Europa

O Melhor da Eslovênia: Atrações Turísticas, História e Muita Cultura [Guia 2023]

12 de janeiro de 2023

Eslovênia é extremamente charmosa, colorida e encantadora. Um lugar que fica marcado no coração e deixa sempre aquele gostinho de “quero mais” em todos que o visitam. Confira!

Um destino europeu pouco explorado pelos brasileiros, mas com belezas naturais incríveis, lagos, cavernas, castelos e preços baixos na Europa. Conheça hoje a Eslovênia, esse país da Europa Central, com custo acessível de viagem, castelos, parques, cavernas, lago e muitos pontos turísticos para visitar!

Eslovênia: História e Cultura

A Eslovênia é um país europeu com 2,1 milhões de habitantes, localizada nos Balcãs. O país fazia parte da Iugoslávia durante grande parte do século XX. 

Apesar de ser um país pequeno, é muito diversificado. Ele é composto por partes de quatro grandes paisagens geográficas europeias: os Alpes Europeus, os Alpes Dináricos cársticos, as planícies e colinas da Panônia e do Danúbio e a Costa mediterrânea (bem pertinho da Itália).

Com montanhas acessíveis (e muitos túneis), o atual território da Eslovênia serve há muito tempo como rota para aqueles que cruzam o Mediterrâneo e as regiões de alpes da Europa (de montanhas).

Como parte da Iugoslávia, a Eslovênia ficou sob o domínio comunista durante grande parte do período pós-Segunda Guerra Mundial. Com a dissolução da federação iugoslava no ano 1991, surgiu um sistema político democrático com vários partidos. 

O país se desenvolveu muito depois isso e a boa fase econômica da Eslovênia no final do século 20 atraiu centenas de milhares de imigrantes de outras partes dos Balcãs. 

Atualmente a Eslovênia integra de forma econômica e política a Europa Ocidental, fazendo parte da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e da União Europeia. 

A capital da Eslovênia é a charmosa Liubliana, sendo a cidade mais importante do país. Com cerca de 293 mil habitantes, possui uma grande quantidade de estudantes (50 mil), espaços verdes e é uma das menores capitais europeias, mas cheia de charme.

Como fazer Passaporte: veja as etapas e como solicitar o seu [Guia Atualizado].

Curiosidades sobre a Eslovênia

O idioma falado na Eslovênia é a língua eslovena e o inglês também é bastante falado no país. Por isso, quando for visitar o país europeu, falar inglês ajuda bastante a se comunicar. 

O país também faz parte do Espaço Schengen desde dezembro de 2007, sendo possível viajar para Eslovênia por até 90 dias a turismo, sem a necessidade de um visto. 

A Eslovênia possui um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo considerado muito alto: 0,917 (acima de Portugal, por exemplo). 

Outra curiosidade é que a Eslovênia é um dos países mais seguros do mundo. As casas normalmente não possuem portões e as taxas de criminalidade são baixíssimas (apenas 17 homicídios por ano). 

É um país barato para visitar, se comparado a outros destinos europeus como França, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Itália. Os preços de hotéis, atrações e alimentação são mais baixos sendo possível conhecer várias cidades sem gastar muito. 

EuroTrip: Dicas Imperdíveis Para Fazer Uma Viagem Inesquecível.

Economia da Eslovênia

eslovenia curiosidades

Os setores mais importantes da economia da Eslovênia no ano de 2020 foram indústria (27,2%), comércio atacadista e varejista, transporte, acomodação e serviços de alimentação (19,1%), além de atividades de administração pública, defesa, educação, saúde humana e assistência social (18,1%).

O comércio dentro da União Europeia representa 67% das exportações da Eslovênia (Alemanha 17%, Itália 9% e Croácia 7%), enquanto fora da União Europeia, 10% vão para a Suíça e 3% para a Sérvia.

Espaço Schengen: História, Regras e Países Pertencentes

Moeda da Eslovênia

A moeda da Eslovênia é o euro e o país foi o primeiro da União Europeia a adotar o euro como moeda, em janeiro de 2007. 

Culinária típica da Eslovênia

A comida típica da Eslovênia mais conhecida é a linguiça Carniolan.  Ele é originária da região de Gorenjska, e depois se espalhou e popularizou para todo o país.

Com uma grande influência dos países vizinhos (Itália, Hungria, Áustria e Croácia), há muitas comidas deliciosas, como massas, peixes e doces. Confira quais os principais pratos típicos da Eslovênia:

  • Bolinhos eslovenos: um prato nacional, com recheio exótico.
  • Kremna rezina: uma sobremesa super tradicional com creme e massa folhada, uma delícia!
  • Kranjska klobasa: uma linguiça eslovena de porco muito saborosa.
  • Bograč: ensopado de carne com batatas e cogumelos.
  • Idrijski žlikrofi: bolinhos eslovenos recheados.
  • Pogača: um pão assado no forno a lenha, que lenha bastante a focaccia italiana. 
  • Štruklji: um strudel esloveno delicioso (vizinho da Áustria), que é preciso experimentar na sua viagem para a Eslovênia.
  • Truta: peixe de água doce.

Entre todas essas delícias da gastronomia eslovena, qual você provaria? 

Descubra Como Planejar Uma Viagem Internacional e Garanta Férias Incríveis.

Clima e melhor época para conhecer a Eslovênia

A melhor época para visitar a Eslovênia é no verão europeu (de junho a setembro), ou então, na primavera (final de março a junho). Há muito para visitar e muitas atividades ao ar livre para fazer. O ideal é ficar pelo menos quatro dias no país para que você possa conhecer mais de uma cidade. 

O inverno é uma época de bastante neve, com lugares para esquiar, muitos mercados de Natal e temperaturas que podem cair abaixo de zero. A época do inverno europeu é linda para visitar os Alpes Julianos e aproveitar os resorts incríveis e super luxuosos. 

10 melhores pontos turísticos da Eslovênia

Agora que você já conhece mais sobre o país europeu, conheça os melhores pontos turísticos da Eslovênia para montar seu roteiro de viagem pela Europa:

1 – Ljubljana (Liubliana)

Ljubljana eslovenia turismo

A cidade de Ljubljana (capital do país, Liubliana em português) é bastante vibrante, verde, com muita natureza, eventos, bastante acadêmica e vencedora do prêmio como melhor destino europeu em 2022. 

Entre os principais locais para visitar na cidade estão o Castelo de Ljubljana, a Ponte do Dragão, a Galeria Nacional, o Mercado Central e também a Casa de Plečnik, obra do famoso arquiteto Jože Plečnik, que deixou uma marca na paisagem urbana de Ljubljana. 

O Castelo de Ljubljana é uma das atrações principais da cidade e fica no alto duma colina. Com mais de 900 anos é visita obrigatória na cidade. A entrada no castelo custa € 16 para adultos e incluem o bilhete de retorno do funicular ou então, € 12 a entrada apenas do castelo (crianças até 6 anos não pagam). 

O mês de dezembro é uma ótima época para visitar a capital eslovena, apenas de frio! Há bastante festividade, luzes de Natal, mercados de Natal, Desfile de Nicolau, Floresta Mágica no Parque Zvezda e vários shows ao ar livre. Saiba mais no site de Turismo de Ljubljana.

2 – Lago Bohinj

O Lago Bohinj é o maior lago da Eslovênia, ele fica no Vale Bohinj e nos Alpes Julianos. No verão é possível nadar, andar de caiaque e aproveitar as belas paisagens. A água é cristalina e as montanhas fazem o cenário ficar perfeito. 

Também é possível fazer trilhas, andar de bicicleta, fazer escalada e até bungee jump. O verão traz vida ao lago e é possível relaxar na grama, pegar sol ou então aproveitar para praticar esportes. 

As Melhores Companhias Aéreas Low Cost: principais vantagens para viajar na Europa.

3 – Vintgar Gorge

A Vintgar Gorge, ou Garganta de Vintgar é um desfiladeiro que fica a 4 quilômetros de Bled, no Parque Nacional de Triglav. As belezas naturais do local fazem dela uma atração bastante popular, principalmente nos meses de verão. 

O percurso de trilha é 1.600, com pontes de madeiras e um passeio perfeito para quem gosta de estar em contato com a natureza. Em algumas épocas do ano, o local fica fechado por conta do tempo, por isso, verifique a data da sua viagem antes de ir, acesse o site e veja se é possível visitar no período. 

4 – Bled

Bled é uma cidade da Eslovênia  que é um dos destinos turísticos do país. No local é possível visitar o Lago de Bled, o castelo, a Ilha Bled e aproveitar hospedagens incríveis junto à natureza. Há opções de águas termais para aproveitar as férias na Eslovênia no melhor estilo. A Ilha Bled é uma das principais atrações, também como a Igreja da Mãe de Deus que é um dos símbolos culturais do país. 

Outro lugar para visitar é a Caverna Jama pod Babjim Zobom,  uma caverna misteriosa, com 10 milhões de anos, cristais de calcita e uma parede rochosa de 100 metros de altura. 

5 – Begunje na Gorenjskem

Se você tiver mais tempo, faça uma visita à vila de Begunje na Gorenjskem, que  fica aos pés da montanha e possui uma natureza exuberante. A região é conhecida pela fábrica de esquis e iates Elan, famosa em todo o mundo. 

6 – Soca Valley

O Soca Valley é uma região dos Alpes Julianos que fica na Eslovênia e na Itália. O Rio Soča tem 140 quilômetros e é belíssimo. Na região é possível fazer trilhas (hiking), ver a neve na Estação de Esqui Sella Nevea Ski resort. Com mais de 2.000 metros de altitude, é possível esquiar nos alpes e avistar o Mar Adriático, uma experiência inesquecível. 

7 – Caverna de Postojna

A Caverna de Postojna é um dos complexos de caverna mais visitados do mundo e você pode chegar de trenzinho. Considerada a maior caverna turística da Europa, ela fica na cidade de Postojna, a apenas 55 quilômetros da capital Liubliana. 

A visita a caverna dura cerca de 1h30, com guia que fala inglês, italiano, alemão e esloveno, porém existe o áudio guia em português. As cavernas possuem mais de 24 quilômetros, mas os turistas podem visitar 5 quilômetros (que já é enorme!). 

A visita a caverna é iluminada com várias cores e é possível ver as formações rochosas, galerias e toda a beleza do lugar. O trenzinho consegue levar os turistas até 2 quilômetros, depois disso, o trajeto é feito a pé. Para visitar as cavernas é importante levar um casaco bem grosso e impermeável, além de botas impermeáveis.  

8 – Koper

Koper eslovenia destinos

Koper é uma cidade da Eslovênia localizada na Baia de Trieste no Mar Adriático. A cidade fica a 106 quilômetros da capital Liubliana (1h10 minutos de viagem). Dali fica super pertinho para visitar Veneza na Itália (apenas 2h06 de viagem). 

Visitar a costa da Eslovênia e estar do ladinho da Itália é uma viagem incrível. A cidade é super bem preservada e com bastante lugares turísticos para visitar. Muitos turistas aproveitam a época de verão e alugam um motorhome para conhecer a região da costa da Itália e aproveitam para visitar os países vizinhos.

Só preste atenção em que algumas cidades europeias não é possível circular com o motorhome nos centros históricos da cidade. Você deve deixar ele estacionado no Camping. 

9 – Piran

Piran também fica na costa e é considerada a Veneza eslovena. No local, visite o Teatro, Palácio Municipal, caminhe pelo centro histórico e veja a estátua de Giuseppe Tartini (1692-1770), um famoso compositor e violinista local.

10 – Castelo de Predjama

O Castelo de Predjama fica no sudoeste da Eslovênia, na região de Karst, a apenas 62 quilômetros da capital do país. Com estilo renascentista, o castelo do século XIII já encantou pessoas como George R. R. Martin, autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, que inspirou nada mais, nada menos que a famosa série Game of Thrones. 

O Castelo fica localizado em um parque, que inclui a Caverna de Predjama e também um hotel. Já imaginou se hospedar em um local como esse? 

Aproveite para conhecer o Melhor de Roma: História, Curiosidades e Dicas de Turismo Incríveis.

Leia também: Estônia, um lugar das Descobertas, Muito Turismo, Cultura e História [Guia 2023].

Dicas de bons restaurantes na Eslovênia 

As refeições fazem com que uma viagem seja melhor ou menos agradável para o viajante. Ninguém gosta de comer em estabelecimentos ruins ou ter que se alimentar daquilo que não lhe agrada. 

Nesse quesito, você não terá problemas consideráveis. Como pôde observar ao longo do texto, a culinária eslovena é boa e repleta de opções, agradando a todos os gostos. Por isso, veja 15 dicas de restaurantes, para se deliciar nas principais cidades da Eslovênia: 

  • Restaurant Pri Skofu
  • Gostilna Za Gradom Rodica 
  • Klobasarna 
  • Kodila Gourmet
  • Mega Burguer
  • Restavracija Cubis
  • Jack & Joe Steak and Burger Club
  • Restavracija Mak
  • Caminito, Food Truck
  • Rozmarin 
  • Old Cellar Bled
  • Capra
  • Mama Marija Restaurant 
  • Porta Marciana
  • Stara Gostilna Vecchia Osteria

As melhores e mais incríveis cidades da Eslovênia

Diversos turistas incluem mais de uma cidade no roteiro de uma viagem. Para aproveitar o país que está conhecendo e conhecer suas singularidades de modo mais aprofundado. Se você também gosta de explorar várias localidades ou quer escolher uma para visitar, confira as melhores cidades da Eslovênia!

Ljubljana

 Liubliana -que, em esloveno, é Ljubljana- é a maior cidade e a capital do país. Como citado anteriormente, ela é repleta de atrações, como museus, mercados e galerias. Seus parques e áreas verdes no geral são o grande destaque. Estudantes de todos lugares a escolhem como lar, para estudar e se graduar. 

Kobarid

Kobarid é um município cuja beleza natural é sensacional. Ela se tornou conhecida devido à Batalha de Caporetto, ocorrida durante a Primeira Guerra Mundial. Esse seu histórico é bem retratado nos museus da cidade. Sua viagem ficará ainda mais interessante ao explorar uma localidade que foi palco de uma guerra tão impactante. 

Bled

eslovenia pais

Também mencionada anteriormente, Bled é uma cidade simplesmente fascinante. Sua beleza encanta qualquer pessoa. Ela se localiza ao longo do lago de mesmo nome. No centro desse lago, há uma ilhota que é o destaque de Bled. Nela, fica a Igreja Peregrina da Assunção de Santa Maria, um dos maiores símbolos do país. 

Mojstrana

Mojstrana, cujo nome acredita-se ser relativo a uma região rica em mirtilos ou morangos, é uma vila eslovena. Ela se localiza no Vale do Alto Sava. A paisagem natural desse lugar é maravilhosa. Os pontos turísticos são lindos, as acomodações da área são muito aconchegantes e o ambiente, como um todo, é tranquilo e calmo.

Koper

Koper -outra localidade já citada antes- é a maior cidade portuária da Eslovênia. Ela é bilíngue, por estar próxima à Itália. Então, as línguas oficiais são o italiano e o esloveno. É uma cidade pequena e aconchegante, que vale a pena estar no seu roteiro.

Medana

Se gosta de lugares pacatos, para relaxar e se desconectar da agitação diária, essa é mais uma possibilidade para você. Medana é uma pequena vila, com cerca de 200 habitantes apenas. É, realmente, um local para quem quer se afastar da cidade e se aproximar do campo e da vida rural. 

Divaca

Divaca é um município da Eslovênia em que a natureza, mais uma vez, chama a atenção dos turistas. Suas cavernas são as protagonistas na região. Elas, juntamente com os parques e as trilhas, são as atrações indispensáveis quando se trata dessa localidade. 

O Skocjan Caves Regional Park, localizado em Divaca, é uma das grandes referências quando se trata de reservas naturais desse país. Suas cavernas, inclusive, foram nomeadas como Patrimônio Mundial da UNESCO. Por isso, não deixe de conhecê-lo!  

Piran

Como já foi dito anteriormente, Piran é uma cidade litorânea eslovena. A arquitetura veneziana, as muralhas medievais e o porto deixam o local mais charmoso e elegante. Você se sentirá confortável em Piran, pois ela é muito acolhedora. Coloque-a em sua lista, porque, sem sombra de dúvidas, não se arrependerá.

Maribor

Maribor é a segunda maior cidade do país, mas, mesmo assim, não é muito grande. Possui cerca de 100 mil habitantes. Ela é apaixonante, com prédios históricos e atividades culturais. Suas lindas paisagens fazem com que ela seja mais uma cidade incrível da Eslovênia que deve estar em seu roteiro!

Kranjska Gora

Localizada próxima às fronteiras eslovenas com a Áustria e a Itália, Kranjska Gora é um paraíso montanhoso. Ela atrai turistas interessados na prática de esporte de montanha durante todo o ano. Por lá, ocorrem até competições de esquiadores dos Alpes Julianos. 

As vistas proporcionadas pela cidade e suas montanhas são maravilhosas. Você ficará impressionado com tamanha beleza natural. Não perca essa experiência durante sua viagem!

Ptuj

Uma visita à Ptuj é diversão garantida. Ela é uma cidade cheia de cores e suas noites são movimentadas e com muitas possibilidades de entretenimento. Áreas verdes e espaços públicos estão presentes em boa quantidade por lá.

Países que fazem fronteira com a Eslovênia

A Eslovênia faz fronteira com a Áustria, Itália, Hungria, Croácia e é banhada pelo Mar Adriático. O país europeu é super bem localizado e é possível conhecer vários países na mesma viagem para Europa e aproveitar o melhor da Europa: os museus, castelos, palácios, cavernas, alpes, belezas naturais e muita história. 

Tenha uma boa viagem e aproveite ao máximo! Antes de viajar não esqueça de comprar seu chip internacional para viajar conectado, confira o plano Europa aqui no site da America Chip!

Saiba como é viver na Eslovênia 

eslovenia mapa

Não tem como ler tantas coisas boas sobre a Eslovênia e não ficar pensando em como seria morar nesse país, não é mesmo? Pois bem, essa nação agrada à maioria dos seus residentes e os proporciona uma ótima qualidade de vida. 

A Eslovênia é um dos países mais seguros do mundo. Sua maior preocupação vivendo nessa região será com relação a furtos. Então, sua atenção nas ruas deve ser focada nas bolsas, carteiras e outros itens de valor, principalmente nas partes mais turísticas das cidades. Porém, não é nada muito expressivo, o que já é um fator excelente para quem deseja morar no país. 

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) esloveno é de aproximadamente 0,8, sendo, portanto, muito alto! Isso mostra como a vida na nação pode ser boa. Saúde, educação e renda são de qualidade para a maioria da população. 

Lá, sua expectativa de vida será alta e sua vida terá mais aspectos positivos que negativos. Um fator que pode contar como malefício é o clima. A área é bem chuvosa, então, praticamente metade dos dias anuais são de chuva. 

Em geral, morar na Eslovênia é uma ótima ideia. Você viverá momentos incríveis nesse lugar. Mas, pesquise bastante antes de decidir ir para lá, já que essa escolha é muito relativa e envolve diversos fatores. Pense bem nos seus critérios e no que um local deve ter para ser adequado a você. 

Conclusão

Conhecer as características da Eslovênia te deixou com vontade de visitar esse lindo país? Então, não perca tempo, comece seu planejamento agora mesmo e conte com a ajuda da America Chip para se manter conectado durante sua aventura eslovena! 

Não deixe de nos seguir nas redes sociais se quiser mais conteúdos como esse. 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

A Bulgária irá te surpreender, um lugar na Europa como nenhum outro perfeito para quem está procurando fazer uma viagem inesquecível. A Bulgária é um país europeu incrível com muitos pontos turís(...)

Leia mais

Surpreenda-se ao conhecer os Países Baixos. Toda diversidade cultural e as riquezas históricas, tornarão sua experiência incrível. Saiba mais aqui!  Os Países Baixos (ou Holanda como antes e(...)

Leia mais

Inclua na tour europeia: Moldávia, o pequeno e barato país da Europa Ocidental que pode ser visitado de trem e ônibus. De um lado a Romênia e do outro a Ucrânia, a Moldávia é um dos países da Eur(...)

Leia mais

Virgínia, Estados Unidos será o seu, mais novo, lugar favorito no mundo. Leia e comprove! Uma viagem apaixonante, com um toque de aventura, beleza e história é tudo que você está precisando, não (...)

Leia mais

Montenegro é o lugar das mais belas obras da natureza. Desfrute disso tudo na sua próxima viagem internacional, o destino perfeito para toda família! Montenegro é um pequeno país europeu, que tem(...)

Leia mais

Descubra o que visitar em Santiago de Compostela na Espanha e planeje o caminho de Santiago! Fazer o Caminho de Santiago de Compostela é o sonho de muitos brasileiros. A cidade é um dos locais ma(...)

Leia mais

Descubra o que fazer em Paris na França e como aproveitar sua viagem para Europa em 2023. Paris é a cidade mais visitada da Europa e a segunda mais visitada do mundo. De acordo com o Relatório An(...)

Leia mais

O lugar dos palácios, Granada, vai te extasiar com tanta beleza e pontos turísticos. Viva essa experiência única na sua próxima viagem. Veja aqui!   A cidade de Granada na Espanha é uma(...)

Leia mais