23 de março de 2024
A Torre de Londres é uma fortaleza histórica que fica na margem norte do Rio Tâmisa, no centro de Londres, capital da Inglaterra. Hoje vamos falar tudo sobre como visitar a Torre de Londres, os valores, os horários e várias dicas de turismo na Inglaterra.
Conheça mais sobre a icônica Torre de Londres
A fortaleza histórica que fica na margem do Rio Tâmisa em Londres já teve diversas utilizações. Por isso, a Torre de Londres é até hoje um local muito visitado na capital inglesa e claro, sua localização privilegiada facilita o acesso para quem deseja conhecê-la.
Além disso, o local já foi o palácio real, uma prisão, o tesouro britânico, o arsenal da coroa e até um zoológico. Sendo assim, em termos de arquitetura, o complexo da Torre é composto por vários edifícios e torres, incluindo a Torre Branca, que dá nome a toda a fortaleza. Ela foi construída no século XI, é a parte mais antiga do complexo e já serviu como residência real no início da sua história.
Contudo, além de Palácio Real e prisão, a Torre de Londres foi palco de inúmeras execuções, principalmente daqueles que eram condenados de traição à coroa. Dessa maneira, entre as execuções mais famosas estão as de Ana Bolena, Catherine Howard e Lady Jane Grey.
Quando e porque foi construída
Construída no século XI, a Torre de Londres nasce entre 1078 e 1097, construída principalmente para fins estratégicos e defensivos. Entretanto, o local servia de controle da cidade de Londres e foi estrategicamente posicionada para afirmar a autoridade normanda sobre a cidade inglesa, que era um importante centro de poder e comércio.
Ela também serviu como uma importante fortaleza que guardava o lado oriental da cidade ao longo do Rio Tâmisa. Com suas imponentes muralhas de pedra e estruturas defensivas, a Torre de Londres proporcionava proteção contra potenciais invasores da capital inglesa, principalmente os que vinham do leste.
A construção da Torre de Londres também serve como um símbolo do domínio normando sobre a Inglaterra. A sua arquitetura imponente e localização estratégica afirmavam a autoridade da monarquia normanda e serviam como uma lembrança visível do poder real.
Contudo, além das funções militares e políticas, o local serviu inicialmente como residência real. A Torre Branca, torre de menagem central da fortaleza, foi construída como palácio do rei, proporcionando alojamento e espaço administrativo à casa real. Além disso, a torre auxiliava a monarquia a controlar a população, pois sua presença intimidava potenciais rebeldes e dissidentes da coroa, servindo como um elemento de dissuasão contra rebeliões e distúrbios.
Melhores Cidades da Inglaterra para Intercâmbio: Veja um Guia
Curiosidades
Por conta de tanta história, a Torre de Londres é cheia de curiosidades.e não poderia ser diferente se tratando da Família Real. Um exemplo é o Yeoman Warders, são homens muitos bem vestidos com uniformes reais, comumente conhecidos como Beefeaters, guardiões cerimoniais da Torre de Londres.
Eles são responsáveis pela salvaguarda da torre e dos seus tesouros. Ao contrário da crença popular, o nome “Beefeaters” não vem de seu amor pela carne bovina, mas provavelmente de seu privilégio histórico de jantar com a ração de carne bovina do rei.
Esses guardas eram os responsáveis por proteger qualquer prisioneiro na Torre e proteger as joias da coroa britânica. Eles também realizam visitas guiadas desde a período vitoriana.
Por falar nisso, a Torre de Londres também guarda uma história sombria e serviu como prisão e local de execução. Muitas figuras notáveis foram presas dentro dos seus muros, incluindo monarcas, prisioneiros políticos e líderes religiosos. Alguns desses prisioneiros, como Ana Bolena e Lady Jane Grey, foram executados na Torre Green.
Uma curiosidade que precisa ser mencionada é que, por mais de 600 anos, a Torre de Londres abrigou um zoológico de animais exóticos, incluindo leões, ursos, elefantes e até um urso polar. Esses animais foram dados como presentes reais e alojados na torre como forma de entretenimento para o monarca e seus convidados.
Ela também é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1988 por conta do seu significado histórico e importância arquitetônica. Ou seja, a Torre de Londres é, sim, considerada um dos marcos históricos mais importantes do Reino Unido.
Saiba o que ver na Torre de Londres
Aproveite para descobrir o que você precisa ver quando tiver a oportunidade de visitar a Torre de Londres na capital britânica:
Joias reais
Com certeza você precisa ver as joias da coroa. Ao visitar a Torre de Londres, inclua a Jewel House que abriga as deslumbrantes e lindas jóias do Reino Unido. Por lá você consegue ver as coroas, os cetros, orbes e até os trajes cerimoniais utilizados pela família real ao longo de séculos. Aliás, os visitantes podem ver estes tesouros inestimáveis e que até hoje são utilizados pela realeza nas cerimônias reais.
A Torre Branca
A Torre Branca é a estrutura central e mais icônica do complexo da Torre de Londres. Ela já serviu inclusive como residência real e foi a sua construção que marcou o início do desenvolvimento da Torre de Londres como um importante reduto no coração da capital inglesa.
Sua arquitetura chama a atenção, pois a Torre Branca é uma enorme pedra com paredes de até 4,5 metros de espessura. Entretanto, ela tem cerca de 27 metros de altura, sendo construída principalmente com pedra de Kentish, um tipo de calcário. Em seu exterior você consegue ver suas características defensivas.
Além de residência real, ao longo dos séculos, a Torre Branca também serviu como arsenal e tesouro, abrigando armas, armaduras e tesouros valiosos pertencentes aos monarcas. Já os andares subterrâneos da torre eram usados para armazenar armas e munições, enquanto os andares superiores abrigavam o tesouro real e outros bens valiosos da monarquia.
Os corvos
Se você já teve a oportunidade de visitar o Reino Unido, deve ter percebido a grande quantidade de corvos que vivem por lá. Contudo, os da Torre de Londres são um símbolo famoso que contam também a história da fortaleza. Segundo a lenda, se os corvos deixarem a Torre de Londres, o reino cairá. Por conta desta superstição, a monarquia continua com a tradição de manter e cuidar dos corvos da torre durante séculos, como salvaguarda contra desastres.
Sendo assim, normalmente existem pelo menos seis corvos mantidos na Torre de Londres o tempo todo, embora o número exato possa variar. Essas aves são cuidadas pelo Ravenmaster, cargo ocupado por um Yeoman Warder (Beefeater) responsável pelo bem-estar dos animais.
Aliás, os corvos são tão bem cuidados que podem usufruir de aviários próprios e exames veterinários regulares. Além disso, suas asas são cortadas regularmente para evitar que eles voem para muito longe, porém eles são livres para passear (sem voar) pelos terrenos da torre durante o dia.
Quando o assunto é bem-estar, a monarquia leva a sério a saúde e alimentação dos corvos. Sendo assim, eles contam com uma dieta de carne crua, incluindo carne bovina e frango, suplementada com vitaminas e minerais para garantir sua saúde. Os animais também gostam de guloseimas ocasionais, como ovos cozidos ou brinquedos para pássaros.
Palácio Medieval
O Palácio Medieval de Londres fica dentro da torre e serviu como residência real. Também forneceu alojamento ao monarca, à sua família e ao seu agregado familiar durante as suas estadias na fortaleza. O palácio conta com uma série de câmaras e salões reconstruídos, projetados para refletir o estilo arquitetônico e o layout de uma residência real medieval. Os interiores são decorados com réplicas de móveis, tapeçarias e itens decorativos, recriando a atmosfera da época.
Uma das principais atrações do Palácio Medieval é o Salão Principal, uma grande e impressionante câmara utilizada para jantares, recepções e outros eventos importantes. Ele é decorado com bandeiras coloridas, símbolos heráldicos e motivos decorativos típicos do período medieval.
Capela Real de São Pedro
A Capela Real de São Pedro, também conhecida como São Pedro ad Vincula, fica da Torre de Londres e sua história remonta ao século XIII. Ela apresenta um design simples, mas elegante, típico da arquitetura eclesiástica medieval inglesa.
É construída em estilo gótico, com arcos pontiagudos, mas seu interior é relativamente pequeno, mas contém várias características notáveis, incluindo uma tela de altar em madeira esculpida e vitrais.
Contudo, a Capela Real de São Pedro tem fortes ligações com a monarquia, pois serviu como local de culto para os residentes reais da Torre de Londres. Foi usado para culto privado do monarca e sua família, bem como para cerimônias e eventos especiais.
Porém, um dos aspectos mais significativos dela é a sua função como cemitério de muitas pessoas notáveis e por lá estão túmulos de vários prisioneiros executados, como Ana Bolena, Catherine Howard, Lady Jane Grey e Thomas More.
Roteiro em Londres: Museus, Onde se Hospedar e dicas
Saiba como visitar a Torre de Londres
Por ser um local muito popular, milhões de pessoas visitam a Torre de Londres todos os anos. Com uma localização privilegiada, ela fica no centro de Londres, na margem norte do Rio Tâmisa e a estação de metrô mais próxima é Tower Hill, servida pelas linhas District e Circle. Você também pode chegar à torre de ônibus, barco ou a pé a partir das atrações próximas.
Além disso, você pode fazer visitas guiadas lideradas por Yeoman Warders (Beefeaters). Eles contam histórias e dão muitas informações sobre a arquitetura e lendas da fortaleza e o melhor: estes passeios estão incluídos no preço do ingresso e partem regularmente ao longo do dia. Além disso, estão disponíveis passeios especializados, com foco em aspectos específicos da história da torre ou com acesso fora do horário comercial.
A Torre de Londres conta com uma excelente infraestrutura e os visitantes encontram banheiros, cafés e lojas de presentes no local. Também existem guias de áudio e guias impressos disponíveis para compra que ajudam a deixar a visita mais completa. Outro aspecto interessante é que a Torre de Londres é acessível a visitantes com deficiência, com acesso para cadeiras de rodas à maioria das áreas da fortaleza.
Ingressos e horários
Você pode (e deve) comprar ingressos para a Torre de Londres online com antecedência ou no local, na bilheteria. O recomendável é, principalmente durante os meses de verão e da alta temporada turística, comprar antecipadamente os ingressos no site da Torre de Londres.
Existem várias opções de ingressos disponíveis e, para adultos, os valores variam de £ 34,80 até £ 38,30. Entretanto, quando você compra o ingresso para a Torre de Londres, você também pode visitar as Joias da Coroa, a Torre Branca, a Capela de São Pedro ad Vincula, as Ameias, o Palácio Medieval, a Torre Sangrenta, a exposição Tortura na Torre, o Museu dos Fuzileiros e a exposição da Casa da Moeda Real.
A Torre de Londres está aberta diariamente das 9h às 17h30 (terça a sábado) e das 10h às 17h30 (domingo e segunda-feira) durante o verão. No inverno, os horários mudam para 9h às 16h30 (terça a sábado) e 10h às 16h30 (domingo e segunda-feira). Idealmente você deve confirmar o horário de funcionamento no dia em que planeja visitar a atração no site oficial.
Chip de Celular Inglaterra: Voz e Dados 5G Ilimitado
Conclusão
Se você gosta de história e é fã da família real britânica, visitar a Torre de Londres é um passeio essencial durante a suas férias na Inglaterra. São mais de 1.000 anos de história e entrar na Torre Branca, ver bem de pertinho as Joias da Coroa e a Capela Real de São Pedro são memórias que você jamais esquecerá. Monte seu roteiro de viagem para Londres com suas atrações favoritas e tenha uma boa viagem!
Comentários: