22 de setembro de 2023

O que não deixar de fazer em Dubrovnik? A cidade medieval cercada por uma muralha e belezas naturais do sul da Croácia.
Localizada no extremo-sul da Dalmácia (região que abrange, além da Croácia, Bósnia e Herzegovina), se encontra Dubrovnik. A cidade costeira possui muitas histórias e um passado impressionante que hoje pode ser notado através de suas muralhas.
Hoje viajaremos para Dubrovnik, vamos conhecer sua história curiosa e quais atrações turísticas você vai ver por lá. Além disso, vamos entender sobre a localização da cidade bem como sua geografia. Confira:
Dubrovnik: Curiosidades e História
A cidade de Dubrovnik, que hoje é a mais visitada da Croácia, também é conhecida como “Pérola do Adriático”. Não é por menos, já que a região coleciona belíssimas paisagens naturais ao longo dos 143,35km².
Mas a Cidade não encanta apenas pela sua aparência, mas também pela história. Ao longo dos séculos foi um porto comercial e marítimo muito importante, principalmente por sua ótima localização com o Mar Adriático.
A localização estratégica de Dubrovnik em relação ao Adriático foi certeira, afinal, a partir do século XVI ganhou importância política e se tornou a República de Ragusa. Naquele período, a região era a mais promissora de todo mediterrâneo.
A partir do século XIX deixou de ser independente, fez parte da França, Império Austra-Hungaro e por fim, Iugoslávia até sua independência em 1991. Toda essa movimentação resultou em uma herança cultural única e uma muralha pra lá de imponente.
Saiba onde fica Dubrovnik
Dubrovnik se encontra em uma região privilegiada do Mediterrâneo. Região essa onde encontramos o Mar Adriático, responsável por banhar diversas cidades italianas como Veneza e também parte da Europa Eslava, compartilhando um cenário semelhante.
Não está próxima da capital croata, Zagreb, estando ao extremo-sul da Dalmácia e fazendo divisa com países como Montenegro e principalmente Bósnia e Herzegovina, país esse que, geograficamente, segmenta a Croácia em duas regiões.
Dica: é recomendado ir até Dubrovnik de avião por ser mais rápido e econômico. Carros ficam presos em congestionamentos por conta do alto-turismo e a linha férrea termina em Split, outra cidade a 200km de Dubrovnik.
America Chip: Conexão 5G em Dubrovnik

E para permanecer conectado em todos os países da Europa, inclusive em Dubrovnik, você pode contar com a America Chip e o Plano Europa, a partir de U$40,00.
Na contratação do plano tenha como benefícios dentro da UE:
- Internet ilimitada 5G;
- Ligações via WhatsApp;
- Ligações e mensagens ilimitadas;
- Internet de 10GB.
Lembrando que você pode ter mais de um chip e ainda optar pela modalidade e-sim.
5 Atrações turísticas de Dubrovnik
Não importa quantas noites em Dubrovnik você pretende ficar, mas os pontos turísticos a seguir não podem deixar de fazer parte do seu roteiro de viagens. Veja:
01- Muralhas de Dubrovnik
Como resultado de toda a sua história, Dubrovnik é cercada por muralhas que são símbolos da cidade. Possui mais de 500 anos de existência, sendo construídas entre os séculos XIII e XIV.
A extensão das muralhas segue por 1,940m e possui 25m no seu ponto mais alto, onde é possível ter uma visão 360º da cidade de Dubrovnik e um oceano sem fim. Um cenário cinematográfico que inclusive foi plano de fundo para gravações de Game Of Thrones (HBO).
02- Old Town
A Cidade Velha de Dubrovnik é a maior porção da cidade. Tem esse nome por conseguir preservar muito da arquitetura medieval, mas, ao mesmo tempo, manter uma região viva e com residentes naturais e não apenas turistas.
Dubrovnik passou por muitas revoluções como apresentamos acima, mas além de bombardeios no início da década de 1990, a cidade também passou por um terremoto de alta magnitude no passado.
Hoje, existe uma tarefa árdua de preservar as características da Cidade Velha. Tanto é que até mesmo o tom das persianas devem ser aprovadas antes de serem utilizadas nas casas, restaurantes e hotéis.
03- Dubrovnik Cable Car
Se ver Dubrovnik de cima das muralhas não é o suficiente, então é hora de partir para a Dubrovnik Cableway que nada mais é que um sistema de teleféricos muito popular na cidade. Liga a Old Town até o Monte Srd.
No teleférico é possível ver, além da cidade, o próprio Mar Adriático e as ilhas próximas. E no topo do Monte Srd, apreciamos o pôr do sol e fazemos uma bela refeição no restaurante que tem por perto.
04- Lokrum Island

A reserva natural da Ilha de Lokrum é mais um passeio que vale a pena insistir. São apenas 15 minutos de navegação partindo da cidade murada, porém o tempo de espera para embarcar pode chegar a 2h.
A ilha, como reserva natural, possui muitas espécies como pavões e coelhos caminhando livremente pelo território. Mas também possui outras atrações como prédios históricos, igrejas centenárias, parques para refeições e praias.
05- Rua Stradun ou Placa
Stradun, ou Placa (em croata) como também é conhecida, é a principal rua da cidade e sim, nela, apenas pedestres podem caminhar. Aliás, carros quase não são permitidos acessarem as vias da cidade.
A Rua Stradun é muito famosa por vários motivos, como ser a via que liga as duas entradas principais para a cidade e também onde todas as outras ruas desembocam, sendo local de várias lojas e restaurantes.
Também aparece em Game Of Thrones, onde Cersei Lannister faz sua caminhada da vergonha por King’s Landing.
Conclusão
Dubrovnik possui uma história curiosa, servindo como porto comercial e marítimo ao longo dos séculos. Foi um promissor território do mediterrâneo. Por isso mesmo foi palco de disputas e que resultou na construção de uma muralha que cerca a cidade.
Com belíssimas paisagens, a cidade foi cenário de filmes e séries famosas, contribuindo para a fama e turismo local. Não somente por isso, Dubrovnik faz questão de manter sua particularidade medieval e sua história como um todo.
Agora que você conheceu um pouco sobre Dubrovnik, é hora de arrumar as malas e ver esse destino por conta própria. Além disso, veja mais dicas de viagens e chips internacionais aqui, na America Chip.
Comentários: