19 de maio de 2023

A Bélgica com certeza vai se tornar o seu mais novo “melhor lugar do mundo”! Leia este artigo e conheça a cultura, história e principais pontos turísticos.
A Bélgica é um país europeu e que possui muitas cidades incríveis para visitar. Muito além de Bruxelas, a Bélgica possui cidades do interior que são um charme. Confira dicas para montar seu roteiro de viagem pela Europa, o que visitar no país e qual a melhor época para visitar.
Bélgica: História e Cultura
A Bélgica conta com 11 milhões de habitantes, tem como capital Bruxelas e faz fronteira com a Holanda (Países Baixos), França, Alemanha e Luxemburgo. As regiões da Bélgica estão divididas entre Flandres (norte), Valônia (sul) e Bruxelas.
É um país muito bem localizado na Europa e sede da União Europeia (membro cofundador) e sede da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
O país europeu possui Rei, o que poucos sabem. O rei Filipe da Bélgica assumiu o trono em 2013, depois do seu pai ter sido abdicado do trono por problemas de saúde. Ele é um rei pouco conhecido por nós brasileiros, mas tem origem portuguesa e brasileira. Sua trisavó era Maria José de Bragança, filha do Rei Miguel I de Portugal e prima da Rainha Maria II de Portugal e também do Imperador Pedro II do Brasil.
Entre as cidades mais importantes da Bélgica estão Bruxelas, a sua capital, Antuérpia, Ghent (Gante), Charleroi, Liège, Schaerbeek, Bruges, Anderlecht, Namur e Leuven.
Curiosidades sobre a Bélgica
A Bélgica possui três idiomas oficiais, são eles: o holandês (neerlandês), o francês e o alemão. Normalmente os belgas falam mais de um idioma e grande parte da população fala inglês, sendo fácil a comunicação em hotéis, lojas e restaurantes.
Entre os cidadãos estrangeiros que moram na Bélgica estão italianos, franceses, holandeses, marroquinos, espanhóis, turcos e alemães.
O país é muito importante para a Europa devido a sua localização e aspectos políticos da União Europeia. Bruxelas é a capital da União Europeia e onde estão a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu.
Roteiro de viagem: Dicas de Como Elaborar Um Roteiro Incrível e Completo.
Faça o melhor planejamento de viagem para Bélgica

Para que sua viagem seja maravilhosa você precisa se atentar a alguns detalhes. A Bélgica tem muito a mostrar para os visitantes e um bom planejamento é o diferencial que evita surpresas indesejáveis. Pois somente com um planejamento otimizado você conseguirá aproveitar cada momento especial. Veja como montar um de forma fácil e prática!
Defina as datas
O dia da viagem precisa ser definido com bastante antecedência para que as providências possam ser tomadas e também para conseguir melhores preços nas passagens aéreas e nas hospedagens.Olhe também o clima que mais te agrada e coloque isso como um parâmetro para ir na estação mais favorável e assim aproveitar a Bélgica do jeito que mais gosta.
Saiba o orçamento
Um orçamento de viagem informa os preços atualizados dos principais custos de uma viagem para que você não tenha sustos. Fazer um bom orçamento para viagem é uma informação que vai ajudar você a organizar suas finanças, principalmente se a ideia for fazer uma viagem o mais econômica possível. Nesse sentido uma opção é viajar na baixa temporada, nessa época os preços caem em todos os itens necessários de uma viagem, como passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem e despesas para permanecer no país.
Compre as passagens
Uma dica para encontrar passagens baratas para a Bélgica é reservar pelo menos cinco semanas antes da partida para conseguir um preço abaixo da média. A alta temporada é considerada nos meses de agosto e setembro. E o mês mais barato para voar para a Bélgica é abril.
Comprando passagens com antecedência você garante melhores assentos e também melhores preços. O melhor dia da semana para esta compra é no sábado e no domingo, nestes dias você pode conseguir até oito por cento de desconto em relação aos dias mais caros. Esta regra vale para os voos nacionais, quanto para voos internacionais. Conte com um site de busca com o Skyscanner para aproveitar ainda mais ofertas.
Reserve o hotel
Os hotéis na Bélgica podem variar bastante em preço, dependendo da localização, categoria e época do ano. Normalmente, as diárias são mais caras durante os meses de alta temporada, que ocorrem principalmente no verão europeu e durante o período do Natal e Ano Novo.
Sem dúvida, nem sempre os preços mais altos garantem serviços de excelência, ao reservar um hotel, você tem que fazer a conta do custo/benefício, observar se é perto aos lugares que você deseja visitar, se a recepção atende e vários idiomas inclusive o português, e dentro destes parâmetros fazer uma boa pesquisa para escolher o que está dentro do esperado para suas acomodações.
Adquira seu Chip Internacional Europa
Data da viagem chegando, malas prontas, falta apenas comprar um chip internacional para viajar conectado para se sentir seguro e passar tranquilidade para seus familiares e amigos.
Aqui você encontra ótimas dicas para a escolha de um bom plano para sua viagem. Você pode optar por comprar um chip internacional físico ou até mesmo o virtual, o eSim, os quais oferecem o melhor para se comunicar fora do país.
Com certeza, é um item que não pode faltar para qualquer planejamento de viagem. Com o Chip Internacional Europa você terá a segurança do acesso à internet rápida e eficiente.
Contrate um seguro de viagem
Seja qual for o lugar para onde você esteja planejando viajar, um seguro viagem é muito importante, principalmente para uma viagem internacional. Pequenos incidentes, acidentes, ou um extravio de bagagem, são situações que podem ocorrer, e ocasionar momentos muito ruins.
Mas isso pode ser evitado com seguro viagem internacional, assim você terá direito ao reembolso se caso seu voo for cancelado ou atrasado e direito a indenização por perda de algum equipamento durante a viagem. Fazer um seguro viagem é imprescindível pois pode significar o diferencial para a sua viagem dos sonhos na Bélgica.
Saiba os documentos necessários para conhecer a Bélgica
Os documentos necessários para viajar para Bélgica são: passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de saída do país e uma página de visto em branco.Ter comprovação dos voos de ida e volta, ter documentos que comprovem o propósito da viagem, ter comprovação de renda suficiente relacionados a duração de sua estadia, o Certificado Internacional de Vacinação e ainda e a solicitação do ETIAS que é visto online para turista que vão à Europa.
Clima e melhor época para visitar a Bélgica
A Bélgica é um país com inverno rigoroso e dias frios. Por isso, o inverno europeu não é a melhor época para visitar. A média de temperaturas no inverno é de 3º, os dias são curtos e chove bastante.
Por isso, a melhor época para visitar a Bélgica é entre maio a setembro, na primavera e no verão. Com os dias mais longos, é possível aproveitar mais os passeios ao ar livre, jardins, parques, praças e desfrutar dos espaços abertos dos restaurantes e cafés.
Durante o início de junho ou final de setembro é uma ótima época para viajar para Europa. Normalmente os europeus viajam no mês de julho, agosto e início de setembro. O ano letivo começa normalmente entre 1 e 15 de setembro, variando de acordo com a série.
Comidas Típicas na Bélgica

A comida da Bélgica é muito gostosa e muitos pratos típicos belgas são consumidos no Brasil. É o caso da batata frita que nasceu na Bélgica! Além disso, os waffles também nasceram na Bélgica. O país europeu também é grande produtor de chocolate. O chocolate belga é famoso em todo o mundo, assim como a sua cerveja.
Os pratos típicos da Bélgica mais tradicionais são:
- Batata frita belga
- Moules-frites (marisco e batata frita)
- Stoemp (purê de batata com legumes)
- Waterzooi (sopa de peixe com legumes)
- Waffles belgas (coberto com açúcar, chocolate ou frutas)
- Stoofvlees (ensopado de cerveja)
- Boulets (almôndegas belgas)
- Crevette grise (camarão cinza)
Principais cidades da Bélgica
Com 11 milhões de habitantes, Bruxelas é a principal cidade da Bélgica e onde está a maior concentração de moradores (2,1 milhões de habitantes). Veja a lista das principais cidades da Bélgica:
- Bruxelas
- Antuérpia
- Ghent (Gante)
- Charleroi
- Liège
- Bruges
- Namur
- Leuven
- Mons
- Asalst
- Mechelen
- La Louvière
- Hasselt
- Sint-Niklaas
- Kortrijk
Já entre as melhores cidades para conhecer na Bélgica estão Bruges, Gante e Bruxelas. A capital belga possui muitas atrações do país, porém tem bastante movimento e alguns problemas de grandes capitais, como moradores de rua. Quanto mais para o interior você for, mais linda a arquitetura.
Bruges na Bélgica, por exemplo, é uma das cidades mais charmosas do país, com canais, construções medievais, visual romântico e que vale a pena colocar na sua lista de lugares para conhecer.
Você pode chegar na Bélgica por Bruxelas, que possui mais opções de voos internacionais e de dentro da Europa, depois ir de trem ou ônibus para Gante e depois Bruges.
A distância entre Bruxelas e Bruges é de apenas 1 hora de trem e você pode sair da Estação Central de Bruxelas.
Descubra o que fazer em Amsterdam, uma cidade histórica e cultural, Incrível.
Melhores 17 pontos turísticos na Bélgica

Conheça quais os melhores pontos turísticos da Bélgica para conhecer na sua viagem de férias pela Europa.
01- Grand-Place (Bruxelas)
A Grand-Place é o local mais importante de Bruxelas e uma das praças mais bonitas do mundo. A arquitetura é lindíssima, cheia de prédios históricos, com muitas lojas de chocolates e souvenirs.
Para o autor Victor Hugo, a Grand-Place é realmente a mais bela do mundo. A beleza da praça fica ainda mais especial no final da tarde, com o pôr-do-sol.
Alguns dos edifícios da praça possuem mais de 500 anos e o local é Patrimônio Mundial da UNESCO. Entre o principal edifício da praça está a Câmara Municipal de Bruxelas (do ano de 1459).
Como a Grand-Place de Bruxelas está no ponto central da cidade, aproveite para passear no seu entorno e almoçar na região, que possui ótimas opções de restaurantes para experimentar a culinária belga e suas deliciosas batatas fritas.
O que fazer em Bruxelas: Cultura, Curiosidades e 20 Pontos Turísticos Apaixonantes.
02- Atomium (Bruxelas)
O Atomium de Bruxelas foi criado no ano de 1958 para a Expo 58. A atração turística da Bélgica faz a representação de um cristal elemental de ferro e possui 102 metros de altura. Os ingressos da atração podem ser comprados pelo site e ele abre todos os dias, de segunda a domingo, das 10h às 18h. A última visita acontece às 17h30.
Os ingressos para o Atomium custam € 16 para adultos, € 14 para idosos (acima dos 65 anos) e € 8,50 para crianças até os 17 anos. Crianças menores de 115 cm não pagam entrada.
03- Gravensteen (Gent)
Sabe um castelo de princesas? O Gravensteen é um castelo de Gent na Bélgica, localizado bem no centro da cidade e tem aquele formato super tradicional dos contos de fada. O castelo medieval é uma das atrações da Bélgica e foi construído no ano de 1180. No ano de tributo a Van Eyck, um artista espanhol chamado Taquen criou um mural em homenagem a ele e é possível visualizar subindo as escadas do castelo.
No ano de tributo a Van Eyck, um artista espanhol chamado Taquen criou um mural em homenagem a ele e é possível visualizar subindo as escadas do castelo.
Ghent (Gante em português) é uma das cidades mais lindas da Bélgica e já foi uma das cidades mais ricas do norte da Europa. A cidade é animada e dos seus 250 mil habitantes, cerca de 45 mil são estudantes.
Na cidade aproveite para visitar a Praça Korenmarkt, a prefeitura Stadhuis, a Catedral de Gent, a Igreja de São Nicolau e o Belfort, um campanário, com um mirante incrível para ver a cidade do alto.
04- Casa de Victor Horta (Bruxelas)
A Casa de Victor Horta ou Museu Horta está localizada em Bruxelas e é um edifício de Art Nouveau. Elas são quatro casas projetadas pelo arquiteto Victor Horta da Bélgica. O arquiteto foi pioneiro desse estilo de arquitetura lá na década de 1890. Visita obrigatória para quem gosta de arquitetura ou é profissional da área, porém fica mais afastado do centro da cidade.
O arquiteto Victor Horta também ou o criador do Museu dos Quadrinhos de Bruxelas, do Museu de Instrumentos Musicais e do Palácio de Belas Artes.
Os ingressos da Casa de Victor Horta custam € 12 euros para adultos, € 6 para estudantes, € 7,50 para idosos acima dos 65 anos e é gratuito para crianças até 6 anos. O endereço fica na Rue Américaine, 25.
05- Catedral de Saint Bavo (Gante)

A Catedral de Sait Bavo (ou São Bavão) está localizada na cidade de Gante, na Bélgica. Com mais de 1.000 anos de história, o local de oração percorre os séculos. A igreja abre todos os dias, de segunda a sábado das 8h30 às 17h30 e no domingo das 13h às 17h30.
Os ingressos de entrada podem ser comprados pelo site da igreja. No local está a obra o Retábulo de Gante, de Hubert van Eyck e do seu irmão Jan van Eyck. Acesse o site da Catedral de Saint Bavo e descubra mais sobre a visita.
06- Campos de Batalha de Flandres
Se você gosta de história, os Campos de Batalha de Flandres mostram os locais da Primeira Guerra Mundial. Existem algumas excursões saindo de Bruxelas e as visitas duram um dia inteiro. Passam também pelo Cemitério de Guerra Tyne Cot da Commonwealth. A Batalha de Flandres aconteceu de 20 de outubro a 18 de novembro de 1914 e foi uma tentativa dos alemães em separar as tropas britânicas das linhas de abastecimento.
07- Os Canais de Bruges
Os canais de Bruges e toda a cidade de Bruges são uma atração da Bélgica e que os visitantes precisam conhecer. Bruges é uma cidade belga lindíssima e um verdadeiro cenário de filme. Bruges também é conhecida como a “Veneza do Norte” e é possível fazer passeios de barco e chegar até as cidades vizinhas.
Ao longo dos canais é possível ver ruínas, fortalezas, moinhos, além da bela arquitetura das casas.
08- Manneken- Pis (Bruxelas)
O Manneken- Pis é um monumento de Bruxelas, bem pequeno! A fonte está localizada na cidade de Bruxelas, próxima a Grand-Place. O menino que faz xixi é famoso em todo o mundo e representa o bom humor do povo belga e também a sua liberdade. Essa é uma atração gratuita de Bruxelas e na frente existem ótimos lugares para comer waffles belgas quentinhos e deliciosos.
O monumento é do ano de 1619 e a estátua é de bronze. Já o artista que fez a obra foi Hiëronymus Duquesnoy de Oudere. O Manneken- Pis é um dos símbolos de Bruxelas e da Bélgica e você precisa visitar!
09- Les Galeries Royales Saint-Hubert
As Galerias Reais Saint-Hubert (Les Galeries Royales Saint-Hubert) ficam no centro de Bruxelas é uma galeria comercial lindíssima, aquelas que lembram as de Paris e Milão. Vale a pena visitar e se encantar com o local. Além disso, é mais uma das atrações gratuitas de Bruxelas.
10- Museu dos Quadrinhos em Bruxelas

O Museu dos Quadrinhos em Bruxelas é um museu de Bruxelas para os apaixonados pelas histórias em quadrinhos. O local conta com mais de 6.000 obras originais. O museu conta com muito espaço dedicado ao Tintim, que vendeu mais de 140 milhões de cópias ao redor do mundo. O personagem é do ano de 1929.
Os ingressos de acesso ao Museu custam € 12 para adultos, € 5 para crianças de 6 a 11 anos, € 9 para sênior e gratuito para crianças menores de 6 anos.
O museu está localizado bem próximo a Catedral de Bruxelas e também perto da Grand-Place.
11- Prefeitura de Leuven
Leuven é uma cidade da Bélgica e também pode ser chamada de Lovaina. A cidade é conhecida como a capital da cerveja belga, um dos tipos de cerveja mais adorados no mundo todo. Além dos roteiros envolvendo essa bebida, em Leuven, você também pode visitar a prefeitura da cidade. Você pode estar se perguntando o porquê de um turista, na Bélgica, reservar uma parte do roteiro para conhecer uma prefeitura. Porém, a resposta é mais simples do que você imagina: a estrutura arquitetônica da Prefeitura de Leuven é, simplesmente, fantástica!
A Prefeitura começou a ser construída em 1439 e, até os dias atuais, é um ponto importante da cidade. Para visitá-la, basta ir ao local, na rua Grote Markt, número 9, sendo que o melhor meio de locomoção para chegar lá é pegando um trem e, depois, um ônibus. Você pode participar de uma visita guiada, que acontece todos os dias, às 15 horas.
12- Mons Belfry
O Mons Belfry é um campanário muito famoso na Bélgica e, desde 1999, é Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO. A construção está localizada a 87 metros de altura e possui 49 sinos. A arquitetura é belíssima, bem como a experiência de visitar o Mons Belfry!
13- Bouillon Castle
O Castelo de Bouillon é conhecido por esse nome desde 988, porém, desde muito tempo, já existia um castelo no local. A construção já foi utilizada como investimento para reunir fundos para a Primeira Cruzada, por esse e outros motivos, o Bouillon Castle é uma aula prática de história na Bélgica.
O local é grandioso, lindo e uma visita indispensável na sua viagem para a Bélgica. Com toda certeza, você irá querer fazer muitas fotos e elas serão dignas de várias postagens nas suas redes sociais. Entretanto, para manter suas redes atualizadas com as fotos da sua viagem, você precisará garantir uma conexão com a internet na Bélgica, pois os nossos chips brasileiros não funcionam fora do país. Porém, não precisa achar que esse é um problema, pois, na verdade, essa é uma questão bem fácil de ser resolvida: basta você adquirir um dos nossos planos Europa de SIM Card internacional. Com um preço justo e garantia de conexão, você terá internet durante toda a sua viagem!
14- Grote Markt
Também conhecido como a “Grande Praça do Mercado”, o Grote Markt é, na verdade, uma praça rodeada pela prefeitura, por muitos restaurantes, vários cafés e variados salões, os quais datam do século XVI. Lá, também há um mercado de Natal e uma pista de gelo, que funciona durante o inverno.
É uma opção muito interessante para quem gosta de conhecer vários lugares sem precisar usar um transporte, já que há várias opções diferentes no espaço Grote Markt.
15- Antwerp Central Station

Fazer uma visita turística a uma estação pode parecer estranho, mas tem uma explicação. A verdade é que a Antwerp Central Station é mais do que só uma Estação Central na Bélgica, ela é um monumento histórico glorioso, composto por uma arquitetura que deixa qualquer um extasiado.
Cada cantinho da Estação tem um detalhe que a torna especial e merecedora de alguns cliques. Além do trem, há várias lojas e lugares para comer. Vale muito a pena a visita!
16- Tournai Cathedral
A Catedral de Nossa Senhora de Tournai é um templo Católico Romano muito bonito e de visitação interessante. Você consegue ver a beleza arquitetônica da catedral que, mesmo estando em reforma, é incrível. Além disso, pagando um valor de 2,50 euros, você poderá visitar a Sala do Tesouro.
17- Torre Belfry
Localizada em Bruges, que é uma das cidades mais belas e exuberantes da Bélgica e, até mesmo, da Europa, a Torre Belfry possui 83 metros de altura e uma beleza arquitetônica ímpar! Você pode, também, almoçar nas redondezas da torre, já que toda a cidade é encantadora!
Confira as melhores hospedagens da Bélgica
É difícil falar das melhores hospedagens, independentemente do local, pois isso depende muito do quanto de dinheiro você está disposto a pagar numa diária e do nível de acomodação que você deseja: quer somente uma cama e um local para descansar? Ou quer um espaço grande, com uma cama super confortável, banheiro bem equipado, piscina e etc? Cada opção escolhida muda completamente o valor que você pagará e, por isso, uma hospedagem que eu te sugira como boa, na Bélgica, pode não ser a melhor para você. Então, tente balancear esses pontos para tomar a decisão!
Porém, de acordo com as minhas experiências, assim como as de outros amigos, posso dizer que as melhores hospedagens, na Bélgica, são:
- Grand Hotel Casselbergh Bruges
- Thon Hotel Bristol Stephanie
- Pillows Grand Boutique Hotel Reylof
- NH Collection Brussels Grand Sablon
- 9 Hotel Central
- Hotel Navarra Brugge
- Vintage Hotel Brussels
- Van der Valk Selys Liège
- Van Der Valk Hotel Gent
- Hilton Brussels Grand Place
Dicas de bons restaurantes na Bélgica

A Bélgica tem restaurantes maravilhosos, com uma culinária super especial, principalmente quando falamos da capital do país, Bruxelas. Por isso, é bem provável que grande parte dos restaurantes que estão nesta lista, te surpreendam:
- Le Pêcheur
- Comme Chez Soi
- La Villa Emily
- La Truffe Noire
- Senzanome
Saiba como se locomover na Bélgica
A Bélgica tem uma rede de transportes públicos bem equipada, por isso, é bem tranquilo se locomover lá por meio deles (trem, metrô e ônibus). Além disso, você também pode se locomover de carro e de locomoções sustentáveis, como bicicleta e patinete.
O que conhecer perto da Bélgica?
Uma vez na Europa central, tudo é relativamente perto. Você pode visitar Bruxelas e Amsterdã, por exemplo. A distância entre Bruxelas e Amsterdã é de apenas 2 horas, muito pertinho.
Além disso, você pode incluir as cidades de Colônia e Dusseldorf, na Alemanha ou então Lille na França. Com bastante opções de transporte público, você pode se deslocar facilmente de trem, ônibus ou então, alugando um carro na Europa.
EuroTrip: Dicas imperdíveis para fazer uma viagem inesquecível.
Saiba o que fazer na Bélgica com criança
A Bélgica é um país incrível para se visitar com crianças, com uma grande variedade de atividades divertidas e educacionais. Aqui estão algumas sugestões de programas turísticos que você pode fazer com as crianças na Bélgica.
Atomium é uma parada obrigatória para fazer com a família em Bruxelas. Esse monumento é uma estrutura gigante em forma de átomo que oferece vistas deslumbrantes da cidade.As crianças ainda vão adorar explorar as exposições interativas e o parque circundante. Em Bruxelas, você também pode visitar o Mini Europe, um parque temático em miniatura que exibe os principais pontos turísticos da Europa em escala reduzida.
O Castelo de Gravensteen em Ghent é um castelo medieval que as crianças vão adorar explorar. Elas vão se sentir como cavaleiros e princesas enquanto caminham pelos salões do castelo e olham pela janela a cidade abaixo. A Bélgica tem diversão para todos da família. Essas são apenas algumas das atividades divertidas que você pode fazer com as crianças na Bélgica que sem dúvidas vale muito a pena!
Entenda como deixar a Bélgica uma viagem barata
Para economizar, você pode se hospedar em um hostel, optar pelas atrações gratuitas ou de baixo preço e fazer suas refeições em restaurantes mais baratos ou, até mesmo, nas redes de fast food, que possuem preço inferior aos preços dos restaurantes de comida que não é fast food.
America Chip: o seu companheiro de viagem
Já pensou, chegar de viagem da Bélgica se deparar com uma conta carisma para pagar? Pois bem, se você utilizar o Roaming Internacional da sua operadora brasileira é exatamente isso que vai acontecer. Com a America Chip, você terá a melhor conexão com internet 4G ilimitada, e o melhor, sem pagar mais por isso. Oferecemos o melhor preço do mercado.
Além de qualidade e preço baixo, com a America Chip você conta com uma equipe de suporte dedicada e atenta que estará de plantão garantindo que sua internet e o acesso a ligações locais sejam frequentes, de qualidade e estáveis.
Conclusão
Visitar a Bélgica é mergulhar em muita história. O país possui lugares incríveis para conhecer e vale muito pensar em um roteiro pela Europa por outros países, como Holanda, França e Alemanha. Apesar de parecidos em muitos aspectos, os países europeus possuem particularidades que oferecem perspectivas diferentes para viver.
Antes de viajar para Europa, não esqueça de comprar seu chip internacional e escolher o Plano Europa da America Chip para poder ter internet durante toda viagem!
Descubra como funciona o Roaming na União Europeia e como economizar.
Comentários: