado de Valência. Lá se encontram as especiarias mais utilizadas e iguarias que você só encontra na Espanha.

Plaza de España

Plaza de Espana portugal pontos turisticos

Sevilha já é exuberante por si só. Por isso mesmo, não dá para visitar a cidade sem passar pela Plaza de España. E o melhor de tudo é que foge um pouco do circuito turístico e podemos ver os detalhes do edifício com muita calma.

Conclusão

A Espanha é um país multicultural, plural, cheio de vida, cheiros e sabores. A qualidade de vida é excepcional e o clima nunca é ruim. O país está repleto de atividades e é praticamente parada obrigatória para quem viaja pelo mediterrâneo.

O país possui muitas camadas e é impossível ver o que ele tem a oferecer visitando apenas uma cidade. Para sentir a beleza da Espanha mesmo, só aproveitando o que cada cidade tem a oferecer e ir além do que os grandes centros turísticos tem a mostrar.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

A Bulgária irá te surpreender, um lugar na Europa como nenhum outro perfeito para quem está procurando fazer uma viagem inesquecível. A Bulgária é um país europeu incrível com muitos pontos turís(...)

Leia mais

Surpreenda-se ao conhecer os Países Baixos. Toda diversidade cultural e as riquezas históricas, tornarão sua experiência incrível. Saiba mais aqui!  Os Países Baixos (ou Holanda como antes e(...)

Leia mais

Inclua na tour europeia: Moldávia, o pequeno e barato país da Europa Ocidental que pode ser visitado de trem e ônibus. De um lado a Romênia e do outro a Ucrânia, a Moldávia é um dos países da Eur(...)

Leia mais

Virgínia, Estados Unidos será o seu, mais novo, lugar favorito no mundo. Leia e comprove! Uma viagem apaixonante, com um toque de aventura, beleza e história é tudo que você está precisando, não (...)

Leia mais

Montenegro é o lugar das mais belas obras da natureza. Desfrute disso tudo na sua próxima viagem internacional, o destino perfeito para toda família! Montenegro é um pequeno país europeu, que tem(...)

Leia mais

Descubra o que visitar em Santiago de Compostela na Espanha e planeje o caminho de Santiago! Fazer o Caminho de Santiago de Compostela é o sonho de muitos brasileiros. A cidade é um dos locais ma(...)

Leia mais

Descubra o que fazer em Paris na França e como aproveitar sua viagem para Europa em 2023. Paris é a cidade mais visitada da Europa e a segunda mais visitada do mundo. De acordo com o Relatório An(...)

Leia mais

O lugar dos palácios, Granada, vai te extasiar com tanta beleza e pontos turísticos. Viva essa experiência única na sua próxima viagem. Veja aqui!   A cidade de Granada na Espanha é uma(...)

Leia mais