Dicas de Viagem

Conheça as 20 Melhores Universidades de Portugal e Dicas Incríveis de Como se Candidatar

12 de dezembro de 2022

As Universidades em Portugal possuem um alto padrão acadêmico, sendo consideradas uma das melhores no mundo. Confira neste artigo quais são as melhores, quais aceitam o ENEM e como ingressar.

*Atualizado em 12 de dezembro de 2022.

Estudar em uma das melhores faculdades de Portugal, com certeza, fará de você um profissional diferenciado. Entre os motivos que têm levado a vários brasileiros a buscar uma oportunidade de estudo em Portugal estão a facilidade em relação ao idioma, o intercâmbio de conhecimentos específicos e diversos acordos entre os dois países.

Ao longo desse texto, falaremos sobre as melhores faculdades de Portugal e como se candidatar em cada uma delas.

Universidades de Portugal que aceitam o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, utilizado por milhões de brasileiros para entrar nas universidades do país, também pode ser utilizado para entrar em universidades em Portugal.

A lista de faculdades que aceitam o exame brasileiro conta com 50 Instituições de Ensino Superior, incluindo grandes centros universitários como Lisboa, Coimbra, Porto, Madeira e Minho.

Melhores faculdades de tecnologia de Portugal

Portugal pode ser também uma boa localidade para estudar tecnologia e aperfeiçoar o conhecimento na área. 

O país possui diversos Institutos politécnicos, dos quais ao menos 16 contam com a possibilidade de ingresso através do Enem. Importantes cidades portuguesas como Coimbra e Porto possuem essas instituições de ensino. 

A Universidade de Coimbra, Universidade Católica Portuguesa, Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Évora e Universidade Nova de Lisboa possuem escolas focadas em alguma ramificação do campo da tecnologia.

Todas estas estão entre as melhores faculdades de Portugal.

Chip Internacional Europa: conexão 4G Ilimitada em Portugal

Nunca foi tão fácil viajar para Europa conectado. Compre ainda no Brasil o seu Chip Internacional Europa, receba no conforto da sua casa e chegue a Portugal com conexão 4G Ilimitada. Você ainda conta com ligações locais.
Agora você também pode contar com o e-Sim Internacional, uma inovação que garante conexão 4G sem precisar do chip físico. A ativação é na hora. Compre aqui!

Custo de vida de um intercambista em Portugal

Algo importante a se pensar na hora de estudar fora do Brasil, é sobre quanto será seu custo de vida. Afinal os gastos com moradia, estudos, alimentação e transporte são inevitáveis para aqueles que decidem estudar nas universidades de Portugal.

É claro que estipular valores é muito complicado, pois cada pessoa possui um estilo de vida diferente e a escolha do curso e instituição faz alterar os preços. Entretanto é possível sim, ter alguns cálculos médios de quanto um intercambista gasta mensalmente morando e estudando em Portugal.

A notícia boa é que para os estudantes existem muitas opções interessantes, como dividir um apartamento com algum amigo ou até mesmo morar em repúblicas que, já diminui os custos consideravelmente.

Todavia, nem tudo são flores, diferente do Brasil, todas as universidades de Portugal são pagas, mesmo que sejam públicas. Sendo assim, as mensalidades devem ser incluídas no seu orçamento.

Por fim, um estudante deve gastar por mês entre 600 a 1000 euros, isso com alimentação, casa e deslocamento. Sendo que é possível que nesses valores já estejam os gastos com a faculdade, em casos de mensalidades mais baratas. Um custo de vida relativamente baixo se comparados com outros lugares da Europa. 

Saiba como conseguir uma bolsa de estudos para Portugal

Conseguir uma bolsa de estudo em uma universidade em Portugal é o sonho de vários vestibulandos do Brasil. Ter um estudo de qualidade combinado a toda experiência de morar na Europa realmente é uma realidade incrível de se pensar. 

Sendo que as chances disso acontecer é muito maior do que muitos pensam, pois várias empresas dão incentivos de estudos para fora do país, como é o caso do programa Bolsas Santander, que oferece estruturas excelentes para esses futuros estudantes.

Outra oportunidade é a iniciação nessas faculdades de Portugal pelo ENEM, já que muitas delas dão excelentes bolsas e descontos para as melhores notas desta prova. Sem contar que muitas instituições de ensino, desse próprio país, oferecem processos seletivos para concorrer a uma bolsa integral de estudos.

Vale ressaltar que essas oportunidades são únicas e é preciso ter perseverança em todo  processo, por isso algumas das dicas são: se dedique ao máximo, seja organizado e mantenha seu foco. Sair do Brasil nunca foi simples, mas, com certeza, não é impossível!

Conheça as 20 melhores faculdades de Portugal

universidade do Porto

1. Universidade do Porto e como se candidatar

Fundada há mais de 100 anos, a Universidade do Porto é um dos principais destinos de brasileiros que vão à Portugal estudar.

Para se candidatar nesta que é considerada a mais internacional das faculdades portuguesas (que possui acordos principalmente com países de língua portuguesa), é importante ficar atento ao prazo, que é sempre em Janeiro.

Além da possibilidade de cursar licenciaturas, pessoas graduadas podem tentar ingressar no Mestrado nesta Instituição de Ensino.

Vale lembrar que a nota do Enem pode ser utilizada.

2. Universidade Nova de Lisboa e como se candidatar

A Universidade Nova de Lisboa tem como ponto forte a área de gestão e finanças. Cada uma das faculdades que compõem a Instituição tem um regulamento próprio para o ingresso de estudantes estrangeiros.

Estudantes brasileiros também podem utilizar a nota do Enem.

3 – Universidade de Lisboa e como se candidatar

Uma das melhores faculdades de Portugal e a maior universidade do país, possui 11 escolas e 7 Institutos. A Instituição ganha destaque principalmente nos cursos mais tradicionais, seja nas humanidades, biológicas ou exatas.

Mais uma faculdade que aceita o Enem como entrada, o estudante deve ficar atento ao site da Instituição, onde é postado os maiores detalhes da entrada de estudantes estrangeiros.

4. Universidade de Aveiro e como se candidatar


A Universidade de Aveiro, na Costa Oeste de Portugal, possui duas formas de ingresso: para licenciatura e pós-graduação. 

A seleção ocorre em três fases, iniciando logo em janeiro e o ano letivo começando a partir de setembro. 

O processo de ingresso na instituição ocorre através da plataforma online da instituição.

A Universidade de Aveiro é uma Instituição de Ensino Superior relativamente nova, da década de 1970 e tem como alguns dos seus destaques o curso de Medicina e Direito.

5. Universidade de Coimbra e como se candidatar

Universidade Coimbra

A Universidade de Coimbra é uma das instituições mais buscadas pelos brasileiros na Europa. Seu ingresso acontece através do ENEM ou realizando o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público (para estudantes com cidadania ou equiparados). 

A Universidade de Coimbra é uma das faculdades mais célebres da Península Ibérica, muito forte nas Ciências Humanas e Engenharias.

6. Universidade do Minho e como se candidatar

A UMinho é uma instituição bastante elogiada e está sempre no ranking de melhores instituições. A Universidade integra o grupo de parcerias do INEP, logo, os estudantes podem ingressar através do ENEM.

Seus campus estão distribuídos em duas cidades diferentes:Braga e Guimarães.

7. Instituto Universitário de Lisboa e como se candidatar

O Instituto Universitário de Lisboa faz parte do EEI, o Estatuto do Estudante Internacional que possibilita a entrada de alunos que não fazem parte da União Europeia. 

Para entrar nos cursos de licenciatura, é preciso ficar atento ao calendário. A seleção acontece anualmente e o Centro Universitário possui programas para estudantes internacionais..

Também da década de 1970, o Instituto Universitário de Lisboa tem como foco as Ciências Sociais e as Ciências Humanas Aplicadas.

8. Universidade Católica Portuguesa e como se candidatar

Para se candidatar a UCP é preciso ter feito o ENEM e concluído o Ensino Médio. Além do mais, é preciso ter formação no ensino secundário português ou equivalente.

Alguns cursos da UCP não podem ser acessados através do ENEM. Administração, Gestão de Empresas e Economia precisam de aprovação na prova de Matemática A ou SAT Mathematics Level 2, que são feitas no próprio país.

9. Universidade de Évora

A UÉ também necessita de formação do Ensino Secundário Português além de aprovação através do ENEM. A candidatura é feita através do site da instituição e é necessário estar de posse dos documentos básicos.

A Universidade da pequena cidade de Évora tem forte atuação nas Ciências Humanas e possui forte presença de estudantes brasileiros.

10. Instituto Politécnico do Porto  e como se candidatar

universidade de portugal

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) passou a aceitar o ENEM como forma de ingresso de estudantes brasileiros em 2015. Para isso, o estudante interessado deve ficar atento ao calendário, com seletivas abertas no final do segundo semestre de cada ano.

A Instituição de Ensino Superior é bem plural no seu catálogo de cursos e, por meio de acordo entre as nações de língua portuguesa, é concedido a estudantes brasileiros descontos nos gastos estudantis na universidade.

11 – Universidade dos açores

Considerada uma das mais sólidas universidades de Portugal, a Universidade dos Açores já existe há décadas. Ela fica localizada no arquipélago dos Açores, o qual é constituído por três ilhas vigentes, Terceira, São Miguel e Faial.

Essa universidade possui uma ótima geografia para os estudos de Atlântica, mas também na maioria das áreas do conhecimento, pois tem uma infraestrutura bem completa para os estudos. Sem contar que a rede de ensino prioriza a interação com várias outras instituições de educação por todo o mundo.

E se você é estrageiro, fique tranquilo, a Universidade dos Açores é bem conhecida por ter uma ótima recepção para os estudantes de outros países. E se for o caso de residir, a instituição conta com duas unidades de moradias, uma em Angra do Heroísmo(Terceira) e outra em Ponta Delgada (São Miguel).

12 – Universidade do Algarve

A Universidade de Algarve é um centro de estudos para ensino superior e técnico particular de Portugal. Ela é considerada o berço dos estudantes estrangeiros, já que mais da metade desses escolhem como destino, ingressar nos estudos nesta universidade. 

Localizada ao sul de Portugal, a instituição fica em Faro, capital da região de Algarve, tendo também mais outros 2 campus. Algo muito interessante para os alunos é que a universidade é dividida por áreas do conhecimento. Dessa forma, os segmentos se tornam ainda mais específicos. Assim, totalizando 8 escolas e faculdades sub internas que constituem a rede de ensino. 

Outro diferencial, que torna Algarve uma das melhores faculdades de Portugal, é que além do ensino superior ela também é um centro politécnico. Com isso, os cursos técnicos são uma ótima opção para ingressar nos estudos na sua área. 

13 – Universidade da Beira Interior

Você já pensou em ingressar na vida acadêmica no interior? Muitos estudantes optam por essa opção por diversos motivos. A Universidade da Beira Interior fica localizada em Covilhã e é considerada uma das melhores faculdades de Portugal, com prémios mundiais.

Quando essa universidade foi criada, ela foi totalmente elaborada para dar a melhor oportunidade de estudos para os alunos, visando também melhorar o próprio mercado socioeconômico da região. Dessa maneira, Beira Interior disponibiliza cursos das 5 áreas do conhecimento, sendo considerada a quinta melhor faculdade de Portugal.

Mas não se engane achando que a vida nessa região será pacata e sem graça. A badalação da vida universitária está por todo canto. E as experiências irão te surpreender em todos os sentidos. 

14 – Universidade da Madeira

universidade d madeira portugal

A Universidade da Madeira é uma das mais novas da Europa. Contudo ela está no ranking das melhores faculdades de Portugal pela sua excelência no ensino aos alunos.

Com mais de 60 cursos oferecidos, essa universidade possui uma infraestrutura impecável, com salas amplas, laboratórios e espaços de convivência bem planejados, além de contar com Centros de Pesquisas com financiamento público. 

Mas se sua intenção é somente complementar o currículo, a universidade da Madeira também é o lugar certo. Ela possui diversos cursos para doutorado e mestrado, alavancando ainda mais sua carreira com uma educação de qualidade.   

15 – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Ao Norte de Portugal, você encontra a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a qual é considerada uma das melhores faculdades do país. 

O campus central conta com um dos maiores jardins botânicos da Europa. É também de impressionar a excelência na infraestrutura que conta com laboratórios, equipamentos, bibliotecas e salas repletas de tecnologias e inovação. 

Há uma grande diversidade de cursos e áreas, para quem vai fazer um mestrado, por exemplo, com certeza vai se apaixonar pelas opções riquíssimas. E para os estrangeiros, essa universidade pode ser o lugar certo, pois ela abriga acadêmicos de mais de 40 países. 

16 – ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

Na capital do país é onde se localiza o Instituto Universitário de Lisboa, considerada internacionalmente uma das melhores faculdades de Portugal. A universidade também é a maior em termos de alunos e orçamento, acolhendo mais de 50 mil estudantes. 

Sobre diversidade de cursos, com certeza o ISCTE não deixa a desejar. São mais de 18 faculdades de acordo com as áreas de especialização e mais de 400 cursos disponíveis. Um verdadeiro sonho para os acadêmicos, tanto que os olhares encantados permeiam estudantes pelo mundo todo. 

E para os brasileiros, a Universidade de Lisboa oferece uma chance a mais, já que é possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

17 – Instituto Superior Miguel Torga

O Instituto Superior Miguel Torga, é uma universidade de cunho particular, localizada em Coimbra. A rede de ensino é muito focada na ciência e inovação. 

Possuindo diversos cursos de graduação e pós-graduação,o lema dessa faculdade é priorizar o ensino de qualidade. Unindo sempre o método científico com a tecnologia, a favor da educação. 

Com mais de 75 anos de experiência, o Instituto Superior Miguel Torga tem se tornado cada vez mais atraentes para os acadêmicos e assim vem sendo considerado uma das melhores faculdades de Portugal. 

18 – Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões

Lisboa, também conta com outra excelente universidade, a Autónoma de Lisboa Luís de Camões. Com um estilo de metodologia mais humanista encanta os estudantes sem perder a seriedade da aprendizagem.

Possuindo diversos cursos, tanto de licenciatura, mestrados e doutorados. A faculdade é a mais antiga instituição privada do país. Por isso, sua visibilidade e reconhecimento são inegáveis em toda a Europa. 

A Autónoma também impressiona em sua priorização na formação de alunos em todos os parâmetros sociais, que vão além dos resultados acadêmicos, mas sim como construção cultural, artística, tecnológica e científica. 

19 – Universidade da Maia

Universidade da Maia portugal

A universidade da Maia é uma tradicional faculdade, sendo considerada também uma das melhores de Portugal.

Apesar de ser uma instituição privada, ela conta com diversas redes de apoio para os estudantes, nacionais e internacionais, como financiamentos e bolsas.

Um ensino de qualidade e aprendizagem dinâmica, baseada sempre no científico, é a priorização da universidade. Preparando o aluno para alavancar sua carreira no período pós acadêmico. 

20 – Universidade Europeia

A Universidade Europeia é uma faculdade privada em Lisboa, na capital de Portugal. A metodologia dessa instituição prioriza a formação intelectual mas também a sociocultural dos estudantes.

Para os estrangeiros, ingressar nos estudos nesta universidade pode significar uma porta de entrada para a Europa como um todo, além disso, terão a garantia de um aprendizado de sucesso.

Saiba qual universidade de Portugal possui mais brasileiros

Várias universidades em Portugal possuem muitos nativos do Brasil e uma prova disso são os quase 20 mil estudantes brasileiros em Portugal. Com exatidão não é possível estipular a faculdade com mais brasileiros, porém a Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa e Universidade do Porto, por serem muito famosas, abriga todos os anos centenas de estudantes do Brasil.

Outra vantagem é que mais de 50 universidades de Portugal, aceitam o ingresso pelo ENEM, sendo uma oportunidade e tanto para os seus estudos no exterior e tendo a possibilidade de contato com outros brasileiros.  

Documentos necessários para estudar em Portugal

Quais diplomas brasileiros sao aceitos em Portugal

Um momento importante é a preparação dos documentos para estudar no exterior, pois somente com eles é possível garantir uma vaga nas universidades em Portugal. É preciso ficar atento a todos os detalhes, para que no momento do envio não esteja faltando nada.Veja quais são esses documentos básicos e como consegui-los. 

Carta de aceitação

A carta de aceitação é um documento essencial, ela é praticamente a sua aprovação na rede de estudos que você escolheu. Depois de todo o processo seletivo, a universidade vai enviar essa carta a você como a garantia da vaga para iniciar seus estudos. Você consegue esse documento com a própria instituição ainda aqui do Brasil.

Visto de estudante

Você já deve saber que para residir em qualquer país é necessário ter um visto que permita a sua permanência e para os futuros estudantes de Portugal não é diferente. Você precisa solicitar o visto de permanência estudantil junto ao Consulado de Portugal aqui do Brasil, no site você confere todo o passo a passo para isso.

Passaporte válido

Se você ainda não tem um passaporte? Então fique atento, ele precisa ser um dos primeiros documentos a serem providenciados quando se pensa em estudar fora do país. De uma forma bem simples e rápida você consegue agendar para fazer pelo site da Polícia Federal e com pagamento da taxa você terá em mãos seu passaporte válido. 

Certificado de antecedentes criminais

Para estudar em uma das universidades em Portugal, o certificado de antecedentes criminais deve estar na lista de documentos a serem enviados. Todo o cidadão brasileiro que possui CPF válido consegue retirar o certificado ainda online de forma totalmente gratuita pelo site da PF.

Comprovação de renda

Talvez o documento mais difícil de conseguir é a comprovação de renda. Isso porque para estudar em Portugal é necessário que você comprove uma renda bruta que garanta seu bem-estar e permanência no país. Geralmente é usado os extratos bancários, pois é por meio deles que está a comprovação que você tem o dinheiro suficiente para sobreviver durante os estudos em Portugal.

Diplomas anteriores

Os diplomas de formação são essenciais para ingressar em qualquer faculdade, já que eles determinam o estágio de estudantil que você está. É preciso que todos sejam enviados, diplomas de faculdades e histórico escolar, como o detalhe que os mesmos precisam ser apostilados como o apostilamento de haia, que dá a internacionalização a esses documentos.

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre cada uma das 20 melhores faculdades de Portugal, que tal começar a se preparar para essa jornada?

Fique sempre atento ao calendário de cada uma das Instituições de Ensino Superior e mantenha os estudos em dia. E capriche no planejamento

E na hora de fazer as malas, não se esqueça de garantir uma boa comunicação durante o período que estiver em Portugal. Para isso, garanta seu chip internacional  tenha internet e ligações sempre que precisar. Veja mais sobre os planos da America Chip para a Europa.

Comentários:

12 thoughts on “Conheça as 20 Melhores Universidades de Portugal e Dicas Incríveis de Como se Candidatar

  1. Mara says:

    Olá. Gostaria de algumas informações.
    Qual melhor universidade de TI, meu enteado quer trabalhar em.programacao ; software. Quais aceitam nota o Enem.

    • Rodrigo Magalhães says:

      O Mara, tudo bem?

      Vou te mandar três excelentes universidades que aceitam o Enem e que tem curso de tecnologia da Informação. Segue abaixo:
      Universidade de Coimbra (UC);
      Universidade do Algarve (UAlg);
      Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria).

      Grande abraço.

  2. Anazita says:

    Olá sou Anazita gostaria de saber se o vestibular que fiz na faculdade que formei e válido aí em Portugal ou vou realizar outro .

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Anazita, tudo bem
      Vai depender de onde você estudou. No caso do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM também pode ser utilizado para estudar em Portugal. Abraços!

  3. Andreia says:

    Olá, Rodrigo tudo bem?
    Vou para Portugal começo de 2023, será que eu consigo me ingressar em alguma universidade usando a nota do Enem? Ou eu preciso fazer tudo enquanto estiver no Brasil? Eu consigo fazer tudo isso estando aí sem o visto???

    • Rodrigo Magalhães says:

      Andreia, como vai?
      Sim, existem várias universidades portuguesas que aceitam as notas do Enem para admissão. Porém o processo de admissão é diferente em cada instituição. Algumas têm trâmites realizados on-line e outras presencial. Tudo vai depender de onde você vai se matricular. Espero ter ajudado! Abraços!

  4. ingrid says:

    bom dia… meus filhos estudam em bahamas, nassau em colegios internacionais… quais os requisitos para entrar numa faculdade portuguesa? grata

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Ingrid, tudo bem?
      Cada universidade tem o seu processo, porém de uma forma em geral os processos são realizados online e no site das universidades de Portugal. Você vai precisar preencher um formulário, anexar documentos como passaporte, certificado de conclusão do Ensino Médio, nota do ENEM histórico escolar, e, em algumas seleções, currículo em modelo europeu e uma carta de motivação.
      Mas como disse, você terá que entrar no site da universidade que tem interesse e buscar as informações relativas a documentos e processos.
      Grande abraço!

  5. Fulvia Horta says:

    ola, boa noite, sou Fúlvia Horta Angolano, formada em arquitectura e urbanismo, na universidade privada de Angola, estou em vias de deixar o meu emprego para trabahar por minha conta, entretanto, gostaria de fazer uma esperialidade em arquitectura de interior ou urbanismo no exterior, a escolha esta entre. Brasil e Portugal.
    podia indicar-me algumas universidadde destes dois países e como fazer para incressar.
    sera possivel e como efectuar a candidatura a partir do meu país.
    MUITO OBRIGADO.

    • Rodrigo blog says:

      Oi Fulvia tudo bem? Em Portugal as universidades com maior credibilidade são a Universidade do Porto, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Lisboa. Já no Brasil, entre as melhores universidades estão a Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como o processo de cada uma é bem complexo e demanda muitos testes e documentações sugiro que você avalie com calma no site de cada instituição. Grande abraço, espero ter ajudado.

  6. Benildo dembue says:

    Olá EU sou benildo dembue angolano gostária de saber sê ten algumas universidades ou instituto politecnico de Portugal que não é necessário fazer exâmes, desde já muito obrigado pela atenção.

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi, Benildo, tudo bem? Realmente não tenho conhecimento de nenhuma faculdade em Portugal que permita a entrada sem a realização de exames. Aqui no Brasil podemos utilizar a nota do ENEM, ou fazer os exames exigidos para instituições. Grande Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

A Bulgária irá te surpreender, um lugar na Europa como nenhum outro perfeito para quem está procurando fazer uma viagem inesquecível. A Bulgária é um país europeu incrível com muitos pontos turís(...)

Leia mais

Surpreenda-se ao conhecer os Países Baixos. Toda diversidade cultural e as riquezas históricas, tornarão sua experiência incrível. Saiba mais aqui!  Os Países Baixos (ou Holanda como antes e(...)

Leia mais

Inclua na tour europeia: Moldávia, o pequeno e barato país da Europa Ocidental que pode ser visitado de trem e ônibus. De um lado a Romênia e do outro a Ucrânia, a Moldávia é um dos países da Eur(...)

Leia mais

Virgínia, Estados Unidos será o seu, mais novo, lugar favorito no mundo. Leia e comprove! Uma viagem apaixonante, com um toque de aventura, beleza e história é tudo que você está precisando, não (...)

Leia mais

Montenegro é o lugar das mais belas obras da natureza. Desfrute disso tudo na sua próxima viagem internacional, o destino perfeito para toda família! Montenegro é um pequeno país europeu, que tem(...)

Leia mais

Descubra o que visitar em Santiago de Compostela na Espanha e planeje o caminho de Santiago! Fazer o Caminho de Santiago de Compostela é o sonho de muitos brasileiros. A cidade é um dos locais ma(...)

Leia mais

Descubra o que fazer em Paris na França e como aproveitar sua viagem para Europa em 2023. Paris é a cidade mais visitada da Europa e a segunda mais visitada do mundo. De acordo com o Relatório An(...)

Leia mais

O lugar dos palácios, Granada, vai te extasiar com tanta beleza e pontos turísticos. Viva essa experiência única na sua próxima viagem. Veja aqui!   A cidade de Granada na Espanha é uma(...)

Leia mais