As 10 Melhores Faculdades de Portugal: Como Se Candidatar

Melhores Faculdades de Portugal

Estudar em uma das melhores faculdades de Portugal, com certeza, fará de você um profissional diferenciado.  

Entre os motivos que têm levado a vários brasileiros a buscar uma oportunidade de estudo em Portugal estão a facilidade em relação ao idioma, o intercâmbio de conhecimentos específicos e diversos acordos entre os dois países.

Ao longo desse texto, falaremos sobre as melhores faculdades de Portugal e como se candidatar em cada uma delas.

Universidades de Portugal que aceitam o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, utilizado por milhões de brasileiros para entrar nas universidades do país, também pode ser utilizado para entrar em universidades em Portugal.

A lista de faculdades que aceitam o exame brasileiro conta com 50 Instituições de Ensino Superior, incluindo grandes centros universitários como Lisboa, Coimbra, Porto, Madeira e Minho.

Melhores faculdades de tecnologia de Portugal

Portugal pode ser também uma boa localidade para estudar tecnologia e aperfeiçoar o conhecimento na área. 

O país possui diversos Institutos politécnicos, dos quais ao menos 16 contam com a possibilidade de ingresso através do Enem. Importantes cidades portuguesas como Coimbra e Porto possuem essas instituições de ensino. 

A Universidade de Coimbra, Universidade Católica Portuguesa, Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Évora e Universidade Nova de Lisboa possuem escolas focadas em alguma ramificação do campo da tecnologia.

Todas estas estão entre as melhores faculdades de Portugal.

Conheça as 10 melhores faculdades de Portugal

universidade do Porto

1. Universidade do Porto e como se candidatar

Fundada há mais de 100 anos, a Universidade do Porto é um dos principais destinos de brasileiros que vão à Portugal estudar.

Para se candidatar nesta que é considerada a mais internacional das faculdades portuguesas (que possui acordos principalmente com países de língua portuguesa), é importante ficar atento ao prazo, que é sempre em Janeiro.

Além da possibilidade de cursar licenciaturas, pessoas graduadas podem tentar ingressar no Mestrado nesta Instituição de Ensino.

Vale lembrar que a nota do Enem pode ser utilizada.

2. Universidade Nova de Lisboa e como se candidatar

A Universidade Nova de Lisboa tem como ponto forte a área de gestão e finanças. Cada uma das faculdades que compõem a Instituição tem um regulamento próprio para o ingresso de estudantes estrangeiros.

Estudantes brasileiros também podem utilizar a nota do Enem.

3 – Universidade de Lisboa e como se candidatar

Uma das melhores faculdades de Portugal e a maior universidade do país, possui 11 escolas e 7 Institutos. A Instituição ganha destaque principalmente nos cursos mais tradicionais, seja nas humanidades, biológicas ou exatas.

Mais uma faculdade que aceita o Enem como entrada, o estudante deve ficar atento ao site da Instituição, onde é postado os maiores detalhes da entrada de estudantes estrangeiros.

4. Universidade de Aveiro e como se candidatar


A Universidade de Aveiro, na Costa Oeste de Portugal, possui duas formas de ingresso: para licenciatura e pós-graduação. 

A seleção ocorre em três fases, iniciando logo em janeiro e o ano letivo começando a partir de setembro. 

O processo de ingresso na instituição ocorre através da plataforma online da instituição.

A Universidade de Aveiro é uma Instituição de Ensino Superior relativamente nova, da década de 1970 e tem como alguns dos seus destaques o curso de Medicina e Direito.

5. Universidade de Coimbra e como se candidatar

Universidade Coimbra

A Universidade de Coimbra é uma das instituições mais buscadas pelos brasileiros na Europa. Seu ingresso acontece através do ENEM ou realizando o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público (para estudantes com cidadania ou equiparados). 

A Universidade de Coimbra é uma das faculdades mais célebres da Península Ibérica, muito forte nas Ciências Humanas e Engenharias.

6. Universidade do Minho e como se candidatar

A UMinho é uma instituição bastante elogiada e está sempre no ranking de melhores instituições. A Universidade integra o grupo de parcerias do INEP, logo, os estudantes podem ingressar através do ENEM.

Seus campus estão distribuídos em duas cidades diferentes:Braga e Guimarães.

7. Instituto Universitário de Lisboa e como se candidatar

O Instituto Universitário de Lisboa faz parte do EEI, o Estatuto do Estudante Internacional que possibilita a entrada de alunos que não fazem parte da União Europeia. 

Para entrar nos cursos de licenciatura, é preciso ficar atento ao calendário. A seleção acontece anualmente e o Centro Universitário possui programas para estudantes internacionais..

Também da década de 1970, o Instituto Universitário de Lisboa tem como foco as Ciências Sociais e as Ciências Humanas Aplicadas.

8. Universidade Católica Portuguesa e como se candidatar

Para se candidatar a UCP é preciso ter feito o ENEM e concluído o Ensino Médio. Além do mais, é preciso ter formação no ensino secundário português ou equivalente.

Alguns cursos da UCP não podem ser acessados através do ENEM. Administração, Gestão de Empresas e Economia precisam de aprovação na prova de Matemática A ou SAT Mathematics Level 2, que são feitas no próprio país.

9. Universidade de Évora

A UÉ também necessita de formação do Ensino Secundário Português além de aprovação através do ENEM. A candidatura é feita através do site da instituição e é necessário estar de posse dos documentos básicos.

A Universidade da pequena cidade de Évora tem forte atuação nas Ciências Humanas e possui forte presença de estudantes brasileiros.

10. Instituto Politécnico do Porto  e como se candidatar

universidade de portugal

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) passou a aceitar o ENEM como forma de ingresso de estudantes brasileiros em 2015. Para isso, o estudante interessado deve ficar atento ao calendário, com seletivas abertas no final do segundo semestre de cada ano.

A Instituição de Ensino Superior é bem plural no seu catálogo de cursos e, por meio de acordo entre as nações de língua portuguesa, é concedido a estudantes brasileiros descontos nos gastos estudantis na universidade.

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre cada uma das 10 melhores faculdades de Portugal, que tal começar a se preparar para essa jornada?

Fique sempre atento ao calendário de cada uma das Instituições de Ensino Superior e mantenha os estudos em dia. E capriche no planejamento

E na hora de fazer as malas, não se esqueça de garantir uma boa comunicação durante o período que estiver em Portugal. Para isso, garanta seu chip internacional  tenha internet e ligações sempre que precisar. Veja mais sobre os planos da America Chip para a Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *