Europa

Santiago de Compostela: História, Curiosidades e 20 Pontos Turísticos

23 de janeiro de 2023

Descubra o que visitar em Santiago de Compostela na Espanha e planeje o caminho de Santiago!

Fazer o Caminho de Santiago de Compostela é o sonho de muitos brasileiros. A cidade é um dos locais mais importantes de peregrinação e oração do mundo. Santiago de Compostela está localizado no noroeste da Espanha, na região da Galícia (Galiza). Se você pretende conhecer a cidade histórica, prepare-se para conhecer seus principais pontos turísticos e organizar sua viagem para Europa.

Santiago de Compostela: história e curiosidades

Santiago de Compostela é um dos principais pontos de peregrinação e destino religioso da Europa há séculos. Na cidade está sepultado o apóstolo de Jesus São Tiago (Santiago Maior), que foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. 

Entre as principais atrações de Santiago de Compostela está a sua Catedral, restaurada recentemente. Um local de muita fé, oração e peregrinação. 

A cidade é toda preparada para receber os turistas e peregrinos e existem vários caminhos de Santiago de Compostela, desde saindo de Portugal, França, Inglaterra, entre outros. 

Há vários séculos que milhares de pessoas fazem o Caminho de Santiago para cumprir uma missão: chegar até a sua catedral, a pé ou bicicleta. 

O seu centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO e há várias opções de restaurantes para desfrutar da deliciosa culinária espanhola. 

Como planejar uma viagem internacional: veja um guia completo para começar a planejar sua viagem.

Viagem a Santiago de Compostela: Dicas de planejamento

Antes de viajar para Santiago de Compostela na Espanha, veja o que organizar antes da sua viagem e ter uma experiência fantástica. 

Chip Internacional: viaje altamente conectado

Viajar com um chip internacional não é mais luxo, é uma necessidade. Você pode comprar seu chip internacional pelo site da America Chip, escolher o plano do seu destino e receber seu chip antes de embarcar para a Europa. 

A grande vantagem de viajar conectado é ter internet rápida e segura o tempo todo, sem precisar se preocupar com o roaming internacional. Com um chip internacional você terá internet ilimitada, podendo usar todas as suas redes sociais durante a viagem. 

Além disso, você pode utilizar o GPS, aplicativos de viagem e ter todas as comodidades que a internet disponibiliza. Depender do Wi-Fi do restaurante é realmente algo do passado. 

Confira dicas incríveis para escolher o melhor Chip para Viagem Internacional em 2022.

Dicas de hospedagem em Santiago de Compostela

Para sua viagem para Espanha, encontrar com antecedência as melhores opções de hospedagem é fundamental. Os sites de busca é uma ótima alternativa para você encontrar hotéis na Europa. 

Santiago de Compostela na Espanha é uma cidade bastante turística e cheia de peregrinos. Entre algumas das melhores opções de hospedagem na cidade estão:

  • Hotel Palacio Del Carmen, Autograph Collection: 5 estrelas
  • Nh Collection Santiago de Compostela: 5 estrelas 
  • Eurostars Araguaney: 5 estrelas
  • Hotel Spa Relais & Chateaux A Quinta da Auga: 4 estrelas 
  • Hesperia Santiago Peregrino: 4 estrelas
  • Hotel Oca Puerta Del Camino: 4 estrellas
  • Tryp Santiago Hotel: 4 estrelas

Os preços dos hotéis em Santiago de Compostela iniciam em R $500,00 a diária para duas pessoas e pode chegar a R $1.800 nas melhores opções, com mais comodidades e conforto. 

Seguro viagem internacional para Europa

santiago de compostela o que fazer

Para garantir uma viagem segura, é preciso contratar um seguro viagem internacional antes da sua viagem. Sim, vamos torcer para que tudo dê certo na sua viagem, mas “o seguro morreu de velho”. 

Viajar com seguro é garantir que você estará protegido contra acidentes e eventuais doenças que possam ocorrer na sua viagem.

A nossa dica aqui é escolher um seguro viagem internacional. Você poderá viajar tranquilo para poder aproveitar suas férias na Europa. Uma cobertura completa de seguro inclui: pagamento em caso de atraso de voo ou extravio de bagagem, cancelamento de voos, assistência médica e hospitalar no exterior, acidentes pessoais, reembolso com despesas médicas, além de um atendimento 24 horas em português.

Credencial do Peregrino

A Credencial do Peregrino de Santiago de Compostela é quase que um passaporte para os peregrinos que vão fazer o caminho a pé, a cavalo ou de bicicleta. 

Essa credencial deve ser carimbada em cada etapa do itinerário, sendo carimbada pelo menos duas vezes ao dia nos últimos 100 quilômetros (para quem faz o caminho a pé ou a cavalo) e nos últimos 200 quilômetros para quem viaja de bicicleta até Santiago de Compostela. 

Normalmente os carimbos são feitos nas chegadas aos albergues no Caminho de Santiago, quando os peregrinos chegam para dormir. 

É importante saber que a única credencial que é válida é a Emitida pelo Escritório do Peregrino. Acesse o site oficial do Caminho de Santiago para saber mais. 

Quando você chegar à cidade de Santiago de Compostela e depois de ter concluído o itinerário de peregrinação, poderá solicitar o certificado de conclusão do Caminho. 

Além disso, o tempo em que o peregrino vai fazer o percurso não importa, o que importa é a quantidade de quilômetros e os locais que irá percorrer. 

Cartão de crédito internacional

Outro item fundamental para sua viagem para Europa é ter um Cartão de crédito internacional já autorizado para uso no exterior. Além de levar dinheiro em espécie, leve também um cartão de crédito para usar na Europa, para usar em qualquer eventualidade. 

Outra opção para pagamentos no exterior é utilizar cartões pré-pagos, como Visa Travel Money, ou melhor ainda, o cartão de débito da Wise, onde você consegue colocar dinheiro em diversas moedas. Perfeito para os viajantes internacionais. 

Passagem de trem (dependendo do itinerário)

Se você vai fazer viagens internas dentro da Espanha, precisa saber como irá se deslocar entre o aeroporto e a cidade de Santiago de Compostela. 

Monte seu roteiro de viagem de acordo com o tempo que terá de férias. Nem todo mundo consegue fazer o Caminho de Santiago a pé. Mas visitar de trem ou alugar um carro até a cidade já é bastante especial.

Visitar esse lugar mágico e ver tudo de perto é uma experiência fantástica. Vale a pena cada momento. 

Programe sua viagem e saiba que entre os maiores aeroportos internacionais próximos são o Aeroporto de Madri e o Aeroporto de Vigo.

Documentos para ir a Santiago de Compostela

santiago de compostela caminho

Assim como em qualquer outra viagem internacional, para ir a Santiago de Compostela, você precisará reunir alguns documentos para ter acesso permitido ao local. Entre eles, o passaporte, o visto, as passagens, a reserva do hotel e a carta convite. Abaixo, damos informações detalhadas sobre cada um desses documentos. Confira!

Providencie o Passaporte

Antes de viajar para a Europa, providencie seu passaporte. Ou então verifique a validade do seu passaporte atual. Para a viagem, ele deve estar com uma validade superior a 3 meses. 

Para viajar para a Europa não é necessário visto para fazer turismo e os brasileiros podem ficar por até 90 dias visitando o continente, sem precisar solicitar um visto prévio. 

Já para quem vai viajar para Europa depois de maio de 2023, será necessário o pagamento de uma taxa para entrar na Europa, chamado de Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS). O valor da taxa online será de € 7,00 euros e será válido por três anos. 

Ele será bem simples, e será utilizado para ter mais controle de quem entra no Espaço Schengen.

Veja também o que fazer em Amsterdam, uma cidade histórica e cultural. 

Visto

Brasileiros podem entrar em algum países sem visto, inclusive na Espanha, caso o tempo de permanência no país seja inferior a três meses. Porém, se você planeja permanecer mais tempo em território Europeu, seja em Santiago de Compostela, ou não, você precisa providenciar um visto.

Passagens aéreas para a Espanha

Dentro do seu planejamento de viagem, após definir qual o destino e data da sua viagem, uma das primeiras coisas que precisa providenciar é a compra das passagens aéreas. 

Se você comprar as passagens com antecedência irá garantir os preços mais baixos e as melhores ofertas. Mas, pesquisar em todas companhias pode levar tempo. Na internet você encontra passagens aéreas com até 35% de desconto! Acesse os sites de busca e encontre as melhores ofertas para viajar para Europa.

Reserva do Hotel

Para entrar em Santiago de Compostela, você precisará estar com a reserva de hotel em mãos. Ela serve como controle e garantia de que você planeja entrar, mas também de que você planeja sair do país. Assim, é tido maior controle sobre os imigrantes ilegais.

Carta convite

Se você não for ficar em um hotel, mas sim na casa de algum amigo, namorado ou familiar, você precisará apresentar, no lugar da reserva do hotel, a carta convite da pessoa que te receberá em casa.

Saiba onde fica Santiago de Compostela e como chegar

santiago de compostela caminho

Santiago de Compostela fica na Espanha, na região da Galícia, noroeste do país europeu. A cidade fica a 600 quilômetros da capital Madri (cerca de 5h40 de carro). 

O Aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Santiago de Compostela ou então o Aeroporto de Vigo a apenas 1 hora de viagem (90 quilômetros). 

Quem deseja fazer o Caminho de Santiago a pé pode descer no Aeroporto de Lisboa ou do Aeroporto do Porto e programar quantos quilômetros deseja fazer de peregrinação. 

O Caminho português de Santiago de Compostela tem algumas opções de saída. De Lisboa são 600 quilômetros, percorridos em 25 dias. Já o Caminho saindo do Porto tem 235 quilômetros e normalmente é feito em 11 dias. 

A região da Galícia é uma região espanhola com lindas cidades e ótimas praias, como em Vigo, Pontevedra, etc. Entre as mais lindas estão: O Grove e Sanxenxo. 

O sotaque das pessoas que vivem na Galícia é muito parecido com o português e você pode aproveitar a viagem para conhecer os dois países: Portugal e Espanha. 

Roaming internacional: descubra o que é, quanto custa e como utilizar durante a sua viagem.

Caminhos de Santiago

Veja quais os caminhos mais tradicionais para fazer peregrinação para Santiago de Compostela:

  • Caminho Francês;
  • Caminho Português;
  • Caminho Primitivo;
  • Caminho do Norte;
  • Caminho Inglês;
  • Vía de la Plata (Espanha).

Documentos para passaporte: saiba quais você vai precisar, como fazer e quanto custa.

Os 20 melhores pontos turísticos em Santiago de Compostela

Confira a seguir quais são os 20 melhores pontos turísticos de Santiago de Compostela e monte seu roteiro de viagem. 

1 – Praça do Obradoiro

Praca do Obradoiro

A Praça do Obradoiro ou Praza do Obradoiro em galego, é o ponto central da cidade e onde chegam os peregrinos. No local estão os edifícios mais importantes e emblemáticos da cidade. O local foi declarado como patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985. 

É comum ver os grupos de peregrinos chegando emocionados, deitados no chão e chorando de alegria por terem conseguido chegar até a catedral. 

Obradoiro significa ateliê e entre os anos de 1738 a 1747 era onde eram lavradas as pedras da fachada barroca. Na praça estão a Catedral de Santiago de Compostela, o Hospital dos Reis Católicos, a sede da reitoria da Universidade, o Palácio de Raio (onde fica a Câmara Municipal de Santiago) e o Colégio de San Xerome. 

2 – Catedral de Santiago de Compostela

A Catedral de Santiago de Compostela é símbolo da cidade e tudo começou em torno dela. Datada do ano de 1211, a belíssima  catedral possui estilo românico, gótico, barroco e arquitetura gótica espanhola. 

A igreja católica é bastante imponente e seu interior possui visitas guiadas belíssimas. No local está sepultado o Apóstolo São Tiago. 

No dia 25 de julho acontecem as festas em homenagem ao padroeiro da Espanha. O Dia de Santiago conta com comemorações e 10 dias de festas para os moradores e visitantes. 

3 – Pórtico da Glória

O Pórtico da Glória fica na entrada principal da Catedral de Santiago de Compostela. O local é belíssimo, cheio de detalhes e mais de 200 figuras esculpidas em granito. O pórtico foi construído pelo Mestre Mateus e encomendado pelo rei Fernando II da Galiza e Leão. Vale a pena entrar na catedral e apreciar os detalhes da construção. 

4 – Hostal dos Reis Católicos

O Hostal dos Reis Católicos é atualmente um hotel de luxo, bem na Praça do Obradoiro. É um dos locais mais tradicionais da cidade e que vale a pena se hospedar. Ele foi fundado pelos Reis Católicos para servir de abrigo para os peregrinos que faziam o Caminho de Santiago. 

O local é do ano de 1499 e sua arquitetura impressiona. Os corredores e quartos preservam a história do local, com quadros e decoração medieval. O hotel conta com quatro claustros (patios internos).  

5 – Praça das Praterias

Seguindo o passeio, você chegará na Praça das Praterias (Praza das Praterias), outro local histórico lindo para percorrer na cidade. 

6 – Praça de la Quintana

A Praça de la Quintana (Praza da la Quintana) fica atrás da Catedral de Compostela, possui um amplo espaço para descansar, sentar e apreciar a vista da catedral. 

7 – Igreja e Convento de San Domingos de Bonaval

santiago de compostela quantos km

A Igreja e Convento de San Domingos de Bonaval também fica próximo a Catedral da cidade e é um antigo convento dominicano do século XIII. A sua construção possui elementos barrocos, góticos e neoclássicos. 

8 – Convento e Igreja de San Francisco

O Convento e Igreja de San Francisco é outra atração de Santiago de Compostela, bem no centro histórico. O lugar é um local de formação da ordem dos franciscanos. O convento foi fundado pelo próprio São Francisco em 1214 durante a sua visita à cidade. A igreja possui estilo barroco e neoclássico. 

9 – Monastério e Igreja de San Martinho Pinario

O Monastério e Igreja de San Martinho Pinario está localizado bem próximo a Catedral (fachada norte). É um amplo mosteiro beneditino de 22 mil metros quadrados e foi fundado por monges italianos para rezar e guardar restos mortais. 

10 – Mercado de Abastos

O Mercado de Abastos é o segundo lugar mais visitado de Santiago de Compostela. No local é possível fazer compras, comprar peixes, carnes, frutos do mar, queijos, verduras e frutas. Além disso, no interior da nave 5 é possível ter acesso a vários restaurantes, para se consumir os pratos ali mesmo, em cadeiras altas. 

Um dos produtos típicos da região é o queijo Tetilla, feito com leite de vaca na própria Galícia. Uma delícia, que vale a pena experimentar! 

11 – Convento e Igreja de Santo Agostinho

O Convento e Igreja de Santo Agostinho é outro ponto turístico da cidade para quem ama conhecer igrejas diferentes. Com estilo neoclássico e barroco, é datado do século XVII. 

12 – Igreja de São Frutuoso

Igreja de Sao Frutuoso

A Igreja de São Frutuoso de Santiago de Compostela (conhecida como Igreja das Angústias de Baixo) possui estilo arquitetônico churrigueresco. Ela foi construída entre os anos de 1754 e 1765 e vale a pena conhecer. 

13 – Praça de Cervantes

A Praça de Cervantes é uma pequena praça no centro histórico de Santiago de Compostela. No seu entorno há lojas, restaurantes e várias opções de souvenires para comprar de lembrança da cidade. 

14 – Parque de la Alameda

O Parque de la Alameda fica bem próximo do centro histórico e é ótimo para apreciar a natureza, relaxar e descansar depois de caminhar bastante pela cidade. O local é a maior área verde da cidade e vale a pena visitar, a vista é espetacular!

15 – Mirante da Catedral

No Parque de la Alameda está localizado o Mirante da Catedral, um espaço para apreciar a vista da Catedral de Santiago de Compostela, relaxar e ter uma vista sensacional de todo o centro histórico. Você pode levar um lanche, sentar e relaxar, apreciando o visual. 

16 – Casa do Cabido

A Casa do Cabido está localizada no Centro histórico de Santiago de Compostela, na charmosa praça de Praterias. Com um estilo barroco, o edifício foi construído em 1758. O local foi sede do cabido da catedral da cidade, mas depois se tornou uma propriedade particular. 

O lugar é charmoso e vale a pena caminhar pelas ruas de Santiago de Compostela e conhecer. Na praça também fica uma Fonte de Cavalos, com esculturas. O local já foi retratado em poemas e contos. 

17 – Colegiado de Santa Maria

O Colegiado de Santa Maria é uma igreja de Santiago de Compostela com estilo românico. Inicialmente, o local foi um Mosteiro da Ordem de Santo Agostinho. O local fica um pouco mais afastado do centro histórico da cidade, mais perto do rio Sar. O local foi construído no XII e foi fundado por Munio Afonso. 

Nos dias atuais, o interior do Colegiado de Santa Maria funciona como Museu de Arte Sacra e Museu Paroquial, com diversas coleções da vida monástica que fazem parte da história do local. 

Também pode te interessar saber mais sobre a Noruega: com história, curiosidades, os principais pontos turísticos para visitar no país nórdico europeu. 

18- Centro Galego de Arte

O que significa fazer o Caminho de Santiago de Compostela

Já o Centro Galego de Arte Contemporânea (CGAC) é outro local incrível para visitar em Santiago de Compostela. Fundado em 1993, o espaço conta com várias salas de exposições, um auditório, uma biblioteca, café e muito mais. O local foi criado para promover o acesso à cultura da comunidade e a arte contemporânea. 

19 – Centro Histórico

O Centro Histórico de Santiago de Compostela é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1985. Santiago de Compostela oferece muita história, fé e paz. Os peregrinos que chegam na cidade espanhola ficam encantados quando chegam e dizem ter valido a pena. 

Santiago é uma cidade bastante antiga e mudou completamente no ano de 813, quando é descoberto o sepulcro do Apóstolo Santiago, pelo bispo de Iria. 

A notícia se espalhou de forma muito rápida e uma basílica foi construída para proteger o sepulcro do Apóstolo Santiago (Santiago Maior). 

O centro histórico de Santiago é composto por muitas igrejas, prédios históricos, praças, fontes, lojas de souvenirs, restaurantes e lojas de produtos típicos da região. 

20 – Cidade da Cultura da Galiza

A Cidade da Cultura da Galiza é um complexo cultural de Santiago de Compostela, com várias atividades de investigação, cultura e conhecimento. O local possui uma obra de arquitetura incrível feita pelo arquiteto americano Peter Eisenman no topo do Monte Gaiás. O local conta com Biblioteca e Museu da Galícia. A programação cultural do espaço conta com shows, exposições, teatros, cinema, workshops para a sua população residente e também para os visitantes que viajam para a Galícia. Acesse o site e confira mais informações sobre o espaço cultural e sua programação. 

Dicas para economizar em sua viagem a Santiago de Compostela

Economizar em viagens é muito bom, e em Santiago de Compostela não é diferente! Confira algumas dicas para reduzir seus gastos nessa cidade.

Vá em baixa temporada

Durante a alta temporada, as passagens, a hospedagem e os ingressos dos passeios sempre ficam com preços mais elevados. Isso é justificado pela grande procura, já que a maioria dos turistas têm férias justamente nas altas temporadas, e aproveitam a oportunidade para viajar. 

Então, uma ótima maneira de economizar é indo a Santiago de Compostela em baixa temporada. Assim, você conseguirá valores mais acessíveis em suas compras.

Opte por passeios gratuitos

Há vários passeios que exigem a compra de ingressos para realizá-los. No final das contas, essas atrações saem caras, utilizando boa parte do seu orçamento. Por esse motivo, procure e opte por passeios gratuitos. Eles são excelentes alternativas de entretenimento e ainda te ajudam a reduzir gastos. 

Se hospede em hostels

santiago de compostela caminhada

Para quem quer economizar, não há nada melhor que se hospedar em hostels. Eles são estabelecimentos com cômodos compartilhados entre diversas pessoas. Apesar de tirar um pouco da privacidade, por ter que ficar em um quarto com desconhecidos, essa opção é bem interessante. 

Além da economia, outra vantagem dos hostels é que você terá a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo. Assim, poderá fazer amizades com nativos de vários países e ter uma troca cultural e linguística muito bacana. 

Pesquise antes de comprar

Fazer compras em viagens é uma prática que, geralmente, está no roteiro dos viajantes. Quem nunca foi a um destino já pensando no que gostaria de comprar por lá, não é mesmo? Pois bem, essa atividade é muito divertida, mas precisa ser feita com atenção.

Algumas pessoas acabam se empolgando e comprando diversos itens sem comparar os preços antes. Não cometa esse erro, pesquise bastante antes de adquirir os produtos que deseja. Dessa forma, encontrará os melhores valores e bons descontos. 

Compre as passagens com antecedência

As passagens aéreas são um dos maiores gastos quando o assunto é viagem. Para encontrar boas ofertas, comece a pesquisar e comparar os preços com antecedência. Com isso, você economizará bastante em sua aventura na Espanha. 

Uma outra dica é a escolha de companhias aéreas low cost, que disponibilizam voos mais baratos.

Veja o que fazer nas noites de Santiago de Compostela

Pensando em curtir todos os momentos da viagem, diversos turistas se interessam pela vida noturna de Santiago de Compostela. Se você é um deles, fique tranquilo, pois as noites dessa cidade irão te surpreender. 

Como esse lugar é repleto de universitários, os estabelecimentos acompanham a animação dos estudantes. Por isso, você terá acesso a muitos bares, baladas e música. Um pub bem legal é o Modus Vivendi, que é um dos mais antigos da cidade e funciona há bastante tempo. Além dele, há outros locais divertidos e bons, como o MIUDO, o Pub Lucille, a Taberna do Ensanche e o Ateneo 30. 

Outra opção para suas noites espanholas é fazer um tour gastronômico pelos restaurantes da cidade, o que vai te proporcionar uma vivência muito saborosa. Você poderá provar tapas, paella, jamón e tantas outras iguarias espanholas. 

Se deseja algo mais cultural, também há opções. Pela cidade, você encontrará teatros e museus que funcionam no período noturno. Então, assista peças e concertos musicais ou admire grandes obras de arte. 

Por fim, as caminhadas à noite são boas alternativas. Esse é um ótimo jeito de explorar a cidade. Além disso, você pode fazer um passeio guiado, com guias que te contarão histórias misteriosas e, até mesmo, de terror em algumas partes do município. 

Dicas com os melhores restaurantes de Santiago de Compostela

santiago de compostela o que fazer

A culinária espanhola é surpreendente e muito saborosa. Em seus pratos típicos, você encontra uma mistura entre o mediterrâneo, a cultura e a criatividade dos espanhóis. A Espanha se destaca pelos peixes, vinhos e presunto serrano. Já ficou com água na boca? Isso não é nem o começo! Sua experiência gastronômica será rica e diversa, do jeitinho que todo turista gosta. 

Santiago de Compostela possui inúmeros restaurantes de qualidade. Você encontrará bons estabelecimentos em todos os cantos da cidade. Quer algumas dicas? Aqui estão alguns dos melhores restaurantes dessa localidade:

  • A Noiesa Casa de Comidas
  • Entre Pedras (vegano)
  • Casa dos Xacobes
  • ANACO. 
  • Casa Marcelo 
  • A Horta d’Obradoiro
  • A Viaxe – Cociña de Matices 
  • O Tamboril (meditterâneo)
  • O Sendeiro
  • Terra Nossa (frutos do mar)

O roteiro perfeito para lua de mel em Santiago de Compostela

Uma viagem a Santiago de Compostela é perfeita para casais que desejam comemorar a lua de mel. A cidade tem um clima romântico e pontos turísticos ideais para esse tipo de ocasião. 

Se você está pensando em aproveitar a lua de mel nessa famosa cidade espanhola, não pode deixar de colocar algumas atrações em seu roteiro. A Plaza del Obradoiro, o Hostal de los Reyes Católicos, a Catedral de Santiago de Compostela, a Casa do Cabido e o San Lorenzo de Trasouto são exemplos delas.   

Além desses pontos turísticos, há diversas atividades a serem feitas por lá. Você e seu parceiro podem desfrutar de bons spas, realizar jantares a luz de velas em restaurantes sofisticados, prestigiar lindos espetáculos, concertos e peças teatrais e muito mais. Com certeza, sua lua de mel será fantástica e cheia de momentos a serem lembrados para sempre!

Caminho de Santiago: veja quantos quilômetros fazer por dia

Para quem vai fazer o Caminho de Santiago a pé geralmente a distância percorrida por dia é de 20 a 25 quilômetros. Com uma média de 4 km/hora. Tudo depende da experiência de caminhada dos viajantes. 

Para conseguir a Compostela, documento que lhe dá a certificação da sua peregrinação, à Catedral de Santiago pede pelo menos 100 quilômetros. Por isso, cerca de 5 dias são suficientes para quem deseja fazer o trajeto menor. 

Entretanto, quem já fez o Caminho recomenda que seja feito pelo menos 300 quilômetros para poder sentir o espírito jacobino. Com mais tempo, a experiência será muito mais profunda, tanto na parte de evolução humana e apreciação da natureza e patrimônios culturais do trajeto. 

A experiência é fantástica e ver a emoção dos peregrinos chegando em Santiago de Compostela é maravilhosa. O ideal é sempre fazer o trajeto em grupo, com alguém que já conhecia ou que se prepare bem para entender o mapa, as paradas e os albergues para dormir no caminho. 

O roteiro é muito conhecido em Portugal, França e Espanha e existem muitos postos de turismo para ajudar os peregrinos. 

Veja também as 10 Melhores Atrações Turísticas de Barcelona: Dicas para 2022.

Dicas para fazer o Caminho de Santiago 

Qual e o significado da palavra Compostela

Para quem decidir fazer o Caminho de Santiago a pé é preciso fazer uma preparação antes da sua viagem. Quem tem uma vida sedentária precisa começar alguns meses antes com caminhadas leves e progredindo a cada semana. Por exemplo: comece fazendo caminhadas de 30 minutos por dia em uma pista sem obstáculos. 

Depois disso, já aumentando para uma hora de caminhada por dia e assim por diante. Os viajantes que já fizeram o caminho, aconselham também treinar com o mesmo tênis que fará o caminho, para ele ir moldando ao seu pé. Evite ir com tênis novo, pois certamente fará muitas bolhas no pé. 

Quando se sentir preparado, tente fazer caminhadas de 20 quilômetros (que levam entre 4 a 6 horas, com subidas). Essa é a distância média que o peregrino fará por dia ao longo do caminho. 

É importante que o viajante consiga adquirir capacidade física para fazer o trajeto. Também é aconselhado que o viajante faça alongamentos antes e depois de cada caminhada. 

A hidratação durante o trajeto também é muito importante. Por isso, lembre-se de beber água e fazer pequenas pausas para se alimentar de forma leve, garantindo energia para continuar o caminho. 

Qual calçado usar?

Utilize o tênis mais confortável que você tiver, aquele que já está moldado ao seu pé. Além disso, opte por meias com tecido respirável e com sistema anti-bolhas. Outra dica, é ter uma mochila adequada para o trajeto, levar apenas o essencial é ter um casaco leve e respirável para o trajeto.

Vale a pena usar roupa térmica?

Se você está se planejando para fazer o caminho de Santiago de Compostela, você, provavelmente, está se perguntando se vale a pena usar roupa térmica. E a resposta, com certeza é sim. 

Você percorrerá centenas de quilômetros, durante vários dias. Então, com toda certeza, você irá presenciar várias mudanças climáticas. Por isso, a melhor opção para poder se manter em uma temperatura confortável, sem precisar passar, nem frio, nem calor, é utilizar uma roupa térmica.

Essas peças, se utilizadas corretamente, podem ser compostas com uma blusa mais grossa, para quando está muito frio, ou usadas sozinhas, nos dias de calor. Além da proteção térmica, a maioria delas também dará proteção contra os Raios UV, o que é essencial, tanto para a sua saúde, quanto para que você não seja acometido com uma insolação durante sua caminhada.

Deve se levar lanche?

Uma boa alimentação é fator preponderante para possuir uma boa energia durante o seu percurso. O caminho de Santiago de Compostela, embora lindo e gratificante, não é fácil, então, exige uma boa energia para cumprir a caminhada a cada dia. 

Pensando nisso, é interessante que você leve alguns pequenos lanches para repor sua energia ao longo do dia, o que fará com que você mantenha um rendimento bom e quase que constante (já que é óbvio que ao fim da caminhada diária você estará mais cansado).

Mas, tome cuidado para não levar lanches muito pesados. Pense em algo nutritivo, que te dará energia sem ficar com aquela vontade de ficar deitado após a refeição, e que não ocupe muito espaço na sua mochila, o que te possibilitará levar mais apetrechos e não aumentará o peso que você carregará.

Fazer o caminho de Santiago de Compostela exige estratégia e preparação.

Melhor época para ir visitar Santiago de Compostela

Tudo vai depender da sua disposição. No Verão, os dias quentes e secos podem ser insuportáveis, com mochila e sol sorte. Por isso, é bom achar um meio termo, na primavera ou início do outono. Entre os meses de maio e junho é ótimo pelo clima ameno, dias mais longos de sol e quando o calor começa a chegar. 

Já os meses de agosto e setembro são os mais quentes do ano na Europa. Por isso, fazer o caminho de Santiago nesse período pode ser bastante desafiador, por conta das altas temperaturas e clima bastante seco, que fica mais difícil para carregar a mochila e também respirar. 

Descubra como conseguir trabalho em Santiago de Compostela

santiago de compostela mapa

Apesar de Santiago de Compostela ser famosa por sua peregrinação, não é apenas isso que a cidade oferece. A qualidade de vida e a tranquilidade desse lugar chamam a atenção de muitos imigrantes. 

Infelizmente, a calmaria da cidade não é positiva quando o assunto é trabalho. Essa característica faz com que a economia local não seja tão movimentada, gerando poucas oportunidades de emprego.

As áreas de turismo, administração, engenharia e tecnologia são as que estão mais em alta na Espanha. Porém, lembre-se que é difícil conseguir um primeiro trabalho em seu setor de atuação. Esteja aberto a outras profissões mais acessíveis, como garçom e recepcionista. 

A chave para conseguir um emprego é a procura. Utilize sites e aplicativos que disponibilizam vagas na região, vá aos estabelecimentos e pergunte se há algum setor disponível e manifeste seu interesse em trabalhar sempre que possível. Se fizer isso, certamente conseguirá uma vaga que atenda às suas necessidades!   

Como é morar em Santiago de Compostela

Se você gostou tanto de visitar Santiago de Compostela que agora está cogitando morar nessa cidade da Espanha, você provavelmente está precisando de informações a respeito de como é morar em Santiago de Compostela. Por isso, vamos discutir, abaixo, os principais aspectos que precisamos levar em consideração quando vamos escolher um novo local para morar: qualidade de vida, moradia e empregabilidade. Acompanhe!

Qualidade de vida

A qualidade de vida em Santiago de Compostela é excelente. A cidade é cercada de muito verde e tranquilidade. Ela é uma pequena cidade e realmente foge da agitação das grandes metrópoles.

A culinária da cidade é bem tradicional e deliciosa. Outro ponto interessante é que a cidade fica perto do mar e das montanhas.

O único fator ruim (caso esse não seja seu tipo de clima ideal) é que os dias são bem nublados e chuvosos. 

Moradia

Escolher uma moradia em Santiago de Compostela é mais fácil do que em várias outras regiões da Europa. Por ser uma pequena cidade, os preços dos imóveis são ótimos, tanto para compra, quanto para aluguel.

Empregabilidade

Por ser uma pequena cidade, pode ser um pouco difícil encontrar empregos. Mas, ainda que não tenha a melhor empregabilidade da Espanha, a qualidade de vida é destaque, é excelente. Portanto, pode-se perceber que a baixa oferta de emprego na pequena cidade não é maior que os outros fatores, sendo assim, os habitantes continuam tendo alta qualidade de vida.

Saiba qual a língua e a moeda oficial de Santiago de Compostela

santiago de compostela de bike

Santiago de Compostela se localiza na Espanha, país no qual o idioma oficial é o Espanhol, porém, na cidade, incrivelmente, o idioma falado não é o Espanhol e sim o Galego.

Esse idioma também deriva do latim e, portanto, também é uma língua românica. Mas, não se engane, o galego não é outro nome para o Espanhol. Eles são idiomas diferentes. Então, não cometa o preconceito de diminuir o Galego a um Espanhol diferente, ele é um idioma separado, assim como o Francês, o Italiano e o Português, que também derivam do Latim.

Inclusive, esse idioma se torna cada vez mais conhecido, à medida que Santiago de Compostela se torna um destino turístico mais famoso, conhecido e requisitado.

Já em relação à moeda oficial de Santiago de Compostela, o euro é a moeda utilizada. Afinal, sendo uma cidade da Espanha, país pertencente à União Europeia, há um acordo de União Monetária entre todos os países membros desse bloco, portanto, o euro é utilizado.

Uma curiosidade bem interessante é que no euro espanhol, em algumas das moedas, há a fachada de Santiago de Compostela estampada!

Tire todas suas dúvidas sobre Santiago de Compostela e divirta-se

Se você está com dúvida sobre como fazer o Caminho de Santiago, confira algumas respostas para conseguir programar sua viagem para Europa mais preparado. 

O que fazer em Santiago de Compostela em 1 dia?

Santiago de Compostela é uma cidade pequena e você consegue conhecer tranquilamente em um dia. O principal ponto turístico da cidade é a sua Catedral. A Catedral de Santiago de Compostela é o símbolo da cidade e vale a pena assistir uma missão, conhecer o seu interior e cada detalhe dessa verdadeira obra de arte. 

Depois disso, caminhe pelas ruas do centro histórico, na Praça do Obradoiro, na Praça da Praterias, no Mirante da Catedral. 

A cidade é histórica e muito bem preservada. Aproveite para almoçar em algum restaurante tradicional de culinária espanhola e comer a comida típica da Galícia, na Espanha. 

Onde começa o Caminho de Santiago em Portugal?

O Caminho de Santiago de Compostela pode ser feito por vários itinerários diferentes. O caminho português pode ser iniciado em Lisboa, na Sé de Lisboa, percorrendo até Santiago de Compostela. 

O caminho, entretanto, é bastante longo. São 520 quilômetros caminhando e é preciso bastante preparação física para conseguir atingir o objetivo de chegar à Espanha a pé. 

Grande parte dos peregrinos prefere começar o caminho de Santiago saindo da cidade do Porto, de Braga ou até mesmo Valença do Minho (Portugal), no norte do país. As distâncias são menores e também existem mais opções de albergues para os peregrinos dormirem. 

Saindo da cidade do Porto são 216 quilômetros de distância, de Braga, são 171 quilômetros de caminhada e de Valença do Minho, já na fronteira com a Espanha, são 105 quilômetros para os peregrinos fazerem caminhando. 

Ao iniciar o Caminho de Santiago em Valença do Minho é ideal para quem não tem muito preparo físico para conseguir concluir o trajeto. Você pode fazer entre 20 a 25 quilômetros de caminhada por dia e a viagem total pode ser feita em até 5 dias. 

De Valença do Minho a Santiago de Compostela existem vários albergues municipais para os peregrinos dormirem e o valor fica em média entre € 30 a € 40 por noite. 

Normalmente os peregrinos fazem o Caminho de Santiago em grupos, sempre identificados com coletes refletores e saem bem cedo dos albergues. Chegando até a próxima cidade ou local que irá dormir até às 18h. 

Depois disso, muitos saem para jantar nas cidades ou fazem refeições no próprio albergue para então se prepararem para o próximo dia de caminhada e peregrinação. 

Conclusões 

Santiago de Compostela é uma cidade linda e incrível. Quem gosta de história, arquitetura ou é religioso vai se encantar pela cidade espanhola. Fazer o Caminho de Santiago é experiência enriquecedora e de muito aprendizado e evolução. Tenho certeza que você voltará diferente de quando chegou. 

Antes de fazer sua viagem para Europa, não esqueça de comprar seu chip internacional e escolher um plano da America Chip para chegar no exterior já conectado! Você recebe na sua casa e fica o tempo todo conectado durante a sua viagem para o exterior. Conheça as opções de planos disponíveis.

Aproveite para ler também: o que fazer em Madrid: confira dicas imperdíveis para conhecer a capital da Espanha em 2022.

Comentários:

2 thoughts on “Santiago de Compostela: História, Curiosidades e 20 Pontos Turísticos

  1. Paula Germana Freitas says:

    Olá. Sou brasileira. Desde de já agradeço pela oportunidade de conhecer um pouco de uma cidade tão maravilhosa de maneira tão detalhada que é “Santiago de Compostela, pois até o próprio nome é um sonho.”
    **Espero um dia poder visitar esse paraíso, lindo que só ele só… 🤔

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Paula, tudo bem?
      Sim, Santiago de Compostela é um sonho e espero que você consiga vivenciar este sonho. Quando estiver por lá. Manda um oi pra gente aqui. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

A Bulgária irá te surpreender, um lugar na Europa como nenhum outro perfeito para quem está procurando fazer uma viagem inesquecível. A Bulgária é um país europeu incrível com muitos pontos turís(...)

Leia mais

Surpreenda-se ao conhecer os Países Baixos. Toda diversidade cultural e as riquezas históricas, tornarão sua experiência incrível. Saiba mais aqui!  Os Países Baixos (ou Holanda como antes e(...)

Leia mais

Inclua na tour europeia: Moldávia, o pequeno e barato país da Europa Ocidental que pode ser visitado de trem e ônibus. De um lado a Romênia e do outro a Ucrânia, a Moldávia é um dos países da Eur(...)

Leia mais

Virgínia, Estados Unidos será o seu, mais novo, lugar favorito no mundo. Leia e comprove! Uma viagem apaixonante, com um toque de aventura, beleza e história é tudo que você está precisando, não (...)

Leia mais

Montenegro é o lugar das mais belas obras da natureza. Desfrute disso tudo na sua próxima viagem internacional, o destino perfeito para toda família! Montenegro é um pequeno país europeu, que tem(...)

Leia mais

Descubra o que fazer em Paris na França e como aproveitar sua viagem para Europa em 2023. Paris é a cidade mais visitada da Europa e a segunda mais visitada do mundo. De acordo com o Relatório An(...)

Leia mais

O lugar dos palácios, Granada, vai te extasiar com tanta beleza e pontos turísticos. Viva essa experiência única na sua próxima viagem. Veja aqui!   A cidade de Granada na Espanha é uma(...)

Leia mais

Conheça Vermont (EUA), o estado famoso por seu Outono bem definido e que está a poucas horas do Canadá. Vizinho muito próximo do Quebeque no Canadá, Vermont é o 6º menor estado dos EUA e o segund(...)

Leia mais