11 de janeiro de 2024
Conheça mais sobre Turim, a capital e maior cidade da região do Piemonte, na Itália. Turim é riquíssima em história e cultura – um destino imperdível para os amantes das artes e da gastronomia.
Ao chegar a Turim, pode ter certeza que você conhecerá palácios, cafés, restaurantes e museus únicos!
Imagine poder se hospedar em um hotel no Quadrilátero Romano, em Turim. Você poderia começar o seu dia com um passeio pela Piazza Castello e visitar o impressionante Palazzo Reale. Para o almoço, uma sugestão: pratos piemonteses tradicionais no Eataly são a pedida perfeita.
À tarde, o Museu Egípcio (o segundo mais importante do seu ramo no mundo) com certeza te surpreenderá e, após essa visita, considere terminar o dia com um jantar na Piazza Vittorio Veneto. Está aí uma excelente dica de roteiro para realizar durante a sua viagem à Itália!
Ah, e também vale dizer que comparada a destinos italianos mais populares, como Roma, Veneza e Florença, Turim é menos lotada no quesito turístico e, por todos esses motivos, esta cidade precisa estar no topo da sua lista de próximos destinos internacionais a visitar!
Se apaixone por Turim
Turim, que fica no norte da Itália, é conhecida por diversos motivos. Você pode estar se perguntando: mas… como assim?
Turim é a sede da Fiat (Fábrica Italiana Automobili Torino), além de também ser reconhecida por sua longa tradição na produção de chocolate — incluindo a invenção do Gianduiotto, um chocolate com avelã que costuma agradar (e muito) quem nunca se nega um docinho depois do almoço.
Turim foi a primeira capital da Itália unificada, de 1861 a 1865, e abriga o segundo maior e mais importante museu dedicado à arte e cultura egípcia fora do Egito. A Mole Antonelliana, por sua vez, é um dos edifícios mais icônicos da cidade e abriga o Museu Nacional do Cinema. Nenhum dos dois museus deve ficar de fora do seu roteiro de viagem!
História e curiosidades
Turim, fundada pelos Taurini no século III a.C. e conquistada pelos romanos em 28 a.C., tem uma rica história que faz parte da formação da Itália moderna. A cidade foi um importante centro político e cultural durante o Reino de Saboia, e desempenhou um papel importantíssimo no Risorgimento, sendo a primeira capital da Itália unificada em 1861.
No século XX, Turim se tornou um centro industrial – especialmente na indústria automobilística com a Fiat, como você já sabe. Hoje, a cidade é conhecida por sua herança cultural, arquitetura barroca, museus de renome, e como um importante centro de educação e inovação tecnológica.
Torino é o nome original da cidade em italiano. Esse nome vem da palavra Taurini, nome da tribo celta-Lígure que habitava a região antes da chegada dos romanos. Os Taurini, cujo nome está associado ao touro (“taurus” em latim), um símbolo importante para a tribo, teriam dado o nome original à cidade.
Onde fica e como chegar
Turim fica no noroeste da Itália, na região do Piemonte, situada no Vale do Rio Pó e cercada pelos Alpes Ocidentais e colinas do Piemonte.
A cidade está relativamente próxima de várias áreas de interesse: Turim fica no noroeste da Itália, sendo que você pode chegar até Turim por diferentes meios de transporte – basta escolher qual faz mais sentido para a sua viagem.
O Aeroporto Internacional de Turim (Caselle) atende voos domésticos e internacionais. A cidade também está super bem conectada por trens com outras grandes cidades italianas e, além disso, é possível chegar de carro pelas autoestradas A6, A21, A32 e A55, que ligam Turim a várias regiões da Itália e da Europa.
Melhor época para visitar
A melhor época para visitar Turim é, sem sombra de dúvidas, durante a primavera (de março a maio) e o outono (de setembro a novembro).
Nesses períodos, o clima é agradável, as temperaturas são moderadas e a probabilidade de chuvas é menor. Essas estações proporcionam o cenário ideal para explorar as atrações ao ar livre e participar de eventos culturais, caso queira.
Agora, se você é fã do frio e planeja visitar as estações de esqui próximas aos Alpes, por exemplo, o inverno é a escolha perfeita para a sua viagem (de dezembro a fevereiro).
America Chip: Conexão 5G em Turim
Se você está planejando a sua viagem para Turim, garanta que sua experiência seja ainda mais incrível com o chip internacional da America Chip!
Aproveite uma conexão 5G super rápida: navegue pela internet quando e de onde quiser, acesse mapas e informações de pontos turísticos, faça reservas em restaurantes e mantenha contato com seus amigos e família sem se preocupar com lentidão ou interrupções na conexão.
Ah, e não precisa se preocupar com configurações complicadas. Basta inserir o chip em seu dispositivo ao chegar a Turim, e pronto! Você estará conectado instantaneamente. A America Chip ainda oferece suporte 24 horas a todos os seus clientes. Garanta já o seu chip internacional acessando o Plano Europa em nosso site.
Conheça os 5 principais pontos turísticos de Turim
Não deixe de adicionar esses cinco pontos turísticos em seu roteiro de viagem – você não vai se arrepender!
01 – O Palácio Real
O Palácio Real de Turim, é uma ótima representação da arquitetura barroca, foi residência dos reis da Casa de Savóia. Cada um dos reis acrescentou sua própria extensão ou decoração ao palácio, contribuindo para a sua grandiosidade.
A história do palácio é marcada por sua importância política e cultural, sendo um dos principais centros de poder durante o reinado da Casa de Savóia e um importante símbolo do Risorgimento italiano.
02 – O Parque Valentino e a Aldeia Medieval
O Parque Valentino, um parque urbano às margens do Rio Pó, é uma excelente escolha para quem não quer gastar com taxas de entrada, mas, ao mesmo tempo, não quer deixar de conhecer bons pontos turísticos em Turim.
No parque, encontra-se a Aldeia Medieval, uma reprodução fascinante de uma vila medieval do século XV, que foi construída para a Exposição Geral Italiana de 1884 como uma forma de celebrar e preservar a arquitetura e a história da Itália.
03 – A praça Carlo Alberto e as ruas de compras
A Praça Carlo Alberto, nomeada em homenagem ao Rei da Sardenha de 1831 a 1849, fica cercada por edifícios históricos e cafés, e te leva a algumas das melhores ruas de compras da cidade – como a Via Roma e a Via Po.
A Via Roma, por exemplo, que se estende até a Piazza Castello e a Piazza San Carlo, é conhecida por sua arquitetura característica e suas arcadas cobertas – ou seja, nem um dia com muita chuva poderá estragar as suas compras em Turim!
Antiguidades, livros, artigos e roupas de luxo… pode ter certeza que, aqui, você encontrará tudo o que deseja.
04 – O Mole Antonelliana
O Mole Antonelliana é, com certeza, o edifício mais icônico de Turim. Originalmente projetado como uma sinagoga, o Mole hoje abriga o Museu Nacional do Cinema.
A história do Mole é única: sua construção começou em 1863 e, por conta de várias mudanças de projeto e função, tornou-se um símbolo da cidade, refletindo tanto suas raízes judaicas quanto sua celebração da sétima arte.
05 – O Santo Sudário
O Santo Sudário é uma relíquia (tanto famosa como enigmática) do Cristianismo.
Trata-se de um grande tecido de linho que exibe a imagem de um homem que parece ter sofrido ferimentos físicos consistentes com a crucificação. Muitos acreditam que este tecido seja o pano de sepultura de Jesus Cristo, e que a imagem nele impressa seja a de seu corpo.
Os primeiros registros históricos conhecidos do Sudário são do século XIV, quando ele apareceu na França. Em 1578, foi levado para Turim, onde permanece até hoje.
A Igreja Católica não tomou uma posição oficial sobre a autenticidade do Sudário como o verdadeiro pano de sepultura de Cristo, mas o trata com respeito e permite sua veneração (pelos fiéis). Ele é raramente exibido ao público, e essas ocasiões especiais atraem milhares de peregrinos e visitantes de todo o mundo.
Conclusão
Conhecida como a capital do chocolate italiano, Turim também oferece a cada turista uma variedade de opções de pratos e vinhos locais deliciosos, além, claro, dos cafés históricos espalhados ao redor de toda a cidade
Bom, cada viajante é único e possui suas próprias preferências e gostos pessoais, certo? Sendo assim, um roteiro de viagem sempre tem pelo menos um pouquinho a ver com cada turista e, exatamente por isso, varia de viajante para viajante.
Mas uma coisa é certa: em Turim, a gastronomia não apenas transformará cada experiência de viagem individual, mas deixará saudades até… bom, até você visitá-la novamente. Buon viaggio!
Olá Rodrigo, pretendo viaja com meu marido esse ano 2024 entre maio e setembro, queremos conhecer Espanha, Italia e França , viajaremos por 1 mês e alugaremos um carro. Gostaria de algumas sugestões de roteiro, grata
Olá Maria Cristina, tudo bem? Excelente escolha, pois esses países oferecem uma riqueza de cultura, história, gastronomia e paisagens deslumbrantes. Aqui está uma sugestão de roteiro de 1 mês para explorar:
Dia 1-4: Barcelona, Espanha;
Dia 5-8: Madrid, Espanha;
Dia 9-12: Roma, Itália;
Dia 13-16: Florença, Itália;
Dia 17-21: Veneza, Itália;
Dia 22-25: Nice e Costa Azul, França;
Dia 26-28: Provence, França;
Dia 29-30: Paris, França;
Lembre-se de que esse roteiro é flexível, e você pode ajustar os dias em cada destino conforme suas preferências. Certifique-se de reservar tempo para relaxar, explorar os locais com calma e saborear a cultura local.Boa viagem e abraços!