Planejar uma viagem internacional é uma das melhores coisas da vida, mas o primeiro passo para organizar são os documentos para passaporte. Fazer o seu passaporte brasileiro é a primeira etapa da sua viagem, mesmo antes de comprar as passagens aéreas ou reservar um hotel. 

E você pode ficar tranquilo, que o processo é bastante simples e nós vamos te ajudar com o passo a passo para fazer o passaporte e tirar todas as suas dúvidas. 

Antes de viajar, não esqueça de contratar seu chip internacional aqui no site com a America Chip e poder viajar conectado para todos os países do mundo, com uma internet de alta velocidade com pacote de dados ilimitado!

O que fazer em Nova York: veja nossas dicas com os melhores roteiros.

Quem pode solicitar o passaporte brasileiro?

consulado brasileiro no exterior

Desde 2010, o passaporte brasileiro é eletrônico. Isso significa que ele contém um chip interno com a gravação dos dados pessoais. Podem fazer o pedido do passaporte cidadãos brasileiros ou estrangeiros em casos especiais. 

Antes de solicitar o seu passaporte brasileiro você precisa estar em dia com a Justiça Eleitoral, ter votado na última eleição ou justificado a ausência nas eleições. 

Para os homens também precisam estar em dia com o serviço militar obrigatório para tirar o passaporte brasileiro. 

Para emissão do passaporte brasileiro, o cidadão também não pode ser procurado pela justiça ou impedido de obter o documento de viagem, ou de sair do país. 

O que não esquecer em uma viagem internacional: um checklist completo para preparar as malas e organizar a viagem.

Documentos para passaporte

Veja a lista completa dos documentos para passaporte, antes de fazer o agendamento presencial:

1) Documento de identidade com menos de 10 anos de expedição

O primeiro documento que você vai precisar é o seu RG (Identidade) e ele precisa estar atualizado, com menos de 10 anos de emissão. 

Se você mudou o seu cabelo, ou acha que está muito diferente da foto anterior, também é ideal que atualize o documento para uma versão atual. 

O documento de comprova a sua identidade também pode ser a carteira de motorista, a carteira de trabalho, o seu passaporte anterior ou carteira de identidade do Exército Brasileiro. 

A sua identidade precisa estar em bom estado de conservação, bem plastificada e manchas. Se a sua identidade, está danificada, o primeiro passo é fazer um RG novo na sua cidade, antes de solicitar o seu passaporte brasileiro.

2) Certidão de nascimento

A certidão de nascimento será necessária para os documentos para passaporte apenas para crianças menores de 12 anos, que ainda não tenham outro documento de identificação (como RG). 

Ela também é necessária para quem teve o nome alterado, em caso de casamento, por exemplo.

3) CPF

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é necessário para quem é maior de idade e um dos documentos para o passaporte solicitados. 

4) Passaporte anterior

Muita gente tem dúvida se é necessário apresentar o passaporte anterior para o novo passaporte. A resposta é sim. Se você tem um passaporte brasileiro anterior, é necessário apresentar ao oficial da Polícia Federal.

Se você teve seu passaporte roubado, será necessário apresentar o Boletim de Ocorrência (BO) para justificar a não apresentação do mesmo.

Quem já teve um passaporte anterior e não o apresentar, paga a taxa duas vezes! Por isso, não esqueça de levá-lo junto no dia do agendamento e juntar com os demais documentos para passaporte. 

5) Título de eleitor e documento de quitação do serviço militar

solicitar passaporte

Para fazer o passaporte é necessário que você esteja em dia com a Justiça Eleitoral. Que tenha votado nas últimas eleições, ou que tenha justificado a sua ausência. 

Já para os homens, também é necessário a quitação do serviço militar. As duas consultas são feitas online, desde o mês de dezembro de 2017 e não é mais necessário levar impresso os dois comprovantes, a consulta da regularidade é feita online no momento do atendimento. 

6) Pagamento da guia

O sexto item dos documentos para passaporte é o pagamento da guia (GRU), depois do agendamento no site da Polícia Federal. 

O pagamento do passaporte brasileiro é feito através de boleto e pode ser pago em até 20 dias. Antes do vencimento, a guia pode ser paga em qualquer banco, em uma agência lotérica, caixa eletrônico ou pelo aplicativo do seu banco no celular. 

Para quem fizer o atendimento emergencial para tirar o passaporte é importante levar o boleto e o comprovante de pagamento, se o mesmo foi feito há menos de 48 horas úteis (2 dias). 

Se você fez a solicitação do passaporte e esqueceu de pagar a guia, é necessário emitir um novo boleto no site da Polícia Federal. 

Dicas: saiba como viajar para os Estados Unidos pela primeira vez e o que é necessário fazer antes da viagem. 

Quanto tempo demora para retirar o passaporte?

Depois do agendamento e do atendimento presencial, o prazo de entrega do passaporte brasileiro é de em média 6 dias úteis (podendo ser mais longo em alguns períodos do ano). 

Documentos passaporte para menor de idade

Os documentos para passaporte para menores de idade (menores de 18 anos) são diferentes dos adultos. A criança precisa comparecer pessoalmente ao posto da Polícia Federal acompanhada dos pais ou dos responsáveis legais. 

Para fazer o passaporte de uma criança será necessário os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento;
  • Foto tamanho 5×7 (para menores de 3 anos);
  • Autorização para emissão de passaporte: toda criança menor de idade precisa apresentar uma autorização para emissão do passaporte e quem acompanha a criança, também precisa apresentar um documento de identificação. 

Já os menores de idade que foram emancipados, deverão apresentar um comprovante de emancipação.

Quando o passaporte for feito apenas por um dos pais, esse precisará levar um dos seguintes dos documentos:

  • Formulário de autorização do outro pai/mãe que está ausente;
  • Procuração particular autorizando a emissão de passaporte para a criança menor de idade;
  • Autorização judicial;
  • Certidão de óbito se um dos pais já tiver falecido;
  • Certidão de nascimento original, para os casos em que apenas a mãe tenha registrado a criança no cartório. 

Quando nenhum dos pais pode comparecer ao posto da Polícia Federal para tirar o passaporte do filho menor de idade, é necessário uma procuração pública específica para a emissão do passaporte de menor. 

Na hora de preparar os documentos para passaporte, os pais da criança também devem determinar se a criança poderá viajar sozinha (com outro parente, avós, por exemplo), se pode viajar apenas com um dos pais, ou apenas com os dois pais juntos. 

Os pais podem solicitar a inclusão da Autorização de Viagem Internacional impressa no passaporte, para que a criança possa fazer viagens internacionais com um dos pais sozinho, ou outras pessoas (como uma tia, tio, madrinha, padrinho, avós, etc). 

Essa autorização de viagem internacional não é solicitada quando a criança viaja com os dois pais juntos. 

Onde tirar o passaporte?

passaporte brasileiro

O passaporte brasileiro é feito pela Polícia Federal e o agendamento é sempre feito online. Você precisará comparecer na Polícia Federal com os documentos para passaporte para entregá-los. 

Nem todas as cidades brasileiras possuem o serviço de emissão de passaportes. Por isso, é necessário pesquisar qual o posto de atendimento mais próximo da sua casa.

Para retirar o passaporte pronto, você deverá comparecer pessoalmente para buscá-lo. 

Veja como usar o WhatsApp no exterior com mesmo número.

Qual o preço do passaporte brasileiro?

O preço de emissão do passaporte brasileiro é de R$ 257,25 (duzentos e cinquenta e sete reais e vinte e cinco centavos) por pessoa. O valor é o mesmo para o primeiro passaporte ou para a emissão de um novo (renovação). 

Tempo de validade do passaporte

Atualmente o tempo de validade do passaporte brasileiro é de 10 anos. Ou seja, você faz ele agora e só precisa renovar novamente daqui a 10 anos (válido para maiores de 18 anos). 

Documentos para tirar passaporte no Consulado brasileiro no exterior

consulado

Quem mora no exterior e precisa renovar o passaporte ou fazer um novo passaporte no exterior, é necessário primeiro acessar o site do Consulado do Brasil do país em que você mora, preencher o formulário de requerimento, imprimir e fazer o agendamento do atendimento presencial para apresentar os documentos para passaporte.

Os documentos necessários para fazer o passaporte brasileiro no exterior para maiores de 18 anos são:

  • Formulário preenchido;
  • Uma foto 3×4 com fundo branco, recente e sem sorriso. 
  • Passaporte brasileiro anterior;
  • Certidão de nascimento original ou cópia autenticada;
  • Certidão de casamento (quando casado) – original ou cópia autenticada;
  • Um documento com foto (Carteira de identidade, Carteira de motorista ou carteira de trabalho – um documento que contenha foto);
  • Título de eleitor e comprovante de votação (para adultos entre 18 a 70 anos);
  • Para homens entre 18 a 45 anos: certificado de reservista;
  • Fotocópias dos documentos listados acima. 

Para menores de 18 anos que desejam fazer o passaporte brasileiro no exterior, os documentos necessários são os seguintes:

  • Formulário de requerimento preenchido;
  • Uma foto 3×4 com fundo branco, atualizada, sem sorriso, sem brinquedos e que seja possível identificar bem o rosto da criança;
  • Passaporte anterior (quando houver);
  • Autorização para passaporte do menor (deve ser assinada na frente do agente consular no Consulado brasileiro;
  • Fotocópias de todos os documentos listados acima. 

A validade do passaporte, para as crianças, é diferente dos adultos. Veja os prazos de validade do passaporte infantil:

  • De 0 a 1 ano de idade: 1 ano de validade;
  • De 1 a 2 anos de idade: 2 anos de validade;
  • De 2 a 3 anos de idade: 3 anos de validade;
  • De 3 a 4 anos de idade: 4 anos de validade; e
  • De 4 a 18 anos de idade: 5 anos de validade.

Antes de fazer uma viagem para o exterior, saiba como e onde comprar o seu chip internacional Ilimitado.

Quanto custa o passaporte no exterior?

documentos para passaporte

Para tirar o passaporte brasileiro no Consulado do Brasil no exterior o valor é bem mais alto que no Brasil. 

Em Portugal, o valor é de € 120,00 para adultos acima dos 18 anos. Para menores de idade, o valor é de € 40,00 para crianças até 4 anos e de € 80,00 para menores de 4 a 18 anos. O prazo de entrega é de 5 dias úteis. 

Já nos Consulados do Brasil nos Estados Unidos o passaporte é feito na hora. Quando enviados por Correio, levam em média três semanas para entrega.

O valor do passaporte brasileiro nos Estados Unidos é de US$ 120,00 dólares para adultos maiores de 18 anos. Já para menores de idade, o valor é de US$ 40,00 (de zero a três anos) e US$ 80,00 para menores de 4 a 17 anos.

Antes de comprar as passagens aéreas, garanta que seu passaporte está pronto. Veja nossas 20 dicas incríveis de como planejar uma viagem internacional e não deixar passar nenhum detalhe. 

Tour pela Europa: veja como montar seu roteiro de viagem, dicas e passeios imperdíveis pelo continente europeu.

Conclusão

Agora que você já sabe quais os documentos para passaporte, programe sua viagem internacional e monte seu roteiro de viagem! Não esqueça de comprar seu chip internacional aqui no America Chip e viajar conectado para mais de 200 países e territórios em todo o mundo. 

Além de contar com uma internet protegida e segura, você tem uma internet de alta velocidade, pode usar todos os seus aplicativos, usar o WhatsApp no exterior, postar nas suas redes sociais e ter internet rápida durante suas férias ou viagem de trabalho. 

Com a America Chip você recebe o chip internacional na sua casa antes da viagem e já chega no destino conectado, com sua própria internet. 

Para quem mora na capital de São Paulo ou do Rio de Janeiro, também pode encomendar o chip com entrega expressa no mesmo dia para recebe diretamente no aeroporto (compras até às 14h e entrega até às 21h00). 

Veja também o que fazer em Orlando em 2020: um roteiro incrível muito além dos parques!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *