Europa

A Bela Moldávia: Cultura, Curiosidades, Atrações e Vida Noturna

Moldavia

A Moldávia, um país que, geralmente, é ofuscado por destinos europeus mais populares, é o destino ideal para a sua próxima viagem à Europa! Neste artigo, te explico o porquê.

Ao planejar suas próximas férias, você pode estar buscando algo fora do comum — e, se esse for o caso, a Moldávia é o destino perfeito para a sua viagem.

Neste artigo, exploraremos alguns dos melhores pontos turísticos deste país tão cheio de história, oferecendo dicas sobre suas atrações diurnas e sua vida noturna única — e muito mais.

A Moldávia, na Europa Oriental, é um país que vale a visita. Vamos mergulhar na essência moldava, descobrindo por que este país deve estar no topo da sua lista de destinos de viagem.

Por sinal, a Moldávia abriga a Milestii Mici, reconhecida pelo Guinness World Records como a maior adega de vinho do mundo — e que, sem sombra de dúvidas, vale a visita.

Leia mais em: Países Baixos: História, Cultura e os 25 Melhores Pontos Turísticos

Moldávia: História e onde fica

A Moldávia está situada entre dois destinos bastante buscados na Europa Ocidental, a Ucrânia e a Romênia. Por isso mesmo, acaba sendo um destino só de passagem entre os dois países. O que é vantajoso para quem quer fugir de epicentros turísticos.

Mas a história da independência da Moldávia é relativamente nova, já que, em 1991 recusou fazer parte da União Soviética e é um dos países independentes do continente. Inclusive lá, a moeda oficial é o Leu Moldávio e não o Euro ou a Libra como nos demais territórios.

Curiosidades sobre Moldávia

A verdade, que todos nós devemos aceitar é que não tem jeito, todo país da Europa possui  inúmeras curiosidades. Muitas delas vindas da idade das trevas e as desventuras do velho mundo enquanto a humanidade trilhava seu caminho.

E a Moldávia não fica atrás. Suas cidadezinhas possuem inúmeras histórias para contar e visitar uma delas é revisitar momentos da história cheios de aventura. Como:

  • A Moldávia detém o menor IDH da Europa. E é bem perceptível ao comparar com países vizinhos. Neste país, as paisagens rurais aumentam exponencialmente;
  • O País possui o maior número de poços d’água de todo continente. E acabam sendo um charme a mais com seus poços decorados;
  • Possui uma vila tcheka em Holubinka que anualmente promove a cultura do século XIX na região;
  • Plantações são comuns na Moldávia, em especial de girassóis e lavanda;
  • Soroca é a capital dos ciganos e que possui reis ciganos vivendo em palácios;
  • Possui um país dentro de si próprio, a Transnístria, que declarou independência em 1990 e culminou em uma guerra com a Moldávia de 2 anos.

Saiba sobre o clima e melhor época para ir a Moldávia

moldavia perigosa

Prepare-se para climas extremos. O verão é quente e o inverno é gélido. Na Moldávia não há meio termo e durante o ano inteiro o céu é parcialmente coberto. Experimente máximas de 28ºC no verão e mínimas de -5ºC durante o inverno.

A melhor época para viajar para a Moldávia é entre maio e setembro, onde as temperaturas passam de 25ºC, sendo julho o mais quente. Já os meses mais frios se concentram entre novembro e março, podendo atingir temperaturas negativas. 

Veja também: Montenegro: Lugares Turísticos, História, Localização e Dicas de Viagem

Os 12 fantásticos pontos turísticos na Moldávia

Apesar de interiorana, o dia a dia na Moldávia pode ser bem divertido para quem souber apreciar as cidades do país. Abaixo selecionamos os locais mais visitados e que contam um pouco da história do território Moldavo. Veja:

01- Chisinau

Chisinau é a capital da Moldávia. É o ponto mais habitado do país e também o mais bem desenvolvido. A cidade por si só possui diversos prédios arquitetônicos lindamente projetados, como a Catedrala Naşterea, que possui um exuberante campanário.

02- of Christ’s Native

A Moldávia foi ocupada durante bastante tempo pelo império Otomano, por isso existe forte presença do Cristianiamos (muitas igrejas e obras sacras). Assim como a Cathedral of the Nativity of Christ em Riga, toda projetada em estilo Neo-bizantino do Império Russo.

03- Stephen The Great Central Park

Chisinau (Quixinau) é uma das cidades mais arborizadas da Europa. E o Ștefan cel Mare Central Park vale uma visita em um lindo dia quente. São mais de 17 hectares com fauna nativa e árvores prestes a completarem quase dois séculos de existência.

04- Manastirea Curchi

A Moldávia possui forte presença da Bessarábia (nome dado ao território pelo Império Russo em 1812). Templos magistrais são encontrados em todo lugar. Em Curchi, no distrito de Orhei, está o Mosteiro de Curchi, um complexo de 5 igrejas banhadas a outro em um pomar verde vivo.

05- Vinícola Cricova

moldavia pobreza

Agora esteja a espreitar um dos maiores bens da Moldávia (e até da Europa), é a vinícola Cricova. Um espaço subterrâneo de mais de 120 quilômetros e que abriga uma coleção inestimável de 1,3 milhões de garrafas. Além disso possui 7 salas para degustações de vinhos que datam de 1902.

06- Soroca

Soroca é a capital dos Ciganos da Moldávia e faz fronteira com a Ucrânia. O local curioso foi ponto de imigração entre ciganos de todo o continente que acabaram ficando por lá. Sua fama se dá pelos palácios opulentos construídos em bairros simples.

Outra curiosidade é que estes palácios são réplicas de edifícios famosos como o Teatro Bolshoi (da Rússia), o Capitólio (EUA) e até a Basílica de São Pedro (Vaticano).

07- Catedrala Nașterea Domnului

A Catedrala Nasterea Domnului, em Chisinau, é um ótimo exemplo da arquitetura religiosa moldava.

Construída no século XIX, esta catedral ortodoxa exibe uma mistura dos estilos neoclássico e bizantino.

Um fato interessante é que a catedral foi convertida em um museu de história do ateísmo durante o período soviético, mas foi restaurada a seu propósito original após a independência da Moldávia.

Se você tem interesse em compreender a identidade cultural e histórica do país que visita, essa catedral é um excelente ponto de partida.

08- Dendrarium Park

O Dendrarium Park, também em Chisinau, é o lugar ideal para visitar depois de um dia mais agitado na Moldávia.

Criado em meados do século XX, este parque botânico abriga mais de 1.000 espécies de plantas, tanto locais quanto exóticas, organizadas em seções temáticas.

O parque também funciona como um centro de pesquisa científica, contribuindo para o estudo e preservação da diversidade vegetal.

Ah, e se você estiver visitando a Moldávia durante a primavera, considere este parque uma parada obrigatória!

09-Cricova Winery

A Cricova Winery é uma vinícola conhecida por seus vinhos de qualidade e seu sistema de adegas subterrâneas.

Estendendo-se por cerca de 120 quilômetros, estas adegas oferecem o ambiente ideal para o envelhecimento do vinho.

O que torna Cricova excepcional é a sua coleção de vinhos raros e históricos, incluindo uma garrafa de vinho da época nazista, conhecida como a “coleção pessoal de Hitler”.

Você ainda pode participar de tours e/ou degustações se quiser — e, se eu fosse você, participaria dos dois.

10- Milestii Mici

A Milestii Mici carrega o título de maior adega do mundo, reconhecido pelo Guinness World Records.

Com mais de 200 quilômetros de galerias subterrâneas, este labirinto de adegas abriga mais de dois milhões de garrafas de vinho.

Lá, você conhecerá a “Cidade do Vinho”, onde cada rua é nomeada em homenagem a diferentes tipos de vinhos.

Em resumo, Milestii Mici é um destino imperdível para aqueles que desejam experimentar o melhor do vinho moldavo em um ambiente de tirar o fôlego.

11- Valea Morilor

moldávia curiosidades
moldávia curiosidades

O Valea Morilor é um lago/parque em Chisinau, ideal para os moradores e turistas que desejam desfrutar de atividades ao ar livre — como passeios de bicicleta, caminhadas e piqueniques.

O local ainda conta com uma área destinada aos pequenos, além de restaurantes e cafés que oferecem o melhor da culinária da Moldávia.

Apesar de estar localizado um pouco distante do centro da cidade, vale 100% a visita. 

12-Victory Memorial and Eternal Flame

O Victory Memorial and Eternal Flame em Chisinau é um monumento dedicado aos soldados que morreram na Segunda Guerra Mundial.

Este memorial é marcado por uma chama que nunca se apaga, simbolizando a memória eterna dos heróis de guerra.

A visita a este monumento proporciona uma profunda reflexão sobre o impacto da guerra e a resiliência humana, tornando-o um local de grande significado histórico e emocional.

Confira os melhores passeios noturnos em Moldávia

Degustação de vinhos em Chisinau: Como você já sabe, a capital moldava oferece várias experiências de degustação de vinhos.

Mas o que você talvez ainda não saiba, é que você pode realizar este passeio à noite. 

ara participar, é recomendável reservar com antecedência, especialmente se desejar visitar vinícolas famosas como Cricova ou Milestii Mici.

Tour noturno pelo centro histórico de Chisinau: Uma caminhada noturna pelo centro histórico de Chisinau, iluminado, é uma excelente forma de conhecer a cidade.

Geralmente, não é necessário reservar esses passeios com antecedência, já que eles costumam ser organizados por guias locais e são uma excelente maneira de aprender sobre a história e a arquitetura da cidade.

Teatro Nacional “Mihai Eminescu”: este é um dos principais teatros da Moldávia, e sua programação conta com peças clássicas e modernas, óperas, ballet e concertos.

O teatro é nomeado em homenagem ao famoso poeta romeno de mesmo nome, refletindo a influência cultural romena na Moldávia. 

É recomendado reservar ingressos com antecedência, pois as apresentações mais populares podem se esgotar rapidamente.

A maioria das peças é realizada em romeno, mas a experiência da apresentação ao vivo, a expressão dos atores e a beleza do teatro tornam a visita valiosa mesmo para aqueles que não falam o idioma.

Saiba como é a vida na Moldávia

Na Moldávia, cidades como Chisinau são mais agitadas e oferecem comodidades urbanas aos seus moradores, enquanto as áreas rurais são mais tranquilas e repletas de tradições.

O custo de vida é baixo em comparação com outros países europeus, e, apesar de ser um dos poucos países europeus sem saída para o mar, a Moldávia tem muito a oferecer.

O vinho é uma parte central da cultura moldava, onde eventos sociais e familiares giram em torno desta bebida com tanta história.

A Moldávia enfrenta desafios econômicos, e isso acaba impactando o mercado de trabalho, com salários mais baixos em comparação com outros países europeus.

Em algumas áreas, especialmente fora das maiores cidades, as oportunidades de emprego podem ser limitadas, levando muitos moldavos a buscarem trabalho no exterior.

As grandes cidades, como Chisinau, oferecem mais em termos de infraestrutura e serviços modernos em comparação as áreas rurais, onde o desenvolvimento é mais limitado.

Língua e moeda oficiais da Moldávia

A língua oficial da Moldávia é o romeno, que compartilha semelhanças com o italiano, francês, espanhol e até mesmo o português.

É importante notar que, especialmente nas regiões autônomas, como a Transnístria, o russo também é falado.

A moeda oficial é o Leu moldavo (MDL) — e cada leu equivale a R$0,29. Nos centros urbanos os cartões de crédito são aceitos, mas é aconselhável ter dinheiro em espécie ao visitar áreas mais rurais.

Casas de câmbio e caixas eletrônicos estão disponíveis em todo o país.

Saiba mais em: Como Tirar Passaporte: Etapas, Países, Tipos, Valores e Carimbos [Guia Completo]

Melhores hotéis para ficar na Moldávia

moldavia religiao

São centenas de hotéis para se hospedar em toda Moldávia, além de chalés e pousadas. Na capital, Chisinau, recomendamos o Radisson Blu Leogrand Hotel, que possui ótimos quartos em um estabelecimento de luxo e um excelente ponto na cidade.

Outra opção de onde ficar na Moldávia é o Park Lane Hotel, também na capital e em ótima localidade. Apesar de não ser luxuoso, o espaço é encantador e oferece um ótimo serviço de quarto.

Recomendamos buscar por hospedagem nos grandes centros urbanos do país, como na própria capital de Chisinau ou naquelas com maior presença de turistas. Assim você encontra mais estrutura para lidar com estrangeiros e outros idiomas.

Você vai gostar de: Santiago de Compostela: História, Curiosidades e 20 Pontos Turísticos

Conclusão

A Moldávia é o país mais pobre da Europa e é o menos visitado de todo o continente. Por isso mesmo, há poucos que conhecem suas belezas naturais, templos e a história do país. 

Nem de longe é motivo para não visitá-lo, muito pelo contrário, é a oportunidade de conhecer o Velho Mundo como nunca visto antes.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Chip de Celular Croácia: Planos, Conexão 5G, Como Adquirir e Vantagens

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Conheça o melhor Chip de Celular Escócia: Planos e 5G Ilimitado

Sobrenomes Franceses: Origens, Significados e Curiosidades

Leia mais

Conheça Portland, a peculiar cidade do Oregon que une paisagens naturais únicas e uma cidade cheia de vida.  Uma cidade onde rios se entrelaçam por toda sua extensão não poderia criar um cen(...)

Leia mais

Conheça o melhor da Croácia conectado com o melhor 5G da Europa, proporcionado pelo Chip de Celular Croácia da America Chip.  A Croácia é o destino dos sonhos de milhares de viajantes ao red(...)

Leia mais

Mergulhe no universo dos sobrenomes italianos, desvendando suas origens, significados e entendendo como eles podem ser a chave para a solicitação da cidadania italiana. A Itália carrega sobrenome(...)

Leia mais

Conheça o Chip de Celular Bélgica da America Chip e garanta que a sua próxima viagem internacional seja ainda mais inesquecível. É fácil fazer com que uma viagem internacional e, principalmente, (...)

Leia mais

Imagine só: visitar a Alemanha conectado com o melhor 5G do país, acesso ilimitado à internet e um plano personalizado feito especialmente para você? Descubra como através do Chip de Celular Alem(...)

Leia mais

O Chip de Celular Escócia fará toda a diferença na sua próxima viagem ao Reino Unido – mas, para que isso aconteça, você precisa conhecer a America Chip. O Reino Unido é um destino imperdív(...)

Leia mais

Trabalhar em Portugal é o sonho de muitos brasileiros. Porém, com o aumento do custo de vida, será que ainda vale a pena? Desde o dia 1º de janeiro de 2024, o salário mínimo em Portugal é de € 82(...)

Leia mais

Salt Lake City é a capital de Utah, estado dos Estados Unidos, sendo a cidade mais populosa dessa unidade federativa.  Se está planejando fazer uma viagem, provavelmente já considerou visita(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h