Europa

Apaixone-se pela Holanda: Cultura, Curiosidades e Dicas Turismo

06 de janeiro de 2023

A Holanda é incrível e com certeza tem muito a te oferecer. Cultura, belíssimas paisagens e uma vida noturna agitada. Perfeito para você e toda a sua família.

Viajar para Holanda é sem dúvida uma das melhores experiências da vida. Os Países Baixos ou Holanda é um país europeu incrível e cheio de atrações maravilhosas. 

Existem roteiros para todos os estilos de viajantes e Amsterdã é o principal deles. Confira o que visitar na Holanda e dicas para aproveitar suas férias na Europa. 

Holanda: cultura, história e curiosidades

Nós brasileiros costumamos chamar de Holanda, mas atualmente o país é chamado de Países Baixos. Desde 2019, o governo holandês lançou uma campanha para que o mundo passasse a chamar o país de Países Baixos (Netherlands em inglês) e não mais Holanda (Holland).

Atualmente, o país da Europa tem 17,4 milhões de habitantes, conta com uma monarquia e é um dos lugares mais desenvolvidos do mundo. 

A moeda do país é o euro e a Holanda tem um dos maiores salários na União Europeia, com € 1.635,60 por mês e um dos maiores PIBs per capita do mundo. A Holanda está super bem localizada na Europa e faz fronteira com a Bélgica e a Alemanha.

Para quem vai visitar a Holanda é bem fácil de se deslocar entre os demais países europeus, sendo possível viajar de trem, ônibus, carro ou avião. A nossa dica é aproveitar a sua viagem na Europa para conhecer vários países. A distância é curta e você já aproveita para conhecer várias cidades europeias. 

A terra dos moinhos de ventos, das tulipas e dos queijos tem uma atmosfera bastante descontraída e oferece muitas atrações para seus visitantes. 

Os museus da Holanda são sensacionais e o destaque vai para o Museu Van Gogh, o Rijksmuseum, a Casa de Anne Frank, a Casa de Rembrandt e muito mais. 

Idioma na Holanda

O idioma na Holanda é o holandês, também conhecido como neerlandês. Porém, quase toda a população fala inglês, sendo bem fácil de se comunicar durante as viagens à turismo para o país da Europa. Cerca de 90% dos holandeses falam inglês, 70% alemão e 29% falam francês. 

Maiores cidades da Holanda

Quais as maiores cidades da Holanda? Entre as maiores cidades da Holanda estão:

  • Amsterdã
  • Roterdã
  • Haia
  • Utrecht 
  • Eindhoven

Economia holandesa: muito mais que tulipas e queijos

tudo sobre a holanda

A economia holandesa é muito forte e tem muita relevância para a Europa. Além de exportar muitos alimentos, a Holanda possui grandes indústrias de produtos químicos, metalúrgicas e também tem o turismo como um importante setor da economia. 

Entre as maiores empresas da Holanda estão a Unilever, Heineken, Shell, Phillips, ING, DSM, ASML, entre outras. O país está entre as economias mais fortes do mundo, sendo a quinta economia mais forte da União Europeia, além de ter um PIB per capita bastante alto (entre os 10 maiores do mundo). 

Os holandeses também adoram viajar, o país é o 13º maior mercado emissor de turistas em nível mundial. Os holandeses viajam principalmente para a França, a Alemanha, a Espanha, a Itália e a sua vizinha Bélgica. 

Clima e melhor época para visitar a Holanda

O clima da Holanda costuma ser instável e mudar bastante ao longo do dia (parecido com o clima da Irlanda). É um país bastante chuvoso e que faz bastante frio nos meses de inverno (dezembro, janeiro, fevereiro e março). 

Viajar para Holanda no inverno pode ser lindíssimo, mas você precisa estar preparado para as baixas temperaturas e a grande possibilidade de chuva. Durante o inverno as temperaturas ficam na média entre 1ºC a 6ºC, mas também pode passar de zero grau e ter temperaturas negativas. 

Se você vai viajar para Holanda no inverno, leve um bom casaco impermeável, touca, luvas, cachecol e botas para a chuva. Esteja preparado para os dias mais curtos, com o sol indo embora por volta das 16h30.  

Sem dúvida, a melhor época para visitar a Holanda é nos meses de Primavera e no Verão. A partir de abril a temperatura começa a subir aos poucos e as flores aparecem (as lindas tulipas da Holanda). Os meses mais quentes do ano na Holanda são julho e agosto (mas com poucos dias com 30ºC). 

Durante os meses de verão os dias são mais longos e é possível aproveitar mais o dia ao ar livre, curtir os parques, jardins e praças. O sol costuma ficar até às 22h da noite e passear nas ruas é ainda mais convidativo. 

Dicas de onde se hospedar na Holanda

Por ser bastante turística, a Holanda apresenta um grande número de hospedagens disponíveis, então, para escolher a melhor, você precisa pensar em algumas características: quantidade de espaço necessário, preço e localidade. Abaixo, explico um pouco sobre cada um:

  • Espaço: você precisa filtrar suas pesquisar baseando-se na quantidade de companheiros de viagem que terá e de quanto espaço vocês necessitarão (passarão tempo na hospedagem ou querem somente um ambiente para dormir?);
  • Preço: existem variadas hospedagens, com diversas comodidades, serviços e ambientes e, por isso, existe uma gama de preços possíveis para se hospedar na Holanda. Então, o ideal é que você fixe um valor que você esteja disposto a pagar e faça as suas pesquisas a partir disso;
  • Localidade: você precisa entender que os preços dos imóveis variam, sempre, de acordo com a proximidade com o centro e com as principais atrações. Então, você precisa fazer um balanço entre pagar mais caro em uma hospedagem mais perto do centro ou pagar mais barato na hospedagem, somado ao preço que irá pagar pelo transporte para ir da sua hospedagem até as atrações que quiser conhecer.

Então, resumidamente, o mais importante é focar nos critérios para escolher a hospedagem e não necessariamente numa hospedagem específica onde você se hospedará.

Saiba como se locomover pela Holanda

A Holanda é um país muito bem equipado, então, você pode escolher entre um metrô, um ônibus, um carro alugado ou uma balsa. Além disso, o país preza muito por um ambiente mais limpo de poluição por combustíveis fósseis, logo, é muito comum ver pessoas se locomovendo com bicicletas, que é um meio de transporte facilitado no país pelas variadas ciclovias que são construídas lá.

Além disso, você também pode utilizar carros pedidos por aplicativo. Para isso, você necessitará de internet. No entanto, o seu chip do Brasil não funciona na Holanda, logo, é muito importante que você se prepare para adquirir um plano de chip internacional para você usar enquanto estiver viajando pela Holanda. Além de poder se locomover por ferramentas que necessitam de internet, você poderá fazer chamadas e mandar mensagens e, assim, matar a saudade da família e dos amigos e postar tudo nas redes sociais!

Comida holandesa: 3 pratos típicos

A Holanda possui uma grande variedade de pratos típicos e muitos queijos deliciosos, como o queijo Gouda, o Edam e o Leyden. Confira quais os principais pratos para experimentar:

Bitterballen

holanda fc

O bitterballen é outro salgado holandês, ele feito de carne, mas tem o formato redondo e menor do que o croquete. Ele é delicioso e perfeito para acompanhar a cerveja da Holanda! 

Stroopwafel

O Stroopwafel é um delicioso biscoito holandês, que significa waffle com calda. Ele é delicioso e perfeito para comer com o café quentinho. Para ficar ainda mais perfeito coloque ele em cima da xícara para o caramelo derreter. A origem do Stroopwafel vem da cidade de Gouda, no ano de 1784. 

Queijo Gouda

A Holanda é uma grande produtora de leite e queijos. As vacas holandesas produzem um leite sensacional. O Queijo Gouda é um dos queijos mais produzidos e vendidos da Holanda. O seu sabor é suave e é feito com leite de vaca. 

Kroket

O Kroket (croquete) é um aperitivo frito feito com carne desfiada. Ele tem origem holandesa e é muito consumido em bares como entrada. Vale a pena experimentar. 

Os 10 Principais pontos turísticos da Holanda

A Holanda atrai muitos turistas todos os anos, sendo que a estimativa é de que 5 milhões deles passem por lá todos os anos. Esse grande número de visitantes não é à toa e está diretamente relacionado às incríveis atrações fornecidas pelo país. 

A Holanda possui pontos turísticos maravilhosos que encantam a todos os gostos e estilos de viajantes, dentre todos, eu considero que 10 são indispensáveis na sua rota e, por isso, abaixo apresento um pouco sobre cada um deles. Confira e monte seu roteiro!

Canais de Amsterdam

Totalizando mais de uma centena de quilômetros, esses canais começaram a ser construídos por volta dos anos 1600. O propósito dessa construção tem a ver com o fato de que a Holanda estava se desenvolvendo cada vez mais no comércio, mas tinha poucos pontos de acesso ao porto. Por a região ser pantanosa, foram criados os canais, para drenar a região e facilitar o transporte.

Atualmente, os Canais de Amsterdam são, para a Holanda, muito mais do que uma via de transporte. Eles são um ponto atrativo para muitos turistas e, além disso, são Patrimônio Histórico da Unesco.

Ir à Holanda é, praticamente, sinônimo de ir aos Canais de Amsterdam: andar de barco nos canais, jantar e assistir a shows são as principais atividades para os turistas. 

Museu Van Gogh

A maior quantidade de obras de arte de autoria do incrível Van Gogh está nesse museu, em Amsterdã, capital da Holanda. Visitar este museu é uma experiência incrível e que vale muito a pena.

Para entrar no Museu Van Gogh, os adultos pagam 20 euros, podendo ser pagos 3,50 euros a mais para ter direito a um guia multimídia. Já as crianças (0 a 17 anos), não pagam nada!

Rijksmuseum

Também conhecido como Museu Nacional dos Países Baixos, o Museu apresenta obras que datam desde o início da Idade Média até a Modernidade, contando com 80 galerias e mais de 8000 objetos artísticos que contam a história da Holanda.

O Rijksmuseum é um dos museus mais importantes da Holanda e, até mesmo, da Europa.

Casa de Anne Frank

tudo sobre a holanda

Anne Frank ficou famosa após seu diário ser publicado como livro, em 1947. A garotinha judia viveu durante o Holocausto e retratou em seu diário várias das barbaridades que enfrentou naquele tempo sombrio. 

Ao ler o livro, muitas pessoas têm vontade de conhecer mais sobre a vida da menina e de sua família, a Casa de Anne Frank é um ótimo lugar para isso. 

Zaanse Schans

Zaanse Schans é uma atração da Holanda que é conhecida como a cidade dos moinhos e fica localizada na cidade de Zaandam. A cidade é, na verdade, um museu a céu aberto e faz uma representação fiel das vilas dos séculos XVIII e XIX. 

O local é todo voltado ao turismo e é uma atração bem divertida e interessante.

Keukenhof

Keukenhof é um parque de tulipas e é considerado o maior do mundo. A beleza desse lugar é tamanha que, muitas vezes, é difícil acreditar que é de verdade. Fica localizado a 40 quilômetros de Amsterdam e só fica aberto por 50 dias por ano, durante a primavera. Afinal, o jardim precisa estar florido para que a visita valha a pena.

Praça Dam 

Localizada no centro da capital da Holanda, a praça foi construída em 1270 e já foi palco de muitos movimentos históricos. Hoje em dia, os visitantes vão à praça em busca de entretenimento gastronômico e lazer. O ambiente tem construções históricas bem bonitas e o cenário total vale belas fotos.

Vondelpark

Considerado o parque mais importante da Holanda, os 47 metros quadrados de parque recebem cerca de 10 milhões de visitantes todos os anos e abrigam diversas espécies vegetais e animais. 

Kasteel de Haar

O castelo é uma construção medieval localizada na província de Utreque. A construção é belíssima e, para nós, do Brasil, que não estamos acostumados com construções reais, é uma experiência muito legal e interessante.

Euromast

A Euromast é uma torre de observação e conta com um restaurante e com um espaço para observação da cidade. A vista é muito boa, já que ela está a 96 metros de altura do solo. Foi construída entre 1958 e 1960, tendo sido reformada em 1970.

Vida noturna: Os melhores bares e show de Amsterdam

Por que a Holanda e chamada de Paises Baixos

Amsterdã é uma das cidades mais descoladas do mundo e opções de bares para curtir a noite na Holanda não faltam. Há opções para todos os gostos, coffee shops, pubs, restaurantes, bares e baladas. 

É por isso que Amsterdã é um dos principais destinos para Eurotrips em grupos de amigos e também despedidas de solteiro. Há um clima muito descontraído na cidade e muitas pessoas felizes tomando as cervejas holandesas nos bares e decks.

Se você quer ter uma experiência completa em Amsterdã, precisa visitar um coffee shop e tomar um drink ou uma cerveja holandesa. Um dos locais mais famosos é The Bulldogs Coffeshop, o mais antigo de Amsterdã (fundado em 1975). Ele é bastante turístico e está presente em vários locais da cidade. 

Outra opção é o Barney´s Amsterdam, com coffee shop e lounge.  O Xtracold icebar Amsterdam, um bar de gelo, super diferente e divertido. 

Entre os melhores bares de Amsterdã estão:

  • Door 74
  • Proeflokaal Arendsnest
  • The Waterhole
  • Beer Tasting Room in the Wildeman
  • Flying Dutchmen Cocktails
  • Beer Temple
  • Vesper
  • Cafe Belgique
  • Three Little Bottles

E claro, a Heineken Experience que não pode ficar de fora da sua lista quando for visitar Amsterdã. Se você gosta da marca, precisa conhecer o museu/fábrica, que oferece uma verdadeira experiência para os fãs da Heineken. 

Outra dica é visitar o Hard Rock Cafe Amsterdam que nunca decepciona. A decoração, a música, os drinks e a comida são sensacionais. 

EuroTrip: Dicas Imperdíveis Para Fazer Uma Viagem Inesquecível

Dicas de turismo na Holanda: as melhores cidades

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Holanda, saiba o que visitar no país das tulipas e dos moinhos de vento: 

Amsterdã

A cidade de Amsterdã (ou Amsterdam em inglês) é a capital do país e o destino mais importante para quem viaja para Holanda. A cidade é incrível e apaixonante. Com cerca de 820 mil habitantes, é uma cidade bastante visitada. 

A arquitetura e os canais de Amsterdã dão um charme singular à cidade. O local também é conhecido pelo seu número infindável de bicicletas, o meio de transporte mais usado por lá. 

Em Amsterdã não deixe de visitar o Museu Van Gogh, a Casa de Anne Frank, o Museu do Queijo, o Vondelpark, a Heineken Experience e o Rijksmuseum. Durante o inverno, a cidade recebe uma pista de patinação no gelo em frente ao Rijksmuseum e as letras I Amsterdam é um dos locais mais importantes para visitar e fazer fotos. 

Descubra o Que Fazer em Amsterdam, uma cidade histórica e cultural incrível.

Rotterdam

A cidade de Rotterdam é a segunda maior cidade da Holanda e é muito importante para a história marítima do país. Com cerca de 623 mil habitantes, é considerada uma das cidades mais bonitas da Holanda. A cidade de Rotterdam fica a apenas 78 quilômetros da capital Amsterdã e você ainda pode visitar a cidade de Haia, no caminho.  

Descubra Como Planejar Uma Viagem Internacional para garantir férias incríveis.

Utrecht

Já a cidade de Utrecht fica a apenas 44 quilômetros de Amsterdam, ainda mais perto para conhecer. A cidade europeia é cheia de canais e com muita história. Ela conta com uma cidade medieval preservada e é um importante centro religioso há vários séculos. 

Delft

A cidade holandesa de Delft fica a apenas 9 quilômetros de Haia e 18 quilômetros de Rotterdam, na província da Holanda do Sul. A cidade é onde nasceu o pintor holandês Johannes Vermeer. A cidade é linda e encantadora. A melhor vista da cidade é subindo à torre da Igreja Nova. 

Haia

economia da holanda

Já a cidade de Haia na Holanda fica na costa do Mar do Norte e é outra cidade charmosa do país europeu. Uma cidade muito importante, onde fica o Tribunal Internacional de Justiça das Nações Unidas. Haia também é a capital administrativa dos Países Baixos. 

Gouda

A cidade de Gouda na Holanda está localizada na província da Holanda do Sul e está bem próxima de Rotterdam (20 quilômetros).  O Mercado de Queijos Gouda (Gouda Cheese Market) acontece sempre às quintas-feiras de manhã (entre os meses de abril e setembro) e vale a pena conhecer. O evento é super tradicional e acontece há séculos (desde o ano de 1198).

No centro histórico de Gouda aproveite para conhecer a feira de produtos típicos e artesanato local. Você poderá experimentar e comprar produtos típicos direto dos produtores. Imperdível!  

Haarlem

Haarlem é uma das principais cidades da Holanda e está localizada na província da Holanda do Norte. Ela fica bem próxima de Amsterdã (24 quilômetros), é pequena, mas super charmosa. Na praça principal de Haarlem fica o Grote Markt, uma feira bastante tradicional. 

Na praça também está localizada a catedral gótica chamada Catedral de Saint Bavo, uma igreja lindíssima e Mozart já tocou, quando era criança.

Keukenhof 

O Keukenhof é o parque da tulipas da Holanda, super tradicional, que fica na cidade de Lisse. Ele é considerado o maior jardim de flores do mundo, com mais de sete milhões de tulipas e outras flores incríveis da Holanda. 

O parque abre dois meses ao ano e a próxima temporada do Keukenhof vai do dia 23 de março a 14 de maio de 2023. Os ingressos devem ser comprados de forma antecipada pelo site da atração da Holanda

O parque fica a apenas 40 quilômetros de Amsterdã e é possível chegar de carro, de trem ou ônibus. 

Saiba como é viver na Holanda

Se o seu objetivo era apenas passar umas férias na Holanda, você vai se surpreender ao saber que é um excelente lugar para morar. Muitas pessoas vêem a Holanda como um destino de imigração. Para se ter uma ideia, em 2010, segundo a Eurostat, havia mais de 1,8 milhões de imigrantes vivendo nesse país! 

Isso pode ser explicado pela excelente infraestrutura holandesa, que proporciona alta qualidade de vida a seus habitantes. Em termos de segurança, você irá se surpreender positivamente ao andar por esse lugar, pois a violência, em geral, não é algo comum de se ver por lá. Mas, claro, é sempre importante manter a atenção, para que não seja vítima de alguma situação desagradável durante sua estadia. 

O transporte público na Holanda também é admirável, funciona de maneira eficiente e envolve diversas modalidades, como ônibus, trens e balsas. Apesar de ser mais caro que em muitos países europeus, esse serviço tem alta qualidade, com poucas falhas e atrasos, então vale muito a pena utilizá-lo. Também há opções privadas, como as famosas bicicletas, que são também uma boa opção e estão por todo lado, já que há ciclovias em quase todos lugares, o que é muito vantajoso, pois facilita a mobilidade, além de ser econômico e benéfico à saúde. 

Custo de vida na Holanda

Infelizmente, nem tudo são flores na Holanda. Um aspecto que causa desânimo àqueles que gostariam de ir ao país, seja para turistar, seja para morar, é o alto custo de vida. 

O aspecto que mais influencia nesses valores é a moradia. Devido à alta demanda e à baixa oferta, tanto o aluguel quanto a compra de imóveis acabam sendo caros. Principalmente em Amsterdam, Rotterdam, Haia e Utrecht , que são as cidades principais e as mais turísticas. 

Depois da moradia, os tópicos educação, transporte e saúde são os mais caros do país. Porém, com um bom planejamento financeiro e sabendo gastar de maneira eficiente, você terá uma boa estrutura e conseguirá viver bem na Holanda. 

Cidade mais barata para morar na Holanda

Por que a Holanda e chamada de Paises Baixos

Quando o assunto é custo de vida, Groningen é a melhor cidade holandesa para se viver. Conhecida por seu grande número de estudantes (cerca de um quarto de sua população), Groningen tem lindas paisagens, uma arquitetura admirável e um clima ameno. 

Por ser distante das cidades mais conhecidas da Holanda, ela fica de fora da rota dos turistas, e é justamente por esse motivo que Groningen é muito tranquila e mais barata para morar. Apesar disso, ela tem muitos lugares a serem explorados, como museus, belezas naturais e edifícios históricos. Devido aos estudantes, sua vida noturna também é bem intensa. Você, certamente, não ficará entediado neste lugar!

Saiba como são os holandeses e costumes

Sinceridade e pontualidade são marcas da maioria dos holandeses. Eles são conhecidos pela maneira descomplicada de se viver, sendo, portanto, bem pragmáticos.

Os holandeses também costumam ser muito organizados, eles levam muito a sério o uso da agenda! Tudo é agendado, e mesmo compromissos marcados com alguns meses de antecedência serão lembrados. Então, se você é uma daquelas pessoas que se esquecem dos compromissos ou chega atrasada em tudo, atente-se às datas e aos horários, pois, na Holanda, isso não será bem visto! 

Seus costumes e sua cultura fazem da Holanda um país muito singular, principalmente por sua mentalidade tolerante e liberal. Lá, a tolerância é um símbolo, e isso a diferencia da maioria dos países europeus. A homosexualidade e a diversidade religiosa são muito aceitas. Um fato curioso é que esse foi o primeiro país do mundo a legalizar o casamento homoafetivo. 

Além disso, a prostituição e o uso dealgumas drogas leves, como a maconha, são legalizados, pois acreditam que é melhor controlar essas ações e usá-las como meios para contribuições fiscais, ao invés de proibí-las. 

Documentação para morar na Holanda

Para morar na Holanda, não basta simplesmente viajar para lá, é necessário ter alguns documentos e uma razão que justifique a imigração. 

Visto

Para morar no país durante mais de 90 dias -período de turismo-, é fundamental obter um visto, e, infelizmente, esse não é um dos processos mais simples e rápidos. Ele autorizará a sua permanência de longa duração (mas com prazos de validade) na Holanda. Esse visto será específico para a sua razão de mudança, e os motivos mais comuns são: trabalho, estudo, casamento e intercâmbio cultural. 

Passaporte

O passaporte também faz parte da lista de documentos obrigatórios para a entrada na Holanda. Se o tempo de viagem for menor que 90 dias, apenas o passaporte é o suficiente, dispensando a necessidade de visto! 

Caso você tenha um passaporte europeu, mesmo que vá morar na Holanda por períodos maiores que o citado, não precisa ter um visto, o que torna tudo muito mais fácil, podendo se inscrever na prefeitura da cidade em que deseja morar. No entanto, essa inscrição também possui regras, e é importante estar atento a elas!

Carta convite

Sempre que for viajar para a Holanda, é essencial que tenha um comprovante de hospedagem durante o tempo em que ficará no país. Isso pode ser exigido no momento da imigração. Então, se for se hospedar na casa de algum familiar ou amigo, ele terá que escrever, em inglês ou holandês, uma carta convite, contando que vai te receber em sua residência, enquanto você estiver turistando ou trabalhando. 

Empregabilidade e vagas na Holanda

No aspecto trabalhista, o país oferece excelentes oportunidades de emprego em diversas áreas, além de proporcionar aos imigrantes condições favoráveis para se ter uma boa qualidade de vida. 

A economia da Holanda é muito estável, tem baixos índices de desemprego e é considerada um importante centro comercial europeu. Isso faz o país ser muito próspero, tendo, inclusive, diversas companhias que se tornaram multinacionais, como a Heineken. Então, o cenário holandês é ótimo para aqueles que desejam ir para um local que garanta bons retornos financeiros!

Áreas que mais contratam na Holanda

Atualmente, o mercado holandês, assim como o de toda a Europa, está muito favorável para as áreas de Tecnologia e Inovação (TI), Publicidade, Engenharia, Marketing, Petróleo e Energia. Esses setores empregam muitos estrangeiros na Holanda.

Porém, se você não atua em nenhuma dessas áreas, fique tranquilo, pois há muitas outras que possuem inúmeras oportunidades trabalhistas.

Feriados e festas típicas da Holanda

dia do rei holanda

A Holanda possui 10 feriados nacionais e alguns eventos que param o país inteiro. Alguns deles são:

  • Dia do Rei: no dia 27 de abril, toda a Holanda fecha o comércio e a população vai às ruas para comemorar o dia do Rei Willem-Alexander.
    É o verdadeiro Carnaval do país. E a festa já começa no dia anterior, no final da tarde acontece o “Kings Night”, com bares e boates promovendo festas temáticas. No dia seguinte, o Koningsdag, propriamente dito, acontece o dia todo com shows e apresentações onde a população usa a cor laranja que remete a corte real do país;
  • Dia da Lembrança e Dia da Libertação: Muito importantes para os Holandeses, o dia da Lembrança (4 de maio) é um evento mais formal. Com a família real presente, o país promove um minuto de silêncio para aqueles que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial.
    No dia seguinte, acontece o dia da Libertação (5), que relembra quando a Holanda se livrou da dominância nazistas. Há festas e celebrações em várias cidades, principalmente em Amsterdam;
  • Sinterkass: O Natal Holandês acontece entre Novembro até dia 5 de Dezembro, onde especula-se que São Nicolau chega de barco da Espanha, trazendo presentes para as crianças;
  • Amsterdam Night Festival: Entre dezembro e janeiro acontece uma das maiores exposições a céu aberto da capital Holandesa, onde, no inverno, a cidade se enfeita de luzes em um circuito feito para caminhadas e através dos canais de navegação;
  • Noite dos Museus: Em novembro todos os museus do país abrem as portas para visitação noturna. Os visitantes podem ter uma experiência muito diferente para apreciar as obras. Além do mais, acontecem diversas atrações que só são exibidas neste período.

Saiba quanto custa viajar para Holanda

A Holanda é um dos países mais visitados da Europa. Todos os anos milhões de pessoas cruzam o país e visitam seus grandes pontos turísticos. Só em Amsterdam são mais de 20 milhões de turistas todos os anos. Por isso mesmo a viagem tende a ser mais cara.

Claro que valores podem variar dependendo da região que parte seu voo. Mas para alguém que se encontra na cidade de São Paulo, as passagens para esse país, só de ida, não costumam sair por menos de 2 mil reais. É preciso ficar atento às promoções.

No geral, contando com hotel, transporte pelas cidades, alimentação e passagens aéreas, a viagem no total tende a variar entre 10 a 15 mil reais para aproveitar confortavelmente o país, mas sem grandes excessos.

Entenda como é ser imigrante na Holanda

Ser imigrante na Holanda é como qualquer outro país de primeiro mundo. Há emprego em alta e muitas formas de profissionalização, com ótimos salários. Além do mais há pessoas de todas as partes do mundo vivendo no país e principalmente na capital.

Os brasileiros que vivem no país dizem sentir falta da variedade da comida brasileira e até do comportamento caloroso que temos. Alguns afirmam que os holandeses tendem a ser mais frios e diretos.

Por fim, a Holanda tem uma política de ser mais aberta aos estrangeiros e tem até fama de aceitação de diferentes nacionalidades. É possível encontrar também alguma parcela de xenofobia contra turcos e marroquinos que migraram para o país no passado e mantiveram os mesmos costumes.

Saiba como é um intercâmbio para Holanda

A maioria dos jovens que fazem intercâmbio na Holanda, chegam ao país para cursar o Ensino Superior. Alguns entram para as Universidades de Ciências Aplicadas (Hogeschool) e outros buscam pelas Universidades de Pesquisas (Universiteit).

A diferença é que, enquanto as chamadas Hogeschool são procuradas por academicistas, que buscam por PhD, mestrado, etc, as Universiteit são para a formação de profissionais em áreas específicas, onde o estágio é obrigatório.

Mas fora as universidades, os estudantes também podem prestar serviços de Au Pair, principalmente para treinar o idioma. O governo oferece bolsa de 300 Euros, sem falar da acomodação oferecida pelo contratante.

Melhores lugares para estudar na Holanda

intercambio para Holanda

É a mais importante universidade do país. Ocupa o 58º lugar das melhores universidades do mundo de acordo com o renomado QS Top Universities.

Na Europa, é a Universidade que mais oferece cursos ministrados em inglês. Por isso mesmo, mais de 7 mil dos 34 mil alunos são estrangeiros. Uma das maiores comunidades da Europa.

Delft University of Technology

É uma das mais importantes da área da tecnologia e engenharia no mundo. Oferece cursos de engenharia que estão entre os 20 melhores. Na tecnologia, promove avanços promissores para o futuro.

A DUT está entre as 60º melhores instituições do mundo (THE) na área da tecnologia e possui 20% dos estudantes de origem estrangeira. Seu campus ultra-moderno está há 56 km de Amsterdam, na cidade de Delft.

Leiden University

A Universidade de Leiden fundou a cidade de mesmo nome, que se estruturou em torno do campus e que hoje conta com 7 universidades. A instituição possui 450 anos de história.


Oferece cursos na área de artes, ciências sociais e economia. Possui 16 laureados com prêmio Nobel e 21 vencedores do Spinoza Price. Além do mais, já teve Albert Einstein como professor visitante. A LU está a apenas 45 minutos de Amsterdam e ocupa o 145º lugar do THE.

Erasmus University Rotterdam

Em Rotterdam se encontra a EUR que ocupa a 208º colocação no THE. Com mais de 30 mil estudantes (sendo 23% estrangeiros), a instituição oferece cursos de pesquisa na área de medicina, saúde e economia.

Além do mais, está a apenas 1 hora de Amsterdam e a cidade em si é berço de grandes multinacionais que atrai jovens empreendedores do mundo inteiro.

University of Groningen

Em 145º lugar no THE, a UG é uma das mais antigas instituições da Holanda, com mais de 400 anos de história. Com ganhadores do prêmio Nobel, oferece cursos na área de astronomia, química e ciências materiais.

O mais interessante é que a cidade de Groningen possui uma população majoritariamente formada só por jovens estudantes e uma reputação eco-friendly com bons índices de felicidade.

Conclusão

Viajar para Holanda é se surpreender com um país incrível e com muitas atrações. É possível viajar em família, em casal, em grupos de amigos e até mesmo sozinho. 

Para quem viaja sozinho, se hospedar em hostel em Amsterdã é sempre um convite a fazer amigos e aproveitar as festas oferecidas. O país das tulipas tem muita história, cultura, museus, música e gastronomia. Por isso, reserve pelo menos 3 dias para o país e se puder ficar mais, aproveite para conhecer mais cidades. 

Viaje para Holanda com a cabeça aberta, converse com as pessoas, prove o máximo de queijos e comidas típicas holandesas e aproveite tudo que o país tem a oferecer aos seus visitantes. 

Antes de viajar não esqueça de comprar seu chip internacional para viajar conectado para Europa e ter internet de alta velocidade durante todas as suas férias! Aproveite e tenha uma boa viagem! 
Aproveite para ler também: Conheça as 15 melhores Atrações Turísticas de Barcelona: com dicas imperdíveis da cidade espanhola.

Comentários:

2 thoughts on “Apaixone-se pela Holanda: Cultura, Curiosidades e Dicas Turismo

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Zury, tudo bem?
      Tenho certeza que vai, quando estiver por lá lembre-se de mandar um oi aqui para nós. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

A Bulgária irá te surpreender, um lugar na Europa como nenhum outro perfeito para quem está procurando fazer uma viagem inesquecível. A Bulgária é um país europeu incrível com muitos pontos turís(...)

Leia mais

Surpreenda-se ao conhecer os Países Baixos. Toda diversidade cultural e as riquezas históricas, tornarão sua experiência incrível. Saiba mais aqui!  Os Países Baixos (ou Holanda como antes e(...)

Leia mais

Inclua na tour europeia: Moldávia, o pequeno e barato país da Europa Ocidental que pode ser visitado de trem e ônibus. De um lado a Romênia e do outro a Ucrânia, a Moldávia é um dos países da Eur(...)

Leia mais

Virgínia, Estados Unidos será o seu, mais novo, lugar favorito no mundo. Leia e comprove! Uma viagem apaixonante, com um toque de aventura, beleza e história é tudo que você está precisando, não (...)

Leia mais

Montenegro é o lugar das mais belas obras da natureza. Desfrute disso tudo na sua próxima viagem internacional, o destino perfeito para toda família! Montenegro é um pequeno país europeu, que tem(...)

Leia mais

Descubra o que visitar em Santiago de Compostela na Espanha e planeje o caminho de Santiago! Fazer o Caminho de Santiago de Compostela é o sonho de muitos brasileiros. A cidade é um dos locais ma(...)

Leia mais

Descubra o que fazer em Paris na França e como aproveitar sua viagem para Europa em 2023. Paris é a cidade mais visitada da Europa e a segunda mais visitada do mundo. De acordo com o Relatório An(...)

Leia mais

O lugar dos palácios, Granada, vai te extasiar com tanta beleza e pontos turísticos. Viva essa experiência única na sua próxima viagem. Veja aqui!   A cidade de Granada na Espanha é uma(...)

Leia mais