Destinos

Eslováquia: Pontos turísticos, vida noturna e dicas para uma viagem perfeita

A Eslováquia é um país muito interessante para fazer turismo e conhecer. O país possui o maior número de castelos per capita do mundo. Confira isso e muito mais! Se você vai viajar para a Eslováquia, conheça mais sobre o país europeu antes de preparar as malas para sua viagem. Descubra os pontos turísticos, os […]

A Eslováquia é um país muito interessante para fazer turismo e conhecer. O país possui o maior número de castelos per capita do mundo. Confira isso e muito mais!

Se você vai viajar para a Eslováquia, conheça mais sobre o país europeu antes de preparar as malas para sua viagem. Descubra os pontos turísticos, os castelos mais interessantes, o que vale a pena visitar, os pratos típicos, quantos dias ficar e o que fica próximo do país para conhecer. 

Antes de viajar para Europa não esqueça de encontrar o melhor chip internacional para sua viagem aqui no site da America Chip. Receba em casa e fique conectado todos os dias das suas férias! 

Eslováquia: História e Cultura

A Eslováquia é um país da Europa com 5,4 milhões de habitantes. A língua oficial é o eslovaco e a moeda, o euro. A sua capital é Bratislava, a maior cidade do país. 

A cidade de Bratislava foi durante muitos séculos o local das coroações de 19 Imperadores Austro-Húngaros. Um local de uma importância histórica enorme. 

O país é membro da União Europeia desde 2004 e faz parte do Espaço Schengen. A Eslováquia possui oito regiões e os nomes são correspondentes aos nomes das principais cidades. 

A cidade de Bratislava é uma capital incrível para visitar e ela faz fronteira com países como a Hungria e a Áustria. É o único lugar do mundo onde uma capital faz fronteira com dois países. 

Viena, a capital da Áustria fica bem próximo de Bratislava, apenas 60 quilômetros. O Rio Danúbio é o rio que conecta as duas cidades europeias, sendo possível até mesmo fazer um passeio de barco por ele. 

Como Fazer Passaporte:  Etapas e Quem Pode Solicitar [Guia Atualizado].

Chip Europa: uma conexão perfeita na Eslováquia 

Tenho certeza que você vai se apaixonar pela Eslováquia. Acredite, registrar e compartilhar tudo é uma necessidade. E nesta hora, ter uma internet de qualidade faz toda a diferença.

O Chip Internacional Europa oferece a você conexão 4G ILIMITADA durante toda a sua viagem. Conte também com  ligações locais em todos os momentos. Melhor preço e qualidade. Compare e comprove. Compre aqui.

Conheça algumas curiosidades da Eslováquia

Ao todo a Eslováquia possui 180 castelos para colocar em seu no roteiro Europa, um verdadeiro espetáculo de arquitetura e história. 

Visitar a Eslováquia para fazer turismo significa poder escolher entre mais de 6 mil cavernas. Sendo que as mais importantes estão nos parques nacionais de Low Tatras, Slovak Paradise e Slovak Karst. 

Já a caverna de krasnohorske está presente na lista no Guinness Book of Records com uma coluna de 34 metros de altura. 

Se você gosta de natureza, irá se encantar com o país. Ao todo são nove parques nacionais, além de 14 áreas de paisagens protegidas. As montanhas Tatras possuem lagos e picos que passam de 2.500 metros. 

A Eslováquia é um país desenvolvido e entre os setores da economia mais importantes estão os serviços, agricultura, mineração e indústria. Sendo a indústria automobilística muito importante para o país. A Eslováquia é o mais que mais produz carros per capita no mundo! 

Conheça as Melhores Companhias Aéreas Low Cost: Principais Vantagens para viajar muito.

Saiba quanto custa ir para Eslováquia

A Eslováquia é um dos países mais acessíveis para visitar na Europa. Isso porque ela é pequena e menos visitada que suas vizinhas Áustria, Hungria e Polônia. Está interessado em ir para lá? Saiba, então, como é a média de custo de uma viagem a esse país. 

Não é surpresa para ninguém o fato de que as passagens tendem a ser a parte mais cara da viagem, né? Pois bem, para a Eslováquia, não é diferente. Os bilhetes para essa nação estão com preços entre 4.800 a 11.000 reais. Ou seja, varia muito! Por isso, é bom pesquisar bastante antes de comprar sua passagem, para encontrar bons valores. 

No geral, o custo de hospedagem, alimentação, transporte e passeios pode ser de 30 a 70 euros diários. Tudo irá depender dos seus hábitos e do seu orçamento. Assim, planeje-se bem e faça uma estimativa de quanto deseja gastar. Dessa forma, você saberá quais são as melhores condições para a sua viagem. 

Como tudo é muito relativo, essa é apenas uma média dos valores. Lembre-se que a época da viagem, as cidades a serem visitadas e os pontos turísticos que estarão no seu roteiro são fatores que vão determinar seus gastos!

Entenda onde fica a Eslováquia

eslovaquia curiosidades

A Eslováquia é um país da Europa Central, bem localizado para quem quer visitar o leste europeu e países europeus fora do roteiro mais tradicional de viagem. O país faz fronteira com Áustria, Polônia, República Tcheca, Hungria e uma pequena parte com a Ucrânia. 

O país possui muitas montanhas e tem 49 mil quilômetros quadrados. Para chegar existem bastante opções como avião, trem, carro ou ônibus. 

É possível chegar a Eslováquia pelos aeroportos internacionais. Eles são seis no total e estão nas cidades de Bratislava, Kosice, Poprad, Zilina, Sliac e Piestany. Os maiores aeroportos da Eslováquia estão nas cidades de Bratislava (capital) e Kosice.

Roteiro de viagem: Dicas de Como Elaborar Um Roteiro Incrível e Completo.

Pratos típicos da Eslováquia

A Eslováquia possui uma culinária bastante diversificada e recebeu influência da Hungria e Áustria em sua gastronomia. Confira os principais pratos típicos. 

Kapustnica

A kapustnica é um prato típico da Eslováquia e ele é uma sopa de repolho (chucrute), feito com cogumelos, linguiça, cebola e creme de leite. 

Segedin Goulash 

O goulash possui várias versões e o segedin goulash é a versão eslovaca. Ele é feito com carne de porco cozido, chucrute, com sabor de páprica. 

Mäsové guľky

O Mäsové guľky é uma almôndega com massa de carne, batata, cebolinha e servida no repolho feito a vapor. Uma delícia! 

Langoš 

Esse prato típico da Eslováquia é bastante popular no street food, ou food trucks. Ele é como se fosse uma pizza, mas feito com pão e frito. Normalmente o recheio é de queijo, ketchup, molho de alho e também o molho tártaro. 

Bryndzové halušky

Bryndzove halusky min

O prato típico mais tradicional do país são os bolinhos de massa com queijo de ovelha, chamados de bryndzové halušky. 

Este prato é bastante apreciado e quem visita precisa experimentar. O Bryndzové é um queijo de ovelha de alta qualidade, cremoso, bem macio e produzido no país, um queijo exclusivo da Eslováquia e super apreciado pela população.

Eslováquia: Clima e melhor época para conhecer

A Eslováquia é um país onde faz bastante frio no inverno, por isso, a melhor época para visitar é na primavera e verão, entre os meses de maio a setembro (ideal a partir do final de maio até metade de setembro). Curtir o verão é sempre uma ótima oportunidade para ficar mais tempo ao ar livre e aproveitar os dias longos com sol. 

O período mais quente do ano da Eslováquia é julho e agosto. Já para visitar as montanhas, o mês de setembro pode ser mais adequado. A partir do mês de junho as trilhas já estão abertas para visitação, por isso, opte por visitar a Eslováquia entre junho e setembro. 

Os meses mais frios do ano são janeiro e fevereiro, com temperaturas entre os 2ºC e -20ºC nos pontos mais altos do país, como nas montanhas. 

13 iIncríveis atrações turística da Eslováquia

Confira quais os pontos turísticos da Eslováquia e o que você não pode deixar de visitar durante a sua viagem pela Europa. 

1 – Montanhas Tatra

Montanhas Tatra pontos turisticos da Eslovaquia

As Montanhas Tatra são cenários de filmes, ou wallpaper do computador. O lugar é belíssimo, com pico de 2.655 metros de altitude. O Pico Gerlachov é o mais alto, sendo a maior montanha da cordilheira dos Cárpatos. Outro pico bastante alto é o Rysy, com 2.499 metros, sendo o mais alto da Polônia. 

A cordilheira possui fronteira pelas montanhas com a Polônia e no inverno fica coberta de neve. No local também existem vários animais selvagens, como ursos e linces. 

No local existem hotéis e resorts para se hospedar e praticar esportes de inverno, como esquiar pelas montanhas cheias de neve. 

2 – Bratislava

A capital da Eslováquia, Bratislava, é uma cidade linda, cheia de cafés, bares e restaurantes. O Rio Danúbio dá o charme da cidade, que faz fronteira com a Áustria. 

Com castelos e muitas atrações, a arquitetura histórica e colorida dão um charme a mais à cidade. Possui museus, shoppings e lojas com comércio local para levar souvenirs. 

O Castelo de Bratislava é uma das principais atrações da cidade e do país. Ele fica no alto de uma colina e é possível vê-lo de vários pontos da cidade. O local é a residência oficial do presidente da Eslováquia. 

Reserve pelo menos dois dias do seu roteiro de viagem para conhecer Bratislava e depois inclua Viena e Budapeste. 

Na cidade aproveite para conhecer a Catedral de São Martinho, que fica bem próxima ao Castelo de Bratislava. A igreja gótica foi local da coroação do Reino da Hungria no período de 1563 a 1830. 

3 – Bojnice

A cidade de Bojnice possui o Castelo de Bojnice que mais parece um castelo de conto de fadas e perfeito para visitar e se encantar. Ele é um dos castelos mais visitados da Eslováquia e da Europa Central e vale a pena conhecer. 

4 – Levoča

Já a cidade de Levoča é uma cidade histórica, perto das montanhas. O local é ponto de encontro de peregrinação na Eslováquia no início do mês de julho para visita a igreja com a estátua de Virgem Maria. A cidade está na lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO. 

5 – Košice

Košice é a segunda maior cidade da Eslováquia, com 242 mil habitantes. Ela fica na outra ponta do país, a 438 quilômetros de distância de Bratislava (uma viagem de 4h42 minutos). A cidade é medieval, muito bonita, possui castelo, fortificações, igrejas e uma arquitetura incrível. 

6 – Castelo de Spiš

Castelo de Spis eslovaquia turismo

O Castelo de Spiš é um dos maiores castelos da Europa e Patrimônio Mundial da UNESCO. O Castelo fica na cidade de Žehra, a cerca de 4 horas da capital Bratislava. Saiba como visitar no site do Castelo.

Ilha de Chipre: História, Curiosidades e Atrações Turísticas Incríveis.

7 – Banská Štiavnica

A cidade de Banská Štiavnica fica a 174 quilômetros de distância de Bratislava e é outra cidade turística da Eslováquia para visitar. Ela está na lista do Patrimônio Mundial Cultural e Natural da UNESCO, com sítios arqueológicos. 

8 – Kežmarok

A cidade de Kežmarok possui vista para as Montanhas Tatra e fica na região de Prešov. É uma cidade histórica e perfeita para visitar nos meses de inverno e verão.

9 – Vida noturna na Eslováquia

Apesar de não ser tão popular entre os amigos que viajam para curtir o Leste Europeu, como Praga e Budapeste, a cidade de Bratislava tem muito a oferecer para os jovens em termos de agito e diversão. Bratislava possui várias baladas para curtir a noite e aproveitar as férias ao máximo!

10 – Castelo de Devín

Construído no século XIII, em Devín, bairro da cidade de Bratislava, esse castelo é um local de muita história. Ele já serviu, inclusive, como uma fortaleza para resguardar a região. Também, já foi destruído pela França, e, atualmente, restam apenas suas ruínas, que ainda mantêm sua beleza e importância. 

Esse ponto turístico proporciona uma visão maravilhosa. Na parte mais alta do castelo, é possível ver o encontro dos rios Danúbio e Morava. A Torre da Virgem, estrutura mais famosa do monumento, também guarda histórias que vão te surpreender! 

11 – The Blue Church

Qual a lingua que se fala na Eslovaquia

Essa igreja é um monumento maravilhoso, com uma arquitetura admirável. Foi construída em homenagem à Santa Isabel, uma rainha da Hungria. Como o próprio nome diz, ela é repleta de tons azuis. A cor azul predomina em sua fachada, em seus mosaicos e, até, em seu interior!

Sem dúvidas, é o edifício mais lindo de Bratislava, cidade em que está localizada. Caso vá para essa região do país, não deixe de apreciar essa beleza arquitetônica. 

12 – Catedral de Santa Isabel

Essa é uma catedral gótica, a maior igreja da Eslováquia. Ela está localizada em Kosice, a segunda maior cidade do país. Sua arquitetura e estética gótica a tornam belíssima. A catedral é uma atração que vai te encantar, assim como todas as outras apresentadas. Por isso, considere colocá-la em seu roteiro

13 – Slavín

O Slavín é um obelisco feito com o objetivo de ser um memorial aos soldados soviéticos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial. Esse monumento está localizado em um ponto alto de Bratislava, então, além de toda importância histórica, ainda proporciona uma vista muito bonita. 

Ele não é apenas um monumento. Este local também é um cemitério militar, e milhares destes soldados em questão foram enterrados lá. Então, dá para ver o quão importante e simbólico é esse lugar. Vale a pena visitá-lo!

Dicas para economizar na Eslováquia

É possível economizar durante a sua viagem para a Eslováquia e nós vamos te dar algumas dicas. 

1) Transporte público na Europa

Utilize transporte público no país e nos países ao seu redor, como Áustria, República Tcheca e Polônia. Você pode viajar de trem ou ônibus e comprar antecipado pela internet para pagar menos. 

2) Faça um roteiro bem detalhado 

Você não precisa entrar em todas as atrações, faça uma lista do que vale a pena visitar por dentro e quais atrações já são lindas pelo seu exterior. Cada cidade europeia possui muitas coisas para fazer, com vários museus, castelos e palácios. Monte seu roteiro de acordo com o seu tempo na cidade. 

3) Compre comida nos mercados

Durante a sua viagem pela Europa, você pode optar por comprar algumas refeições nos mercados. Na Europa é muito comum encontrar refeições prontas para levar, como sanduíches, baguetes, frango, pizzas, etc. Ou então, compre queijos, pães e vinhos e leve para comer no hotel. Desse modo, você economiza bastante. 

4) Fique em hostels

Se hospedar em hostels na Europa é uma ótima forma de economizar e poder conhecer mais destinos na mesma viagem. Você escolher entre quartos masculinos, quartos femininos, mistos ou até mesmo individuais. No leste da Europa você vai pagar um hostels muito mais barato do que em Londres, Berlim e Amsterdã, por exemplo. Além da cerveja ser mais barata. 

Os países do leste europeu possuem um custo de vida mais baixo, ficando bem mais barato também para os turistas. 

5) Programe sua viagem com antecedência

Reservar voos e hospedagem com tempo fica sempre mais barato. Por isso, prepare a sua viagem internacional alguns meses antes, monte seu roteiro e defina as datas da sua viagem. 

Países da Europa Ocidental e Oriental: Tudo Sobre Turismo, Cultura e História.]

Descubra como é viver na Eslováquia 

Se pensa em se mudar para a Europa, a Eslováquia é um ótimo país para se viver. Além de linda, com tantas atrações, e uma cultura que dá vontade de conhecer cada vez mais, ela ainda proporciona uma excelente qualidade de vida a seus moradores. 

O custo de vida por lá é baixo, o que é um grande benefício para aqueles que desejam morar nessa nação. Os salários recebidos são suficientes para arcar com acomodações, transporte e alimentação. 

Sua empregabilidade é ótima, isso porque a demanda por profissionais é alta, então os imigrantes ajudam na ocupação dos cargos mais necessitados. A segurança também é um destaque, já que a taxa de criminalidade é baixíssima.

Os preços cobrados por serviços médicos são justos e acessíveis, então você terá acesso a uma saúde de qualidade. Essa é uma vantagem a ser levada em consideração, pois, na maioria dos países estrangeiros, os custos salutares são exorbitantes. 

Em relação à educação, há boas escolas e universidades. Inclusive, as escolas públicas costumam ser eficazes e, normalmente, não há a necessidade de pagar por uma particular. Porém, os cursos de graduação ofertados não são muito amplos. Por esse motivo, pode ser que não haja aquele que você deseja. Mas, recomendo que busque mais informações específicas sobre suas áreas de interesse.

De modo geral, você irá se surpreender ao morar na Eslováquia. Então, esse lugar já deve entrar na sua lista de possibilidades. Pesquise sobre as cidades eslovacas e veja quais são as melhores opções.

Documentação necessária para ir a Eslováquia 

Com certeza, esse post deixou você com vontade de conhecer a Eslováquia, certo? Mas, antes de ir, é fundamental saber quais documentos são necessários para a sua viagem e separá-los. 

Essa parte é uma das principais do seu planejamento, pois, sem isso, você não consegue entrar no país. Por isso, confira qual documentação é necessária para essa jornada!

Visitar

Para visitar essa nação, o passaporte é o primeiro documento que você deve ter em mãos. Ele é obrigatório para ingressar no país, então, nada de esquecê-lo! O passaporte também deve ter, pelo menos, seis meses de validade, preste bastante atenção a esse detalhe. Se ainda não tirou o seu, veja o passo a passo para obter essa documentação.

Como a Eslováquia faz parte do Espaço Schengen, os turistas brasileiros não precisam de visto. Porém, só é permitido ficar no território por até 90 dias. Isso é ótimo, pois facilita sua viagem, além de gerar uma boa economia, já que os vistos têm valores consideráveis.

Outro documento importante e obrigatório é o seguro viagem. Ele deve cobrir seus gastos hospitalares e médicos, em geral. Enquanto estiver se preparando, contrate um seguro que atenda todas as suas necessidades e que te dê um bom suporte durante o período da viagem. 

Além disso, o ideal é levar comprovantes de passagem de volta, de hospedagem e de renda. Pode ser que, no processo de imigração, esses documentos sejam pedidos, para provarem que você tem condições de se manter no período de estadia e que não há intenção de morar ilegalmente no país. 

Morar

Para morar, toda a documentação necessária para visitar continua sendo válida. A única diferença é que, nesse caso, o visto é obrigatório para brasileiros. A categoria do visto irá depender do seu objetivo, e as mais comuns são relacionadas ao trabalho e ao estudo. 

Para imigrantes de fora da União Europeia, também podem ser pedidos alguns exames médicos. Essa medida é para garantir que nenhuma doença seja levada para a Eslováquia.  

Moeda e idiomas oficiais da Eslováquia

Moeda e idiomas oficiais da Eslovaquia

Por ser da União Europeia, a Eslováquia adota o euro como moeda oficial. Por lá, você pode optar por usar cartões internacionais, mas, sempre tenha dinheiro físico. Isso pode ser pedido durante a imigração, então leve uma quantia considerável, para não ter nenhum problema. 

A língua oficial é o eslovaco, um dos idiomas oficiais da União Europeia. O eslovaco pertence à família de línguas eslavas e é falado por quase toda a população do país. Além desse idioma, o húngaro é falado de maneira expressiva, principalmente na região sul. 

Há outras línguas que são utilizadas de forma minoritária, como o tcheco e o alemão. Muitas pessoas estudam inglês, o que facilita a comunicação por lá. 

Essas informações são fundamentais para a sua viagem. Já separe seus euros e inicie suas aulas básicas de eslovaco, para ir entrando no clima do seu destino!

Conclusão

Viajar para a Eslováquia é viajar no tempo, poder visitar castelos, parques e lugares sensacionais. O leste da Europa possui países incríveis para viajar com amigos, família ou em casal. Além disso, visitar no período da neve pode ser super romântico para curtir a dois. 

Escolha a melhor época para viajar, monte seu roteiro e viaje conectado com a America Chip. Conte com o melhor chip internacional para a sua viagem de férias na Europa e tenha internet rápida e ilimitada no seu celular! 

Confira também como fazer uma EuroTrip: dicas imperdíveis para fazer uma viagem pela Europa inesquecível.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Europa, América do Sul, Central e Caribe

A Eslováquia é um país muito interessante para fazer turismo e conhecer. O país possui o maior número de castelos per capita do mundo. Confira isso e muito mais! Se você vai viajar para a Eslováq(...)

Leia mais