Destinos

Se Encante pela Bélgica: Curiosidades e Melhores Pontos Turísticos

Belgica

A Bélgica com certeza vai se tornar o seu mais novo “melhor lugar do mundo”! Leia este artigo e conheça a cultura, história e principais pontos turísticos. 

A Bélgica é um país europeu e que possui muitas cidades incríveis para visitar. Muito além de Bruxelas, a Bélgica possui cidades do interior que são um charme. Confira dicas para montar seu roteiro de viagem pela Europa, o que visitar no país e qual a melhor época para visitar. 

Bélgica: História e Cultura

A Bélgica conta com 11 milhões de habitantes, tem como capital Bruxelas e faz fronteira com a Holanda (Países Baixos), França, Alemanha e Luxemburgo. As regiões da Bélgica estão divididas entre Flandres (norte), Valônia (sul) e Bruxelas. 

É um país muito bem localizado na Europa e sede da União Europeia (membro cofundador) e sede da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

O país europeu possui Rei, o que poucos sabem. O rei Filipe da Bélgica  assumiu o trono em 2013, depois do seu pai ter sido abdicado do trono por problemas de saúde. Ele é um rei pouco conhecido por nós brasileiros, mas tem origem portuguesa e brasileira. Sua trisavó era Maria José de Bragança, filha do Rei Miguel I de Portugal e prima da Rainha Maria II de Portugal e também do Imperador Pedro II do Brasil. 

Entre as cidades mais importantes da Bélgica estão Bruxelas, a sua capital, Antuérpia, Ghent (Gante), Charleroi, Liège, Schaerbeek, Bruges, Anderlecht, Namur e Leuven.  

Curiosidades sobre a Bélgica

A Bélgica possui três idiomas oficiais, são eles: o holandês (neerlandês), o francês e o alemão. Normalmente os belgas falam mais de um idioma e grande parte da população fala inglês, sendo fácil a comunicação em hotéis, lojas e restaurantes. 

Entre os cidadãos estrangeiros que moram na Bélgica estão italianos, franceses, holandeses, marroquinos, espanhóis, turcos e alemães. 

O país é muito importante para a Europa devido a sua localização e aspectos políticos da União Europeia. Bruxelas é a capital da União Europeia e onde estão a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu.  

Roteiro de viagem: Dicas de Como Elaborar Um Roteiro Incrível e Completo.

America Chip: conexão 5G Bélgica

America Chip Conexão 5G na Europa

Data da viagem chegando, malas prontas,  falta apenas comprar um chip internacional para viajar conectado para se sentir seguro e passar tranquilidade para seus familiares e amigos. 

Aqui você encontra ótimas dicas para a escolha de um bom plano para sua viagem. Você pode optar por comprar um chip internacional físico ou até mesmo o virtual, o eSim, os quais oferecem o melhor para se comunicar fora do país.

Com certeza, é um item que não pode faltar para qualquer planejamento de viagem. Com o Chip Internacional Europa você terá a segurança do  acesso à internet rápida e eficiente. 

Faça o melhor planejamento de viagem para Bélgica

Para que sua viagem seja maravilhosa você precisa se atentar a alguns detalhes. A Bélgica tem muito a mostrar para os visitantes e um bom planejamento é o diferencial que evita surpresas indesejáveis. Pois somente com um planejamento otimizado você conseguirá aproveitar cada momento especial. Veja como montar um de forma fácil e prática!

Defina as datas

O dia da viagem precisa ser definido com bastante antecedência para que as providências  possam ser tomadas e também para conseguir melhores preços nas passagens aéreas e nas hospedagens.Olhe também o clima que mais te agrada e coloque isso como um parâmetro para ir na estação mais favorável e assim aproveitar a Bélgica do jeito que mais gosta.

Saiba o orçamento

Um orçamento de viagem informa os preços atualizados dos principais custos de uma viagem para que você não tenha sustos. Fazer um bom orçamento para viagem é uma informação que vai ajudar você a organizar suas finanças, principalmente se a ideia for fazer uma viagem o mais econômica possível. Nesse sentido uma opção é viajar na baixa temporada, nessa época os preços caem em todos os itens necessários de uma viagem, como passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem e despesas para permanecer no país. 

Compre as passagens

Uma dica para encontrar passagens baratas para a Bélgica é reservar pelo menos cinco semanas antes da partida para conseguir um preço abaixo da média. A alta temporada é considerada nos meses de agosto e setembro. E o mês mais barato para voar para a Bélgica é abril.

Comprando passagens  com antecedência você garante melhores assentos e também melhores preços. O melhor dia da semana para esta compra é no sábado e no domingo, nestes dias você pode conseguir até oito por cento de desconto em relação aos dias mais caros.  Esta regra vale para os voos nacionais, quanto para voos internacionais. Conte com um site de busca com o Skyscanner para aproveitar ainda mais ofertas.

Reserve o hotel 

Os hotéis na Bélgica podem variar bastante em preço, dependendo da localização, categoria e época do ano. Normalmente, as diárias são mais caras durante os meses de alta temporada, que ocorrem principalmente no verão europeu e durante o período do Natal e Ano Novo.

Sem dúvida, nem sempre os preços mais altos garantem serviços de excelência, ao reservar um hotel, você tem que fazer a conta do custo/benefício, observar se é perto aos lugares que você deseja visitar, se a recepção atende e vários idiomas inclusive o português, e dentro destes parâmetros fazer uma boa pesquisa para escolher o que está dentro do esperado para suas acomodações. 

Contrate um seguro de viagem

Seja qual for o lugar para onde você esteja planejando viajar, um seguro viagem é muito importante, principalmente  para uma viagem internacional. Pequenos incidentes, acidentes, ou um extravio de bagagem,  são situações que podem ocorrer, e ocasionar momentos muito ruins. 

Mas isso  pode ser evitado com seguro viagem internacional, assim você terá direito ao reembolso se caso seu voo for cancelado ou atrasado e direito a indenização por perda de algum equipamento durante a viagem. Fazer um seguro viagem é imprescindível pois pode significar o diferencial para a sua viagem dos sonhos na Bélgica. 

Saiba os documentos necessários para conhecer a Bélgica

Os documentos necessários para viajar para Bélgica são: passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de saída do país e uma página de visto em branco.Ter comprovação dos voos de ida e volta, ter documentos que comprovem o propósito da viagem, ter comprovação de renda suficiente relacionados a duração de sua estadia, o Certificado Internacional de Vacinação e ainda e a solicitação do ETIAS que é visto online para turista que vão à Europa. 

Clima e melhor época para visitar a Bélgica

A Bélgica é um país com inverno rigoroso e dias frios. Por isso, o inverno europeu não é a melhor época para visitar. A média de temperaturas no inverno é de 3º, os dias são curtos e chove bastante.

Por isso, a melhor época para visitar a Bélgica é entre maio a setembro, na primavera e no verão. Com os dias mais longos, é possível aproveitar mais os passeios ao ar livre, jardins, parques, praças e desfrutar dos espaços abertos dos restaurantes e cafés. 

Durante o início de junho ou final de setembro é uma ótima época para viajar para Europa. Normalmente os europeus viajam no mês de julho, agosto e início de setembro. O ano letivo começa normalmente entre 1 e 15 de setembro, variando de acordo com a série. 

Comidas Típicas na Bélgica

belgica bandeira

A comida da Bélgica é muito gostosa e muitos pratos típicos belgas são consumidos no Brasil. É o caso da batata frita que nasceu na Bélgica! Além disso, os waffles também nasceram na Bélgica. O país europeu também é grande produtor de chocolate. O chocolate belga é famoso em todo o mundo, assim como a sua cerveja. 

Os pratos típicos da Bélgica mais tradicionais são:

  • Batata frita belga;
  • Moules-frites (marisco e batata frita);
  • Stoemp (purê de batata com legumes);
  • Waterzooi (sopa de peixe com legumes)
  • Waffles belgas (coberto com açúcar, chocolate ou frutas);
  • Stoofvlees (ensopado de cerveja);
  • Boulets (almôndegas belgas);
  • Crevette grise (camarão cinza).

Principais cidades da Bélgica

Com 11 milhões de habitantes, Bruxelas é a principal cidade da Bélgica e onde está a maior concentração de moradores (2,1 milhões de habitantes). Veja a lista das principais cidades da Bélgica:

  • Bruxelas;
  • Antuérpia;
  • Ghent (Gante);
  • Charleroi;
  • Liège;
  • Bruges;
  • Namur;
  • Leuven;
  • Mons;
  • Asalst;
  • Mechelen;
  • La Louvière;
  • Hasselt;
  • Sint-Niklaas;
  • Kortrijk.

Já entre as melhores cidades para conhecer na Bélgica estão Bruges, Gante e Bruxelas. A capital belga possui muitas atrações do país, porém tem bastante movimento e alguns problemas de grandes capitais, como moradores de rua. Quanto mais para o interior você for, mais linda a arquitetura. 

Bruges na Bélgica, por exemplo, é uma das cidades mais charmosas do país, com canais, construções medievais, visual romântico e que vale a pena colocar na sua lista de lugares para conhecer. 

Você pode chegar na Bélgica por Bruxelas, que possui mais opções de voos internacionais e de dentro da Europa, depois ir de trem ou ônibus para Gante e depois Bruges. 

A distância entre Bruxelas e Bruges é de apenas 1 hora de trem e você pode sair da Estação Central de Bruxelas. 

Descubra o que fazer em Amsterdam, uma cidade histórica e cultural, Incrível.

Melhores 20 pontos turísticos na Bélgica

belgica destinos

Conheça quais os melhores pontos turísticos da Bélgica para conhecer na sua viagem de férias pela Europa. 

01- Grand-Place (Bruxelas)

A Grand-Place é o local mais importante de Bruxelas e uma das praças mais bonitas do mundo. A arquitetura é lindíssima, cheia de prédios históricos, com muitas lojas de chocolates e souvenirs. 

Para o autor Victor Hugo, a Grand-Place é realmente a mais bela do mundo. A beleza da praça fica ainda mais especial no final da tarde, com o pôr-do-sol. 

Alguns dos edifícios da praça possuem mais de 500 anos e o local é Patrimônio Mundial da UNESCO. Entre o principal edifício da praça está a Câmara Municipal de Bruxelas (do ano de 1459). 

Como a Grand-Place de Bruxelas está no ponto central da cidade, aproveite para passear no seu entorno e almoçar na região, que possui ótimas opções de restaurantes para experimentar a culinária belga e suas deliciosas batatas fritas. 

O que fazer em Bruxelas: Cultura, Curiosidades e 20 Pontos Turísticos Apaixonantes.

02- Atomium (Bruxelas)

O Atomium de Bruxelas foi criado no ano de 1958 para a Expo 58. A atração turística da Bélgica faz a representação de um cristal elemental de ferro e possui 102 metros de altura. Os ingressos da atração podem ser comprados pelo site e ele abre todos os dias, de segunda a domingo, das 10h às 18h. A última visita acontece às 17h30. 

Os ingressos para o Atomium custam € 16 para adultos, € 14 para idosos (acima dos 65 anos) e € 8,50 para crianças até os 17 anos. Crianças menores de 115 cm não pagam entrada. 

03- Gravensteen (Gent) 

Sabe um castelo de princesas? O Gravensteen é um castelo de Gent na Bélgica, localizado bem no centro da cidade e tem aquele formato super tradicional dos contos de fada. O castelo medieval é uma das atrações da Bélgica e foi construído no ano de 1180. No ano de tributo a Van Eyck, um artista espanhol chamado Taquen criou um mural em homenagem a ele e é possível visualizar subindo as escadas do castelo. 

No ano de tributo a Van Eyck, um artista espanhol chamado Taquen criou um mural em homenagem a ele e é possível visualizar subindo as escadas do castelo. 

Ghent (Gante em português) é uma das cidades mais lindas da Bélgica e já foi uma das cidades mais ricas do norte da Europa. A cidade é animada e dos seus 250 mil habitantes, cerca de 45 mil são estudantes. 

Na cidade aproveite para visitar a Praça Korenmarkt, a prefeitura Stadhuis, a Catedral de Gent, a Igreja de São Nicolau e o Belfort, um campanário, com um mirante incrível para ver a cidade do alto. 

04- Casa de Victor Horta (Bruxelas)

A Casa de Victor Horta ou Museu Horta está localizada em Bruxelas e é um edifício de Art Nouveau. Elas são quatro casas projetadas pelo arquiteto Victor Horta da Bélgica. O arquiteto foi pioneiro desse estilo de arquitetura lá na década de 1890. Visita obrigatória para quem gosta de arquitetura ou é profissional da área, porém fica mais afastado do centro da cidade. 

O arquiteto Victor Horta também ou o criador do Museu dos Quadrinhos de Bruxelas, do Museu de Instrumentos Musicais e do Palácio de Belas Artes. 

Os ingressos da Casa de Victor Horta custam € 12 euros para adultos, € 6 para estudantes, € 7,50 para idosos acima dos 65 anos e é gratuito para crianças até 6 anos. O endereço fica na Rue Américaine, 25.

 

05- Catedral de Saint Bavo (Gante)

Catedral de Saint Bavo

A Catedral de Sait Bavo (ou São Bavão) está localizada na cidade de Gante, na Bélgica.  Com mais de 1.000 anos de história, o local de oração percorre os séculos. A igreja abre todos os dias, de segunda a sábado das 8h30 às 17h30 e no domingo das 13h às 17h30.  

Os ingressos de entrada podem ser comprados pelo site da igreja. No local está a obra o Retábulo de Gante, de Hubert van Eyck e do seu irmão Jan van Eyck. Acesse o site da Catedral de Saint Bavo e descubra mais sobre a visita.

06- Campos de Batalha de Flandres

Se você gosta de história, os Campos de Batalha de Flandres mostram os locais da Primeira Guerra Mundial. Existem algumas excursões saindo de Bruxelas e as visitas duram um dia inteiro. Passam também pelo Cemitério de Guerra Tyne Cot da Commonwealth. A Batalha de Flandres aconteceu de 20 de outubro a 18 de novembro de 1914 e foi uma tentativa dos alemães em separar as tropas britânicas das linhas de abastecimento.  

07- Os Canais de Bruges

Os canais de Bruges e toda a cidade de Bruges são uma atração da Bélgica e que os visitantes precisam conhecer. Bruges é uma cidade belga lindíssima e um verdadeiro cenário de filme. Bruges também é conhecida como a “Veneza do Norte” e é possível fazer passeios de barco e chegar até as cidades vizinhas. 

Ao longo dos canais é possível ver ruínas, fortalezas, moinhos, além da bela arquitetura das casas. 

08- Manneken- Pis (Bruxelas) 

O Manneken- Pis é um monumento de Bruxelas, bem pequeno! A fonte está localizada na cidade de Bruxelas, próxima a Grand-Place. O menino que faz xixi é famoso em todo o mundo e representa o bom humor do povo belga e também a sua liberdade. Essa é uma atração gratuita de Bruxelas e na frente existem ótimos lugares para comer waffles belgas quentinhos e deliciosos. 

O monumento é do ano de 1619 e a estátua é de bronze. Já o artista que fez a obra foi Hiëronymus Duquesnoy de Oudere. O Manneken- Pis é um dos símbolos de Bruxelas e da Bélgica e você precisa visitar! 

09- Les Galeries Royales Saint-Hubert

As Galerias Reais Saint-Hubert (Les Galeries Royales Saint-Hubert) ficam no centro de Bruxelas é uma galeria comercial lindíssima, aquelas que lembram as de Paris e Milão. Vale a pena visitar e se encantar com o local. Além disso, é mais uma das atrações gratuitas de Bruxelas. 

10- Museu dos Quadrinhos em Bruxelas

O Museu dos Quadrinhos em Bruxelas é um museu de Bruxelas para os apaixonados pelas histórias em quadrinhos. O local conta com mais de 6.000 obras originais. O museu conta com muito espaço dedicado ao Tintim, que vendeu mais de 140 milhões de cópias ao redor do mundo. O personagem é do ano de 1929. 

Os ingressos de acesso ao Museu custam € 12 para adultos, € 5 para crianças de 6 a 11 anos, € 9 para sênior e gratuito para crianças menores de 6 anos. 

O museu está localizado bem próximo a Catedral de Bruxelas e também perto da Grand-Place. 

11- Prefeitura de Leuven

Leuven é uma cidade da Bélgica e também pode ser chamada de Lovaina. A cidade é conhecida como a capital da cerveja belga, um dos tipos de cerveja mais adorados no mundo todo. Além dos roteiros envolvendo essa bebida, em Leuven, você também pode visitar a prefeitura da cidade. Você pode estar se perguntando o porquê de um turista, na Bélgica, reservar uma parte do roteiro para conhecer uma prefeitura. Porém, a resposta é mais simples do que você imagina: a estrutura arquitetônica da Prefeitura de Leuven é, simplesmente, fantástica!

A Prefeitura começou a ser construída em 1439 e, até os dias atuais, é um ponto importante da cidade. Para visitá-la, basta ir ao local, na rua Grote Markt, número 9, sendo que o melhor meio de locomoção para chegar lá é pegando um trem e, depois, um ônibus. Você pode participar de uma visita guiada, que acontece todos os dias, às 15 horas.

12- Mons Belfry

O Mons Belfry é um campanário muito famoso na Bélgica e, desde 1999, é Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO. A construção está localizada a 87 metros de altura e possui 49 sinos. A arquitetura é belíssima, bem como a experiência de visitar o Mons Belfry!

13- Bouillon Castle

O Castelo de Bouillon é conhecido por esse nome desde 988, porém, desde muito tempo, já existia um castelo no local. A construção já foi utilizada como investimento para reunir fundos para a Primeira Cruzada, por esse e outros motivos, o Bouillon Castle é uma aula prática de história na Bélgica. 

O local é grandioso, lindo e uma visita indispensável na sua viagem para a Bélgica. Com toda certeza, você irá querer fazer muitas fotos e elas serão dignas de várias postagens nas suas redes sociais. Entretanto, para manter suas redes atualizadas com as fotos da sua viagem, você precisará garantir uma conexão com a internet na Bélgica, pois os nossos chips brasileiros não funcionam fora do país. Porém, não precisa achar que esse é um problema, pois, na verdade, essa é uma questão bem fácil de ser resolvida: basta você adquirir um dos nossos planos Europa de SIM Card internacional. Com um preço justo e garantia de conexão, você terá internet durante toda a sua viagem!

14- Grote Markt

Também conhecido como a “Grande Praça do Mercado”, o Grote Markt é, na verdade, uma praça rodeada pela prefeitura, por muitos restaurantes, vários cafés e variados salões, os quais datam do século XVI. Lá, também há um mercado de Natal e uma pista de gelo, que funciona durante o inverno. 

É uma opção muito interessante para quem gosta de conhecer vários lugares sem precisar usar um transporte, já que há várias opções diferentes no espaço Grote Markt.

15- Antwerp Central Station

belgica fc

Fazer uma visita turística a uma estação pode parecer estranho, mas tem uma explicação. A verdade é que a Antwerp Central Station é mais do que só uma Estação Central na Bélgica, ela é um monumento histórico glorioso, composto por uma arquitetura que deixa qualquer um extasiado.

Cada cantinho da Estação tem um detalhe que a torna especial e merecedora de alguns cliques. Além do trem, há várias lojas e lugares para comer. Vale muito a pena a visita!

16- Tournai Cathedral

A Catedral de Nossa Senhora de Tournai é um templo Católico Romano muito bonito e de visitação interessante. Você consegue ver a beleza arquitetônica da catedral que, mesmo estando em reforma, é incrível. Além disso, pagando um valor de 2,50 euros, você poderá visitar a Sala do Tesouro.

17- Torre Belfry

Localizada em Bruges, que é uma das cidades mais belas e exuberantes da Bélgica e, até mesmo, da Europa, a Torre Belfry possui 83 metros de altura e uma beleza arquitetônica ímpar!  Você pode, também, almoçar nas redondezas da torre, já que toda a cidade é encantadora!

18 – Basilica of the Holy Blood

A enorme igreja Basilica of the Holy Blood foi construída entre 1134 e 1157 com arquitetura no estilo neogótico. A igreja abriga uma relíquia do Sangue Sagrado supostamente coletada por José de Arimatéia e trazida da Terra Santa por Thierry da Alsácia , Conde de Flandres.

A igreja possui duas divisões, a parte superior e a parte inferior. A superior é dedicada à relíquia da paixão e a inferior ao São Basílio Magno. Vale muito a pena um passeio para conhecer e entender mais da cultura, religião e vivências daquele povo. 

19 – Mont des Arts

O Monte das Artes, como é o nome desse lugar traduzido, fica em Bruxelas, na Bélgica e é um complexo urbano cultural ao ar livre, na região central. É uma das atrações turísticas mais visitadas e isso se dá pelo tamanho do peso histórico de toda a arquitetura e paisagismo. Uma experiência que vale muito a pena, um roteiro perfeito para aproveitar os dias de sol.

20 – Campanário de Bruges

Se você quer mergulhar realmente na cultura da Bélgica nessa viagem internacional você precisa conhecer o Campanário de Bruges. Ele é um campanário medieval no centro de Bugres, com quase um século de história.

Um dos símbolos mais proeminentes da cidade, o campanário se uniu com  a tesouraria e o arquivo municipal, e serviu de posto de observação para a detecção de incêndios e outros perigos. Você vai se impressionar com a magnitude desse lugar!

Confira as melhores hospedagens da Bélgica

É difícil falar das melhores hospedagens, independentemente do local, pois isso depende muito do quanto de dinheiro você está disposto a pagar numa diária e do nível de acomodação que você deseja: quer somente uma cama e um local para descansar? Ou quer um espaço grande, com uma cama super confortável, banheiro bem equipado, piscina e etc? Cada opção escolhida muda completamente o valor que você pagará e, por isso, uma hospedagem que eu te sugira como boa, na Bélgica, pode não ser a melhor para você. Então, tente balancear esses pontos para tomar a decisão!

Porém, de acordo com as minhas experiências, assim como as de outros amigos, posso dizer que as melhores hospedagens, na Bélgica, são:

  • Grand Hotel Casselbergh Bruges;
  • Thon Hotel Bristol Stephanie;
  • Pillows Grand Boutique Hotel Reylof;
  • NH Collection Brussels Grand Sablon;
  • 9 Hotel Central;
  • Hotel Navarra Brugge;
  • Vintage Hotel Brussels;
  • Van der Valk Selys Liège;
  • Van Der Valk Hotel Gent;
  • Hilton Brussels Grand Place.

Dicas de bons restaurantes na Bélgica

belgica selecao

A Bélgica tem restaurantes maravilhosos, com uma culinária super especial, principalmente quando falamos da capital do país, Bruxelas. Por isso, é bem provável que grande parte dos restaurantes que estão nesta lista, te surpreendam:

  • Le Pêcheur;
  • Comme Chez Soi;
  • La Villa Emily;
  • La Truffe Noire;
  • Senzanome.

Saiba como se locomover na Bélgica

A Bélgica tem uma rede de transportes públicos bem equipada, por isso, é bem tranquilo se locomover lá por meio deles (trem, metrô e ônibus). Além disso, você também pode se locomover de carro e de locomoções sustentáveis, como bicicleta e patinete.

O que conhecer perto da Bélgica?

Uma vez na Europa central, tudo é relativamente perto. Você pode visitar Bruxelas e Amsterdã, por exemplo. A distância entre Bruxelas e Amsterdã é de apenas 2 horas, muito pertinho. 

Além disso, você pode incluir as cidades de Colônia e Dusseldorf, na Alemanha ou então Lille na França. Com bastante opções de transporte público, você pode se deslocar facilmente de trem, ônibus ou então, alugando um carro na Europa. 

EuroTrip: Dicas imperdíveis para fazer uma viagem inesquecível.

Saiba o que fazer na Bélgica com criança

A Bélgica é um país incrível para se visitar com crianças, com uma grande variedade de atividades divertidas e educacionais. Aqui estão algumas sugestões de programas turísticos que você pode fazer com as crianças na Bélgica.

Atomium é uma parada obrigatória para fazer com a família em Bruxelas. Esse monumento é uma estrutura gigante em forma de átomo que oferece vistas deslumbrantes da cidade.As crianças ainda vão adorar explorar as exposições interativas e o parque circundante. Em Bruxelas, você também pode visitar o Mini Europe, um parque temático em miniatura que exibe os principais pontos turísticos da Europa em escala reduzida. 

O Castelo de Gravensteen em Ghent é um castelo medieval que as crianças vão adorar explorar. Elas vão se sentir como cavaleiros e princesas enquanto caminham pelos salões do castelo e olham pela janela a cidade abaixo. A Bélgica tem diversão para todos da família. Essas são apenas algumas das atividades divertidas que você pode fazer com as crianças na Bélgica que sem dúvidas vale muito a pena! 

Entenda como deixar a Bélgica uma viagem barata

Para economizar, você pode se hospedar em um hostel, optar pelas atrações gratuitas ou de baixo preço  e fazer suas refeições em restaurantes mais baratos ou, até mesmo, nas redes de fast food, que possuem preço inferior aos preços dos restaurantes de comida que não é fast food.

Saiba como é viver na Bélgica

Como você bem pode ver, a Bélgica é um lugar surpreendente em todos os aspectos e, sem dúvidas, é uma excelente opção para morar entre os países da Europa. É claro que quando se pensa em mudar de país é preciso analisar vários pilares para que você garanta uma boa qualidade de vida. Por isso a seguir confira como é viver na Bélgica em diferentes espectros: 

Custo de vida

O custo de vida na Bélgica, com certeza é um dos melhores e mais baratos na Europa, isso acontece pelo constante desenvolvimento do país e o poder de compra ser alto. Entretanto vale ressaltar que o salário mínimo de lá está abaixo da média europeia, mas não é um motivo de preocupação já que o país oferece condições para que um adulto se mantenha muito bem com esse valor, que atualmente não passa dos 1600 euros. 

Com isso já dá para perceber que o custo de vida médio de um adulto fica entre 1500 a 2000 euros, com gastos básicos como alimentação, moradia, transporte e lazer. 

Oportunidades de trabalho

Quando se migra para um país, algo a ser analisado é o fator empregabilidade, e nesse quesito a Bélgica pode ser um lugar com boas oportunidades. É óbvio que arrumar um trabalho não é uma tarefa fácil, ainda mais  sendo um imigrante, porém se você direcionar seus esforços para as áreas certas as chances de sucesso são maiores. 

Na Bélgica então as áreas que mais contratam são. Área da saúde, tecnologia e informação, serviços gerais e manuais e construção civil. 

Educação e saúde

Morar na Bélgica é contar com uma excelente  educação, seja do maternal até o nível superior, os alunos que ingressam nesse país possuem ótima qualidade de ensino. Por isso vale ressaltar o quanto vale a pena investir nos estudos nesse lugar.

A saúde é outro quesito que a Bélgica dá um show, ele é baseado no sistema misto, onde há serviços públicos(gratuitos) e serviços privados(pagos). E ainda há seguros saúde, onde a maioria dos moradores prefere pagar por um valor justo que cabe no custo de vida das pessoas, que possibilita o uso da maioria dos procedimentos médicos.

Economia da Bélgica

A economia da Bélgica é muito baseada nos setores terciários, de logística e de exportação. O turismo também é uma das bases econômicas, uma das áreas de acessão é o mercado de tecnologia e informação, o qual nos últimos anos tem crescido consideravelmente. 

De forma geral, a Bélgica é considerada um país economicamente estável, com percentuais favoráveis e taxas de crescimento altas

Moradia

Moradia é algo que no  custo de vida ocupa a maior parte do orçamento, até mesmo porque a maioria dos novos moradores precisam ingressar em  aluguel. Na Bélgica como em qualquer outro lugar possuem regiões que são mais caras e outras mais baratas e isso depende dos bairros e estilo de casas.

Mas é possível estipular uma média de valores de alugueis na Bélgica. Um aluguel em uma área nobre(centro das cidades) de uma casa grande gira em 1300 euros, já um apartamento na mesma região custa em torno de 1000 euros. Casa e apartamento em área mais afastada e não turísticas ficam na média dos 800 euros e quitinetes, quartos e moradias estudantis na faixa dos 500 euros.  

Saiba como é a vida dos brasileiros na Bélgica

A Bélgica é realmente um lugar surpreendente, com muito lazer e qualidade de vida, tanto para os que moram quanto para os que visitam. Mas você pode estar se perguntando: Como é a vida dos brasileiros nesse país? A dúvida é muito pertinente, afinal ser imigrante em um país tão diferente do Brasil gera questionamentos.

Entretanto não é necessário muitos receios, é claro que inicialmente os brasileiros se chocam um pouco com a cultura, tradições e o estilo da sociedade, mas em aspectos gerais a vida é muito boa, muitas  oportunidades, ascensão na vida financeira e qualidade de vida muito superior do que aqui no Brasil. 

America Chip: o seu companheiro de viagem

chip ilimitado

Já pensou, chegar de viagem da Bélgica se deparar com uma conta carisma para pagar? Pois bem, se você utilizar o Roaming Internacional da sua operadora brasileira é exatamente isso que vai acontecer. Com a America Chip, você terá a melhor conexão com internet 5G ilimitada, e o melhor, sem pagar mais por isso. Oferecemos o melhor preço do mercado. 

