Cidadania Italiana: Como Funciona e Quem Tem Direito [Guia]

cidadania italiana

A cidadania italiana dá a quem obtém o passaporte italiano os mesmos direitos que os nativos italianos possuem. Pode ser conseguido por direito de sangue ou matrimonial.

Se você tem interesse em conquistar sua cidadania italiana, este é o guia perfeito para você. Hoje, você vai saber tudo sobre como funciona e quem tem direito a se tornar um cidadão da Itália. Confira!

Entenda quem tem direito à cidadania italiana

A legislação italiana concede o documento às pessoas que conseguem provar, por meio de documentos, que têm relação parental com cidadãos italianos, ou seja, quem possui italianos na árvore genealógica. 

Muitos brasileiros têm direito à cidadania Italiana e, segundo o UOL, a Itália é o país da União Europeia que mais concede passaporte aos brasileiros.

Saiba como funciona o processo de cidadania italiana 

O processo é demorado e bem burocrático. Pode ser feito tanto no Brasil, quanto na Itália. É baseado na apresentação de documentos oficiais que comprovem que o candidato à cidadania tem descendência com um cidadão italiano, independentemente da distância parental.

Esse processo tem diferentes caminhos para acontecer. Listaremos e explicaremos aqui cada um deles! 

Processo de cidadania via consulado

cidadania italiana quem tem direito

Esse modo consiste em entrar na fila do consulado Italiano, montar o processo, apresentar ao Consulado e, em caso de aprovação da sua cidadania italiana, solicitar o passaporte. Todo o processo é feito no Brasil.

Processo de cidadania via comune

Também há a opção de realizar o pedido de cidadania italiana na Itália. Nesse caso, você deve preparar os documentos no Brasil e viajar para a Itália para registrar residência. Estando na Itália, um policial irá fazer uma visita para controlar a residência. Então, após isso, você pode entregar os documentos ao Comune – equivalente aos municípios no Brasil. 

Por fim, após toda a documentação ser avaliada, se você receber o Certificado de Não Renúncia, você poderá assinar o livro de registros e solicitar o seu passaporte italiano!

Processo de cidadania via ação judicial

Um híbrido entre Brasil e Itália: é assim que poderia ser descrito o processo de cidadania italiana via judicial. 

Aqui no Brasil, você deve preparar os documentos exigidos e enviar ao seu advogado especializado na Itália. O profissional entrará com a ação no Tribunal de Roma. Após sentença judicial positiva e transcritas as certidões no Comuni,você poderá se inscrever no AIRE (Cadastro de Italianos Residentes no Exterior) e solicitar seu passaporte italiano no Brasil.

Processo de cidadania via naturalização por casamento

cidadania italiana por casamento

Se o seu cônjuge tem cidadania italiana, você tem direito a se naturalizar através do casamento. Mas alguns requisitos devem ser considerados: você só conseguirá sua cidadania italiana se for casado no civil e tiver pelo menos um ano e meio de matrimônio, com filho(s), ou três anos de matrimônio, caso não possua filhos com o cônjuge.

Além disso, desde 2018, é necessário ter certificado B1 de proficiência em Italiano.

Vale lembrar que a cidadania italiana por casamento é uma concessão do governo, não um direito de sangue. Então, o governo pode negá-lo.

Documentos necessários para o processo de cidadania

Podemos perceber que você se interessa em conseguir sua cidadania Italiana. Quem sabe até para seus filhos também. Então, por reconhecer a complexidade do processo, a América Chip quer te ajudar! Aqui, listaremos os documentos oficiais necessários para o processo:

  • Certidão italiana do seu antepassado;
  • Certidões brasileiras de todas as pessoas que participam da linhagem entre o antepassado e o candidato;
  • Certificado de casamento da linha de descendentes;
  • Certidões de óbito (caso o antepassado já tenha falecido);
  • CNN – Certidão Negativa de Naturalização do seu antepassado nascido na Itália;
  • Tradução juramentada e apostilamento das certidões brasileiras.

Embora seja possível reunir a documentação por conta própria, fazer uso de uma assessoria pode ser interessante para facilitar a sua vida e a de toda sua família durante o processo!

Cidadania italiana – Dúvidas Frequentes

Por não ser algo de conhecimento geral, é comum existirem várias dúvidas por parte dos candidatos. Estamos aqui para saná-las para você!

Qual o custo para tirar a cidadania italiana?

Os custos podem variar entre 3 mil e 5 mil euros e variam de acordo com o número de pessoas que, juntamente a você, irão solicitar a cidadania italiana.

Quantas gerações têm direito à cidadania italiana?

Se você tem descendência italiana, não importa a distância na linhagem entre você e seu antepassado italiano.

Para a Itália, se você tem o jus sanguinis (direito de sangue),  independentemente do quão longe está seu antepassado na sua árvore genealógica, a apresentação dos documentos que comprovem a descendência é o suficiente para validar o direito.

E aí? Já está procurando descendentes italianos na sua linhagem para conseguir esse direito?!

Quanto tempo demora para conseguir a cidadania italiana?

cidadania italiana passo a passo

Algumas famílias têm a tradição de preservar viva a árvore genealógica, porque dão muito valor aos seus descendentes e, logo, têm o costume de guardar de maneira organizada os documentos familiares. Já outras, não dão muita importância para tal organização.

Por esse fato, o tempo necessário para conseguir a cidadania italiana depende do perfil da sua família.

Nesse sentido, além de a duração do processo de reunir os documentos e preparar as certidões depender da sua família, também está relacionado ao local onde você escolherá realizar o processo: na Itália (geralmente mais rápido) ou no Brasil.

Em linhas gerais, no Brasil o processo dura entre 6 e 12 anos, já que a fila no Consulado Italiano é imensa. Já na Itália, tudo pode ser resolvido em até 90 dias!

Conclusão

Como pudemos ver, o processo para conseguir a cidadania italiana pode ser longo e muito complicado. Porém os benefícios são variados e disso você já sabe, pois chegou até aqui para obter as informações necessárias para adquirir seu jus sanguinis. 
A América Chip tem prazer em te ajudar a atingir seus objetivos e, por isso, além de darmos a você e a sua família as melhores informações, temos o chip internacional ideal para caso você decida conseguir sua cidadania em um tempo menor, viajando para a Itália! Para mais informações, leia sobre o Plano Europa no nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *