Europa

O Melhor de Sintra: Curiosidades, Clima e os 10 Melhores Pontos Turísticos

Sintra

Sintra é uma vila portuguesa muito charmosa que se destaca pelo seu romantismo e belezas naturais que a tornam, sem dúvida, um destino que vale a pena visitar em Portugal. 

Conhecida por ter uma arquitetura romântica do século XIX, Sintra conta com um tesouro de maravilhas históricas, arquitetônicas e naturais que oferece uma viagem no tempo.

Por lá você encontra muitos lugares interessantes para visitar, desde palácios históricos até o Castelo dos Mouros. Confira tudo sobre Sintra para visitar na sua viagem para Portugal!

Sintra: curiosidades e história

A história de Sintra é impressionante, pois nela foram encontrados vestígios arqueológicos que demonstram que ela já era habitada desde o período neolítico. Os romanos também marcaram presença em Sintra, onde construíram moradias e quintas. Aliás, no século VIII, os mouros construíram um castelo num dos pontos mais altos de Sintra.

Durante a Idade Média, Sintra se tornou um refúgio de verão que era o favorito dos reis e rainhas portugueses. Por conta de seu clima fresco, a cidade ganhou o coração dos monarcas também por ter paisagens exuberantes. O Palácio Nacional de Sintra, no coração da vila, foi residência real entre os séculos XV e XIX.

Entre as principais curiosidades de Sintra está o Cabo da Roca. Próximo da vila, é o ponto mais ocidental da Europa continental, onde você encontrará um monumento que assinala este importante ponto geográfico. Além disso, o famoso poeta britânico Lord Byron passou um tempo em Sintra, que ele descreveu como um “Glorious Eden” em seu poema épico “Childe Harold’s Pilgrimage”.

Outra curiosidade é que a Quinta da Regaleira, um dos locais icônicos de Sintra, é conhecida por seus sinais e símbolos relacionados à maçonaria, aos Cavaleiros Templários e Rosacruzes. O poço de iniciação da propriedade, que dizem representar os ritos de iniciação dos Cavaleiros Templários, é uma prova disso.

Por fim, Sintra é conhecida por ter um microclima considerado único. Mesmo no calor do verão português, a vila normalmente desfruta de temperaturas mais baixas devido à sua localização na Serra de Sintra e à influência do Oceano Atlântico.

Viagem Para Portugal: 20 Roteiros Imperdíveis, Vida Noturna e Pontos Turísticos

Clima e melhor época para conhecer Sintra

Em Sintra você conta com um clima marítimo temperado caracterizado por invernos frescos e úmidos e verões quentes e relativamente secos. Como referido, a cidade é bem conhecida pelo seu microclima único, muitas vezes mais fresco e enevoado do que na capital Lisboa, que fica a apenas 25 km de distância.

A decisão de sobre qual melhor época para visitar  Sintra, vai depender do seu estilo de viagem. Se você gosta de calor e não se importa com as multidões de turistas, os meses de verão podem ser os melhores. Contudo, caso você prefira temperaturas mais amenas e locais mais vazios, considere visitar Sintra nos meses da primavera (ideal entre abril e início de junho) ou no outono (nos meses de outubro e novembro).

O que fazer em Sintra: 10 Melhores Atrações

Agora que você já conhece algumas curiosidades de Sintra é hora de conferir algumas dicas de turismo que vão marcar a sua viagem. Confira.

01 – Palácio Nacional de Sintra

Palácio Nacional de Sintra

O Palácio Nacional de Sintra é um dos locais mais famosos de Sintra. Com uma história de mais de mil anos, ele serviu de residência real desde o início do século XV até o final do século XIX, tornando-se o palácio real mais usado em Portugal. O seu estilo arquitetônico é único e mostra as influências dos mouros, gótica e manuelina.

As características exteriores que mais chamam a atenção dos visitantes são as duas grandes chaminés cônicas que se estendem desde a cozinha do palácio. Elas podem ser vistas de uma grande distância e acabaram se tornando um dos símbolos de Sintra. No interior, o palácio apresenta uma variedade de quartos ricos em detalhes e decoração.

02 – Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira é um palácio famoso em Sintra, Portugal. O local é conhecido por ter estruturas arquitetônicas únicas. Sem contar que os jardins decorativos são impressionantes e existem muitos símbolos misteriosos relacionados à alquimia, maçonaria, cavaleiros templários e rosacruzes.

Desde 1998, a Quinta da Regaleira é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO e está aberta ao público. As pessoas que visitam podem explorar o palácio, a capela e os jardins e ainda desfrutar das grutas e túneis e absorver a atmosfera misteriosa e romântica que a propriedade exala. 

Veja tambem: Visto para Portugal: Situações em Que Portugal Exige, Categorias e Tipos

03 – Azenhas do Mar

A vila de Azenhas do Mar é linda e encantadora. Ela fica nas falésias do concelho de Sintra e se destaca por sua beleza pitoresca e vistas incríveis. Suas casas brancas construídas na encosta são um charme, pois destacam o poder do vasto oceano abaixo e criam uma paisagem incrível.

Além disso, bem no pé das falésias, você encontra uma bela piscina natural oceânica. As pessoas que nela nadam, se refrescam com as ondas do Oceano Atlântico. Também existe um pequeno areal nas Azenhas do Mar, que fica mais exposto na maré baixa. É um local agradável para relaxar e apreciar a beleza do Oceano Atlântico e das falésias em volta.

04 – Palácio de Queluz

O Palácio Nacional de Queluz que fica no subúrbio de Lisboa, é conhecido como o “Versalhes português” e é uma residência real. Aliás, é um dos últimos grandes edifícios rococós a serem projetados na Europa sendo notável por sua mistura harmoniosa de estilos arquitetônicos, interiores requintados e jardins amplos.

Além disso, o palácio serviu de residência real até à queda da monarquia portuguesa em 1910. Nele nasceu e morreu o rei D. Pedro IV, por isso a história do local está intimamente ligada a acontecimentos marcantes da história portuguesa. Atualmente, o Palácio de Queluz está aberto ao público e é usado para eventos de Estado e pelo Presidente da República Portuguesa e outros funcionários do governo.

05 – Cabo da Roca 

Cabo da Roca em Sintra

O Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa continental. É ali que o continente “acaba” e o Oceano Atlântico começa. As suas coordenadas geográficas são muitas vezes referidas poeticamente como o local “onde a terra acaba e o mar começa”, frase do poeta português Luís de Camões.

No Cabo da Roca está um farol que fica a 150 metros acima do nível do mar. A obra orienta navios desde a sua construção em 1772 e é um dos mais antigos e importantes faróis de Portugal. Lá também existe um monumento com uma cruz e uma inscrição que assinala o Cabo da Roca como o ponto mais ocidental da Europa continental.

06 – Chalet Condessa d’Edla

O Chalet Condessa d’Edla fica no Parque e Palácio da Pena. Construído pelo Rei Fernando II e sua segunda esposa, Elise Hensler, Condessa d’Edla, serviu como um refúgio privado nos extensos terrenos da Quinta da Pena. O Chalet e o Jardim da Condessa d’Edla foram projetados seguindo o modelo dos chalés alpinos, populares na época.

07 – Palácio Biester

O Palácio Biester é conhecido por ter uma aparência misteriosa e única no estilo arquitetônico neogótico. Construído no final do século XIX, foi encomendado por Ernesto Biester, um cidadão português rico que vivia na região de Sintra. Ele foi projetado pelo arquiteto italiano Luigi Manini, profissional que também trabalhou em outros famosos edifícios de Portugal, incluindo a Quinta da Regaleira.

08 – Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros é um castelo medieval incrível que fica no topo de uma grande montanha em Sintra. O local é muito visitado e se tornou popular por conta de sua história, mas também por oferecer vistas panorâmicas sensacionais. Construído durante os séculos VIII e IX, é um símbolo do período de domínio dos muçulmanos na Península Ibérica.

09 – Palácio de Seteais

O Palácio de Seteais é, hoje, um hotel de luxo. Contudo, o palácio neoclássico foi construído no final do século XVIII e é conhecido por seu elegante estilo neoclássico. Tem uma disposição simétrica e seus interiores são lindamente decorados, com detalhes decorativos como afrescos, móveis antigos e tapeçarias ornamentadas. Cada quarto é distinto e contribui para a aura geral de refinamento e grandeza do palácio.

10 – Palácio de Monserrate

Palácio de Monserrate em Sintra

O Palácio de Monserrate é uma mansão requintada do século XIX. Seu estilo arquitetônico é único e combina influências góticas, indianas e dos mouros. O edifício é considerado uma obra-prima do romantismo e seus interiores são igualmente impressionantes, com ricos trabalhos em gesso, colunas e arcos.

Documentos para passaporte: quais vai precisar, quanto custa.

Melhores lugares para se hospedar em Sintra

A cidade de Sintra atrai milhares de turistas todos os anos. A cidade, que é Patrimônio Mundial da UNESCO, está preparada para receber bem seus visitantes e oferece uma variedade de hotéis e acomodações para atender a diferentes preferências e orçamentos. Tanto na região mais central da cidade quanto nos arredores, certamente você encontrará boas ofertas. Confira abaixo os melhores lugares para se hospedar em Sintra:

Tivoli Palácio de Seteais: 

O hotel de luxo (5 estrelas) fica no Palácio de Seteais. Os quartos são decorados de maneira elegante e você ainda conta com um spa de serviço completo e um restaurante que serve cozinha tradicional portuguesa. Do hotel, os hóspedes podem desfrutar de vistas panorâmicas do Castelo dos Mouros e do Palácio da Pena.

Lawrence’s Hotel: 

O hotel Lawrence’s afirma ser o hotel mais antigo da Península Ibérica. Ele oferece uma mistura de charme clássico e conforto moderno, com quartos bem equipados e um restaurante que serve pratos portugueses e internacionais.

Conheça as 20 Melhores Universidades de Portugal e Dicas Incríveis de Como se Candidatar

Sintra Boutique Hotel

Bem no centro de Sintra, o hotel Sintra Boutique oferece fácil acesso ao Palácio Nacional de Sintra e à Quinta da Regaleira. Tem quartos modernos, um restaurante e um bar.

Chalet Saudade

O Chalet Saudade é basicamente uma casa de hóspede vintage que oferece quartos lindamente decorados. Eles refletem a história romântica de Sintra e está localizado bem próximo da estação ferroviária da cidade.

Pestana Sintra Golf Resort & SPA Hotel

Pestana Sintra Golf Resort & SPA Hotel

No Pestana Sintra Golf Resort & SPA Hotel você pode jogar golfe, pode aproveitar sua visita a Portugal para desfrutar deste hotel de 4 estrelas. Ele fica num campo de golfe e conta com uma piscina exterior, um spa e um restaurante.

Casa Miradouro

A pousada Casa Miradouro oferece quartos confortáveis com vista para o mar ou para a montanha. É uma ótima opção se você está procurando uma sensação de se hospedar em uma casa com a sensação de estar em família.

Penha Longa Resort

O resort de luxo Penha Longa fica entre as montanhas da Reserva Natural de Sintra Cascais. Possui campos de golfe, um spa e vários restaurantes.

Tour pela Europa: Custos, Dicas e 20 Roteiros Incríveis

Conclusão

Cada monumento, desde as imponentes muralhas do Castelo dos Mouros até ao Palácio da Pena em tons pastel, situado no topo da montanha, conta a sua própria história. De ressaltar que a diversidade arquitetônica enche os olhos e abrange os estilos gótico, renascentista, mourisco e manuelino.

Depois, ao visitar a encantadora Quinta da Regaleira, com os seus túneis subterrâneos e o icônico Poço da Iniciação. Vá ao Palácio de Monserrate e não esqueça de conhecer o Palácio Nacional de Sintra, conhecido pelas suas chaminés gêmeas.Você vai presentear os seus olhos. 

Se divirta em Sintra, se encante pela arquitetura e aproveite a riqueza natural da cidade. Aliás, o Parque Natural Sintra-Cascais, um dos maiores parques da região de Lisboa, apresenta diversas paisagens. Nele você encontra desde florestas e costa acidentada a dunas e lagoas. Por isso, o local atrai os amantes da natureza e quem gosta de atividades ao ar livre.

Por fim, a gastronomia também vale a pena. Por lá você encontra doces tradicionais como os famosos travesseiros de Sintra e queijadas. É uma fusão única de história, arquitetura, natureza e gastronomia que faz de Sintra um destino que sai do comum. Se você gosta de história, é um amante da natureza ou se encanta pela arquitetura, Sintra oferece uma experiência memorável que vale, sem dúvida, a viagem.

Antes de viajar para Europa, não esqueça de comprar seu chip internacional com a America Chip e viajar conectado durante as suas férias! 

Comentários:

2 thoughts on “O Melhor de Sintra: Curiosidades, Clima e os 10 Melhores Pontos Turísticos

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá, Maris, obrigado pelo retorno positivo do meu trabalho! Escrevo com muito carinho. Forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Málaga: 14 Melhores Atrações Turísticas, Gastronomia e Guia

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Saiba mais sobre o clima de Portugal, melhor época para visitar e estações

Explore mais sobre o Lago Ness: incríveis histórias e paisagens deslumbrantes

Leia mais

Com um charme maior do que qualquer cidade da Europa, o Ushuaia vai te surpreender! Conheça agora esse espetáculo no fim do mundo.  Se você já ouviu falar de Ushuaia, provavelmente foi com a(...)

Leia mais

O Obelisco é um dos marcos históricos de Buenos Aires e da Argentina. Inaugurado em 23 de maio de 1936 para comemorar o quarto centenário da fundação da cidade, ele fica na Plaza de la República.(...)

Leia mais

A moeda chilena, o peso chileno (CLP), é essencial para sua viagem ao Chile. Descubra como trocar dinheiro com as melhores taxas, conheça as cédulas e moedas em circulação e aproveite ao máximo s(...)

Leia mais

Ao planejar sua viagem para Mendoza, prepare-se para explorar vinícolas icônicas, admirar a imponente Cordilheira dos Andes e se perder nas belezas naturais da região. Mendoza é um destino que pr(...)

Leia mais

Quer economizar na sua próxima viagem à Argentina? Descubra tudo sobre o peso argentino, desde suas características até as melhores formas de câmbio. Evite surpresas e aproveite cada detalhe dess(...)

Leia mais

Conheça Alexandria, uma cidade que, sem deixar sua história (e a do país) de lado, oferece a cada um de seus visitantes uma experiência de viagem única no Egito. A cidade de Alexandria, que se es(...)

Leia mais

A cidade de Málaga fica no sul da Espanha, mais precisamente na comunidade autônoma de Andaluzia. É uma cidade com muita, mas muita história e que remonta a mais de 2.800 anos. Por isso, hoje vam(...)

Leia mais

O repetidor de sinal Wi-Fi amplia a cobertura de internet em casas, escritórios, empresas, ambientes industriais, lojas, áreas externas e espaços públicos, garantindo uma conexão mais estável e r(...)

Leia mais
Compre agora pelo WhatsApp