29 de maio de 2024
A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas e tradicionais de todo o mundo. Ela fica localizada em Portugal, na cidade de Coimbra, como o próprio nome diz. A boa notícia é que essa renomada universidade aceita o ingresso de brasileiros via Enem, o que é uma oportunidade bastante interessante.
Se tem o interesse de fazer uma graduação ou, até mesmo, um mestrado ou doutorado no exterior, a Universidade de Coimbra pode oferecer exatamente as oportunidades e as características que você procura.
Ela é uma instituição de ensino superior reconhecida mundialmente e se apresenta como uma ótima alternativa para os brasileiros que querem estudar em outros países. Então, se tem essa vontade e/ou quer saber mais sobre a Universidade de Coimbra, continue lendo esse post e aprenda tudinho com a AmericaChip!
História e prestígio da Universidade de Coimbra
A história da Universidade de Coimbra começou em 1290, quando a instituição foi fundada, sendo, por bastante tempo, a única universidade de Portugal. Inicialmente, ela ficou instalada em Lisboa, na zona do atual Largo do Carmo, mas, em 1308, foi transferida para o Paço Real da Alvorada, em Coimbra.
Entre idas e vindas por essas duas cidades, a Universidade de Coimbra foi se desenvolvendo e se tornando importante não apenas nacional, mas também internacionalmente.
Desde o século XVI, a universidade já recebia estudantes brasileiros, tendo sido o local de graduação de muitos escritores e políticos do Brasil, como José Bonifácio de Andrada e Silva. Em 2014, estreitando ainda mais os laços com os brasileiros, a UC foi a primeira instituição de ensino superior portuguesa a aceitar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em seu processo de candidatura.
Atualmente, ela é um Patrimônio Mundial da UNESCO (desde 2013) e é constituída por oito faculdades e quase 30 mil estudantes.
Edifícios históricos da universidade
Por ser uma das universidades mais antigas do mundo que ainda está em pleno funcionamento, a Universidade de Coimbra possui muitos edifícios históricos. Eles marcam momentos importantes da história portuguesa e possuem uma arquitetura admirável, atraindo não apenas estudantes, mas também turistas.
Veja quais são os prédios históricos da UC:
Biblioteca Joanina
Localizada no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, no pátio da Faculdade de Direito, a Biblioteca Joanina possui arquitetura barroca, sendo uma das mais bonitas desse estilo na Europa.
Ela funciona não apenas como um abrigo de diversos livros acadêmicos, mas também como um espaço para concertos, manifestações culturais e exposições variadas. A construção da Biblioteca se iniciou em 1717, a mando do então monarca D. João V.
Capela de São Miguel
Construída entre os séculos XVI e XVIII e situada no conjunto arquitetônico do Paço das Escolas, a Capela de São Miguel é uma preciosidade da UC. O estilo predominante nessa obra é o manuelino, também conhecido como gótico português tardio.
Apesar de ser uma capela católica, ela merece ser visitada por qualquer pessoa que se interessa por arquitetura, pois os seus detalhes são muito ricos e encantadores.
Torre da Universidade
A Torre da Universidade de Coimbra é um grande e lindo marco histórico português. Ela pode ser visitada por turistas, mas, infelizmente, apenas pelo seu lado externo.
Ainda não é possível vê-la internamente, porém, o monumento está sendo preparado para que esse tipo de visita passe a ser realizada. No momento atual, é válido passear pela UC, admirar a Torre e tirar lindas fotos!
Cursos e faculdades da Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra é composta por oito faculdades e mais de 300 cursos. As suas faculdades são: Faculdade de Letras; Faculdade de Direito; Faculdade de Medicina; Faculdade de Economia; Faculdade de Farmácia; Faculdade de Ciências e Tecnologia; Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física; e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
Já os cursos são os mais variados possíveis. Lá, você encontrará opções como Arqueologia, Ciências da Informação, Direito, Biologia, Antropologia e muito mais!
Valores das mensalidades
Na Universidade de Coimbra, as mensalidades dos cursos de graduação são pagas em parcelas de um valor anual, que é de 7000 EUR, equivalente a aproximadamente 39 mil reais. Além disso, ainda há a taxa de candidatura e a taxa de inscrição, que custam 50 EUR e 20 EUR respectivamente.
Saiba como funciona o ingresso de estudantes na Universidade de Coimbra
Para os portugueses, o processo de ingresso na Universidade de Coimbra é feito por meio de um “Concurso Nacional de Acesso”, o qual envolve provas de ingresso e possui três fases de seleção.
Estrangeiros brasileiros
Uma ótima notícia para os brasileiros que têm o desejo de ter uma formação internacional é que a Universidade de Coimbra aceita alunos estrangeiros! E o melhor de tudo é que os brasileiros podem usar a nota do Enem para se candidatar à UC.
Assim, se você é brasileiro e não possui nacionalidade portuguesa ou de qualquer outra nação membro da União Europeia, pode utilizar a nota dos últimos 5 anos do Enem e realizar a inscrição online!
Possibilidade de intercâmbio
Outra oportunidade incrível que a Universidade de Coimbra possibilita é o intercâmbio. Para isso, há várias formas de se candidatar. Uma delas é conferir se a sua universidade brasileira possui alguma parceria com a UC, para facilitar o processo.
Assim, se você se interessa por essa aventura, é importante buscar informações específicas, tanto sobre o processo de transição em si quanto sobre os cursos, os valores e a duração.
Conclusão
Agora que sabe as informações mais interessantes sobre a Universidade de Coimbra, é o momento de se planejar, comprar o seu chip internacional Europa da AmericaChip e partir rumo à essa experiência incrível!
Comentários: