08 de maio de 2024
A Áustria fica no meio da Europa e recebe, todos os anos, milhões de visitantes. O pequeno país é formado por Alpes que deixam a paisagem deslumbrante, porém transpira cultura, sendo considerado um berço da música clássica.
Leia este artigo e viaje conosco pela Áustria. Descubra o que você deve visitar quando estiver no país europeu, as principais atrações e também a gastronomia.
Áustria: Um País de Belezas Naturais e Cultura Rica
A beleza natural da Áustria chama a atenção. Isso porque o país europeu tem uma geografia diversificada que vai das altas e imponentes montanhas, até os lagos cristalinos. Aliás, os Alpes austríacos (regiões oeste e sul) são tão impressionantes que estão na lista das paisagens mais espetaculares da Europa.
Além das montanhas, a Áustria conta com muitos lagos que são conhecidos pelas suas águas cristalinas. Na região de Salzkammergut estão alguns dos lagos mais bonitos do país como o Wolfgangsee, Hallstätter See e Attersee. Porém, ao visitar a Áustria você encontra muito mais do que belezas naturais.
Em termos de cultura, o país é um museu à céu aberto e suas cidades históricas são uma atração. Por exemplo, Viena, a capital austríaca, é um tesouro de maravilhas arquitetônicas, desde os palácios imperiais da dinastia dos Habsburgos até as elegantes avenidas da Ringstrasse.
A cidade também é conhecida pela sua cena musical clássica, com compositores lendários como Mozart, Beethoven e Strauss.
Melhor época para visitar a Áustria
Ao viajar pela Europa você vai sempre precisar escolher entre o calor e a multidão ou o frio e a tranquilidade. Ou seja, tenha em mente que a Áustria recebe, todos os anos, milhões de visitantes e nos meses de verão tudo fica cheio e concorrido. Por isso, escolher épocas intermediárias pode ser uma boa opção.
Nos meses de primavera (de março a maio) você pode visitar a Áustria e encontrar bom clima, dias ensolarados (ainda um pouco frios) mas com flores e jardins que deixam a paisagem linda. Também não costuma ser tão chuvoso e as cidades ficam menos lotadas em comparação com a alta temporada turística dos meses de verão.
E falando em verão, é a alta temporada turística na Áustria e em toda a Europa. Por isso, os destinos mais populares como Viena, Salzburgo e os Alpes são bem disputados. Obviamente que os dias mais longos e quentes são muito bons, mas por outro lado, está tudo mais caro e mais cheio.
Caso você opte por visitar o país no outono, apesar dos dias serem mais frios, ainda é possível fazer passeios proveitosos e sem as multidões de turistas.
É um bom momento para fazer caminhadas, degustar vinhos e curtir eventos culturais como a Oktoberfest em Viena e em outras cidades austríacas.
EuroTrip: Custos, Vantagens e os Melhores Roteiros [Guia]
AmericaChip: conexão 5G na Áustria
E viajar, independentemente da época do ano, é sempre bom. Principalmente se você estiver com uma conexão de internet de alta velocidade, segura e que permite ver mapas, aplicativos de transporte, fazer pagamentos entre outras opções.
Dessa maneira, nós indicamos o chip da AmericaChip para que você possa usufruir de conexão 5G na Áustria sem se preocupar com a conta!
Os 18 melhores pontos turísticos da Áustria
Agora aproveite para descobrir os principais pontos turísticos da Áustria e que você precisa incluir no seu roteiro de viagens:
01 – Palácio de Schönbrunn
O Palácio de Schönbrunn fica na capital do país, Viena. Ele é um dos principais pontos turísticos da Áustria e considerado um Patrimônio Mundial da UNESCO. Originalmente construído como pavilhão de caça no final do século XVII, tempos depois é ampliado e transformado num magnífico palácio barroco sob o reinado da Imperatriz Maria Teresa no século XVIII.
Ele era a residência de verão dos governantes dos Habsburgos e permaneceu um centro da vida imperial durante séculos.
Com uma arquitetura deslumbrante, seu interior é luxuoso e seus jardins gigantes. Para você ter uma ideia, o palácio conta com mais de 1.400 quartos, incluindo apartamentos de estado, grandes salões e câmaras privadas, cada um bem decorado com móveis requintados e obras de arte que refletem a riqueza e o poder da dinastia dos Habsburgos.
02 – Salzburgo
A cidade de Salzburgo é conhecida como a ‘Cidade de Mozart’ e também como a ‘Roma do Norte’. Localizada no oeste da Áustria, fica bem perto da fronteira com a Alemanha e ocupa lugar na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Um de seus marcos mais importantes é Altstadt, ou Cidade Velha.
Ele é um centro de cidade medieval muito bem preservado e onde está a imponente Fortaleza de Hohensalzburg, um dos maiores castelos medievais da Europa.
Além disso, Salzburgo também é famosa por ser o berço de Wolfgang Amadeus Mozart, um dos maiores compositores da história.
Por lá você pode visitar o local onde nasceu e residiu Mozart que foram convertidos em museus que mostram sua vida, música e pertences pessoais. Na cidade acontecem vários concertos, óperas e festivais que celebram o legado de Mozart e a música clássica.
03 – Hallstatt
A vila de Hallstatt fica na região de Salzkammergut e conta com uma beleza natural de tirar o fôlego. Às margens do Lago Hallstatt, ela é cercada por montanhas altas e Hallstatt já foi diversas vezes considerada como uma das aldeias mais bonitas do mundo.
Além disso, sua história remonta a mais de 7.000 anos e é um dos mais antigos assentamentos continuamente habitados da Europa.
Um dos locais de visitação mais importantes de Hallstatt é o Hallstatt Skywalk, uma plataforma de observação que fica no alto da vila.
Ele oferece vistas panorâmicas que são realmente deslumbrantes do Lago Hallstatt e dos Alpes. Você pode chegar ao Skywalk através de um passeio panorâmico de teleférico e de lá ter uma visão panorâmica da paisagem.
04 – Palácio Imperial de Hofburg
O Palácio Imperial de Hofburg fica no centro de Viena e originalmente era um castelo medieval. Porém, com o passar dos séculos se transformou em uma impressionante e magnífica residência imperial, servindo como centro político e cultural do Império Habsburgo. São vários edifícios e alas, cada um representando diferentes estilos arquitetônicos e períodos da história.
Uma das características mais impressionantes do palácio são os apartamentos imperiais, onde residiam os governantes dos Habsburgos e sua corte. Os quartos são maravilhosamente decorados e mostram como era o estilo de vida da família imperial. Os móveis, tapetes e obras de arte são de um valor inestimável.
05 – Prater e Donauturm
O Prater é um grande parque público que fica em Viena. Ele é conhecido por sua icônica roda gigante, conhecida como Wiener Riesenrad, sendo uma marca da cidade desde que foi construída em 1897. Com mais de 60 metros de altura, a roda gigante oferece vistas panorâmicas de Viena e é um local de visita obrigatória.
Já o Donauturm, ou Torre do Danúbio, é uma torre que fica às margens do rio Danúbio. Com 252 metros de altura, é uma das estruturas mais altas da Áustria e oferece vistas panorâmicas deslumbrantes de Viena.
Construído em 1964, serviu para marcar o Salão Internacional de Jardins de Viena e você pode subir no deck de observação que fica a 150 metros do chão.
06 – Schloss Mirabell
O Schloss Mirabell é um palácio que fica na cidade de Salzburgo. Ele foi construído no início do século XVII pelo príncipe-arcebispo Wolf Dietrich von Raitenau para sua amada amante, Salome Alt e é conhecido por sua requintada arquitetura barroca, belos jardins e significado cultural.
Uma das características mais famosas do Palácio Mirabell é o Marble Hall. A câmara é toda adornada com trabalhos de estuque, detalhes e esculturas de mármore.
O Marble Hall tem sido palco de inúmeros concertos e casamentos ao longo dos séculos e continua a ser um local popular para eventos culturais em Salzburgo.
07 – Catedral de São Estêvão
A Catedral de São Estêvão fica na capital do país, Viena. Ela fica no centro da cidade, é considerada uma obra-prima da arquitetura gótica e sua construção iniciou no século XII.
Contudo, a catedral passou por diversas reformas e ampliações ao longo dos séculos, resultando em sua mistura única de estilos arquitetônicos.
A sua característica mais marcante é a sua torre que atinge uma altura de 136 metros. Ela também conta com esculturas de pedra, incluindo estátuas de santos, gárgulas e relevos ornamentais, enquanto seu interior é igualmente impressionante.
A nave da catedral é revestida por colunas altas e em suas capelas e altares laterais apresentam obras de arte requintadas, vitrais e decorações barrocas.
08 – Ópera de Viena
A Ópera Estatal de Viena (Wiener Staatsoper) é uma das casas de ópera mais importantes e reconhecidas do mundo.
Localizada na famosa Ringstrasse, a casa de ópera tem uma arquitetura deslumbrante. Originalmente construída no século 19, foi oficialmente aberta ao público em 1869, com uma apresentação de “Don Giovanni” de Mozart.
A casa de ópera possui um dos maiores palcos do mundo e uma acústica de última geração.
Com capacidade para mais de 2.000 espectadores, recebe espetáculos como óperas, balés e concertos de música clássica, apresentando obras de compositores renomados como Mozart, Beethoven, Verdi, Wagner e Strauss.
09 – Palácio de Belvedere (Viena)
O Palácio de Belvedere é um dos monumentos mais interessantes de Viena, representando a rica história e o esplendor arquitetônico da Áustria.
Construído no início do século XVIII pelo príncipe Eugênio de Savoia, o complexo é composto por dois palácios barrocos, que são Belvedere Superior e o Inferior, eles são rodeados por um deslumbrante jardim ao estilo francês.
Além de sua beleza arquitetônica, o Palácio de Belvedere abriga uma das mais importantes coleções de arte da Áustria. Entre os destaques está “O Beijo”, de Gustav Klimt, uma obra-prima que atrai visitantes do mundo todo. O local oferece uma experiência única, combinando arte, história e paisagens encantadoras.
10 – Estrada Alpina Grossglockner
A Estrada Alpina Grossglockner é uma das rotas mais lindas da Europa. Localizada no coração dos Alpes, ela conecta a região de Salzburgo à Caríntia, passando pelo Grossglockner, a montanha mais alta da Áustria. Com 48 quilômetros de extensão, a estrada oferece vistas espetaculares de picos cobertos de neve, vales verdejantes e glaciares.
A viagem pela estrada é uma experiência inesquecível. Ao longo do trajeto, há mirantes e pontos de descanso para os visitantes apreciarem a paisagem ou aprenderem mais sobre a flora e fauna locais nos centros de visitantes. Para os amantes de aventuras ao ar livre, a região também é um convite para trilhas e escaladas.
11 – Abadia de Melk (Melk)
Situada às margens do rio Danúbio, a Abadia de Melk é um dos mosteiros beneditinos mais famosos do mundo. Fundada no século XI, ela combina espiritualidade, cultura e arquitetura em um cenário de tirar o fôlego. Seu interior é uma obra-prima do barroco, com uma biblioteca repleta de manuscritos raros e uma igreja ricamente decorada.
Além do patrimônio cultural e religioso, a Abadia de Melk oferece vistas espetaculares do Vale de Wachau, um local considerado patrimônio mundial da UNESCO. A visita ao mosteiro é uma viagem pela história e pela espiritualidade que continua a fascinar visitantes de todas as partes.
12 – Innsbruck e os Alpes Tiroleses
Innsbruck, situada no coração dos Alpes Tiroleses, é uma combinação perfeita de paisagens alpinas e cultura urbana. Como sede de dois Jogos Olímpicos de Inverno, a cidade é um destino para os amantes de esportes na neve, mas também oferece atrações históricas, como o famoso Telhado Dourado e o Palácio Imperial.
A região dos Alpes Tiroleses ao redor de Innsbruck é igualmente impressionante. Com montanhas majestosas e vilarejos pitorescos, é um paraíso para trilhas, esqui e outros esportes ao ar livre. A culinária tirolesa e as tradições locais adicionam ainda mais charme à experiência que vai te impressionar.
13 – Seegrotte Hinterbrühl (Baixa Áustria)
A Seegrotte Hinterbruhl é uma das atrações mais famosas da Áustria. Localizada na Baixa Áustria, é uma antiga mina de gesso que, após uma inundação acidental, tornou-se o maior lago subterrâneo da Europa. Os visitantes podem explorar as cavernas em passeios de barco que revelam um ambiente mágico e misterioso.
Seu apelo natural é incomparável, e a Seegrotte também tem uma história fascinante, servindo como local de produção de aeronaves durante a Segunda Guerra Mundial. Ou seja, a combinação de beleza natural e história torna a visita uma experiência marcante.
14 – Parque Nacional de Hohe Tauern
O Parque Nacional de Hohe Tauern é um dos maiores e mais preservados parques naturais da Europa. Localizado na região dos Alpes, ele abriga uma vasta diversidade de paisagens, incluindo montanhas, glaciares, cachoeiras e vales. O parque é lar de uma rica biodiversidade, com espécies como cabras-montesas e marmotas.
As atividades no parque são variadas, desde trilhas para caminhadas e ciclismo até observação da vida selvagem. Lá ainda fica a cachoeira Krimml, a mais alta da Áustria, que oferece uma vista espetacular e oportunidades para fotografia.
15 – Castelo de Hohensalzburg (Salzburgo)
O Castelo de Hohensalzburg, situado no alto de uma colina em Salzburgo, é um dos maiores castelos medievais da Europa. Construído no século XI, ele foi ampliado ao longo dos séculos, mantendo sua imponência e seu papel como símbolo da cidade.
O castelo oferece uma viagem pela história com suas salas decoradas, museus e vistas panorâmicas da cidade e dos Alpes. Acessível por um funicular ou por trilhas, a visita ao Hohensalzburg é uma experiência inesquecível que combina história, cultura e paisagens deslumbrantes.
16 – Região de Wachau
A Região de Wachau é uma das áreas vinícolas mais famosas da Áustria, situada ao longo do rio Danúbio. Com suas encostas cobertas de vinhedos, vilarejos pitorescos e castelos históricos, Wachau é um destino encantador para os amantes de vinho e cultura.
Entre os mais amados estão os vinhos brancos, especialmente os feitos com a uva Gruner Veltliner, e as tradições gastronómicas locais. A região também é ideal para passeios de bicicleta e de barco, proporcionando uma experiência única em meio a paisagens de tirar o fôlego.
17 – Zell am See e Kaprun
Zell am See e Kaprun são dois destinos alpinos que devem estar em seu planejamento, eles oferecem beleza natural e atividades ao ar livre durante todo o ano. Situados à beira do lago Zeller See, rodeado por montanhas, esses locais são perfeitos para esportes aquáticos, caminhadas e ciclismo no verão, enquanto o inverno é marcado pelo esqui e snowboard.
Kaprun também é conhecida por seu glaciar Kitzsteinhorn, que oferece esqui durante todo o ano. A combinação de paisagens espetaculares, infraestrutura turística e hospitalidade torna essa região um dos destinos mais procurados da Áustria.
18 – Ars Electronica Center (Linz)
O Ars Electronica Center, fundado em 2009, está localizado em Linz, é um centro dedicado à interseção de arte, tecnologia e sociedade. Conhecido como o “Museu do Futuro“, ele apresenta exposições interativas que exploram temas como inteligência artificial, biotecnologia e realidades virtuais, ou seja, bem atual.
O prédio, com sua arquitetura moderna e iluminação noturna impressionante com escala de cores azuis, vermelhas, verdes e amarelas, é um marco da cidade. O Ars Electronica Center também organiza o festival Ars Electronica, que reúne criadores e inovadores do mundo inteiro. É um destino imperdível para quem se interessa por ciência e inovação.
Culinária Austríaca: sabores surpreendentes
A cozinha austríaca é interessante e conta com sabores que são influenciados principalmente pela história, mas também pelos países vizinhos. De maneira geral, o prato mais famoso do país é o Wiener Schnitzel. Ele é feito de vitela ou costeleta de porco empanada e frita.
Já o Apfelstrudel é uma sobremesa tradicional austríaca é uma deliciosa combinação de maçãs em fatias finas, açúcar, canela e, às vezes, passas, tudo embrulhado em camadas de massa folhada.
Outra sobremesa austríaca adorada, Kaiserschmarrn é uma panqueca fofa desfiada, geralmente feita com ovos, farinha, açúcar e leite.
Não deixe de experimentar o tafelspitz (carne cozida servida com acompanhamentos tradicionais), o topfenknödel (bolinhos de queijo quark) e o Kaspressknödel (bolinhos de queijo são feitos com sobras de pão).
Saiba como se Locomover na Áustria
Viajar pela Áustria é relativamente fácil e o país conta com uma rede de transportes bem desenvolvida. Veja os melhores meios de transporte para viajar na Áustria:
Melhores meios de transporte
De maneira geral, você pode utilizar o trem para se locomover pela Áustria. Com um sistema ferroviário extenso, a Österreichische Bundesbahnen (ÖBB) oferece conexões para grandes cidades e também para vilas e cidades menores.
Os trens são confortáveis, pontuais e os trens Railjet são de alta velocidade e conectam grandes cidades como Viena, Salzburgo e Innsbruck.
Também é possível utilizar ônibus, especialmente para destinos não atendidos pela rede ferroviária. A rede Postbus, que também é operada pela ÖBB, conta com uma excelente cobertura.
Já em cidades como Viena, Graz e Linz, bondes e metrôs também estão disponíveis e são eficientes. Viena, em particular, possui uma extensa rede de bondes e metrô que cobre toda a cidade e arredores, com isso você consegue ter acesso fácil a atrações, áreas comerciais e locais culturais.
Tour pela Europa: Roteiros, Passeios e Dicas Especiais
Saiba o que fazer na Áustria no inverno
Visitar a Áustria no inverno é uma delícia para quem gosta de frio e paisagens branquinhas. O país oferece muitas atividades, inclusive esqui e snowboard.
No país existem muitas estâncias de esqui que são mundialmente famosas nos Alpes. De destinos icônicos como St. Anton, Kitzbühel e Ischgl a charmosas vilas alpinas como Lech, Zell am See e Saalbach-Hinterglemm, existem pistas para todos os níveis de habilidade.
Em dezembro, também existem os mercados de Natal que acontecem por todo o país. Cidades como Viena, Salzburgo e Innsbruck abrigam alguns dos mercados mais encantadores, onde você pode comprar presentes artesanais e provar guloseimas tradicionais.
Por fim, você pode patinar no gelo, aproveitar os spas termais e retiros de bem-estar para curtir o inverno na Europa.
Conclusão
Se você puder visitar a Áustria, faça isso. O país europeu conta com paisagens naturais deslumbrantes, mas também muita cultura e belas cidades.
Se permita ir para o interior do país e presentear os seus olhos com vilas, montanhas e lagos cristalinos. Além disso, você pode explorar os palácios imperiais e marcos históricos de Viena, mas também passear pelas encantadoras ruas de Salzburgo.
Tenha em conta que a Áustria é sinônimo de música clássica e é o berço de compositores renomados como Mozart, Beethoven e Strauss.
Tente assistir a uma apresentação na Ópera Estatal de Viena, visite as casas de compositores famosos e tenha uma imersão na cena artística do país.
Comentários: