28 de fevereiro de 2024
Conheça Colmar, um destino francês menos conhecido, mas riquíssimo em cultura, gastronomia, história e, não menos importante: vinícolas!
Visitar Colmar, que fica na Alsácia, na França, leva qualquer um de volta ao passado. Além desta comuna ser conhecida por suas vinícolas, o criador da Estátua da Liberdade, Frédéric Auguste Bartholdi, nasceu aqui.
Na França, uma “comuna” é a menor unidade administrativa local, equivalente ao que outros países (como o Brasil, por exemplo) chamariam de município ou cidade.
As comunas são os níveis básicos de organização territorial e política, e cada uma delas possui um conselho municipal eleito (conseil municipal) e um prefeito (maire) que administram os assuntos locais.
A França é dividida em milhares de comunas, que variam em tamanho e população, desde grandes cidades (como Paris) até pequenas aldeias rurais.
Conheça a charmosa Colmar
Colmar fica no leste da França, na região do Grande Leste (Grand Est), no departamento de Haut-Rhin. Não é uma das maiores cidades da França em termos de área ou população, mas seu significado está em seu valor histórico, cultural e turístico.
A área de Colmar é de aproximadamente 66,57 quilômetros quadrados e, em termos de população, Colmar tem cerca de 69.000 habitantes.
Embora não seja grande em comparação com metrópoles globais, Colmar é conhecida por sua cidade velha super bem preservada, seus museus e sua arquitetura, que reflete estilos tanto germânicos como franceses, fazendo dela uma comuna com grande relevância cultural e turística na França.
Cultura local e curiosidades
A cultura de Colmar é fruto de influências francesas e alemãs, que estão refletidas em sua arquitetura, suas tradições e, claro, em sua gastronomia.
Colmar é conhecida por sua arquitetura super bem preservada — da era medieval ao século XVIII — incluindo casas em enxaimel e canais que lhe valeram o apelido de “Pequena Veneza” (La Petite Venise), fora os edifícios de estilo gótico e renascentista.
Colmar (e a própria região da Alsácia como um todo) celebram várias festas tradicionais ao longo do ano. Entre elas, estão os famosos mercados de Natal, que atraem visitantes de todo o mundo, o Festival Internacional de Música de Colmar e as celebrações que destacam a herança vinícola local.
A culinária de Colmar reflete a fusão das tradições culinárias francesas e alemãs, famosa por pratos como chucrute (sauerkraut), tortas de cebola (tarte à l’oignon), e o baeckeoffe, um ensopado de carne. A região também é conhecida por seus vinhos, especialmente o Riesling e o Gewürztraminer.
Melhor época para conhecer
Visitar Colmar durante a primavera ou outono (ou seja, fugir da alta temporada na Europa), pode ser uma boa ideia.
Agora, caso você tenha filhos (por conta das férias escolares) ou precise conciliar as suas férias com as de seu parceiro(a) ou as de familiares/amigos, prefira ir a Colmar durante o inverno — e, claro: não deixe de visitar seus famosos mercados de Natal!
Mas, fica a dica: apesar dos pesares, o verão de Colmar também não fica para trás.
Verão:
- Maior número de horas com luz do dia — para aproveitar as atrações de Colmar ao máximo;
- É o período ideal para degustar os melhores vinhos da Alsácia e participar de eventos locais;
- Maior quantidade de turistas = locais mais lotados e preços mais altos;
- (Muito) calor.
Inverno:
- Os mercados de Natal de Colmar;
- Menos turistas — exceto durante o período dos mercados de Natal — resultando em menos multidões e, consequentemente, menos filas;
- (Muito) frio — e os dias mais curtos podem limitar as atividades ao ar livre;
- Algumas atrações podem ter horários de funcionamento reduzidos ou estar fechadas — especialmente fora do período dos mercados de Natal.
Onde fica Colmar?
Colmar fica no nordeste da França, na região da Alsácia, entre Estrasburgo e Mulhouse. Você pode chegar até lá de carro ou trem — e essa cidade é, sem dúvidas, uma parada obrigatória na Rota dos Vinhos da Alsácia.
Colmar não possui um aeroporto próprio dedicado a voos comerciais. O aeroporto mais próximo (e conveniente) para quem deseja visitar Colmar é o Aeroporto de Estrasburgo (Aeroporto de Strasbourg Entzheim), que fica a cerca de 70 quilômetros ao norte de Colmar.
Outra opção é o Aeroporto EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg, que fica a aproximadamente 60 quilômetros ao sul de Colmar.
Leia também: Espaço Schengen: Regras, Vistos, Segurança e Países Pertencentes
Os melhores pontos turísticos de Colmar
Colmar, que encanta a todos, é um destino cheio de surpresas.
Exatamente por isso, montar um bom roteiro de viagem — definindo prioridades, pesquisando sobre o destino, não sobrecarregando o roteiro, levando o clima em conta, reservando restaurantes e ingressos para atrações turísticas populares e sendo flexível — é a solução
Aqui estão alguns dos pontos turísticos que você precisa conhecer durante sua estadia em Colmar:
01 — Museu Bartholdi
Dedicado a Frédéric Auguste Bartholdi, o escultor da Estátua da Liberdade, o Museu Bartholdi fica na casa onde o artista nasceu.
O local oferece uma verdadeira aula sobre a vida e obra do artista — incluindo esboços, modelos e fotografias de suas numerosas criações.
02 — Maison des Têtes
Construída em 1609, a Casa das Cabeças (Maison des Têtes) é famosa por sua fachada — com mais de cem cabeças esculpidas!
Este edifício renascentista, que, hoje, é um hotel cinco estrelas, nos conta sobre a história de Colmar. A arquitetura da Maison des Têtes tem um estilo renascentista alemão, e, no topo de sua parte lateral, está uma estátua assinada por ninguém mais ninguém menos do que ele: Bartholdi!
03 — Maison Pfister
A Maison Pfister foi construída em 1537 para o chapeleiro Ludwig Scherer, que enriqueceu com o comércio de dinheiro no Vale de Liepvre. Apesar de suas características medievais, a casa representa o primeiro exemplo de renascimento arquitetônico em Colmar.
A casa se tornou um dos símbolos da antiga Colmar, e seu nome vem da família que a restaurou e habitou de 1841 a 1892.
04 — Little Venice
Pequena Veneza (Little Venice) é um charmoso bairro de canais de Colmar. As margens dos canais são alinhadas com casas coloridas dos séculos XVII e XVIII.
É, em resumo, uma “mini Veneza”, com pequenos canais e estreitas ruelas, muitas pontes e restaurantes, pequenas lojas e uma decoração lindíssima. Quando estiver por lá, aproveite para almoçar ou jantar por perto do bairro. Você não vai se arrepender!
05 — Casa Koïfhus
Também conhecida como a Antiga Alfândega, a Casa Koïfhus é um dos edifícios mais antigos de Colmar. Este edifício histórico servia como um local para trocas comerciais e reuniões políticas na Idade Média, e, hoje, abriga exposições e eventos.
06 — Igreja Colegiada de St. Martin
A Igreja de São Martinho é um dos marcos religiosos mais importantes de Colmar. Este edifício gótico, construído entre 1234 e 1365, domina o centro da cidade com sua fachada e seus vitrais coloridos, que iluminam seu interior com luzes que parecem não reais!
Conclusão
Como você já sabe, Colmar fica na região vinícola da Alsácia, e é famosa por produzir alguns dos vinhos brancos mais requintados do mundo. A cidade também é considerada a capital dos vinhos da Alsácia, e abriga a “Route des Vins” (Rota dos Vinhos), a mais antiga rota do vinho na França (1953).
Se você estiver pensando em fazer uma viagem à França, encontrou um destino dos sonhos em Colmar. Fuja do caos de cidades francesas mais cobiçadas, como Paris, Nice e Lyon e desfrute de dias (e vinhos) inesquecíveis na Europa. Você merece!
O Chip Europa da America Chip oferece planos personalizados para a sua viagem — dê uma olhada em nosso site e garanta o seu!
Comentários: