Europa

O Melhor de Firenze: Curiosidades, Melhor Época para Visitar e 9 Atrações Turísticas

Firenze

O roteiro perfeito tem nome:Firenze. Aquele lugar na Europa que tomará sua viagem simplesmente inesquecível! 

A cidade de Firenze, nome italiano da cidade de Florença, é a capital da região da Toscana. Destino de milhões de turistas, quando você visitar a Itália, precisa incluir Firenze no seu roteiro, pois ela é um dos berços da civilização ocidental moderna e uma das cidades mais bonitas da Itália.

Se você está montando seu roteiro de viagem pela Europa, saiba tudo sobre Firenze e o que visitar na Toscana! 

História e Curiosidades sobre Firenze

A história de Firenze é sensacional. Aliás, ela remonta à época romana e foi estabelecida como um assentamento conhecido como “Florentia” em 59 AC. Já no período da Idade Média, evoluiu para uma poderosa cidade-estado com uma economia próspera, muito por conta da localização estratégica.

Mais adiante, funcionou como uma república durante grande parte de sua história inicial. Esta forma de governo permitiu a ascensão de famílias influentes como os Medici e Firenze, e se tornou uma espécie de farol da Renascença, um movimento cultural e artístico que durou dos séculos XIV a XVII.

E é impossível falar de Firenze sem mencionar as inúmeras inovações artísticas que lá surgiram. A icônica estátua de David em mármore de Michelangelo foi originalmente encomendada como parte de uma série de esculturas representando heróis bíblicos destinadas a adornar a Catedral de Firenze.

Em termos de curiosidades, a  bandeira de Firenze possui o lírio-vermelho em um campo branco, conhecido como “Flor de Lis” esse símbolo é associado com a cidade há séculos e aparece com destaque no brasão do município. Em Firenze também nasceu a ópera.

Dizem que a primeira ópera, “Dafne”, foi apresentada em Firenze no fim do século XVI. Sem contar que a cidade tem uma longa história de futebol e é sede de dois grandes clubes de futebol, ACF Fiorentina e US Città di Palermo. Outra curiosidade é que o primeiro perfume moderno do mundo, conhecido como “Acqua di Firenze”, foi criado por Caterina de Medici no século XVI.

America Chip: Conexão 5G em Firenze

America Chip Conexão 5G em Firenze

Você sabia que a America Chip é a melhor opção de conexão em Firenze? Pois é, oferecemos planos que contam com uma cobertura que permite a utilização de internet e, dependendo do que você escolher, até fazer ligações.

No caso do plano ilimitado de dados, você pode aproveitar nosso chip em vários países da União Europeia. Viajar conectado para Itália vai fazer toda a diferença na sua viagem.

Roma: História, Curiosidades, Vida Noturna e Dicas de Turismo

Saiba qual é a melhor época para ir a Florença

A Bela Firenze, também chamada de Florença, pode ser visitada em qualquer época. Você irá encontrar atividades turísticas durante todo o ano, e o melhor período para ir dependerá exclusivamente das suas escolhas pessoais. 

Mas, em geral, os turistas optam por ir a Firenze na primavera. Isso porque, principalmente a partir de abril, os dias ficam ensolarados, as temperaturas ficam agradáveis e há pouca possibilidade de chuva. O combo perfeito para bons passeios!

Saiba onde fica Firenze

Firenze fica na parte central da Itália, mais especificamente na região da Toscana. A cidade está situada ao longo do Rio Arno e é cercada por montanhas lindas. É mundialmente conhecida por conta de sua importante história e pelos movimentos artísticos e culturais que se espalharam por todo o mundo.

Para chegar na cidade, você conta com o Aeroporto Amerigo Vespucci que fica a poucos quilômetros do centro da cidade. Ele oferece voos domésticos e internacionais e do aeroporto você pode pegar um táxi, ônibus ou bonde para chegar no centro. Também tem o Aeroporto de Pisa, porém fica a cerca de 1 hora e meia de Firenze de trem, ônibus ou carro.

Contudo, Firenze tem boas conexões de trem com outras grandes cidades da Itália. A Trenitalia é a empresa ferroviária nacional e você pode encontrar trens de alta velocidade (Frecciarossa, Frecciargento e Frecciabianca), bem como trens regionais. A principal estação ferroviária de Florença é Santa Maria Novella (Firenze Santa Maria Novella ou Firenze SMN).

Muitas pessoas optam em começar um roteiro de viagem por Roma e depois conhecer Pisa, Florença, Milão e Veneza. O seu roteiro de viagem pode ser montado de acordo com seus interesses e de quanto tempo tem disponível para conhecer cada cidade. 

O que fazer em Firenze: 7 Melhores pontos turísticos

Aproveite para saber tudo sobre os 7 melhores pontos turísticos de Firenze:

01 – Galeria dos Ofícios e Galeria Accademia

A Galeria Uffizi (dos Ofícios) e a Galeria Accademia são os dois dos museus de arte mais importantes de Firenze. Neles você encontra coleções de arte impressionantes e na Galeria Uffizi, por exemplo, estão obras renomadas como: “O Nascimento de Vênus” e “Primavera” de Botticelli, “Anunciação” de Leonardo da Vinci, “Doni Tondo” de Michelangelo, “Madonna do Pintassilgo” de Rafael e “Medusa” de Caravaggio, entre muitos outros.

Já na Galeria Accademia (Galleria dell’Accademia) está uma das esculturas mais icônicas do mundo, o “David” de Michelangelo. Feita em mármore, ela representa o herói bíblico David e se tornou um símbolo da cidade e da proeza artística do Renascimento. A galeria também contém outras esculturas de Michelangelo, incluindo a série “Prisioneiros”, que oferece um vislumbre de seu processo criativo.

02 – Praça Michelangelo

firenze itália

A Praça Michelangelo (Piazzale Michelangelo) fica no topo de uma montanha e de lá você tem vista para o centro histórico de Firenze. No centro da praça está uma réplica de bronze do “David” de Michelangelo. A estátua foi colocada ali para homenagear o artista e suas contribuições à cidade.

A vista da praça é deslumbrante e os visitantes podem ver marcos como a Basílica de Santa Maria del Fiore, a Ponte Vecchio, o Palazzo Vecchio e as colinas que cercam a cidade. Também existem cafés e lojas de souvenirs na região, permitindo aos visitantes saborear bebidas enquanto apreciam a vista.

03 – Palácio Pitti

O Palácio Pitti (Palazzo Pitti) é um importante marco arquitetônico e cultural da cidade. Nele você encontra vários museus e galerias que apresentam uma ampla variedade de arte, artefatos históricos e moda. Originalmente encomendado por Luca Pitti, um rico banqueiro florentino, em meados do século XV, foi adquirido pela família Medici no século XVI.

O complexo do palácio inclui os famosos Jardins Boboli, com esculturas, fontes e uma vistas deslumbrantes da cidade. Além disso, você pode visitar a Galeria Palatina (com obras de artistas renomados como Rafael, Ticiano, Caravaggio e Rubens), a Galeria de Arte Moderna, o Museu da Prata, a Galeria de Trajes, o Museu da Porcelana e os Apartamentos Reais.

As Melhores Atrações Internacionais [Guias]

04 – Catedral de Santa Maria del Fiore

A Catedral de Santa Maria del Fiore é uma obra-prima da arquitetura gótica. A ideia de construir uma grande catedral para substituir a existente Catedral de Santa Reparata foi concebida no século XIII. Essa nova catedral pretendia demonstrar a riqueza e o prestígio de Firenze como um importante centro de comércio e cultura.

Sua cúpula de Brunelleschi é um feito notável de engenharia é uma maravilha arquitetônica. É a maior cúpula de tijolos do mundo e foi uma conquista inovadora no início da Renascença. O interior da cúpula apresenta um impressionante afresco, “O Juízo Final”, pintado por Giorgio Vasari e seus assistentes.

Ao lado da catedral está a torre dos sinos independente, conhecida como Campanile de Giotto. Além disso, você encontra o Batistério, dedicado a São João Batista, um dos edifícios mais antigos de Firenze. Ela é, com certeza, um símbolo da cidade.

05 – Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio é emblemática e histórica. Sua origem, apesar de controversa, remonta ao período romano e sua estrutura original era provavelmente uma ponte de madeira. A atual ponte de pedra, construída em 1345, substituiu uma série de pontes de madeira que haviam sido destruídas pelas enchentes.

Uma das características mais marcantes da Ponte Vecchio é a fileira de lojas que ladeiam a ponte. Originalmente ocupadas por açougues e peixarias, às lojas hoje abrigam joalherias, negociantes de arte e lojas de souvenirs para turistas.

06 – Piazza della Signoria

firenze mapa turístico

A Piazza della Signoria fica bem no centro de Firenze e nela você encontra várias esculturas, palácios e monumentos importantes. Durante muito tempo ela serviu como centro político e cívico de Firenze. Para você ter uma ideia, foi lá que a influente República de Firenze realizou cerimônias, eventos e discussões públicas.

A galeria Loggia dei Lanzi, repleta de esculturas ao ar livre, está localizada na esquina da praça, perto do Palazzo Vecchio. Possui várias esculturas importantes, incluindo “Perseu com a cabeça de Medusa” de Cellini e “Estupro das Mulheres Sabinas” de Giambologna. Também está a Fonte de Netuno e a uma cópia da icônica estátua “David” de Michelangelo. Aliás, a estátua ficava ali antes de ser transferida para a Galeria Accademia para preservação.

07 – Basílica de Santa Cruz

A Basílica di Santa Croce (Basílica da Santa Cruz) é um importante marco religioso e cultural da cidade. Trata-se de  uma das igrejas franciscanas mais importantes da Itália e foi construída ao longo de várias décadas, tendo essa construção com arquitetura gótica  começado no final do século XIII,

Localizada no centro histórico de Firenze, fica na Piazza Santa Croce e é cercada por ruas e edifícios encantadores. Ela é frequentemente chamada de “Templo das Glórias Italianas” devido às muitas figuras famosas enterradas dentro de suas paredes. A igreja abriga os túmulos e monumentos de vários indivíduos proeminentes, incluindo Michelangelo, Galileo Galilei, Niccolò Machiavelli e Dante Alighieri.

EuroTrip: Dicas de Como Fazer Uma Viagem Pela Europa

08 – Galleria degli Uffizi

A Galleria degli Uffizi é um palácio belíssimo de Firenze. Ela abriga um dos museus mais famosos e antigos do mundo. As coleções presentes na Galleria correspondem a obras do século XII ao século XVIII. 

Por lá, você encontrará diversas salas, e as escolas/estilos ficam dispostos em ordem cronológica. Além disso, o museu possui a melhor coleção do mundo de obras do Renascimento! 

09 – David 

Apesar de já ter sido mencionado entre os pontos turísticos, é impossível não dar um destaque ao David de Michelangelo, uma escultura belíssima e repleta de complexidade. Ela é uma das obras renascentistas mais importantes e famosas do mundo, retratando o herói bíblico com uma anatomia ultra realista. 

Sem dúvidas, vale muito a pena visitar essa obra, mesmo se não estiver com tempo para explorar toda a Galleria dell’Accademia!

Conclusão

Vale a pena visitar Firenze, pois a cidade italiana é a capital da arte e da cultura e você precisa incluí-la no seu roteiro de viagem pela Itália. Aliás, ela é considerada o berço da Renascença e na Galeria Uffizi, por exemplo, você encontra uma coleção incomparável de obras-primas. Sem contar que o significado histórico da cidade salta aos olhos e a arquitetura mistura os estilos gótico, renascentista e barroco.

Outro fator é que o seu centro histórico é compacto e delicioso de explorar. Suas ruas estreitas, praças e mercados criam um ambiente íntimo e acolhedor. Além disso, o rio Arno atravessa a cidade e aumenta o seu encanto romântico, especialmente quando visto da Ponte Vecchio ou da Praça Michelangelo.

Caso você seja amante da boa culinária, a cozinha toscana é conhecida pela sua simplicidade e utilização de ingredientes frescos e de alta qualidade. Em Firenze você encontra uma grande variedade de trattorias, osterias e restaurantes italianos onde pode saborear pratos tradicionais como ribollita (sopa), bistecca alla fiorentina (bife florentino) e pappa al pomodoro (sopa de tomate e pão).

Sem contar que é uma cidade que pode ser visitada a pé, o que facilita explorar suas atrações. A maioria dos principais pontos turísticos ficam a uma distância razoavelmente curta um do outro. Porém, Firenze conta com ainda com um eficiente sistema de transporte público, incluindo ônibus e bondes, permite uma movimentação conveniente dentro da cidade e seus arredores.

Por fim, Firenze é conhecida por seus artigos de couro de alta qualidade, incluindo bolsas, sapatos e jaquetas. Na cidade existem várias lojas que oferecem produtos artesanais e boutiques de designers e fazer compras por lá pode ser uma experiência e tanto. 

Não deixe de explorar a zona rural da região da Toscana. Faça passeios de um dia para as vinhas, cidades medievais como Siena e San Gimignano, e a região de Chianti. Você vai se apaixonar pela Toscana! 

Tour pela Europa: Custos, Dicas e 20 Roteiros Incríveis

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

eSIM Grécia: Como Contratar, Valores, Planos e Alta Conexão

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

eSIM Bélgica: Como Contratar, Planos e Benefícios Imperdíveis

eSIM Inglaterra: Planos Personalizados, Alta Cobertura e Contratação

Leia mais

Seul é uma cidade sul-coreana repleta de atratividades para os turistas, possibilitando os mais variados tipos de experiências culturais, históricas e turísticas.  E, como toda viagem pode se tor(...)

Leia mais

Connecticut é um belíssimo estado dos Estados Unidos, oferecendo aos seus visitantes muitas paisagens de tirar o fôlego, pontos turísticos, cultura e história. Uma viagem para esse destino é sens(...)

Leia mais

Viaje tranquilo com o eSIM Grécia: internet ilimitada, suporte 24 horas e ativação instantânea! Não é da noite para o dia que se planeja uma viagem à Grécia, mas é em segundos que se adquire um e(...)

Leia mais

Colorado é um dos 50 estados estadunidenses e possui uma beleza natural fantástica, que encanta a qualquer pessoa. Se você está pensando em visitar esse belo destino, pode ter a certeza de que nã(...)

Leia mais

Uma visita à Albânia é uma vivência inesquecível e que foge das tradicionais relacionadas à Europa. Esse pequeno país é uma grande fonte de diversão, história e cultura, proporcionando uma experi(...)

Leia mais

Uma viagem à Turquia é uma mega experiência cultural, oferecendo diversas aventuras idiomáticas, gastronômicas, interpessoais e turísticas de modo geral.  Mas, para ela ficar ainda melhor, você p(...)

Leia mais

Viajar para a França já é, por si só, uma experiência fantástica e, sem dúvidas, inesquecível. Mas, com o auxílio de um bom eSIM internacional, essa jornada consegue ficar ainda melhor!  Esse equ(...)

Leia mais

Diga adeus aos chips físicos e olá ao futuro com o eSIM Espanha da AmericaChip – simplicidade na palma da mão. Ao longo da história, a tecnologia tem simplificado nossas vidas (e nos conectado de(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h