Europa

Melhores Cidades da Inglaterra para Intercâmbio e Dicas de Viagem

Se você está planejando fazer turismo na Inglaterra ou então morar no país, precisa conhecer os melhores destinos e quais as cidades mais importantes para visitar.  Existe uma Inglaterra para todos os estilos e o país de 55 milhões de habitantes é berço de importantes personalidades, bandas, poetas e celebridades.  Um país muito rico em […]

Se você está planejando fazer turismo na Inglaterra ou então morar no país, precisa conhecer os melhores destinos e quais as cidades mais importantes para visitar. 

Existe uma Inglaterra para todos os estilos e o país de 55 milhões de habitantes é berço de importantes personalidades, bandas, poetas e celebridades. 

Um país muito rico em história e cultura, que encanta em vários momentos. Desde Beatles em Liverpool até a casa de Shakespeare, há muito para conhecer na Inglaterra. 

Dicas de planejamento para sua viagem a Inglaterra

Antes de viajar para a Inglaterra e organizar seu roteiro de viagem para Europa, confira algumas dicas importantes para o seu planejamento de viagem internacional.

Chip Internacional Europa

Comprar um chip internacional para usar na Europa é uma das maiores facilidades que você terá durante toda a sua viagem. Ficar conectado com seu WhatsApp, seu e-mail, todas as suas redes sociais, ter o seu GPS o tempo todo para ver os endereços e como se localizar mudam toda a sua experiência de viagem. 

Você já pode sair do Brasil com seu chip internacional em mãos, conheça os planos da America Chip e receba em casa antes da sua viagem para Europa. 

Além de economizar, você já chega na Europa com sua internet segura e de alta velocidade. 

Tour pela Europa: Custos e 20 Roteiros Incríveis [Guia de viagem para Europa].

Seguro Viagem

Outro item muito importante na hora de organizar uma viagem de turismo na Inglaterra (ou em outro país europeu), é contratar um seguro viagem internacional. O seguro de viagem na Europa é obrigatório para qualquer turista que entra no continente e a cobertura mínima deve ser de € 30 mil euros em assistência médica e hospitalar, em caso de acidente ou doença no exterior.  

A grande vantagem é que atualmente os seguros de viagem internacional estão muito mais práticos e com preços muito mais acessíveis. Você pode escolher uma seguradora sem sair de casa, pelos sites de busca, que vitalizam tudo online.

Hospedagem na Inglaterra 

Durante a sua viagem para Inglaterra, você precisará escolher as cidades que irá dormir e encontrar os melhores preços de hospedagem (ou as melhores comodidades). Monte seu roteiro de acordo com os pontos turísticos que quer conhecer, veja a distância entre cada cidade da Inglaterra e como irá se locomover dentro do país (de carro alugado, trem ou ônibus). 

Reservar hotéis na Europa com cancelamento grátis é fundamental em caso de algum imprevisto ou remarcação da data da sua viagem. 

EuroTrip: Confira dicas de como fazer uma viagem pela Europa e por onde começar seu planejamento.

Passagens aéreas para Europa

Já na hora de encontrar passagens aéreas para fazer turismo na Inglaterra, você pode pesquisar em sites de busca de passagens. Neles você compara os preços de diversas companhias aéreas e consegue encontrar os melhores preços. 

Uma dica para encontrar passagens aéreas para Inglaterra com preços mais baixos é ter flexibilidade de datas de ida e volta. Faça algumas simulações de datas para as suas férias na Europa. Com datas flexíveis você pode encontrar promoções. 

A data da sua viagem e as suas passagens aéreas devem ser a primeira coisa que você deve organizar para sua viagem para Europa

Melhores cidades da Inglaterra para intercâmbio

londres cidades da Inglaterra

O Reino Unido é formado por quatro países de língua inglesa que possuem grandes  particularidades: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Mas quais são as melhores cidades da Inglaterra para fazer um intercâmbio?

Então, tudo vai depender do seu estilo, idade, perfil e do que busca em uma experiência internacional. Fazer um intercâmbio na Inglaterra pode ser completamente diferente de acordo com a cidade escolhida. 

Veja uma lista de opções de cidades na Inglaterra para fazer um intercâmbio: 

Londres

Londres é a capital da Inglaterra e a cidade mais incrível do país. Uma cidade viva, vibrante, cosmopolita, enorme, cheia de história, atrações, museus, vida noturna e coisas incríveis para se fazer. 

