Atrações

Catedral de Notre Dame: História, Curiosidades, Custo da Reforma e Passeios Próximos

Notre Dame

A Catedral de Notre Dame de Paris é uma das igrejas mais famosas do mundo e um símbolo icônico da capital francesa. 

A catedral é considerada uma obra-prima da arquitetura gótica francesa e é conhecida por seu tamanho, antiguidade e interesse arquitetônico. Se você está planejando viajar para França, venha comigo desvendar tudo sobre Notre Dame, confira!

Conheça a História da Catedral de Notre Dame

A Catedral de Notre Dame tem uma história impressionante. Sua construção iniciou em 1163 durante o reinado do rei Luís VII. A igreja foi construída na Île de la Cité, uma ilha no rio Sena, no coração de Paris. Ao longo de 200 anos, a catedral foi gradualmente ampliada e concluída.

Durante a Reforma e as Guerras Religiosas Francesas no século XVI, a catedral de Notre Dame sofreu muitos danos. Diversas esculturas e tesouros foram destruídos ou roubados, contudo na época da Revolução Francesa (fim do século XVIII), a igreja estava em estado de total abandono.

Todavia, tanto na Primeira quanto na Segunda Guerra Mundial, a Catedral de Notre Dame sobreviveu. Ela continuou sendo um importante centro da vida religiosa e cultural em Paris. Também se tornou um local turístico popular, atraindo milhões de visitantes todos os anos.

Inspiração

É fato que Notre Dame é uma fonte inesgotável de inspiração. Aliás, a arquitetura da catedral já chama a atenção, pois segue a linha gótica francesa, um estilo que enfatiza a verticalidade e a luz. Na igreja o uso foi inovador e por lá estão abóbadas com nervuras e grandes vitrais e isso influenciou o design de muitos outros edifícios pelo mundo.

Talvez a obra literária mais famosa inspirada em Notre Dame seja “O Corcunda de Notre Dame” de Victor Hugo. O romance foi publicado em 1831 e conta a história de Quasímodo, um corcunda que é sineiro da catedral, e seu amor pela cigana Esmeralda.

O autor escreveu o romance para chamar a atenção das pessoas para o estado de abandono da catedral e defender sua preservação.

Quando falamos de arte, muitos pintores, incluindo os impressionistas, retratam Notre Dame em seus trabalhos. Tanto a fachada da catedral, suas estátuas, suas rosáceas e sua vista sobre Paris foram e continuam sendo temas populares.

Por fim, a catedral já foi cenário de inúmeros filmes. Uma das mais famosas é a adaptação animada da Disney de “O Corcunda de Notre Dame” do ano de 1996.

EuroTrip: Dicas de Como Fazer Uma Viagem Pela Europa

Quando foi construída

data de construção da catedral de notre dame

A construção da Catedral de Notre Dame começou em 1163 durante o reinado do rei Luís VII. A obra não foi concluída até 1345, o que significa que a construção da catedral durou cerca de 182 anos. Durante esse período, passou por inúmeras mudanças e acréscimos, refletindo a evolução dos estilos e técnicas da arquitetura medieval francesa.

É importante notar que, mesmo após sua conclusão inicial no século XIV, a catedral continuou sendo modificada e restaurada em vários momentos da história. Por exemplo, uma grande restauração ocorreu em meados do século XIX e a obra adicionou a icônica torre da catedral, que infelizmente foi destruída no incêndio de 2019.

Importância Histórica

Não tem como negar a importância histórica da Catedral de Notre Dame. Além de ser um centro de adoração cristã, é um importante local religioso há mais de 800 anos, ela é a catedral (igreja do bispo) da Arquidiocese de Paris. Muitos eventos religiosos importantes aconteceram por lá, incluindo a beatificação de Joana D’Arc pelo Papa Pio X em 1909.

A catedral tem sido local de numerosos eventos políticos significativos. Isso inclui a coroação de Henrique VI da Inglaterra como rei da França em 1431, a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador em 1804 e os funerais de estado de vários presidentes franceses.

Além disso, Notre Dame testemunhou muitos eventos históricos, tanto alegres quanto trágicos, como a libertação de Paris da ocupação nazista em 1944. Em resumo, a catedral tem uma enorme importância histórica e é um símbolo não só da cidade de Paris, mas também da França e de todos os católicos do mundo.

Roma: História, Curiosidades,Vida Noturna e Dicas de Turismo

Catedral de Notre Dame: influências na arquitetura

A arquitetura da Catedral de Notre Dame, sem dúvidas, é um dos quesitos que a tornam tão especial e famosa. Ela foi feita com base no estilo gótico francês, mas também teve influência do estilo românico normando, que é bastante caracterizado por ter uma unidade compacta e forte. 

Suas singularidades arquitetônicas e todos os seus detalhes fazem da Catedral de Notre Dame uma grande jóia para a arquitetura. Se você gosta de admirar maravilhas dessa espécie, esse local é um prato cheio!

Catedral de Notre Dame: Principais Curiosidades

Existem muitas curiosidades sobre Notre Dame, uma delas é que a catedral é famosa por suas muitas gárgulas (bicos de água da chuva projetados para se parecer com criaturas grotescas) e quimeras (estátuas decorativas). Além disso, a igreja tem um grande órgão com 109 paradas e quase 8.000 tubos. Sendo assim, o Grande Órgão de Notre Dame é um dos maiores e mais famosos do mundo.

Outra curiosidade é em relação aos sinos. Notre Dame tem dez sinos e o maior deles, Emmanuel, pesa mais de 13 toneladas. Os sinos foram substituídos em 2013 para comemorar o 850º aniversário da catedral, exceto Emmanuel, que é considerado um dos sinos com melhor som da Europa.

O que fazer em Paris: Os 21 melhores pontos turísticos

Onde fica Notre Dame

A Catedral de Notre Dame fica na Île de la Cité, uma ilha no rio Sena, na cidade de Paris. Quando você quiser visitar a igreja, o endereço completo é:

Catedral de Notre-Dame de Paris

  • 6 Parvis Notre-Dame – Place Jean-Paul II
  • 75004 Paris, França

Importante dizer que a catedral fica na região central de Paris e próxima de muitos outros locais históricos da capital francesa. A área ao redor é bem servida por transporte público, incluindo os sistemas de metrô e RER de Paris.

Incêndio da Catedral de Notre-Dame de Paris em 2019

No dia 15 de abril de 2019, um incêndio devastador ocorreu na Catedral de Notre Dame. O fogo começou começou no sótão da catedral, que era construído em madeira, levando a ser apelidado de “A Floresta”. As chamas se espalharam rapidamente, levando ao colapso da torre central da catedral e do telhado.

Os bombeiros de Paris combateram o incêndio por aproximadamente 15 horas. Aliás, foi com muito esforço que o fogo foi extinto e foram cruciais para evitar a destruição total do edifício. Os militares conseguiram salvar a estrutura principal, incluindo suas duas icônicas torres sineiras.

Todavia, mesmo com a estrutura principal da catedral sendo preservada, o incêndio causou danos significativos. A torre do século XIX e a maior parte do telhado de madeira coberto de chumbo da catedral foram destruídos. Algumas partes do teto abobadado de pedra desabaram e houve mais danos causados pela fumaça e a água utilizada no combate às chamas.

Causas

catedral de notre dame está aberta

As investigações apontam que o incêndio em Notre Dame foi acidental. Apesar das causas não serem exatas em relação ao fogo, as suspeitas são de que possam estar relacionadas a trabalhos de reforma que estavam sendo realizados no telhado da catedral na época.

Após o incêndio, foi iniciada uma investigação pela promotoria de Paris. Porém, nenhuma evidência de incêndio criminoso ou crime foi encontrada, e a principal teoria permaneceu de que o incêndio foi um acidente infeliz, possivelmente devido a uma falha elétrica ou a um cigarro descartado por um funcionário que trabalhava na reforma do telhado da igreja.

Reconstrução

Depois do triste incêndio em Notre Dame, Paris, a França e o mundo se uniram em torno da reconstrução da catedral. Muitas promessas de financiamento ocorreram e o montante ultrapassou 1 bilhão de euros. As doações vieram de várias fontes, incluindo indivíduos, empresas e governos locais e nacionais.

A primeira ação depois do incêndio foi tentar proteger a estrutura e evitar mais danos. Por isso, foram estabilizadas as paredes da catedral e instalados telhados temporários. A ideia era proteger o interior da chuva e das intempéries e facilitar o trabalho de remoção de toneladas de detritos do interior.

O presidente francês Emmanuel Macron estabeleceu, ainda no ano do incêndio (2019), uma meta de cinco anos para a reconstrução. O período seria a tempo para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 e o plano inclui restaurar a catedral ao seu estado anterior ao incêndio, com o mesmo estilo gótico. Em princípio, a obra estará pronta no prazo prometido.

Tour pela Europa: Custos, Dicas e 20 Roteiros Incríveis

Segredos revelados após incêndio 

Em seguida à tragédia e mesmo com tantos desafios, historiadores, arqueólogos e conservacionistas começaram a aprender mais sobre o passado da estrutura. Enquanto as equipes vasculharam os escombros e planejavam a restauração, foram revelados vários segredos de Notre Dame depois do incêndio.

A perda da “Floresta”, a estrutura do telhado de madeira, foi trágica, mas também permitiu que os historiadores estudassem de perto as técnicas medievais de carpintaria. Parte da madeira, datada do século 12, foi bem preservada e ofereceu informações sobre os métodos históricos de construção.

Além disso, o incêndio exigiu uma pesquisa abrangente da estrutura restante para planejar sua restauração. Este processo revelou aspectos ocultos da arquitetura da catedral.

As tecnologias de digitalização a laser e modelagem 3D foram usadas para mapear a catedral com alto nível de precisão, fornecendo uma riqueza de informações que serão úteis tanto para historiadores quanto para restauradores.

Mesmo que o incêndio tenha sido um desastre, ele levou a descobertas arqueológicas inesperadas. Entre os escombros, os especialistas encontraram fragmentos de estátuas, gárgulas e vitrais, muitos dos quais não eram vistos de perto há séculos. 

Enquanto os investigadores vasculham os destroços, eles descobriram evidências das múltiplas restaurações e alterações pelas quais a catedral passou ao longo de sua história, algumas das quais foram escondidas ou esquecidas.

15 Melhores Atrações Turísticas de Barcelona: Dicas para sua viagem

Restauração da Catedral de Notre Dame, avaliada em R$ 3,6 bilhões 

Como você já deve saber, a Catedral de Notre Dame passou por um incêndio em 2019, que foi responsável por prejudicar boa parte da estrutura e da beleza dessa obra arquitetônica. É claro que, quase imediatamente, a restauração da Catedral foi iniciada, e ela ainda segue a todo vapor. 

Devido à complexidade dessa tarefa -que envolve, inclusive, cerca de 500 artesãos e 250 empresas/oficinas de arte-, ela não poderia ser feita “da noite para o dia”. Além de tempo, a restauração da Catedral de Notre Dame também requer um orçamento muito grande, chegando a R$3,6 bilhões! 

Mas, apesar disso, a boa notícia é que, de acordo com as previsões, ela será aberta aos visitantes ainda em 2024, mesmo contendo andaimes em seu lado externo!

Saiba como está a Catedral de Notre Dame atualmente 

Atualmente, a Catedral de Notre Dame está fechada para o público. Isso porque ela vem passando por uma restauração, devido a um grande incêndio ocorrido em 2019, que destruiu o telhado e derrubou a torre da catedral, como mencionado anteriormente neste artigo.

A expectativa é que a Catedral de Notre Dame seja reaberta aos fiéis e ao público geral em 2024. Porém, ainda não há uma data definida para que isso aconteça. Se você está planejando visitar esse incrível ponto turístico, continue fazendo o seu planejamento e juntando o seu dinheiro, pois, em breve, poderá tirar essa aventura do papel! 

Saiba quanto custa para visitar a Catedral de Notre Dame 

O valor a ser gasto em uma experiência sempre é importante, não é mesmo? Antes de embarcar em qualquer aventura, é fundamental preparar o orçamento e ter uma noção de quanto será necessário para toda a viagem. 

Com a atração turística em questão, isso não é diferente. Mas, tenho uma boa notícia para o seu bolso! Para visitar a Catedral de Notre Dame, você não precisa pagar a entrada. Porém, se quiser explorar as torres e a cripta, terá custos extras. 

Para entrar nas torres, o ingresso custa 8,50 euros para os adultos. Vale lembrar que os menores de 18 anos não precisam pagar para acessar essa parte da Catedral de Notre Dame. 

Já para conhecer a cripta, o ingresso tem o valor de 7 euros para os adultos, 5 euros para os jovens entre 14 e 26 anos e é gratuito para os menores de 14 anos. Também é possível reservar um bilhete conjunto (torres + cripta) por 29,99 euros, e com essa modalidade você não tem que enfrentar filas ao chegar na catedral.

O que conhecer além Notre Dame em Paris

Saiba que quando você for visitar Paris, você terá a oportunidade de estar numa das cidades europeias mais importantes e que é repleta de marcos históricos e culturais. Confira o que conhece além e Notre Dame:

Torre Eiffel

É impossível não visitar a Torre Eiffel quando estiver em Paris. A torre metálica é uma das estruturas mais conhecidas do mundo e um símbolo da capital francesa e do país europeu. Com cerca de 330 metros de altura, incluindo suas antenas, foi a estrutura mais alta feita pelo homem no mundo até a conclusão do Chrysler Building em Nova York em 1930.

Ela é feita de ferro e é considerada uma obra-prima da arquitetura de ferro forjado. Atualmente, a Torre Eiffel é um dos monumentos mais visitados em todo o mundo e é um símbolo amado da engenhosidade e elegância francesas.

Seus shows noturnos de luzes e iluminações cintilantes aumentam seu charme e o tornam um local imperdível para qualquer visitante de Paris.

Museu do Louvre

catedral de notre dame hoje

O Museu do Louvre é um dos maiores e mais visitados museus de arte do mundo. Sem contar que também é um monumento histórico de Paris e reconhecido por sua vasta coleção de obras de arte e artefatos históricos. 

A coleção do Louvre está dividida em oito departamentos e inclui cerca de 380.000 objetos, dos quais cerca de 35.000 estão em exibição. Um lugar belíssimo que vale a pena visitar durante a sua viagem para Paris.

Quando visitar o Museu do Louvre, saiba que lá estão várias obras de arte mundialmente reconhecidas. Não deixe de ver a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, a Estátua da Vitória Alada de Samotrácia, a Vênus de Milo e o Código de Hammurabi. O Louvre é o museu de arte mais visitado do mundo, com milhões de visitantes.

Chip para Viagem Internacional: Como Escolha o melhor

Conclusão

Visitar Paris é uma oportunidade e tanto! A capital da França é uma importante em termos históricos, mas também conta com uma arquitetura deslumbrante e cultura vibrante. Ainda que a Catedral de Notre Dame não esteja aberta ao público, é certo que sua restauração após o incêndio irá garantir o futuro da igreja.

Assim como outros marcos como a Torre Eiffel e o Museu do Louvre são testemunhos do passado e do presente da cidade francesa, eles oferecem aos visitantes a chance de mergulhar no coração da cultura e história da França. Paris é, com certeza, uma cidade que captura a imaginação e enche os olhos de quem por lá passa. 

Tenha uma boa viagem e não esqueça de escolher o seu chip internacional no site da America Chip e viajar conectado! 

Comentários:

2 thoughts on “Catedral de Notre Dame: História, Curiosidades, Custo da Reforma e Passeios Próximos

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Josiane, tudo bem ?
      Para morar legalmente em Portugal você vai precisar passar por processo que requer basicamente passaporte válido, cisto (ou cidadania europeia) e um bom planejamento emocional e financeiro. Não é simples mas totalmente possível. Boa sorte em todas as áreas da sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

O Melhor de Milão: Curiosidades, Atrações, Gastronomia, Passeios e Dicas

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Festival das Lanternas: O que é, Curiosidades, Onde Acontece e Programações

Museu do Louvre: História, Curiosidades, Planejamento de Visitação e Dicas

Leia mais

O 6G promete causar uma grande mudança no universo tecnológico e na indústria de telecomunicações que conhecemos hoje. Com velocidades ultra rápidas, comunicação por terahertz e uma ligação com a(...)

Leia mais

Descubra como o iSIM, a evolução do eSIM, está revolucionando o universo da tecnologia que, por sua vez, está em constante movimento também. Conheça o iSIM, a evolução do eSIM, o chip do futuro, (...)

Leia mais

A viagem perfeita tem endereço certo, e sem dúvidas Milão é a melhor opção, paisagens surpreendentes e vivências maravilhosas te esperam! Viajar para Europa é se encantar com tanta história e bel(...)

Leia mais

Fort Lauderdale é uma das belíssimas cidades praianas da Flórida, um dos principais estados dos Estados Unidos da América.  Os EUA possuem diversos destinos extremamente interessantes para o(...)

Leia mais

A cidade do Porto é ideal para você que deseja iniciar o seu mergulho cultural pela Europa, uma experiência única! Trata-se da segunda cidade mais visitada de Portugal e também não é para menos, (...)

Leia mais

Países da Europa Ocidental e Oriental: conheça um pouco sobre o velho mundo e planeje sua viagem. O Ocidente Europeu está repleto de belas paisagens, grandes metrópoles, aromas e sabores. A proxi(...)

Leia mais

Mónaco é um pequeno país europeu, e super bem localizado no Mar Mediterrâneo e oferece o  melhor de uma viagem internacional. Você já imaginou conhecer as maravilhas de um dos menores países(...)

Leia mais

Matosinhos é uma cidade metropolitana com boa qualidade de vida, praias, museus, construções históricas e um dos maiores aquários de Portugal. Quando pensamos em viajar para Portugal, logo vêm à (...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h