Europa

Se Apaixone por Limerick: Curiosidades, Vida Noturna e Atrações Turísticas

Limerick

A cidade de Limerick fica na Irlanda e é a terceira maior cidade do país europeu. Situada ao longo do Rio Shannon, conta com paisagens realmente impressionantes. Sem contar que sua história, que remete ao período medieval, é muito interessante e por lá existem marcos emblemáticos como o Castelo de D. João e a Catedral de Santa Maria que convidam quem visita Limerick para uma viagem no tempo.

Contudo, ela também é moderna, próspera e consegue manter viva suas tradições. Além disso, tem uma cena cultural dinâmica, conta também com mercados movimentados e pubs animados que apresentam música tradicional irlandesa.

Por lá também está a Universidade de Limerick e isso renova a energia da cidade. Aproveite para conhecer tudo sobre Limerick e, quem sabe, incluí-la no seu roteiro de viagem pela Irlanda!

Limerick: Curiosidades e Cultura

Viajar é ter a oportunidade de descobrir e conhecer uma nova cultura e curiosidades do local. Por exemplo, em Limerick você encontra a Pedra do Tratado e ela tem um significado histórico. Ela está no local onde o Tratado de Limerick foi assinado no ano de 1691, marcando o fim da Guerra Williamita na Irlanda.

Outra curiosidade é em relação à ponte Thomond. Ela é da época medieval e sua construção remonta ao século XIII. A obra é, até hoje, considerada uma joia arquitetônica notável e conecta a cidade ao longo do rio Shannon.

Também é possível fazer uma excursão a pé pelas cinzas de Ângela e explorar os locais mencionados no livro de memórias de Frank McCourt, vencedor do Prêmio Pulitzer, “Angela’s Ashes”. Claro, no caminho você descobre os cenários que inspiraram a história comovente da obra.

Em termos de cultura, ao visitar a Galeria de Arte da Cidade, você consegue se aprofundar na cena artística de Limerick. Lá está uma coleção diversificada de arte irlandesa contemporânea e histórica. Na cidade também fica o Museu Hunt, a Belltable Arts Centre e, em 2014, Limerick foi designada Cidade Europeia da Cultura. Isso fez com que ela celebrasse o feito com eventos culturais, festivais e expressões artísticas durante todo o ano.

Saiba onde fica Limerick

Limerick é uma cidade que fica na província de Munster, no sudoeste da Irlanda. Situada ao longo do rio Shannon, sendo o maior rio da Irlanda, e é a terceira maior cidade do país europeu.

Aliás, Limerick é conhecido por seus feitos históricos, por ter um cenário cultural muito importante e uma natureza sensacional nos seus arredores.

America Chip: Conexão 5G em Limerick

Qual o melhor chip para usar na Califórnia

Quando você estiver em Limerick pode desfrutar do chip 5G de alta velocidade da America Chip. Dessa maneira, você não fica um minuto sequer sem conexão à internet e pode aproveitar com muito mais tranquilidade o seu tempo na Irlanda. Viajar com um chip da America Chip é, com certeza, uma experiência excelente.

Cidades da Irlanda: Pontos Turísticos, Custos e Clima

Melhor época para visitar Limerick

O clima da Irlanda é bastante cinza e chuvoso na maior parte do tempo. Por isso, a melhor época para visitar Limerick, como grande parte da Irlanda, é durante o final da primavera, verão e início do outono, quando o clima é geralmente mais ameno e as atividades ao ar livre podem ser aproveitadas ao máximo.

Por isso, o final da primavera (maio a junho) é considerado uma das melhores épocas para visitar Limerick. De modo geral, o clima costuma ser “mais agradável” para a Irlanda, com temperaturas variando de 10 °C a 20 °C e a cidade começa a florescer com muito verde e fica mais confortável aproveitar as atrações ao ar livre.

Durante o verão (julho a agosto) a cidade costuma receber muitos visitantes. Com temperaturas que ficam entre os 15 °C e os 25 °C, é a alta temporada turística na Europa. Sendo assim, as atrações ficam mais movimentadas, porém, os dias são mais longos e o clima agradável ajuda quem quer explorar a cidade e seus arredores.

Contudo, não custa nada alertar que o clima na Irlanda pode ser imprevisível e a chuva é uma possibilidade quase certa em qualquer época do ano. Claro, estamos falando de uma ilha onde normalmente você visita as quatro estações do ano num mesmo dia.

Por isso, é sempre uma excelente ideia levar um bom casaco, uma jaqueta impermeável, touca, luvas e calçados confortáveis durante a sua viagem para Irlanda.

Evite visitar a Irlanda nos meses de janeiro e fevereiro, pois são os mais frios do ano e é difícil fazer turismo ao ar livre. 

Faça a EuroTrip da Sua Vida: Roteiros, Custos e Pacotes

7 dicas de passeios e atrações em Limerick

Agora aproveite para conhecer algumas atrações turísticas que você não pode deixar de visitar quando estiver em Limerick:

01 — Coolwater Garden

escola limerick

O Coolwater Garden é um pequeno jardim privado que só pode ser visitado fazendo agendamento. Entre os destaques do local estão um jardim aquático muito legal, muitos bebedouros alpinos paisagísticos, seção árida coberta, pente cercado por tomilho correndo entre duas lagoas e um vale de samambaias.

Além disso, você visualiza uma escarpa de zimbro, afloramento de Lewisia, canteiro de bordo japonês, bambu, urze e muitos outros. Por isso, é comum encontrar lagartos, salamandras e sapos que adoram o jardim e fazem dele o seu lar. De ressaltar que a entrada somente ocorre mediante reserva antecipada (mínimo 24 horas).

02 — Museu Hunt

O Hunt Museum é uma instituição cultural que conta com uma significativa coleção de arte e antiguidades. Ele fica na histórica Alfândega do século XVIII, às margens do rio Shannon, em Limerick e é batizado em nome da família Hunt, especialmente John e Gertrude Hunt, que eram ávidos colecionadores de arte e antiguidades.

Por isso, os membros da família doaram generosamente a sua extensa coleção ao povo da Irlanda, levando à criação do museu. Dessa maneira, a coleção do museu compreende mais de 2.000 itens, incluindo obras de arte, esculturas, cerâmicas, vidros e artefatos de diversas culturas e épocas.

A coleção abrange desde o Neolítico até o século XX. Entre os itens de destaque estão as obras de artistas renomados como Pablo Picasso, Jack B. Yeats e Pierre-Auguste Renoir.

03 — Saint Mary’s Cathedral

A St. Mary ‘s Cathedral é o edifício mais antigo de Limerick ainda em uso. Ela remonta ao século XII e possui imenso significado histórico e arquitetônico, construída no local de um ponto de encontro Viking que existia no início do século XI. A obra de construção da catedral começou em 1168 e continuou ao longo de vários séculos, resultando numa mistura de estilos arquitetônicos, incluindo elementos românicos e góticos.

Ela apresenta uma planta cruciforme com uma torre central e sua arquitetura é notável por seus detalhes medievais, incluindo arcos pontiagudos, abóbadas com nervuras e esculturas em pedra. A catedral é adornada com inúmeras esculturas medievais em pedra, incluindo representações de cenas bíblicas, santos e figuras grotescas.

04 — The Milk Market

O Milk Market em Limerick é um mercado que fica na região central da cidade. O local tem uma longa história, que remonta a 1852, quando foi oficialmente criado. No entanto, os mercados permanecem no local há muito mais tempo. Originalmente conhecido pela comercialização de produtos lácteos, especialmente leite, o mercado evoluiu ao longo dos anos para incluir uma gama diversificada de produtos.

Após passar por uma importante obra de restauração, o mercado remodelado foi reaberto oficialmente em 2010, apresentando instalações modernas, preservando o seu encanto histórico. Por lá os visitantes encontram diversas barraquinhas que oferecem uma grande variedade de produtos frescos, produtos artesanais, roupas, flores e muito mais.

05 — King John’s Castle

poema limerique

O King John ‘s Castle é uma fortaleza histórica que fica no centro da cidade. Construído entre os anos 1200 e 1210 por ordem do Rei João (King John ‘s), que era o rei da Inglaterra na época, o castelo desempenhou um papel estratégico na defesa da colônia anglo-normando na Irlanda.

Ele fica na Ilha King, às margens do rio Shannon, e sua posição estratégica permitia o controle de acesso ao rio e aos terrenos no seu entorno. Além disso, o castelo é um excelente exemplo de arquitetura militar medieval e conta com características defensivas, como enormes cortinas, torres e uma grande portaria. A estrutura sofreu diversas modificações ao longo dos séculos.

06 — Lough Gur Visitor Centre

O Lough Gur Visitor Centre fica próximo do Lough Gur, um lago no condado de Limerick. O centro de visitantes serve como um local para quem deseja explorar os sítios arqueológicos e históricos que cercam o lago. Lá também são apresentadas exposições informativas que mostram a fascinante história de Lough Gur e seus arredores.

Também existem sítios arqueológicos muito importantes, incluindo círculos de pedra, crannogs (habitações lacustres), tumbas megalíticas e fortes circulares. Os visitantes podem explorar esses locais e as visitas guiadas estão frequentemente disponíveis para fornecer informações sobre seu significado histórico e cultural.

Opções de vida noturna em Limerick

Limerick é uma cidade animada, que oferece uma vida noturna interessante. Por lá você encontra os tradicionais pubs irlandeses, bares e locais com música ao vivo. Veja uma listinha de algumas opções:

  •  The Locke Bar: ele fica na beira do rio e é um tradicional pub irlandês conhecido por oferecer música ao vivo, comida farta de pub e uma ampla seleção de bebidas.
  • Nancy Blake’s: um legítimo e clássico pub irlandês onde o ambiente é acolhedor e você pode experimentar uma variedade de cervejas e bebidas destiladas. Geralmente conta com música ao vivo.
  • Dolan’s Pub: com vários espaços, nele você pode desfrutar de um pub tradicional, um restaurante e um local para apresentações musicais. Por isso, acontece uma série de eventos, desde quizzes de pub a shows ao vivo.
  • Boate Level: se você prefere agito e balada, ela fica no centro da cidade e conta com vários andares com diferentes gêneros musicais.
  • The Library: a boate, que fica no campus da Universidade de Limerick, atrai um público mais jovem. Por lá geralmente acontecem as festas universitárias e eventos temáticos.

Conheça Dublim: Pontos Turísticos, Restaurantes e Cultura

Saiba ainda onde se hospedar em Limerick

limerique para crianças

Em Limerick você encontra uma variedade de opções de hospedagem. Caso você prefira ficar no centro da cidade, é certo que estará próximo das principais atrações, áreas comerciais, restaurantes e da vibrante vida noturna de Limerick. Na região central você encontra hotéis, pousadas e até apartamentos com serviços.

Também é possível ficar próximo da área da Universidade de Limerick, encontrará um ambiente mais descontraído. Na região existem acomodações que atendem estudantes e visitantes. Também existe a possibilidade de se hospedar ao longo da beira-rio e aproveitar as vistas panorâmicas e fácil acesso às atividades à beira-mar. Alguns hotéis oferecem vistas interessantes do rio.

Caso você seja fã de rugby, opte por ficar próximo da área do Parque Thomond. O estádio de rugby recebe eventos importantes e existem hotéis e pousadas a poucos passos de lá. Por fim, caso você queira economizar, pode escolher se hospedar em Castletroy, uma área suburbana com uma mistura de espaços residenciais e comerciais. Também fica perto da Universidade de Limerick.

Por ser a terceira maior cidade da Irlanda, você encontra acomodações econômicas, hotéis de luxo e até hotéis boutique e pousadas. Não esqueça de reservar a sua hospedagem com antecedência, pois dependendo da época em que você for visitar Limerick a cidade pode estar com muitos turistas.

Conclusão

Com certeza, visitar Limerick é uma grande experiência. Nela você encontra a mistura do antigo com o moderno, da tradição com o futuro. Ao passear pelas ruas da cidade irlandesa, você também encontra moradores que acolhem muito bem os visitantes conhecidos pela simpatia. Claro, se você quer agito e festa, a vida noturna da cidade promete noites memoráveis. Aproveite a sua viagem para Irlanda! 

Tour pela Europa: Os 20 Melhores Roteiros [Guia Definitivo]

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

O Melhor de Santorini: Curiosidades, Cultura, Gastronomia e Passeios Turísticos

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

O Melhor da Cidade do Porto: Vida Noturna, Praias e 14 Pontos Turísticos

Países da Europa Ocidental: Passeios, Economia, Documentação e Turismo de Verão

Leia mais

Veja quais são os cuidados necessários para viajar ao exterior com tranquilidade.  Para realizar uma viagem internacional com tranquilidade é necessário realizar um planejamento rigoroso. É claro(...)

Leia mais

A ilha de Santorini, na Grécia, é mundialmente conhecida e você com certeza também ouviu falar dela. Sabe aquela ilha de mar azul-turquesa com casinhas brancas e teto azul? Pois é, essa e a ilha (...)

Leia mais

Conheça o Laos — um país da Ásia, que, apesar de não ter saída para o mar, conta com uma culinária que, sem dúvidas, deixará saudades pós-viagem — e além dela, acredite: ainda há muito o que se v(...)

Leia mais

Conheça Colmar, um destino francês menos conhecido, mas riquíssimo em cultura, gastronomia, história e, não menos importante: vinícolas! Visitar Colmar, que fica na Alsácia, na França, leva qualq(...)

Leia mais

Conheça Israel, o país que, além de Santo, é muito mais: é história, cultura, política, economia, inovação, tecnologia e turismo. Israel é uma jornada através do tempo e da fé. Este país, pequeno(...)

Leia mais

O Espaço Schengen é uma  área criada em decorrência do acordo de Schengen que garante a  livre-circulação de pessoas entre os países membros. O Tratado de Schengen tem como foco as polí(...)

Leia mais

Conheça San Andrés, uma ilha pertencente à Colômbia, e entenda de uma vez por todas porque ela é muito mais do que “apenas mais um destino no Caribe”.  San Andrés definitivamente não é apena(...)

Leia mais

O 6G promete causar uma grande mudança no universo tecnológico e na indústria de telecomunicações que conhecemos hoje. Com velocidades ultra rápidas, comunicação por terahertz e uma ligação com a(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h