A capital londrina tem quase 9 milhões de habitantes e é uma das maiores cidades do mundo, com 300 idiomas sendo falados diariamente. Com uma super estrutura de transporte público, muitas escolas de inglês, universidades e opções de trabalho, Londres se destaca na hora da escolha de uma cidade para fazer intercâmbio. 

Porém, o custo de vida alto acompanha os estudantes que pretendem morar fora. Por ser uma grande metrópole e o principal centro financeiro de todo o Reino Unido, conseguir um aluguel acessível em Londres, pode ser bastante desafiador. Por isso, é preciso pesquisar antes ou morar mais afastado. 

Roteiro em Londres: O que fazer em Londres em 7 dias [Guia].

Brighton

A cidade de Brighton é também uma grande escolha de quem pretende fazer intercâmbio na Inglaterra. A cidade fica no Sul da Inglaterra, a cerca de 1 hora de viagem de trem saindo de Londres. 

Brighton está localizada na costa da Inglaterra e é uma das melhores cidades da Inglaterra com praia. A cidade é bastante turística, com muitos estrangeiros e também pode ser uma ótima escolha de lugar para morar na Inglaterra e fazer intercâmbio. 

Oxford

A cidade de Oxford é outra excelente opção de cidade da Inglaterra para estudar inglês ou fazer faculdade. Em Oxford está a universidade mais antiga da Inglaterra, a Universidade de Oxford. Fundada em 1096, a Universidade de Oxford guarda muita história, prestígio e reputação. 

Se você está em busca de uma cidade para morar na Inglaterra, vale a pena pesquisar sobre Oxford. Além disso, ela fica a apenas 90 quilômetros de Londres. 

Liverpool

Liverpool cidades da Inglaterra

Já no norte da Inglaterra está a cidade de Liverpool, também conhecida mundialmente como a cidade dos Beatles. Ela está localizada na costa noroeste da Inglaterra e é uma cidade portuária. 

Ela é uma cidade com menos recursos financeiros, considerada pelos britânicos “como uma cidade pobre”. Mas isso, em termos de comparação com cidades mais ricas como Londres, Leeds e Birmingham. 

Liverpool tem seu charme, porém, possui invernos bastante rigorosos e chuvosos. Por isso, é preciso pesquisar bem as suas opções de cidades para morar na Inglaterra e fazer intercâmbio. Se você não gosta de chuva, não escolha Liverpool para morar.

Melhores cidades da inglaterra: lista com as mais importantes

Quais as cidades mais importantes da Inglaterra? Seja para morar ou fazer turismo na Inglaterra, confira a lista que preparamos e descubra porque elas são muito significativas. 

Londres

Londres é a cidade mais importante da Inglaterra e de todo o Reino Unido. Tudo acontece em Londres. Desde shows, eventos, exposições, feiras, congressos, etc. Além de ser uma cidade muito importante para o turismo na Inglaterra, ela é o maior centro financeiro do país. 

Em Londres estão grandes empresas financeiras e multinacionais de diferentes áreas de atuação. Além disso, Londres é um grande pólo tecnológico do país, com muitas empresas da área de tecnologia da informação. 

Muitos brasileiros que moram em Londres trabalham nas mais diversas áreas. Ter inglês e um visto próprio de trabalho (estudo, etc) é necessário para morar na Inglaterra. 

Birmingham

Birmingham é a segunda maior cidade da Inglaterra e tem uma grande importância econômica para o país. Com uma população de 1,15 milhão, a cidade foi referência na Revolução Industrial, tendo uma grande quantidade de empresas de manufatura. 

Atualmente, a cidade conta com várias partes renovadas, como os canais de Birmingham, com vários restaurantes e bares é um charme especial. 

A cidade de Birmingham fica a 191 quilômetros da capital Londres e conta com uma região metropolitana bastante expressiva, com importantes empresas e indústrias. 

Leeds

Já no norte da Inglaterra está Leeds, ela fica no contato de West Yorkshire e é uma das cidades mais modernas da Inglaterra. Com uma população de mais de 760 mil habitantes, Leeds se destaca pela sua importância econômica. Cerca de 100 mil pessoas vão diariamente à cidade para trabalhar. Ao todo são 75 nacionalidades diferentes na cidade.

Veja também: países da Europa Ocidental e Oriental: tudo sobre Turismo, Cultura e História.

Manchester

Também no norte da Inglaterra está a cidade de Manchester. É uma das principais cidades da Inglaterra, com aeroporto, muitas empresas e uma rica herança industrial. A cidade conta com uma grande quantidade de restaurantes e possui gastronomia de todo o mundo. 

Muitas pessoas optam por Manchester para estudar na cidade por conta da sua grande reputação mundial. Além disso, Manchester possui um custo de vida mais baixo que Londres, por exemplo, facilitando a vida de quem pretende estudar ou trabalhar na Inglaterra. 

Na hora de pensar em morar na Inglaterra é importante pesquisar bem as opções de cidades, qual o estilo de cada uma, como é o custo de vida médio, entrar em sites de imobiliárias, de mercados e comparar os preços. Um planejamento financeiro é fundamental para morar na Inglaterra (ou em qualquer outro país do mundo). 

Coventry

A cidade inglesa de Coventry fica próxima de Birmingham e é outra importante cidade da Inglaterra. Localizada em West Midlands, fica a apenas 35 quilômetros de distância de Birmingham e 41 quilômetros da cidade de Leicester. 

Nottingham

A cidade de Nottingham está entre as 10 maiores da Inglaterra, com universidades e um importante comércio. Ela é bastante conhecida por conta da lenda do Robin Hood. Nottingham fica a 208 quilômetros de Londres, mas o acesso pela M1 é bastante fácil, apesar da grande quantidade de veículos. 

A M1 é a principal rodovia da Inglaterra, que cruza o país. Viajar de carro pela Inglaterra é bastante fácil, pois há muita sinalização, as estradas são ótimas, porém, você precisa se acostumar a dirigir na mão inglesa. 

Cambridge

Universidade de Cambridge cidades da Inglaterra

A cidade de Cambridge é muito popular e famosa por conta da sua universidade. A Universidade de Cambridge é a segunda mais antiga da Inglaterra, fundada em 1209 (ficando atrás apenas da Universidade de Oxford). Cambridge é uma universidade muito prestigiada e onde estudou Isaac Newton. 

Se você tiver a oportunidade de estudar em Cambridge certamente terá uma das experiências mais incríveis da sua vida. A cidade fica a 95 quilômetros de distância de Londres e é de fácil deslocação, para poder viajar e fazer turismo na Inglaterra e aproveitar todos os finais de semana sem estudo. 

Fazer turismo durante o seu intercâmbio é muito enriquecedor e quanto mais cidades poder conhecer na Inglaterra, melhor será sua experiência. 

Principais Universidades na Inglaterra

Realizar a graduação em um país de primeiro mundo é o sonho de muita gente, principalmente falando da Inglaterra que possui universidades milenares. E este não precisa ser um sonho inalcançável, já que o país recebe estudantes do mundo inteiro.

Mas estudantes brasileiros precisam se atentar a uma informação importante. Antes de iniciar uma graduação no Reino Unido, é preciso participar do Foundation Year. Isso porque o ensino fundamental e médio do RU somam treze anos de estudos e no Brasil, são doze.

O Foundation Year serve justamente para que os alunos brasileiros estejam com o conhecimento nivelado aos dos seus futuros colegas de classe. Logo, é preciso cursar um ano letivo antes de começar os estudos em uma universidade britânica.

Agora, veja quais são as melhores opções para quem quer estudar na Inglaterra de acordo com a pesquisa anual do Center for World University Rankings (CWUR):

  • Universidade de Cambridge: A menos de duas horas de Londres, a Universidade de Cambridge é uma das instituições mais antigas do mundo e sempre lidera rankings de melhores universidades da Europa. Possui renome no mundo inteiro por conta da sua popularidade e extensão de pesquisas;
  • Universidade de Oxford: Oxford é a Universidade mais antiga da Inglaterra, com quase mil anos de atuação. Também está situada em outra cidade, em Oxonia, a duas horas de Londres. A instituição possui mais de 250 cursos em diferentes áreas;
  • Universidade College London (UCL): A UCL é outra importante instituição da Inglaterra. Sua base está situada em Londres mas também possui filiais em todo o território inglês. Possui diferentes áreas de atuação e formou grandes nomes como o próprio Mahatma Gandhi.

Para entrar nas Universidades Inglesas é preciso, principalmente aos candidatos estrangeiros:

  • Se inscrever no UCAS em Outubro;
  • Declaração pessoal;
  • Carta de referência de um professor ou equivalente;
  • Testes de admissão — para alguns cursos é necessário e são feitos no próprio site da universidade de interesse;
  • Prova de proficiência em língua inglesa;
  • Entrevistas finais para pré-selecionados.

Custo de vida de um intercambista na Inglaterra

Custo de vida de um intercambista na Inglaterra

Se o seu sonho é fazer intercâmbio na Inglaterra, comece a preparar o seu bolso. Em média, um estudante gasta 150 libras por semana, em torno de 865 reais. 

Além do aluguel, estima-se que o estudante gaste em torno de 100 libras por semana para manter gastos relacionados à alimentação, transporte, conta de luz, água, aquecimento, lixo, entre outros.

Cidade mais cara de se viver

Na Inglaterra, as cidades mais caras para se viver são a capital, Londres e aquelas que possuem importantes Universidades, como Oxford e Cambridge em seu entorno.

Londres, por exemplo, não somente é a mais cara da Inglaterra, como também está entre as trinta cidades mais caras para se viver no mundo inteiro, ocupando a 27º posição. 

Um cidadão gasta mensalmente cerca de 700,00 libras (4 mil reais, aproximadamente), sem contar com a moradia que fica cada vez mais cara quanto mais próximo do centro for.

Os itens de consumo na capital inglesa costumam ser:

  • Refeição simples: £2,00 (próximo de R$68,00);
  • 1,5L de água: £0,99 (próximo de R$5,67);
  • Litro de leite: £0,89 (próximo de R$5,10);
  • Quilo de carne vermelha: £11,40 (próximo de R$65,33);
  • Ticket ônibus/metrô: £2,40 (próximo de R$13,75);
  • Litro da gasolina: £1,23 (próximo de R$7,11).

Cidade mais barata de se viver

Durham ocupa a primeira posição das cidades da Inglaterra mais baratas para se viver. Possui um gasto médio mensal de £500,00, mas pode variar bastante dependendo da localidade.

A cidade por si só é bem atraente e possui muitos pontos turísticos, como castelos, parques botânicos e museus gratuitos. Além do mais possui muitas faculdades de direito e paisagens naturais exuberantes.

Cidade da Inglaterra com mais vagas de empregos

Na Inglaterra, o salário mínimo é de £9,18/hora. O que equivale a cerca de £1.615 mensais numa jornada de 44 horas por semana. O que é bem positivo, já que em média um cidadão de Londres gasta cerca de £700,00 mensais em custo de vida sem contar com moradia.


Para isso, é sempre interessante buscar cidades que possuam uma boa oferta no mercado de trabalho. Levando em consideração que a cidade também precisa oferecer um ambiente diverso, com bom transporte público e chances de crescimento profissional.

Newcastle, por exemplo, é uma ótima opção. Por não ser capital, o custo de vida acaba sendo mais barato. O transporte mensal também é um fator excepcional, tendo um custo mensal de £50,00 (em Londres é aproximadamente 70 libras).

Já em relação à demanda de emprego, a cidade é bem próspera. Mesmo após um longo período em lockdown, Newcastle sempre ofereceu mais de mil vagas em diferentes áreas de atuação.

Recomendamos usar o Jobmatch, Total Jobs, Reed, Hays, o próprio LinkedIn e, em especial, o InterNations (profissionais estrangeiros) para buscar vagas na Inglaterra.

Áreas de trabalho mais procuradas na Inglaterra

A Inglaterra oferece oportunidades em muitas áreas de atuação. As que mais se destacam, e que sempre estão abertas aos estrangeiros são:

  • Profissionais de limpeza (cleaners);
  • Babysitter;
  • Garçom;
  • Cozinheiro;
  • Motorista;
  • Recepcionista;
  • Barman;
  • Programador;
  • T.I.

A segurança das cidades na Inglaterra

A segurança de cidade para cidade na Inglaterra pode variar, mas em média a Inglaterra é considerada um país altamente seguro durante o dia e moderado durante a noite. O que é um excelente resultado se comparado ao Brasil.

Em cidades do interior, por exemplo, é comum deixar bicicletas sem corrente estacionadas em algum local ou notebooks em plena vista em cima de mesas em cafés e sem nenhuma supervisão. Já na capital Londres é possível haver um roubo de objeto, mas não é comum.

Inglaterra: clima e melhor época para viajar 

Se você conhece um pouco sobre a Inglaterra, já deve saber que é um país chuvoso e úmido a maior parte do ano. Mas ainda assim é possível ter dias de céu aberto e sol em alguns meses do ano por todo o país.

De Junho a Setembro o clima é bom, e a temperatura varia entre 10 e 20ºC. Com 20% de chuva durante o mês, sendo Setembro o mês mais quente do ano. Não é comum temperaturas  negativas no país, mas os meses de Janeiro e Dezembro costumam ser mais frios.

Por fim, esteja sempre com o guarda-chuva por perto, principalmente entre Novembro e Dezembro que pode chover durante todo o mês.

Sistema de saúde na Inglaterra

A Inglaterra possui o National Health Services (NHS), que é muito parecido com o SUS. Porém somente residentes legais podem usar o serviço que oferece gratuidade e descontos para a população em consultas clínicas, odontológicas e em medicamentos.

O NHS é o sistema de saúde universal mais antigo do mundo (e muito elogiado) e também serviu de inspiração para o SUS. Mas para quem está no país a menos de 6 meses deve pagar taxas para utilizá-lo ou buscar por isenções.

As famílias de baixa renda, por exemplo, não precisam pagar impostos referentes ao NHS e podem usar o sistema quando quiserem.

Cidades pequenas da inglaterra: as mais charmosas

Bakewell cidades da Inglaterra

Selecionamos três cidadezinhas Inglesas que precisam fazer parte do seu roteiro de viagem dentro do país britânico:

Southwood

Southwood é uma pequena cidade litorânea na Inglaterra. Seus bosques verdes e chalés por toda parte fazem deste um excelente destino para fugir da correria de Londres e outras grandes cidades.

Bakewell

Bakewell tem esse nome em homenagem ao famoso pudim Bakewell que possui uma camada deliciosa de geléia. A cidade é repleta de edifícios em pedras, bosques e trilhas tanto para quem caminha, quanto para quem anda de bicicleta.

Berwick-upon-Tweed

Foi parte da Escócia e da Inglaterra diversas vezes em trocas sucessivas, tanto que seu dialeto é muito parecido com o escocês. A cidade hoje é um museu a céu aberto e conta com muralhas, castelos e ruínas da era medieval.

Conclusão

A Inglaterra é um país encantador em muitos aspectos, seja para fazer turismo na Inglaterra ou para morar fora. Porém, são duas coisas completamente diferentes.

Se você tiver a chance de conhecer a Inglaterra, por favor visite. Você vai ter a chance de visitar um dos países mais importantes do mundo e que foi vanguarda em tantos aspectos da música, cultura, indústria. 

A capital Londres é uma cidade fantástica e vale a pena conhecer e voltar sempre! É tanta coisa para ver e visitar, que pelo menos 5 dias são ideias para ficar na cidade.  

Tenho certeza que você vai se apaixonar. Se tiver mais tempo, não deixe de conhecer as cidades do interior da Inglaterra, entre elas York e Durham (cidades medievais e muito bem preservadas e cuidadas). 

Se você tiver tempo na sua viagem de turismo na Inglaterra, inclua também a Escócia e a incrível cidade de Edimburgo. O lugar possui lugares pitorescos de tirar o fôlego. Parece que você está entrando em um filme, a arquitetura, o castelo, tudo parece impossível ver em pleno século XXI. Você se sente realmente em um filme de Vikings. 

Entre os melhores lugares para visitar no Reino Unido estão Londres e Edimburgo, por isso, tente incluir as duas cidades no seu roteiro de viagem. E não esqueça de escolher o seu plano para Europa no site da America Chip, para chegar no seu destino de férias já conectado e com uma internet de alta velocidade, segura e sua! Nada de usar redes Wi-Fi públicas, ter a sua própria internet é muito mais seguro. 

Tenha uma boa viagem!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Europa, América do Sul, Central e Caribe

Se você está planejando fazer turismo na Inglaterra ou então morar no país, precisa conhecer os melhores destinos e quais as cidades mais importantes para visitar.  Existe uma Inglaterra par(...)

Leia mais