Além de qualidade e preço baixo, com a America Chip você conta com uma equipe de suporte dedicada e atenta que estará de plantão garantindo que  sua internet e o acesso a ligações locais sejam frequentes, de qualidade e estáveis.

Dicas de passeios noturnos na Bélgica

As noites das viagens são ótimas oportunidades de ter mais momentos de diversão, fazer novas amizades e tornar a experiência ainda mais inesquecível, não é mesmo? E, se você curte passear à noite e se jogar na vida noturna, vai amar as possibilidades que a Bélgica oferece para a sua viagem!

Por isso, confira algumas dicas de passeios noturnos na Bélgica e escolha quais farão parte da sua vivência por lá:

Café Belga

O Café Belga é um excelente lugar para se visitar à noite. Ele oferece aos clientes diversas opções de comidas e bebidas, principalmente boas cervejas. O melhor de tudo é que o estabelecimento fica aberto todos os dias de 8h à 1h, então dá para curtir bastante. 

O Café Belga também está localizado em uma ótima região da comuna de Ixelles, o que permite que ele fique frequentemente movimentado e tenha uma energia contagiante. 

Madame Moustache

A Madame Moustache é uma casa de dança muito animada e super conhecida em Bruxelas. Se você quer aproveitar a vida noturna belga com bastante dança e drinks, esse local pode ser uma opção agradável. 

Nessa casa noturna, você encontrará eventos dos mais variados tipos musicais, dos anos 70 até a atualidade, a depender dos DJs e das atrações de cada dia. Assim, é interessante pesquisar a programação da Madame Moustache nos dias em que estiver por lá e analisar a opção mais divertida para a sua viagem. 

Vale mencionar que, atualmente, Madame Moustache está fechada devido a um incêndio. Então, antes de colocá-la em seu roteiro, certifique-se de que ela já estará aberta novamente no período da sua viagem!

You Night Club

You Night Club é uma balada em Bruxelas que oferece boa música e um ambiente bastante agitado e festivo. Essa casa noturna é para quem realmente gosta de estar em meio à multidão, dançar e curtir a vida noturna até o amanhecer. 

Por ser mais intensa, a You Night Club é mais procurada pelo público jovem, na faixa dos 20 e tantos anos. Mas, ela pode ser visitada por pessoas de todas as idades, bastando ter animação e muita vontade de aproveitar o agito noturno! 

Fuse

Conhecida pela sua boa música techno, a Fuse é uma casa noturna localizada em uma antiga sede de um cinema inaugurado em 1994. Ela possui espaço para receber cerca de 1200 pessoas, o que mostra que o ambiente é  bastante amplo.  

As músicas são variadas e dependem do DJ que está comandando a noite. Por isso, olhe a programação antes e veja se ela te interessa! A Fuse também possui uma atmosfera muito festiva e animada, o que faz toda a diferença para a experiência. 

Bloody Louis

A Bloody Louis é uma boate de alto nível e está situada na capital belga, Bruxelas. Ela já recebeu atrações altamente conhecidas no contexto musical mundial, como Drake, Major Lazer, Lost Frequencies, Alan Walker, Duke Dumont, Travis Scott e DJ Snake. 

Essa casa noturna é incrível e tem tudo para tornar as suas noites na Bélgica em aventuras memoráveis. O ambiente é muito animado e as músicas costumam ser urbanas, como hip-hop, rap e eletrônica. 

Delirium

O Delirium é um café fantástico de Bruxelas. Ele fica aberto todos os dias, podendo ser visitado em diversos horários ao longo do dia, inclusive na madrugada. O seu diferencial é a quantidade de tipos de cerveja oferecidos, ultrapassando dois mil! 

Além disso, o Delirium Café é um museu de cervejaria e oferece aos clientes um ambiente com música ao vivo nas noites de quinta-feira. Sem dúvidas, você vai se divertir bastante nesse lugar e terá um ótimo passeio noturno na Bélgica. 

Spirito Brussels

Já tendo sido classificado como um dos clubes mais bonitos do mundo, o Spirito Brussels é uma opção incrível de passeio noturno para a sua viagem à Bélgica. A decoração dessa casa noturna é maravilhosa, principalmente pelo fato de que o local era uma antiga igreja.

O ambiente é diferente e ousado, e os eventos variam conforme a data escolhida para a visitação. Aproveite muita música, espetáculo e boas bebidas por lá! 

Saiba como funciona a monarquia belga

O que você muito provavelmente não sabia sobre a Bélgica é que ela é uma monarquia. Esse fato costuma passar despercebido pelos viajantes, mas é um tanto interessante, já que se diferencia bastante do atual modelo brasileiro.

A Bélgica é uma monarquia constitucional federal. Isso significa que o monarca é o chefe de Estado, já o Primeiro-Ministro é o chefe de governo. Assim, a política funciona como um sistema multipartidário, no qual os poderes de decisão não ficam centralizados, para que as decisões não sejam absolutistas. 

Você vai gostar de saber: Como Tirar Passaporte: Etapas, Países, Tipos, Valores e Carimbos [Guia Completo]

Língua e moeda oficial da Bélgica  

É muito importante saber a língua e a moeda do destino que você está visitando, certo? Esses aspectos fazem parte do dia a dia de toda viagem e são fundamentais para o pleno funcionamento da experiência. 

Você precisa se comunicar para realizar compras, pedir informações ou, até, fazer amizades. Já a moeda é crucial para as transações monetárias, seja nos restaurantes, seja nos passeios. Então, esses quesitos te acompanharão em todo o momento, e você precisa estar ciente quanto a eles. 

Um fato interessante é que a Bélgica não possui apenas um idioma oficial. Ela reúne três línguas entre as oficiais, sendo elas o neerlandês, o francês e o alemão. Já a sua moeda é o euro, sendo membro da zona euro desde 1999. 

Dicas para fazer seu câmbio  

Fazer o câmbio monetário é outra parte muito importante para a sua viagem. É preciso entender o processo para conseguir boas trocas e render o seu dinheiro. Para isso, confira algumas dicas para fazer seu câmbio: 

  • Planeje os gastos da sua viagem e analise-os tanto em real quanto no Euro;
  • Monitore e entenda a cotação do câmbio;
  • Vá em diferentes casas de câmbio e avalie as condições de cada uma delas.

Leia também: Viagens Internacionais Baratas e Luxuosas: Destinos Incríveis e Dicas de Planejamento 

Conclusão

Visitar a Bélgica é mergulhar em muita história. O país possui lugares incríveis para conhecer e vale muito pensar em um roteiro pela Europa por outros países, como Holanda, França e Alemanha. Apesar de parecidos em muitos aspectos, os países europeus possuem  particularidades que oferecem perspectivas diferentes para viver. 

Antes de viajar para Europa, não esqueça de comprar seu chip internacional e escolher o Plano Europa da America Chip para poder ter internet durante toda viagem!  

Descubra como funciona o Roaming na União Europeia e como economizar.

Comentários:

5 thoughts on “Se Encante pela Bélgica: Curiosidades e Melhores Pontos Turísticos

  1. Pingback: Ilha de Chipre: História, Economia e 20 Pontos Turísticos

  2. Adriana says:

    Olá Rodrigo tudo bem?
    O que você acha do roteiro Berlim, Amsterdã e Belgica? Tem algo para sugerir? Vou com uma amiga e queríamos fazer algo de carro também dentro de Berlim. Obrigada!

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Adriana, tudo bem ?
      Muito bom, então em Berlim você pode visitar o museu de Pérgamo, a Ilha dos Museus ou a catedral de Berlim.
      Em Amsterdam você pode vai gostar de visitar alguns museus com de Van Gogh e a casa de Anne Frank, muito legal, já na Bélgica você tem opções de visitar fábrica de Cervejas, Gran Place em Bruxelas e o Atomium também em Bruxelas uma viagem arquitetônica pelo mundo do modernismo.
      Boa viagem!! Abraços !

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Dê, tudo bem?
      Eu agradeço. Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Fiz com muito carinho. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Países da Europa Ocidental: Passeios, Economia, Documentação e Turismo de Verão

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

O Melhor da Ilha de Chipre: História, Clima e os 20 Melhores Pontos Turísticos

Tour pela Europa: Roteiros Maravilhosos, Passeios Incríveis e Dicas de Viagem Especiais

Leia mais

O 6G promete causar uma grande mudança no universo tecnológico e na indústria de telecomunicações que conhecemos hoje. Com velocidades ultra rápidas, comunicação por terahertz e uma ligação com a(...)

Leia mais

Descubra como o iSIM, a evolução do eSIM, está revolucionando o universo da tecnologia que, por sua vez, está em constante movimento também. Conheça o iSIM, a evolução do eSIM, o chip do futuro, (...)

Leia mais

A viagem perfeita tem endereço certo, e sem dúvidas Milão é a melhor opção, paisagens surpreendentes e vivências maravilhosas te esperam! Viajar para Europa é se encantar com tanta história e bel(...)

Leia mais

Fort Lauderdale é uma das belíssimas cidades praianas da Flórida, um dos principais estados dos Estados Unidos da América.  Os EUA possuem diversos destinos extremamente interessantes para o(...)

Leia mais

A cidade do Porto é ideal para você que deseja iniciar o seu mergulho cultural pela Europa, uma experiência única! Trata-se da segunda cidade mais visitada de Portugal e também não é para menos, (...)

Leia mais

Países da Europa Ocidental e Oriental: conheça um pouco sobre o velho mundo e planeje sua viagem. O Ocidente Europeu está repleto de belas paisagens, grandes metrópoles, aromas e sabores. A proxi(...)

Leia mais

Mónaco é um pequeno país europeu, e super bem localizado no Mar Mediterrâneo e oferece o  melhor de uma viagem internacional. Você já imaginou conhecer as maravilhas de um dos menores países(...)

Leia mais

Matosinhos é uma cidade metropolitana com boa qualidade de vida, praias, museus, construções históricas e um dos maiores aquários de Portugal. Quando pensamos em viajar para Portugal, logo vêm à (...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h