Europa

Croácia: Cultura, Gastronomia e Pontos Turísticos Fantástico

A Croácia é um país incrível!  Possui paisagens naturais, com muitas penínsulas, baías e ilhas tornando-a paradisíaca, que lembram muito as ilhas gregas. O país está em alta e possui algumas das praias mais bonitas da Europa. Além de ter 10 locais na lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Se você vai viajar para […]

A Croácia é um país incrível!  Possui paisagens naturais, com muitas penínsulas, baías e ilhas tornando-a paradisíaca, que lembram muito as ilhas gregas.

O país está em alta e possui algumas das praias mais bonitas da Europa. Além de ter 10 locais na lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Se você vai viajar para Europa, descubra o que visitar no país europeu e dicas de viagem para aproveitar as suas férias. 

Croácia: Conheça sua cultura e história

Banhada pelo Mar Adriático, a Croácia fica no sudeste da Europa, com quase 4 milhões de habitantes, o país europeu se destaca pelo turismo, principalmente nos meses de verão, com uma grande quantidade de cruzeiros e muitos visitantes que chegam do mundo inteiro. 

O idioma oficial da Croácia é o croata, mas grande parte da população também sabe falar inglês. O país faz parte da União Europeia, mas não possui o euro como moeda. Por lá, a moeda utilizada é o kuna croata e os preços são acessíveis. 

Localizado na região dos Balcãs, a Croácia faz fronteira com a Hungria, Eslovênia, Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina. O país europeu pertencia à ex-Iugoslávia, mas em junho de 1991 declarou a sua Independência. 

O turismo é o grande responsável pela economia da Croácia e o país está na lista dos 20 destinos mais populares do mundo entre os viajantes. 

EuroTrip: Dicas Imperdíveis Para Fazer Uma Viagem Inesquecível.

Saiba quanto custa viajar para Croácia

A Croácia é, realmente, um destino encantador, né? E os custos para viajar a esse país podem te surpreender! É super possível fazer uma viagem econômica para este lugar tão fantástico. 

As passagens costumam ser a parte mais cara do planejamento. Não há voos diretos do Brasil até essa nação, então, é preciso viajar a um país intermediário, para, depois, chegar ao seu destino. Geralmente, países como França, Suíça, Portugal e Alemanha são os escolhidos para servirem de escala. 

Por isso, o interessante é pesquisar muito, até encontrar passagens com bons descontos, para que você economize ao máximo. Outra dica é a utilização de companhias low cost, que podem gerar uma redução significativa de gastos. Geralmente, com essas promoções, você consegue achar passagens com um preço médio de 3.500 reais. 

Há muitas opções de hospedagem na Croácia. Hotéis convencionais, pousadas e hostels são possibilidades presentes por lá. Por esse motivo, você consegue encontrar bons preços para sua estadia. Tem valores para todos os tipos de orçamentos. Em média, com 150/200 reais, consegue-se uma hospedagem por lá. 

No geral, incluindo estadia, passeios, alimentação e transporte, é possível ir à Croácia gastando cerca de 75 euros por dia. Não é extremamente barato, mas vale muito a pena, já que o país é tão fascinante. 

Principais curiosidades sobre a Croácia

Zagreb é a capital. E existem vários destinos na Croácia para visitar. Dubrovnik é uma das cidades incríveis para conhecer e é um importante destino turístico. A cidade é toda murada, na beira do mar, com muralhas do século XVI e belas paisagens.

Uma curiosidade da Croácia é que ela faz fronteira pelo mar com a Itália. E uma das ilhas croatas, a Palagruža é que fica mais perto da Itália e em dias mais abertos é possível avistar as luzes das cidades italianas. 

A ilha também é bastante importante para os estudiosos e mergulhadores, que podem encontrar um paraíso e uma enorme fauna e flora. 

Para quem assistiu Game of Thrones, visitar a Croácia significa conhecer de perto vários lugares onde a série foi gravada. Entre elas estão o forte medieval Lovrijenac, as catacumbas do Palácio de Diocleciano em Split, o mosteiro beneditino na Ilha Lokrum perto de Dubrovnik e também as cachoeiras Krka. 

Além de Game of Thrones, o filme Guerra nas Estrelas: Os últimos Jedi (2017) também foi filmado em Dubrovnik, na Croácia. Outros filmes que foram gravados na Croácia são: Mamma Mia 2 (2018), que foi gravado na praia de Stiniva. 

Documentos para passaporte: saiba quais você vai precisar, como fazer e quanto custa antes da sua viagem internacional.

Passagens aéreas para Europa

Qual e a lingua que se fala na Croacia

Para viajar para Croácia você pode escolher entre vários aeroportos do país, tanto na capital Zagreb, como no litoral da Croácia. 

Uma grande quantidade de companhias aéreas e companhias low cost (de baixo custo) do mundo viajam para a Croácia. Ao todo são 9 aeroportos internacionais da Croácia localizados ao longo da costa (na cidades de Split, Dubrovnik, Pula, Rijeka, Zadar), na parte continental do país (Zagreb, Osijek ) e também nas ilhas croatas (Mali Lošinj e Brač).

Os viajantes que desembarcam em qualquer um desses aeroportos, tem várias opções para fazer turismo na Croácia no seu próprio ritmo, sozinho ou com passeios em grupo. 

Outra opção é comprar passagens aéreas para Liubliana, na Eslováquia, alugar um carro e viajar até Zagreb e o litoral da Croácia de carro. 

A distância entre Ljubljana e Zagreb é de apenas 143 quilômetros, cerca de 1h35 minutos de carro, super fácil de chegar. Outra opção é fazer o trajeto de ônibus, com a FlixBus por exemplo. O tempo de viagem de ônibus é de 2h50 minutos. 

Conheça as Melhores Companhias Aéreas Low Cost: Principais Vantagens.

Chip Internacional Europa 

Viajar com um chip internacional para Europa é sensação de segurança e liberdade, com internet de alta velocidade, ilimitada, e sem estresse. No site da América Chip você encontra os planos para Europa para viajar conectado. Nele você escolhe a data da sua viagem e recebe o chip na sua casa. A grande vantagem é já chegar na Croácia com internet, poder ver o mapa, chamar um Uber e ter todas as redes sociais na palma da sua mão.

Saiba qual é o qual o melhor Chip Internacional do Mercado: Qualidade, Preço e Tecnologia.

Hospedagem na Europa

Outro ponto importante do seu planejamento de viagem é a hospedagem. Escolher hotéis na Croácia é uma tarefa fácil, pois há muitas opções para  escolher. Nos sites de busca você compara os preços e comodidades para uma boa estadia, pousadas, hostels e também resorts de frente para o mar. Existem opções de hospedagem na Croácia para todos os bolsos e estilos de viajantes.  

Seguro de viagem 

Viajar com um seguro viagem internacional é obrigatório para os países da União Europeia. Mas a vantagem é que os seguros estão muito acessíveis e cada vez mais completos.

Escolha uma seguradora com a maior cobertura, acima dos € 30 mil euros em despesas médicas e assistência hospitalar.

Croácia e suas delícias gastronômicas

A culinária croata é bastante diversa e cheia de cores e sabores. Conheça os principais pratos típicos da Croácia para se deliciar e aproveitar ao máximo as suas férias:

  • Risoto preto (ceni rižot): com lula, tinta de lula, leite, vinho.
  • Boškarin: uma espécie de boi da região, uma iguaria gourmet.
  • Brodetto: ensopado de frutos do mar, com sabor de tomate.
  • Bulzara: marisco servido com alho, que lembra os moles marinete da França.
  • Fri Tule: um bolinho frito, doce, que lembra o nosso bolinho de chuva.
  • Fuži e pljuvanci: massa caseira croata.
  • Trufas: a Croácia possui uma das maiores concentrações de trufas do mundo. Eles são bem mais baratos do que na Itália e são usados em vários pratos. 

Além disso, a Croácia também produz vinhos brancos deliciosos e perfeitos para acompanhar os pratos de fruto do mar e também produz azeite de oliva, que são premiados internacionalmente. 

Roteiro de viagem: Dicas de Como Elaborar Um Roteiro Incrível e Completo.

Melhor época e clima para visitar a Croácia

A melhor época para visitar a Croácia é no verão, principalmente junho, julho e agosto. Porém, os meses de julho e agosto são de alta temporada na Croácia e tudo fica mais cheio. Os hotéis também são mais disputados e acabam ficando mais caros. 

Outros meses bons para viajar para Croácia são maio e setembro. Em maio é primavera e o clima está agradável e em setembro, você pode pegar o final do verão. 

Nos meses de verão é ótimo para visitar países com praias na Europa, para aproveitar o mar e os dias mais longos. Fazer turismo no Verão europeu significa ter sol até 21h, 22h da noite e clima super agradável e seco. 

Porém, o país tem muito mais do que praias. Nos Alpes Dináricos há montanhas com neve e invernos bem frios. Se você quer aproveitar os meses de inverno na Europa para ver neve, viaje entre o final de dezembro até metade de março. Nas montanhas mais altas, a neve pode ir até o mês de abril, maio. 

O mês mais frio do ano na Croácia é janeiro. Por lá as temperaturas chegam a -2°C no interior e montanhas e 5°C nas regiões do litoral. 

Já o mês mais quente do ano é julho com uma temperatura de 15°C no interior e 24°C nas regiões de praia. Em algumas regiões as temperaturas podem passar dos 35°C.

10 principais pontos turísticos da Croácia

croacia turismo

Agora que você já conhece mais sobre a Croácia, veja os principais pontos turísticos para visitar.

1 – Ilha de Hvar

A Ilha de Hvar é belíssima e fica no sul da Croácia. Reserve pelo menos três dias para conhecer a região. A região é bastante ensolarada e perfeita para curtir o verão europeu. A Ilha tem em média 2.800 horas de sol por ano, ou seja, cerca de 240 dias de sol por ano. 

Considerada a ilha mais famosa da Croácia, Hvar possui lindas praias, com uma cor do mar indescritível e boas opções de baladas para curtir a noite.  

A ilha de Hvar possui uma grande quantidade de atrações turísticas que estão na lista do Patrimônio da UNESCO. Entre elas, Stari Grad, Fortaleza de Fortica, Stari Grad Plain, entre outras. 

Para chegar em Hvar é possível pegar um ferry em Split, a viagem tem aproximadamente 40 quilômetros. 

2 – Caverna Azul, Bisevo

A Caverna Azul ou Gruta Azul da Croácia é uma das 25 cavernas naturais da Ilha de Bisevo. A cor da água é surpreendente e ela tem 12 metros de profundidade. 

Existem vários passeios que saem de Split até a Caverna Azul, um fenômeno natural incrível. Os passeios incluem passeio de barco pelo Mar Adriático até chegar na Caverna, um dos lugares mais famosos do país. 

3 – Cidade murada de Dubrovnik

Dubrovnik é a cidade mais turística da Croácia e razões para isso não faltam. A cidade medieval é muito bem preservada, cheia de muralhas, praias lindas e de fácil acesso, além de ter ótima gastronomia.  

Considerada a pérola do Adriático, Dubrovnik recebe muitos cruzeiros nos meses de verão e é um dos destinos europeus mais cobiçados. Com 14 séculos de história, Dubrovnik recebe mais de 1,5 milhões de turistas por ano. 

Saiba como usar o WhatsApp no Exterior com mesmo número: veja dicas imperdíveis!

4 – Arena de Pula

Arena de Pula croacia

A Arena de Pula é um anfiteatro romano do ano de 27 a.C. Ele está localizado em Istria na Croácia e lembra bastante o Coliseu de Roma. O local com 2.000 anos de história é uma das maiores arenas romanas do mundo.  

Férias em Família: Conheça os 20 melhores destinos internacionais para viajar [Guia].

5 – Palácio Diocleciano

O Palácio Diocleciano fica na cidade de Split e é uma das atrações da Croácia mais incríveis que já vi. O local foi residencial imperial do Imperador Diocleciano no ano 305 d.C. o local é Patrimônio Mundial da UNESCO, é enorme e belíssimo. Vale a pena conhecer e se encantar. 

Existem várias excursões para visitar Split, ou então, você pode fazer tudo a pé. No local estão os restos mortais de Diocleciano.

6 – Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Espero que esteja preparado para ver tanta beleza natural em um só lugar, pois esse parque é maravilhoso. Não é à toa que, desde 1979, ele é um Patrimônio da Humanidade da UNESCO! Esse local é um ponto obrigatório em sua viagem, você não pode deixá-lo de fora do seu roteiro

Ele conta com 16 lagos de água verde/azul e cristalina, diversas trilhas, e florestas com uma grande biodiversidade. Sem dúvidas, um dos lugares mais lindos da Croácia. 

7 – Parque Nacional de Krka

Ficou com vontade de entrar nos lagos de Plitvice e triste porque não pode? O Parque de Krka é a solução! Neste lugar há 7 cachoeiras belíssimas, e a vantagem é que lá é permitido nadar. 

Além disso, há trilhas e ciclovias pelo parque. Dessa forma, você consegue apreciar as paisagens maravilhosas, além de se deliciar nas águas cristalinas e aproveitar o clima de verão croata!

8 – Walls of Dubrovnik

As Muralhas de Dubrovnik são uma atração à parte na cidade. Para os amantes de Game of Thrones, só de ter sido um cenário da série, já vale a pena a conhecer. Mas, para o público em geral, esse ponto turístico é um grande marco histórico. 

Lá, você pode conhecer mais sobre a história da Croácia e de como essas fortificações protegeram o país de ameaças internacionais. Também, nesse passeio você consegue ter uma vista incrível da cidade, por vários ângulos, o que o torna ainda mais legal. 

9 – Órgão do Mar

O que e necessario para entrar na Croacia

O Órgão do Mar é um instrumento musical arquitetônico. Essa atração fica localizada na cidade costeira de Zadar, e ela toca música por meio das ondas do mar. Os sons emitidos pela estrutura são harmônicos, o que torna o local prazeroso. 

Esse local foi construído com o objetivo de restaurar a cidade, que ficou devastada após a Segunda Guerra Mundial. A meta foi alcançada com sucesso, pois esse ponto turístico atrai muitos visitantes, conectando as pessoas ao mar, de uma maneira delicada e relaxante. 

10 – Saudação ao Sol

Esse é um monumento correlacionado ao Órgão do Mar. Basicamente, essa atração é uma grande placa que capta energia solar durante o dia e, à noite, a converte em um lindo espetáculo de luzes. A Saudação ao Sol também se localiza na cidade de Zadar.

O pôr do sol nesse ponto turístico é maravilhoso, e torna o momento ainda mais lindo e especial. Então, não perca a oportunidade de vivenciar essa experiência, que, com certeza, será marcante em sua vida!

 

Saiba quanto tempo um brasileiro pode ficar na Croácia

A Croácia faz parte da União Europeia, mas não do Espaço Schengen (por enquanto!). Já a partir de 1º de janeiro de 2023, a Croácia fará parte do Espaço Schengen.  Os brasileiros podem viajar para Croácia com um passaporte válido com mais de três anos antes da sua validade. 

Os brasileiros podem ficar até 90 dias na Croácia a turismo. Veja mais no site oficial do governo da Croácia

Melhores cidades da Croácia

Cada cidade da Croácia possui sua particularidade, mas, assim como em todo lugar, algumas se sobressaem. Descubra, agora, quais são as melhores!

Varazdin

Essa pequena cidade, com cerca de 47 mil habitantes, é uma das mais interessantes da Croácia. E, o melhor de tudo, é que ela ainda não é explorada turisticamente. Assim, a visitação pode ser muito tranquila, já que, provavelmente, haverá poucos turistas. 

Ela tem um aspecto bem romântico, e a arquitetura barroca é o seu destaque. Por lá, há castelo, museus, catedral e, até, cemitério turístico. Você terá muito o que apreciar nessa cidade, além de descansar e fugir da agitação dos municípios maiores. 

Pula

Os amantes de história vão à loucura com esse lugar. Pula tem uma arquitetura romana, com muitas semelhanças à Itália. Ela já foi ocupada por diversas vezes, e cresceu bastante durante o domínio do Império Romano. 

Entre suas principais atrações estão o Anfiteatro de Pula (conhecido como Arena de Pula e se assemelha ao Coliseu), o Arco dos Sérgios, o Templo de Augusto, o Brijuni National Park e o Aquário de Pula. Ou seja, entretenimento e história não faltarão em sua estadia nessa cidade incrível! 

Zadar

Essa cidade costeira também possui belíssimas marcas romanas e venezianas. Seu centro é histórico e repleto de monumentos referentes ao Império Romano. Por lá, você encontrará muralhas, ruínas romanas e muitas outras atrações, inclusive algumas que já foram mencionadas aqui! 

Os pontos turísticos mais famosos dessa cidade são: Órgão do Mar, Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, Fórum Romano, Catedral de Santa Anastasia, Parque Nacional Kornati e Igreja de São Donato. 

Split

Como e o inverno na Croacia

Split é mais uma cidade croata encantadora, com praias paradisíacas maravilhosas. Ela é a segunda maior do país e reserva diversas possibilidades de entretenimento. Nesta cidade, você encontrará muita história, enquanto curte as águas cristalinas da região. 

Em Split, os principais pontos turísticos são: Riva, Catedral de São Dômnio, Parque Suma Marjan, Palácio de Diocleciano e Bacvice Beach. 

Ilha de Vis

Definitivamente, essa é uma das ilhas mais lindas da Croácia. Esse é mais um lugar paradisíaco do país, com temperaturas amenas e água transparente. É um local ideal para passar férias, principalmente se você gosta de um bom verão, com muita praia e calmaria. 

Você encontrará um pouco de tudo em Vis. Há trilhas, contato direto com a natureza, lugares para pedalar e caminhar, boas comidas e inúmeras outras coisas. Suas atrações mais famosas são: Stiniva, Srebrna, Zlatni Rat e Stoncica.

Conclusão

A Croácia é um país de perder o fôlego e de fazer suspirar! Viajar para a Croácia é ver paisagens belíssimas, comer uma ótima comida, ver praias de mar calmo de águas cristalinas,  lindas cidades históricas para visitar, com fortalezas, castelos e muralhas. 

Se puder aproveitar os meses de verão na Croácia, terá  experiências fantásticas, por isso, não deixe de fazer  passeios de barco e conhecer Dubrovnik, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice (Plitvice Lakes National Park), a Ilha de Hvar e  também o Zagreb. 

Aproveite o melhor da Croácia e não esqueça de comprar seu chip de viagem para estar conectado durante toda a sua viagem para Europa! Veja agora os planos Europa da America Chip e receba em casa. 
Aproveite para ler também tudo sobre Santiago de Compostela na Espanha: As histórias e curiosidades dos 20 pontos turísticos não podem faltar no seu roteiro.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Europa, América do Sul, Central e Caribe

A Croácia é um país incrível!  Possui paisagens naturais, com muitas penínsulas, baías e ilhas tornando-a paradisíaca, que lembram muito as ilhas gregas. O país está em alta e possui algumas das (...)

Leia mais