31 de outubro de 2023
Quem ama viajar precisa incluir na lista o país mais meridional do continente africano.
Saiba o que fazer na África do Sul, a “nação arco-íris”, apelidada assim por conta das diversas etnias, tradições e culturas que por lá coabitam, encanta pelas paisagens, mas impressiona pela cultura.
Conheça as três cidades mais procuradas na África do Sul
Se você quer saber o que fazer na África do Sul, nada melhor do que conhecer as cidades mais procuradas do país:
Johannesburgo
Provavelmente o seu voo chegará no Aeroporto Internacional Oliver Tambo, o maior do país e que fica também na maior cidade da África do Sul, Johannesburgo.
Dessa maneira, é quase óbvio que na lista com o que fazer na África do Sul, conhecer Johannesburgo ocupa um posto. Porém, você deve estar se perguntando: quantos dias devo ficar em Johannesburgo?
A resposta é simples. Depende do seu tempo e disponibilidade financeira. Se você tem tempo e dinheiro, 5 dias na cidade são suficientes. Entretanto se a viagem é mais corrida, 3 dias já possibilitam bons passeios.
Agora, se você vai ter pouco tempo, mas não abre mão de visitar Johannesburgo, 1 ou 2 dias podem ser suficientes (corridos) para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.
Veja abaixo uma lista com os principais pontos turísticos de Johannesburgo:
- Museu do Apartheid;
- Mandela House Museum;
- Gold Reef City;
- Constituição Hill;
- Hector Pieterson Memorial;
- Zoo Lake;
- James Hall Museum of Transport;
- Arts On Main;
- Market On Main – Food and Design Market;
- Lion and Safari Park (para conhecer com calma).
Documentos para passaporte: saiba quais vai precisar e quanto custa.
Cape Town
Cape Town ou Cidade do Cabo em português é a segunda maior cidade da África do Sul. Considerada uma das cidades mais inovadoras do mundo, Cape Town conta com paisagens lindíssimas e atrações imperdíveis.
Além disso, a Cape Town foi eleita como o melhor destino do mundo para eventos, conferências, exposições e festivais de acordo com o World Travel Awards 2018.
Confira abaixo os principais pontos turísticos de Capa Town e o que fazer na África do Sul:
- Montanha da Mesa;
- Cabo da Boa Esperança:
- Ilha Robben (onde Nelson Mandela ficou preso por 28 anos);
- Victoria & Alfred Waterfront;
- Kirstenbosch National Botanical Garden;
- Boulders Beach;
- Cape Point;
- Castelo da Boa Esperança;
- Aquário Dois Oceanos;
- Camps Bay Beach.
Porto Elizabeth
A cidade de Porto Elizabeth fica no centro sul do país e se você não sabe o que fazer na África do Sul, inclua a cidade no seu roteiro. Com zonas de vida selvagem praticamente intocadas, você vai se apaixonar pelas belezas de Porto Elizabeth.
Confira alguns locais que você deve conhecer:
- Kragga Kamma Game Park;
- Bayworld;
- Donkin Reserve, Pyramid and Lighthouse;
- South African Air Force Museum;
- Parque Nacional dos Elefantes Addo;
- Nelson Mandela Metropolitan Art;
- Sardinia Bay Beach;
- Cape Recife;
- Seaview Predator Park;
- Parkrun Hobie Beach.
America Chip: Conexão 5G na África do Sul
Viaje para África do Sul com a melhor internet de alta velocidade. Você já sai do Brasil conectado e chega no destino com seu chip internacional, sem limite de dados. Receba na sua casa e parcele em até seis vezes. Uma praticidade que vale muito a pena!
O Chip com a melhor conexão para a América do Sul está na América Chip. Compre aqui seu chip internacional!
Informações importantes sobre a África do Sul
Além de saber o que fazer na África do Sul, vale contar algumas coisas que você precisa saber antes de visitar o país. Primeira coisa é: não, os leões não correm atrás das girafas pelas ruas das cidades.
Estamos falando de um país com 57,8 milhões de habitantes (censo de 2018), de cidades com regiões metropolitanas onde vivem milhões de pessoas. Ou seja, os leões e as girafas só serão vistos nos parques.
Além disso, uma das preocupações e quem está planejando uma viagem para a África do Sul é em relação à segurança. Afinal de contas, as estatísticas relativas a quantidade de crimes no país impressionam.
Aliás, a preocupação pode ser ainda maior para as mulheres, pois os índices de violência sexual figuram entre os mais altos do mundo. Contudo, viajar para a África do Sul é seguro, inclusive para mulheres.
Importante dizer que os crimes praticados contra os turistas são bastante raros e, quando ocorrem, são furtos simples e sem violência.
Saiba o que fazer na África do Sul – 16 Pontos turísticos
Confira algumas dicas com o que fazer na África do Sul no roteiro que pensamos para você:
01 –Oceano Índico
Uma das coisas para se fazer estando na África do Sul é conhecer, e até tomar um banho, no Oceano Índico. Para isso, você pode aproveitar as praias já listadas em Porto Elizabeth.
Contudo, você pode incluir a cidade de Durban no seu roteiro e ficar cara a cara com o Índico. Aliás, aproveite para visitar o uShaka Marine World em Durban e saber tudo sobre a vida marinha do Oceano Índico.
02 – Vinícolas nos arredores de Cape
O vinho é um dos principais produtos de exportação da África do Sul. Por isso, quando estiver em Cape Town, aproveite para conhecer uma das inúmeras vinícolas da região de Cape Winelands.
03 – Safári no Kruger Park
O Kruger Park tem 20 mil quilômetros quadrados e fica no nordeste do país. Com absoluta certeza estará na sua lista com o que fazer na África do Sul, pois o parque é lindo e o safári vale muito a pena. Um experiência inesquecível!
04 – Addo Elephant Park
O Parque Nacional dos Elefantes de Addo fica próximo Port Elizabeth (uma hora de carro) e é um local único. Nele está a maior concentração de elefantes do mundo.
05 – Blue Train
Imagine fazer uma viagem de 27 horas num trem de luxo entre Cape Town e Pretoria? Pois é, o Blue Train é um trem com serviço cinco estrelas, talheres de prata, banheira para o banho e até um mordomo por vagão.
06 – Winelands
A região com maior produção de vinhos da África do Sul é conhecida por Cape Winelands. Ela fica a 45 minutos de carro de Cape Town e a Cape Wine Route possibilita paisagens espetaculares da África do Sul.
07 – Percorra a Road trip pela costa
Se você tiver tempo e disponibilidade financeira, alugue um carro e faça a rota: Cape Town, Garden Route, Port Elizabeth, Durban e Johannesburgo. Sim, ainda que sejam milhares de quilômetros, você nunca mais vai esquecer.
Porém, você poderá ir de Cape Town até Port Elizabeth que as passagens deslumbrantes da Garden Route irão ficar gravadas para sempre na sua memória.
08 – Neighbourgoods Market
Se você deseja conhecer o que há de melhor na gastronomia africana, precisa conhecer o mercado Neighbourgoods.
O lugar é super divertido com atrações musicais, ferinhas e delícias gastronômicas como as ostras da Namíbia, cerveja artesanal da África do Sul, paella e gelato. O lugar é divertidíssimo e fica aberto aos sábados, ideal para quem busca uma boa opção de turismo na África do Sul
09 – Table Mountain
A Montanha da Mesa ou Table Mountain como é conhecida é com certeza um dos pontos mais marcantes no turismo na África do Sul. Por sua beleza e esplendor Table Mountain é muitas vezes comparado ao Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, no entanto ela é bem maior.
A montanha possui mais de 1.000m de altura e cerca de 3km de extensão, sendo considerada uma das sete maravilhas do mundo. Para subir a montanha você pode utilizar trilhas, sendo que o trajeto dura em torno de 50 minutos a 4 horas. Você também pode utilizar o bondinho que transporta ao todo 65 pessoas por vez.
10 – Bairro Bo-kaap
Bo-Kaap é um dos bairros mais antigos da cidade do Cabo e oferece a você um mergulho ao passado. O bairro oferece construções do século 18. O que mais chama a atenção no Bo-Kaap é justamente as cores marcantes em todas as casas.
E as cores não estão ali por acaso, elas representam o fim do apartheid, sendo um símbolo da diversidade racial.
11 – V&A Waterfront
O V&A Waterfront possui um charme antigo capaz de oferecer a você uma experiência de compras genuína. No local você encontra restaurantes, feiras, museus e atividades de lazer para a família inteira. Dentro do turismo na África do Sul, trata-se de um ponto comercial de extrema relevância.
As lojas são maravilhosas e oferecem marcas internacionais, além de boutiques locais exclusivas. O local atrai mais visitantes que qualquer outro lugar do continente africano.
E quando o assunto é comida, V&A Waterfront tem muito a oferecer, são mais de 80 restaurantes e lanchonetes com refeições para todo o tipo de paladar. É possível encontrar refeições rápidas, cafés ou até mesmo uma rica experiência gastronômica.
12 – Boulders Beach
Nem só de savana e leões vive a África, é possível encontrar lugares como Boulders Beach, uma praia maravilhosa que abriga os pinguins na África do Sul. O local fica na cidade do Cabo, sendo uma das praias mais visitadas da região.
Boulders Beach, abriga os pinguins africanos uma espécie ameaçada de extinção. A colônia possui entre 2000 e 3000 pinguins. Para a proteção dos pinguins, o acesso aos animais é bem controlado.
Foram construídas plataformas suspensas para que os mais de 60 mil visitantes anuais possam visitar Boulders Beach sem atrapalhar a vida dos pinguins. Lembrando que a visita é paga.
13 – Jardim Botânico Kirstenbosch
O Jardim Botânico Nacional Kirstenbosch é extremamente importante para o turismo na África do Sul. Trata-se de um dos maiores jardins botânicos do mundo. Poucos jardins podem se comparar à sua grandiosidade. Passear pelo Jardim Botânico Nacional Kirstenbosch é uma excelente atividade para toda a família.
O jardim é incrivelmente lindo e possui uma flora extremamente diversa. Trata-se de um espaço recreativo que conta com exibições artísticas e botânicas.
Entre as atrações mais famosas estão os concertos ao pôr do sol realizados no verão, nas tardes de domingo. Música e pôr do sol, uma combinação perfeita!
14 – Rosebank Sunday Market
Em 2021 o Rosebank Sunday Market foi eleito o melhor mercado de artesanato de Joburg. Trata-se de uma verdadeira expressão do dinamismo africano. A diversidade da população está presente nas barracas de artesanato, na música ao vivo, na comida gourmet e nos demais entretenimentos oferecidos.
É o local ideal para a compra de lembrancinhas, para amigos e familiares com a cara África do Sul. E o preço das mercadorias são realmente baixos.
15 – Museu do Apartheid
História e cultura também fazem parte do turismo na África do Sul. É exatamente isso que o Museu do Apartheid vai proporcionar a você. Inaugurado em 2001, o museu retrata história do apartheid na Africa do Sul. Em sua arquitetura encontramos um excelente exemplo de design, espaço e paisagem, oferecendo à comunidade internacional uma experiência sul-africana única.
Entre as obras encontradas no museu destacamos a exposição Mandela que retrata toda a trajetória do líder afriano. Incluindo os atos o levou a ser o primeiro presidente de uma África do Sul democrática. Entre as exposições do museu destacamos também:
- Exposição permanente: trata-se de uma viagem no tempo que retrata a luta pela libertação da África do Sul. A liberdade trouxe paz em 1994, após séculos de colonialismo e mais de 40 anos de vida sob o apartheid.
- Exposição temporária: a exposição apresenta narrativas visuais provocativas que cativaram o público, com apresentações temáticas que relatam a história da África do Sul. Além disso, a exposição explora questões contemporâneas com o objetivo de iniciar novas conversas.
16 – Tour pelo bairro Soweto
Soweto é simplesmente o maior bairro do mundo com cerca de 5 milhões de habitantes. O lugar é ideal para você que busca praticar um turismo na África do Sul que possa retratar a história, os costumes e as tradições da população africana.
Com o auxílio de um guia, é possível conhecer o bairro em um passeio de bicicleta. Embora o bairro tenha progredido muito com o fim do apartheíd, ainda observamos muita miséria e carência na população.
Dicas de roupas para usar na África do Sul
Além de saber o que fazer na África do Sul, é importante ter conhecimento sobre as roupas ideais para levar na viagem e conhecer o país. Lembre-se que você terá diversas ocasiões, por isso preparamos algumas dicas:
- Leve casaco impermeável para um safari, mas também porque as noites podem ser mais frescas;
- Chapéu para safari, mas também para os dias ensolarados e quentes;
- Pense no conforto e adeque sua mala para os roteiros que está prevendo. Por exemplo, se for passar mais tempo na praia, leve roupas leves e adequadas para isso;
- -Spatos: sempre opte por sapatos confortáveis e leve um somente para as caminhadas. Também leve um para sair a noite e ir para restaurantes e outro para locais mais chiques como um cassino, por exemplo;
- Dependendo da estação do ano, leve roupas adequadas. Ainda que os meses de verão as temperaturas sejam altas, nos meses de inverno as baixas temperaturas pedem touca, luva e até um casaco mais grosso;
- Para finalizar, não esqueça de colocar na mala o adaptador de tomada, o carregador para celular e claro, óculos de sol e protetor solar.
Veja o que não esquecer em uma viagem internacional: um checklist completo.
Melhor época para viajar para África do Sul
Nem oito, nem oitenta. Por isso, a melhor época para viajar para a África do Sul em termos de clima é na primavera e no outono. Apesar de a sensação ser de que no país só existe inverno e verão, as estações intermediárias podem ser uma boa opção.
Não só pelos preços das passagens, mas também por conta do clima mais ameno (nem tão quente, nem tão frio). Agora que você já sabe o que fazer na África do Sul, lembre-se: faz muito frio no inverno e muito calor no verão por lá.
As estações do ano na África do Sul são iguais do Brasil. Sendo o Verão de dezembro a março e o Inverno de junho a setembro.
Melhores hotéis na África do Sul
Das vantagens de viajar para a África do Sul está, com certeza, o preço super acessível e a qualidade dos hotéis. Sim, você encontra hospedagens maravilhosas por preços módicos e que valem muito a pena.
Confira os melhores hotéis da África do Sul separados por cidades:
Johannesburgo
De acordo com o site TripAdvisor, os melhores hotéis em Johannesburgo são:
- Home Suite Hotels Bristol;
- Clico Boutique Hotel;
- The Winston Hotel;
- Riboville Boutique Hotel & Restaurant;
- Gold Reef City Theme Park Hotel.
Cape Town
Já em Cape Town as opções são inúmeras, porém para o TripAdvisor (levando em consideração a classificação dos viajantes) os melhores hotéis são:
- Derwent House Boutique Hotel;
- Blackheath Lodge;
- The Tree House Boutique Hotel;
- The Westin Cape Town;
- Taj Cape Town.
Port Elizabeth
- Na cidade de Port Elizabeth os melhores hotéis são:
- Radisson Blu Hotel;
- Thunzi Bush Lodge;
- The Beach Hotel;
- Paxton Hotel;
- Garden Court Kings Beach.
Passaporte e visto para África do Sul
Uma boa notícia para os cidadãos brasileiros é que não é necessário visto para a África do Sul. Se a visita for de até 90 dias (turismo e/ou negócios), basta apenas apresentar o passaporte com validade de até 1 (um) mês (da data de retorno ao Brasil).
Além disso, é necessário uma página em branco e apresentar o CIV (Certificado Internacional da Vacina) contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque para a África do Sul.
Saiba quanto custa viajar para a África do Sul
A África do Sul agrada todos os públicos de viajantes: desde quem prefere conhecer e visitar metrópoles agitadas até quem escolhe aproveitar as áreas mais selvagens dos parques nacionais, existem possibilidades para todos os orçamentos.
Uma notícia animadora para muitos viajantes é que o país oferece experiências de classe mundial a preços acessíveis. Se você planeja se hospedar em hotéis luxuosos, jantar nos melhores restaurantes ou embarcar em safáris exclusivos, é claro que seus gastos serão mais altos.
No entanto, considerando que a moeda sul-africana geralmente tem uma vantagem para o turista em relação à maioria das moedas internacionais, os viajantes costumam descobrir que conseguem obter muito mais pelo seu dinheiro do que esperavam inicialmente.
Somando todos os gastos – passagem aérea, hospedagem, alimentação, transporte, atividades turísticas e extras – em uma viagem de aproximadamente quinze dias, o valor final aproximado seria de mais ou menos R$ 7.000 (em reais).
Dicas para economizar
A África do Sul é um destino amigável para aqueles que desejam economizar, apesar de suas atrações e passeios mais caros. Primeira dica: é recomendado viajar durante a baixa temporada, quando os preços das acomodações e pontos turísticos estão geralmente reduzidos. Experimentar a culinária local em mercados e restaurantes tradicionais não apenas enriquece a sua experiência cultural, mas também é uma opção mais acessível (financeiramente falando).
Além disso, muitos locais sul-africanos que valem a visita, como a Rota Jardim, por exemplo, são gratuitos ou têm taxas de entrada mínimas. E claro, utilizar um chip de comunicação internacional evita gastos inesperados com comunicação, garantindo um controle melhor – e muito mais prático – do orçamento.
Saiba qual é o ponto turístico mais visitado da África do Sul
Sem dúvidas, a Cidade do Cabo é o destaque turístico da África do Sul. Essa cidade oferece uma combinação única de história, cultura e beleza natural. A Table Mountain – o Pão de Açúcar da África – é uma das principais atrações do local, onde você consegue subir até o topo da montanha para desfrutar de vistas panorâmicas inesquecíveis – da cidade, da Península do Cabo e do próprio Oceano Atlântico.
O nome dessa atração é derivado de sua forma única e plana, lembrando uma mesa. Por lá, você pode realizar trilhas, escaladas e até andar em um teleférico rotativo que leva os visitantes ao topo da atração.
Além disso, a cidade também conta com a famosa Ilha Robben, vinícolas e praias deslumbrantes, como Camps Bay e Clifton. O Parque Nacional Kruger também é responsável por atrair amantes da vida selvagem de todo o mundo.
Descubra qual a melhor época para visitar a África do Sul
Considerando a diversidade climática da África do Sul, para os amantes da praia, os meses de verão, de dezembro a fevereiro, são ideais, especialmente na Cidade do Cabo. No entanto, se os safaris estão no topo da sua lista, o inverno, entre junho e agosto, é o melhor momento.
A vegetação mais rala e os animais em busca de água tornam esse período ideal para avistar a vida selvagem por lá. Além disso, para quem deseja vivenciar mais ainda a cultura local, há festivais durante todo o ano, como o National Arts Festival, que acontece no mês de julho.
Documentos necessários para ir à África do Sul
A preparação é a chave para uma viagem sem preocupações. Para brasileiros, a entrada na África do Sul para turismo não exige visto para estadias de até 90 dias. No entanto, é necessário ter um passaporte válido por pelo menos 6 meses a partir da data de entrada no país. Além disso, tomar a vacina contra febre-amarela antes de viajar também é um dos requisitos obrigatórios.
É sempre bom verificar as atualizações das exigências, pois elas podem mudar eventualmente. Também é recomendável ter um seguro de viagem para qualquer eventualidade – além de, é claro, um chip internacional confiável.
Afinal, quantos dias ficar na África do Sul?
Decidir quantos dias ficar na África do Sul pode ser um desafio, considerando o grande número de atrações – e a vontade de conhecer todas elas. Para uma primeira viagem, um período de 15 a 20 dias é o ideal. Isso permite uma combinação de experiências tanto urbanas como culturais e de vida selvagem.
Vale ressaltar que cada região tem suas autenticidades e oferecem experiências únicas e, por isso, muitos viajantes retornam para explorar mais deste país tão incrível. Depois que você for pela primeira vez, será difícil não voltar mais – afinal, o continente africano conta com 54 países distribuídos em cinco regiões.
Dicas de vida noturna na África do Sul
A vida noturna na África do Sul é diversa. Em cidades como Joanesburgo e Cidade do Cabo, bares, clubes e restaurantes oferecem uma ampla variedade de experiências, desde jazz ao vivo até dance music. No Blue Mango Lodge & Okapi a la Carte Restaurant, que fica no Kempton Park, você conhecerá os sabores africanos que integram um cardápio diverso e com inúmeras opções vegetarianas e veganas. Caso prefira um bar diferente, o Marabi Club, que fica em Joanesburgo, promete uma combinação imperdível de culinária, drinks e música – com o melhor do jazz e do blues.
Melhores festas e baladas
Se você busca experiências tradicionais, o Carnaval da Cidade do Cabo é uma festa imperdível – e, caso não queira deixar de participar do evento, já se programe para visitar o país no mês de março, pois é nele que ela acontece.
Realizado anualmente, este evento reúne desfiles e apresentações ao vivo que celebram a diversidade e a história da região.
Dançarinos, músicos e artistas de rua se reúnem para proporcionar ao público um espetáculo visual e sonoro. Agora, para os amantes da música eletrônica, o festival Ultra South Africa é um dos destaques do calendário de eventos do país.
Realizado em várias cidades sul-africanas, ele atrai DJs internacionais e seus fãs – que vêm de vários outros países, tanto africanos como de outros continentes.
O país também oferece uma variedade de bares temáticos, clubes de jazz, e apresentações ao vivo, garantindo opções para todos os gostos e estilos. A vida noturna sul-africana promete momentos inesquecíveis para todo e qualquer estilo de vida!
Saiba como se manter em segurança na África do Sul
É bem verdade que não podemos incluir a África do Sul no hall dos países mais seguros do mundo. Além disso, no portal do Itamaraty é recomendado viajar com alto grau de cautela em relação a segurança.
Porém, é importante ter atenção nas cidades grandes e evitar bairros periféricos no período noturno. Contudo, evitar aglomerações e cuidado com os pertences, especialmente o passaporte e carteira, são essenciais e até primordiais.
Conclusão
Com certeza visitar a África do Sul é uma experiência maravilhosa. Um país que, apesar de todos os problemas (principalmente com a violência), é uma aula de história e de cultura.
Se você está pensando em conhecer o país, saiba que em relação a outros países do continente africano, você estará entrando nos Estados Unidos da África.
As pessoas são amáveis e as experiências gastronômicas sensacionais. Porém, depois que você fizer um safári e ficar “cara a cara” com um dos Big Five (leão, elefante africano, búfalo-africano, leopardo e rinoceronte) sua vida vai mudar.
É, sobretudo, uma visita ao desconhecido. Nossa ignorância em relação ao continente africano é grande, mas será facilmente revertida depois de saber o que fazer na África do Sul.
Tomara que o país mais ao sul do continente seja apenas o primeiro de muitos que você queira visitar. Se puder e tiver tempo e disponibilidade financeira, vá até a capital de Moçambique, Maputo.
Aí em apenas uma viagem você conhece dois países africanos e consegue criar alguma comparação. Esperamos que as dicas sejam úteis, tenha uma boa viagem!
Turismo pós-pandemia: veja os impactos e as tendências no novo normal.
Oi Rodrigo!
Para viajar para África entre duas mulheres existe algum perigo?
Oi Marluce, tudo bem?
Quando se trata de uma viagem internacional alguns cuidados devem ser observados principalmente no que diz respeito à cultura local. Alguns países são rigorosos quanto às vestes, por exemplo e comportamento em locais públicos. Faça uma pesquisa rigorosa sobre a cultura local do país de destino, para não ser pega de surpresa. Grande Abraço,
Olá tudo bem. Gostaria de saber qual a média de valor para visitar a África, ficando 10 dias sem contar o dia da ida e o da volta. Uma pessoa só, pra ir em 2024. Qto tenho que ter em dinheiro incluindo passagem, hospedagem simples e os passeios mais tradicionais incluindo claro o safari.
Olá Claudia, tudo bem? Bem, as passagens podem custar entre U$$800 e U$$1500. Hospedagem de U$$ 500 a U$$ $1500. O Safari feito no parque nacional de 3 a 4 dias pode variar em U$$ 500 e 1000 U$$ todas as atividades inclusas. A alimentação fica em torno de U$$50 e U$$100 por dia.Portanto em uma viagem de 10 dias custará em torno de U$$ 2000 a U$$4000. Boa viagem e aproveite bem ! Abraços.
Sou a Marina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Oi Marina, que bom que gostou do nosso conteúdo. É feito com todo cuidado para você. Toda semana temos conteúdos novos. Continue nos acompanhando. Abraços!
Oi Marina, fico muito feliz. Busco sempre escrever muito carinho e verdade. Abraços!
muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.
Oi, Mateus, como vai? Que bom que gostou. O conteúdo é feito com muito cuidado e carinho. É bom ter você por aqui! Abraços!
Oi Mateus, muito obrigado. Amamos escrever e amamos viajar, então fica muito fácil!