22 de janeiro de 2024
A Sardenha é a segunda maior ilha do Mar Mediterrâneo, situada na península itálica. Aliás, é uma região autônoma da Itália conhecida por sua cultura, história e por praias e belezas naturais que impressionam. Hoje vamos falar da ilha da Sardenha, as atrações turísticas, cultura, culinária e um guia completo 2024. Confira!
Se encante pela Sardenha
Quem visita nunca esquece, pois a Sardenha é simplesmente um destino que encanta. Por exemplo, as praias com águas azul-turquesa e areias brancas e finas tornam o cenário ainda mais impressionante. Não sem motivo que a Sardenha é um destino turístico requintado na Europa e suas belas praias do Mediterrâneo recebem milhares de visitantes todos os anos.
Isso sem contar as tradições únicas da ilha que vão desde festivais de música tradicional até o artesanato milenar transmitido de geração em geração. Além disso, a culinária oferece uma grande variedade de sabores e iguarias de frutos-do-mar. Também existem pequenas vilas e aldeias que são encantadoras e que ficam escondidas.
Onde fica e como chegar
A Sardenha é uma ilha que fica no Mar Mediterrâneo. Situada a oeste do continente italiano, você pode chegar lá de avião ou pelo mar. Existem três aeroportos na ilha, são eles:
Aeroporto Cagliari-Elmas (CAG): ele fica na capital, Cagliari, e é o principal aeroporto internacional da Sardenha.
Aeroporto Olbia Costa Smeralda (OLB): servindo a região nordeste, Olbia é um importante ponto de entrada para viajantes da famosa Costa Esmeralda.
Aeroporto Alghero-Fertilia (AHO): outro aeroporto importante é o Aeroporto Alghero.
As companhias aéreas operam voos regulares para estes aeroportos a partir de várias cidades europeias. Desse modo, você pode verificar voos diretos ou considerar voos de conexão pelas principais cidades italianas, como Roma ou Milão.
Também existe a possibilidade de ir pelo mar através das balsas (ferries). Por isso, você pode chegar à Sardenha de barco, pois a ilha é bem servida por serviços de ferry da Itália continental e de outros destinos do Mediterrâneo. Os principais portos de ferry incluem Cagliari, Olbia, Porto Torres e Arbatax. As balsas estão disponíveis para passageiros e veículos.
Uma sugestão é ter em conta as variações sazonais, pois a Sardenha é um destino popular de verão. Ou seja, as opções de transporte podem variar dependendo da estação do ano e é melhor planejar e reservar o transporte com bastante antecedência, especialmente durante os meses de pico do verão.
Cultura e curiosidades
A cultura da Sardenha é diferenciada. Começa pela linguagem e identidade dos ‘sardos’ (cidadãos que nasceram na ilha) que falam italiano, mas por lá existe a sua própria língua chamada Sardenha (Sardo). Desse modo, a língua possui vários dialetos em diferentes regiões, enfatizando a identidade cultural distinta da ilha.
Uma curiosidade é que a Sardenha é onde nasceu a misteriosa civilização Nuragic. Por isso, é uma cultura que deixou para trás milhares de torres Nuraghe que são antigas estruturas de pedra, que datam da Idade do Bronze. Elas servem como símbolo da Sardenha e do seu passado enigmático.
Os sardos costumam celebrar a vida por uma variedade de festivais tradicionais. Eles acontecem durante todo o ano e, muitas vezes, apresentam trajes típicos, música e danças animadas. Os principais eventos são a Cavalcata Sarda em Sassari e a Sartiglia em Oristano, ambas apresentando a herança cultural única da ilha.
Em termos de música tradicional, a folclórica da Sardenha é caracterizada por um canto polifônico distinto conhecido como “Canto a Tenores”. Por ser um antigo estilo de canto que envolve vários vocalistas, é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO.
Contudo, a Sardenha é conhecida pelo seu artesanato tradicional e os artistas locais produzem itens exclusivos, como tecidos, tapetes, cerâmicas e joias de filigrana. Cada região tem seu próprio estilo e técnicas distintas. Um das curiosidades mundiais é que a Sardenha é conhecida como a ‘Ilha da Longevidade’
Pois é, na região de Barbagia é conhecida por ter um número de pessoas com mais de 100 anos superior à média. Geralmente a idade avançada de tantos cidadãos é associada ao estilo de vida, a dieta e a genética locais que contribuem para a reputação da ilha como um lugar onde as pessoas vivem vidas longas e saudáveis.
Tour pela Europa: Os 20 Melhores Roteiros [Guia Definitivo]
Melhor época para visitar
O verão coloca a Sardenha como um importante destino europeu. Sendo assim, são meses de alta temporada turística e as temperaturas quentes variam dos 25 °C aos 35 °C. Por isso, é a época ideal para quem ama praia e as praias de águas cristalinas são quentes (quente para a Europa) e convidativas. Além disso, acontecem muitos festivais e eventos, porém por ser um destino muito popular, nos meses de verão costuma ficar lotado e os preços podem ser mais altos.
Contudo, a primavera também é uma excelente época para visitar a Sardenha. Por lá o clima é ameno e as temperaturas variam dos 15 °C aos 25 °C e a ilha, ou as principais cidades da ilha, não estão tão lotadas.
As incríveis paisagens naturais da Sardenha
É tranquilamente plausível dizer que a Sardenha é abençoada, por contar com uma paisagem natural exuberante. Por lá você pode desfrutar das belas praias, mas também de montanhas escarpadas e paisagens que tiram o fôlego dos mais desavisados. Por exemplo, a Costa Esmeralda é repleta de enseadas, baías e falésias de granito.
Já a cordilheira Gennargentu, que fica na região central da ilha, é a mais alta da Sardenha. Lá está o Parque Nacional Gennargentu que é um paraíso para quem gosta de caminhar pela natureza e oferece diversas paisagens, incluindo desfiladeiros profundos, planaltos e picos.
America Chip: Melhor conexão 5G na Sardenha
Ter a possibilidade de conhecer a Sardenha é uma grande oportunidade. Com certeza você vai querer ter um chip da America Chip para poder registrar todos os momentos da sua viagem, acesso a uma internet segura e de alta velocidade.
Sem contar que não precisará se preocupar com a conta e com o roaming internacional. É, sem dúvida, o chip com a melhor conexão 5G na Sardenha.
Confira as melhores atrações da Sardenha
Agora aproveite para conhecer as melhores atrações quando for visitar a Sardenha:
Gruta de Neptuno
A Caverna de Netuno (Grotta di Nettuno) é uma das cavernas marinhas mais famosas e impressionantes da Sardenha. Ela é conhecida por suas impressionantes formações rochosas e águas cristalinas e fica na costa noroeste da ilha, perto da cidade de Alghero. Acessível tanto por mar como por terra, você pode visitantes e chegar à caverna de barco saindo de Alghero ou descendo a “Escala del Cabirol”, uma escadaria panorâmica esculpida na encosta do penhasco.
Também ocorrem excursões de barco que partem regularmente de Alghero até a Caverna de Netuno. Geralmente o passeio é acompanhado por um guia que fornece informações sobre as características geológicas e a história da gruta.
Costa Esmeralda
A Costa Esmeralda é um trecho de costa na parte nordeste da ilha da Sardenha. É muito famosa pelas praias quase desertas e muito bem preservadas com águas azul-turquesa cristalinas. Além disso, muitos resorts luxuosos ficam na Costa Esmeralda, ou seja, é uma região muito frequentada por ricos e famosos, bem como um destino deslumbrante para viajantes que buscam belezas naturais e comodidades de luxo.
Ela tem aproximadamente 55 quilômetros e a Costa Esmeralda abrange as cidades de Arzachena, Porto Cervo e Porto Rotondo. Com formações rochosas de granito e enseadas escondidas, é onde ficam algumas das mais belas praias do Mediterrâneo. Aliás, algumas das praias mais famosas incluem Spiaggia del Principe, Liscia Ruja, Capriccioli e Romazzino.
Cala Mariolu
Cala Mariolu é uma praia deslumbrante da Sardenha. Ela fica no Golfo de Orosei e é parte do Parque Nacional Gennargentu, no lado oriental da ilha e acessível por mar, normalmente por meio de passeios de barco que partem de cidades próximas, como Cala Gonone. E são as águas claras em tons vibrantes de azul e verde que deixam tudo ainda mais especial.
Sem contar que o local é destino de quem pratica snorkeling e mergulho. São duas atividades populares e permitem aos visitantes que explorem o mundo subaquático repleto de vida marinha e corais coloridos. Além disso, a praia é emoldurada por falésias calcárias e formações rochosas que fazem dela um destino simplesmente impressionante!
Su Nuraxi de Barumini
Su Nuraxi é um sítio arqueológico que fica perto da cidade de Barumini, no sul da Sardenha. O local foi designado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1997 e é um dos exemplos mais importantes e bem preservados de um nuraghe, um tipo de estrutura megalítica antiga exclusiva da Sardenha.
Entretanto, é importante dizer que Su Nuraxi é um nuraghe, um tipo distinto de estrutura de pedra antiga encontrada exclusivamente na ilha da Sardenha. Os Nuraghes foram construídos durante a Idade do Bronze (aproximadamente 1900–730 aC) e são caracterizados por suas enormes torres de pedra.
Basílica di Saccargia
A Basílica di Saccargia é uma igreja medieval localizada na parte norte da ilha, próxima da vila de Codrongianos. É considerada uma das igrejas românicas mais importantes da Sardenha, tendo sido construída no início do século XII, entre 1116 e 1120. Com um design simples, o exterior é em calcário e a igreja segue uma planta em cruz latina com três naves separadas por colunas.
O interior da basílica, assim como a parte de fora, chama a atenção pela simplicidade. Porém, ela abriga algumas obras de arte, incluindo um crucifixo de madeira e uma estátua de madeira da Madonna do século XIV.
Culinária e melhores restaurantes na Sardenha
A culinária da Sardenha reflete sua história e sua cozinha incorpora ingredientes frescos e de origem local, apresentando os sabores do Mediterrâneo. Por isso, existem alguns elementos-chave da culinária da ilha como, por exemplo, o queijo pecorino que é especialmente picante e saboroso.
Obviamente que, com a sua extensa costa, os frutos-do-mar desempenham um papel significativo na culinária da Sardenha. Pratos como fregola ai frutti di mare (um tipo de macarrão com frutos-do-mar) e bottarga (ovas de peixe curadas) são populares e muito consumidos por lá. Porém, o pane carasau, um pão achatado tradicional fino e crocante, é geralmente servido com vários recheios ou com as refeições.
Além destes ingredientes locais, os culurgiones são comuns na ilha. Eles são bolinhos de massa tradicionais normalmente recheados com uma mistura de batata, hortelã e queijo pecorino, servidos com vários molhos. Outro prato típico local é o porceddu, um leitão assado temperado com ervas locais e cozido lentamente para obter uma pele crocante.
Não deixe de experimentar o Mirto quando for para a Sardenha. O licor tradicional é feito a partir dos frutos da planta murta e vem em duas variedades, tinto e branco, e costuma ser apreciado como digestivo. Por fim, depois das refeições peça as seadas, pastéis recheados com uma mistura de queijo, tipicamente pecorino, e depois fritos. Eles são regados com mel para deixar tudo mais doce.
Em termos de restaurantes da Sardenha, existem vários que são muito bons. Veja a lista:
Su Gologone (Oliena): ele fica na região montanhosa de Oliena e é um renomado hotel e restaurante. Serve pratos tradicionais da Sardenha confeccionados com ingredientes de origem local.
Sa Cardiga e Su Schironi (Cagliari): na capital Cagliari, é um restaurante conhecido pelo seu ambiente rústico e pela cozinha tradicional da Sardenha. Pratos como massas, malloreddus e especialidades de frutos-do-mar são destaques.
Agriturismo Il Ginepro (Arzachena): localizado na parte nordeste da ilha, proporciona uma experiência do campo à mesa. Os hóspedes podem desfrutar de pratos tradicionais da Sardenha confeccionados com ingredientes frescos colhidos ali mesmo.
Ristorante Su Furriadroxu (Sant’Antioco): ele fica na ilha de Sant’Antioco e oferece especialidades de frutos-do-mar com foco em ingredientes locais e sazonais. O terraço do restaurante oferece vistas panorâmicas sobre a região do entorno.
La Capinera (Bosa): conhecido por seu cardápio focado em frutos-do-mar, oferece pratos preparados com pescados frescos do Mediterrâneo. O restaurante tem um terraço com vista para o rio, proporcionando um ambiente gastronômico interessante.
Conclusão
Visitar a Sardenha é uma grande experiência. Na ilha italiana você consegue combinar as praias com um local que tem um impressionante patrimônio cultural e paisagens diversas.
A ilha que fica no Mediterrâneo oferece para seus visitantes uma mistura única de tradições antigas, maravilhas arqueológicas e, para quem deseja, luxo moderno. Aproveite sua viagem para Itália!
Faça a Euro Trip da Sua Vida: Roteiros, Custos e Pacotes
Comentários: