Europa

Bolonha: Cultura, Pontos Turísticos, Curiosidades e Gastronomia

bologna

Conheça Bolonha, na Itália, e não tenha mais dúvidas em relação a qual deve ser o destino da sua próxima viagem internacional! 

Ao montar um roteiro de viagem pela Itália, fica difícil não querer visitar o país inteiro – de norte a sul. Na verdade, as cidades e regiões deste país tão querido pelos brasileiros são todas interessantíssimas – cada uma à seu próprio modo.

Na Itália, existem mais de oito mil cidades, e Bolonha é, sem dúvidas, um dos lugares que você precisa conhecer na sua próxima viagem ao país. La Rossa, La Grassa e La Dotta são alguns dos nomes pelos quais essa cidade, que fica no norte da Itália, é conhecida.

Saiba mais sobre o Roaming na União Europeia: Regras, Mudanças e Como Economizar 

eSim Europa, América Chip, voz e dados Ilimitados pelo melhor preço. COMPRE AQUI!

A Rica História e Cultura de Bolonha

A cidade de Bolonha ganha cor através dos telhados terracotas de suas casas – daí o termo La Rossa. Mas não para por aí. A gastronomia é, indiscutivelmente, um dos pontos altos da cidade e, em italiano, La Grassa quer dizer “A Gorda”. Por fim, La Dotta, por sua vez, vem de “culto” e “erudito”. 

La Rossa (A Vermelha): Este apelido pode, sem dúvidas, ser atribuído às telhas vermelhas dos telhados de Bolonha e às históricas construções de tijolos vermelhos. Contudo, também é uma referência à política da cidade, que conta com uma longa história de tendências políticas de esquerda.

La Grassa (A Gorda): Refere-se à tradição culinária de Bolonha, conhecida por suas deliciosas comidas, como o ragù alla bolognese (chamado de “molho bolonhesa” fora da Itália), mortadela, tortellini, tagliatelle…

La Dotta (A Erudita): Significa “a erudita” e se refere à Universidade de Bolonha, a universidade mais antiga do mundo ocidental, e à vida acadêmica e intelectual da cidade.

Fundada pelos etruscos, Bolonha é uma das cidades mais antigas da Itália. Mas, o que, afinal, a difere das outras cidades italianas? Sua culinária, sua universidade, sua arte, sua cultura, sua arquitetura, sua história e seus pontos turísticos são apenas alguns desses fatores. É impossível não querer visitá-la!

Leia também: Cidadania Italiana: Como Funciona, Tipos de Vistos e Dicas para Adquirir

Melhor Época para visitar Bolonha

A época em que você faz uma viagem à Europa influencia grandemente na sua experiência de viagem pelo continente. O motivo é óbvio: as estações do ano.

  • Quando é verão no Brasil, é inverno na Itália (e vice e versa);
  • Quando é outono no Brasil, é primavera na Itália (e vice e versa).

Caso você prefira o meio termo entre o frio e o calor, visitar Bolonha na primavera ou no outono – fugindo da alta temporada e dos climas mais extremos – será sempre a melhor opção.

No verão, principalmente nos meses de julho e agosto, as temperaturas sobem muito, o que atrapalha a visita a alguns pontos turísticos de Bolonha (especialmente quando se planeja visitar mais de uma atração em um dia só ou o “bater perna” pela cidade).  

Além das condições climáticas, tenha a agenda cultural da cidade em mente, caso participar de festivais locais ou eventos especiais esteja em seus planos, claro. Neste caso, verifique o calendário de eventos antes de planejar a sua viagem!

America Chip: Conexão 5G em Bolonha

Bolonha 2024

Garantindo o chip internacional da America Chip antes da sua viagem, você aproveita tudo que há para aproveitar em Bolonha – e, assim como essa cidade é única na Itália, o chip da America Chip também é diferente de qualquer outro chip internacional.

O Chip Europa com o melhor preço do mercado e o melhor plano ilimitado de dados você só encontra aqui, na America Chip! Escolha qual dos planos disponíveis (dentro do Plano Europa) faz mais sentido para a sua viagem, personalize o seu plano de acordo com o número de dias em que você estará fora do Brasil, escolha uma data de ativação e, pronto. Viva a Bolonha com o melhor 5G disponível na Itália!

Faça sua viagem para Europa com ligações e internet 5G ILIMITADA. COMPRE AQUI!

Conheça mais sobre a gastronomia de Bolonha

Que a gastronomia de Bolonha é cheia de histórias, sabores e tradições, você já sabe. Afinal, não é à toa que a cidade é conhecida como “La Grassa”. 

A culinária de Bolonha nada mais é do que um reflexo de sua história, cultura e tradição, oferecendo a cada um de seus turistas uma experiência gastronômica que vai muito além do prato, envolvendo histórias e práticas que têm sido passadas de geração em geração.

Ao contrário do que muitos imaginam, na Itália, o ragù alla bolognese raramente é servido com espaguete. O acompanhamento tradicional do ragù é o “tagliatelle”, uma massa mais larga (e que, consequentemente, segura melhor o molho).

A mortadela, por sua vez, é um dos embutidos mais famosos de Bolonha. Diferente da versão industrializada consumida no Brasil e em outros países, a mortadela bolonhesa é rica em sabor, com uma textura suave e alguns pedaços visíveis de gordura de porco, que lhe conferem um sabor único.

O tortellini, uma massa recheada em forma de anel, tem uma história curiosa. Diz a lenda que eles foram criados por um estalajadeiro que se inspirou no umbigo de Vênus, a deusa romana do amor, após espiá-la através da fechadura de sua porta.

Não deixe o Mercato di Mezzo e o Mercato delle Erbe de fora do seu roteiro de viagem pela cidade para saborear queijos locais, embutidos, pães e outros produtos frescos da Bolonha. A região é conhecida por seus ingredientes de alta qualidade, que são a base de muitos de seus pratos tradicionais.

Incríveis Pontos Turísticos de Bolonha

Agora que você já conhece tudo sobre Bolonha, seus pontos turísticos mais imperdíveis não poderiam ficar de fora deste guia. Conheça-os abaixo:

Piazza Maggiore

A Piazza Maggiore é uma das principais praças de Bolonha, e, ao seu redor, ficam alguns dos mais importantes edifícios históricos da cidade, como a Basílica de São Petrônio, o Palazzo d’Accursio, o Palazzo del Podestà e o Palazzo dei Banchi.

A arquitetura desta praça leva quem a visita de volta ao final do século XII e início do XIII, e, à noite, ela não perde seu charme. Fique a vontade para usar a Piazza Maggiore como ponto de partida para os pontos turísticos mais importantes da cidade. Na Piazza também fica o Bologna Welcome – o posto de turismo oficial de Bolonha.

As Due Torri (Torres de Bolonha)

As Due Torri, que compreendem as torres Garisenda e Asinelli, são verdadeiros símbolos de Bolonha. Elas representam o poder das famílias aristocráticas medievais – e quem estiver disposto a subir a torre Asinelli é sempre recompensado por uma vista inesquecível.

A Torre Garisenda, que, assim como a Torre de Pisa, também é inclinada, serviu de inspiração para Dante Alighieri em sua Divina Comédia.

Basílica de São Petrônio

turismo em Bolonha

A Basílica de São Petrônio, dedicada ao patrono da cidade, é uma das maiores igrejas da Europa, cuja construção começou no século XIV. 

A basílica é conhecida por seu interior gótico e por abrigar uma linha meridiana, a segunda mais longa do mundo, usada para determinar a posição dos astros e a precisão do calendário juliano.

O melhor Chip Internacional Europa do mercado está aqui, na AmericaChip. Preço Imbatível. COMPRE AQUI!

Quadrilatero

Dedicar algumas horas do seu tempo no Quadrilatero de Bolonha durante a sua visita à cidade é, no mínimo, obrigatório. Ele é composto por diversas ruas dentro do centro histórico e, por aqui, você encontrará lojas que vendem flores, frutas, vinhos, queijos, massas, charcutaria, cafés, restaurantes… de tudo um pouco no quesito “beber e comer”.

O Quadrilatero é uma área comercial antiga e, por isso, cheia de tradições. E, quando digo antiga, é antiga mesmo, já que, desde a Idade Média, ele tem sido o centro comercial de Bolonha.

Palazzo Comunale e Fontana del Nettuno

O Palazzo Comunale (Prefeitura) nada mais é do que um complexo de edifícios históricos que funciona como o centro do governo municipal. 

Próximo a ele, fica a Fontana del Nettuno, uma fonte renascentista dedicada ao deus Netuno, deus romano do mar e das fontes de água, filho de Saturno e de Ops, irmão de Júpiter e de Plutão. 

A escultura é famosa por sua ilusão de ótica em que, de um certo ângulo, Netuno parece segurar a torre da igreja ao fundo – uma brincadeira visual (e intencional) dos artistas.

Santuário Madonna di San Luca

O Santuário Madonna di San Luca é uma das jóias arquitetônicas de Bolonha. Situado no topo da Colina della Guardia, a 300 metros acima do nível do mar, os santuários oferecem uma vista panorâmica da cidade e seus arredores. 

Sua importância histórica remonta ao século XII, quando uma pequena igreja foi construída no local. No entanto, a igreja que vemos hoje, em estilo barroco, foi concluída no século XVIII. A grande devoção dos moradores deste lugar deve-se à imagem sagrada da Virgem Maria com o Menino Jesus, que, segundo a tradição, foi trazida da Grécia no século XII e é considerada milagrosa. Os fiéis acreditam que essa imagem protege Bolonha. 

O caminho até o santuário é uma experiência inacreditável. O acesso se dá através de um pórtico monumental com 666 arcos, o maior do mundo, que se estende por quase 4 km. Construído entre 1674 e 1793, o pórtico foi projetado para permitir que os peregrinos pudessem subir até os santuários sem problemas. 

A caminhada até o topo, passando por esses arcos, é uma das atividades mais recomendadas para os visitantes, não apenas pela beleza do percurso, mas também pelo simbolismo religioso e histórico que envolve a trajetória.

Museu Ducati

Os apaixonados por motocicletas não podem deixar de visitar o Museu Ducati , localizado na sede do famoso fabricante de motos. 

Este museu exibe a história da Ducati, desde suas primeiras criações até os modelos mais recentes, com um foco especial nas motocicletas de corrida. Para os interessados, é possível fazer uma visita guiada que inclui um passeio pela fábrica, onde as motos são montadas.

Fonte do Netuno

No coração de Bolonha, temos a Piazza del Nettuno, com a famosa fonte do Netuno. Construída no século XVI, essa fonte renascentista foi projetada pelo escultor flamengo Giambologna. 

A estátua de Netuno, com seu tridente imponente, tornou-se um dos símbolos mais chamativos da cidade. Ao redor da fonte, temos um ponto de encontro popular, tanto para turistas quanto para locais. Muitas das principais atividades culturais e sociais acontecem ao redor da Piazza del Nettuno, tornando a visita a esse local ainda mais interessante. 

Archiginnasio Municipal Library

Um local que precisa ter em seu roteiro de viagem é a Biblioteca Municipal Archiginnasio que é uma das instituições culturais mais importantes de Bolonha. O edifício, que já abrigou a Universidade de Bolonha, a mais antiga da Europa, guarda manuscritos raros e livros históricos. 

Além disso, a biblioteca é famosa pelo seu Teatro Anatômico, um anfiteatro onde foram realizadas dissecações para estudantes de medicina durante os séculos XVII e XVIII. Os visitantes ficam maravilhados com a rica ornamentação da biblioteca, que inclui brasões de famílias nobres e professores da universidade, além de explorar o vasto acervo que preserva séculos de conhecimento.

Teatro Anatômico

O Teatro Anatômico é um grande pilar da história de  Bolonha. Localizado dentro do Archiginnasio, o teatro foi construído em 1637 e serviu como sala de aulas para estudantes de medicina. O teto de madeira e as esculturas que decoram o local fazem dele um espaço único. Aqui, os estudantes aprenderam anatomia com dissecações de cadáveres, algo revolucionário para a época. 

A experiência de visitar este local é tanto educacional quanto impressionante do ponto de vista atualizado. As esculturas de figuras como Hipócrates e Galeno, grandes médicos da antiguidade, acrescentam um toque especial ao ambiente.

Piazza Santo Stefano

A Piazza Santo Stefano é uma das praças mais interessantes de Bolonha. Ela abrigou o complexo de igrejas conhecido como Sette Chiese (Sete Igrejas), um local religioso que remonta ao início do cristianismo na cidade. 

Cada um dos cantos da praça oferece uma visão única da história eclesiástica de Bolonha, sendo um destino de paz e reflexão em meio à cidade. Entre os destaques do complexo está a Basílica de Santo Stefano, que guarda importantes relíquias sagradas e artefatos que datam de diferentes épocas da história.

Giardini Margherita

Continuando com a vibe tranquilidade temos o Giardini Margherita que é o lugar ideal para estar em contato com a natureza. 

Este vasto parque  é um dos maiores e mais populares de Bolonha, perfeito para passeios ao ar livre, piqueniques e atividades esportivas. Durante a primavera e o verão, o parque é especialmente agradável, com muitas áreas sombreadas e pequenos lagos.

Palazzo Re Enzo 

O Palazzo Re Enzo é um importante marco histórico de Bolonha, localizado ao lado da Piazza Maggiore. Construído no século XIII, o palácio foi usado como prisão para Enzo da Sardenha, filho do imperador Frederico II. 

Hoje, o palácio é usado para eventos e exposições, e sua arquitetura medieval é uma lembrança vívida do passado da cidade. Uma visita ao Palazzo Re Enzo oferece aos turistas a oportunidade de aprender mais sobre o passado medieval de Bolonha e a importância estratégica da cidade durante esse período.

Mercato delle Erbe

Para os amantes da culinária, o Mercato delle Erbe é um verdadeiro paraíso. Este mercado interno é um dos melhores lugares para experimentar a gastronomia local, com barracas vendendo de tudo, desde massas frescas até queijos e carnes. 

O mercado também tem uma área com pequenos restaurantes e bares onde é possível provar especialidades como a mortadela, um dos produtos mais famosos da cidade. Além de ser um local para compras de ingredientes frescos, é uma parada obrigatória para quem deseja experimentar a autêntica cozinha bolonhesa.

Galleria Cavour

Por fim, temos a Galeria Cavour que é o principal destino de compras de luxo em Bolonha. Com lojas de marcas renomadas como Gucci, Prada e Louis Vuitton, esta galeria é perfeita para quem busca moda de alto padrão. 

E mesmo que você não esteja interessado em fazer compras, a arquitetura elegante da galeria e o ambiente sofisticado fazem dela uma visita interessante. Além disso, a Galleria Cavour está localizada no centro histórico da cidade, o que facilita a exploração de outras atrações turísticas próximas após um passeio por suas lojas.

Dicas para economizar em Bolonha

Castro bologna

Embora Bolonha tenha fama de ser um destino luxuoso, é possível explorar sem gastar muito. 

Você pode explorar a cidade a pé, Bolonha é uma cidade ideal para caminhadas. A maioria das atrações turísticas são específicas no centro histórico, o que significa que você pode economizar no transporte explorando tudo a pé.

E aproveite os mercados locais, visitar os mercados, como o Mercato delle Erbe a qual acabamos de falar , não é apenas uma experiência cultural, mas também uma forma de comer bem por um preço acessível. Você pode comprar ingredientes frescos ou optar por refeições rápidas em bancos de comida.

Muitos museus e galerias de Bolonha oferecem entrada gratuita em determinados dias da semana ou durante eventos especiais. Confira os sites das atrações para aproveitar essas oportunidades.

Lembre-se de evitar restaurantes turísticos, pode até ser tentador sentar-se em um nas praças principais, porém, os restaurantes turísticos tendem a ser mais caros. Prefira comer em trattorias e osterias frequentadas pelos locais para uma experiência mais autêntica e econômica.

Além de caminhar, você pode utilizar transporte público, se precisar se deslocar para áreas mais afastadas, o sistema de transporte público de Bolonha é eficiente e econômico. Comprando bilhetes de transporte com antecedência, é possível economizar ainda mais.

Tudo certo para sua viagem a Europa? Compre aqui o seu Chip Internacional pelo melhor preço!

Conclusão

Além das cidades mais visitadas da Itália, como Roma, Veneza, Florença e Milão, por exemplo, inclua Bolonha – que, apesar de não tão visitada, é um destino dos sonhos – em seu roteiro de viagem pela Itália ou pela Europa.

Viva o melhor da Itália em Bolonha que, assim como a America Chip, espera por você!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Explore os Encantos da Lapônia: 10 Melhores Atrações e Passeios

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Descubra Tirana: Roteiro Completo pela Capital da Albânia

Málaga: 14 Melhores Atrações Turísticas, Gastronomia e Guia

Leia mais

Escolher um chip para viagem internacional e se manter conectado é uma facilidade enorme. Além de ter internet o tempo todo, você pode fazer ligações no exterior e continuar usando seu WhatsApp n(...)

Leia mais

Hoje você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre o chip pré-pago internacional.  Conheça a solução ideal para sua próxima viagem agora!  Viajar para o exterior é uma experiência e(...)

Leia mais

Chip internacional virtual: a solução perfeita para se manter conectado em qualquer lugar do mundo. Com tecnologia eSIM, ele oferece praticidade, economia e alta velocidade, tudo sem a necessidad(...)

Leia mais

Viajar para o exterior sem se preocupar com a comunicação ficou fácil com o chip telefone internacional. Oferecendo planos personalizados, cobertura em mais de 150 países e conexão 5G ilimitada, (...)

Leia mais

Ter onde comprar chip SIM é mil vezes melhor do que ficar como um doido procurando em cima da hora de embarcar para sua viagem. Descubra agora como fazer isso.  Quem nunca passou por aquele (...)

Leia mais

Viaje conectado e sem preocupações com o Chip Internacional de Internet da AmericaChip! Com conexão 5G ilimitada, suporte 24h em português e cobertura em mais de 200 países, você aproveita cada m(...)

Leia mais

Não corra o risco de ficar desconectado em sua viagem,  descubra agora onde comprar um chip internacional no Brasil. Viajar para outro país é incrível, afinal,  novas culturas, sabores difer(...)

Leia mais

O Virtual SIM Card oferece a liberdade de usar a tecnologia eSIM, permitindo ativação imediata e conexão estável em mais de 150 países. Aproveite todas as vantagens de estar sempre conectado de f(...)

Leia mais
Compre agora pelo WhatsApp