25 de outubro de 2023

Capital da Holanda, Amsterdam é uma cidade cheia de pontos turísticos e outros lugares incríveis para viagens entre amigos, familiares e em casal! A cidade é cultural, histórica e um bom destino para sua viagem.
Amsterdam é incrível e com atrativos para todos os estilos e faixas etárias. Se você busca uma viagem tranquila, cultural, romântica ou com diversão para os filhos (ou quem sabe com um pouquinho de cada?) , você encontrará o que fazer em Amsterdam! Então, nesse texto, apresentamos um pouco sobre essa cidade da Holanda e damos dicas do que fazer nessa cidade maravilhosa. Confira!
Amsterdã: curiosidades, arte e cultura
Antes de descobrir o que fazer em Amsterdam, é interessante conhecer sobre as curiosidades da cidade. Saber um pouco sobre a arte e a cultura do local também é legal para que você decida seus pontos de interesse na viagem.
Dessa forma, primeiramente vamos apresentar algumas curiosidades sobre a holanda e os holandeses que vão te impressionar, confira:
- O primeiro fato interessante é que a Holanda tem a bolsa de valores mais antiga do mundo, e ela se iniciou em 1602 com a venda de ações feita pela Companhia das índias Orientais;
- Com 2 metros de largura e 5 metros de profundidade, a casa mais estreita do mundo fica em Amsterdam. Atualmente é uma casa de chás. Apesar de não ser um restaurante chique ou uma lanchonete gourmet, se você quiser degustar seu chá no local, precisará fazer uma reserva, porque o local é muito pequeno mesmo;
- Além de ter a casa mais estreita, Amsterdam também tem a casa mais larga. Os irmão Trip, em 1660, construíram a casa mais larga de Amsterdam, que tem 22 metros de largura;
- Ao contrário do que muita gente pensa, a maconha não é liberada. A verdade é que o país tem certa tolerância para drogas consideradas “mais leves”, porém, só pode ser comprada em lojas registradas (As Coffee Shops) e a população não pode andar livremente com a quantidade que quiser;
- Amsterdam é situada abaixo do nível do mar; então, toda a cidade é construída em cima de postes;
- A capital tem muitas pontes e, se você estiver entre Reguliersgracht e Herengracht, você consegue ver 15 pontes ao mesmo tempo;
- A cidade tem um palácio, mas ele nunca foi feito para um rei.
- Existe um santuário de gatos que fica flutuando na água;
- Tem a maior densidade de museus do mundo, então, se não souber o que fazer em Amsterdam, sempre terá um museu para você visitar!.
Arte e cultura em Amsterdã
Amsterdam abriga artes de vários países ocidentais e, portanto, em suas inúmeras galerias de arte, há muito o que explorar. Além disso, possui um museu com o maior número de artes de Van Gogh do mundo! É mesmo um paraíso para os amantes da arte e para os fãs de Van Gogh!
Sobre a cultura da capital, pode-se dizer que os holandeses prezam por facilitar a vida e as relações. Por isso, são conhecidos por serem pouco burocráticos, extremamente objetivos e muito honestos, tanto no trabalho, quanto nas relações cotidianas.
Descubra como funciona o Roaming na União Europeia e como economizar.
Saiba exatamente onde fica Amsterdã

A Holanda se localiza na Europa, e Amsterdam é a capital desse país. Mais exatamente, Amsterdam localiza-se a oeste do país, na província da Holanda do Norte.
Melhor época para ir a Amsterdã
A melhor época para ir a Amsterdam depende do que você quer viver em sua viagem. Apresentaremos aqui os benefícios de visitar o inverno e o verão da cidade.
O que fazer em Amsterdã no inverno
Sua viagem será durante o inverno e você quer saber o que fazer em Amsterdam em 2 dias? Como já dissemos, a cidade abriga muitos museus, então, você pode conhecê-los durante o inverno. Uma sugestão é conhecer a casa de Anne Frank.
Você também poderá fazer patinação no gelo, visitar um “café marrom” (os pubs holandeses) fazer compras e curtir a vida noturna da cidade, que, por sinal, é muito badalada. Então, não te faltará o que fazer em Amsterdam à noite!
O que fazer em Amsterdã no verão
No verão você também pode visitar os museus e pubs da cidade, mas também pode passear de barco pelos canais da cidade, visitar um jardim secreto, ir para a praia, fazer piquenique e curtir o ar livre de um modo geral. Além disso, há o festival TREK Food Truck, que roda o país todo e que está em Amsterdam em Julho.
O que fazer em a Amsterdã :Os 5 Principais pontos turísticos
Independentemente de por quanto tempo você for viajar, sempre terá o que fazer em Amsterdam! Por isso, listei aqui um pouquinho sobre cada lugar que, eu particulamente, acho mais interessantes.
01- Passear pelo bairro Jordaan
Jordaan é um bairro residencial muito tranquilo que fica do ladinho do centro da cidade.Tem bons lugares para comer, tem muito menos turistas por todo lado e ainda te permite observar a vida cotidiana dos nativos.
02- Passeios de barco pelos canais da cidade
Amsterdam tem muitos canais e é possível fazer passeios por ele, assim como em Veneza, é por isso que é conhecida como a Veneza do Norte!
Estamos certos de que tanto seus filhos quanto sua esposa e você se divertirão muito nesse passeio.
03- Praça Rembrandtplein
Se você ainda precisa de mais ideias sobre o que fazer na Holanda, a Praça Rembrandtplein é um bom local. A praça possui a maior tela de vídeo interativa da Europa, que permite enviar mensagens e acessar recursos interativos.
04- Museu Van Gogh
O Museu Van Gogh é uma ótima resposta para a nossa pergunta “ o que fazer em Amsterdam.”. O local possui a maior concentração de obras do artista do mundo!
Porém, se você está a procura do que fazer em Amsterdam de graça, o museu não é uma opção, já que os preços variam de zero a 22 euros. Mas os filhos de até 19 anos não pagarão nada! Para saber mais sobre o local, entre no site do museu!
05- Rijksmuseum

Retratando a história da Holando e de outros países, o Rijksmuseum é um museu nacional que demonstra arte e história dos países baixos, possuindo muitas pinturas e uma coleção de arte asiática.
Documentos para passaporte: Passo a Passo Completo [2023].
Saiba como é o povo de Amsterdã com os turistas
Apesar de ter menos de um milhão de habitantes, Amsterdã possui um fluxo de turistas recordista, tendo cerca de 5,2 milhões de visitantes todos os anos. Curiosidade disso é que o governo do país já impõe medidas para barrar o enorme fluxo turístico desde 2017.
Justamente pela enorme quantidade de pessoas de culturas diferentes transitando pela capital holandesa podem ocorrer atos de xenofobia isolados. De qualquer maneira, Amsterdam é uma cidade razoavelmente segura, ficando em 6º lugar pela Economist.
Mas, apesar de pouco comum, é preciso ter cuidado quando:
- Manusear dinheiro vivo próximo a casas noturnas de áreas movimentadas;
- Ter atenção aos pertences em transportes públicos e pontos turísticos;
- Não se esquecer de conferir se o taxímetro dos táxis estão ligados;
- Se atentar ao fluxo de ciclistas;
- Estiver tomando drinks em casas noturnas ou aceitar bebidas de estranhos;
- Não aceitar drogas de desconhecidos.
Dicas para um imigrante em Amsterdã
Ser um imigrante nunca é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de um destino com tantas diferenças com relação ao país nativo. Em Amsterdam, Holanda, a cultura, os costumes e a língua são algumas das distinções mais marcantes para os brasileiros. Isso dificulta a adaptação e a vivência internacional.
Se você se sente perdido ou com medo de como será a vida como imigrante, fique tranquilo, pois esse sentimento é completamente normal e comum. Saiba que, com bons métodos, todos os obstáculos podem ser superados durante a estadia em Amsterdam.
Confira algumas dicas incríveis e necessárias para a sua jornada de imigrante na capital holandesa:
Seja um imigrante legal
Como você já deve imaginar, um imigrante precisa estar sempre atento às normas e aos padrões comportamentais do local em que está morando. A palavra “legal” precisa andar “lado a lado” com você, tanto no sentido de estar em dia com a lei, quanto no aspecto de ser uma pessoa gentil.
Não cogite ir à Holanda sem os documentos obrigatórios e desrespeitando a lei do país. Isso pode gerar consequências sérias para você, podendo acabar com a realização do seu sonho europeu. Além disso, nunca trate os moradores locais com grosseria, procure ser o mais cordial possível, para ser bem recebido entre eles e ter uma rede de apoio na cidade.
Sempre respeite as regras do país
Quando se está na posição de imigrante, os efeitos de decisões e comportamentos equivocados são muito mais intensos.
Por isso, não dê sorte ao azar e siga as regras impostas pelo governo holandês. Assim, você não terá problemas, evitando perrengues e, até, a deportação.
Faça uma reserva financeira

Imagine como seria estressante ficar sem dinheiro suficiente durante a sua imigração em Amsterdam. Pois bem, ter uma reserva financeira é mais que fundamental para ter estabilidade e segurança durante sua aventura holandesa.
Então, leve uma boa quantia de dinheiro, para que seja suficiente para se manter e resolver imprevistos por lá enquanto procura por empregos.
Ao fazer essa reserva, você evita situações desesperadoras e caóticas relacionadas à falta de dinheiro, como não conseguir comprar produtos essenciais. Assim, planeje, com antecedência, o quanto precisará economizar e juntar para levar à Holanda.
More em um bairro que esteja de acordo com seu estilo de vida
Muitas vezes, os imigrantes se deixam levar pela empolgação inicial e acabam tomando decisões ruins. A escolha do bairro é uma das mais frequentes, já que eles optam por morar em regiões com altíssimos custos de vida.
Desse modo, não faça escolhas precipitadas e analise, cautelosamente, quais são as áreas que estão de acordo com o seu estilo de vida e sua condição financeira. Com isso, você não ficará frustrado e com gastos acima do esperado. Logo, sua experiência será mais proveitosa e econômica.
Domine bem a língua local
O idioma oficial de Amsterdam, Holanda, é o neerlandês, mais conhecido como holandês. Diferentemente do inglês, essa língua não é muito comum em outros países do mundo, então poucos estrangeiros sabem se comunicar por meio dela.
Porém, se você pensa em viver em Amsterdam, o holandês fará parte do seu cotidiano. Por isso, você precisa dominá-lo, uma vez que nem todos nativos poderão conversar com você em inglês ou em outros idiomas. Então, não deixe de aprender e praticar a língua local, para que a sua vivência seja melhor e mais fácil.
Melhores bairros para morar em Amsterdã
Amsterdam é um lugar maravilhoso e que fascina a todos os turistas. O melhor de tudo é que essa cidade não é interessante apenas para visitantes, mas também para os moradores da região.
Conheça os melhores bairros de Amsterdam e analise qual deles é o melhor para você e sua família morarem!
Watergraafsmeer
Watergraafsmeer é um bairro sensacional da capital holandesa. Sua vida nunca será tediosa por lá, já que a disponibilidade de bares, área verde, museus, cafés e outros locais de lazer é enorme. Você poderá passear pelo Museu Van Gogh, Oosterpark, Museum Tot Zover, De Schreeuw e muito mais.
O seu cotidiano será repleto de atividades, em um ambiente gostoso e pacífico, perfeito para se ter uma grande qualidade de vida.
Zeeburg
Para famílias com crianças, Zeeburg sempre é uma opção a ser levada em consideração. Esse bairro possui muitas escolas e parques, o que o torna mais agradável e favorável para os pequenos.
Se você pensa em morar em uma localidade com bastante comércio, Zeeburg também não irá te decepcionar. Você encontrará diversas alternativas de restaurantes e lojas. Além disso, a arquitetura do bairro é muito aconchegante, sendo mais um ponto positivo!
Jordaan

Jordaan é um bairro bem charmoso e cativante de Amsterdam. Ele fica situado próximo ao centro dessa linda cidade holandesa e conta com uma série de atrações para você. Lá, você encontra várias atividades de entretenimento, uma vez que Jordaan possui inúmeros bares, lojas, belezas naturais, restaurantes, galerias de arte, monumentos e várias outras atrações. Inclusive, é nesse lugar que está a Casa de Anne Frank, um grande marco histórico e turístico.
O bairro é tranquilo, descolado e seguro. Ou seja, ele é ótimo para todos os tipos de moradores, já que tem espaços mais movimentados e outros mais calmos. Então, sem dúvidas, você deve considerá-lo quando for se mudar para a Holanda.
Westerpark
O Westerpark é um bairro conhecido pela presença de um parque homônimo. Ele é perfeito para quem gosta de passar momentos ao ar livre e em contato com a natureza. A estética do local é encantadora, e a calmaria permite que você se desconecte da correria e da agitação do dia-a-dia.
Com certeza, o Westerpark é um bairro que tem grande potencial para te agradar. Por isso, não deixe de pesquisar mais sobre as suas características quando estiver indo para a sua aventura holandesa!
Rivierenbuurt
Bem próximo ao Watergraafsmeer, o Rivierenbuurt é mais uma excelente opção de bairro para morar em Amsterdam. Ele é muito tranquilo, aconchegante e familiar, proporcionando bastante conforto aos seus moradores. Por lá, escritórios, escolas, lojas e restaurantes estão presentes de modo expressivo, o que facilita o cotidiano dos residentes.
Uma curiosidade é que o Rivierenbuurt foi o bairro em que Anne Frank e sua família morou antes do início da Segunda Guerra Mundial. Até os dias atuais, há uma estátua em sua homenagem na Praça Merwedeplein, e grande parte dos habitantes desse bairro são judeus.
Descubra quantos dias são ideais para ficar em Amsterdã
A capital da Holanda, Amsterdam, é multicultural com ares românticos, sua arquitetura de casas estreitas, museus surpreendem qualquer fã de arte, tudo isso combinando com noites agitadas.
Por tudo isso, a cidade é um destino que agrada casais em busca de romance, famílias que querem atividades para todas as idades e jovens em busca de diversão. Amsterdam é, como um filme, e dos bons. Se você quer desfrutar de tudo um pouco, a sua estadia deve ser de no mínimo três dias, para possa desfrutar de tudo que Amsterdã tem a oferecer.
Outra boa dica para aproveitar o melhor de Amsterdam, é comprar um Chip Internacional para chegar a Amsterdam provido de internet 5G com planos personalizados.
A América Chip tem os melhores preços do mercado com entrega no seu endereço em todo território brasileiro. Ter internet de qualidade traz mais segurança a qualquer pessoa, em qualquer lugar, porque em caso aconteça um imprevisto você tem como resolver, traz tranquilidade.
Saiba como é a segurança em Amsterdã
Amsterdam é razoavelmente segura. O que pode acontecer são pequenos furtos, batedores de carteira são comuns na região, mas não acontecem assaltos ou crimes violentos.
Mas não descuide, fique atento aos seus pertences, especialmente em multidões, e áreas muito cheias de turistas, enfim, use o bom senso que você não deve ter problemas.
Se algum junkie vier lhe pedir dinheiro, apenas ignore e não fale inglês com eles, que devem te deixar em paz.
Afinal, quais são os meses mais baratos para ir a Amsterdã?

Em termos de preço, a melhor época para ir a Amsterdã é o inverno (dezembro a fevereiro). Porém, essa estação tem dias curtos, bem frios, e a chuva característica da cidade atrapalham a melhor atividade a se fazer em Amsterdã, caminhar pelos canais, de atração em atração.
A vantagem de visitar Amsterdã em janeiro é aproveitar preços um pouco mais baixos de hospedagem e também de outros itens devido à baixa temporada. Já a época mais cara ocorre nas meias-estações: primavera (meados de abril, maio, junho) e outono (setembro, outubro, meados de novembro). Porém, visitar Amsterdã em qualquer época sempre será proveitoso, pois há muito o que conhecer. Amsterdã é sempre muito acolhedora com seus turistas.
Saiba como é viajar com crianças para Amsterdã
Amsterdam é uma cidade maravilhosa para crianças e muitas famílias escolhem a Holanda para passar férias na Europa. Há muitos parques e áreas livres para brincar, vários passeios bacanas para fazer com os pequenos e muitas coisas legais para ver.
Viajar com crianças requer um cuidado extra, uma atenção especial. Em Orlando você pode comprar produtos básicos com fraldas e leites para a sua criança e suas férias serão bem tranquilas.
Cidades para conhecer próximas a Amsterdã
Como já deu para perceber, Amsterdã tem muitos a oferecer aos seus visitantes, mas as cidades próximas são um caso a parte. Ir a Amsterdã e deixar de conhecer seus arredores é praticamente um pecado, especialmente quando eles são tão peculiares, bonitos e tão acessíveis.
Den Haag/Haia
Já ouviu falar do tribunal de Haia ? Então! Ao visitar essa cidade você terá a oportunidade única de conhecer o Palácio Internacional da Paz: trata -se dá sede do Tribunal Internacional de Justiça, o principal órgão judicial das Nações Unidas. Local de grandes acontecimentos para humanidade.
Aliás, Haia, ou em holandês Den Haag é a capital administrativa dos Países Baixos, está situada 60 quilômetros a sudoeste de Amsterdam, por isso, lá você poderá conhecer um dos edifícios mais impressionantes, o Parlamento Holandês, um belo edifício com dois grandes torreões e a Sala dos Cavaleiros (Ridderzaal), além de passear pela Avenida Lange Voorhout, a rua mais bonitas de Haia, com muitas árvores e edifícios governamentais.
Delft
Delft é uma cidade tão charmosa que parece que foi tirada dos contos medievais! Localizada entre Haia e Rotterdam, Delft é um destino turístico muito popular, ela é famosa por sua conexão histórica com a Casa Real dos Orange de Nassau, pelos adornos em cerâmica azul e por ser a casa de Johannes Vermeer.
A cidade é bastante procurada pelos visitantes, pois é compacta, mas possui uma atmosfera única. Seus cafés, restaurantes e praças ficam lotadas de nativos e turistas de toda parte do mundo. Um fato curioso sobre essa localidade é que Delft é conhecida como a cidade real porque os membros da família real são sepultados na cripta dentro da Igreja Nova (Nieuwe Kerk), na praça central.
Volendam
Volendam é uma cidade bem charmosa e uma vila tradicional de pescadores na Holanda. Aproveite sua viagem à Amsterdã e não deixe de conhecê-la. Apesar de Amsterdã ser o principal destino de quem visita à Holanda, existem muitas outras cidades tão encantadoras quanto, sendo Volendam uma delas. Sendo assim, não deixe de visitá-la porque com certeza você terá muito prazer em conhecê-la.
Maastricht
Maastricht é a capital da província de Limburg, localizada no sul da Holanda. A antiga cidade ganhou fama como o local onde o tratado para a formação da União Europeia foi assinado. André Rieu, violinista e maestro mundialmente famoso, estudou e fez algumas de suas maiores apresentações.
Caminhe pelas ruas de pedra da cidade passando por antigas casas de comércio, faça compras na Stock Straat ou, se estiver chovendo, visite igrejas, museus, túneis antigos e cavernas. Essa é uma cidade onde “tudo cai bem”. As cafeterias e festividades anuais de carnaval recebem a mesma atenção que os melhores restaurantes e as procissões religiosas
.
Junte-se aos tranquilos habitantes locais, muitos dos quais são estudantes loucos por diversão, nos bares. Eles chamam isso de “gezellig”, uma palavra típica do holandês para uma reunião agradável.
Edam
A Holanda é um destino incrível para viajar, com muitas cidades interessantes para explorar. Uma das cidades que você não pode deixar de visitar é Edam, uma cidade histórica com uma atmosfera acolhedora e paisagens deslumbrantes.
Certamente, é um destino que vale a pena incluir no seu roteiro de viagem, sendo que a melhor época para visitá-la é durante a primavera ou o outono, quando a temperatura é mais amena e a cidade está menos lotada. Durante o verão, muitos turistas visitam a região, o que pode tornar as atrações mais movimentadas e os preços mais altos.
Dicas para conseguir emprego mais rápido em Amsterdã
Como sabemos, há uma quantidade enorme de turistas anualmente na capital holandesa. E, apesar de ser uma boa economia para o país, a mão de obra é pouca para atender tanta gente. Sendo assim, há enormes chances no mercado. Então vale a pena investir em:
Aprenda o básico de holandes e fluência em inglês
O inglês é a segunda língua mais falada na Holanda. Em Amsterdã cerca de 90% da população possui excelente domínio sobre o idioma e é imprescindível para se comunicar em ambientes externos, com moradores e claro, com os turistas.
Já quanto ao holandês, será necessário para momentos incomuns, quando visitar áreas com pessoas mais velhas ou viagens para o interior do país. Além disso, é normal se chocar com sinalizações de trânsito em holandês, o que pode ajudar a escapar de uma fria.
E, por fim, é preciso ter ciência dos dois idiomas para emitir documentos locais e adentrar cada vez mais na cultura do país que você pretende viver por um tempo.
Atualize seu linkedin

Embora o país possua boas plataformas virtuais de emprego, será o LinkedIn sua maior ferramenta para conseguir uma boa vaga. Na cidade, essa rede social é coisa séria, então é preciso sempre alimentá-la com informações úteis para uma possível oportunidade.
No perfil não deixe de informar sua proficiência em inglês, mostrar o que sabe de holandês e informar dados coesos sobre sua formação e cursos livres condizentes. Evite adicionar tópicos que não conversem entre si e deixe seu currículo mais direto e escaneável.
Busque sites de empregos
Os sites são a porta de entrada para novas vagas. O próprio LinkedIn possui a divulgação de oportunidades, mas pelos sites de empregos você conseguirá respostas mais rápidas. Sendo assim, os mais utilizados são:
MonsterBoard
O Monsterboard possui uma versão em inglês e também holandês. Se possível, utilize as duas versões. É destinado para quem já está no continente. Este não é o melhor site para usar antes de chegar ao país. O alcance do site se restringe mais respectivamente à Europa.
Undutchables
Já com o Undutchables você contará com uma agência de empregos especializada em estrangeiros. Você consegue selecionar a área de atuação e também um idioma preferencial. Porém, é ideal ser fluente em holandês e estar por dentro da cultura do país.
Faça uma boa carta de apresentação
Pode parecer bobagem, mas por vezes a carta de apresentação possui mais importância do que seu currículo. É super interessante mostrar para uma empresa seu interesse em preencher uma vaga no empreendimento. Então, mostre quem você é e o que busca.
Holandeses são bastante ligados a sua cultura. Escrever uma carta de apresentação em holandes é uma boa ideia, mas o essencial mesmo é deixar claro o quanto conhece do país e da capital, especialmente quando a vaga envolve atendimento ao público.
Busque ter cidadania europeia
Questões envolvendo cidadania em outros países mudam frequentemente. No caso da Europa, é preciso verificar de país para país. Mas, num geral, tem direito em obter cidadania europeia aqueles que:
- Possuem parentesco com imigrantes europeus — aqueles que são filhos, netos e em alguns casos, bisnetos;
- São casados com cidadãos europeus — por mais de 3 anos e, em alguns casos, falem a língua do país e já tenham vivido por lá.
- Moram no país por um longo período — na maioria dos países deve ser superior a 6 anos de residência e, em casos necessários, constatar vínculo empregatício.
A cidadania europeia é uma boa documentação para aqueles que precisam recorrer a direitos empregatícios e por motivos de necessidade quando precisar retornar por períodos longos sem burocracia.
Contrate um Skype In

Embora existam centenas de apps e plataformas digitais que nos conectam com outros países, o Skype é a melhor solução quando falamos sobre trabalho no exterior. É a ferramenta mais utilizada lá fora e consegue nos conectar com qualidade de qualquer lugar.
O Skype por si só possui sua versão gratuita para motivos pessoais, mas o Skype In (Skype International), é melhor indicado para chamadas de longa distância.
Conclusão
Viu? A Holanda com certeza tem respostas inúmeras e até mais que suficientes para a sua pergunta “O que fazer em Amsterdam?”. Por isso, afirmamos que sua viagem para esse destino tem potencial para ser muito boa, seja passando pouco ou muito tempo no local!
Quando for visitar Amsterdam, escolha o chip ideal para você na aba de compras do nosso site!.
A América Chip deseja a você e a sua família uma boa viagem com garantia de conexão!
Pingback: Apaixone-se por Milão: Curiosidades e 20 Pontos Turísticos