Santiago de Compostela: História, Curiosidades e Pontos Turísticos

Santiago de Compostela

Descubra o que visitar em Santiago de Compostela na Espanha e planeje o caminho de Santiago!

Fazer o Caminho de Santiago de Compostela é o sonho de muitos brasileiros. A cidade é um dos locais mais importantes de peregrinação e oração do mundo. Santiago de Compostela está localizado no noroeste da Espanha, na região da Galícia (Galiza). Se você pretende conhecer a cidade histórica, prepare-se para conhecer seus principais pontos turísticos e organizar sua viagem para Europa.

Santiago de Compostela: veja história e curiosidades

Santiago de Compostela é um dos principais pontos de peregrinação e destino religioso da Europa há séculos. Na cidade está sepultado o apóstolo de Jesus São Tiago (Santiago Maior), que foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. 

Entre as principais atrações de Santiago de Compostela está a sua Catedral, restaurada recentemente. Um local de muita fé, oração e peregrinação. 

A cidade é toda preparada para receber os turistas e peregrinos e existem vários caminhos de Santiago de Compostela, desde saindo de Portugal, França, Inglaterra, entre outros. 

Há vários séculos que milhares de pessoas fazem o Caminho de Santiago para cumprir uma missão: chegar até a sua catedral, a pé ou bicicleta. 

O seu centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO e há várias opções de restaurantes para desfrutar da deliciosa culinária espanhola. 

Como planejar uma viagem internacional: veja um guia completo para começar a planejar sua viagem.

Onde fica Santiago de Compostela e como chegar

santiago de compostela caminho

Santiago de Compostela fica na Espanha, na região da Galícia, noroeste do país europeu. A cidade fica a 600 quilômetros da capital Madri (cerca de 5h40 de carro). 

O Aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Santiago de Compostela ou então o Aeroporto de Vigo a apenas 1 hora de viagem (90 quilômetros). 

Quem deseja fazer o Caminho de Santiago a pé pode descer no Aeroporto de Lisboa ou do Aeroporto do Porto e programar quantos quilômetros deseja fazer de peregrinação. 

O Caminho português de Santiago de Compostela tem algumas opções de saída. De Lisboa são 600 quilômetros, percorridos em 25 dias. Já o Caminho saindo do Porto tem 235 quilômetros e normalmente é feito em 11 dias. 

A região da Galícia é uma região espanhola com lindas cidades e ótimas praias, como em Vigo, Pontevedra, etc. Entre as mais lindas estão: O Grove e Sanxenxo. 

O sotaque das pessoas que vivem na Galícia é muito parecido com o português e você pode aproveitar a viagem para conhecer os dois países: Portugal e Espanha. 

Roaming internacional: descubra o que é, quanto custa e como utilizar durante a sua viagem.

Caminhos de Santiago

Veja quais os caminhos mais tradicionais para fazer peregrinação para Santiago de Compostela:

  • Caminho Francês;
  • Caminho Português;
  • Caminho Primitivo;
  • Caminho do Norte;
  • Caminho Inglês;
  • Vía de la Plata (Espanha).

Documentos para passaporte: saiba quais você vai precisar, como fazer e quanto custa.

Os 15 melhores pontos turísticos em Santiago de Compostela

Confira a seguir quais são os 15 melhores pontos turísticos de Santiago de Compostela e monte seu roteiro de viagem. 

Praça do Obradoiro

Praca do Obradoiro

A Praça do Obradoiro ou Praza do Obradoiro em galego, é o ponto central da cidade e onde chegam os peregrinos. No local estão os edifícios mais importantes e emblemáticos da cidade. O local foi declarado como patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985. 

É comum ver os grupos de peregrinos chegando emocionados, deitados no chão e chorando de alegria por terem conseguido chegar até a catedral. 

Obradoiro significa ateliê e entre os anos de 1738 a 1747 era onde eram lavradas as pedras da fachada barroca. Na praça estão a Catedral de Santiago de Compostela, o Hospital dos Reis Católicos, a sede da reitoria da Universidade, o Palácio de Raio (onde fica a Câmara Municipal de Santiago) e o Colégio de San Xerome. 

Catedral de Santiago de Compostela

A Catedral de Santiago de Compostela é símbolo da cidade e tudo começou em torno dela. Datada do ano de 1211, a belíssima  catedral possui estilo românico, gótico, barroco e arquitetura gótica espanhola. 

A igreja católica é bastante imponente e seu interior possui visitas guiadas belíssimas. No local está sepultado o Apóstolo São Tiago. 

No dia 25 de julho acontecem as festas em homenagem ao padroeiro da Espanha. O Dia de Santiago conta com comemorações e 10 dias de festas para os moradores e visitantes. 

Pórtico da Glória

O Pórtico da Glória fica na entrada principal da Catedral de Santiago de Compostela. O local é belíssimo, cheio de detalhes e mais de 200 figuras esculpidas em granito. O pórtico foi construído pelo Mestre Mateus e encomendado pelo rei Fernando II da Galiza e Leão. Vale a pena entrar na catedral e apreciar os detalhes da construção. 

Hostal dos Reis Católicos

O Hostal dos Reis Católicos é atualmente um hotel de luxo, bem na Praça do Obradoiro. É um dos locais mais tradicionais da cidade e que vale a pena se hospedar. Ele foi fundado pelos Reis Católicos para servir de abrigo para os peregrinos que faziam o Caminho de Santiago. 

O local é do ano de 1499 e sua arquitetura impressiona. Os corredores e quartos preservam a história do local, com quadros e decoração medieval. O hotel conta com quatro claustros (patios internos).  

Praça das Praterias

Seguindo o passeio, você chegará na Praça das Praterias (Praza das Praterias), outro local histórico lindo para percorrer na cidade. 

Praça de la Quintana

A Praça de la Quintana (Praza da la Quintana) fica atrás da Catedral de Compostela, possui um amplo espaço para descansar, sentar e apreciar a vista da catedral. 

Igreja e Convento de San Domingos de Bonaval

A Igreja e Convento de San Domingos de Bonaval também fica próximo a Catedral da cidade e é um antigo convento dominicano do século XIII. A sua construção possui elementos barrocos, góticos e neoclássicos. 

Convento e Igreja de San Francisco

O Convento e Igreja de San Francisco é outra atração de Santiago de Compostela, bem no centro histórico. O lugar é um local de formação da ordem dos franciscanos. O convento foi fundado pelo próprio São Francisco em 1214 durante a sua visita à cidade. A igreja possui estilo barroco e neoclássico. 

Monastério e Igreja de San Martinho Pinario

O Monastério e Igreja de San Martinho Pinario está localizado bem próximo a Catedral (fachada norte). É um amplo mosteiro beneditino de 22 mil metros quadrados e foi fundado por monges italianos para rezar e guardar restos mortais. 

Mercado de Abastos

O Mercado de Abastos é o segundo lugar mais visitado de Santiago de Compostela. No local é possível fazer compras, comprar peixes, carnes, frutos do mar, queijos, verduras e frutas. Além disso, no interior da nave 5 é possível ter acesso a vários restaurantes, para se consumir os pratos ali mesmo, em cadeiras altas. 

Um dos produtos típicos da região é o queijo Tetilla, feito com leite de vaca na própria Galícia. Uma delícia, que vale a pena experimentar! 

Convento e Igreja de Santo Agostinho

O Convento e Igreja de Santo Agostinho é outro ponto turístico da cidade para quem ama conhecer igrejas diferentes. Com estilo neoclássico e barroco, é datado do século XVII. 

Igreja de São Frutuoso

Igreja de Sao Frutuoso

A Igreja de São Frutuoso de Santiago de Compostela (conhecida como Igreja das Angústias de Baixo) possui estilo arquitetônico churrigueresco. Ela foi construída entre os anos de 1754 e 1765 e vale a pena conhecer. 

Praça de Cervantes

A Praça de Cervantes é uma pequena praça no centro histórico de Santiago de Compostela. No seu entorno há lojas, restaurantes e várias opções de souvenires para comprar de lembrança da cidade. 

Parque de la Alameda

O Parque de la Alameda fica bem próximo do centro histórico e é ótimo para apreciar a natureza, relaxar e descansar depois de caminhar bastante pela cidade. O local é a maior área verde da cidade e vale a pena visitar, a vista é espetacular!

Mirante da Catedral

No Parque de la Alameda está localizado o Mirante da Catedral, um espaço para apreciar a vista da Catedral de Santiago de Compostela, relaxar e ter uma vista sensacional de todo o centro histórico. Você pode levar um lanche, sentar e relaxar, apreciando o visual. 

Caminho de Santiago: quantos quilômetros fazer por dia?

Para quem vai fazer o Caminho de Santiago a pé geralmente a distância percorrida por dia é de 20 a 25 quilômetros. Com uma média de 4 km/hora. Tudo depende da experiência de caminhada dos viajantes. 

Para conseguir a Compostela, documento que lhe dá a certificação da sua peregrinação, à Catedral de Santiago pede pelo menos 100 quilômetros. Por isso, cerca de 5 dias são suficientes para quem deseja fazer o trajeto menor. 

Entretanto, quem já fez o Caminho recomenda que seja feito pelo menos 300 quilômetros para poder sentir o espírito jacobino. Com mais tempo, a experiência será muito mais profunda, tanto na parte de evolução humana e apreciação da natureza e patrimônios culturais do trajeto. 

A experiência é fantástica e ver a emoção dos peregrinos chegando em Santiago de Compostela é maravilhosa. O ideal é sempre fazer o trajeto em grupo, com alguém que já conhecia ou que se prepare bem para entender o mapa, as paradas e os albergues para dormir no caminho. 

O roteiro é muito conhecido em Portugal, França e Espanha e existem muitos postos de turismo para ajudar os peregrinos. 

Veja também as 10 Melhores Atrações Turísticas de Barcelona: Dicas para 2022.

Quando ir para Santiago de Compostela?

Tudo vai depender da sua disposição. No Verão, os dias quentes e secos podem ser insuportáveis, com mochila e sol sorte. Por isso, é bom achar um meio termo, na primavera ou início do outono. Entre os meses de maio e junho é ótimo pelo clima ameno, dias mais longos de sol e quando o calor começa a chegar. 

Já os meses de agosto e setembro são os mais quentes do ano na Europa. Por isso, fazer o caminho de Santiago nesse período pode ser bastante desafiador, por conta das altas temperaturas e clima bastante seco, que fica mais difícil para carregar a mochila e também respirar. 

Passagens aéreas para a Espanha

Dentro do seu planejamento de viagem, após definir qual o destino e data da sua viagem, uma das primeiras coisas que precisa providenciar é a compra das passagens aéreas. 

Se você comprar as passagens com antecedência irá garantir os preços mais baixos e as melhores ofertas. Mas, pesquisar em todas companhias pode levar tempo. No site Passagens Promo você encontra passagens aéreas com até 35% de desconto! Acesse o site e encontre as melhores ofertas para viajar para Europa. 

Seguro viagem internacional para Europa

santiago de compostela o que fazer

Para garantir uma viagem segura, é preciso contratar um seguro viagem internacional antes da sua viagem. Sim, vamos torcer para que tudo dê certo na sua viagem, mas “o seguro morreu de velho”. 

Viajar com seguro é garantir que você estará protegido contra acidentes e eventuais doenças que possam ocorrer na sua viagem.

A nossa dica aqui é escolher um seguro viagem internacional da Seguros Promo. Você poderá viajar tranquilo para poder aproveitar suas férias na Europa. Uma cobertura completa de seguro inclui: pagamento em caso de atraso de voo ou extravio de bagagem, cancelamento de voos, assistência médica e hospitalar no exterior, acidentes pessoais, reembolso com despesas médicas, além de um atendimento 24 horas em português.

Conclusões 

Santiago de Compostela é uma cidade linda e incrível. Quem gosta de história, arquitetura ou é religioso vai se encantar pela cidade espanhola. Fazer o Caminho de Santiago é experiência enriquecedora e de muito aprendizado e evolução. Tenho certeza que você voltará diferente de quando chegou. 

Antes de fazer sua viagem para Europa, não esqueça de comprar seu chip internacional e escolher um plano da America Chip para chegar no exterior já conectado! Você recebe na sua casa e fica o tempo todo conectado durante a sua viagem para o exterior. Conheça as opções de planos disponíveis.

Aproveite para ler também: o que fazer em Madrid: confira dicas imperdíveis para conhecer a capital da Espanha em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.