Estados Unidos

Portland, EUA: Descubra os Principais Pontos Turísticos e Atrações Imperdíveis

Portland

Conheça Portland, a peculiar cidade do Oregon que une paisagens naturais únicas e uma cidade cheia de vida. 

Uma cidade onde rios se entrelaçam por toda sua extensão não poderia criar um cenário menos atraente, não é mesmo? E não por acaso, esse destino no Oregon tem despertado o interesse dos turistas por conta de suas particularidades.

Na viagem de hoje levaremos você para Portland, a maior cidade do Oregon nos EUA. Aqui saberemos o que há de especial na cidade e quando você deve ir visitá-la. Além disso, fique por dentro do que não pode faltar no seu roteiro de viagens para Portland. Vamos lá?

Portland: Curiosidades e História

Portland é uma cidade situada no extremo-noroeste dos Estados Unidos e faz divisa com dois grandes estados americanos, Washington e a Califórnia. Subindo um pouco no mapa, a cidade também possui fronteiras com o Canadá, o que muito influencia a sua identidade.

Responsáveis ou não por tantas peculiaridades, a cidade é serpenteada pelos rios Columbia e Willamette e tem como pano de fundo o exuberante Monte Hood, que constroem uma paisagem única, vale a pena explorar os mais de 130km de trilhas.

Deixando um pouco de lado a natureza de encher os olhos, a cidade também possui uma vida social muito contagiante, como bares, galerias de arte e um quarteirão inteiro de livros. Além disso, é lar de pontos históricos como Chinatown e o Pearl District.

Mas não desanime, com chuva, neve ou sol, as atividades pela cidade são mantidas e cidadãos e turistas não deixam de aproveitar o que Portland tem a oferecer.

Saiba onde fica e como chegar a Portland

portland fc

Para chegar a Portland, você pode utilizar o serviço de tráfego aéreo. A cidade possui dois principais aeroportos: o Aeroporto Internacional de Portland (PBX), que serve a maioria do território e o Aeroporto Internacional de Hillsboro (HIO) que é mais utilizado para cargas.

Além disso, o estado do Oregon está localizado em uma posição estratégica, já que, além de possuir um litoral, faz fronteira com Washington e a Califórnia e também está a apenas cinco horas de Vancouver no Canadá. Serviços de trem, ônibus e carros são amplos.

A Amtrak, principal linha ferroviária de Portland, é bastante competente, ligando a cidade à Vancouver, Seattle, Washington e demais municípios do norte. Também oferece serviços pela costa americana, incluindo as montanhas do pacífico e o Vale de Willamette.

Clima e melhor época para ir a Portland

O clima de Portland permite viagens para a cidade em qualquer época do ano. Porém, seu verão é curto e o tempo permanece firme por cerca de 68 dias. Dessa forma, a melhor época para visitar a cidade é entre julho e setembro.

Em Portland a média de precipitação anual é de 800mm, ou seja, chove o ano todo e a cidade possui céu encoberto por nuvens na maior parte dos meses. A partir de outubro as chuvas aumentam com a chegada do inverno, onde seu auge ocorre em janeiro.

5 Melhores Atrações Turísticas de Portland

Belas paisagens, moradores agradáveis, vida noturna agitada e uma metrópole bem desenvolvida. Veja o que não pode faltar na sua viagem para Portland:

01 – South Waterfront Park

Às margens do rio Willamette está o South Waterfront Park, um jardim suspenso que sobrepõe a região por cerca de 300m. Sua conclusão, em 1999, marcou o término do projeto de recuperação da orla marítima da cidade.

Nesse ponto turístico você vai encontrar mirantes que mostram uma vista espetacular de Portland, além do Monte Hood e o Monte St. Helens. Sua extensão conta com áreas para piquenique, caminhadas e estabelecimentos comerciais como restaurantes e quiosques.

02 – Centro de Portland

portland significado

No Downtown Portland existem diversas atividades para serem feitas, é onde se encontram cultura, natureza e arte na cidade. Essa região é caracterizada por diversos pontos turísticos próximos como o Pearl District que é um importante centro cultural.


Além disso, existe uma magnitude de hotéis, restaurantes, museus e vias de transporte público ótimos para quem pretende viajar para lá. No centro da cidade também é onde acontece a maioria dos eventos e festivais importantes.

 03 – Chinatown District

O Distrito de Chinatown é uma zona da cidade de Portland com muita importância histórica e cultural para a cidade. A região guarda diversos estabelecimentos únicos como o Jardim Chinês Lan Su, uma interessante atração paisagística com a arquitetura tradicional chinesa.

Você também vai encontrar muitas outras atrações diferentes como restaurantes chineses, casas de chá e a peculiar (e muito famosa) Loja de Voodoo Doughnut. A região possui hotéis e está às margens do rio Willamette.

04 – Livraria Powell

Para os bons leitores, a Powell’s City Of Books vai te encantar. Acontece que Portland é a casa da maior livraria independente do mundo. O estabelecimento ocupa um quarteirão inteiro e possui títulos de qualquer lugar do mundo.

Para se ter ideia da magnitude da loja, a livraria Powell abrange uma área de aproximadamente 6.500 metros quadrados, com prateleiras que acomodam uma vasta coleção de livros novos e usados. É possível se perder entre as estantes.

05 – Cervejarias Artesanais

portland trail blazers

Portland é conhecida pelo seu cenário gastronômico diverso, com restaurantes e bistrôs por toda parte. Mas são as cervejas artesanais que chamam a atenção, sendo amplamente celebradas principalmente no centro da cidade.

Cervejas de qualidade e uma variedade de opções resultam em um roteiro especial para quem quer apreciar esse lado da cidade. Inclusive, o Oregon Brewers Festival é um festival que atrai pessoas do mundo inteiro interessadas na bebida.

06 – International Rose Test Garden

Imagine poder ver de perto mais de 10.000 roseiras no Jardim Internacional de Teste de Rosas (IRTG) de Portland? Elas florescem do final de maio até o mês de outubro – então, caso você queira mesmo conhecê-lo, se programe para visitar a cidade durante estes meses.

O propósito principal do Jardim é servir como um campo de testes para novas variedades de rosas. No começo de sua história, durante a Primeira Guerra Mundial, hibridistas enviaram rosas de todo o mundo ao jardim de Portland para testes – e é daí que vem o seu nome.

07 – Washington Park

Conheça o IRTG, o Jardim Japonês, faça um piquenique, pratique arco e flecha, visite o “museu de árvores” de Portland (Hoyt Arboretum), passe uma manhã no Oregon Zoo, jogue tênis, visite o World Forestry Center Discovery Museum… No Washington Park, é impossível ficar parado.

Inclua-o em seu roteiro e aproveite para conhecer inúmeros pontos turísticos de Portland em um só dia!

08 – Forest Park

O Forest Park de Portland é uma das maiores florestas urbanas dos Estados Unidos. Com mais de 80 milhas de trilhas, faixas de combate a incêndios e estradas florestais, ele se estende ao longo das Montanhas Tualatin, com vista para o Noroeste de Portland e a convergência dos rios Columbia e Willamette.

Acredita-se que a história dos nativos americanos na área agora conhecida como Forest Park nos leve a, aproximadamente, 10.000 anos atrás – mas os colonizadores euro-americanos os tiraram de lá.

09 – Tom McCall Waterfront Park

O Waterfront Park surgiu através de esforços comunitários que apontaram a escassez de áreas públicas na cidade, realizando piqueniques no caminho entre a estrada e o rio no ano de 1969. 

Respondendo a isso, Tom McCall (governador do Oregon de 1967 a 1975) liderou a formação de um comitê que decidiu transformar a Harbor Drive em um espaço verde público – renomeado em sua honra no ano de 1984. 

10 – Portland Art Museum

A coleção fixa do Museu de Arte de Portland (PAM), abriga mais de 42.000 peças de arte. 

Entre suas principais atrações estão um centro dedicado à arte dos nativos americanos, um para a arte do Noroeste, um para a arte moderna e contemporânea, além de exibições fixas de arte asiática, um jardim de esculturas ao ar livre e o Centro de Cinema do Noroeste.

No site oficial do PAM, você confere o calendário, as principais exposições, exibições e experiências que você poderá visitar (e participar) no museu.  

11 – Oregon Museum of Science and Industry (OMSI)

Independente da idade, o OMSI é único – e para todos.

As exposições deste museu são especiais, sempre relacionadas à ciência e ao mundo animal, e, além delas, o ingresso também inclui as Salas e Laboratórios do local – entre eles: Sala das Turbinas + Cúrio, Sala das Ciências Naturais, Laboratório de Física, Química, do Descobrimento, da Paleontologia e da Vida.

O local ainda conta com eventos como o OMSI After Dark – ou seja, após o anoitecer, Science Pubs, um tour pelo USS Blueback Submarine, um teatro e um planetário: o Empirical Theater e o Kendall Planetarium. 

12 – Portland Japanese Garden

Assim como o Jardim Internacional de Teste de Rosas, o Jardim Japonês de Portland também faz parte do Washington Park e é, sem dúvidas, uma parada obrigatória na cidade. 

Dedique pelo menos uma hora da sua visita ao parque no Jardim Japonês e você verá como o tempo passa rápido por aqui. Quando você se der conta, horas já vão ter se passado neste lugar que encanta turistas e locais há tantos anos!

Quando Nobuo Matsunaga, o ex-embaixador do Japão nos Estados Unidos, visitou o Jardim Japonês de Portland, ele o classificou como “o jardim japonês mais belo e autêntico do mundo fora do Japão”. Não é à toa que, desde 2017, ele acumula 19 prêmios.

Projetado em 1963, ele conta com oito estilos de jardim diferentes, e inclui uma Casa de Chá Japonesa, riachos e uma vista para o Monte Hood.

Bairros Históricos e Culturais de Portland

portland timbers

Além dos muitos pontos turísticos e atrações de Portland, seus bairros históricos e culturais não ficam para trás. Mas, afinal, quais são eles?

Pearl District

O Pearl District, que, originalmente, era uma zona industrial negligenciada, passou por uma reurbanização transformadora nas últimas décadas do século XX. Este bairro no centro de Portland transformou-se em uma área residencial e comercial repleta de galerias de arte e empresas de tecnologia.

Esse processo de transformação e desenvolvimento do Pearl District, antes uma área industrial e negligenciada, foi fortemente incentivado pela criação de opções de moradia com preços mais acessíveis. Ao tornar o custo de viver no bairro mais alcançável para mais pessoas, mais indivíduos e famílias foram atraídos para morar lá. 

Isso, por sua vez, ajudou a revitalizar a área, trazendo nova vida, negócios e atividades culturais para o Pearl District. O bairro é conhecido pela First Thursday, um evento mensal (que, como o próprio nome diz, acontece na primeira quinta-feira de cada mês) que celebra a arte local.

Alberta Arts District

Localizado no nordeste de Portland, o Alberta Arts District é conhecido por sua comunidade artística – o que não é muito difícil em Portland – e seu foco em negócios independentes. O bairro conta com murais de rua, galerias de arte e lojas de artesanato que refletem a sua identidade cultural única. 

A Last Thursday, uma feira de arte de rua que acontece mensalmente durante os meses de verão (junho, julho e agosto), evidencia o cunho artístico do bairro. (E, sim. Aparentemente, Portland tem alguma questão com quintas-feiras!)

Mississippi Avenue

Por fim, o Mississippi Avenue é conhecido por suas lojas independentes, bares e restaurantes. O desenvolvimento do bairro foi marcado por esforços de preservação que salvaram muitas de suas estruturas históricas da demolição, mantendo, assim, seu caráter inconfundível.

Sem First Thursday ou Last Thursday por aqui. Este bairro hospeda o Mississippi Street Fair, que atrai visitantes (e locais) interessados em música ao vivo, comida local, e artesanato.

Conclusão

Portland é uma cidade única que combina paisagens naturais deslumbrantes, uma rica cena cultural e uma paixão por cervejas artesanais. A cidade tem fácil acesso para outros estados, clima ameno e oferece atrações em um centro bastante agitado.

Em qualquer época do ano, Portland é um destino cativante e diversificado para os viajantes explorarem.

Após anotar todas as dicas, é hora de aprontar as malas e partir para essa cidade encantadora juntamente com a AmericaChip, que te mantém conectado em qualquer lugar do mundo.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

As Maravilhas de Las Vegas: Vida Noturna, Restaurantes e Atrações Turísticas

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

As aventuras e mistérios da Trilha dos Apalaches: História, Curiosidades e Doodle

Kirkland: Turismo Completo, Atrações, Cultura e Encantos

Leia mais

A cidade de Bilbao fica na Espanha, mais precisamente no País Basco, no norte do país europeu. Além disso, é conhecida por conseguir misturar seu patrimônio industrial com um renascimento cultura(...)

Leia mais

Conhecer os riscos associados à internet grátis no exterior é importante antes de escolhê-la como sua opção de conectividade internacional. Entenda por que um bom chip internacional confiável faz(...)

Leia mais

A cultura e a história do Camboja são riquíssimas e, apesar de similares às de outros países do Sudeste Asiático em alguns sentidos, é fato: ambas são únicas – e você precisa conhecê-las. N(...)

Leia mais

O chip de celular Bermudas oferece aos viajantes o acesso à internet 5G (e outras gerações de rede móvel) e a outros serviços telefônicos nos territórios ultramarinos britânicos no Caribe.  Vai p(...)

Leia mais

A oitava maior cidade da Califórnia é o destino ideal para os mais variados estilos de viagem. Viva o melhor dos Estados Unidos em uma de suas cidades mais diversificadas: Oakland!  Vizinha (...)

Leia mais

Um roteiro bem planejado transforma qualquer viagem à Capital do Entretenimento Mundial – que, por sinal, vai muito além de seus cassinos. Conheça Las Vegas!  Não há destino como Las V(...)

Leia mais

A cidade de Split fica na Croácia e é a segunda maior do país, atrás somente da capital Zagrebe. Localizada na costa oriental do Mar Adriático, na região da Dalmácia, ela consegue combinar sua hi(...)

Leia mais

Simplifique seu dia a dia e suas tarefas diárias através de um relógio inteligente confiável, que conta com funcionalidades avançadas, integração com smartphones e outros dispositivos, monitorame(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h