26 de março de 2024
Saiba tudo sobre o fuso horário de Portugal, um país pequeno em termos de território e população, mas gigante em história e tradições. Planeje a sua viagem com ainda mais precisão com as dicas da America Chip!
Quando chega a hora de planejar uma viagem internacional, é importantíssimo saber qual a diferença de fuso horário entre o Brasil e o destino (ou destinos) da viagem — neste caso, Portugal. Mas, por quê?
A America Chip te explica tudo nesse artigo. Entenda como funciona o fuso horário de Portugal, quais são as suas diferenças com o do Brasil, dicas para se acostumar com o fuso e muito mais!
Saiba tudo sobre os países da Europa Ocidental — Passeios, Economia e Documentação
Saiba como funciona o fuso horário de Portugal
Se você já fez uma viagem internacional, provavelmente já ouviu falar sobre o Meridiano de Greenwich, o marco longitudinal que determina o GMT (Greenwich Mean Time) (ou padrão dos fusos horários), e sabe que a longitude 0° passa por Greenwich, que fica em Londres, na Inglaterra.
O conceito de fusos horários foi proposto em 1878, pelo canadense Sir Sandford Fleming. Ele sugeriu que o mundo deveria ser dividido em vinte e quatro fusos horários, cada um espaçado 15 graus de longitude. Esse sistema ainda é usado hoje.
Portugal segue o Western European Standard Time (WET, UTC+0) e o Western European Summer Time (WEST, UTC+1).
Durante a maior parte do ano, Portugal segue o Western European Standard Time, o mesmo que o Coordinated Universal Time (UTC+0). Isso significa que, quando é meio-dia em Greenwich, também é meio-dia em Portugal.
Todavia, do último domingo de março ao último de outubro, o horário de verão passa a fazer parte do país. Durante esse período, Portugal segue o Western European Summer Time (WEST, UTC+1). Isso significa que, quando é meio-dia em Greenwich, são 13:00 em Portugal.
A Madeira e as Ilhas dos Açores, que fazem parte de Portugal, têm seus próprios fusos horários. A Madeira segue o mesmo fuso horário do continente, enquanto os Açores estão uma hora atrás (UTC-1 no inverno e UTC+0 no verão).
Diferenças com o do Brasil
Desde 2019, o Brasil não tem mais horário de verão. Do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano até o terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, o horário de verão fez parte de nosso país por 88 anos.
De qualquer forma, quando comparados, o horário de verão de Portugal fica em vigor por mais meses do que o do Brasil.
O fuso horário de Portugal está 3 ou 4 horas na frente do fuso do Brasil — e, como você já sabe, depende de um fator: o horário de verão.
Por que é diferente?
A diferença nos fusos horários entre Portugal e Brasil se dá por conta da localização geográfica dos dois países. Como você leu anteriormente, o mundo é dividido em 24 fusos horários, e cada fuso horário cobre 15 graus de longitude. Portugal fica mais a leste do que o Brasil, resultando nessa diferença de tempo.
O Brasil tem quatro fusos horários diferentes (por conta de seu tamanho). O fuso horário principal, que inclui Brasília e Rio de Janeiro, é o Horário de Brasília (BRT), a qual é UTC-3, enquanto, Portugal, por outro lado, segue o Western European Time (WET, UTC+0) e o Western European Summer Time (WEST, UTC+1).
Quando é meio-dia em Brasília (UTC-3), são 16h em Portugal (UTC+1) durante o horário de verão. Durante o horário padrão, quando é meio-dia em Brasília, são 15h em Portugal.
Saiba quais são os países com o mesmo fuso horário de Portugal
Os países que compartilham o mesmo fuso horário que Portugal (GMT zero ou Western Europe Time) são, além do Reino Unido, Islândia, Irlanda, Ilhas Canárias, Ilhas Faroé, Guiné-Bissau, Gâmbia, Gana, Guiné, Libéria, Mali, Mauritânia, Marrocos, Senegal, Serra Leoa, Togo, Costa do Marfim e Burkina Faso.
PS: alguns desses países, assim como o Brasil, não adotam o horário de verão, então a diferença de horário de uma hora se dá em certos períodos do ano.
Não deixe de conferir quais são as 20 melhores universidades de Portugal!
Dicas para se acostumar com o fuso horário de Portugal em uma viagem
Se acostumar com um fuso horário pode não ser a tarefa mais simples do mundo — mas, seguindo as dicas certas, seus problemas, sem dúvidas, diminuirão.
Comece a adaptação antes de chegar
Começar a ajustar sua rotina com foco no fuso horário de Portugal alguns dias antes da sua viagem com certeza é uma super dica. Se possível, tente acordar e dormir mais tarde para aproximar seu ciclo de sono ao novo fuso horário, aproximando o seu ciclo de sono ao fuso horário de Portugal.
Isso ajuda o seu corpo a se acostumar no tempo dele com o novo horário, diminuindo o impacto do jet lag quando você chegar a Portugal.
Hidrate-se e controle o horário das refeições
Manter-se sempre hidratado é essencial, especialmente durante o voo, pois a baixa umidade nos aviões pode levar à desidratação que, por sua vez, pode piorar os sintomas do jet lag, como cansaço e dor de cabeça.
Ajustar os horários das refeições para se alinhar com o novo fuso horário pode ajudar seu relógio biológico a se recalibrar. Prefira alimentos leves, que sejam fáceis de digerir.
Durma o máximo possível no avião
Tentar dormir no avião, especialmente se estiver voando durante a noite (ou quando for noite em Portugal), pode ajudar a diminuir o jet lag. Use tampões de ouvido, uma máscara de olhos e um travesseiro de pescoço para aumentar seu conforto e facilitar o seu sono.
Mesmo que o sono não seja profundo, um bom descanso pode fazer toda a diferença.
Mude o horário de seus aparelhos móveis
Ajustar o relógio do seu telefone, relógio ou outros dispositivos para o horário de Portugal assim que você embarcar pode auxiliar a mentalmente prepará-lo para a mudança. Isso pode ajudar seu cérebro a começar a se ajustar ao novo fuso horário, fazendo com que a mudança seja um pouco mais natural.
Controle a exposição à luz
A luz é um dos principais reguladores do nosso relógio biológico e, por isso, expor-se à luz natural durante o dia no seu destino pode ajudar a ajustar o seu relógio interno.
Se você chegar de manhã, tente passar algum tempo ao ar livre. Se precisar ajustar-se para dormir mais cedo, evite luzes brilhantes à noite, especialmente luz azul de dispositivos eletrônicos, pois isso pode interferir na produção de melatonina, o hormônio do sono.
Conclusão
Fazer uma viagem internacional é bom — ainda mais quando Portugal é o seu destino. Na hora de se planejar, não se esqueça do fuso horário e do horário de verão do país, ok?
O jet lag não é um bicho de sete cabeças — basta saber lidar com ele!
Aproveite o privilégio de poder focar 100% no planejamento da viagem, já que, por lá, você não precisará se desdobrar para tentar falar o básico de uma língua diferente da nossa!
Confira o Plano Europa da America Chip e viaje seguro, tranquilo e conectado. Você merece!
Comentários: